[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Selton Mello responde ao manifesto de Pedro Cardoso


“Se uma cena de nudez estiver inserida no contexto, me parece bastante natural”, afirmou

Quem Online

Fotomontagem

O ator e diretor Selton Mello se manifestou oficialmente na sexta-feira (17) sobre o protesto do também ator Pedro Cardoso contra a pornografia no cinema e na televisão feito no dia 8 de outubro, antes da sessão do longa “Todo Mundo Tem Problemas Sexuais”.

A polêmica começou quando Pedro afirmou em seu manifesto que “qualquer cineasta de primeiro filme se acha no direito de determinar que uma atriz deve ficar pelada em tal cena, ou sumariamente vestida, ou levando um malho, ou beijando calorosamente dez minutos um ator que ela acabou de conhecer”.

A crítica do ator continuava afirmando que os resultados de algumas gravações não eram utilizados apenas profissionalmente.

“É freqüente que esses cineastas de primeiro filme exibam para seus amigos, em sessões privê, as cenas ousadas que conseguiram arrancar de determinada atriz. (E quanto mais séria e profissional for a colega, maior terá sido o feito de tal cineasta de m***)”.

A reclamação de Pedro teria sido motivada por rumores de que Selton Mello, que estréia na direção com o longa “Feliz Natal” convidava a equipe para ver em sua casa as cenas do filme. A atriz Graziella Moretto, apontada como namorada de Pedro, está no elenco do longa, onde protagoniza cenas sensuais.

Em texto publicado no blog do longa, Selton deu a sua versão dos fatos.

”O filme 'Feliz Natal', dirigido por mim, foi concebido e realizado em um ambiente de harmonia, com todos os envolvidos - elenco e técnica - trabalhando com respeito mútuo e delicadeza. Delicadeza é o sentimento que reinou antes, durante e mesmo depois das filmagens, com manifestações carinhosas trocadas entre toda a equipe e elenco, felizes por termos exercido nosso ofício de forma tão inspirada e apaixonada. Portanto, estou seguro e muito contente por ter realizado um filme simples e delicado, conduzido com o respeito habitual que sempre tive com qualquer pessoa que tenha cruzado meu caminho, e assim foi durante toda minha vida como homem e artista. E escrevo isto em nome de toda uma equipe que sempre falou a mesma língua e pode atestar minhas afirmações”, afirmou.

”Quanto a emitir uma opinião sobre o manifesto, penso que se uma cena de nudez estiver inserida em um contexto legítimo, como expressão genuinamente artística, sem traço algum de banalização, me parece algo bastante natural e belo. Há centenas de exemplos disto na história do cinema e da arte", finalizou.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Jovem que foi feita refém em Santo André segue em estado gravíssimo




Ela foi atingida por um tiro na virilha e outro na cabeça.
De acordo com hospital, adolescente corre risco de morte.

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Globo


A equipe médica que atende a jovem de 15 anos baleada após ser mantida refém por mais de 100 horas pelo ex-namorado em Santo André, no ABC, extraiu uma bala da virilha esquerda da menina. Ela foi atingida por dois disparos e está em estado gravíssimo, internada no Centro Hospitalar do município. Por volta das 20h20 desta sexta-feira (17), os médicos tentavam retirar a bala ainda alojada na cabeça da jovem.

A menina foi mantida refém pelo ex-namorado Lindemberg Alves, de 22 anos, dentro de um apartamento. Ele foi preso, sem ferimentos. De acordo com a diretora do hospital, Rosa Maria Pinto, a ex-namorada chegou gravemente ferida.

A cirurgia para retirada da bala da cabeça da adolescente deve durar duas horas e o procedimento começou por volta das 19h30 desta sexta. Segundo ela, em uma escala de 0 a 10 para o risco de morte da paciente, o caso da menina é classificado como 9. Ela foi atingida no alto da cabeça, no lado direito. A diretora afirmou que ela perdeu massa encefálica.



A outra jovem mantida refém, também de 15 anos, foi atingida na boca. Ela chegou ao mesmo hospital consciente e não corre risco. De acordo com a diretora, ela passava por volta das 20h30 por uma cirurgia para retirar a bala alojada na arcada dentária. Rosa Maria acredita que a jovem tentou se defender do tiro e levou a mão ao rosto. A bala teria atravessado a mão, que apresenta ferimentos, e atingido a boca.

Disparos do seqüestrador

Um coronel da Polícia Militar informou por volta das 19h desta sexta que a ex-namorada foi atingida por dois disparos efetuados, segundo ele, pelo seqüestrador. "Ela tem um tiro na cabeça e um na virilha", disse. A polícia acredita que, pela posição de um dos tiros, ele teria acontecido antes da invasão.

O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar (PM) invadiu o apartamento. Pouco depois das 18h, enquanto era organizada uma coletiva de imprensa na região, foi ouvido um estrondo. Policiais subiram até o apartamento e uma escada foi colocada em uma das janelas, por onde entrou um policial. A primeira pessoa a deixar o local foi a amiga da ex-namorada, que saiu andando ao lado de um policial.

Logo depois, a ex-namorada do seqüestrador desceu carregada por um policial e recebeu os primeiros atendimentos de um médico ainda no local. Ela foi colocada em uma maca e levada para uma ambulância que estava estacionada junto ao prédio.

Lindemberg desceu as escadas logo depois escoltado por três policiais do Gate. Ele foi colocado em um carro da PM e rapidamente retirado do local. Às 18h25, o jovem estava no 6° Distrito Policial de Santo André.

Negociação

A ação da PM ocorreu após o promotor de Justiça Augusto Rossini chegar ao local e apresentar um documento que garantia a integridade física dos envolvidos no caso. Segundo Eduardo Lopes, advogado de Lindemberg, a presença do promotor foi uma exigência do rapaz.

O jovem e a ex-namorada estavam trancados no apartamento da família dela desde as 13h30 de segunda-feira (13), quando Lindemberg invadiu o local, inconformado com o fim do namoro. Uma outra jovem de 15 anos, amiga da ex-namorada do rapaz, e dois garotos também chegaram a ser mantidos reféns.

Os dois garotos foram liberados ainda na noite de segunda. A adolescente, que foi liberada na terça-feira (14), voltou ao local na na manhã de quinta (16) como parte da estratégia de negociação. Ela permaneceu no local até que o rapaz se entregasse.

A volta dela ao apartamento, que foi criticada por parentes, será motivo de investigação, já que o Conselho Tutelar afirma que a medida da PM fere o Estatuto da Criança e do Adolescente. A PM nega e diz que ela não foi feita refém novamente e poderia sair do local quando quisesse.

Durante todo o tempo, Lindemberg estava com duas armas e munição. Ele chegou a usar um dos revólveres e atirou de uma janela do apartamento. A polícia informou que ele fez quatro disparos em dias diferentes.

Ciúmes

De acordo com o relato de parentes e da polícia, o rapaz invadiu o apartamento no Jardim Santo André motivado por ciúmes. Um dos adolescentes que também foi feito refém disse que o homem chegou nervoso ao local. “Ele disse que ela [ex-namorada] ferrou com a vida dele, porque ele terminou, mas ela não quis voltar. Disse que ficou um mês atrás dela e que se não ficasse com ele, não iria ficar com mais ninguém.”

Na tarde de quarta-feira (15), Alves afirmou, em entrevista por telefone ao SPTV, que pretendia liberar a adolescente de 15 anos, mas tinha intenção de avisar quando isso aconteceria. "Não precisa avisar. Porque eu liberei três pessoas e não aconteceu nada demais. Por que vou mudar de plano? Não vou dar hora, nem momento. Vai acontecer e pronto”, disse ele, por telefone.

Alves, que se mudou da Paraíba para a capital com a família ainda pequeno, contou que tentou conversar com a jovem, mas "ela sempre virava as costas e me deixava falando", afirmou. Ele foi descrito por vizinhos do conjunto habitacional onde também mora, no Jardim Santo André, como uma pessoa ciumenta, garantiu que "não queria voltar" com a ex-namorada. "Eu tinha deixado bem claro para a família dela. Não queria voltar; só ter uma conversa e ela não aceitava".

Fim do namoro

A promotora de eventos Suellen Dafne Padiar, de 18 anos, amiga das vítimas que acompanhou de perto o drama das meninas em frente ao prédio, descreveu o jovem como uma pessoa “possessiva e ciumenta”. Segundo ela, a briga, ocorrida há um mês e meio, foi motivada por ciúmes.

“Ela [a refém] adicionou um amigo da escola no Orkut e ele ficou com ciúmes”, contou. Suellen afirmou que o jovem quis terminar o relacionamento, como sempre fazia depois das discussões. “Ele sempre terminava, brigava por nada”, disse.







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

La herida secreta de Juan Pablo II


David Willey
BBC, Roma

Los detalles inéditos de un atentado contra el desaparecido Papa Juan Pablo II en Portugal en 1982 fueron revelados en una cinta basada en las memorias del otrora secretario privado del pontífice.

Papa Juan Pablo II
Stanislaw Dziwisz fue el asesor más cercano de Juan Pablo II durante casi 40 años.
En la cinta, que será proyectada esta semana en el Vaticano, el asesor del Papa, cardenal Stanislaw Dziwizs, relata como un desquiciado sacerdote logró hacer sangrar a Juan Pablo II cuando intentó asesinarlo con una bayoneta durante una ceremonia religiosa en el santuario de Fátima.

El cardenal Dziwisz fungió como el secretario privado del Papa durante casi 40 años, incluyendo los 27 de su papado y ahora es el cardenal de Cracovia en Polonia.

Yo cubría el evento para la BBC desde Portugal en el momento del ataque e informé inmediatamente desde Lisboa sobre los rumores de que hubo otro atentado contra la vida del Papa.

Sucedió exactamente un año después de que un pistolero turco, Mehmet Ali Agca, hubiese herido a bala al pontífice en la Plaza de San Pedro en Roma.

Niegan ataque

Esa misma noche, sin embargo, el Vaticano negó formalmente que había habido otro atentado.

Al día siguiente, la televisión portuguesa emitió imágenes del ataque.

Este fue perpetrado por un sacerdote español, mentalmente inestable, que fue arrestado luego de ser sometido por el guardaespaldas del Papa, el arzobispo Paul Marcinkus.

El arzobispo Marcinkus rió cuando le pregunté sobre lo sucedido.

"Uno no puede siempre creer lo que ve en televisión", me contestó.

El Papa continuó con su gira sin revelar lo de la herida.

Cura español Juan Fernández Krohn
El cura español fue sentenciado a seis años y medio de prisión.
El sacerdote atacante, Juan María Fernández y Krohn, fue luego enjuiciado y sentenciado a más de seis años de cárcel por su crimen. Fue entonces expulsado de Portugal.

El Vaticano siempre ha mantenido reserva sobre la salud de un papa en oficio, aunque el gran auge en el interés de los medios sobre los asuntos del Vaticano como resultado de los viajes al extranjero y largo papado de Juan Pablo II - que duró más de un cuarto de siglo - ha conducido a un poco más de apertura que en siglos pasados.

El atentado de Ali Agca en mayo de 1981, que llevó a meses de hospitalización para Juan Pablo, sucedió en la amplia mira de la publicidad internacional.

El Papa era conducido por la Plaza de San Pedro en su papamóvil cuando recibió los disparos.

El Papa Juan Pablo II pocas veces fue reticente en cuanto a los subsiguientes problemas de salud causados por el atacante turco y una vez anunció directamente a las muchedumbres en la Plaza de San Pedro que estaría internándose en un hospital para un control médico.

Pero los funcionarios de la Oficina de Prensa del Vaticano siempre han sido excesivamente discretos con respecto a la información de la salud de un pontífice.

Largo descenso

Durante el papado de Pablo VI, la única información que se le pasaba a los medios era que el Papa gozaba de buena salud - hasta que estuvo a punto de morir.

El largo descenso en la salud del Papa Juan Pablo II y su enfermedad final fueron evidentes para todos.

Durante sus últimas semanas de vida, el Papa no pudo hablar después de ser sometido a una traqueotomía y tuvo dificultades para decir unas pocas palabras desde la ventana de su estudio privado que daba a la Plaza de San Pedro.

Consideraciones de seguridad en décadas recientes desde el auge de amenazas terroristas contra conocidas personalidades internacionales también hacen parte de la tendencia en la Oficina de Prensa del Vaticano de minimizar la cantidad de detalles que ofrece sobre los movimientos de un papa y su estado de salud.

El Papa hospitalizado después de un atentado
Juan Pablo II estuvo hospitalizado después del atentado en Roma.
Básicamente, el Vaticano ejerce un control estricto sobre las noticias de toda índole que suceden dentro de la pequeña ciudad estado.

Cuando el comandante de la Guardia Suiza, el ejército privado del Papa, fue muerto a tiros junto a su esposa en 1998 dentro de su residencia privada en el Vaticano por un guardia que luego se suicidó, muy poca información se filtró tanto en el momento del crimen como después.

El ex portavoz del Vaticano, Joaquín Navarro, me dijo una vez que se jactaba del hecho que creía que un 80% de las noticias publicadas sobre el Vaticano en los medios mundiales salían de su oficina.

El control, en lugar de la información pública, sigue siendo sigue siendo la política en las instalaciones de la Via della Conciliazione cerca de la Plaza de San Pedro, donde opera la Oficina de Prensa del Vaticano.

Allí, periodistas acreditados como yo deben pasar por un lector electrónico su tarjeta de identidad para poder admitidos y están sujetos a estrictas reglas sobre el embargo de los discursos papales cuyos textos se difunden anticipadamente.

Y las preguntas sobre la mayoría de los temas generalmente son respondidas con las palabras en italiano "non risulta" - "no tenemos información".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Batalla campal en São Paulo



Policías militares se enfrentan con compañeros de profesión en huelga por un incremento salarial

EFE - São Paulo - 17/10/2008


Policías militares brasileños han protagonizado este viernes una auténtica batalla campal en São Paulo al tratar de impedir una manifestación de centenares de agentes civiles en huelga. Al menos una veintena de personas han resultado heridas.

Brasil

Brasil

A FONDO

Capital:
Brasilia.
Gobierno:
República Federal.
Población:
191,908,598 (2008)

Los policías militares bloquearon una avenida del barrio de Morumbí con vehículos blindados para evitar el avance de los agentes civiles, que trataban de llegar a la sede del Gobierno regional de São Paulo, con el que negocian un aumento salarial desde hace un mes. Al tratar de atravesar la barrera policial, los manifestantes se enfrentaron con sus compañeros de profesión, choque que fue retransmitido en directo por varios canales de televisión.

Cuando ambos grupos se encontraron, los policías militares, algunos de ellos del cuerpo de caballería, embistieron contra los civiles con escudos, balas de goma y gases lacrimógenos para tratar de dispersarlos. La refriega dejó al menos 20 heridos, entre ellos un cámara del canal de televisión Record que fue alcanzado por dos balas de goma e ingresado en un hospital cercano donde está fuera de peligro, de acuerdo con fuentes médicas.

Según la Asociación de Delegados de la Policía Civil del Estado de São Paulo, cerca de 5.000 miembros de esa institución participaron en la manifestación, pero el gobernador José Serra afirmó que "una minoría" de unos mil agentes, de los 35.000 que tiene la institución, participó en la protesta.

Los policías civiles entraron en huelga el pasado 16 de septiembre para pedir un aumento salarial del 15% en este año y sendos incrementos del 12% en 2009 y 2010. Además, exigen la convocatoria de elecciones para el puesto de comisario general, la definición de criterios para las promociones y ascensos, la reducción del horario laboral a 40 horas semanales y la jubilación tras 30 años de carrera.

La manifestación de hoy es la cuarta que realizan en los últimos 30 días. La semana pasada los policías llegaron a suspender la huelga durante 48 horas, como concesión para que el Gobierno regional aceptara dialogar, pero la oferta salarial que les ofrecieron les pareció insuficiente y decidieron continuar con el paro con el propósito de llegar hasta la sede gubernamental para negociar directamente con Serra.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

El insecto más grande del mundo mide 56,6 centímetros



El Museo de Historia Natural de Londres presenta el mayor ejemplar conocido de esta nueva especie

ELPAÍS.com - Madrid - 17/10/2008


El insecto más grande del mundo mide 56,6 centímetros

Imagen del 'Phobaeticus chani'- NATURAL HISTORY MUSEUM

Es el Phobaeticus chani, un insecto palo que mide 56,6 centímetros de punta a punta y tiene un cuerpo de 35,7 centímetros. Ayer fue presentado como el insecto más grande conocido hasta el momento en el Museo de Historia Natural de Londres.


El especimen, procedente de la selva Borneo (Malasia), ha sido donado por Datuk Chan Chew Lun al museo y mide 2,9 centímetros más que el anterior ejemplar de mayor tamaño conocido, el phobaeticus kirbyi, también originario de Borneo.

Los científicos conocen muy poco sobre la biología del insecto, de cuya especie sólo se han encontrado tres especímenes. No obstante, los huevos del insecto resultan muy interesantes: consisten en una pequeña cápsula dotada de unas prominencias que hacen la función de alas, facilitando que el viento disemine los huevos.

"Es una pena que muchas otras especies de insectos espectaculares estén desapareciendo a medida que sus hábitats son destruidos y antes de que tengamos tiempo de encontrarlos y catalogarlos", ha lamentado George Beccaloni, responsable de la colección de insectos palo del museo. Existen hasta 3.000 especies de insecto palo en el mundo, la mayoría localizadas en el trópico y en el subtrópico.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mexicanos nos EUA recebem salário com 60 anos de atraso


Milhares têm direito a até US$ 3,5 mil por trabalho nos EUA durante a Segunda Guerra.


BBC Mundo - Milhares de mexicanos que emigraram para os Estados Unidos para compensar a escassez de mão-de-obra durante a Segunda Guerra Mundial poderão receber milhões de dólares em compensação.

Um acordo judicial feito esta semana entre advogados dos trabalhadores e o governo do México determina que cada um dos trabalhadores que participaram do programa de mão-de-obra têm direito a receber até US$ 3,5 mil em compensação.

Estes trabalhadores, com autorizações temporárias, ficaram conhecidos como "braceros" (numa referência em espanhol à força braçal necessária para trabalho pesado).

"É a primeira vez em mais de 60 anos que se oferece algum tipo de compensação a estes 'braceros'", disse Joshua Karsh, um dos advogados que apresentaram a exigência. Calcula-se que entre 1942 e 1946, de 200 mil a 300 mil pessoas participaram do programa.

Economias

Nesta época, um acordo entre países previa que os Estados Unidos reteriam 10% do salário dos trabalhadores, que seriam enviados para o governo mexicano.

A idéia era que os trabalhadores teriam economias quando expirasse sua autorização para trabalhar nos Estados Unidos. O dinheiro serviria ainda como um estímulo para que regressassem a seu país.

Mas muitos deles nem sabiam quem estava retendo o dinheiro e nem puderam reclamá-lo na volta ao México.

O governo mexicano, que nunca admitiu qualquer responsabilidade na questão, estabeleceu há três anos um programa para a devolução desses recursos aos trabalhadores que vivem no México.

Mas, como muitos dos trabalhadores permaneceram nos Estados Unidos ou voltaram a emigrar para o território americano, não tiveram possibilidade de cobrar esta compensação.

Por isso, em 2001, um grupo de advogados apresentou a exigência em nome dos trabalhadores e seus familiares que vivem nos Estados Unidos ou são cidadãos americanos. Esta foi a exigência que levou ao acordo desta semana.

Para cobrar sua compensação, os trabalhadores que estiveram neste programa têm que apresentar os documentos originais que provam que atuaram nos Estados Unidos no período determinado.

"Lamentavelmente, muitos deles já morreram. Mas seus esposos ou seus filhos têm o direito de reclamar o dinheiro", explicou o advogado Karsh.

Este poderia ser um precedente a ser levado em conta na discussão de uma possível reforma das leis migratórias, que os candidatos à Presidência prometeram abordar nos primeiros meses de governo.

Mas Karsh diz que infelizmente a economia está exigindo mais atenção do que a imigração. Ele adverte, contudo, que apesar dos problemas da economia "nunca ninguém deve que passar por esta situação de lutar durante 60 anos para recuperar dinheiro que lhe pertence". BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Isqueiro USB armazena 8 GB de dados





O formato de uma memória flash facilita a criação de gadgets dos mais criativos possíveis. É o caso desse isqueiro, aos moldes do tradicional Zippo, que além de fornecer fogo, carrega seus arquivos.

Ele vem com uma memória flash de 8 GB. O conector USB fica escondido no corpo do isqueiro. Para conectar o gadget ao PC, TV ou qualquer outro aparelho com porta USB, basta deslizar o conector.

As dimensões do isqueiro são de 3,8 por 6 por 1,3 centímetros e ele vem com um case em metal. Há também um regulador para a altura do fogo. O isqueiro USB de 8 GB custa 50 dólares e é vendido no site ThinkGeek.



Postado por - Bruno Ferrari - 15/10/2008

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pendrives do Star Wars chegam à Fnac





Modelos vão de 2 a 8 GB de capacidade

A Fnac começou a vender no Brasil pendrives colecionáveis. São vários personagens da série Star Wars que armazenam entre 2 GB e 8 GB em seus corpos feitos de memória flash.

Os dispositivos são fabricados pela PIZIITOYS, especializada naquelas miniaturas perfeitas e caríssimas de personagens históricos de filmes. No caso das pendrives, no site da Fnac há bonecos do Lucky Skywalker, Princesa Leia, Boba Fett, Han Solo, Darth Sidious e C3po

Os preços vão de 169 reais para os modelos de 2 GB até 329 reais para o de 8 GB.


Postado por - Bruno Ferrari - 16/10/2008

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

TV de LCD da Sharp virá com Blu-ray embutido





A série Aquos DX de TVs de LCD, da Sharp, é a primeira a vir com um player de Blu-ray embutido.

São 16 modelos entre 26 e 52 polegadas, disponíveis em três cores: preto, branco e vermelho. Há telas full HD, com resolução de 1920 por 1080 pixels e HD (1366 por 768 pixels).

Digamos que é uma pequena evolução em relação aos caixotinhos de 14 polegadas que vinham com VHS embutido. E tinha gente que ainda achava um máximo.

Agora, quem quiser as TVs com player de Blu-ray integrado, vai precisar desembolsar um dinheirinho: os preços começam em 1,9 mil dólares e vão até quase 5 mil dólares para o modelo de 52 polegadas 1080p.

Outro detalhe. Elas estão sendo anunciadas no Japão em novembro. Ainda não há definição para quando será vendida no resto do mundo.




Postado por - Bruno Ferrari - 15/10/2008

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lojas Extra vendem iPhone 3G

SÃO PAULO - Seis lojas Extra começam a vender o iPhone 3G em São Paulo nesta sexta-feira (17/10).

Por meio de uma parceria entre entre a operadora Vivo e o Grupo Pão de Açúcar, o telefone, até então disponível no Brasil somente por meio das operadoras Vivo e Claro, chega pela primeira vez ao varejo tradicional.

O telefone da Apple poderá ser encontrado em cinco lojas (Itaim; Ricardo Jafet; Brigadeiro Luís Antonio; Aeroporto; Morumbi) em São Paulo e uma em Santos.

Será oferecida apenas a versão de 16 GB, na cor branca, apenas na opção pós-paga. Os preços variam entre R$ 1.199 e R$ 1.789.

Os planos de serviço para o aparelho custam entre R$ 71 e R$ 585, com diferentes pacotes de minutos e dados.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Aeroportos brasileiros terão Wi-Fi grátis

Quarta-feira, 15 de outubro de 2008 - 11h4

SÃO PAULO – A Infraero informou que irá oferecer Wi-Fi gratuito para os passageiros em 12 aeroportos brasileiros.

Passageiros terão acesso à rede sem fio gratuita nos saguões e áreas de embarque, a partir de dezembro, nos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Belém (PA).



Para a instalação do serviço nesses aeroportos, a Infraero afirma que está investindo cerca de R$ 1,1 milhão. A Infraero planeja oferecer Wi-Fi nos 67 aeroportos que administra, sendo que 20 deles devem ser atendidos até o fim de 2009.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Aparelho cura paralisia em macacos

CHICAGO - Pesquisas com computadores nos Estados Unidos resultaram na retomada de movimento de pulsoso paralisados de primatas.

Os macacos retomaram o movimento de músculos paralisados de seus pulsos por meio de um aparelho computadorizado que usa sinais cerebrais para comandar o movimento, disseram pesquisadores dos Estados Unidos. A pesquisa pode levar a tratamentos para pessoas paralisadas devido a lesões na espinha ou outros ferimentos


"Essa é uma demonstração inicial de que esse tipo de tecnologia é possível", disse Chet Moritz, da Universidade de Washington em Seattle, que reportou suas descobertas na revista científica Nature.

O sistema fornece essencialmente uma rota artificial para que sinais cerebrais atinjam músculos paralisados, substituindo um percurso natural que pode ter sido prejudicado pela lesão.

Enquanto outras equipes desenvolviam sistemas complicados que procuram pelos sinais cerebrais que controlam os movimentos de partes específicas do corpo, Moritz e seus colegas queriam verificar se o cérebro pode aprender a usar o sistema computadorizado.

Pesquisadores implantaram eletrodos em cérebros de macacos para monitorar as células do córtex motor, a área do cérebro que controla o movimento. Os eletrodos enviaram sinais a um computador, conectado aos músculos do pulso.

Os pesquisadores injetaram drogas nos músculos dos braços dos macacos a fim de induzir paralisia temporária, e depois pediram que eles jogassem um videogame conhecido.

"A tarefa do macaco era jogar um videogame muito simples que requeria movimento do pulso... a fim de atingir os alvos que apareciam na tela", disse Moritz. "O macaco sabia jogar o videogame antes da paralisia, e por isso compreendia o jogo."

Depois de paralisado, a única maneira de mover o pulso era alterar a atividade de neurônios individuais em seu cérebro, que subseqüentemente controlavam os estímulos musculares.

Apenas um neurônio era necessário para controlar o movimento, e muitas células diferentes do córtex motor podiam ser treinadas para usar o sistema, segundo os pesquisadores.

"Constatamos que os macacos podem aprender muito rápido a controlar novos neurônios isolados a fim de estimular os músculos", disse Moritz.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Brasil Telecom contrata e oferece bolsas

SÃO PAULO – Onze meses depois de fundada, a unidade de call center da Brasil Telecom está aumentando suas operações. Abriu processo de seleção para contratar mais 2 520 funcionários e oferecerá 470 bolsas de educação à distância na Universidade Paulista (Unip) para seus funcionários.

As inscrições para as novas vagas podem ser feitas pelo site www.brasiltelecom.com.br/cadastreseucurriculo. A Brasil Telecom Call Center tem sedes em Campo Grande (270 vagas), Curitiba (500), Florianópolis (350) e Goiânia (1 400), com um total de 5 500 postos de atendimento, onde trabalham hoje 12 113 atendentes.

Os atuais funcionários, com mais de seis meses de casa e no máximo três falta justificadas nos últimos três meses, estão aptos para disputar as bolsas em 11 cursos da Unip. As bolsas equivalem a 50% do valor do curso, e são renováveis a cada semestre: o aluno precisa ser aprovado em todas as disciplinas.

A BrT Call Center firmou convênio com a universidade e ambas estão fazendo a seleção dos candidatos, para os cursos que começam depois de amanhã (dia 15) e terão turmas novas a cada dois meses. Nas unidades de Curitiba e Goiânia, os alunos-funcionários usarão estruturas da Unip montadas dentro da empresa.

Os cursos oferecidos duram quatro anos – Administração, Ciências Contábeis, Letras, Matemática, Pedagogia e Serviço Social – ou dois anos, caso dos cursos de Gestão: Financeira, Sistemas de Informação, Marketing, Recursos Humanos, e Pequenas e Médias Empresas. Os funcionários bolsistas terão direito a usar os laboratórios e bibliotecas da Unip em Goiânia.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Educação pode ficar sem R$ 2 bi da DRU


Recurso adicional seria usado em ações do plano de desenvolvimento

Lisandra Paraguassú, BRASÍLIA


A equipe econômica pediu a parlamentares da base governista para segurar a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional que terminaria gradualmente com a Desvinculação de Receitas da União (DRU) na área da educação a partir do ano que vem. A medida representaria cerca de R$ 2 bilhões a mais no orçamento de 2009, que poderiam ser usados no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

A decisão, tomada pelo Ministério do Planejamento, pegou de surpresa o principal interessado nos recursos, o Ministério da Educação. A proposta de emenda, que inicialmente tinha o apoio do governo, foi aprovada em julho por unanimidade no Senado, mas estava parada na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara. Na última semana, dois parlamentares da base, José Eduardo Cardozo (PT-SP) e Chico Lopes (PC do B-CE), pediram vista do projeto na CCJ a pedido do Planejamento. A intenção é segurar a aprovação indefinidamente - ou pelo menos até que venha uma ordem contrária do governo.

A DRU permite que a União use como quiser 20% de impostos e contribuições vinculadas por lei a áreas como saúde e educação. A PEC propõe que a educação saia do alcance da DRU progressivamente, a partir de 2009. Ou seja, a educação ficaria com mais dinheiro.

O orçamento do MEC para 2009 de custeio e investimentos é de R$ 17,3 bilhões. A maior parte dos recursos está comprometida com as ações do PDE, que prevê investimentos de R$ 8 bilhões até 2010. Entram aí programas para formação de professores, ampliação das universidades e duplicação da rede de escolas técnicas federais.

A proposta começaria a tramitar este mês na Câmara, após três meses parada por causa do recesso branco provocado pelas eleições municipais. Em meio à maior crise financeira dos últimos anos, a equipe econômica decidiu agir por conta própria. A avaliação é que não dá para bancar custos desse tamanho - R$ 2 bilhões a mais para a Educação já no próximo ano, chegando a R$ 8 bilhões em 2011 - em um momento de incertezas financeiras.

SURPRESA

A decisão do Planejamento pegou de surpresa o Ministério da Educação. O ministro Fernando Haddad teria conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva há poucos dias e ouvido a garantia de que o orçamento seria mantido para 2009, incluindo os recursos que engrossariam com o final da DRU. Agora, no Palácio do Planalto, a informação é que nada se sabe sobre essa decisão e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, deverá conversar com Lula apenas quando ele chegar de viagem, no fim de semana.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

PT e padres preparam manifesto contra rejeição a Marta


AE - Agencia Estado


SÃO PAULO - Em mais uma ofensiva para diminuir a rejeição de Marta Suplicy, petistas e padres da chamada ala progressista preparam um manifesto para ser distribuído em várias missas, no próximo domingo. A mensagem, que deve ser batizada de Carta aos Cristãos, tem o objetivo de diluir os preconceitos de católicos que torcem o nariz para Marta por causa da defesa feita por ela do direito ao aborto e da união civil entre homossexuais.



A idéia começou a ser discutida na terça-feira entre religiosos da Região Episcopal de Belém e o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, que entrou na campanha com a tarefa de "desmontar preconceitos" contra Marta. Na Carta aos Cristãos, os padres devem recomendar o voto na petista.



O argumento a ser usado no manifesto, para atrair os votos dos católicos, é o de que a candidata apoiada por Lula sempre seguiu os princípios da fraternidade e da solidariedade em seu governo. Nas conversas que manteve com padres e evangélicos, nos últimos dias, Carvalho disse que o governo Marta (2001-2004) foi voltado para "os pobres e a prática da caridade".



Todo o esforço da equipe de Marta é para reduzir o índice de rejeição da petista - na casa de 32%, segundo o Ibope. Além da panfletagem nas igrejas, o comitê petista também prepara um grande ato com os evangélicos, amanhã à noite. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

MP diz ter 'diversas provas' contra Marcos Valério


AE - Agencia Estado


SÃO PAULO - Documento do Ministério Público Federal aponta "diversas provas já colhidas" contra o empresário Marcos Valério, réu do mensalão preso há uma semana pela Operação Avalanche. Ele é suspeito de ter articulado suborno de dois delegados da Polícia Federal para abertura de inquérito criminal contra fiscais da Fazenda estadual que autuaram em R$ 104 milhões a Cervejaria Petrópolis - da qual Valério é consultor e amigo do presidente, Walter Faria. Segundo o Ministério Público, o advogado Ildeu Pereira, também preso pela Avalanche, "atuava a mando" de Valério. Pereira é apontado como emissário de Valério na missão de abordagem dos delegados federais Silvio Salazar e Antonio Vieira Hadano - os dois foram capturados por acusação de corrupção passiva.



A manifestação do Ministério Público pelo decreto de prisão de Valério narra, passo a passo, o que a instituição considera ligações dele com o "núcleo de espionagem" da organização desmantelada pela Avalanche - o grupo, segundo a PF, agia em outras duas frentes, para extorsão e fraudes fiscais. O Ministério Público está certo de que outros dois advogados - Rogério Tolentino, sócio de Valério e também réu no processo do mensalão, e Eloá Veloso, sócia de Ildeu Pereira -, têm ligação com o caso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Policiais civis do País podem parar em apoio a paulistas


São Paulo - Depois do confronto de ontem entre policiais civis e militares - que deixou pelo menos 24 feridos - nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes, sedo do governo de São Paulo, sindicatos de policiais civis de diferentes Estados do País começaram a articular um movimento nacional em apoio aos grevistas e em repúdio à maneira que eles classificam como "desrespeitosa" com que o governo paulista tem tratado os policiais.

O diretor do Sindicato da Polícia Civil do Distrito Federal, Luciano Marinho de Moraes, integrante da Comissão de Segurança Pública do Congresso Nacional, iniciou contatos com sindicatos de Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. "Caso o governo do Estado não dê uma resposta rápida às reivindicações, na semana que vem vamos paralisar as Polícias Civis de todo o Brasil por um dia."

Ele também disse que hoje vai passar nos gabinetes de deputados e senadores para apresentar moção de repúdio ao atual secretário de Segurança Pública de São Paulo, Ronaldo Marzagão, e ao governo de José Serra.

Futuro da greve - Na noite de ontem, os líderes das associações e sindicatos de policiais de São Paulo não sabiam de que forma retomar a negociação com o Estado, após um mês de greve. Na semana passada, a categoria suspendeu a paralisação por 48 horas, na tentativa de dialogar com o governo. A expectativa era de que fosse feita uma nova proposta. O que não ocorreu.

"Aconteceu o que mais temíamos. Eu havia alertado o senadores Sérgio Guerra (PSDB), Aloizio Mercadante (PT) e Romeu Tuma (PTB), anteontem, de que era preciso negociar. Estamos em uma crise profunda. Não sabemos ainda as conseqüências que ela terá", afirmou o delegado Sérgio Marcos Roque, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, a maior e até então mais representativa entidade da Polícia Civil.

O problema era todo em torno do índice de reajuste dos salários. O governo propõe aumento linear de 6,2% a policiais civis da ativa, aposentados e pensionistas; aposentadoria especial; reestruturação das carreiras com a eliminação da 5ª classe e a transformação da 4ª classe em estágio probatório; e a fixação de intervalos salariais de 10,5% entre as classes. O governo diz ainda que quer reajustar em 38% o salário base dos delegados.

Os delegados consideram ridícula a proposta, pois o reajuste de 38% só seria dado a poucas dezenas de policiais que ganham o piso e estão em estágio probatório. O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado (Sindpesp), José Leal, contestou. "O governo não procurou os policiais para discutir a questão da reestruturação", diz. Segundo ele, os profissionais perdem os adicionais quando se aposentam. Portanto, uma decisão que só favoreça quem está na ativa não agrada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Buemba! Marta vai varrer a Paulista depois da Parada Gay!


Buemba! Monkey News no ar! E quarta-feira é dia de piada pronta! Uma amiga do Simão teve quer ia ao IML, Instituto Médico Legal, e aí viu uma placa assim: "Só é permitida a entrada de vivos." Rarará! E se o morto for analfabeto? E se o morto entrar? Vai punir com pena de morte? O Brasil não é o país da piada pronta. O Brasil É a piada pronta!


Mas o babado da semana é a campanha da Marta! É a Marta Maisena. Só engrossa! Rarará! Agora, o problema é a tal da campanha no rádio e na TV da Marta, insinuando que o Kassab é gay. Ela diz que não, mas é claro que é.

E vem aquela voz cavernosa que questiona "se o Kassab está escondendo alguma coisa". É o que se chama de campanha "moral de jegue". "Ele é casado? Tem filhos? Cospe no chão? Levanta a tampa da privada?" Aliás, agora que a Marta disse que é muito importante, o Simão quer saber: "Será que o Kassab levanta a tampa da privada?" Rarará!

E a bibarada está revoltada - com toda a razão. Já estão chamando a Marta de traidora do movimento. E de castigo ela vai ter que varrer a Paulista depois da Parada Gay! Rarará!



E um leitor disse que achou muito legal a Marta ter perguntado se o Kassab é ou não é. Pelo menos ele não vai chutar o marido depois da eleição e casar com um argentino. Rarará! Tá vendo, preconceito gera preconceito. A Marta sofreu muito preconceito. E é mais uma razão para ela nunca ter feito isso com o Kassab. É um absurdo.



O Lula ontem ganhou um prêmio na Espanha, de difusão da língua espanhola nas escolas públicas.



Mas só se for da língua espanhola, porque da portuguesa ele não difunde, não! Rarará! O Lula fala três línguas: lulês, futebolês e churrasquês!

E sabe o que ele falou depois da reunião? "Ahora yo voy tomar una cueca-cuela porque lo sufueco está fueda."

Cartilha do Lula


Homofobia - companheiro que tem preconceito contra o sabão em pó! Rarará!


José Simão

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula já criou 82 mil cargos só em 2008, diz tucano



DENISE MADUEÑO - Agencia Estado


BRASÍLIA - A aprovação na noite de ontem pela Câmara dos Deputados de duas medidas provisórias (MPs) que concederam reajuste salarial aos servidores públicos também elevou para mais de 82 mil os cargos criados apenas neste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O levantamento foi feito pelo deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), que tem acompanhado os projetos e as MPs que tratam do tema. Segundo ele, o impacto financeiro dos 82.424 cargos e funções gratificadas é de R$ 29,93 bilhões por ano.



"Nunca antes na história do País se criou tantos cargos como neste ano", disse Madeira. O deputado tentou retirar o item da MP 441 que criava 11.640 cargos durante a votação de ontem na sessão noturna da Câmara, mas havia acordo entre os líderes para aprovar a MP de forma simbólica. "A oposição tem uma certa responsabilidade, porque foi complacente com a aprovação das medidas provisórias", afirmou o deputado, que fez questão de registrar seus votos contrários às MPs na sessão.



As duas MPs aprovadas concedem reajuste salarial para 471.477 servidores públicos civis, com aumento salarial de até 150%. O reajuste, que é escalonado e vai até 2012 em alguns casos, terá um impacto nos gastos públicos de R$ 3,45 bilhões, em 2008, e de R$ 16,6 bilhões, em 2011. "Estão comprometendo o futuro. Estão criando despesas sem apontar fonte de receita para isso", afirmou Madeira. Na MP 440, também aprovada ontem, foi incluída a criação de 2 mil cargos para a Polícia Federal (PF).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula já criou 82 mil cargos só em 2008, diz tucano


DENISE MADUEÑO - Agencia Estado


BRASÍLIA - A aprovação na noite de ontem pela Câmara dos Deputados de duas medidas provisórias (MPs) que concederam reajuste salarial aos servidores públicos também elevou para mais de 82 mil os cargos criados apenas neste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O levantamento foi feito pelo deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), que tem acompanhado os projetos e as MPs que tratam do tema. Segundo ele, o impacto financeiro dos 82.424 cargos e funções gratificadas é de R$ 29,93 bilhões por ano.



"Nunca antes na história do País se criou tantos cargos como neste ano", disse Madeira. O deputado tentou retirar o item da MP 441 que criava 11.640 cargos durante a votação de ontem na sessão noturna da Câmara, mas havia acordo entre os líderes para aprovar a MP de forma simbólica. "A oposição tem uma certa responsabilidade, porque foi complacente com a aprovação das medidas provisórias", afirmou o deputado, que fez questão de registrar seus votos contrários às MPs na sessão.



As duas MPs aprovadas concedem reajuste salarial para 471.477 servidores públicos civis, com aumento salarial de até 150%. O reajuste, que é escalonado e vai até 2012 em alguns casos, terá um impacto nos gastos públicos de R$ 3,45 bilhões, em 2008, e de R$ 16,6 bilhões, em 2011. "Estão comprometendo o futuro. Estão criando despesas sem apontar fonte de receita para isso", afirmou Madeira. Na MP 440, também aprovada ontem, foi incluída a criação de 2 mil cargos para a Polícia Federal (PF).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

HUMOR




BLOG Paulo G

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters