Os passeios a cavalo estão cada vez mais lentos e menos frequentes. Ana Paula Arósio, 35 anos, já não monta como antes, mas não consegue deixar de cavalgar, ainda que vagarosamente, pelas dependências de seu haras na zona rural de Santa Rita do Passa Quatro, a 255 quilômetros de São Paulo.

O local tornou-se o refúgio da atriz desde que ela rompeu contrato de 12 anos com a Rede Globo, em janeiro, com planos de ser mãe. Na ocasião, amigos revelaram que a atriz já encomendara o bebê. Agora reafirmam que ela espera o primeiro filho da união com o bioarquiteto Henrique Pinheiro, 32 anos.

Roupas largas

Nada de saltos. Os treinos frequentes assistidos pelo treinador de hipismo Lourenço Silva foram substituídos por passeios tranquilos. Assim foi no fim da tarde da última sexta-feira (1o) quando ela foi flagrada por CONTIGO!. Desde que foi morar no interior paulista, Ana Paula mudou seus hábitos. Segundo as mesmas fontes, a silhueta da atriz também está visivelmente alterada.

Ultimamente suas roupas preferidas são blusas largas, calça, bota e chapéu. Os amigos que têm contato com a atriz afirmam que ela está com os braços ''mais roliços e o rosto largo'', típicos de uma futura mamãe. Uma outra pessoa próxima disse que o ''corpo está muito diferente'' e que ''ela não pratica mais os saltos e anda muito devagar''.

Em 19 de janeiro passado, uma fonte ligada à atriz contou à CONTIGO! que ela estaria com ''cerca de dois meses'' de gestação. Se a informação estiver correta, Ana Paula Arósio estaria, atualmente, entrando no quinto mês de gravidez.

Casa no Campo

Há um mês, Ana Paula dorme todos os dias no haras. Antes, ela se revezava entre o sítio, a capital paulista e Rio Claro - cidade natal do marido, que fica a 180 quilômetros de Santa Rita. Nos últimos dois meses, ficou ainda mais reclusa.

Mesmo a mãe, Claudete Arósio, 64, admite que não tem conseguido falar com a filha. ''Se ela está grávida, não sei. Ela não está atendendo a meus telefonemas'', contou. Ana Paula não esteve presente nem mesmo na premiação da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) para receber o título de Melhor Atriz de 2010 pela atuação em Como Esquecer.

Hoje, Ana Paula tem a vida com a qual sonhava desde que iniciou a carreira de atriz, aos 19 anos: viver em uma casa no campo,em um local sem trânsito - que ela já declarou odiar -, respirando ar puro e cercada por animais, em especial cavalos.

Nos últimos meses, além da tranquilidade, Ana Paula tem recebido muita atenção e carinho do marido, que passa mais tempo no sítio. Até bem pouco tempo, ele costumava passar a maioria dos dias trabalhando em Rio Claro, onde moram seus pais.

Paixão por cavalos

Há cinco anos, desde que comprou o haras com cerca de 35 alqueires, Ana Paula gosta de circular por toda a área e acompanhar as atividades rurais de perto. Mas a paixão por cavalos vem de longe.

Em 2003, a atriz começou a praticar hipismo e chegou a participar de competições amadoras. Em uma delas, em março de 2009, Ana Paula conheceu o marido, que também pratica hipismo e divide com ela a mesma paixão pelos animais. Segundo o médico Fernando Freitas, coautor dos livros Rotinas em Ginecologia e Rotinas em Obstetrícia, até o quinto mês de gravidez as futuras mamães podem andar a cavalo. ''É melhor ainda para quem já está acostumada'', diz ele, que não tem a atriz como paciente.

Pausa nos treinos

Ana Paula Arósio sempre foi apaixonada por cavalos. Mas o destino quis que a atriz se tornasse uma amazona em 2003, quando iniciou as aulas de equitação para interpretar a fazendeira Yolanda Penteado na minissérie Um Só Coração (Globo).

Três anos depois, a atriz começou a competir na modalidade CCE (Concurso Completo de Equitação), que reúne adestramento, salto e crosscountry. Desde o ano passado, ela parou de treinar. ''Estou cuidando dos cavalos. Ela não está competindo, apenas o marido'', disse o treinador Lourenço Silva, que trabalha com o casal. Sem a mulher, Henrique participou da primeira etapa do Campeonato Paulista de CCE, em Colinas,interior de São Paulo.

Irmão recebe prêmio

Fora dos sets de filmagem, Ana Paula mantém distância dos holofotes. Eleita pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) a Melhor Atriz de 2010 pela atuação no longa Como Esquecer, ela mandou o irmão, Marcos Arósio, receber a homenagem na terça-feira (29). Indagado sobre a gravidez de Ana Paula, ele ficou em silêncio.