[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 19 de março de 2008

Renata Siciliano , Figurinista e Cenógrafa

Minissérie "Os Maias"



Os Maias, foi uma minissérie em 44 capítulos, exibida pela Rede Globo em 2001. Adaptada do romance homônimo do escritor português Eça de Queirós, foi escrita por Maria Adelaide Amaral e João Emanuel Carneiro, unindo tramas e elementos de outro romance de Eça, A Relíquia, e dirigida por Luiz Fernando Carvalho.
A História
A minissérie conta a história de uma família de aristocratas do século XIX marcada pela paixão e pela tragédia.
O Figurino da Figuração Feminina da Primeira Fase de Os Maias
A produção no Brasil e em Portugal
A minissérie foi gravada em Portugal de outubro à novembro do ano 2000, contando com a participação de 26 atores do elenco, além de cerca de 95 pessoas da equipe de produção, cuja base foi instalada em um hotel de Lisboa. Aproximadamente 50 portugueses trabalharam nesta fase, dando um suporte local às gravações, para as quais foram utilizados 16 carros para o deslocamento de equipe e material - incluindo três ônibus para o figurino, que também serviram como camarins.
O figurino da minissérie obedeceu ao processo descritivo e detalhista de Eça na apresentação de seus personagens, descrição que se aproxima da poesia ao detalhar objetos, cores, tecidos, movimentos, pedaços de saia, sombrinhas. Com base em consultas nas bibliotecas do Brasil e de Lisboa e em uma ampla pesquisa iconográfica, todas as roupas foram confeccionadas na oficina de costura da TV Globo. Alguns adereços e peças foram comprados em Londres, na Espanha e em Portugal, como os lenços de seda e os hobbies orientais de João da Ega, encontrados em antiquários portugueses. Cerca de 20 óculos originais foram conseguidos em uma loja do Brasil. Optou-se por privilegiar o lado poético e deixar de lado o documental, sob a ótica dos brasileiros que são os realizadores desta história.
Uma das dificuldades foi adaptar as roupas à figuração portuguesa, já que as mulheres de Portugal, até por conta do clima e do tipo de vida que levam, têm peitos grandes e ancas menores. A saída foi abrir as saias, colocar cordões para fazer cinturas mutáveis e usar muitos peitilhos, possibilitando que as roupas fossem remontadas e recosturadas. O figurino, de 2500 quilos de roupa, ocupou um salão do hotel onde a equipe ficou hospedada. As roupas das mulheres de 1850 a 1875 contam com crinolina (armação), blusa de baixo, calçola, botina, corset (espartilho), vestido (de cima, com capa ou xale), luvas, bolsinha, leque, adereços de cabeça (conforme a ocasião: baile, para sair, para a manhã, etc.). Todos os figurinos têm suas variações por ocasião e estação do ano.


2000 - Renata Siciliano, Aderecista de Figurino da Figuração Feminina da Primeira fase da minissérie Os Maias. Figurinista Beth Filipecki. Rede Globo – Central Globo de Produção – CGP. RJ
Por segurança as fotos deste trabalho não poderão ser postadas.



Arte da Indumentária

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

BETH FILIPECKI

Professora da Escola de Belas Artes (UFRJ) e da UNI-Rio.

Figurinista, responsável entre outros trabalhos por:

Teatro: "Olga", “Pérola” , “Trair e coçar é só começar”, “Missa dos quilombos", “A mulher sem pecado", Feliz ano velho".

Cinema: "Brasilia 18%", de Nelson Pereira dos Santos; "Lavoura Arcaica" de Luis Fernando; “A Guerra de Canudos”, de Sérgio Resende; “Negociação mortal”, de Sérgio Taranto; “Chuvas e trovoadas” (curta) de Flavia Alfinito; "O preço da paz" de Paulo Morelli; "A HORA MARCADA”

Novelas: "Cobras e Lagartos", “Renascer”, "Por amor", "Fim do mundo”, "O cravo e a rosa", “Irmãos Coragem”, “Meu Bem Querer”, "Força de um desejo", “Senhora Do Destino” , “Esperança”, "A indomada" e outras.

MInisséries: "Os Maias", "O primo Basílio", "O tempo e o vento", “O quinto dos infernos”

Seriado: "Riacho doce"

Prêmios: Master de Televisão – conjunto da obra; Melhor Figurino Do Ano - 3º Prêmio Contigo De Novelas; Grande Prêmio De Figurinos Da Abracomp; Melhor Figurino – Programa "O Inspetor Geral" Associação Paulista De Críticos De Arte.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters