[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 12 de março de 2010

Obama dona dinero de Nobel a organización que da becas a latinos

WASHINGTON (AP) - Una fundación que otorga becas a latinos es una de las 10 organizaciones a las que el presidente Barack Obama ha beneficiado al donar toda la bolsa incluida junto con su Premio Nobel de la Paz, de acuerdo con la Casa Blanca.

El Fondo Hispano de Becas, HSF por sus siglas en inglés, recibirá 125.000 dólares del total de 1,4 millones que Obama ganó al recibir el Nobel el año pasado.

Con cerca de 280 millones de dólares entregados en becas a más de 90.000 estudiantes en 34 años, el HSF dice ser la organización que ha otorgado más becas a hispanos en Estados Unidos. Dos tercios de estos estudiantes fueron los primeros de su familia en ir a la universidad, agrega la organización en su página web.

"Estas organizaciones hacen un trabajo extraordinario en Estados Unidos y el extranjero, ayudando estudiantes, veteranos y un sinnúmero de personas necesitadas", apuntó Obama en un comunicado. "Estoy orgulloso de apoyar su trabajo".

Obama recibió el Nobel más por sus aspiraciones y enfoque que por sus logros hasta el día de hoy, a decir de quienes lo condecoraron. El comité del Nobel lo honró por cambiar el tono de la política internacional y por perseguir metas que el presidente dice requerirán un esfuerzo mundial, como el desarme nuclear y la reversión del calentamiento global.

El mandatario recibió el galardón diciembre, días después de anunciar que reforzaría la participación estadounidense en la guerra en Afganistán.

Otras organizaciones no lucrativas que recibirán el mismo monto que HSF son el College Summit, la Fundación Posse, el Fondo United Negro College, la Fundación Appalachian para la Educación y Liderazgo, y el Fondo American Indian College, según el anuncio del jueves.

La organización Fisher House recibirá un cuarto de millón, el Fondo Clinton-Bush Haiti 200.000 dólares, y AfriCare y el Instituto Central Asia 100.000 dólares cada cual.







LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters


Pedro Catarino Leiloeira Renascimento encheu-se de coleccionadores de livros  antigos e primeiras ediçõesLeiloeira Renascimento encheu-se de coleccionadores de livros antigos e primeiras edições
12 Março 2010 - 00h30

Leilão: Primeira edição da obra pessoana

‘Mensagem’ fica sem comprador

Ninguém levou para casa a primeira edição da ‘Mensagem’ (1934) de Fernando Pessoa, que foi à praça na noite de quarta-feira na leiloeira Renascimento, em Lisboa, com uma base de licitação de 1250 euros. Aliás, nenhum dos três exemplares pessoanos foi adquirido no leilão, que se prolongou por três dias e onde foram muito disputadas edições raras de Agustina Bessa-Luís (o romance ‘Longos Dias Têm Cem Anos’ foi arrematado por 650 euros) ou de Herberto Hélder (a primeira edição de ‘Poemacto’ rendeu 480).

A primeira edição de ‘As Farpas’, de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão, foi comprada por 1600 euros pelo alfarrabista Alfredo Gonçalves, da Livraria Ecléctica, que foi o protagonista da noite de quarta--feira. "É uma obra valiosa e estou muito satisfeito com a aquisição", disse ao CM o frequentador de leilões – e organizador de outros tantos –, acrescentando encontrar-se ali também em nome dos clientes.

"Esta ‘Mensagem’ não foi comprada porque está em mau estado", explicou. "Se estivesse boa daria até três mil euros por ela", rematou.

Numa sessão onde a obra mais barata custou 10 euros e a mais cara 7200 – um livro de carácter científico do padre jesuíta Kircheri, profusamente ilustrado –, o representante da Biblioteca Nacional exerceu direito de preferência várias vezes – nomeadamente sobre uma colecção substancial de gravuras de costumes portugueses do século XIX – e muito ficou por arrematar, nomeadamente uma serigrafia de Vespeira cuja base de licitação era 125 euros. Segundo responsáveis da leiloeira, esperava-se que as três sessões movimentem cerca de 200 mil euros.




Ana Maria Ribeiro






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Segundo a polícia, assassino de Glauco é conhecido da família


Universitário suspeito do crime estava afastado da igreja inspirada no Santo Daime fundada pelo cartunista

Marcelo Godoy - O Estado de S. Paulo


Residência do cartunista fica em Osasco

SÃO PAULO - Nem tentativa de assalto, nem vingança. O cartunista Glauco Villas Boas, de 53 anos, e seu filho Raoni, de 25, foram vítimas de uma tragédia. O principal suspeito do assassinato seria conhecido da família e frequentaria a Igreja Céu de Maria, fundada por Glauco, inspirada nos cultos do Santo Daime. Segundo a polícia, trata-se do estudante universitário Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, de 24 anos, que já teria um registro por porte de drogas.

Veja também:

linkCorpos de Glauco e seu filho chegam ao local do velório

link Colegas do cartunista lamentam a morte de Glauco

link Conheça a obra do cartunista no site oficial

mais imagens Veja a galeria de fotos de Glauco

blog DANIEL PIZA: Uma lágrima para Glauco

O suposto autor do crime vive no Alto de Pinheiros, na zona oeste da capital, e estaria afastado dos cultos há cerca de seis meses. No fim da noite de quinta-feira, ele teria ido ao encontro de Glauco, levando uma pistola 765. Houve uma discussão e o rapaz disse que iria se matar. O cartunista tentou demovê-lo da ideia. Suas últimas palavras teriam sido: "Não faça isso, não faça isso". Em seguida, teria sido morto com quatro tiros.

Nesse momento, Raoni, filho de Glauco, chegou e também foi atingido por mais quatro tiros. Ao todo, o autor dos crimes teria disparado dez vezes, segundo a polícia. Depois de assassinar Glauco e Raoni, o rapaz teria fugido em um Volkswagen Gol.

Os corpos de Glauco e Raoni foram liberados no fim da manhã de hoje (12). A pedido da família, o velório será uma cerimônia reservada e o acesso ao público só será permitido no enterro, previsto para amanhã, no Cemitério Gethsemani Anhanguera.

Na manhã de hoje, quando a morte de Glauco e Raoni veio a público, a primeira hipótese é de que se trataria de uma tentativa de assalto praticada por dois homens. Horas depois, foi divulgada a informação de que o boletim de ocorrência do crime indicava a participação de um terceiro suspeito, que estaria no Gol.

Uma testemunha reconheceu o suspeito como um frequentador da igreja. A partir dessa identificação, a polícia levantou informações sobre o carro e o endereço do rapaz. Até agora, a polícia não confirmou a localização do suspeito.

História

Glauco Villas-Boas, paranaense de Jandaia do Sul, começou a carreira de cartunista ainda na década de 70, meio por acaso. Na época, ele tinha se mudado para Ribeirão Preto e iria prestar vestibular para Engenharia.

link Site oficial do cartunista Glauco

No entanto, no meio do caminho acabou conhecendo o jornalista José Hamilton Ribeiro que adorou o seu trabalho e o contratou para fazer tiras no Diário da Manhã, de Ribeirão Preto. Foi o início de "Rei Magro e Dragolino", que contava as histórias do personagem Dragolino e de um rei. Eles viviam numa era hippie, cheia de loucuras.

Pouco depois, em 1976, Glauco foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba, e passou a ter algumas tiras publicadas na Folha de S. Paulo já um ano depois. Em 1984, quando a Folha começou a dedicar mais espaço aos cartunistas brasileiros, o paranaense foi chamado para publicar seu trabalho com mais frequência no jornal.

Criador de personagens como "Geraldão", "Netão", "Dona Marta", "Ficadinha" e tantos outros, Glauco aliava um humor ácido com a caricatura, herança trazida da época em que fazia desenhos de todo mundo, do professor aos amigos mais próximos. Fiel ao traço peculiar, Glauco desenhava com nanquim no papel e só usava o computador para colorir suas tiras.

Desde 2000, o cartunista mantinha os personagens "Ficadinha", que saía aos sábados, e "Netão", publicado às terças e quintas. Seus quadrinhos também eram republicados pelas editoras Opera Graphica e L&PM. Durante sua carreira, Glauco também fez parte da equipe de redatores dos programas TV Pirata e TV Colosso, da Rede Globo.


LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Advogado do cartunista Glauco contesta boletim de ocorrência


12 de março de 2010 11h48 atualizado às 11h58


Glauco também era músico Foto: Divulgação

O cartunista Glauco foi morto nesta madrugada em Osasco
Foto: Divulgação


Hermano Freitas
Direto de Osasco

O advogado da família do cartunista Glauco Villas Boas, 53 anos, Ricardo Handro, contestou a versão do boletim de ocorrência elaborado pela Polícia Civil. Segundo ele, a enteada de Glauco, Juliana Vennis, 30 anos, foi rendida por três homens e, em seguida, chamou Glauco e a mãe. "Os bandidos tinham por objetivo levar o cartunista para fora da casa. Era um sequestro-relâmpago, com motivação ainda ignorada por nós", disse.

Glauco e o filho Raoni Villas Boas, 25 anos, foram mortos a tiros na madrugada desta sexta-feira durante assalto a sua residência, no bairro de Santa Fé, em Osasco (SP). Segundo a Polícia Militar (PM), os dois chegaram a ser encaminhados ao hospital Albert Sabin, mas não resistiram aos ferimentos.

O boletim de ocorrência informa que o assassinato foi fora da casa, mas segundo o advogado, foi em uma área interna da residência. Segundo o BO, uma testemunha disse que os bandidos chegaram já atirando, o que não teria ocorrido, de acordo com Handro.

Douglas Pinheiro, cunhado de Glauco, afirmou que os assaltantes entraram na casa de forma muito violenta, agredindo a todos com coronhadas. "O Raoni viu o pai com o nariz sangrando, a mãe caída no chão e começou a gritar, foi quando recebeu os tiros", disse Pinheiro.

Suspeito identificado
A Polícia identificou um dos suspeitos pela morte do cartunista e do filho. O homem tem 24 anos e passagem pela polícia por porte de entorpecentes.

Velório
O velório de Glauco e do filho será na casa da família, em Osasco. O cartunista era sócio-fundador da Igreja Céu de Maria, que segue a filosofia do Santo Daime. No terreno da residência, há um local de culto.

A Doutrina do Santo Daime é uma prática religiosa cristã, ecumênica, que repudia toda as formas de intolerância religiosa. Os seguidores tomam o chá conhecido por esse nome. Para eles, a bebida amplia a capacidade perceptiva, criativa, cognitiva e de discernimento, elevando a consciência do ser humano.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Site da Apple começa a vender o iPad

O iPad está cada vez mais perto das mãos ávidas dos fãs da Apple. O site da Apple Store ficou fora do ar durante a manhã desta sexta-feira, indicando que o novo aparelho da Apple estaria pronto para ser comprado ¿ o que de fato aconteceu.


A Apple iniciou a pré-venda do iPad com Wi-Fi às 8h30 nos EUA - 10h30 no Brasil. O dispositivo está à venda, apenas na AppleStore norte-americana, por US$ 499.

Embora o iPad tenha gerado bastante barulho, não se sabe ainda como será seu desempenho: ele pode se tornar um grande sucesso ou um fracasso total. Não é apenas um novo aparelho, e sim um novo tipo de dispositivo, lembra o site Mashable, o que cria grande expectativa em relação a sua atuação no mercado e entre os consumidores ¿ afinal, ninguém sabe ainda onde encaixar o iPad, possivelmente nem a Apple.

O site de notícias i4u especula que, caso a demanda seja alta, não se sabe nem mesmo se a Apple conseguirá manter o site no ar, após o lançamento da pré-venda.

Quem comprar o iPad nesta sexta-feira terá que esperar até o dia 3 de abril para recebê-lo, mas quem procura o aparelho na versão 3G ainda não pode sequer encomendá-lo. Isso, claro, nos Estados Unidos: segundo o site nacional do produto, "o iPad está sujeito à aprovação regulamentar e por isso ainda não está disponível para venda no Brasil". Então nada de iPad por enquanto.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

- Lula faz novas críticas a órgãos fiscalizadores de obras

Em inauguração de obra vetada, Lula critica fiscalização

Presidente apontou 'descompasso' entre máquina pública e fiscalização; TCU recomendou impugnação da obra

Evandro Fadel, da Agência Estado


CURITIBA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira, 12, em entrevista à Rádio Banda B, logo que chegou a Curitiba, a máquina fiscalizadora do Estado, reclamando que muitas vezes ela não permite que as obras aconteçam. "Sou favorável a toda e qualquer fiscalização que façam, até 24 horas, via satélite. Acontece que as coisas são complicadas. Muitas vezes as pessoas levantam suspeitas de uma obra, paralisa a obra e só depois da obra paralisada chega a conclusão que está correta. Quem paga o prejuízo da obra paralisada? Não aparece. O povo brasileiro paga porque não tem obra", disse.



Segundo ele, é preciso encontrar "novos mecanismos" de fiscalização. "Temos uma máquina de execução frágil e mal remunerada e temos uma máquina de fiscalização altamente modernizada. Há um descompasso e é preciso um ajuste para as obras poderem andar." As palavras de Lula foram ditas antes de ele chegar à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, onde inaugura a primeira etapa das obras de modernização e ampliação, que devem se encerrar somente em 2012.

Estas obras estão entre as quatro da Petrobras que o Tribunal de Contas da União recomendou que não houvesse continuidade por suspeita de superfaturamento, problemas na licitação e projeto. Mesmo assim, Lula não deixou que fossem feitos cortes no orçamento para este ano. A ministra-chefe da Casa Civil e possível candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, acompanha o presidente.


LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cartunista Glauco é assassinado em Osasco


12 de março de 2010


Geraldão, uma das criações de GlaucoO cartunista Glauco Villas Boas, de 53 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira após ser baleado durante uma suposta tentativa de assalto na Estrada Alpina, no bairro Jardim Santa Fé, em Osasco, na Grande São Paulo, segundo informações preliminares da Polícia Militar (PM).


De acordo com Rosangela Bova, gerente de enfermagem do Hospital Albert Sabin, o cartunista deu entrada no pronto-socorro por volta da 0h45 e já chegou morto. O filho dele, Raoni, de 25 anos, também foi atingido pelos disparos e morreu a caminho do hospital.

O crime aconteceu por volta de meia-noite. O caso foi registrado no 10º Distrito Policial de Osasco e os corpos do cartunista e do filho já foram encaminhados para o Instituo Médico Legal (IML) da cidade. Ninguém foi preso.




LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Glauco será enterrado no cemitério Anhanguera

O advogado da família do cartunista Glauco Villas Boas, 53, Ricardo Handro, afirmou que Glauco e seu filho, Raoni, 25, serão enterrados no cemitério Gethsêmani Anhanguera, na vila Sulina, em São Paulo. O horário ainda não foi definido. Handro, que é amigo do cartunista há 15 anos, não quis dar detalhes do velório. O IML (Instituto Médico Legal) de Osasco já liberou os corpos.

Cartunista da Folha, Glauco morre em tentativa de assalto
Veja galeria de fotos da carreira de Glauco
Vídeo revela lado músico do cartunista Glauco; assista
Conheça as obras do quadrinista Glauco Villas Boas

O corpo do cartunista deve ser velado na igreja Céu de Maria, que ele fundou, em Osasco. Handro disse que, a pedido da família, o velório será uma cerimônia reservada. "Os fãs e a imprensa que quiserem prestar a última homenagem ao Glauco, por favor, compareçam apenas ao cemitério. A família está muito abalada com o que aconteceu", afirmou o advogado.


Jorge Araújo/Folha Imagem
Foto de Glauco, que morreu nesta madrugada; corpo do cartunista e  do filho serão enterrados no cemitério Anhanguera
O cartunista Glauco em foto de arquivo; corpo do cartunista e do filho serão enterrados no cemitério Anhanguera

Glauco foi morto nesta madrugada em sua casa, em Osasco, após uma tentativa de assalto e sequestro. Raoni, um dos filhos do cartunista, também morreu durante uma discussão com dois homens armados que invadiram a casa, localizada em uma montanha da região.

Carreira

Nascido em Jandaia do Sul, interior do Paraná, Glauco começou a publicar suas tirinhas no "Diário da Manhã", de Ribeirão Preto, no começo dos anos 70.

Nos anos de 1977 e 78, Glauco foi premiado durante o 4º e o 5º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, respectivamente.

Em 1977, ele começou a publicar seus trabalhos na Folha de maneira esporádica. A partir de 1984, Glauco passou a publicar suas tiras regularmente no jornal.

Entre seus personagens estão Geraldão, Cacique Jaraguá, Nojinsk, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Ficadinha, Netão e Edmar Bregman, entre outros.

Em 2006, ele lançou o livro "Política Zero", reunião de 64 charges políticas sobre o Governo Lula publicadas na página 2 da Folha.

Glauco também era líder da igreja Céu de Maria, ligada ao Santo Daime e que usa a bebida feita de cipó para fins religiosos.

Veja aqui as tirinhas de Glauco publicadas na Folha (exclusivo para assinantes).







LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Viver a vida': Veja fotos do primeiro beijo de Luciana e Miguel


Miguel e Luciana se beijam em

Finalmente, aí estão as imagens do primeiro beijo de Luciana (Alinne Moraes) e Miguel (Mateus Solano) em "Viver a vida", que acontece à beira da piscina da casa amarela. A cena, gravada na noite desta quarta-feira, e deve ser exibida na próxima segunda-feira. Os atores já haviam gravado outras sequências românticas, mas que vão ao ar depois desta.

Miguel e Luciana se beijam em






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Governo do estado já sabia há uma semana de aluguel irregular no PAC


O governo do estado já sabia há uma semana que apartamentos construídos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Morro do Cantagalo, em Ipanema, vêm sendo alugados. Uma vistoria será feita na manhã desta sexta-feira pelo Instituto de Terras do Rio de Janeiro (Iterj).

Foto de Cléber  Júnior, tirada em 2009, quando Josué Thiago Caetano recebeu o  apartamento
Josué Thiago Caetano, na foto tirada em 2009, quando ele recebeu o apartamento, corre
o risco de perder o imóvel

De acordo com o vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, ele tinha conhecimento há uma semana sobre a sublocação e pediu a técnicos do programa Canteiro Social que confirmassem a denúncia.

— Vou pedir uma nova fiscalização e a confirmação das informações. Quem está alugando pode não receber o título de propriedade, que será dado em breve — explicou, referindo-se à mudança do regime de cncessão que já estava prevista para este semestre, e tornará os moradores proprietários de fato.

Referindo-se a casos como o do instalador de encanamentos Josué Thiago Caetano, que mora desde 2005 em um apartamento na Ladeira Saint Roman, Pezão explicou que eles podem não receber o título de propriedade.

Um dos signatários do termo de concessão firmado entre os moradores do Cantagalo e o governo, o secretário de Habitação Leonardo Picciani criou uma comissão de sindicância para apurar as irregularidades. A fiscalização começa nesta sexta-feira e vai se estender por 30 dias. O resultado será encaminhado ao Ministério Público Estadual.

Fiscalização insuficiente

Segundo Leonardo Azeredo, presidente do Iterj, não há capacidade de fiscalização de todas as unidades de concessão do estado:

— O governo age de boa fé e não imagina que a pessoa irá alugar o imóvel.







LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Comparações

De Merval Pereira:


O presidente Lula alardeia sempre que pode que quer fazer uma campanha sucessória plebiscitária, na qual o povo poderá escolher entre "eles" e "nós", referindo-se ao seu antecessor, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Mas, se a análise histórica for menos imediatista, o seu mandato até o momento sai-se muito mal na foto no que se refere ao crescimento do PIB, a despeito do alto conceito que Lula tem a respeito de si próprio e de seu governo.

O professor titular de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Reinaldo Gonçalves fez um estudo sobre a evolução da renda no Brasil segundo o mandato presidencial, mostrando a performance da economia brasileira em 120 anos de História da República (1890 a 2009), com comparações não apenas a nível interno, entre os períodos, como também em relação à participação na economia mundial.

Em ambos os critérios, o governo Lula pode ser considerado medíocre. A taxa média de crescimento real do PIB brasileiro é, nesse período, de 4,5%, e a taxa do governo Lula é de 3,6%, ficando em 21 lugar entre 29 governos.

Mesmo que em relação ao governo de seu arquiadversário o crescimento tenha melhorado — o governo Fernando Henrique teve uma média de crescimento do PIB de 2,29% —, a participação média do PIB do Brasil no PIB mundial caiu de 2,93% no governo FHC para 2,74% no governo Lula.

Segundo o trabalho do professor Reinaldo Gonçalves, no conjunto de 29 mandatos, o governo Lula (2003-09) tem até o momento a nona taxa mais baixa de crescimento econômico.

O fraco desempenho do governo Lula implica que o país precisaria de 20 anos para duplicar o seu PIB, quando a taxa secular é de duplicação do PIB em 16 anos.

No período 1890-2009, a economia mundial cresceu à taxa média anual de 3,14%, o que significa que, ao longo do período analisado, o Brasil tem conseguido avançar no processo de desenvolvimento econômico, com tendência de crescente participação na economia mundial.

Entretanto, Gonçalves ressalta que este processo somente começou nos anos 1920 devido ao fraco desempenho e à instabilidade da economia brasileira no período que vai da proclamação da República até o pós-Primeira Grande Guerra. O "salto quântico" de desenvolvimento, de acordo com o professor, é dado pelo presidente Getulio Vargas no entreguerras.

"No período de praticamente meio século que vai de 1930 até 1979, a economia brasileira apresenta taxas de crescimento econômico de longo prazo significativamente elevadas", destaca Reinaldo Gonçalves.
De fato, o país já teve períodos de crescimento de níveis asiáticos: de 1950 a 1959, média de 7,15%; de 1960 a 1969, média de 6,12%; e de 1970 a 1979, de 8,78%.

O maior crescimento do PIB foi de 13,97% em 1973, no auge do "milagre econômico", mas taxas de dois dígitos são exceções, aconteceram somente em seis anos.

O resultado, afirma Reinaldo Gonçalves, é que a participação do país no PIB mundial aumentou de menos de 1% no final dos anos 1920 para 3,6% em 1980.

Nos últimos 30 anos, no entanto, a economia brasileira tem tido um desempenho relativamente fraco em comparação com o conjunto da economia mundial e, principalmente, com o subconjunto de países em desenvolvimento. De 1990 a 2003, o crescimento médio foi de 1,8%; de 80 a 2003, 2%.

Restringindo a análise ao primeiro conjunto, Reinaldo Gonçalves observa "clara tendência" de queda da participação brasileira no PIB mundial a partir de 1980.

Em 2002, esta participação era de 2,81% e, em 2009, era de 2,79%, "próxima daquela observada quase quarenta anos antes, no início dos anos 1970, ressalta Reinaldo Gonçalves.

Na análise do professor de economia da UFRJ, o governo Luiz Inácio Lula da Silva se beneficiou de uma conjuntura extraordinariamente favorável no período de 2003 até meados de 2008, mas o fato é que a crise global teve forte impacto sobre a economia brasileira (queda do PIB de 0,2% em 2009 anunciada ontem), em que pese o discurso do governo "completamente descolado da realidade".

Gonçalves tem uma visão crítica da atuação do governo na crise, atribuindo o PIB negativo a "erros de política de ajuste", como a instabilidade e o nível da taxa de câmbio, nível da taxa de juros e regressividade do estímulo fiscal.

"Ao fim e ao cabo, a evidência mostra que o desempenho da economia brasileira no período 2003-09 é medíocre pelos padrões históricos brasileiros e pelos padrões internacionais", sintetiza.

O professor ressalta que no governo Lula "continua ocorrendo o processo de perda de posição relativa do país na economia mundial".

Comparativamente ao final do governo Fernando Henrique Cardoso, na opinião de Gonçalves, o governo Lula tem desempenho "igualmente medíocre".

Em 2002, último ano do segundo mandato de Fernando Henrique, a participação do Brasil no PIB mundial foi de 2,81%, e, em 2009, a participação brasileira ficou em 2,79%.

O professor Reinaldo Gonçalves atribui à "similaridade de modelos de desenvolvimento e de políticas econômicas" o fraco desempenho dos governos FHC e Lula.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Homicídios quadruplicam no governo Chávez


Publicada em 12/03/2010 às 01h17m

O Globo

CARACAS - O número de homicídios na Venezuela quadruplicou de 1998 para cá, ou seja, durante o mandato do presidente Hugo Chávez - de acordo com dados atualizados divulgados na quinta-feira pelo Observatório Venezuelano de Violência (OVV). Os números da ONG colocam a Venezuela como o segundo país mais violento da América Latina: uma média de 54 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2009, perdendo apenas para El Salvador (com 70 assassinatos em cada 100 mil habitantes), como mostra matéria publicada nesta sexta-feira no jornal O GLOBO. Os últimos dados do Brasil são de 2006: 26,6 assassinatos por 100 mil.

Já a capital, Caracas, é hoje a segunda cidade mais violenta do continente, onde ocorreram, em 2009, 140 homicídios para cada 100 mil pessoas, só sendo superada pela mexicana Ciudad Juárez (195/100 mil), palco de disputa entre cartéis de droga pelas rotas que levam a mercadoria aos EUA. No Rio de Janeiro, por exemplo, esta cifra é de 34,6 para cada grupo de 100 mil habitantes, segundo dados divulgados em fevereiro pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Em Bogotá, na antes violentíssima Colômbia, ela é 18/100 mil.

- E o mais impressionante é que 91% dos casos de homicídios registrados em 2009 na Venezuela nem sequer resultaram numa detenção. Se não há prisão, não há julgamento nem condenação - critica o sociólogo Roberto Briceño-León, diretor da OVV, grupo formado por uma rede de acadêmicos que recolhem dados a partir de boletins da polícia e outras fontes locais.

Os ministérios do Interior e da Defesa de Chávez não comentaram o levantamento. O governo não divulga desde 2004 cifras oficiais sobre a violência na Venezuela, um país que tinha índices mínimos de homicídios nas décadas de 1970 e 1980 e registrou, no ano de 1998, 4.500 assassinatos. Em 2009, com Chávez no poder há 10 anos, este número subiu para 16.047.

Segundo León, a corrupção, a impunidade, a falta de políticas de segurança e a politização do Exército e das forças policiais - como no caso da recente criação da Polícia Nacional Bolivariana, submetida ao projeto socialista de Chávez - estão ligadas a este aumento. O sociólogo salienta que a situação da segurança pública hoje é de "anarquia", e o governo federal desprestigia as policiais locais, de estados e municípios, que estariam "mais aptas a combater este tipo de crime".

De acordo com diversas pesquisas de opinião, a violência é atualmente o item que mais preocupa os venezuelanos. Dados recolhidos pela empresa Datanálisis mostram que a popularidade de Chávez estaria pela primeira vez em muitos anos em torno dos 50%, segundo uma reportagem sobre o tema violência publicada esta semana pelo jornal "El Nacional".







LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Polícia encontra 2 toneladas de ossos humanos que seriam incinerados em Mauá, SP


Publicada em 11/03/2010 às 19h43m

O Globo

SÃO PAULO - Pelo menos duas toneladas de ossos humanos foram encontradas pela Polícia Militar em Mauá, na Grande São Paulo. De acordo com a PM, os ossos estavam em sacos plásticos, num contêiner numa empresa que faz tratamento de resíduos. Diversos ossos já estavam fora dos sacos e, segundo os policiais militares, seriam incinerados.

Os policiais militares receberam uma denúncia anônima sobre os ossos por volta de 21h30m de quarta-feira. Eles foram até a empresa localizada na Rua Daniel Pedro Peralta e ao chegar encontraram outro grupo de policiais militares que já estava vistoriando o local.

Uma equipe de perícias do Instituto de Criminalística (IC) foi chamada e constatou que se tratavam de ossos humanos. A equipe do IC calculou em 2 toneladas a quantidade armazenada.

Um técnico de segurança do trabalho, de 28 anos, e um segurança, de 34 anos, que estavam no local foram encaminhados ao 1º Distrito Policial de Mauá, onde prestaram depoimento. Eles foram liberados em seguida.

Como não havia um lugar para que os ossos fossem guardados, eles foram mantidos na própria empresa, com o compromisso de que não serão incinerados. A polícia está investigando se os ossos vieram de um ossário de um cemitério da cidade de São Caetano, que estava com a capacidade esgotada.


LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

‘Com Glauco morre uma parte da alegria do país’, diz editor – veja repercussão


Cartunista foi morto em tentativa de assalto nesta sexta (12).
Quadrinistas e colegas lamentam a morte do desenhista.

Do G1, em São Paulo


O cartunista Glauco, em foto de 2002 (Foto: Raphael Falavigna/Folha Imagem)

Colegas e quadrinistas lamentam a morte do cartunista Glauco Villas-Boas. O artista morreu aos 52 anos após uma tentativa de assalto em sua casa em Osasco, na Grande São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (12).

“Com ele morre uma parte do que esse país tinha de alegre, respeitoso, diferente e em busca do futuro”, diz o editor Toninho Mendes, que trabalhou com o quadrinista na editora Circo. “Estou sem condições de falar. Você não imagina o meu estado de transtorno. A gente trabalhou juntos na Circo, por quase dez anos. Eu não consigo acreditar no que está acontecendo”.

“Glauco veio de uma reta de destruição, muito ferrada, e conseguiu colocar a vida no prumo, se ajeitar. Encontrei ele pouco tempo atrás, estava superbem”, lamenta o cartunista Orlando. “O boom do trabalho dele foi em 78 ou 79 no ‘Viralata’, seção de humor publicada no ‘Folhetim’, suplemento da ‘Folha’ que saía aos sábados. Ele apareceu com um humor absolutamente inusitado, ninguém fazia aqui, traço super solto”, lembra.




No Twitter outros quadrinistas também se manifestaram. Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, disse que “o dia fechou com o desaparecimento do Glauco. Não há palavras para justificar, explicar, entender...”.

João Montanaro, quadrinista adolescente que publica na revista “Mad” e na “Folha de S. Paulo” também lamentou no serviço de microblogging. “Dia ruim para os quadrinhos e para o Brasil. Quando criança eu copiava os desenhos do Glauco. Fiz o ( personagem) Doubli pensando no Glauco e no Calvin”.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Testemunha reconheceu um dos criminosos que atiraram no cartunista Glauco, diz Secretaria de Segurança Pública


Plantão | Publicada em 12/03/2010 às 10h08m

Cleide Carvalho, O Globo

SÃO PAULO - A Secretaria de Segurança Pública informou que um dos criminosos que mataram o cartunista Glauco Villas-Boas e o filho dele, Raoni Ornellas Pires Villas Boas, 25 anos, foi reconhecido por uma testemunha. O boletim de ocorrência, registrado no 1º Distrito Policial de Osasco, foi lavrado como homicídio e não como latrocínio - roubo seguido de morte. A Secretaria informa que a polícia está à procura do homem reconhecido pela testemunha.

O boletim de ocorrência informa que Glauco e Raoni foram mortos por volta de 0h30m. Quando viaturas da Polícia Militar chegaram ao local do crime, na Estrada Portugal, no Jardim Três Montanhas, em Osasco, pai e filho já tinham sido encaminhados ao hospital Albert Sabin, onde morreram. Os dois receberam quatro tiros cada um. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os criminosos eram três e ocupavam um Gol cinza. A placa do automóvel não foi anotada pelas testemunhas.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

El Papa se reúne con el jefe de los obispos alemanes para analizar los casos de pederastia

Ciudad del Vaticano, 12 mar (EFE).- El presidente de la Conferencia Episcopal Alemana, el arzobispo Robert Zollitsch, llegó hoy al Vaticano para analizar con el papa Benedicto XVI los casos de pederastia cometidos por sacerdotes alemanes en las últimas décadas.

Según fuentes vaticanas, el Papa Ratzinger y su compatriota Zollitsch mantendrán una conversación durante media hora, que comenzó a las 11.45 horas local (10.45 GMT).

El Vaticano no tiene previsto informar de lo hablado, al tratarse de un encuentro privado. El arzobispo será el encargado de desvelar lo tratado durante el coloquio.

La reunión se produce después de que en las últimas semanas se hayan conocido casos de abusos sexuales en colegios alemanes ocurridos en las décadas de los años 70, 80 y 90, que podrían haberse cometido contra unos 350 menores.

Entre estos casos destacan los denunciados en la escuela de elite de los jesuitas Canisius, en Berlín, en la escuela del Coro de la Catedral de Ratisbona, en el colegio marista de Bamberg y en un centro del estado de Hessen.

La reunión del Papa alemán con el arzobispo de Friburgo se produce un día después de que el obispo de Ratisbona, Gerhard Muller, dijera en Roma que los sacerdotes "manchados de delitos de pederastia" no pueden seguir como tales.

Muller criticó duramente a la ministra alemana de Justicia, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, que ha exigido a la Iglesia una actitud más consecuente a la hora de aclarar los escándalos.

El prelado calificó esas palabras de "falsas y difamatorias", negó que la Iglesia alemana haya cubierto a los curas pederastas y acusó a Leutheusser-Schnarrenberger de pertenecer a una asociación "de tipo masónico, que presenta a la pederastia como una realidad normal, que hay que despenalizar, por lo que no puede criticar".

El obispo de Ratisbona calificó de "estupidez" afirmar que el celibato sacerdotal sea la causa de los casos de curas pederastas, y se mostró contrario a su abolición.

En esa misma línea se expresó también ayer el cardenal arzobispo de Tegucigalpa, Oscar Rodríguez Maradiaga, que dijo que no existe relación alguna entre el celibato sacerdotal y los casos de pederastia en la Iglesia y subrayó la necesidad de insistir en la formación de los sacerdotes.

Los dos prelados, con esas afirmaciones, salieron al paso de las manifestaciones, después matizadas, hechas por el cardenal de Viena, Cristoph Schoenborn, que afirmó que la educación de los sacerdotes, los vestigios de la revolución sexual de 1968, el desarrollo de la personalidad y el celibato sacerdotal pueden explicar en parte las acciones de los curas pederastas.

Sobre el celibato, el diario italiano "La Repubblica" afirma hoy que la Santa Sede "ha comenzado a reflexionar" sobre esta norma surgida en el Concilio de Elvira (Granada, España) en el año 306 y que establece que los curas no pueden casarse, y estudia "un proyecto secreto para abolirlo dentro de 50 años".

El cardenal brasileño Claudio Hummes, prefecto de la Congregación para el Clero, dijo nada más ser nombrado (en 2006) que el celibato no es un dogma, sino una norma disciplinaria.

En las últimas semanas se han conocido casos de abusos sexuales a menores por parte de sacerdotes católicos en Alemania, Austria y Holanda, que se unen a los ocurridos en EEUU, Irlanda y Australia.

Hoy un diario de Bolzano, en el norte de Italia, informó también de que en la década de los año 60 un joven sufrió abusos sexuales en un convento.


LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Dos atacantes suicidas matan al menos 39 personas en Lahore

ISLAMABAD (AP) - La cifra de muertos en un doble ataque suicida en la ciudad paquistaní de Lahore, en el este del país, se incrementó a 39, mientras que cerca de 100 personas más resultaron heridas, dijo la policía.

Cerca de una decena de los fallecidos eran soldados, señaló el jefe de la policía local, Parvaiz Rathore.

Tariq Saleem Dogar, oficial de policía de alto rango, señaló que ambos atacantes iban a pie. Al parecer tuvieron como objetivo vehículos militares.

Las fuerzas de seguridad se esparcían por el área en momentos en los que una nube de humo se elevaba en el cielo y los testigos transportaban a los heridos a las ambulancias. Un vídeo tomado con un celular justo después de la primera explosión, muestra a una llamarada anaranjada estallando en el medio de la calle, de acuerdo con lo transmitido por GEO TV, que enseñó una parte del grabación tomada por Tabraiz Bukhari.

"¡Díos mío! ¡Dios mío! ¿Quiénes son estas bestias? ¡Dios mío!", dice el vídeo aficionado en una mezcla de inglés y urdu luego de la explosión.

El policía de alto rango Tariq Saleem Dogar señaló que 39 personas murieron y otras 95 resultaron heridas.

Se trata del segundo ataque allí esta semana, en una indicación de que los rebeldes podrían estar incrementando los ataques en Pakistán después de semanas de calma.

Durante los sangrientos ataques que iniciaron en octubre _coincidiendo con la ofensiva terrestre del ejército contra el Talibán paquistaní en el área tribal de Waziristán del Sur_ Lahore ha sido golpeada varias veces.

El área atacada fue RA Bazaar, un barrio residencial y comercial donde tienen instalaciones varias agencias del ejército y de seguridad.

El testigo Afzal Awan dijo que vio varias personas sobre charcos de sangre, algunas faltándoles extremidades.

"Fue una explosión fuerte", señaló Awan a canales de televisión. "Vi humo por todas partes. Mucha gente estaba llorando", agregó.

Ningún grupo se atribuyó de inmediato el ataque, pero la sospecha recayó rápidamente en el Talibán paquistaní y al-Qaida.

Se cree que los rebeldes son responsables de decenas de ataques ocurridos en Pakistán en los últimos años, incluida una serie de atentados que comenzaron en octubre y mataron a cerca de 600 personas en varias semanas de al parecer una represalia por una ofensiva del ejército contra los insurgentes a lo largo de la frontera afgana.

Los ataques más recientes habían sido más pequeños y confinados a las regiones remotas del noroeste cerca de Afganistán, pero el lunes, un suicida en un automóvil cargado con explosivos atacó un edificio en Lahore donde la policía interrogaba a sospechosos de alto rango. Al menos 13 personas murieron y docenas más sufrieron heridas.

El Taliban paquistaní se atribuyó la responsabilidad del ataque del lunes en una llamada telefónica a un reportero de la AP.

El miércoles, presuntos combatientes islámicos armados con rifles de asalto y bombas caseras atacaron las oficinas del grupo caritativo World Vision en el noroeste de Pakistán. Seis trabajadores paquistaníes murieron en el ataque en el distrito de Mansehra.

Los ataques de los milicianos en Pakistán se han enfocado frecuentemente en las fuerzas de seguridad, aunque los civiles también han sido víctimas.

Durante los sangrientos ataques que iniciaron en octubre _coincidiendo con la ofensiva terrestre del ejército contra el Talibán paquistaní en el área tribal de Waziristán del Sur_ Lahore ha sido golpeada varias veces.

A mediados de octubre, tres ataques separado por parte de grupos armados contra instalaciones de seguridad en el este de la ciudad dejaron 28 muertos. Dos ataques suicidas con explosivos en un mercado de en diciembre mataron a casi 50 personas.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Em visita oficial ao Paraná, Lula inaugura obra vetada pelo TCU


Dary Júnior
Especial para o UOL Notícias
Em Curitiba

A obra é considerada suspeita pelo TCU (Tribunal de Contas da União), mas a primeira etapa da ampliação e modernização da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR), na região metropolitana de Curitiba, será inaugurada na manhã desta sexta-feira (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao seu lado estará a ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata petista à sucessão presidencial, Dilma Roussef.

Segundo o TCU, a obra na Repar é um dos quatro empreendimentos da Petrobras que não poderiam receber dinheiro público em 2010 por possíveis irregularidades. Muitos dos editais de licitação teriam restringido competitividade e os contratos com os vitoriosos nas concorrências estariam incompletos e superfaturados, indicou o tribunal.

O TCU encontrou problemas em 19 dos 52 contratos em execução na Repar. Até 2012, a Petrobras prevê investir US$ 5,4 bilhões na refinaria para construir 19 unidades de produção de coque de petróleo, gasolina, diesel, gás de cozinha, propeno e hexano. A refinaria é a principal obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Paraná.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Petrobras negou as acusações. “Não existem irregularidades nas obras da refinaria do Paraná. São divergências entre os parâmetros adotados pela Companhia e pelo Tribunal de Contas da União, que resultaram em questionamentos a alguns contratos das obras de ampliação e modernização da Repar”, diz a nota.


O UOL Notícias solicitou à Petrobras detalhes sobre as “divergências de parâmetros”, mas não foi atendido. Há 45 dias, Lula decidiu bancar quatro obras da Petrobras vetadas pelo TCU e que já tinham sido excluídas da Lei Orçamentária de 2010, aprovada pelo Congresso Nacional. Foi a primeira alteração, desde 2004, na lista de obras irregulares enviada pelos parlamentares a partir de recomendação do TCU.

A orientação do tribunal estava em um dos anexos da Lei Orçamentária. No dia 27 de janeiro deste ano, ela foi publicada no Diário Oficial da União, mas sem alguns trechos. Lula tirou da lista obras que não poderiam receber recursos públicos até que as irregularidades detectadas pelo TCU fossem esclarecidas. Todos os empreendimentos fazem parte do PAC. Além da Repar, fo¬¬ram beneficiados o Com¬¬ple¬¬xo Petroquímico do Rio de Janeiro, a refinaria Abreu e Lima (PE) e o terminal de escoamento de Barra do Riacho (ES).

Ao justificar sua decisão, o presidente alegou que a suspensão das obras traria “prejuízo imediato de aproximadamente 25 mil empregos e custos mensais da ordem de R$ 268 milhões” e que parte dos contratos considerados suspeitos “já apresenta 90% de execução física e sua interrupção gera atraso no início da operação das unidades em construção, com perda de receita mensal estimada em R$ 577 milhões, e dificuldade no atendimento dos compromissos de abastecimento do país com óleo diesel de baixo teor de enxofre (menos poluente)”.

Roteiro
Depois de inaugurar a primeira fase da obra na Repar, o presidente visita a fábrica de computadores da Positivo Informática na Cidade Industrial de Curitiba, às 13 horas.

Em seguida, Lula e comitiva almoçam antes de viajar para Londrina, no norte do Paraná. Lá, no fim da tarde, Lula participa da inauguração de uma unidade da empresa de call center Dedic, que pertence ao grupo Portugal Telecom.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cartunista da Folha, Glauco morre em tentativa de assalto

O cartunista Glauco Villas Boas, 53, foi morto nesta madrugada em sua casa, em Osasco, após uma tentativa de assalto ou sequestro --a polícia ainda investiga. Raoni, 25, um dos filhos do cartunista, também morreu durante uma discussão com dois homens armados que invadiram a casa.

Veja galeria de fotos da carreira de Glauco

Raphael Falavigna/Folha Imagem
Glauco em foto de 2002; cartunista foi morto nesta madrugada em  tentativa de sequestro
Glauco em foto de 2002; cartunista foi morto nesta madrugada em tentativa de sequestro

De acordo com informações de Ricardo Handro, advogado de Glauco, os dois homens invadiram o local por volta da meia-noite. Glauco e sua mulher teriam sido agredidos várias vezes, mas o cartunista continuava negociando com os criminosos. Glauco teria convencido os bandidos a levá-lo, aparentemente para sacar dinheiro, deixando a mulher e filhos em casa.

Quando saía de casa, onde também fica a igreja Céu de Maria, da qual Glauco era padrinho fundador, o filho Raoni chegava. No portão, ao ver o pai sangrando e com uma arma apontada, houve discussão com os assaltantes, que atiraram e mataram pai e filho. Eles fugiram e estão sendo procurados.

Segundo informações do advogado, esta foi a primeira vez que a casa de Glauco foi invadida. O carro que estava com os assaltantes era roubado.

Um boletim de ocorrência foi registrado do 1º DP de Osasco, e a polícia agora investiga. Ninguém foi preso até o momento.

O corpo do cartunista ainda está retido no IML de Osasco, que se recusa a dar previsão de liberação. Familiares e amigos velarão por Glauco em sua igreja, a Céu De Maria, da doutrina do Santo Daime.

Carreira

Nascido em Jandaia do Sul, interior do Paraná, Glauco começou a publicar suas tirinhas no "Diário da Manhã", de Ribeirão Preto, no começo dos anos 70.

Em 1976, foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba e, no ano seguinte, começou a publicar seus trabalhos na Folha de maneira esporádica. A partir de 1984, Glauco passou a publicar suas tiras regularmente no jornal.

Entre seus personagens estão Geraldão, Cacique Jaraguá, Nojinsk, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Ficadinha, Netão e Edmar Bregman, entre outros.

Em 2006, ele lançou o livro "Política Zero", reunião de 64 charges políticas sobre o Governo Lula publicadas na página 2 da Folha.

Glauco também era líder da igreja Céu de Maria, ligada ao Santo Daime e que usa a bebida feita de cipó para fins religiosos.

Veja aqui as tirinhas de Glauco publicadas na Folha (exclusivo para assinantes).






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Glauco marcou época com o personagem Geraldão

O personagem mais marcante da carreira de Glauco Villas Boas, 53 anos, foi Geraldão - descrito no site do cartunista como "um consumidor inveterado de uns 30 anos, solteiro que mora com a mãe - com quem tem uma relação neurótica- e continua virgem até hoje". Glauco e seu filho Raoni Villas Boas, 25 anos, foram mortos na madrugada desta sexta-feira em Osasco (SP) durante um assalto na sua residência.

Lançado em 1981 no livro independente Minorias do Glauco, Geraldão foi publicado na Folha de S.Paulo. Entre as características do personagem, ele bebe, fuma, ataca a geladeira, toma todos os que vê pela frente. Segundo o site oficial do cartunista, "ele usava uma calça sem elástico", mas agora "passa o dia todo peladão".







LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cartunista Glauco e filho são mortos durante assalto em SP


12 de março de 2010 08h12 atualizado às 09h25


Glauco Villas Boas Foto: Divulgação

Glauco também era músico
Foto: Divulgação


O cartunista Glauco Villas Boas, 53 anos, foi morto a tiros na madrugada desta sexta-feira durante assalto a sua residência, no bairro de Santa Fé, em Osasco (SP). O filho de Glauco, Raoni Villas Boas, 25 anos, e o cartunista chegaram a ser encaminhados ao hospital Albert Sabin, mas não resistiram aos ferimentos.

A casa do cartunista foi invadida por dois homens armados, que tentaram levar vários pertences. Ao tentar convencer os marginais a desistir da ação, Glauco foi atingido por quatro tiros.

Glauco começou nos anos 70 no Diário da Manhã, de Ribeirão Preto (SP), com a tira Rei Magro e Dragolino. Em 1977, ano seguinte ao qual recebeu uma premiação no Salão de Humor de Piracicaba, estréia na Folha de S.Paulo com tiras esporádicas, ganhando espaço diário em 1984.

Na Folha, desenvolveu os personagens Geraldão, Casal Neuras, Doy Jorge, Dona Marta e Zé do Apocalipse. Fez parte do elenco de redatores da TV Pirata e de alguns quadros do programa infantil TV Colosso, ambos da Rede Globo.

Músico, também tocou em bandas de rock. Para o público infantil, leitor do suplemento semanal Folhinha criou o personagem Geraldinho, que é uma versão light (no traço e na temática) do seu personagem Geraldão.

Lançou ainda, em parceria com os cartunistas Angeli e Laerte, companheiros da revista Chiclete com Banana, os Los Três Amigos, personagens imorais e com histórias sarcásticas, que aparecem tanto na Folha quanto em publicações próprias.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cartunista Glauco é morto durante assalto em SP


JB Online

SÃO PAULO - O cartunista Glauco Villas Boas, de 53 anos, foi morto a tiros esta madrugada durante assalto a sua residência, no bairro de Santa Sé, em São Paulo. O filho de Glauco, Raoni Villas Boas, de 25 anos, também morreu a caminho do hospital.

A casa do cartunista foi invadida por dois homens armados, que tentaram levar vários pertences. Ao tentar convencer os marginais a desistir da ação, Glauco foi atingido por quatro tiros.

Em 1984, o cartunista começou a trabalhar no jornal Folha de São Paulo, onde desenvolveu os personagens Geraldão, Casal Neuras, Doy Jorge, Dona Marta e Zé do Apocalipse. Fez parte do elenco de redatores da TV Pirata e de alguns quadros do programa infantil TV Colosso, ambos da Rede Globo. Músico, também tocou em bandas de rock. Para o público infantil, leitor do suplemento semanal "Folhinha" criou o personagem Geraldinho, que é uma versão light (no traço e na temática) do seu personagem Geraldão.







LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cartunista Glauco, criador do 'Geraldão,' é morto durante assalto em SP


Publicada em 12/03/2010 às 09h40m

Cleide Carvalho e Anderson Hartmann, O Globo

RIO - O cartunista Glauco Villas-Boas - o criador do personagem "Geraldão" - foi assassinado com quatro tiros nesta madrugada, durante um assalto na casa em que morava, em Osasco, São Paulo. O filho dele, Raoni, de 25 anos, também morreu, a caminho do hospital Albert Sabin. O cartunista Glauco,  assassinado aos 53 anos dentro de casa, em São Paulo / Foto: Reprodução  internet Glauco e o filho foram baleados ao tentar convencer os dois bandidos a desistir do assalto. O cartunista tinha 53 anos.

Segundo o advogado da família, Ricardo Handro, dois ladrões renderam uma filha de Glauco, que chegava de carro em casa, por volta de 0h20m da madrugada desta sexta-feira, e forçaram a entrada na residência, que fica em um bairro de chácaras, em Osasco, perto do Pico do Jaraguá, Zona Oeste de São Paulo.

Dentro da residência, segundo o advogado, os ladrões passaram a ameaçar a família e agrediram Glauco e a mulher dele com coronhadas.

- O Glauco então tentou conversar. Disse 'Eu vou com vocês', para que não levassem a mulher ou os filhos - disse o advogado e amigo da família.

Com o nariz sangrando pelas coronhadas recebidas, Glauco foi rendido e se deixou levar pelos bandidos. Na saída da casa, porém, uma coincidência mudou o rumo do que seria um sequestro: o filho de Glauco, Raoni, também chegou na casa.

- Ao ver o pai naquela situação, ele também tentou conversar com os bandidos e negociar. Mas os bandidos ficaram nervosos e atiraram nos dois. Deram quatro tiros em cada um. No Glauco, na cabeça - conta Handro.

Segundo o advogado, a mulher de Glauco está desesperada. Os corpos de pai e filho estão no IML de Osasco. Os dois bandidos continuam foragidos. Eles teriam fugico num carro roubado.

No começo dos anos 70, o paranaense Glauco foi trabalhar no "Diário da Manhã", em Ribeirão Preto, onde fazia a tira "Rei Magro e Dragolino". Pouco tempo depois, em 1976, o jovem cartunista foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba. Com o destaque do prêmio, no ano seguinte ele começou a publicar esporadicamente suas tiras na Folha de S. Paulo. Mas, foi a partir de 1984 que ele passou a desenvolver tiras diárias para competir com as americanas. Foi na Folha, que começou a parceria com Angeli e Laerte. Os três alcançariam sucesso nas bancas em revistas como a "Chiclete com Banana", com tiragens de até 150 mil exemplares e com a tira "Los 3 amigos".

O personagem 'Geraldão', o maior sucesso  do cartunista Glauco / Foto: Reprodução internet

Autor de tipos como "Dona Marta", "Zé do Apocalipse", "Doy Jorge" e "Geraldinho", Glauco manteve-se fiel ao seu traço único, com nanquim no papel. Ele também fez parte da equipe de redatores do programa "TV Pirata", da TV Globo. Glauco também era músico e tocava guitarra em bandas de rock.

O cartunista era frequentador do Santo Daime, uma manifestação religiosa surgida na região amazônica, sendo padrinho fundador da igreja Céu de Maria, que ficava em sua casa, onde deve ser velado.











LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cartunista Glauco é assassinado durante assalto em Osasco


Fabiana Marchezi e Solange Spigliatti, do estadao.com.br


O cartunista Glauco Villas Boas, de 53 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira, 12, após ser baleado durante uma suposta tentativa de assalto na Estrada Alpina, altura do número 90, no bairro Jardim Santa Fé, em Osasco, na Grande São Paulo, segundo informações preliminares da Polícia Militar.

De acordo com o Hospital Albert Sabin, o cartunista deu entrada no pronto-socorro por volta da 0h30 e morreu cerca de meia hora depois. O filho dele, Raoni, de 25 anos, também foi atingido pelos disparos e morreu a caminho do hospital. Ninguém foi preso.

O caso foi registrado no 10º Distrito Policial de Osasco e os corpos do cartunista e do filho já foram encaminhados para o Instituo Médico Legal da cidade.

História

Glauco Villas-Boas, paranaense de Jandaia do Sul, começou a carreira de cartunista ainda na década de 70, no Diário da Manhã, de Ribeirão Preto. Premiado em 1976 no Salão de Humor de Piracicaba, passou a ter algumas tiras publicadas na Folha de S. Paulo já um ano depois.

Veja tambem:

link Site oficial do cartunista Glauco

Mais tarde, em 1984, quando a Folha passou a dedicar mais espaço aos cartunistas brasileiros, Glauco foi chamado para publicar suas tiras com mais freqüência no jornal; o cartunista é o criador de personagens como Geraldão, Netão, Dona Marta e tantos outros.

Além dos quadrinhos, Glauco também tinha um lado místico. O cartunista era líder da igreja Céu de Maria, ligada ao Santo Daime, e chegou a ser inspiração para um personagem de Angeli, na época em que seguia um guru indiano.







LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters