[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

#CASOBRUNO :Nove policiais usam dados de GPS de carro para buscar corpo de Eliza


Varredura é feita em locais onde envolvidos podem ter passado com modelo.
Operação foi anunciada pela polícia após conclusão de inquérito.

Da Globominas


Eliza SamudioSegundo a polícia, Eliza Samudio foi sequestrada
no Rio de Janeiro e morta em Minas Gerais
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Uma equipe de nove investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais mantém um trabalho de buscas pelo corpo de Eliza Samudio desde sexta-feira (30), quando o inquérito sobre o caso foi concluído. Para o trabalho, eles estão cruzando dados do GPS do carro do goleiro Bruno com informações de denúncias anônimas. A varredura também usa informações coletadas nos depoimentos de testemunhas ouvidas durante a investigação e dos próprios envolvidos no caso.


De acordo com o delegado Wagner Pinto, do Departamento de Investigações de Belo Horizonte, e que participou do inquérito que indiciou nove pessoas pela morte da jovem, não há prazo para conclusão da operação. "Estes policiais foram destacados para atuar exclusivamente nas buscas pelo corpo de Eliza. Eles usam todas as informações sobre rotas que apareceram no GPS do carro de Bruno e também tentam identificar locais por onde os suspeitos possam ter passado com a vítima."

Eliza desapareceu no início de junho e, segundo o inquérito policial, ela foi sequestrada no Rio de Janeiro e levada para Belo Horizonte. Ela ficou em cárcere privado no sítio do goleiro Bruno, ex-amante de Eliza, e teria sido morta e esquartejada pelo ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola.

Caso algum vestígio de Eliza seja encontrado, a polícia encaminhará a prova para ser anexada ao inquérito. O promotor Gustavo Fantini, em Contagem, ofereceu denúncia contra os nove indiciados pelo desaparecimento e morte de Eliza, nesta quarta-feira (4).

Mudança de comarca
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) registrou, na segunda-feira (2), o pedido de mudança da comarca de Contagem para a comarca de Vespasiano para julgar os envolvidos no caso Eliza. A solicitação foi feita pelo advogado de defesa do goleiro Bruno, Ércio Quaresma. Segundo ele, o pedido se justifica porque há uma incompetência jurisdicional já que, segundo as investigações, o crime teria acontecido em Vespasiano e não em Contagem.

De acordo o artigo 70 do Código Penal, a competência de julgar um crime é determinada pelo lugar em que ele aconteceu.

Segundo o TJMG, um desembargador será nomeado para analisar o pedido de afastamento da juíza da Vara do Tribunal do Júri de Contagem, Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, e do promotor Gustavo Fantini do caso do desaparecimento de Eliza. A juíza terá que justificar o motivo para os autos estarem sendo julgados na atual comarca.

Indiciados
O goleiro Bruno de Souza, Luiz Henrique Ferreira Romão (Macarrão), Flávio Caetano de Araújo; Wemerson Marques de Souza, Dayanne Souza (mulher de Bruno), Elenilson Vitor da Silva, Sérgio Rosa Sales (primo do atleta) e Fernanda Gomes de Castro (amante do goleiro) foram indiciados por homicídio triplamente qualificado (uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, motivo torpe e uso de meio cruel), sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver, formação de quadrilha e corrupção de menores.

O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos foi indiciado por homicídio triplamente qualificado, formação de quadrilha e ocultação de cadáver.

De todos os indiciados, Fernanda é a única que está em liberdade. A polícia informou, na sexta-feira, que pediu a prisão preventiva dela. A decisão da Justiça ainda não foi divulgada.

A prisão temporária dos outros suspeitos foi decretada no início de julho. Todos estão presos na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Também nesta sexta, a polícia pediu a prisão preventiva dos oito suspeitos, com o objetivo de prorrogar a permanência deles na cadeia.

O menor permanece em um centro de internação provisória, de Belo Horizonte.
Todos negam participação no crime.

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cadela volta do Iraque com estresse pós-traumático


Gina, uma pastora-alemã, tinha dois anos de idade quando foi para o Iraque como uma das melhores cadelas farejadoras de bomba do exército americano. No ano passado, ela voltou para casa, no Estado do Colorado, triste e com medo. Gina se escondia debaixo dos móveis e evitava o contato social. Um veterinário do exército diagnosticou então que Gina estava com estresse pós-traumático, um problema que pode atingir tanto humanos quanto cães. “Ela tinha pavor de todos”, disse Eric Haynes, do canil de uma base da Força Aérea americana onde Gina morava. Um ano depois, ela está se recuperando. Caminhadas frequentes entre amigos e uma reintrodução gradual no universo militar fez com que Gina superasse seus medos, segundo Haynes. Ele descreve o progresso da cadelinha como extraordinário. Os veterinários esperam que ela esteja totalmente recuperada em breve.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fernando Meirelles: “Dilma já amarelou”


Aos 55 anos, o paulistano Fernando Meirelles é um consagrado cineasta, produtor e roteirista. Ganhou notoriedade nacional e internacional com seus longas-metragens Cidade de Deus (2002), O Jardineiro Fiel (2005) e Ensaio sobre a Cegueira (2008). Veterano atrás das câmeras, esse ano ele resolveu assumir uma empreitada de curtíssima metragem: ajudar a candidata verde Marina Silva a produzir suas propagandas de TV.

Meirelles foi fundamental para a adoção de inovações, como histórias em quadrinhos, nas propagandas de Marina. Também foi indicação dele o cartunista e o diretor dos programas. Na entrevista que deu à ÉPOCA, Meirelles conta como conheceu Marina, qual foi sua participação no programa e critica a ausência da candidata Dilma Rousseff, do PT, em debates: “A candidata do governo já amarelou”.

ÉPOCA – De que maneira o senhor colaborou com a elaboração dos programas de televisão de Marina Silva?

Fernando Meirelles – Participei de algumas reuniões de brainstorming. Toró-de-palpites, como dizem em Minas. Ótimas reuniões, aliás. Diferentemente das outras campanhas, quem está envolvido não são políticos mas jornalistas, intelectuais e cientistas interessados nas idéias e não na possibilidade de ganhar poder. Parece um clichê dizer isso mas faz muita diferença.

ÉPOCA – Soube que algumas propagandas de Marina usarão histórias em quadrinhos. A ideia foi sua? Como será feito?

Meirelles – Durante o toró-de-palpites mostrei algumas referências mas a decisão final do formato do programa foi tomada pela coordenação, pelo marketing, pela direção da campanha e claro, pelo Guilherme [Leal, candidato à vice-presidência] e pela Marina. O formato varia de acordo com o tema ou o objetivo do programa.

ÉPOCA – Os programas pretendem romper com a linguagem convencional das propagandas políticas? De que maneira?

Meirelles – Eles serão diferentes dos programas do PSDB/DEM e do PT/PMDB por ter pouco tempo. Em 1 minutos e 24 segundos não cabe candidato beijando criancinha, trabalhador sorrindo, demagogia e todos estes clichês que os marqueteiros insistem em achar que convencem alguém. Neste curto tempo que ela tem é preciso ser claro e preciso. Isso é diferente.

ÉPOCA – Qual a sua expectativa em relação ao momento em que os programas começarão a ser veiculados?

Meirelles – Por mais bem feitos que possam ser os programas acho pena a Marina ter um tempo tão curto. Por um lado é bom pois como não loteou sua candidatura em troca de tempo na TV, se eleita não precisará entregar parte do governo para o Michel Temer [do PMDB, vice na chapa de Dilma] etc, mas por outro lado, ela tem ótimas idéias em seu programa de governo, está com uma equipe brilhante mas não terá tempo para mostrar tudo isso. Os debates seriam muito importantes para isso mas infelizmente a candidata do governo já amarelou e não vai dar as caras. Muitas idéias que poderiam e deveriam ser discutidas vão ser tratadas sem réplica. Muito pouco democrática esta decisão mas parece que é assim que vai ser. O Lula inventou o W.O. nos debates de 2006 e fez escola.

ÉPOCA – Como conheceu Marina Silva e por que decidiu colaborar para a campanha? Sua colaboração é voluntária?

Meirelles – Decidi votar na Marina desde o momento em que li sobre sua candidatura. Um dia fui convidado pelo Fábio Feldman para ir a uma reunião e assim me aproximei do grupo. A admiração que eu tinha pela Marina Senadora só aumentou ao conhecê-la pessoalmente. Minha mínima colaboração é voluntária, claro. O mundo está num momento em que precisa mudar os paradigmas, os hábitos, a maneira de enfrentar o desenvolvimento. Exploração de petróleo como prioridade e desenvolvimento acelerado foi a receita do Getúlio Vargas. É uma visão do passado. A Marina realmente vê um país olhando para frente.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A Geni do Lula


Não deu para entender por que o estadista Luiz Inácio da Silva tentou salvar a iraniana condenada à morte por apedrejamento. Foi um gesto realmente estranho.

O primeiro a estranhar foi o companheiro Mahmoud Ahmadinejad. Recusou a oferta de asilo a Sakineh Ashtiani, acusada de adultério, chamando Lula de desinformado e emotivo.

Atirou no que viu, acertou no que não viu. A cada nova pirueta do presidente brasileiro no cenário internacional, o brasileiro mais querido pelo ditador iraniano é visto exatamente assim pelo mundo: desinformado, emotivo e canastrão.

Lula não pode evitar que a iraniana seja apedrejada, pelo simples fato de que atirou a primeira pedra.

No ano passado, o massacre de Ahmadinejad a seus opositores, que resultou na morte da jovem inocente Neda Agha-Soltan, foi legitimado pelo presidente brasileiro: “É uma briga entre flamenguistas e vascaínos”.

A preocupação de Lula, na ocasião, era dar uma forcinha política ao companheiro ditador. Enquanto o mundo apontava fraude e violência na eleição iraniana, o estadista brasileiro gritava que estava tudo normal.

E assim foi-se construindo essa doce amizade terceiromundista.

Ahmadinejad declarava de lá que o holocausto não existiu, Lula o recebia aqui com tapinhas nas costas sem tocar no assunto. O tarado atômico ameaçava os Estados Unidos com seu programa nuclear clandestino, o brasileiro emotivo questionava a autoridade dos americanos para vetar a bomba iraniana.

É claro que o companheiro Ahmadinejad não está entendendo nada. Se Lula sempre afiançou seu jeito carniceiro de ser, agora só pode estar mal-informado.

Se Lula o ajudou a minimizar a morte da “baderneira” Neda, não faz sentido querer evitar a morte da “adúltera” Sakineh. Talvez seja o caso de explicar ao amigo brasileiro que, com tiro ou pedrada, no final dá tudo no mesmo.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Rio de Janeiro, a construção da cachoeira solar

Esta é a concepção do Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, um do primeiro edifício da arquitectura design com sede em Zurique empresa de design Rafaa, suas características é ter um grande sistema de geração de energia solar durante o dia e noite, bombeado sistema de geração de armazenagem de energia, a altura 105 metros, os visitantes podem elevar a banda ao topo, aqui é a visão de 360 graus para o mar e vista para a cidade do deck de observação.
Em circunstâncias excepcionais, também podem ser transportados para a construção de bombas de água para fora da formação de cachoeiras ao longo do lado do edifício da cachoeira, Rafaa disse que seria "um símbolo das forças da natureza." sistemas de bombeamento de água solar eo tamanho específico do sistema ainda não foi publicado.


umiwi


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#news #China projeta ônibus que anda sobre carros











Song Youzhou: ônibus rápido tridimensional - o futuro da solução de transporte urbano







04 de agosto de 2010


A primeira linha será construída em Beijing, ainda em 2010 Foto: Divulgação

A primeira linha será construída na capital do País, Beijing, ainda em 2010
Foto: Divulgação


Para combater o efeito estufa, a poluição e o consumo de energia, a China apresentou ao mundo, nesta terça-feira, um ônibus inovador que anda sobre os carros.

De acordo com o jornal The Huffington Post, o projeto também atende à necessidade chinesa de aliviar o trânsito, cada vez mais caótico. O ônibus 3D, como tem sido chamado, tem seis metros de largura, utilizará uma combinação de eletricidade e energia solar e será capaz de chegar à velocidade de 60 km/h, com carga máxima de 1.400 passageiros.

Somente carros com até dois metros de altura poderão trafegar por debaixo do ônibus. A primeira linha será construída na capital do País, Pequim, ainda em 2010. O projeto está estimado em US$ 73 milhões



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Após trem raspar na plataforma, Metrô manda equipamentos novos para análise



Estação Corinthians-Itaquera
Estações da Linha 1-Azul Jabaquara Conceição São Judas Saúde Praça da Árvore Santa Cruz Vila Mariana Ana Rosa Paraíso Vergueiro São Joaquim Liberdade São Bento Luz Tiradentes Armênia Tietê Carandiru Santana Jardim São Paulo Parada Inglesa Tucuruvi Estações da Linha 2-Verde Sacomã Alto do Ipiranga Santos-Imigrantes Chácara Klabin Ana Rosa Paraíso Brigadeiro Trianon-Masp Consolação Clínicas Santuário Nossa Senhora de Fátima-Sumaré Vila Madalena Estações da Linha 3-Vermelha Corinthians-Itaquera Artur Alvim Patriarca Guilhermina-Esperança Vila Matilde Penha Carrão Tatuapé Belém Bresser-Mooca Brás Pedro II Anhangabaú República Santa Cecília Marechal Deodoro Barra Funda Estações da Linha 5-Lilás Capão Redondo Campo Limpo Vila das Belezas Giovanni Gronchi Santo Amaro Largo Treze
ok
Localização: Av. Projetada, 1900

Características:

Estação elevada com duas plataformas centrais sobre o piso de distribuição e bloqueios, estrutura em concreto aparente e cobertura espacial metálica treliçada. Possui acesso para pessoas portadoras de deficiência e integração com a Ferrovia (CPTM), Terminal de Ônibus Urbano, Poupatempo e estacionamentos.

Capacidade: 60.000 passageiros/hora/pico

Área Construída: 30.435 m2

Inauguração: 01/10/1988
Clique aqui e conheça o Mapa dos Arredores da Estação Corinthians-Itaquera.
Mapa dos Arredores Mapa dos Arredores
Clique aqui e conheça as estações que possuem elevador de acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais. Elevador de acesso para
pessoas portadoras de necessidades especiais


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Um dos quatro novos trens que estão em operação na Linha 3 - Vermelha apresentou problemas ao entrar na estação da Sé na segunda-feira (2) e raspou a lateral na plataforma. O trem foi evacuado e levado para o pátio de manutenção.

Depois do incidente, o Metrô retirou de circulação todos os trens da nova série e os enviou para análise.

O Metrô afirmou que o problema não colocou em risco os usuários e que a retirada dos trens é uma medida de precaução, para que falhas semelhantes não voltem a se repetir. Engenheiros da Comissão Permanente de Segurança do órgão analisam o que teria causado o problema.

O projeto de expansão do Metrô prevê a entrega de 17 trens como esse, fabricados pela espanhola CAF. Para a Linha 3- Vermelha estão previstos dez trens --quatro já em circulação e dois em teste. Para a Linha 1 - Azul estão previstos os outros sete.

Ainda de acordo com o Metrô, a retirada dos trens não teve impacto na operação. No entanto, usuários relataram à Folha terem percebido uma movimentação mais intensa que o normal nas estações de metrô.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Senado aprova projeto de lei que proíbe demissão por justa causa por alcoolismo


Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) um projeto de lei - em caráter terminativo - de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que proíbe que as empresas demitam por justa causa funcionários que sofram de alcoolismo. Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa passar pela aprovação dos deputados na Câmara e, na sequência, pela sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“[O alcoolismo] já deixou de ser visto pela comunidade médica e pela sociedade, em geral, como uma falha moral, havendo consenso, nos dias atuais, de se tratar de doença severa e altamente incapacitante, a demandar acompanhamento médico e psicológico para a sua cura”, argumentou Crivella.

Atualmente, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) estabelece que a “embriaguez habitual” pode ser considerada razão para uma demissão por justa causa. Com a medida, o alcoolismo é visto como doença e não como desvio de conduta. A demissão só será permitida se o dependente recusar tratamento.

Na avaliação do relator da proposta, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP), há necessidade de alterar a atual legislação para que sejam compreendidas as faltas e os sintomas apresentados aos dependentes do álcool no ambiente de trabalho.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Tribunal de Justiça do Rio confirma condenação de Dado Dolabella por agressão à atriz Luana Piovani


Do UOL, no Rio

AgNews

O ator e cantor Dado Dolabella no prêmio Atitude Carioca, no Jockey Club do Rio de Janeiro (28/1/10)

O ator e cantor Dado Dolabella no prêmio Atitude Carioca, no Jockey Club do Rio de Janeiro (28/1/10)

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirmou hoje (4/8) que o ator e cantor Dado Dolabella foi condenado por agredir a atriz Luana Piovani em outubro de 2008, na boate 00, no bairro da Gávea. Na época, eles eram namorados.

Ainda não existem informações sobre a pena que o ator terá de cumprir porque o processo corre em segredo de justiça. Hoje à tarde o Ministério Público do Rio de Janeiro deverá divulgar uma nota, uma vez que o promotor Rodrigo Otávio Arvellos Spínola, que pediu a condenação de Dado, foi quem revelou a notícia.

O advogado de Dado, Michel Assef Filho, deve recorrer da sentença.

Saiba mais sobre o caso

A briga entre Dado e Luana aconteceu em uma festa depois da estreia do espetáculo "Pássaro da Noite", protagonizado pela atriz. Os dois discutiram e os amigos tentaram acalmar os ânimos. Nesta tentativa, a camareira da atriz, Esmeralda de Souza, também acabou machucando o braço depois de ser empurrada pelo ator.

Pouco tempo depois, a atriz resolveu dar queixa contra o ex na delegacia da mulher, no Rio, e se apresentou como testemunha no processo que Esmeralda de Souza, conhecida como Dona Esmê, também moveu contra Dado.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Iran: Explosion Near President Just Fireworks






๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Walk-through: Rue McClanahan's Co-op






๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Políticos belgas tem mais juízo do que brasileiros


José Nêumanne

Direto ao assunto
Fique por dentro do que realmente acontece nos bastidores da política e economia, acompanhando "Direto ao Assunto", com o comentarista Jovem Pan, José Nêumanne Pinto.


José Nêumanne
Download - Podcast
No país europeu, eles já informaram que a Fifa não contará com renúncia fiscal ou outros privilégios para empresas caso a Bélgica seja sede, junto com a Holanda, de uma Copa do Mundo em 2018. Os políticos sabem o que fazem, já que os empresários podem ganhar dinheiro com o evento, desde que não prejudiquem a economia do país.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Irã rejeita proposta feita pelo presidente Lula

04/08/10 - 11h35
Publicado Por: Gabriel Mandel


José Nêumanne

Direto ao assunto
Fique por dentro do que realmente acontece nos bastidores da política e economia, acompanhando "Direto ao Assunto", com o comentarista Jovem Pan, José Nêumanne Pinto.


José Nêumanne
Download - Podcast
O governo rejeitou a possibilidade do Brasil receber Sakineh Mohamadi Ashtiani, que foi condenada por adultério. A posição é decepcionante para quem pretendia se tornar um herói na luta para evitar a morte da mulher, como Lula, que acreditava estar em alta com Teerã por conta das negociações acerca do programa nuclear daquele país.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

El Gobierno iraní desmiente que la explosión cerca de Ahmadineyad fuera un atentado



Secuencia de imágenes en las que se ve como el presidente de Irán saluda a sus seguidores en Hamadan, al tiempo que los guardaespaldas le rodean después de oír una explosión. En la imagen de abajo, se puede apreciar el humo. (Fotos: AFP /REUTERS/ AP).-

Mapa incidente en Irán
Ampliar

Mapa incidente en Irán- EL PAÍS

Confusión sobre un posible ataque en el que supuestamente un hombre lanzó una bomba casera al convoy del presidente

AGENCIAS - Teherán - 04/08/2010


Fuentes oficiales del Gobierno iraní han desmentido la información, dada por la cadena emiratí de televisión Al Arabiya, sobre un posible atentado frustrado contra el presidente iraní, Mahmud Ahmadineyad. Al Arabiya aseguró en su información que el mandatario ha escapado hoy de un intento de asesinato al ser atacada su comitiva en la ciudad de Hamadan, al oeste del país, pero poco después la emisora iraní Press TV, citando fuentes de la presidencia, ha desmentido el suceso.



La confusión ha rodeado al posible atentado contra el presidente iraní. La emiratí Al Arabiya dijo que un individuo lanzó una bomba de fabricación casera al convoy de Ahmadineyad antes de ser detenido. Mientras tanto, la cadena de televisión libanesa Future TV informó de que el ataque causó varios heridos.

El presidente viajaba desde el aeropuerto de Hamadan hacia un campo deportivo. El automóvil que supuestamente sufrió el ataque trasladaba a varios periodistas que acompañaban a Ahmadineyad. Sin embargo, según las imágenes mostradas en Al Arabiya en una conexión en directo, el presidente iraní apareció en el campo deportivo donde dio un discurso ante la multitud. Estaba aparentemente bien y no se hizo mención al ataque ni por parte del mandatario ni la televisión. Hasta que saltó la información en otros medios árabes como Future TV.

Sin embargo, la agencia Reuters mantiene su versión sobre la gravedad de los hechos. Una fotografía de Reuters muestra a los guardaespaldas de Ahmanidineyad reaccionando ante el sonido de una explosión. La cara del presidente refleja tensión y asombro mientras los guardias de la comitiva hacen por protegerle en lo alto del vehículo que se pasea por unas abarrotadas calles de Hamadan.

Tras esto, fuentes de la presidencia de Irán han asegurado que esa explosión junto al convoy de Ahmadineyad fue causada por "un petardo". La agencia oficial de noticias iraní Irna ha negado que el presidente hubiera sido objeto de un atentado y ha asegurado que el confuso incidente se debió a la explosión de unos petardos al paso de la caravana presidencial.

"El incidente no detuvo la ceremonia de bienvenida (al presidente) pero algunos medios extranjeros intentaron remover en aguas revueltas y aseguraron que se trató de un intento de asesinato contra el dirigente iraní", señala Irna. Los jóvenes iraníes, según la agencia, "suelen hacer explotar petardos en señal de alegría durante celebraciones especiales, como la fiesta de Año Nuevo, o al final de los partidos de fútbol".

El corresponsal de Al Yazira en Irán, Alí Reza Ronaghi, ha dicho: "He recogido informaciones de los periodistas que viajaban en el convoy de Ahmadineyad y que han dicho que no habían oído nada", ha informado el corresponsal de Al Yazira.

El último atentado contra el régimen iraní se dio el 18 de octubre de 2009. Un ataque suicida contra la Guardia Revolucionaria iraní mató a seis oficiales de alto rango y a otras 29 personas en el sureste del país. El grupo rebelde suní Jundollah (Soldados de Dios) se atribuyó el atentado.

Tensión en la zona

Esta información sobre el supuesto atentado llega dos días después de que el presidente asegurara que Israel tenía planes para asesinarlo. "Los estúpidos sionistas han contratado mercenarios para asesinarme", dijo el presidente durante una conferencia sobre iraníes expatriados en Teherán. Estas palabras del mandatario del país persa ponen de relieve la tensión de la zona. Para el régimen conservador de Ahmanideyad, Israel es el mayor enemigo del mundo árabe.

En el delicado mapa de Oriente Próximo, cualquier incidente puede desencadenar una enfrentamiento armado. Ayer, Líbano e Israel se enfrentaron en la frontera con un intenso fuego cruzado entre los Ejércitos de ambos países. El choque armado, el más grave desde la guerra de 2006 entre los israelíes y los milicianos de Hezbolá, causó cuatro muertos.

Esta semana, mientras tanto, Ahmadineyad aseguró haber llamado al presidente de EE UU, Barack Obama, para tener con un él un encuentro televisado en el que debatir sobre los distintos puntos de vista de ambos para solucionar los problemas del mundo.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Iraq car bomb, checkpoint attack leaves 20 dead



2010-08-04 21:20:58

Security personnel gather at the site of a bomb attack in Kut, 150 km (95 miles) southeast of Baghdad, August 3, 2010. Two bombs exploded in the usually quiet southern city of Kut in Iraq's Wasit province on Tuesday. (Xinhua/Reuters Photo)

BAGHDAD, Aug. 3 (Xinhua) -- The death toll of two bomb explosions on Tuesday in Iraq's southeastern city of Kut has risen to 20, while 50 others were wounded, an Interior Ministry source said.

The incident took place at around 5:30 p.m. local time (1330 GMT), when a booby-trapped car and a roadside bomb went off one by one in several seconds at the al-Amil district in central Kut, the capital city of Wasit province, some 170 km southeast of Baghdad, the source told Xinhua on condition of anonymity.

The death toll could continue to rise as many injured were in critical condition, the source said, adding around 10 shops and many cars were seriously damaged.

Columns of black smoke could be seen rising above the scene in the central of the city, the source said, citing local police reports.

Earlier reports said the blasts were caused by three car bombs, and Wasit province's governor said only three people were dead and about 60 others were wounded when interviewed by the official Iraqia television.

Also on Tuesday, a group of suspected al-Qaida militants stormed a police checkpoint near al-Liqaa Square near Mansour district in western Baghdad at dawn, and opened fire from their pistols fitted with silencers, killing five policemen before they fled the scene.

Violence and some high-profile attacks are still common in Iraqi cities as part of recent deterioration in security which shaped a setback to the efforts of the Iraqi government to restore normalcy in the country about five months after violence-torn Iraq held parliamentary elections on March 7.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters