[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Photobucket

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

ANA PAULA AROSIO

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

ARÓSIO (OLHOS)

ANA PAULA AROSIO

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

FABIO ASSUNCAO

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Aumento do nível do mar afeta América Latina mais do que se pensava


Cancún, México

Áreas costeiras do México estão entre as mais ameaçadas

Especialistas em mudanças climáticas nas Américas do Norte e do Sul estão cada vez mais preocupados com as implicações potencialmente devastadoras da elevação do nível do mar.

Até agora as Américas eram vistas como menos vulneráveis do que outras partes do mundo como as ilhas do Pacífico, Vietnã e Bangladesh. Mas as estimativas apresentadas em uma reunião científica em Copanhague, em março, alarmaram observadores da região.

Partes do Caribe, do México e do Equador são consideradas de maior risco. A cidade de Nova York e áreas no sul da Flórida também são tidas como especialmente vulneráveis.

Em 2007, um relatório do IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas) sugeriu que o nível do mar vai subir entre 19 cm e 59 cm até o final deste século.

Mas vários cientistas em Copenhague falaram em uma elevação de um metro ou mais, mesmo se as emissões de gases do efeito estufa se mantiverem baixas.

O derretimento das calotas polares é um dos principais fatores para as novas estimativas.

"Uma elevação de um metro vai modificar irreversivelmente a geografia de áreas costeiras da América Latina", disse à BBC Walter Vergara, o principal perito do Banco Mundial para mudanças climáticas na região.

"Por exemplo, uma elevação de um metro inundaria uma área costeira da Guiana onde estão 70% da população e 40% das terras aráveis. Isto implicaria em uma grande reorganização da economia do país."

Vergara e outros especialistas também estão preocupados com o efeito sobre uma área pantanosa junto à costa do Golfo do México.

'Dados alarmantes'

"Estes novos dados sobre o aumento do nível do mar são alarmantes", disse Arnoldo Matus Kramer, que pesquisa a adaptabilidade às mudanças climáticas na Universidade de Oxford. "Quando combinados ao crescimento exponencial da urbanização e do turismo ao longo da costa do Golfo do México e Caribe mexicano, é extremamente preocupante."

Um estudo divulgado em novembro de 2008 pela agência Habitat-ONU sobre cidades do mundo ressaltou que na maioria dos países-ilhas do Caribe 50% da população vive a uma distância de até 2 quilômetros da costa. Eles seriam afetados diretamente pelo aumento do nível do mar e outras consequências de alterações no clima.

As Bahamas, as Guianas, Belize e a Jamaica foram apontadas pelo Banco Mundial como especialmente sujeitas a risco caso ocorra um aumento de um metro do nível das águas.

Planícies costeiras em volta da cidade de Guayaquil, no Equador, o principal polo econômico do país, também são tidas como vulneráveis a uma combinação de aumento do nível do mar e tempestades.

Um estudo recente realizado pelo Espol, um instituto de ciências em Guayaquil, sugeriu que até uma elevação de 0,5 metro do nível do mar traria graves problemas para o sistema de drenagem da parte sul da cidade. Ele poderia entrar em colapso.

Pesca ameaçada

A lucrativa indústria pesqueira do Equador, que tem grande importância para a economia do país, também ficaria ameaçada.

"A elevação de um metro no nível do mar intensificaria a ameaça à pesca de camarões e outros setores da indústria", disse Pilar Cornejo, do Espol, que fez um relatório sobre o assunto para as Nações Unidas.

De acordo com um recente estudo do Banco Mundial que incluiu mais de 80 países em desenvolvimento, o Equador está entre os dez países que terão seu PIB (Produto Interno Bruto) mais afetado com o aumento do nível do mar.

Argentina, México e Jamaica também aparecem entre os dez primeiros da lista que avalia o impacto sobre sobre terras aráveis da elevação de um metro no nível do mar.

Os cientistas destacam que ainda há incerteza sobre a futura da elevação do nível do mar. Entre elas estão incógnitas sobre o comportamento das gigantescas calotas polares e o tempo que levará para o nível do mar subir.

Também há dúvidas sobre o efeito do aquecimento global sobre a gigantesca corrente do Oceano Atlântico em que as águas mais aquecidas do mar fluem para o norte e as mais frias, a uma profundidade maior, fluem para o sul.

Uma nova pesquisa liderada por Jianjun Yin, da Universidade Estadual da Flórida, sugere que embora as cidades costeiras da América do Sul não estejam sob ameaça neste século com um aumento maior do nível do mar causado pela corrente, a cidade de Nova York e o Estado da Flórida estão.

Nova York veria um aumento adicional no nível do mar de cerca de 20 cm acima da média global devido a esta corrente até a virada do século, de acordo com a pesquisa que Yin publicou este ano na revista Nature Geoscience.

Na Flórida o aumento seria de menos de 10 cm.

"Um aumento de um metro pode ser um desastre para partes da Flórida, especialmente no sul do Estado", disse Yin à BBC.

"A elevação do nível do mar associada à vulnerabilidade a furacões tornam a situação muito preocupante."

"É urgentemente necessário que os líderes latino-americanos levem em conta estes novos dados sobre elevação do nível do mar quando formulam novas políticas", disse Arnoldo Matus Kramer. "Eles não estão fazendo isto no momento."

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Alzheimer 'dá sinal' no cérebro décadas antes de se manifestar, diz estudo


Cérebro humano (SPL/arquivo)

Cérebro de pessoas com variação se comporta de maneira diferente

Uma pesquisa britânica sugere que jovens adultos com uma variação genética que aumenta o risco do Mal de Alzheimer apresentam mudanças na atividade cerebral décadas antes dos sintomas da doença aparecerem.

O estudo fornece pistas para que os cientistas compreendam a razão pela qual algumas pessoas desenvolvem a doença e pode significar a criação de exames que indiquem pessoas em risco.

Diferenças na região do cérebro que envolve a memória, conhecida como hipocampo, já foram mostradas em pessoas de meia idade e idosas que possuem uma variação do gene APOE4.

Mas a pesquisa britânica é a primeira a mostrar hiperatividade no hipocampo em pessoas jovens e saudáveis e a primeira a mostrar que o cérebro de quem possui esta variação genética se comporta da forma diferente, mesmo durante o descanso.

Já se sabia que uma pessoa que tem uma variação do gene APOE4 tem quatro vezes mais risco de desenvolver a doença. Pessoas que têm duas cópias do gene apresentam dez vezes mais risco de sofrer de Alzheimer.

Mas nem todas as pessoas que carregam a variante do gene vão desenvolver a doença. Os pesquisadores destacam até que a maioria dos que têm o APOE4 não vão desenvolver a doença.

A pesquisa, realizada pela Universidade de Oxford e pelo Imperial College de Londres, foi publicada na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.

Ressonância

O estudo usou exames de ressonância magnética (fMRI) realizados na Universidade de Oxford para comparar a atividade dentro dos cérebros de 36 voluntários, sendo que 18 deles possuíam pelo menos uma cópia do gene APOE4.

Todos os voluntários no estudo tinham entre 20 e 35 anos e todos realizaram normalmente tarefas para testar suas habilidades cognitivas.

Os pesquisadores observaram como os cérebros dos voluntários se comportavam enquanto eles estavam descansando e enquanto eles realizavam uma tarefa relacionada à memória. Mesmo quando os que possuíam o gene APOE4 estavam descansando, os pesquisadores observaram padrões diferentes de atividade cerebral entre os que tinham o gene e os que não tinham.

Os exames mostraram diferenças visíveis na forma como o hipocampo se relacionou com o resto do cérebro.

"Mostramos que a atividade cerebral é diferente em pessoas com esta versão do gene, mesmo décadas antes do desenvolvimento de qualquer problema de memória", disse Clare Mackay, do Departamento de Psiquiatria e Centro de Ressonância Magnética do Cérebro da Universidade de Oxford, uma das líderes do estudo.

"Também mostramos que esta forma de ressonância magnética, na qual a pessoa apenas se deita sem fazer nada, é sensível o bastante para pegar estas mudanças. Estes são os empolgantes primeiros passos em direção à perspectiva de que um simples exame será capaz de distinguir quem vai desenvolver Alzheimer", acrescentou.

Cérebros exaustos

"Nossos cérebros são sempre ativos - nossas mentes vagam mesmo quando não estamos realizando tarefas específicas", disse Christian Beckmann, outro autor do estudo, da Divisão de Neurociência e Saúde Mental do Imperial College de Londres.

"Ficamos surpresos de ver que mesmo os voluntários com o gene APOE4 que não estavam fazendo nada, tinham a parte da memória no cérebro trabalhando mais do que nos outros voluntários."

"Nem todos os portadores do APOE4 vão desenvolver o Mal de Alzheimer, mas faria sentido se em algumas pessoas, a parte do cérebro relativa à memória ficasse exausta com o excesso de trabalho e isto contribuísse para a doença", acrescentou.

"Esta teoria tem como apoio estudos que descobriram o padrão oposto em pessoas que desenvolveram o Mal de Alzheimer, com estas pessoas mostrando menos atividades do que o normal na parte do cérebro relativa à memória."

Mas, para o neurocientista da Universidade de Cambridge, Peter Nestor, é preciso ver o estudo com cautela.

"As descobertas deste estudo são interessantes, mas não devem ser mal interpretada para significar que o Mal de Alzheimer já começa a se desenvolver neste grupo de voluntários saudáveis e jovens."

"Será um desafio para pesquisas futuras observar se as diferenças observadas naqueles com o gene APOE4 podem oferecer uma pista para descobrir o que torna alguns cérebros mais suscetíveis ao Alzheimer", acrescentou.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Médicos suíços confirmam 'terceiro braço fantasma' em paciente


Imagem de cérebro

Cientistas usaram ressonância para comprovar comandos ao 'braço'

Médicos da Suíça conseguiram comprovar a existência de um terceiro "braço fantasma" em uma mulher que sofreu um derrame.

A paciente de 64 anos havia perdido as funções de seu braço esquerdo após o acidente cerebral.

Mas poucos dias depois, ela desenvolveu um "terceiro membro", que ela dizia enxergar e usar para tocar objetos e até coçar o braço direito.

Usando exames de ressonância magnética, especialistas do Hospital Universitário de Genebra confirmaram que o cérebro da mulher emitia comandos ao "braço fantasma" e reconhecia suas ações.

Raro

A paciente diz que seu novo membro fica à sua esquerda e tem uma cor de leite, "quase transparente".

Segundo o neurologista Asaid Khateb, chefe da equipe que analisou as imagens cerebrais, trata-se de um caso extremamente raro em que o paciente não somente sente o membro imaginário, como também o enxerga e o movimenta voluntariamente.

O médico disse ainda que esta é a primeira vez que se mede a atividade cerebral a partir do contato com um membro fantasma.

O fenômeno do membro fantasma está normalmente associado com pessoas que sofreram amputação. Segundo cientistas, entre 50% e 80% delas descrevem sensações de tato e dor na parte retirada.

As descobertas da equipe foram divulgadas na revista especializada Anais da Neurologia.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Juiz permite que mãe colete sêmen de filho morto


espermatozoide

Esperma será mantido em banco de sêmen até que se encontre uma mãe de aluguel.

A mãe de um jovem de 21 anos que morreu no fim de semana em Austin, no Estado americano do Texas, recebeu autorização para coletar o esperma do rapaz para que ele possa ter filhos no futuro.

Após uma audiência de urgência na segunda-feira, o juiz Guy Herman ordenou que o corpo de Nikolas Colton Evans seja conservado até que seu esperma possa ser retirado.

Nikolas morreu no domingo após ser atacado durante uma briga em um bar. Para que a coleta seja realizada, o corpo do rapaz tem de ser preservado à temperatura de 4ºC.

Em entrevista ao jornal Austin American-Statesman, a mãe do rapaz, Marissa Evans, disse que ele queria ter três filhos e já havia, inclusive, escolhido os nomes: Hunter, Tod e Van.

"Eu quero que ele continue a viver. Quero guardar uma parte dele", disse ela ao jornal.

Mãe de aluguel

Uma urologista já se ofereceu para retirar o sêmen do rapaz e a coleta deverá ser realizada ainda nesta quinta-feira.

O esperma será guardado em um banco de sêmen até que uma mãe de aluguel seja encontrada.

Marissa Evans disse já ter recebido dezenas de ofertas e que pretende criar as crianças.

"Estou feliz por dar ao meu filho o que ele sempre quis", disse Marissa a o jornal. "Com dezenas de ofertas de mães, tias e avós, esta será a criança mais amada no mundo".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cemitério onde serão enterradas vítimas de tremor ameaça cair


10 de abril de 2009 • 07h25 • atualizado às 10h22

Cemitério de L'Aquila também foi bastante afetado pelos tremores
Cemitério de L'Aquila também foi bastante afetado pelos tremores
10 de abril de 2009
Francisco Assis/Especial para Terra


Francisco Assis

Direto de L'Aquila


Os moradores de L'Aquila estão vivendo nesta sexta-feira um dos momentos mais comoventes da história da cidade: o sepultamento das vitimas do terremoto que deixou pelo menos 289 mortos e cerca de 50 mil pessoas desabrigadas. A cerimônia, prevista para ser iniciada às 11h da manhã, na Escola Guardia di Finanza, está sendo encarada com extremo cuidado pelas autoridades. As vítimas serão enterradas no cemitério da cidade, que também foi bastante afetado pelos tremores e está com algumas áreas condenadas.

"É uma situação muito difícil. Sabemos que essa tragédia marcou definitivamente a vida de muitas famílias", afirmou o Padre Andrés Banella, um dos representantes do Vaticano. Coincidência ou não, a cerimônia será realizada em plena Sexta-Feira Santa, data em que a Igreja Católica tradicionalmente celebra a morte e crucificação de Cristo. "Por si, já é um dia especial. Um dia em que Deus mostra seu amor às pessoas ao ponto de se entregar à morte para nos salvar. A ocasião serve, também, para mostrar que, da mesma forma que Cristo ressuscitou, também temos o direito a vida eterna", complementou.

Ao término da cerimônia ecumênica, os corpos das vitimas de origem de L'Aquila serão levados para o cemitério municipal da cidade. Mais de mil corpos estão enterrados na área. As sepulturas foram construídas a sombra dos bosques e algumas necrópoles possuem característica gótica. "Não dá nem para pensar muito nisso porque já ficamos emocionados. Será um dia muito triste para a gente", afirmou o desabrigado Maximo D'Pascale.

Da mesma forma que praticamente toda a cidade, o cemitério apresenta riscos de deslizamentos. Muitas áreas foram isoladas por faixas e algumas tumbas estão inacessíveis. Entretanto, para quem nasceu e morreu em L'Aquila, o local ainda representa a única alternativa para que as vitimas possam permanecer em sua terra natal. "Esse incidente mudou a vida de muita gente. Trata-se de uma situação gravíssima e depois de tanta dor, nada mais justo que os nosso filhos possa ficar com a gente", comentou o também desabrigado Joseph Loldoli.

Apesar da disponibilidade de espaço para o sepultamento, as vítimas de outras partes da Itália serão transportadas, logo após a cerimônia ecumênica, para as suas respectivas cidades. O Vaticano encarregou de providencias os indultos de enterro e transporte.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Quadrilha invade condomínio em região nobre de SP


10 de abril de 2009 • 10h00 • atualizado às 10h02


Quatro homens armados invadiram um prédio de alto padrão na madrugada desta sexta-feira no bairro Morumbi, na zona sul de São Paulo. Três moradores de um dos apartamentos do edifício - um casal e mais uma mulher - ficaram cerca de 30 minutos em poder do grupo, de acordo com a Polícia Militar paulista. Ninguém ficou ferido

Segundo a PM, a quadrilha pulou o muro dos fundos do condomínio, na avenida Guilherme Dumont Villares, por volta das 2h. As três vítimas foram abordadas enquanto estavam na garagem e foram obrigadas a levar os quatro criminosos até o apartamento, localizado no primeiro andar.

Após 30 minutos, a quadrilha fugiu em um Peugeot 307 e um Zafira do casa, ambos da família, e levou uma TV de plasma, um home theater, e outros eletroeletrônicos, além de dinheiro, jóias e celulares. De acordo com a PM, apesar de o condomínio ser monitorado por câmeras de segurança, o porteiro só teria percebido o tumulto quando o grupo fugiu.

O caso é investigado no 89º Distrito Policial, do Portal do Morumbi. Os investigadores ainda não têm pistas dos bandidos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Com o PUMA, americanos copiam japoneses

por Tião Oliveira,

JIN LEE/AP
PUMA
O PUMA está no Salão de Nova York, que abre ao público amanhã

Quem diria: os japoneses, que já foram muito criticados por copiar veículos norte-americanos, tiveram uma de suas criações clonadas por duas empresas dos EUA.

Esta semana, a GM e a Segway mostraram o conceito PUMA, sigla em inglês para algo como Mobilidade e Acessibilidade Pessoal Urbana. Trata-se de uma cadeira com rodas que, em tese, pode ser uma futura solução “limpa” de transporte para até duas pessoas.

Equipada com motor elétrico com autonomia para rodar até 56 km sem recarregar a bateria, o PUMA é uma cópia quase fiel do Toyota i-Real. O veículo japonês foi apresentado no final de 2007 pelo presidente mundial da Toyota, Katsuaki Watanabe, durante o Salão de Tóquio.

Duas curiosidades:
1) Para quem não se lembra, a Segway produz um tipo de patinete elétrico que ficou mundialmente conhecido quando o então presidente dos EUA, George Bush, tomou um capote ao tentar dar uma voltinha, em 2003.

2) Puma é uma marca de veículos esportivos feitos no Brasil entre o final dos anos 60 e parte dos 80.

KIM KYUNG-HOON/REUTERS
i-Real
Watanabe mostrou o protótipo da Toyota em Tóquio, no fim de 2007

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters