[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Adolescente é encontrada morta dentro de escola de SP


17 de janeiro de 2011 | 20h 10

MARÍLIA LOPES - Agência Estado

Uma adolescente de 14 anos foi encontrada morta hoje dentro da Escola Estadual Professora Beatriz de Quadros Leme, na Rua Professor Gastão Ramos, no Parque Fernanda, zona sul de São Paulo. Por volta das 4h da manhã de hoje, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para socorrer Vanessa Alves da Silva, que estava dentro da quadra coberta da escola com mais duas amigas quando começou a passar mal. Ela recebeu os primeiros socorros, mas morreu no local.

O caso foi registrado no 47º Distrito Policial, em Capão Redondo, onde será investigado. Segundo o delegado Nilo Hellmeister, responsável pela investigação, um dos portões da escola foi arrancado e o alambrado da quadra está arrebentado, o que facilitou a entrada das garotas. O delegado não informou o que as meninas faziam dentro da escola. Ele solicitou um exame necroscópico para averiguar a causa da morte e uma perícia na escola. As garotas que acompanhavam Silva serão chamadas para prestar depoimento.


Exibir mapa ampliado


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#rio Em Teresópolis, Prefeitura briga com Igreja e Cruz Vermelha por doações, Igreja acusa prefeitura de impedir auxílio a vítimas







17 de janeiro de 2011 | 20h 06

ROBERTA PENNAFORT - Agência Estado

A prefeitura de Teresópolis (Prefeitura Municipal de Teresópolis) está sendo acusada de impedir a distribuição de donativos por parte da Igreja Católica. Segundo o padre Paulo Botas, integrantes da comunidade católica que foram até o estádio Pedrão ouviram de funcionários municipais que "nenhuma igreja católica de Teresópolis iria receber doações". A prefeitura desmente a informação - diz que não passa de boato ( É LÓGICO!)e que a religião dos desabrigados não é fator levado em consideração. ( SÓ FALTAVA , ISSO É ABSURDO DEMAIS !)

"Falaram isso sem o menor constrangimento. O prefeito (Jorge Mário Sedlacek) é evangélico e não quer que a ajuda vá para os católicos. As pessoas se cadastraram, mas foram discriminadas. Nessa situação tão grave, não tem confissão religiosa, não pode ter essa competição ideológica. Isso é um pecado mortal, ainda mais vindo de pessoas cristãs", disse o padre, da igreja do Sagrado Coração de Jesus de Barra do Imbuí, área bastante afetada pelas chuvas.

Ele contou que foi alugado um galpão, na frente da igreja, para onde seriam levados roupas e alimentos que emissários recolheriam do montante estocado no Pedrão. A intenção era fazer do galpão um centro de distribuição para atendimento de moradores de bairros como Posse, Campo Grande e Espanhol, onde famílias inteiras morreram.

Sem querer entrar em detalhes sobre a religião do prefeito, o padre Mario José Coutinho, decano da Diocese de Petrópolis, disse que a situação é de boicote à Igreja Católica. "É surreal, uma ofensa, uma vergonha, uma agressão à humanidade. Transformaram uma questão humanitária em religiosa", criticou.

Amanhã, antes de rezar uma missa de sétimo dia no Imbuí, o bispo de Petrópolis, dom Filippo Santoro, terá uma reunião com o prefeito para discutir o assunto. Dos 21 abrigos abertos em Teresópolis, metade foi providenciado em igrejas evangélicas.

( SE REALMENTE ESSE PREFEITO PENSOU EM FAZER ... ALGO ..., ELE PODE SER DA RELIGIÃO QUE FOR , A POPULAÇÃO TEM QUE DAR UM MEGA CHUTE NA BUNDA DESSE VERME , NÃO IMPORTA PARTIDO , CRENÇA , PORRA NENHUMA ! SUMAM COM ELE JÁ E QUE VÁ O EXERCITO TOMAR CONTA DA SITUAÇÃO . ISSO É GRAVE DEMAIS !!!! )

Decano da Diocese de Petrópolis diz que situação é de boicote; prefeitura nega

17 de janeiro de 2011 | 19h 34

Bruno Boghossian e Roberta Pennafort - O Estado de S. Paulo

RIO e TERESÓPOLIS - De um lado, donativos que chegam às toneladas de todo o País; de outro, a falta de entrosamento entre a prefeitura de Teresópolis e organizações que tentam fazê-los chegar de modo mais eficiente a quem precisa, como a Cruz Vermelha e a Igreja Católica, cuja iniciativa, segundo voluntários, está sofrendo obstrução por parte do poder público. Até médicos foram impedidos de trabalhar. Enquanto isso, milhares de desabrigados ainda têm dificuldades para conseguir água, alimentos e artigos básicos para sua sobrevivência.

Wilton Junior/AE
Wilton Junior/AE
Moradores do bairro de Campo Grande, em Teresópolis

Hoje, voluntários da Cruz Vermelha relataram que funcionários da prefeitura tentaram impedir a saída de carregamentos do galpão montado pela organização internacional no centro da cidade. A prefeitura nega. "Está acontecendo uma briga de egos aqui em Teresópolis. A prefeitura determinou que nada pode ser entregue sem sua autorização", disse Jairo Gama, um dos cem voluntários da Cruz Vermelha em atividade na cidade.

Numa reunião entre as duas partes, a prefeitura decidiu que iria centralizar a entrega do material. A Cruz Vermelha, no entanto, acredita que tenha condições de fazer um trabalho mais direcionado, já que dispõe de informações precisas sobre as necessidades de cada localidade.

Veja também:
linkCorpo de ex-prefeito de Nova Friburgo é achado soterrado em sítio
linkDescoordenação prejudica ajuda no Rio
linkBrasil deve ter sistema de alerta contra desastres em 4 anos
linkGoverno admite à ONU despreparo em tragédias
listaVeja como fazer doações para moradores do Rio
blog Gabeira: Notas para depois da emergência
mais imagensGALERIA - Grandes imagens da tragédia
mais imagensGALERIA 2 - Imagens de destruição e desespero

Apesar da intervenção da prefeitura, a Cruz Vermelha continuou fazendo entrega de material hoje - montou um ponto de distribuição em outro ponto da cidade. "O que a gente quer é evitar o desperdício. Por exemplo: não adianta entregar 30 quilos de arroz a uma pessoa de uma vez só", explicou Luiz Alberto Sampaio, presidente da Cruz Vermelha no Rio.

O prefeito de Teresópolis, Jorge Mário Sedlacek, negou que houvesse qualquer problema de entendimento. "Uma operação como esta precisa de um comando centralizado. Está todo mundo cooperando. Não temos dificuldade com ninguém", afirmou. Mas no domingo, segundo relatos de voluntários, até a polícia teria, a mando da prefeitura, tentado impedir a saída de um caminhão.

Mesmo médicos que estão em Teresópolis para prestar atendimento gratuito à população sofreram impedimento de sair da base da Cruz Vermelha por funcionários da prefeitura. Isso ocorreu hoje de manhã. À tarde, numa reunião, ficou definido que a Cruz Vermelha atuará no atendimento nas cinco localidades mais castigadas. Mas a princípio estaria impedida, oficialmente, de entregar donativos.

A prefeitura de Teresópolis está sendo acusada também de impedir a distribuição de donativos por parte da Igreja Católica. Segundo o padre Paulo Botas, integrantes da comunidade católica que foram até o estádio Pedrão ouviram de funcionários municipais que "nenhuma igreja católica de Teresópolis iria receber doações". A prefeitura desmente a informação - diz que a religião dos desabrigados não é fator levado em consideração.

"O prefeito é evangélico e não quer que a ajuda vá para os católicos", critica o padre, da igreja do Sagrado Coração de Jesus de Barra do Imbuí, área bastante afetada pelas chuvas. Ele contou que foi alugado um galpão na frente da igreja, para onde seriam levados roupas e alimentos que emissários recolheriam do montante estocado no Pedrão.

Sem querer entrar em detalhes sobre a religião do prefeito, o padre Mario José Coutinho, decano da Diocese de Petrópolis, disse que a situação é de boicote à Igreja Católica. "É surreal, uma ofensa, uma vergonha. Transformaram uma questão humanitária em religiosa". Nesta terça, antes de rezar uma missa de sétimo dia no Imbuí, o bispo de Petrópolis, dom Filippo Santoro, terá uma reunião com o prefeito para discutir o assunto.


Jorge Mario Sedlacek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox warning pn.svg
Este artigo foi proposto para eliminação semirrápida por um ou mais editores. A(s) justificativas apresentada(s) para eliminação foram:
  • Não notório segundo os critérios de notoriedade para políticos: Citação: WP:POLÍTICOS escreveu: «Todo prefeito é relevante e deverá ter artigo próprio, desde que diga qual o período do governo e fale algo substancial e com fontes sobre sua administração.». Não é aqui mencionado nada sobre a sua atuação.--Stegop (discussão) 12h44min de 10 de janeiro de 2011 (UTC)

Por favor, melhore o artigo se possível e procure enquadrá-lo dentro das regras do projeto.
Caso não haja oposição à eliminação desta página, ela será suprimida a partir de 15 de janeiro. Para mais informações, veja Política de eliminação e Eliminação semirrápida.


Encontre referências para o artigo: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus


Usuário: Se esta página possui arquivos de mídia que não são utilizáveis em outras páginas, adicione uma nota em WP:PER, para que um administrador lusófono do Wikimedia Commons verifique se ela se encontra no escopo do projeto.

Administrador: Verifique se a página ficou anunciada durante o prazo devido. Se não concorda com a supressão da página, proponha o artigo para eliminação por votação e avise o proponente.

Aviso ao criador: O criador da página e seus editores podem ser notificados com
{{subst:Aviso-ESR|1=Jorge Mario Sedlacek}} ~~~~
Aviso ao criador com nota de boas-vindas:
{{subst:Av-bv-ESR|1=~~~~|2=Jorge Mario Sedlacek}}


Ferramentas a usar antes de eliminar:   páginas afluentesúltima ediçãohistóricoregistosregistos do filtro de ediçõeseliminar

Jorge Mario Sedlacek
Prefeitos de Teresópolis
Mandato: 2009-2012
Precedido por: Roberto Petto

Nascimento: 9/10/1954
Teresópolis RJ
Partido: Partido dos Trabalhadores PT
Wp ppo.png

Jorge Mario Sedlacek ou apenas Jorge Mario é um prefeito da cidade de Teresópolis cujo o mandado será de 4 anos(2009-2012).

Referências


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

humor : Ministro da Justiça e governador de SP discutem ações conjuntas de segurança






Por Redação - 22:23:00 -

SÃO PAULO (Agência Brasil) - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo ( piada !), e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, reuniram-se hoje (17) para discutir a integração da União e do estado na área de segurança pública. Segundo Cardozo, a intenção é criar um pacto nacional de combate ao crime organizado que envolva todas as corporações, como as polícias militares, civis e federal.

“Podem ter certeza que a Polícia Federal, a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Assuntos Penitenciários e Secretaria Nacional de Segurança Pública vão trabalhar juntos e podem esperar resultados muito positivos”, disse o ministro. Ele não quis adiantar mais detalhes sobre a integração.

De acordo com Cardozo, também será discutida também pauta legislativa comum sobre segurança.

O ministro também pretende se reunir com os governadores dos demais estados.


Bolívia elogia intenção brasileira de apoiar luta antidrogas

LA PAZ — O presidente boliviano, Evo Morales, saudou nesta quarta-feira a intenção da presidente Dilma Rousseff de apoiar economicamente a luta contra o narcotráfico em países como Bolívia e Paraguai.

O ministro da Justiça brasileiro, José Eduardo Cardozo, anunciou na terça-feira a disposição do governo de Dilma de financiar a luta antidrogas de seus vizinhos, como Bolívia e Paraguai, locais por onde a droga entra no Brasil.

"Saúdo as últimas palavras do novo ministro (...) do Brasil que quer ajudar, que quer subsidiar, algo assim, a luta contra o narcotráfico", afirmou Morales durante a inauguração de escritórios antidrogas em La Paz.

O presidente da Bolívia acrescentou que "o que o povo boliviano precisa é de um equipamento com certa tecnologia na luta contra o narcotráfico".

Morales expulsou por razões políticas, no fim de 2008, a agência antidrogas DEA, dos EUA, que fornecia tecnologia, informações de inteligência e recursos para o combate ao tráfico de drogas.

A Bolívia compartilha uma fronteira comum de 3.133 km com o Brasil, desde a hidrovia Paraná-Paraguai até a Amazônia. Nesta trajetória, muitas cidades limítrofes são pontos de tráfico de cocaína e armas.

O Brasil não anunciou a data e o montante de dinheiro que facilitará aos seus vizinhos bolivianos e paraguaios.



Em afago à oposição, Cardozo acerta visitas a Alckmin e Anastasia

Depois de São Paulo e MInas Gerais, ministro deve ainda passar pelo Ceará, Pernambuco e Bahia



segurança pública que prometeu construir no governo de Dilma Rousseff, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, inicia na semana que vem uma série de visitas a governadores estaduais. No roteiro, as prioridades do ministro são os governadores tucanos, Geraldo Alckmin e Antonio Anastasia em São Paulo e Minas Gerais.

Foto: Agência Estado

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo


Os tucanos governam os maiores Estados do País, mas o afago à oposição foi discutido com a presidenta, que gostou da ideia e aprovou a iniciativa. Cardozo, então, ligou para os tucanos e agendou conversas para os dias 17 e 18. O ministro pretende ainda passar pelos Estados do Ceará, Pernambuco e Bahia, mas ainda não há data agendada.

Aproveitando sua passagem pelo Rio de Janeiro na semana que vem, o ministro se reúne na quarta-feira (12) com dirigentes do Arquivo Nacional e no dia seguinte com o governador do Estado, Sérgio Cabral e o prefeito, Eduardo Paes. O secretário de Segurança Pública, José Beltrame, não estará presente por conta de uma viagem ao exterior, mas posteriormente será chamado a Brasília para uma conversa.

Os encontros serão conversas preparatórias para a reunião que a presidenta Dilma Rousseff pretende ter em fevereiro com os governadores. Cardozo afirma que o governo federal e os governos estaduais vão dialogar sobre estratégias para enfrentar a criminalidade.

Em entrevista à TV Brasil, nesta quarta-feira (5) o ministro disse também que vai propor ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, o aproveitamento de militares da reserva na Força Nacional de Segurança Pública. Os dois ministros deverão ter uma reunião na próxima semana para tratar do assunto.


União Europeia está solidária com a Itália no

04 de Janeiro, 2011

Países da União Europeia articulam uma medida de solidariedade com a Itália face à recusa do Brasil de extraditar Cesare Battisti, condenado, à revelia, pela Justiça italiana de crimes de terrorismo.
A questão foi discutida, ontem informalmente, pelos embaixadores de Espanha, Ricardo Peidró, de Portugal, João Salgueiro, e do Reino Unido, Alan Charlton.
O que mobiliza a Europa, segundo a imprensa europeia, não é a decisão do Brasil em si, mas a falta de cumprimento de um acordo prévio entre os Governos italiano e brasileiro. O Parlamento italiano, como retaliação, pode negar a aprovação de um acordo de cooperação militar com o Brasil para a construção de navios e de fragatas refere a imprensa europeia.
O novo ministro brasileiro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse, no domingo, que Lula agiu em consonância com a decisão do Supremo Tribunal Federal e que não teme retaliações. Cesare Battisti foi condenado por, segundo a acusação, estar implicado em assassinatos de personalidades italianas. Antes de ser condenado à revelia, Cesare Battisti fugiu para França, onde volvidos alguns anos perdeu o estatuto de asilado político, após o que foi para o Brasil.s

LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#politica OAB vai ao STF contra privilégio a ex-governador



Entidade vai questionar constitucionalidade de aposentadorias vitalícias

17 de janeiro de 2011 | 23h 00

Luciano Coelho, Michelle Portela, Julio Cesar Lima, Elder Ogliari e Marcelo Portela

A Ordem dos Advogados do Brasil vai contestar no Supremo Tribunal Federal a constitucionalidade das aposentadorias vitalícias concedidas a ex-governadores. O benefício "fere o princípio da moralidade e quebra a isonomia entre os cidadãos brasileiros", disse o presidente da entidade, Ophir Cavalcanti.

Desde dezembro, três ex-governadores obtiveram a aposentadoria, segundo reportagem publicada ontem pelo jornal O Globo: Roberto Requião (PMDB), do Paraná, Ana Júlia Carepa (PT), do Pará, e Leonel Pavan (PSDB), de Santa Catarina.

A tucana Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul, e o peemedebista Orlando Pessuti, que governou o Paraná por apenas dez meses, já solicitaram o benefício. Partiu do Ministério Público do Paraná, no final do ano passado, uma ação direta de inconstitucionalidade contra o pagamento dos subsídios vitalícios a ex-governadores. Além de Requião, Álvaro Dias e Jaime Lerner foram contemplados. O STF ainda não se pronunciou sobre o caso.

Prática generalizada. O benefício que a OAB considera um privilégio indevido é pago em diversos Estados. Os contribuintes gaúchos arcam com R$ 265 mil por mês para sustentar oito ex-governadores, entre eles Pedro Simon (PMDB) e Alceu Collares (PDT), além de três viúvas pensionistas.

Em Minas Gerais, as aposentadorias vitalícias são previstas na legislação, mas o governo não revela que as recebe sem autorização de cada beneficiário. Há seis ex-governadores ainda vivos e que teriam direito ao benefício: Rondon Pacheco, Francelino Pereira, Hélio Garcia, Newton Cardoso, Eduardo Azeredo, Itamar Franco e Aécio Neves. Também podem requerer o pagamento as viúvas de ex-governadores, além de filhas solteiras ou filhas cujos maridos morreram.

Na Paraíba, oito ex-governadores recebem cerca de R$ 18,3 mil, valor que equivale ao do salário atual do governador Ricardo Coutinho (PSB). Além deles, seis ex-primeiras-damas também recebem pensão.

O atual prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, ainda recebe pensão vitalícia como ex-governador do Amazonas, no valor de R$ 20,2 mil, mas a concessão do benefício está sendo questionada em processo do Tribunal de Contas do Estado encaminhada para o Ministério Público Federal. O ex-governador Vivaldo Frota também está aposentado, apesar de ter ocupado o cargo por menos de um ano.

No Piauí, pelo menos dez ex-governadores, viúvas ou parentes recebem pensão desde a década de 70, mas uma mudança na legislação impediu a entrada de novos beneficiários no sistema de 1997.



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#rio Gatinhos resgatados dos desabamentos no RJ aguardam adoção


17 de janeiro de 2011

Priscila Mesiano
vet-pri@hotmail.com

Para quem não me conhece meu nome é Priscila Mesiano, sou Veterinária e nete sábado fomos às áreas afetadas pela chuva em Teresópolis, no RJ, à procura de animais vítimas dos desabamentos.

Passamos todo o dia a a noite lá recolhendo cães e gatos deixados para traz por familias desesperadas que deixaram suas casas ou morreram.

Muitos animais feridos com fome e molhados casas destruídas, vidas acabadas e a chuva não para. Uma cena que sei que nunca vou esquecer.

Levamos cães a um abrigo onde estão sendo tratados, alimentados e abrigados. Porem os gatinhos não tem aonde ficar neste abrigo junto aos cães pois as condições são muito difíceis.

Por isso trouxemos 15 gatinhos que estão divididos na minha casa e na de uma colega Dra Janaina Costa. A grande maioria são filhotes, lindos, alem de uma gata adulta cega, todos estavam muito assustados e molhados. Mas estão em bom estado de saúde.

Envio então este e mail a todos vocês pois precisamos doar estes animaizinhos que já tão jovens passaram por momentos que muitos de nós não podemos sequer imaginar.

Pedimos também para quem possa doar ração para gatos filhotes, jornal velho e areia higiênica para gatos.

Caso você queira e possa adotar um desses lindos e sofridos gatinhos, nos fará muito felizes e dará a estes bichanos uma chance de recomeçar suas vidinhas de uma maneira segura e feliz.

Me comprometo a castrar todos machos e fêmeas gratuitamente.

Mas por favor nos ajudem, divulguem o máximo que puderem este e mail. Venha conhecer os gatinhos tenho certeza que vc irá se comover e se apaixonar por eles.

Qualquer doação ou interesse pelos gatinhos entrem em contato comigo ou Dra Janaina.
24 8807 5660
24 2243 2477

Janaina 24 9964 3447

Ajudem! Adotem! Conviver com um gatinho é a coisa mais compensadora do mundo!





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sidney Rezende e outros jornalistas recebem 'Prêmio Barbosa Lima Sobrinho'


Redação SRZD | Rio+ | 17/01/2011 19h37

Os profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da imprensa escrita, falada e televisada no estado do Rio de Janeiro foram homenageados com o "Prêmio Barbosa Lima Sobrinho", na noite desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A diplomação foi proposta pelo deputado estadual Marcelino D’Almeida.

Os jornalistas Sidney Rezende ("GloboNews" e o SRZD), Hélio Araújo (jornal "O Jogo", revista "Afito Rio" e "Blog de Incentivo à Leitura"), Rodrigo Paiva (Confederação Brasileira de Futebol) e Jorge Nunes ("Rádio Tupi", jornal "Povo do Rio" e "TV CNT") receberão o "Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo", homenagem concedida pela Alerj.

O diploma representativo do prêmio possui a figura estilizada do busto do jornalista, escritor, advogado, ensaísta, historiador e político brasileiro Barbosa Lima Sobrinho, bem como a legenda da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e a inscrição "Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo", circundada pelo contorno geográfico do Estado do Rio de Janeiro.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Hoje vi uma sacagem na Marginal Pinheiros com cães...

Uma mulher parou o carro , prateado, na via expressa , numa dessas entradas que dão acesso ao Rio Pinheiros (sentido Interlagos), e estava abandonando cachorros as margens do Rio , um absurdo , uma maldade e ali em horario de transito bom não dá pra parar e socorrer ! Será que a CET tem imagens disso ? E Como ela parou num lugar perigoso daqueles , para abandonar animais numa boa !? Horario entre 17 e 18 hs



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#rio Militares de MG, RS e SP instalam pontes na região serrana do Rio


17 de janeiro de 2011 12h37


17.01 - região serrana/RJ:  imagem obtida a bordo de helicóptero da FAB mostra o rastro de destruição provocada pela chuva. Foto: Paulo Rezende/FAB/Divulgação

Imagem obtida a bordo de helicóptero da FAB mostra o rastro de destruição provocada pela chuva na região serrana do Rio
Foto: Paulo Rezende/FAB/Divulgação


O Comando Militar do Leste (CML) informou, nesta segunda-feira, que mais 700 militares do Exército dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, especializados na construção de pontes móveis, serão enviados para a região serrana do Rio de Janeiro, onde mais de 600 pessoas já morreram desde semana passada nos deslizamentos em decorrência das chuvas na região.

De acordo com o Exército, as primeiras construções móveis devem começar a ser instaladas nesta segunda-feira por militares do Batalhão de Engenharia. Outras pontes devem ser alocadas nos municípios de Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto, cidades em que muitas pontes foram destruídas pelo temporal.

Chuvas na região serrana
As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#rio : Após ano em abrigo, moradora perde casa mais 1 vez


Fabiana Uchinaka
Enviada especial do UOL Notícias
Em Nova Friburgo (RJ)

Era de madrugada quando a dona de casa Patrícia Santana Rodrigues, 33, começou a ouvir o barulho das pedras rolando, das árvores sendo arrastadas pela força da terra e das casas sendo completamente destruídas. “Vi tudo da minha janela. Só pedi a Deus para o dia amanhecer e eu poder sair com meus filhos”, contou. Quando o dia nasceu e ela decidiu ir embora com as seis crianças e o marido para um abrigo da cidade, ainda presenciou mais um deslizamento passar próximo a escada de sua casa. “Pensei que ia morrer”.

Bem ao lado do terreno onde mora, na comunidade do Floresta, no distrito de Conselheiro Paulino, uma área pobre de Nova Friburgo (RJ), um morro de cerca de 100 metros de altura ficou “pelado” por conta das chuvas. “Tinha casa até lá em cima, era cheio de árvore. Escorregou tudo”, disse Patrícia.

Os moradores da área relatam que antes não era possível ver a estrutura de pedra, que hoje está completamente exposta, de cima a baixo. Toda a cobertura caiu sobre cerca de 40 casas e matou um número incerto de pessoas. Uma fábrica de lingeries também foi destruída.


“Morreu muita gente aqui, tem muita gente soterrada. Não dá para saber quantas, porque nem os bombeiros chegaram aqui, mas os próprios moradores já tiraram alguns corpos e enterraram”, explicou Patrícia.

Ela aponta para a cena que mais chama a atenção ali: a de um carro cinza, que foi levado pelo deslizamento. Segundo os vizinhos que sobreviveram à tragédia, pai e filha estariam dentro do veículo após uma possível tentativa de fuga. “Eram três horas da madrugada e todo mundo estava dormindo. Por que eles estariam no carro?”, disse um morador, que afirmou que os corpos ainda estão no local.

Diante da cena, Patrícia decidiu permanecer na escola municipal que está recebendo os desabrigados. No entanto, volta todos os dias ao bairro para visitar a casa condenada pela Defesa Civil. Parece desolada com a ideia de ter de começar do zero de novo.

“Fico lá na escola esperando, porque não tenho mais casa. Pela segunda vez”, conta. No ano passado, a casa onde ela morava no Floresta foi destruída depois que um muro caiu por causa da chuva. Ela ficou um ano no abrigo da Prefeitura de Nova Friburgo e apenas em dezembro de 2010 recebeu o aluguel-social de R$ 200. Estava feliz porque, finalmente, poderia alugar uma casa.

“Com esse dinheiro, eu só consegui achar uma casa aqui. Também, como eu não conheço ninguém e estou acostumada com esse bairro, voltei para cá. Mas aconteceu de novo”, lamenta.








Mundo Estranho - Fred Linardi


O presidente recebe 12 mil reais de salário, enquanto deputados federais e senadores faturam 16,5 mil reais mensais para servir a pátria. Os políticos também contam com auxílio para alimentação, viagens e outras despesas pessoais, além de um orçamento para pagamento de assessores e manutenção de gabinete. A remuneração dos quase 600 parlamentares do Congresso Nacional vem de uma verba federal obtida a partir do pagamento de impostos, ou seja, do seu próprio bolso, caro (e)leitor. Para conferir se o seu dindin está sendo bem gasto, a ME cruzou dados sobre salários de governantes e legisladores brasileiros nas esferas municipal, estadual e federal e também comparou alguns valores caseiros com remunerações e despesas políticas de outros países. $:-)

PRECINHO POPULAR
Lula ganha bem menos que alguns colegas estrangeiros, mas nossos deputados custam mais para o povoEUA
custo mensal de até R$ 316 mil

Brasil
custo mensal de até R$ 117 mil

Alemanha
custo mensal de até R$ 83 mil

França
custo mensal de até R$ 61 mil

Reino Unido
custo mensal de até R$ 58 mil

Chile
custo mensal de até R$ 45 mil

HOLERITE FEDERAL
Esta lista vale para deputados federais. Senadores têm mais verbas e custam até R$ 30 mil a mais

SALÁRIO R$ 16,5 mil (incluindo 13º, 14º e 15º salários)

VERBA INDENIZATÓRIA até R$ 15 mil (alimentação, segurança, combustível etc.)

AUXÍLIO-MORADIA R$ 3 mil

COTA POSTAL R$ 4 mil

VALE-TRANSPORTE AÉREO de R$ 4,7 mil a R$ 18,7 mil

VERBA DE GABINETE R$ 60 mil (pagamento de até 18 assessores)

TOTAL até R$ 117 mil/mês

ORDENADO PRESIDENCIAL
O primeiro-ministro Lee Hsien Loong, de Cingapura, é o líder mundial com o contracheque mensal mais generoso

Pelos valores da campanha eleitoral, Lula gastou R$ 1,96 por voto, em 2007. Obama gastou R$ 80, em 2009

Cingapura R$ 403 mil
EUA R$ 77 mil
França R$ 58 mil
Chile R$ 21,5 mil
Brasil R$ 12 mil

GOVERNADORES ESTADUAIS (dados de 2007)
O governador mais caro é o de Alagoas, bancado pela renda de 40,5 habitantes*

MAIOR SALÁRIO R$ 24,5 mil (Paraná)
MENOR SALÁRIO R$ 7,14 mil (Rio Grande do Sul)

PREFEITOS EM CAPITAIS (dados de 2007)
Macapá (AP) tem o prefeito mais caro, pois recebe a renda de quase 23 habitantes

MAIOR SALÁRIO R$ 23,9 mil (Curitiba (PR))
MENOR SALÁRIO R$ 8,4 mil (Florianópolis (SC))

VEREADORES EM CAPITAIS (dados de 2007)
São Paulo gasta mais de R$ 510 mil por mês, pagando o salário de 55 vereadores

MAIOR SALÁRIO R$ 9,5 mil (Campo Grande (MS))
MENOR SALÁRIO R$ 3 mil (Vitória (ES))

30/03/2008 07h44




Quanto custa um político no Brasil?

O presidente recebe 12 mil reais de salário, enquanto deputados federais e senadores faturam 16,5 mil reais mensais para servir a pátria. Os políticos também contam com auxílio para alimentação, viagens e outras despesas pessoais, além de um orçamento para pagamento de assessores e manutenção de gabinete. A remuneração dos quase 600 parlamentares do Congresso Nacional vem de uma verba federal obtida a partir do pagamento de impostos, ou seja, do seu próprio bolso, caro (e)leitor. Para conferir se o seu dindin está sendo bem gasto, a ME cruzou dados sobre salários de governantes e legisladores brasileiros nas esferas municipal, estadual e federal e também comparou alguns valores caseiros com remunerações e despesas políticas de outros países. $:-)



PRECINHO POPULAR

Lula ganha bem menos que alguns colegas estrangeiros, mas nossos deputados custam mais para o povoEUA

custo mensal de até R$ 316 mil



Brasil

custo mensal de até R$ 117 mil


Alemanha
custo mensal de até R$ 83 mil

França
custo mensal de até R$ 61 mil

Reino Unido
custo mensal de até R$ 58 mil

Chile
custo mensal de até R$ 45 mil


HOLERITE FEDERAL

Esta lista vale para deputados federais. Senadores têm mais verbas e custam até R$ 30 mil a mais



SALÁRIO R$ 16,5 mil (incluindo 13º, 14º e 15º salários)

VERBA INDENIZATÓRIA até R$ 15 mil (alimentação, segurança, combustível etc.)

AUXÍLIO-MORADIA R$ 3 mil

COTA POSTAL R$ 4 mil

VALE-TRANSPORTE AÉREO de R$ 4,7 mil a R$ 18,7 mil

VERBA DE GABINETE R$ 60 mil (pagamento de até 18 assessores)

TOTAL até R$ 117 mil/mês


ORDENADO PRESIDENCIAL

O primeiro-ministro Lee Hsien Loong, de Cingapura, é o líder mundial com o contracheque mensal mais generoso



Pelos valores da campanha eleitoral, Lula gastou R$ 1,96 por voto, em 2007. Obama gastou R$ 80, em 2009

Cingapura R$ 403 mil
EUA R$ 77 mil
França R$ 58 mil
Chile R$ 21,5 mil

Brasil R$ 12 mil



GOVERNADORES ESTADUAIS (dados de 2007)

O governador mais caro é o de Alagoas, bancado pela renda de 40,5 habitantes*



MAIOR SALÁRIO R$ 24,5 mil (Paraná)
MENOR SALÁRIO R$ 7,14 mil (Rio Grande do Sul)


PREFEITOS EM CAPITAIS (dados de 2007)

Macapá (AP) tem o prefeito mais caro, pois recebe a renda de quase 23 habitantes



MAIOR SALÁRIO R$ 23,9 mil (Curitiba (PR))
MENOR SALÁRIO R$ 8,4 mil (Florianópolis (SC))


VEREADORES EM CAPITAIS (dados de 2007)

São Paulo gasta mais de R$ 510 mil por mês, pagando o salário de 55 vereadores



MAIOR SALÁRIO R$ 9,5 mil (Campo Grande (MS))
MENOR SALÁRIO R$ 3 mil (Vitória (ES))




Fonte: Mundo Estranho
Por @fabiozambon


POLÍTICA QUANTO CUSTA UM VEREADOR?
Qui, 18 de Novembro de 2010 10:32
Quer saber? É fácil! Pegamos o valor do repasse que é feito mensalmente pelo Executivo à Câmara de algumas cidades da região e dividimos pelo número de vereadores. Esse dinheiro repassado por lei é gasto com funcionários, telefonemas, correspondências, viagens, salários dos vereadores, assessores, café, aluguel, energia elétrica, gasolina e outras despesas triviais contabilizadas.

Nesses casos abaixo relacionados levantamos os valores dos repasses junto ao Tribunal de Contas dos Municípios TCM, e no Uol – Eleições 2008.

Câmara Municipal de Antonio Gonçalves
Repasse mensal: R$ 41.400,25
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 4.600,02
Câmara Municipal de Câmara Baixa Grande
Repasse mensal: R$ 62.779,14
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 6.975,46
Câmara Municipal de Caém
Repasse mensal: R$ 42.731,32
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 4.747, 92
Câmara Municipal de Cafarnaum
Repasse mensal: R$ 63.059,29
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 6.975,46
Câmara Municipal de Caldeirão Grande
Repasse mensal: R$ 49.903,16
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 5.544, 79
Câmara Municipal de Capim Grosso
Repasse mensal: R$ 75.651,20
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 6.975,46
Câmara Municipal de Filadélfia
Repasse mensal: R$ 52.564,22
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 5.840, 46
Câmara Municipal de Jacobina
Repasse mensal: R$ 194.766,26
Total de vereadores: 10
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 19.476,62
Câmara Municipal de Mairí
Repasse mensal: R$ 64.431,27
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 7.159,03
Câmara Municipal de Miguel Calmon
Repasse mensal: R$ 79.015,47
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 8.779,49
Câmara Municipal de Mundo Novo
Repasse mensal: R$ 75.496,58
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 6.975,46
Câmara Municipal de Nova Fátima
Repasse mensal: R$ 33.011,87
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 3.667,98
Câmara Municipal de Ourolândia
Repasse mensal: R$ 55.296,50
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 6.144,05
Câmara Municipal de Piritiba
Repasse mensal: R$ 75.243,50
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 8.360,38
Câmara Municipal de Ponto Novo
Repasse mensal: R$ 54.107,68
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 6.011,96
Câmara Municipal de Quixabeira
Repasse mensal: R$ 31.959,43
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 3.551,04
Câmara Municipal de Saúde
Repasse mensal: R$ 42.312,61
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 4.701,40
Câmara Municipal de Serrolândia
Repasse mensal: R$ 42.094,11
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 4.677,12
Câmara Municipal de Umburanas
Repasse mensal: R$ 53.150,00
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 5.905,55
Câmara Municipal de Várzea da Roça
Repasse mensal: R$ 51.189,18
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 5.687,68
Câmara Municipal de Várzea do Poço
Repasse mensal: R$ 31.972,44
Total de vereadores: 9
VALOR MENSAL POR VEREADOR
R$ 3.552,49
Postado Por Déa Vasconcelos
Fonte: Serrote Notícias



Qual é o valor do salário de um diplomata brasileiro

Quanto ganha um Diplomata e o que faz um Diplomata

A diplomacia brasileira é uma das carreiras que formam o Serviço Exterior Brasileiro, que foi organizado pela Lei nº 11.440, de 29 de dezembro de 2006, e que é vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, cuja sede fica em Brasília (DF), no Palácio do Itamaraty, localizado na Esplanada dos Ministérios, endereço bastante conhecido na Capital da República Federativa do Brasil. O atual ministro das relações exteriores do Brasil é o Embaixador Celso Amorim.

De acordo com a legislação, aos detentores de cargo da carreira de diplomata incumbem atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses da nação brasileira e do povo brasileiro no campo internacional.

Atribuições do Diplomata

Os Diplomatas têm atribuições essencialmente políticas cujas finalidades são representar a nação brasileira perante a comunidade internacional de nações; colher as informações necessárias à formulação da política externa; participar de reuniões internacionais e, nelas, negociar em nome do nosso país; assistir às missões brasileiras no exterior; proteger os compatriotas brasileiros e promover a cultura e os valores de todo o povo brasileiro. Os diplomatas tratam dos assuntos mais diversos: paz, segurança, normas de comércio e relações econômicas e financeiras, direitos humanos, proteção ao meio ambiente, tráfico de drogas e fluxos migratórios, passando, por tudo que diga respeito ao fortalecimento dos laços de amizade e cooperação da República Federativa do Brasil com seus parceiros externos. É desta forma que a diplomacia brasileira e o trabalho exercido pelos seus diplomatas são importantíssimos para o progresso do Brasil na comunidade internacional, razão pela qual merecem uma boa remuneração.

Apenas brasileiros natos podem ingressar na Carreira Diplomática

Por ser uma carreira de estado e tratar de interesses essenciais às relações externas do Brasil com os demais países da comunidade internacional, os cargos da carreira da diplomacia brasileira são privativos de brasileiros natos. Isto é, por força do art. 12, § 3º, inciso V, da Constituição da República Federativa do Brasil, são privativos de brasileiros natos os cargos da carreira diplomática.

Esta previsão também é feita no art. 36 da Lei nº 11.440/2006, que informa o seguinte: art. 36. Ao concurso público de provas ou de provas e títulos para admissão na Carreira de Diplomata somente poderão concorrer brasileiros natos.

Pelo fato da nacionalidade ser o vínculo jurídico-político que une permanentemente determinado Estado e os indivíduos que o compõem, fazendo destes um dos elementos componentes da dimensão pessoal do Estado, os modos de aquisição da nacionalidade brasileira estão previstos no artigo 12 da Constituição da República Federativa do Brasil:

Art. 12. São brasileiros:
I – natos:
a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;
c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

Plano de Carreira do Diplomata Brasileiro

A carreira diplomática brasileira é estruturada em seis classes: Terceiro Secretário, Segundo Secretário, Primeiro Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe, que é conhecido também como Embaixador. Com a aprovação no concurso, o candidato faz jus a entrada na classe de Terceiro Secretário. Os critérios de promoção, basicamente, são a antiguidade e o merecimento, em decorrência dos quais varia o tempo de progressão na carreira, o que vai refletir no salário que recebem, uma vez que, cada vez que o diplomata for promovido, o salário deles ganhará um acréscimo financeiro.

O diplomata é um servidor público federal, funcionário do Ministério das Relações Exteriores, que tem sede no Palácio do Itamaraty, órgão da administração pública federal incumbido de auxiliar o Presidente da República Federativa do Brasil na formulação e execução da política externa, comércio exterior, relações políticas e econômicas, cooperação internacional, divulgação cultural, assistência consular. Para tanto, ele poderá trabalhar no Brasil, seja em Brasília (Distrito Federal) ou nas representações nacionais do Ministério das Relações Exteriores, seja no exterior, nas embaixadas, consulados e missões junto aos organismos internacionais. Por ser um funcionário público federal, o salário do diplomata é pago pelos cofres públicos, razão pela qual o valor da sua remuneração é previsto em lei. Para realizar suas atividades no exterior, o Itamaraty conta com 117 embaixadas, 55 consulados, 15 vice-consulados e 15 missões junto a organismos internacionais.

Os agentes diplomáticos podem exercer a função de embaixadores do Brasil em determinado país estrangeiro, onde exercerão a função política de representação da nação brasileira, nas embaixadas, bem como a de cônsul do Brasil em determinado país, exercendo suas funções nos consulados.

Salário mensal do Diplomata Brasileiro

No Brasil, os diplomatas são remunerados por meio de subsídio. O subsídio dos diplomatas passou a incorporar os vencimentos, gratificação, adicional e demais vantagem pecuniária individual que o funcionário da carreira diplomática viesse a ter. Portanto, o salário do diplomata é pago por meio de subsídio, que é pago em parcela única, não sendo mais composto de vencimento, gratificações, vantagens e outros adicionais, a exemplo de outros funcionários públicos.
Quando exercem suas atividades na República Federativa do Brasil, os diplomatas ganham o seguinte valor como salário:

Terceiro Secretário – Salário inicial de R$ 12.962,12.
Segundo Secretário – Remuneração mensal de R$ 14.331,13.
Primeiro Secretário – Subsídio mensal de R$ 15.395,04.
Conselheiro – Ganha mensalmente R$ 16.541,31.
Ministro de Segunda Classe – Salário de R$ 17.769,29.
Ministro de Primeira Classe – Remuneração total de R$ 18.478,45.

TABELA DE SUBSÍDIOS PARA A CARREIRA DE DIPLOMATA

Em R$

VALOR DO SUBSÍDIO
CLASSE

Ministro de Primeira Classe 18.478,45
Ministro de Segunda Classe 17.769,29
Conselheiro 16.541,31
Primeiro Secretário 15.395,04
Segundo Secretário 14.331,13
Terceiro Secretário 12.962,12
Ministro Celso Amorim

Embaixador Celso Amorim - Ministro das relações exteriores.

Palácio do Itamaraty Diplomacia Brasileira

Palácio do Itamaraty

Autor do texto: Bruno Castro



17/08/2010 19:12

Horário eleitoral custa mais de R$ 850 milhões ao contribuinte

Receita Federal estima que emissoras de rádio e TV vão receber desconto de mais de R$ 850 milhões no Imposto de Renda pela transmissão do horário eleitoral. Somados aos R$ 200 milhões do fundo partidário, nada menos que R$ 1,05 bilhão das campanhas vem de financiamento público.

Começa hoje a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Durante 45 dias, os eleitores brasileiros vão conhecer as propostas dos candidatos aos cargos de deputado federal, estadual e distrital, presidente da República, senador e governador. É o conhecido horário eleitoral — gratuito para os partidos, mas pago pelos contribuintes em 80% e pelas emissoras em 20%.

Devido à veiculação da propaganda eleitoral, as emissoras de rádio e TV abertas recebem do governo desconto no pagamento do Imposto de Renda, ou seja, uma isenção fiscal parcial. A dedução prevista é de 80% do valor cobrado pela transmissão de propagandas comerciais naquele horário, de acordo com a tabela de cada emissora. O desconto está em vigor desde 1993.



A isenção é válida também para as inserções publicitárias que ocorrem entre os períodos de eleições, ou seja, fora do período de propaganda gratuita. Neste ano, a Receita Federal estima em mais de R$ 850 milhões a soma do dinheiro que deixará de ir para os cofres públicos em razão do horário eleitoral. Além disso, a população também participa financeiramente das campanhas por intermédio do fundo partidário – que neste ano somou R$ 200 milhões.

Diferentemente da proposta de reforma política que tramitou na Câmara entre 2003 e 2007, e que previa o financiamento público exclusivo de campanhas (PL 4634/09), a isenção fiscal concedida às emissoras, juntamente com o fundo partidário, formam um modelo de financiamento misto de campanhas, que reúne dinheiro público e privado.

Críticas ao desconto fiscal
O desconto concedido a emissoras de rádio e TV recebe críticas. Para o deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE), o governo não deveria pagar pela transmissão do horário eleitoral. "O uso da radiofrequência para radiodifusão é uma concessão pública e, consequentemente, um patrimônio da sociedade brasileira administrada pelo Estado."

A mesma tese é defendida pela representante da organização civil Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, Cristina Charão. "Se o processo eleitoral faz parte da gestão do Estado brasileiro, nada mais correto que os concessionários públicos, que utilizam um espaço público de radiodifusão, cedam gratuitamente esse espaço para que o processo eleitoral ocorra da forma mais democrática possível."

Já o diretor geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), Luis Roberto Antonik, defende a isenção fiscal. Segundo ele, a medida compensa uma "perda importante com venda de espaço publicitário" em horário nobre. Além disso, de acordo com Antonik, a maioria das emissoras registra perda "brusca" de audiência com o horário eleitoral. "Muitas vezes, a audiência perdida não é mais recuperada porque as pessoas desligam o rádio e a TV e vão fazer outras coisas."

Henrique Neves, ministro do TSE, reforça em entrevista à TV Câmara, a importância da propaganda eleitoral gratuita para a população e a democracia brasileira.
Ganho democrático
Apesar do alto custo das isenções fiscais concedidas pelo governo brasileiro, a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga avalia que o "ganho democrático" da medida compensa o gasto. "Abre-se um espaço para que as forças políticas possam expressar suas ideias para a população e, dessa forma, cria-se uma cultura política de participação por meio do voto", defende.

Segundo a cientista política, a difusão do rádio e, principalmente, da TV na maioria dos lares brasileiros faz com que a campanha eleitoral divida-se em "antes e depois do período de horário eleitoral": "É a partir desse momento que os indecisos tomam suas decisões e que se notam as maiores diferenças entre intenções de votos para cada candidato."

Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Newton Araújo


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters