[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Farc acusam governo da Colômbia por demora em entregar reféns


Luis Jaime Acosta, REUTERS

BOGOTÁ - A maior guerrilha da Colômbia criticou na quarta-feira o governo de Álvaro Uribe pela demora na libertação dos reféns, pois teria imposto "novas e inaceitáveis" exigências que mantêm o processo paralisado. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram em abril a soltura do suboficial Pablo Emilio Moncayo, sequestrado há quase 12 anos, e de um soldado, além dos restos de um oficial da polícia que morreu no cativeiro.

- Cada dia, cada hora que demore a libertação do cabo Moncayo e do soldado Calvo é de responsabilidade exclusiva do governo de Uribe - disseram as Farc em um comunicado difundido pela agência de notícias Anncol.

- A única coisa que pedimos é que venham por seus prisioneiros, que eles enviaram para a guerra e abandonaram logo que caíram em desgraça - acrescentou o grupo rebelde.

As Farc mantêm em seu poder 24 efetivos do Exército e da Polícia Nacional, alguns deles sequestrados há mais de 10 anos, e buscam um acordo com o governo para trocá-los por guerrilheiros presos.

Embora a guerrilha tenha comunicado sua decisão de libertar o suboficial Moncayo e o soldado Josué Daniel Calvo, a entrega não se concretizou pela exigência do governo para que o grupo liberte simultaneamente todos os reféns.

O governo inicialmente se opôs às libertações graduais de reféns sob o argumento de que a guerrilha buscava ganhar espaço político e limpar sua imagem internacional antes das eleições legislativas e presidenciais de 2010.

As Farc também reduziram suas demandas ante o tema dos reféns e puseram fim à exigência para que o governo retirasse as forças militares de uma área montanhosa de 780 quilômetros quadrados para criar uma zona de segurança.

O alto comissário para a paz da Colômbia, Frank Pearl, disse na semana passada que o governo não recebeu nenhuma manifestação das Farc de que a guerrilha está disposta a entregar os 24 militares e policiais, enquanto advertiu sobre o risco de a guerrilha libertar algumas pessoas e seqüestrar outras.



Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters