[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Após demissão, Ana Paula Arósio não pretende negociar com outras emissoras



A atriz tinha contrato com a emissora e estava na "geladeira" por ter desistido de um papel em "Insensato Coração", a próxima novela das 21h, que estreia na segunda-feira que vem.

"Ela está fechando um ciclo", disse Paulo Marra, assessor da atriz

"Ela não pretende negociar. Emissoras tentaram fazer convite, mas nem com a demissão ela pretende rever isso."

Segundo Marra, a carreira dela continua. Em abril, Ana Paula vai rodar o filme de Philippe Barcinski "Vales e Montanhas".

"Ela quer trabalhos que encantem, que mexam com ela. A exemplo do [filme] 'Como Esquecer', um papel que para ela fez diferença", disse o assessor.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Outros dois filhos de #Lula receberam passaporte diplomático


Publicidade


MATHEUS LEITÃO
DE BRASÍLIA

O Itamaraty concedeu passaportes diplomáticos a outros dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 2006 e 2010. A Folha apurou que os documentos também foram emitidos em caráter excepcional por haver "interesse do país".

Os beneficiados agora são Fábio Luís Lula da Silva, 35 anos, o dono da empresa Gamecorp conhecido como Lulinha, e o irmão dele, Sandro Luís Lula da Silva, 32, que é publicitário. Com isso, já são sete o número de familiares do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o benefício.

Procuradoria recomenda anulação de passaportes ilegais
Temer pediu passaporte especial para filho
Filhos de Lula têm passaporte diplomático
Neto de Lula também tem passaporte especial

As concessões contrariam entendimento do próprio órgão, já que dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência).

Na semana passada, reportagens da Folha revelaram que o Itamaraty concedeu o passaporte a um neto de 14 anos e a dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva --Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, e Luís Cláudio Lula da Silva, 25--, também contrariando o próprio entendimento do órgão.

Ontem, a Folha revelou que outros dois netos do ex-presidente Lula --um de nove anos e outro de quatro meses-- também receberam o benefício. Entre filhos e netos, já são sete os familiares do ex-mandatário com o benefício.

A Folha apurou que os passaportes foram concedidos no dia 29 de dezembro, a dois dias do fim do mandato, a pedido de Lula. Os documentos tem validade de quatro anos.

O Itamaraty confirmou a emissão dos outros dois passaportes. A Folha tentou falar com Fábio Luís e Sandro Luís, mas não obteve retorno. Por conta as reportagens da Folha, o Itamaraty decidiu restringir a concessão do benefício.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Ministério Público Federal no Distrito Federal pedem a lista dos beneficiados com o documento entre 2006 e 2010 e e pedem as mudanças das regras.

Os benefícios do passaporte diplomático são: acesso à fila de entrada separada, tratamento menos rígido em nações com as quais o Brasil tem relação diplomática e, em alguns países, a exigência de visto se torna dispensável. O documento é tirado sem nenhum custo.



O Estalo de Lulinha: de monitor de zoológico a milionário, o filho de Lula, os amigos, o lobby e as relações com o encrencado APS


Lulão (ao fundo) e Lulinha em montagem publicada pela Veja (fotos de Lula Marques/Folha Imagem e Luciana Prezia/AE)

Por reinaldo Azevedo, publicado em 21 de
Outubro de 2006

Quando o debate é crescimento econômico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende a estranha tese de que se deve evitar a comparação do Brasil com outros países. Diz ele que ela tem de ser dar com o nosso próprio desempenho. Talvez pense o mesmo sobre escândalos. Pois bem... Mesmo comparando o padrão de seu governo com o histórico da moralidade pátria, estamos diante de uma realidade de assustar. Alexandre Oltramari conta em detalhes a formidável ascensão de Fábio Luiz da Silva, filho do presidente Lula, na Veja desta semana.

Em entrevista à Folha, o Apedeuta afirmou que Lulinha é o seu “Ronaldinho”, atribuindo a seu garoto — nem tanto assim: já tem 31 anos — dons fenomenais. Quem leu a história da Veja e se decepcionou porque “não seria uma bomba atômica” está sob o que eu chamaria “Efeito Esculhambação”: estamos começando a perder a noção do certo e do errado, a ficar sem parâmetros. Que Lulinha era monitor de Jardim zoológico até o fim de 2003 e hoje é um milionário, disso nós já sabíamos, é fato. As oposições sempre evitaram tocar no assunto porque seria “questão pessoal”. Coisa nenhuma!

Até os 28 anos, esse rapaz ganhava R$ 600. Padre Vieira, conta a lenda, era um tanto idiota. Teria tido uma dor de cabeça, um desmaio, e acordado gênio. O episódio ficou conhecido como “O Estalo de Vieira”. Pois bem, já se pode falar de um “Estalo de Lulinha”. O cara era monitor de zebra, paca e girafa até outro dia. O pai chega à Presidência, e ele se torna um fenômeno, um Ronaldinho dos negócios. A reportagem de Veja não é repeteco de nada, não. E vai muito além do que era conhecido.

O que não é novo
Já se sabia, em síntese, que, em novembro de 2003, Lulinha havia se tornado sócio de Fernando e Kalil Bittar, filhos de Jacó Bittar, amigo de Lula, numa empresa que acabou resultando na Gamecorp. Também era sabido que a Telemar — uma concessão pública, com quase metade do capital dividido entre o BNDES e fundos de pensão — injetara nada menos de R$ 15 milhões no empreendimento, tornando-se sócia dos rapazes. Também não é novidade que esses empreendedores “alugam” hoje seis horas diárias da grade do Canal 21 (mesmo grupo da Band) e que, após o contrato, o canal até mudou de nome: PlayTV. O mercado publicitário — isso não está na Veja, estou afirmando eu, especula sobre uma eventual venda de gaveta do já antigo Canal 21 para estes empedernidos schumpeterianos.

O que não se sabia
O que é novidade — e é coisa da maior gravidade — é que Lulinha e seus amigos se tornaram, na prática, lobistas com trânsito no Palácio do Planalto. E com tal força, que a lei que regula as teles só não foi mudada porque a própria Veja noticiou a associação da Telemar com a Gamecorp em julho do ano passado.

Leiam um trecho da reportagem: “O caso de Lulinha tem uma complexidade maior. Sua relação com a Telemar não se esgota nos interesses de ambos na Gamecorp. O filho do presidente foi acionado para defender interesses maiores da Telemar junto ao governo que o pai chefia. Em especial, em setores em que se estudava uma mudança na legislação de telecomunicações que beneficiava a Telemar. VEJA descobriu agora que a mudança na lei foi tratada por Lulinha e seu sócio Kalil Bittar com altos funcionários do governo. O assunto levou a dupla a três encontros com Daniel Goldberg, titular da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (SDE). Em um desses encontros, ocorrido no início de 2005, Lulinha e Kalil, já então sócios da Telemar, sondaram o secretário sobre a posição que a SDE tomaria caso a Telemar comprasse a concorrente Brasil Telecom – fusão que a lei proíbe ainda hoje. Goldberg, ciente do obstáculo legal, disse que o negócio só seria possível mediante mudança na lei. O estouro do escândalo Lulinha abortou os esforços para mudar a legislação e favorecer o sócio do filho do presidente.”

Seria só isso?
Mas não é só isso. Lulinha e seus amigos passaram a ter uma relação íntima com APS. Tão próxima, que ganharam uma sala exclusiva na mansão em que o homem trabalha. Ops! Quem é APS? A Veja explica:

O lobista Alexandre Paes do Santos é homem de relações perigosas e de uma vasta ficha criminal. APS, como ficou conhecido em Brasília, fez carreira – e, posteriormente, fama policial – no submundo das negociatas da Esplanada dos Ministérios, aproximando-se de raposas da política e cultivando a imagem de personagem misterioso e poderoso. As estripulias de APS nas sombras de Brasília vieram a público em 2001, quando a Polícia Federal apreendeu a agenda do lobista. Ali, escondia-se o inventário das atividades subterrâneas de APS, como pagamentos de propinas a parlamentares e funcionários do governo, histórias de chantagens e esquemas de superfaturamento em contratos com órgãos públicos. Minucioso e detalhista, o lobista anotava na agenda valores de suborno ao lado da letra "K", que os investigadores descobriram tratar-se de um código que correspondia ao acréscimo de três zeros ao valor registrado. Ao lado de nomes de deputados e servidores públicos havia, por exemplo, a inscrição "50K" (ou 50 000, reais ou dólares).”

E a Veja prossegue: “Além da sala, APS também colocou sua frota à disposição da dupla. Quando Lulinha e Kalil começaram a freqüentar o escritório do lobista, seus deslocamentos por Brasília eram feitos em Ford Fiesta. Com cerca de 1,90 metro de altura, Kalil reclamou que o Fiesta era desconfortável e disse que gostaria de um carro mais espaçoso. APS substituiu o Fiesta por um Omega. Enquanto despachavam na mansão de APS durante o dia, Kalil e Lulinha eram hospedados na Granja do Torto ou no Palácio da Alvorada, residências oficiais da Presidência da República. Quando isso não era possível, Kalil ia para o hotel Blue Tree, a menos de 1 quilômetro do Alvorada. Não se conhecem bem as razões pelas quais Lulinha e Kalil mantinham uma sala no escritório do lobista de métodos heterodoxos. O que faziam ali? Por que despachavam dali? Em busca dessas respostas, VEJA descobriu que a sala foi cedida a Lulinha e Kalil como parte de um acordo dele com a francesa Arlette Siaretta, dona do grupo Casablanca, um conglomerado de 54 empresas que, entre outras atividades, faz produção de filmes e eventos, gravação de comerciais e distribuição de DVDs.”

Bem, queridos leitores, vejam o resto na revista. Vocês gostarão de saber como foi que Siaretta foi introduzida nas altas esferas do círculo petista, como isso passou a lhe render dinheiro e o quanto isso beneficiou Kalil Bittar, o grande amigo de Lulinha. Volto à questão que muitos me fizeram: isso vira a eleição? Virar a eleição não é tarefa de revista nenhuma, mas dos eleitores e da maior ou menor importância que a moralidade pública possa ter nas suas escolhas. Uma coisa eu sei: a reportagem noticia com desassombro o que apurou. Com muito mais coragem do que as oposições tiveram até agora. E olhem que a revista não disputa o poder.


Fábio Luís Lula da Silva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fábio Luís Lula da Silva, conhecido também como Lulinha (São Bernardo do Campo, 1975[1]), é um empresário brasileiro.

Filho do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,[2] e de sua segunda esposa, Marisa Letícia Rocco Casa, Fábio Luís é graduado em Ciências Biológicas.[3] Foi monitor do Parque Zoológico de São Paulo[4] até 2003, recebendo uma bolsa mensal de seiscentos reais.[5]

Em 2004, após o primeiro ano de mandato de seu pai no mais alto cargo eletivo do país, Fábio Luís fundou em sociedade a empresa Gamecorp,[6] fato que suscitou diversas matérias jornalísticas e críticas da oposição ao Governo Lula, levantando-se a hipótese de tráfico de influência e favorecimento na destinação de recursos públicos.

[editar] Críticas, acusações e defesa

As críticas basearam-se na venda de parte das ações de sua empresa à Telemar, que tem participação de capital público e é a maior empresa de telefonia do Brasil, por 5,2 milhões de reais, sendo que o capital social declarado da empresa era de apenas cem mil reais.[4] A Telemar ainda investiu mais dez milhões de reais na Gamecorp pela "produção de programas de televisão".[5] A atenção da imprensa foi atraída pelo enriquecimento súbito de Fábio Luís, que até 2003 trabalhava como monitor de zoológico.

Soninha Francine declarou que se tratava de um escândalo falso[7] com vistas a prejudicar a imagem do Governo Lula através de seu filho. O presidente Lula negou que haja relação entre o sucesso financeiro de Fábio Luís e o fato de ele ser seu filho, comparando seu talento ao do jogador Ronaldinho: "[...] deve haver um milhão de pais reclamando: por que meu filho não é o Ronaldinho? Porque não pode todo mundo ser o Ronaldinho."

Fábio Luís entrou com uma ação na Justiça contra a revista Veja em razão da matéria sobre os seus negócios, publicada em 25 de outubro de 2006.[8]

[editar] Ver também

Referências

  1. Sua mãe, Marisa, conta que ficou grávida na lua de mel, sendo que seu casamento foi em 1974; em outra passagem, ela conta que ele nasceu pouco tempo antes da posse de Lula como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, em 1975, ocasião em que ela estava de resguardo pelo nascimento da criança. Declarações feitas a Denise Paraná em "Lula, o filho do Brasil", 3a. ed, 2a. reimpressão, p. 340 e 343
  2. http://drhu.edunet.sp.gov.br/site_secretario/presidentes/pres_31.asp
  3. O Dia Online. Página visitada em 28 de Outubro de 2009.
  4. a b VEJA on-line. Página visitada em 28 de Outubro de 2009.
  5. a b VEJA on-line. Página visitada em 28 de Outubro de 2009.
  6. http://www.estado.com.br/editorias/2006/10/29/pol-1.93.11.20061029.52.1.xml
  7. A Nova Corja. Página visitada em 28 de Outubro de 2009.
  8. Folha de S.Paulo - Juiz quer nome dos acionistas da Gamecorp - 29/11/2006. Página visitada em 28 de Outubro de 2009.



Lama atinge filho de Lula

• A operação de blindagem de Lula, garantida não somente pelo PT, mas inclusive pelo PSDB e pelo PFL, não impediu que as denúncias de corrupção respingassem no presidente. Isso ocorreu através das recentes denúncias sobre seu filho, Fábio Luis Lula da Silva, de 28 anos. Fábio é sócio da produtora Gamecorp, ex-G4, que recebeu, em janeiro deste ano, um investimento suspeito de R$ 5 milhões da empresa de telefonia Telemar.

O investimento é estranho por alguns motivos. Primeiro porque o dinheiro investido representa quase todo o capital da Gamecorp, cujo total é de R$ 5,2 milhões. Além disso, apesar de a empresa de telefonia ter parcerias com mais de 40 grupos no ramo de jogos e conteúdos para celulares, a única empresa na qual a Telemar fez questão de ter participação como sócia, comprando parte das ações, foi a Gamecorp.

Outro fato suspeito é que o negócio foi intermediado pela DBO Trevisan, empresa de auditoria e consultoria cujo principal sócio é Antoninho Marmo Trevisan, amigo pessoal do presidente Lula e membro do Conselho de Ética Pública da Presidência da República.

E as ligações com o poder não param por aí. A Telemar não é uma empresa privada qualquer, mas atua na área de telefonia fixa por concessão pública. O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, possui representante no Conselho de Administração da Telemar. Isso porque o BNDES tem 25% de participação num grupo que detém 18,8% do capital da Telemar, o que o torna, indiretamente, detentor de 4,7% das ações da empresa de telefonia.

Com o alto investimento da Telemar, a Gamecorp já teve, nesses últimos seis meses, um crescimento na sua atuação e nas expectativas de lucros. A empresa do filho de Lula produz conteúdo voltado ao público jovem, que vai ao ar em dois programas de televisão, um na Bandeirantes e outro na Mix TV, um canal UHF. Os R$ 5 milhões fizeram crescer os parcos 40 minutos do programa da Mix TV para 4 horas. Agora, a Gamecorp estima um faturamento de R$ 7 milhões para este ano.

Resmungos e desculpas esfarrapadas

Todas as justificativas apresentadas pelo BNDES, pela Telemar e pelo próprio Lula para as denúncias sobre o investimento da Telemar na Gamecorp não colaram. Lula divulgou, através de seus assessores, que julga ser "normal" a operação e que não interferiu para que seus filhos fossem beneficiados em contratos com empresas públicas ou privadas.

Em um momento de maior desespero, Lula acusou a imprensa de invadir sua vida privada ao denunciar sua família. Durante a reunião ministerial desta semana, ele disse que "estão querendo mexer na minha vida privada. Isso é baixaria, um golpe baixo, um desrespeito". Ele não levou em conta que, quando os assuntos de família são favorecidos pela administração pública, o assunto deixa de ser privado.

O BNDES, por sua vez, soltou uma nota à imprensa apenas negando que tenha tido qualquer influência na decisão da Telemar em realizar o investimento e a compra de ações. A nota diz que o investimento foi aprovado "baseado na recomendação da diretoria da empresa de que se tratava de investimento de grande potencial".

A nota divulgada pelo grupo Telemar diz que "as parcerias feitas com a empresa Gamecorp e com outras produtoras de conteúdo multimídia fazem parte da estratégia de negócios da companhia". Isso não explica por que a Gamecorp foi a única empresa na qual a Telemar quis entrar como sócia.

Em seu ofício destinado à Comissão de Valores Mobiliários, CVM, a Telemar chegou a afirmar que o valor investido é "absolutamente irrelevante" em relação ao faturamento da empresa. Porém, tendo em vista o crescimento da Gamecorp, está claro que o valor não foi tão irrelevante assim.

No dia 13 de julho, uma das respostas dadas pela Telemar através de sua assessoria foi que a empresa só soube que o filho do presidente era um dos sócios da Gamecorp em setembro de 2004, quando o negócio já teria sido fechado. Entretanto, isso entra em contradição com o fato de que o conselho da Telemar só aprovou o negócio em reunião realizada em 6 de janeiro de 2005. Como se pode ver, nessa história muita coisa está mal explicada e as desculpas esfarrapadas não estão colando...

Família unida...

O outro filho de Lula, Sandro Luís Lula da Silva, de 26 anos, também tem contas a esclarecer. Segundo foi divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, Sandro era contratado pelo Diretório do PT de São Paulo desde 2002 para prestar "serviços à distância".

Sandro foi contratado como assistente administrativo do partido em maio de 2002, com o salário de R$ 1.522. Com a eleição de Lula, ele passou a prestar serviços à distância, segundo a assessoria do PT. Antes de divulgar esta versão definitiva, o diretório havia dado outras respostas. Primeiro, que Sandro nunca trabalhou no partido. Depois, disseram que ele trabalhou, mas deixou de ser funcionário em 2002. A terceira versão dizia que ele foi desligado há duas ou três semanas.

O fato é que todos os funcionários do diretório entrevistados pela Folha disseram nunca terem visto Sandro no prédio. Além disso, no livro de empregados, ao contrário dos outros 70 funcionários do partido, não está especificado o horário da jornada de trabalho do filho de Lula.

Quando perguntado por seus colegas, através do Orkut, sobre o que anda fazendo da vida, Sandro responde que continua "vagabundeando e tentando terminar a faculdade" e que tem "fingido que trabalha um pouco".

Para quem acha que Lula paira imaculado diante do mar de corrupção que se alastra pelo governo e em seu partido, essas histórias mostram como sua família vem se beneficiando depois que ele foi eleito presidente da república. Coincidência? O povo não é tão ingênuo...





A primeira casa em São Bernardo

Reportagem de Juliana Lopes, Fábio Farah e Jonas Furtado
Edição de fotos de Edu Lopes

Eduardo Simões/Fernando Pereira
Em 1986, Lula, Marisa e os filhos (da esq. para a dir.) Marcos
Cláudio, Fábio Luiz, Sandro Luiz e Luiz Cláudio em frente à
casa onde moravam em São Bernardo do Campo.
Abaixo, os filhos brincando no Fiat 147 da família

Na primeira casa em que Lula e Marisa moraram em São Bernardo do Campo – cujo
segundo andar foi construído mais tarde –, o ex-líder sindical descobriu o prazer de cozinhar. Hoje diverte-se ao preparar coelho e massa com molho à carbonara para os amigos. Se é Marisa quem está no fogão, ele e os filhos cuidam da louça. A família de
Lula, que hoje mora numa cobertura na cidade, nunca teve empregada doméstica por exigência dela. Os homens da casa lavam as próprias cuecas e meias. Filha de hortelão, Marisa herdou um sítio em São Bernardo, batizado de Los Fubangos, no qual Lula costuma passar os fins de semana jogando bola com os filhos e netos e fazendo churrasco. Era lá o refúgio dos domingos entre o 1º e o 2º turnos.


Lula com os filhos

Reportagem de Juliana Lopes, Fábio Farah e Jonas Furtado
Edição de fotos de Edu Lopes

João Bittar
Em casa, há 22 anos, com os filhos Sandro Luiz e Fábio.
Hoje, ele trocou o cigarro e o charuto pelas cigarrilhas, e dá
de presente todos os charutos que ganha

Quando está em casa, Lula se sente à vontade de bermuda e chinelo. Gosta de beber cerveja e fumar cigarrilha de vez em quando, depois que abandonou o cigarro e o charuto – dá todos que recebe de presente para o amigo Frei Betto. O presidente eleito casou-se com Marisa oito anos depois de perder a primeira esposa, a operária Maria de Lourdes,
em 1966, que morreu de parto, com o bebê. Marisa, também viúva, era mãe de Marcos Cláudio, hoje estudante de psicologia e responsável pelo material de campanha do padrasto. Juntos, o casal teve três filhos, Fábio, 26, biólogo e ator amador de teatro, Sandro, 23, nutricionista, e Luiz Cláudio, 16, que votou pela primeira vez nas eleições desse ano. Lula também é pai de Lurian, fruto do relacionamento com a enfermeira
Miriam Cordeiro, e avô de três netos.



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Dilma e do PT acaba de informar que vai liberar R$ 780 milhões

Uma medida mais do que provisória.

O governo da Dilma e do PT acaba de informar que vai liberar R$ 780 milhões para atender as tragédias. São desonestos, pois não dizem que o dinheiro é para todo o Brasil e não apenas para o Rio. Fica parecendo que todo o dinheiro será destinado para a região serrana fluminense. É uma medida mais do que provisória. Serve apenas para que Dilma, a presidente do Haiti, sobrevoe a região amanhã, com Sérgio Cabral, o prefeito de Paris. O dinheiro não chegará nunca, como nunca chegou em Santa Catarina. Vale a pena ler a Medida Provisória Sem Número e Sem Data. Está aqui. Pela exposição de motivos, a medida mais provisória da história deste país, tão provisório como o governo dela.



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Número de mortes em Nova Friburgo e Teresópolis sobe; chuvas matam 245 no Rio


Publicidade

DO RIO

O número de mortes nas cidades de Nova Friburgo e Teresópolis em decorrência das fortes chuvas que atingem a região serrana do Rio subiu na noite desta quarta-feira. São 97 mortos em Nova Friburgo, 130 em Teresópolis e 18 em Petrópolis, segundo dados das prefeituras. Com isso, já são 245 mortes nos três municípios.

Saiba como ajudar os atingidos pelas chuvas no Rio e SP
Temporal destrói hotel e teleférico de Nova Friburgo (RJ)
Máquinas e homens tentam reabrir estradas da região serrana
Teresópolis decreta estado de calamidade pública
Área de Petrópolis só tem acesso por helicóptero
Excesso de lama em Teresópolis dificulta socorro às vítimas
Veja imagens dos estragos causados pelas chuvas
Leia a cobertura completa sobre as chuvas no país

Editoria de Arte/Folhapress

O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), confirmou que foram encontrados 59 corpos hoje no distrito de Conselheiro Paulino, de Nova Friburgo.

Um colégio da cidade precisou ser usado como necróterio. Os corpos das vítimas estão sendo levados provisoriamente para o Instituto de Educação de Nova Friburgo, que fica no centro, antes de serem transferidos para o IML (Instituto Médico Legal).

O cenário em Nova Friburgo é de caos. A cidade está coberta de lama e muitas pessoas estão desabrigadas. As ruas estão repletadas de pessoas que perlambulam à procura de um abrigo.

DESLIZAMENTO

Até o fim da tarde, ao menos 15 homens do Corpo de Bombeiros trabalhavam no resgate de quatro pessoas que estão sob os escombros de imóveis que desabaram no centro de Nova Friburgo na madrugada.

Duas das vítimas são bombeiros que foram atingidos por um segundo desabamento no mesmo local no fim da manhã.

Quatro bombeiros já haviam sido resgatados e encaminhados para atendimento médico. Três deles foram liberados. Apenas Ronald Lopes, 29, permanece internado no hospital Raul Sertan.

O deslizamento de terra na rua Augusto Spinelli atingiu quatro casas, um prédio de quatro andares, uma loja e um lava-jato. Na localidade, foi registrado o maior número de vítimas das chuvas na cidade. Entre os mortos, dois eram crianças --uma de três e outra de seis anos.

Segundo relatos de moradores, ainda há mais de dez desaparecidos no local.

FAMILIARES

Parentes das vítimas se aglomeravam no local em busca de informações --escassas por conta da queda das redes de telefonia celular na cidade. Entres os familiares, estavam mulheres e filhos dos bombeiros.

Casada com sargento Marcos Antonio Herly da Conceição, 42, Isolina Freiman, 47, estava muito emocionada e surpresa com o soterramento do marido. "Nunca imaginei que isso pudesse acontecer agora. Ele ia se aposentar em 2016. Estou com muito medo, mas, se Deus quiser, vai dar tudo certo."

Também estão sob os escombros os soldado Victor Lembo, 29, e outro soldado identificado apenas como Flávio.


Vanderlei Almeida/AFP
Bombeiros e moradores tentam resgatar vítimas em morro de Teresópolis, na região serra do Rio; veja imagens
Bombeiros e moradores tentam resgatar vítimas em morro de Teresópolis, na região serra do Rio; veja imagens

CHUVA

As chuvas que atingiram a região entre a noite de ontem e a manhã desta quarta-feira se aproximaram do esperado para todo o mês de janeiro inteiro, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em 12 dias, já choveu em Nova Friburgo 84% a mais do que o volume esperado para todo o mês. Das 9 h de ontem às 9 h desta quarta-feira, foi registrado um índice pluviométrico de 182,8 mm --o índice esperado para janeiro inteiro era 199 mm. Desde o começo do ano, as chuvas acumuladas na cidade são de 366,8 mm. Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado.

Já em Teresópolis, o volume de chuva registrado nas mesmas 24 horas chegou a 124,6 mm. Com isso, as chuvas acumuladas no mês chegaram a 219 mm. O esperado para o período era de algo entre 140 e 200 mm.

Em Petrópolis, a região do Vale do Cuiabá foi a mais atingida na cidade, com a água subindo mais de cinco metros de altura. Muitas casas foram destruídas pela força das águas do rio Santo Antônio. O Inmet não tem números sobre a chuva na cidade. A previsão do instituto é que as chuvas fortes continuem nos próximos dias, na região serrana e em outras áreas do Estado do Rio.


Gerson Gonçalo/Agência O Dia
Equipes buscam vítimas de desabamento em Nova Friburgo, região serrana do Rio
Equipes buscam vítimas de desabamento em Nova Friburgo, região serrana do Rio; veja mais imagens

AJUDA

O governador Sérgio Cabral conversou no começo da tarde de hoje com a presidente Dilma Rousseff para tratar das medidas emergenciais em relação à tragédia causada pela chuva. Cabral está em férias com a família, fora do país, e só chegará ao Rio amanhã.

O governo editará medida provisória liberando R$ 700 milhões para ajudar os Estados atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. O Ministério do Planejamento confirmou ter recebido do Ministério da Integração Nacional pedido de crédito extraordinário no Orçamento deste ano.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, prometeu visitar na tarde desta quarta-feira as áreas afetadas. A visita é uma das medidas do governo federal acertadas ontem pelo ministro Antonio Palocci (Casa Civil) para ajudar o Estado. Ele se reuniu em Brasília com o senador eleito Lindberg Farias (PT-RJ). A conversa foi acompanhada via conferência telefônica pelo governador Cabral.

O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), coordena em campo as operações dos bombeiros e Defesa Civil. Segundo ele, a situação é muito grave, e em alguns lugares o acesso só é possível por helicóptero.


Vanderlei Almeida/AFP
Rua bloqueada por galhos e destroços levados pela chuva em Teresópolis, na região serrana do Rio; veja mais imagens
Rua bloqueada por destroços levados pela chuva em Teresópolis, na região serrana do Rio; veja imagens



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ana Paula Arósio deixa a TV Globo


Contrato foi encerrado a partir de pedido feito por atriz em 20 de dezembro.
Em outubro, ela havia sido afastada das gravações de 'Insensato coração'.

Ana Paula ArosioA atriz Ana Paula Arosio (Foto: Divulgação/TV Globo)

A atriz Ana Paula Arósio, 35, encerrou seu contrato e deixou a TV Globo, informa a Central Globo de Comunicação em nota divulgada nesta quarta-feira (12). A iniciativa teria partido da própria atriz, que fez o pedido para se desligar da emissora no último dia 20 de dezembro.

Na nota, a Globo diz que "aceitou o pedido e, cumpridas as formalidades legais, considera encerrado o contrato".

Em outubro passado, Arósio foi afastada das gravações da novela "Insensato coração" por não comparecer às gravações que aconteciam em Florianópolis. A atriz Paola Oliveira foi escalada para substituí-la no papel da designer Marina. A nova trama das oito, que estreia na próxima segunda-feira, tem texto de Gilberto Braga e Ricardo Linhares e direção de Dennis Carvalho.

Na época de seu afastamento da novela, Arósio afirmou que a ausência nas gravações era "uma resolução pessoal de ordem particular" e que "não se manifestaria a respeito".

O mais recente papel da atriz na TV Globo foi o da promotora Ana Beatriz da minissérie "Na forma da lei". Entre seus outros trabalhos de destaque na Globo estão as novelas "Terra nostra" (1999) e "Páginas da vida" (2006) e as minisséries "Os maias" (2001) e "Mad Maria" (2005).


12/01/2011 - 14h01

Ana Paula Arósio pede desligamento da Globo

Publicidade

DE SÃO PAULO

A atriz Ana Paula Arósio deixou a TV Globo. A emissora anunciou o desligamento da atriz em comunicado divulgado no início da tarde desta quarta-feira.

Após demissão, Ana Paula Arósio não pretende negociar com outras emissoras
Diretor diz que não lhe faz bem falar sobre Ana Paula Arósio

"No último dia 20 de dezembro, a atriz Ana Paula Arósio solicitou formalmente o seu desligamento da TV Globo. A emissora aceitou o pedido e, cumpridas as formalidades legais, considera encerrado o contrato", diz o comunicado.

A atriz se desentendeu com a direção da emissora depois de deixar a novela "Insensato Coração" nos primeiros dias de filmagens, em outubro do ano passado. Ela iria interpretar a protagonista da novela, próxima trama das 21h, e foi substituída por Paola Oliveira.

Na festa de lançamento da novela, realizada esta semana, o diretor Dennis Carvalho afirmou não ter perdoado a atriz. "Não me faz bem falar dessa pessoa", disse.


Cecília Acioli/Folhapress
A atriz Ana Paula Arósio deixou e TV Globo em dezembro, informou a emissora em comunicado
A atriz Ana Paula Arósio deixou e TV Globo em dezembro, informou a emissora em comunicado


Comentar esta reportagemVer todos os comentários (109)

  1. Silvana Ribeiro (711)
    (14h11) há 7 horas

    Quem perdeu foi aGlobo.

    Ana Paula é linda,talentosa vai prá telona!

  2. zilda marina deo.de freitas-valle (480)
    (14h15) há 7 horas

    Muito bem Ana Paula Arósio ! A G.lobo de vez em quando precisa encontrar alguém que lhe enfrente. Você mostrou que é uma mulher de fibra. Realmente aquela estória inventada não convenceu ninguém ! "Tinha caroço embaixo daquele angú"

    Todo o meu respeito e a minha admiração por você e sua brava atitude !

    Vá enfrente . FELICIDADES MENINA !!!!!!!!!

  3. sonia santana (328)
    (14h19) há 7 horas

    Vê-se logo que é uma mulher inteligente. Quem pensa não compactua com esta emissora!!Globo foi cortada do meu contriole remoto. Não vejo mais LI XO. Chega!!



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ana Paula Arosio: a atriz solicitou formalmente seu desligamento.

e quem perde é a Rede Globo !

A atriz Ana Paula Arósio - TV Globo/João Miguel Jr.

RIO - Ana Paula Arósio já não faz mais parte do casting da TV Globo. Em comunicado divulgado essa tarde, a emissora informa que a atriz solicitou formalmente, no último dia 20 de dezembro, o seu desligamento. O pedido foi aceito, as formalidades legais, cumpridas, e o contrato, rompido. A saída de Ana Paula da TV Globo encerra o episódio do controverso afastamento da atriz do elenco de "Insensato coração", próxima novela das 21h, que estreia no dia 17.

A atriz estava escalada para viver a mocinha de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, mas, às vésperas do início das gravações, em outubro, desistiu do papel. Às pressas, Paola Oliveira foi convocada pelo diretor da novela, Dennis Carvalho ( esse sim não faz falta alguma) , para substituí-la no papel da protagonista.


Ana Paula Arósio solicita desligamento da TV Globo

De acordo com comunicado oficial divulgado pela emissora, atriz não faz mais parte de seu elenco

CLARA PASSI

Agnews
Ana Paula Arósio pediu formalmente seu desligamento da TV Globo, segundo comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira (12) pela emissora.

"No último dia 20 de dezembro, a atriz Ana Paula Arósio solicitou formalmente o seu desligamento da TV Globo. A emissora aceitou o pedido e, cumpridas as formalidades legais, considera encerrado o contrato", diz o comunicado.

Procurado por QUEM, Paulo Marra, assessor de imprensa da atriz, afirmou que o afastamento se deu “com o intuito de se preservar moral e profissionalmente”.

Questionado se Ana Paula Arósio teria recebido um convite de outra emissora, Marra negou: "Não há convite e nem interesse por parte dela em nenhuma negociação nesse sentido."

Recentemente, a atriz foi apontada como a favorita para protagonizar o longa baseado no livro de Samantha Moraes, "Depois do Escorpião", continuação da história da garota de programa Bruna Surfistinha. Apesar do convite, Paulo Marra negou a participação da cliente. "[Ana Paula Arósio] não fará este filme."




POR REGINA RITO


Rio - Ana Paula Arósio e Wagner Moura foram eleitos, segunda-feira à noite, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, melhor atriz e melhor ator de cinema, respectivamente, pelo filme ‘Como Esquecer’, de Malu di Martino, e ‘Tropa de Elite 2’, de José Padilha.

Na TV, ‘A Cura’, de João Emanuel Carneiro, da Globo, foi escolhida a melhor série. ‘Comédia MTV’ levou o de humor. Irene Ravache, o de melhor atriz por ‘Passione’; Murilo Benício, melhor ator por ‘Ti-ti-ti’ e ‘Força Tarefa’, ambos da Globo, e Rodrigo Faro, da Record, o de apresentador. A cerimônia de premiação acontecerá no primeiro trimestre de 2011, no Teatro Sesc Pinheiros, em São Paulo




Ana Paula Arósio e o marido, Henrique Pinheiro, marcam presença no tapete vermelho da abertura do Festival do Rio
Foto: Roberto Filho e Philippe Lima/AgNews



O look de Ana Paula Arósio chamou atenção de todos no tapete vermelho da abertura do Festival do Rio, nesta quinta-feira (23). A atriz cortou os cabelos no estilo "joãozinho" para sua personagem em Insensato Coração, a designer Marina Drumond. Na novela, Ana viverá um triângulo com Eriberto Leão e Fábio Assunção.

A atriz, que vai apresentar no Festival do Rio seu nmais novo filme, Como Esquecer, em que ela vive uma professora lésbica, curtiu a noite com o marido, Henrique Pinheiro. Outros casais também passaram pelo tapete, como Tammy Di Calafiori e João Gabriel; Gisele Itié e Caio Junqueira e Letícia Sabatella e André Gonçalves.

O filme da noite foi A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor, que tem no elenco Marco Nanini, Dan Stulbach, Mariana Lima, Elke Maravilha, Jayme Matarazzo, Michel Joelsas, Caio Manhente, João Miguel, Maria Flor, Tammy Di Calafiori, Emiliano Queiroz, Maria Luisa Mendonça, Ary Fontoura, entre outros.







Dennis Carvalho sobre Ana Paula Arósio: “Não me faz bem falar dessa pessoa







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Petrobras pode pagar por acordo de Lula com Portugal


DE SÃO PAULO

Hoje na Folha Pressionada pelo governo, a Petrobras pode pagar caro para entrar no bloco de controle da portuguesa Galp, em um momento em que tenta recuperar a credibilidade no mercado, abalada após conflito com acionistas minoritários na megaoferta de ações ocorrida há três meses, informam Julio Wiziack e Toni Sciarretta, em reportagem na Folha desta quarta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Acordo entre o ex-presidente Lula e o primeiro-ministro português, José Sócrates, no final do ano, selou a entrada da estatal no comando da Galp, resolvendo conflito entre interesses italianos e angolanos no petróleo.

Reafirmado pela presidente Dilma Rousseff, o acordo prevê a compra de 33,34% da petroleira portuguesa que está nas mãos da italiana Eni.

Apesar de portuguesa, a Galp é controlada pelos italianos e pela Amorim Energia (que tem 33,34% e representa os angolanos da Sonangol).


Editoria de Arte / Folhapress
Petrobras e Galp
Petrobras e Galp

Na semana passada, houve rumores de que a Petrobras fechou com os italianos, mas as negociações emperraram em torno do preço.

Sabendo da importância da Galp para os brasileiros, os italianos tentaram impor 4,7 bilhões (R$ 10,29 bilhões) pelos 33,34%. Naquele momento, a Petrobras aceitava chegar a 3,5 bilhões (R$ 7,66 bilhões) -equivalente a 25% da Galp.

Os italianos recuaram e o preço teria chegado a 4 bilhões (R$ 8,7 bilhões), sendo 500 milhões com a transferência de ativos da Petrobras.

Mesmo assim a Petrobras não fechou o negócio por temer repercussão negativa.

Leia a reportagem completa na Folha desta quarta-feira.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

depoimentos revelam ação de cunhado de Alckmin em prefeitura












ocumentos obtidos pelo 'estadão.com.br' mostram a influência do empresário e lobista Paulo César Ribeiro na administração de Pindamonhangaba, berço político do governador
Fausto Macedo / SÃO PAULO - O Estado de S.Paulo
Depoimentos colhidos pelo Ministério Público de São Paulo e obtidos com exclusividade pelo estadão.com.br revelam os passos e a influência do empresário e lobista Paulo César Ribeiro, cunhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), junto a administrações municipais, inclusive a de Pindamonhangaba, Vale do Paraíba.
O Ministério Público investiga Ribeiro, irmão de Lu Alckmin, mulher do governador, por suspeita de tráfico de influência.
O nome Paulo Ribeiro aparece em planilha de propinas apreendida pela promotoria.
Genivaldo Marques dos Santos, ex-diretor da empresa Verdurama, contratada pela administração João Ribeiro (PPS), prefeito de Pindamonhangaba, afirma ter sido ameaçado de morte. Ele está colaborando com a investigação do Ministério Público.
Paulo Ribeiro foi alvo de buscas da promotoria na manhã de 27 de dezembro. Oficiais da Polícia Militar, que trabalham no gabinete militar da Procuradoria Geral de Justiça, vasculharam a residência e um escritório do lobista.

Fausto Macedo, de O Estado de S.Paulo
SÃO PAULO - Paulo César Ribeiro, cunhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), foi seguido e espionado por agentes a serviço do Ministério Público do Estado durante quatro meses. Eles filmaram e fotografaram o lobista em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, onde ele mora. Também foi alvo do monitoramento o ex-secretário de Finanças da cidade, Silvio Serrano.
Ao todo, 15 imagens ilustram o documento confidencial sobre a vigilância ao irmão de Lu Alckmin, mulher do governador, e ao ex-secretário. Em 24 de agosto, os agentes escreveram: "Conforme solicitação foram procedidas diligências na Rua Barghis Mathias, Parque Ypê, Pindamonhangaba, cadastrado em nome de Thiago César Ribeiro".
Paulão, como o cunhado de Alckmin é conhecido na cidade, mora na Rua Barghis Mathias. Thiago é um de seus filhos. "O local trata-se de uma residência e, ao lado, no número 140, existe um galpão com inscrições na parede (Velório Rede Sesolupe), cadastrado em nome de Nilton César Vieira", destaca o texto. Paulão é sócio do Cemitério Memorial da Paz.
A intenção do Ministério Público era conseguir um flagrante de encontro do lobista com Serrano. A promotoria suspeita que Ribeiro indicou Serrano para o cargo de secretário a fim de abrir as portas na administração municipal para a Verdurama, fornecedora de merenda escolar.
O cunhado de Alckmin seria o elo entre a Verdurama e pelo menos 20 prefeituras. A empresa, segundo suspeita o Ministério Público, era favorecida em licitações dirigidas: em troca, teria de fazer doações para campanhas eleitorais dos prefeitos.
Trânsito
No fim de outubro, Serrano foi demitido do cargo de secretário de Finanças pelo prefeito João Ribeiro (PPS), pressionado pela Câmara Municipal de Pindamonhangaba. O ex-vice prefeito João Bosco Nogueira denunciou à promotoria que o lobista tinha trânsito intenso na gestão municipal desde o período de transição - embora não fizesse parte da equipe -, inclusive na secretaria comandada por Serrano.
Os agentes da promotoria montaram bases em outros endereços - todos em Pindamonhangaba - para monitorar os investigados: Rua Major José dos Santos, Estrada Jesus Antonio de Miranda, Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso e Rua Dona Emília Imediato.
Durante vários dias, os agentes acompanharam o movimento no pátio de estacionamento da prefeitura de Pindamonhangaba. Eles clicaram Serrano entrando em seu veículo, um Honda Civic dourado.
Também fixaram posto na Rua Monte Pascel, bairro da Lapa, na capital paulista, onde fica a sede da Verdurama. Os agentes tinham informação de que o lobista e Serrrano iriam participar de uma reunião na empresa supostamente para fechar acordos e valores de comissões sobre os contratos com a prefeitura.

LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Trens na linha 7 da CPTM estão parados há mais de 5h


12 de janeiro de 2011 | 10h 19

PRISCILA TRINDADE - Agência Estado

A circulação de trens continuava interrompida às 9h40 desta manhã no trecho entre as estações Caieiras e Franco da Rocha, na Grande São Paulo, na Linha 7 - Rubi (Luz - Francisco Morato), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O alagamento causado pelas fortes chuvas prejudica a circulação desde as 4h30. A companhia acionou o Plano de Auxílio entre as Empresas em Situação de Emergência (Paese), com transporte gratuito por ônibus, para completar a viagem de quem necessita passar pelo trecho.

A Linha 11 - Coral - (Luz - Guaianazes) também apresentou problemas nesta manhã. Um defeito no sistema de alimentação elétrica causou intervalos maiores entre os trens. Por volta das 9h30, equipes da CPTM ainda trabalhavam no local para tentar resolver o problema. Apesar do defeito não ter sido ainda solucionado, a CPTM afirmou que, após o horário de pico, os trens passaram a operar com intervalo de sete minutos, índice estipulado como normal.

Chuva

A chuva forte que atingiu a cidade de São Paulo entre a noite de segunda-feira e a madrugada de ontem deixou 14 mortos. A última vítima foi um homem de 40 anos, encontrado dentro de um bueiro pouco depois da meia-noite de ontem em Mogi das Cruzes. O corpo ainda não foi identificado pela família. De acordo com testemunhas, o homem preferiu não esperar o temporal diminuir e resolveu deixar o bar em que estava. Segundo os relatos, ele caiu, foi levado pela enxurrada e desapareceu.



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Bombeiros morrem soterrados em resgate


Quatro agentes atendiam ocorrência quando foram surpreendidos; outros três estão desaparecidos na Região Serrana

Priscila Trindade - Central de Notícias

SÃO PAULO - Ao menos quatro bombeiros morreram soterrados na manhã desta quarta-feira, 12, quando faziam um resgate de vítimas de um deslizamento de terra em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O número ainda pode subir, pois outros três integrantes da equipe estão desaparecidos. Em toda a região, ao todo, sete pessoas morreram, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

/Reprodução
/Reprodução
Encosta desmoronou em Nova Friburgo

Veja também:

linkFamília reforma casa para ser única moradora do Morro do Bumba

Duas pessoas morreram no bairro Olaria, em Nova Friburgo, após o desabamento de um prédio de dois andares na tarde de terça-feira. Entre as vítimas está uma criança. Outras duas pessoas foram socorridas com vida do local, mas não há informações sobre o estado de saúde delas. Uma pessoa morreu em Teresópolis.

O acesso à Região Serrana está dificultado por várias quedas de barreira na BR-116, que liga o Rio a Teresópolis, nos dois sentidos. Segundo os bombeiros, foram registrados cerca de 80 chamados na Região Serrana, entre ontem e esta madrugada, sendo a maioria de deslizamentos de terra e inundações. A corporação informou que ainda contabiliza o número de feridos na cidade.

Em entrevista à rádio CBN, o coordenador da Defesa Civil da cidade, coronel Roberto Robadey, disse que o volume de chuvas chegou a 260mm em 24 horas - em janeiro de 2010, o volume foi de 180 mm. "Quem tiver passado a noite em lugar seguro e estiver isolado não deve sair", pediu.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Uma boa metade das pessoas gosta de fazer auto-promoção

Flávio Gikovate
Uma boa metade das pessoas gosta de fazer auto-promoção: exaltar suas façanhas, contar em detalhes seus sucessos etc. Quase tudo é mentira!



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Freiras belgas são investigadas por abuso sexual de crianças


Ter, 11 Jan, 07h56

BRUXELAS (AFP) - A Justiça belga anunciou nesta terça-feira que abriu uma investigação, depois da apresentação de um testemunha sobre abusos cometidos contra crianças nos anos 1950 por religiosas no leste da Bélgica, uma semana depois de outra acusação feita contra freiras no outro lado do país.


A nova investigação foi aberta depois da apresentação do testemunho de um belga de 63 anos, que contou ter sofrido abusos nos anos 1950 nas mãos de freiras do orfanato Sint-Vincentius de Halen, na província de Limburgo (nordeste).

A Igreja católica belga é sacudida há meses por escândalos de pedofilia.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#news: Majali co-accused deny insanity


Jan 11, 2011 10:07 PM | By khethiwe chelemu

Two co-accused of the late businessman Sandi Majali caused drama in court when they strongly denied they were mentally ill or unfit to stand trial.



Sandile Majali
quote 'I object to this scenario of escaping or being mental' quote

Sandile Majali

Stephen Khoza, the alleged mastermind behind the hijacking of multibillion-rand company Kalahari Resources, and Elvis Ndala, appeared in the Specialised Crimes Court in Johannesburg yesterday.

Their co-accused, Haralambos Sferopoulos, was not present. He is being held for observation at the Sterkfontein psychiatric hospital until the end of January.

The men face fraud charges, as did Majali, who was found dead in a Johannesburg hotel room last month.

The charges relate to the alleged hijacking of Kalahari Resources. It is estimated that the amount involved in the case is about R1-billion.

The accused allegedly removed the names of Kalahari Resources directors Daphne Mashile-Nkosi and her brother, Brian Mashile, from the Companies and Intellectual Property Registration Office database and replaced them with their own names.

The state alleges that they did this to receive dividends that would be used to assist Majali, who was in dire straits financially at the time.

Khoza and Sferopoulos were classified as involuntary patients at Sterkfontein and were said to have been on the run from the hospital at the time of their arrest.

Yesterday, prosecutor Shaun Abrahams said two independent psychiatrists at the Sterkfontein hospital had reported that Khoza was not fit to stand trial and could not understand the wrongfulness of his alleged actions.

But Khoza rejected the findings of the psychiatrists who examined him and asked for an independent review of their assessment of his mental condition. He said such an inquiry would force the state to reveal further particulars from the psychiatrists' report.

Abrahams objected, saying it would be premature to order an inquiry as proposed by Khoza .

Ndala, who represented himself yesterday, caused a stir when he told magistrate Ashika Ramlaal that her order that he be referred for mental observation later this month was wrong and fraudulent.

"Accusations that I am mentally ill are totally out of line. I object to this whole scenario of escaping or being mental," he said.

A psychiatrist who recently examined him at Sterkfontein psychiatric hospital had assured him that he was not psychotic , Ndala said.

Ramlaal interjected and told him: "I am going to have to stop you there. I ordered that you be sent for observation.

"It is in your interest that this evidence [of a psychiatrist assuring him that he was not mentally ill] be placed before me."

But Ndala was having none of it.

"That order was wrong. This is really unfair.

"You [should] rather send me to prison because I am not going to go for that observation."

It was at this stage that Ramlaal ordered that he be removed from the court.

The case was postponed to February 1, when the state intends to hand in Majali's death certificate.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Irã faz protesto contra crítica de Dilma

Em telefonema à embaixada brasileira no país, governo de Ahmadinejad expõe mal-estar com declarações de autoridades da nova administração sobre a política de direitos humanos de Teerã; após o segundo turno, presidente condenou apedrejamento

12 de janeiro de 2011 | 0h 00












Patrícia Campos Mello e Jamil Chade - O Estado de S.Paulo

O governo iraniano registrou um protesto contra as críticas do governo Dilma Rousseff à situação dos direitos humanos no Irã, num primeiro sinal de mal-estar entre os dois países, após anos de ótimas relações.

Wilson Pedrosa/AE-16/5/2010
Wilson Pedrosa/AE-16/5/2010
Diplomacia. Lula buscou aproximação com Ahmadinejad

Em telegrama diplomático a cujo conteúdo o Estado teve acesso, com data de anteontem, diplomatas brasileiros em Teerã relatam que um assessor especial do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, telefonou para o embaixador brasileiro no Irã, Antonio Salgado, para se queixar. O assessor "transmitiu o incômodo de Teerã com as repetidas referências à situação dos direitos humanos no Irã, feitas por autoridades brasileiras". Segundo o telegrama, o assessor iraniano teria pedido ao embaixador que informasse o Itamaraty sobre o desconforto.

O Brasil, que antes adotava a posição de não condenar violações aos direitos humanos no Irã, mudou a posição com Dilma. Em entrevista ao jornal Washington Post, em 18 de novembro, Dilma criticou o comportamento do Brasil na ONU, ao abster-se de votar uma condenação às violações de direitos humanos no Irã. "Não concordo com o modo como o Brasil votou. Não é a minha posição", afirmou Dilma, mencionando "práticas medievais aplicadas quando se trata de mulheres". "Ficaria desconfortável, como uma mulher eleita presidente, em não me manifestar contra o apedrejamento", disse ela, referindo-se à condenação da iraniana Sakineh Ashtiani à morte por apedrejamento.

Em entrevista à revista Veja, publicada no domingo, o chanceler Antonio Patriota foi na mesma linha. "A questão da ameaça de apedrejamento da iraniana obviamente vai contra tudo o que nós representamos", disse Patriota. "Acho que vai haver uma reflexão interna sobre essa questão dos direitos humanos."

O protesto do governo iraniano é a primeira consequência formal da mudança de direção da política externa brasileira em relação ao Irã. O governo Lula foi marcado por uma posição de não intervenção nas questões que envolvem o país. Ele comparou os tumultos que se seguiram à eleição iraniana em 2009, quando centenas de iranianos foram detidos e agredidos por agentes do regime, a uma "briga de torcida" - não passaram de "uma coisa entre flamenguistas e vascaínos", disse Lula. Instado a protestar contra a condenação de Sakineh, Lula afirmou: "É preciso tomar muito cuidado porque as pessoas têm leis e regras. Se começarem a desobedecer às leis deles para atender aos pedidos dos presidentes, daqui a pouco há uma avacalhação." Depois, ofereceu asilo à iraniana, dizendo: "Se minha amizade e afeição pelo presidente do Irã são importantes e se essa mulher está causando problemas lá, nós a acolheremos aqui no Brasil." E o Itamaraty tradicionalmente se abstinha nas votações no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Tanto a diplomacia brasileira quanto assessores do governo evitaram nos últimos dias a falar sobre o assunto. No Itamaraty, diplomatas chegaram a negar a existência do comunicado, enquanto outros simplesmente afirmavam "desconhecer" a existência da ligação telefônica. O ministro Tovar Nunes, assessor do chanceler Antonio Patriota, afirmou ser "natural" essa comunicação entre as chancelarias. "Nosso diálogo é fluido, somos sensíveis às preocupações dos países, mas também temos nossas posições, manifestadas de forma clara", disse Tovar. "Não há mal estar nenhum."

Mas não é a primeira vez que um descompasso é explicitado na relação bilateral. Em fevereiro de 2010, o Estado publicou com exclusividade o conteúdo de um telegrama do Itamaraty sobre a situação de direitos humanos no Irã. O telegrama relatava um encontro realizado entre a embaixadora Vera Machado, a então subsecretária de Assuntos Políticos, e o embaixador do Irã em Brasília, Mohsen Shaterzadeh. Durante a reunião, a embaixadora ressaltou o fato de que a aproximação entre o Irã e o Brasil estaria sendo criticada pela "imprensa conservadora" do País. O apelo feito por ela era para alertar os iranianos sobre a situação dos direitos humanos, principalmente a situação da população Bahai, discriminada pelo regime de Teerã.


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Italy reports two A/H1N1 flu death cases in new year

ROME, Jan. 11 (Xinhua) -- A 51-year-old man from Italy's southern Apulia region on Tuesday was confirmed killed by the influenza A/H1N1 virus, becoming the second fatality of the insurgent virus after the beginning of the new year.

The country's first A/H1N1 victim in 2011 was a 36-year-old cardiopathic woman who died a couple of days ago in northern Italy, according to local news agency ANSA.

Two other people, who also came from the Apulia region and have also contracted the A/H1N1 virus, are now in serious conditions.

Local authorities are confident that the situation is under control and have reassured citizens.

Italy has launched intensive vaccination campaigns across the country to boost people's awareness and protect their health.

Rome's City Hall on Tuesday invited all residents, especially children, old people, pregnant women and all those suffering from chronic diseases to vaccinate themselves against the virus. Vaccination is free and available at all public medical centers.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Verizon's iPhone could have little short-term impact on AT&T


12:00 AM CST on Wednesday, January 12, 2011
By VICTOR GODINEZ / The Dallas Morning News
vgodinez@dallasnews.com

So how much damage will the Verizon Wireless iPhone do to AT&T Inc.'s bottom line?

In the short term, probably not much.

Analysts offer varying estimates of how many subscribers Dallas-based AT&T could lose, with one prediction pegging it at 1.4 million defectors through 2012.

But the initial impact will probably be muted for several reasons.

AT&T recently made it much more expensive for subscribers to cancel their deals early, for example, while the iPhone model Verizon is getting offers almost no upgrades over the device AT&T has been selling since last summer.

Plus, if Apple sticks to its previous schedule of releasing new iPhone models every summer, that means the Verizon iPhone 4 will be obsolete in as little as six months.

That could encourage many prospective Verizon iPhone buyers to hold off a little while longer.

AT&T had little to say after the Verizon announcement in New York on Tuesday morning.

"For iPhone users who want the fastest speeds, the ability to talk and use apps at the same time, and unsurpassed global coverage, the only choice is AT&T," the company said in a statement.

Because of technical restrictions, phones on Verizon's 3G network cannot place calls and access the Internet simultaneously.

But on Monday, Ralph de la Vega, head of AT&T's wireless division, told The Wall Street Journal that AT&T will survive losing exclusive U.S. rights to the iPhone.

"We are ready for it," de la Vega said. "The short- and long-term viability of AT&T will be good whether we have exclusivity or not. We are much bigger than this."

The iPhone has been a blessing and a burden for AT&T since Apple launched the original model in 2007.

In the second quarter of 2007, which included the launch of the first iPhone, AT&T had total wireless sales of $10.4 billion and 63.7 million wireless subscribers.

In the third quarter of 2010, the company reported wireless revenue of $15.2 billion and said it activated 5.2 million iPhones in the period, the latest in a string of record quarterly activations.

At that point, AT&T had 92.8 million subscribers, a gain of 29.1 million.

Credit Suisse recently estimated that AT&T has about 18 million iPhone subscribers, or almost 20 percent of all its wireless customers.

Handling that surge of data-hungry users has been a constant headache for AT&T.

From 2007 through the end of 2009, wireless data usage on AT&T's network increased 5,000 percent.

The company has spent tens of billions of dollars on network investments over that time, both to boost its existing coverage and roll out faster data speed.

But those upgrades have often been buried under an avalanche of criticism about dropped calls and nonexistent Internet service.

Consumer Reports said last month that users ranked AT&T's wireless service as the worst in the U.S., while Verizon's was best.

Still, it's unlikely that many AT&T iPhone users will bolt to Verizon for at least several months if not years.

When the iPhone 4 came out last summer, AT&T eased its upgrade eligibility requirements a bit to let more users get the new phone.

But that generosity also locked many customers into new two-year contracts.

And getting out of those contracts early is more expensive than ever.

Last year, AT&T last year hiked its early termination fee on smart phones from $175 to $325.

Many users are also on complex family plans with multiple phones on contracts that end at different times, making it hard for users to switch providers immediately.

Credit Suisse estimates that just 1.4 million AT&T subscribers will end up switching to Verizon for the iPhone.

"The marketplace will now spend the next several months, maybe even quarters, resetting itself," independent telecom analyst Jeff Kagan said.

"During that time we will get a good idea on whether Verizon Wireless is really prepared for the sudden demand curve."

Where AT&T might suffer bigger losses, though, is among wireless subscribers exiting contracts from other carriers who might otherwise have migrated to AT&T.

Now, many of those free agents could instead opt for Verizon's iPhone.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters