[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Die schönste Familie der Welt


Love

Uns stockt der Atem, wenn wir diese Bilder sehen. Nicht nur, dass Angelina Jolie und Brad Pitt so glücklich, zufrieden und zusammengehörend ausehen, wie kein anderes Paar, das wir kennen - auch Maddox, Zahara und Shiloh gehören so sehr zu diesem Liebesglück, als hätte es immer so sein sollen. Und, wooooow, Zahara übertrifft die Schönheit ihrer Mami. Wir sind sehr froh, immer wieder an dieser wunderbaren Liebesgeschichte teilhaben zu können und wünschen Brad die sieben Kinder, die er schon immer haben wollte. Seufz…


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nove museus de Lisboa grátis e abertos à noite

Nove museus de Lisboa grátis e abertos à noite

Excepção. Hoje e dia 14, horário é alargado até à meia-noite No programa de actividades culturais e de entretenimento do Festival dos Oceanos, promovido pelo Turismo de Lisboa, nove museus da zona ribeirinha vão ficar abertos durante dois dias até à meia-noite, recebendo gratuitamente os seus visitantes. Mosteiro dos Jerónimos, Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional dos Coches, Museu Colecção Berardo, Museu da Electricidade, Museu da Marioneta (Santos), Panteão Nacional (Graça), o Museu de Arte Antiga e o Pavilhão do Conhecimento são os espaços que hoje e dia 14 (quintas-feiras) vão funcionar neste regime excepcional.

No Mosteiro de Belém, além de usufruir do claustro, pode visitar a exposição Um Lugar no Tempo, dos seus 500 anos. Contíguo ao claustro é possível ver o Museu Nacional de Arqueologia e as exposições permanentes, Tesouros da Arqueologia Portuguesa e Antiguidades Egípcias, e visitar as temporárias Religiões da Lusitânia, Sit Tibi Terra Leuis e Impressões do Oriente, de Eça de Queiroz a Leite de Vasconcelos, comemorativa do 150.º aniversário do nascimento de José Leite de Vasconcelos, fundador e primeiro director.

O Museu Nacional dos Coches expõe uma colecção única de viaturas reais do século XVII a finais do século XIX, onde se destaca o Coche dos Oceanos, que fez parte do cortejo da embaixada ao Papa Clemente XI.

A Colecção Berardo, de arte moderna e contemporânea, expressa no CCB os principais movimentos artísticos internacionais do século passado, e exposições temporárias, de Le Corbusier, Arte da Arquitectura que já teve mais de 53 mil visitas.

O Museu da Electricidade abre as portas do jardim e esplanada, convidando a visitar a antiga Central Tejo e várias exposições.

No Museu Nacional de Arte Antiga há para ver colecções de pintura, escultura, desenho e artes decorativas, do século XIII até 1850, integrando pinturas de Jeronimus Bosch, Albrecht Dürer, Lucas Cranach, esculturas cerâmicas dos Della Robbia ou o serviço de prata do ourives Thomas Germain.|

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters



Ab heute sind beide Zeitschriften im Handel zu haben - mit vielen weiteren Fotos.

P.S.: Ganz ohne Drama verlief die Veröffentlichung der Bilder übrigens nicht.

Nachdem die People-Webseite punkt 19 Uhr (ein Uhr Nacht deutscher Zeit) nicht zu erreichen war, zeigte das von der ganzen Welt beobachtete People-Magazin wieder seine stinknormale Seite - die Brangelina-Baby-Ankündigung war verschwunden, Babyfotos waren aber auch nicht zu sehen. Die angekündigte Zeit wurde nicht eingehalten, KNow und Vivienne gab’s bei People erst mit einer halbstündigen Verspätung…

Das internationale Hello-Magazin dagegen zeigte Vivienne Marcheline und Knox Leon pünktlich um 19 Uhr/ein Uhr.

Ohmeingott. Sind die Zwillinge nicht die süßesten Babys der Welt?

WOW!

Ich bin überwältigt - die allerersten Titelfotos von Vivienne Marcheline und Knox Leon, die People und Hello heute zu bieten haben, sind wie erwartet wunder-wunderschön. Und die Kinder haben Angelinas Lippen! Und Shiloh sieht sooo glücklich aus!


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ataque da Geórgia mata mais de mil civis na Ossétia do Sul, dizem separatistas


Tropas georgianas tomaram a capital da província, Tskhinvali.
Unidades russas invadiram a Geórgia, e a tensão cresce na região.

Do G1, com agências internacionais


Os ataques de tropas da Geórgia à cidade de Tskhinvali, capital da província separatista da Ossétia do Sul, provocaram a morte de mais de mil civis nesta sexta-feira (8), segundo o ministro Teimuraz.

Veja imagens do conflito

O governo da Geórgia anunciou ter tomado militarmente Tskhinvali. O anúncio foi feito por Temur Yakobashvili, ministro da reintegração. Ele também disse que as forças da Geórgia abateram cinco aviões russos que entraram em seu território.

Tropas georgianas atacam a região separatista desde quinta-feira, com a ajuda de tanques e aviões de guerra. Nesta sexta, o país anunciou um cessar-fogo de três horas para permitir a evacuação de civis.


Ao mesmo tempo, tropas russas entraram no território georgiano para coibir os ataques. O comandante russo Igor Konashénkov disse que unidades do exército russo estão se aproximando de Tskhinvali. Segundo os separatistas, as tropas russas já teriam chegado à periferia da cidade, provocando um recuo dos georgianos.

O ministério russo da Defesa disse que os reforços foram enviados para "proteger as tropas russas de paz e os cidadãos da Geórgia". Segundo a Rússia, dez soldados russos teriam sido mortos nos conflitos.

A Rússia também informou que vai cortar todas as conexões aéreas com a Geórgia a partir deste sábado (9).

Mapa mostra a região do conflito. (Foto: Arte G1)

O presidente georgiano, Mikheil Saakashvili, criticou a Rússia pela incursão e disse que os russos estão "em guerra" contra a Geórgia.

"Isso é uma clara invasão do território de um outro país. Temos tanques russos em nosso território, aviões em nosso território em plena luz do dia", disse.

Segundo fontes da Geórgia, a aviação russa teria bombardeado a base militar de Kakha Lamaia, a 25 quilômetros de Tbilisi, capital do país. Três pessoas morreram em outro ataque, ao aeroporto de Marneuli, segundo o Ministério do Interior.

'Limpeza étnica'

Um correspondente da Reuters disse que o barulho dos aviões e das explosões era ensurdecedor a mais de três quilômetros de distância da cidade de Tskhinvali. Muitas casas estavam em chamas.

Combatentes da Ossétia do Sul tomam posição em floresta próximo à capital da região, Tskhinvali. (Foto: AP)

Andrei Chistyakov, correspondente da emissora de TV russa Vesti-24, disse ter visto que pelo menos 15 civis foram mortos em Tskhinvali, onde milhares de pessoas se refugiaram em porões.

"Estas são as pessoas cujos corpos foram vistos nas ruas e em seus quintais", disse por telefone.


O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse ter recebido relatos de que cidades na Geórgia estariam sendo alvo de "limpeza étnica". Segundo ele, o número de refugiados cresce, e o pânico é crescente na província.

O Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados) disse ter recebido relatos de que há milhares de pessoas que tiveram de deixar suas casas na região.

A crise com a Geórgia é a primeira que o novo presidente russo Dmitry Medvedev enfrenta desde que assumiu o cargo, em maio. Ela desperta temores de uma guerra na região, que está se tornando uma importante rota para o trânsito de energia. Tanto a Rússia quanto o Ocidente tentam influenciar a área.

A Otan, a União Européia e os Estados Unidos, forte aliado da Geórgia, fizeram um apelo pelo fim do derramamento de sangue.

Repercussão diplomática

Os Estados Unidos disseram que defendem a integridade territorial da Geórgia e apelaram a um "imediato cessar-fogo" na Ossétia do Sul. Gonzalo Gallegos, porta-voz do Departamento de Estado, disse que os EUA mandaram um enviado à região para negociar com as partes em conflito.

Ao mesmo tempo, um diplomata belga confirmou à France Presse que o Conselho de Segurança da ONU vai reiniciar as conversações de emergência sobre o conflito na região.

O presidente dos EUA, George W. Bush, e o premiê russo, Vladimir Putin, discutiram o conflito nesta sexta-feira em Pequim, onde estão para acompanhar a abertura dos Jogos Olímpicos. "Eles discutiram a situação", disse Gordon Johndroe, porta-voz americano, sem acrescentar mais detalhes.

O Pentágono informou que está "monitorando de perto" a situação na região e que manteve contato com autoridades da Geórgia, mas não recebeu pedido de ajuda.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A seca sobre um lago


Superexploração dos recursos naturais fez o chão afundar e transformou a água em artigo de luxo

Adriana Carranca, enviada especial



Sob o sol do fim de tarde, a luz incide em finas partículas de poluição que pairam no ar seco, represadas pela cadeia de montanhas vulcânicas que cercam a Cidade do México. Formam uma densa nuvem, colorindo a maior metrópole do continente americano de um amarelo desértico. É um cenário árido demais para um antigo vale de águas. Os primeiros sinais de civilização surgiram em uma pequena ilha no centro do Lago Texcoco, o maior de cinco que formavam o Vale do México. Juntos, somavam 891 quilômetros quadrados de superfície. Sobre esse lago está hoje a terceira maior megacidade do planeta (com 19,028 milhões de pessoas, atrás de Tóquio e Nova York), onde 76,5% da população consome menos que os 150 litros diários de água recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A mancha urbana da região metropolitana da Cidade do México ocupa 1.926 km2 - o dobro do aqüífero original - e avança sobre a cordilheira. O processo de urbanização apropriou-se do solo a uma velocidade de um campo de futebol por dia nos últimos 60 anos. Assim como a cidade de São Paulo, a capital mexicana cresceu à revelia das condições geográficas e à custa do esgotamento de recursos naturais, até o ponto de comprometer dramaticamente o fornecimento de água, drenada para permitir a ocupação do solo. Esse processo tornou necessária a exploração do lençol freático, que, por sua vez, também está secando. A extração é hoje maior do que a capacidade de reposição. O esvaziamento do subsolo e a perfuração de 6 mil poços fizeram a superfície ceder e a cidade afundar.

O arquiteto e urbanista Alfonso Iracheta, integrante do Conselho Consultivo do Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas, resume: "Hoje, 20 milhões de moradores têm de abrir uma garrafa plástica para beber água. É uma cidade lacustre que corre o risco de morrer de sede." O esgotamento dos lagos obriga a exploração de fontes distantes da capital. A água do sistema Cutzamala, a 126 quilômetros do centro, tem de ser bombeada a mil metros de altura para atravessar as montanhas, operação que custa 1,3 bilhão de pesos (R$ 201 milhões) por ano e consome energia suficiente para abastecer a segunda e a terceira maiores cidades do México, Guadalajara e Monterrey, onde vivem ao todo 8 milhões de pessoas.

Paradoxalmente, o desenvolvimento das civilizações no vale, a 2.239 metros de altitude, só foi possível graças ao grande sistema lacustre. Segundo a lenda, os astecas se estabeleceram na região em 1325 por ordem de Huitzilopochtli, o Deus da guerra e do sol, que os orientou a fixar-se onde encontrassem uma águia devorando uma serpente, o que foi visto no Lago Texcoco. Ali permaneceriam por 200 anos até a conquista pelos espanhóis. Quando os europeus chegaram, encontraram um avançado sistema de canais e pontes, diques e aquedutos. A água doce dos mananciais de Xochimilco e Chalco, usada para consumo e limpeza pessoal, era separada da água salina do Lago Texcoco. Já havia controle de enchentes - os primeiros piscinões podem ser vistos nas pirâmides de Teotihuacán, erguidas entre 600 e 150 a.C. Os astecas herdaram o sistema dos teotihuacanos. A relação harmoniosa com a água permitiu à cidade se tornar auto-suficiente e sustentou a expansão do império do norte do México à Guatemala, entre os Oceanos Pacífico e Atlântico. Grandes cidades surgiram nos espaços secos dos lagos e, no século 16, a região metropolitana já chegava a 1 milhão de pessoas. A economia era baseada na agricultura, com plantio sobre chinampas, ilhotas artificiais feitas de uma espécie de rede de junco, preenchidas com a terra fértil do lodo e fixadas nas margens com as raízes das árvores plantadas nas extremidades. Legumes, verduras e flores eram transportados em barcaças por canais até o centro, que, em época de colheita, virava um mercadão a céu aberto sobre o lago.

Atualmente, as embarcações já não vão muito longe. O barqueiro Mario Acoatl nos conduz pelo único canal onde ainda se conserva o que se poderia chamar de modo de vida asteca. Acoatl vive e navega pela lâmina d’água, como fizeram seus pais, avós e bisavós, há 50 anos. Mas hoje leva turistas em uma trajinera, espécie de gôndola, com direito a músicos mariachis. Cobra em moeda americana US$ 30 (R$ 48), dos quais só recebe 15% do dono dos barcos. Como ele, 150 descendentes de lavradores ganham a vida em nove embarcadouros. "Não há mais como viver da agricultura", lamenta.

A 28 quilômetros do centro, o Lago Xochimilco foi quase engolido pelo avanço da cidade, mas, elevado a Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987, ainda preserva impressionantes 189 quilômetros de águas. As velhas chinampas hoje estão fixadas no solo por raízes tão longas que as tornam indissociáveis da terra firme. Moradores construíram casas sobre elas. Usam canoas a remo como transporte - o canal, agora abastecido com água tratada, está tão raso que não comportaria um barco a motor.

"A Cidade do México já foi a Veneza das Américas", explica a engenheira hídrica russa Maria Perevochtikova, que se mudou para a Cidade do México para pesquisar sobre o complexo sistema lacustre. Os espanhóis viam os lagos como um perigo. A água parada poderia provocar contaminações, além de enchentes. Mas, quanto mais se apropriavam do lago, mais cheias ocorriam. "Eles não sabiam como manejar uma cidade sobre um lago", diz. Em 1789, abriram uma fenda na cordilheira, o Tajo de Nochistongo, para drenar a água. Desde então, os sistemas de drenagem foram sendo ampliados no ritmo da expansão urbana, a custos econômicos e ambientais altíssimos. E a metrópole ainda sofre com enchentes - geograficamente, o Vale do México é como um vaso de barro, tendo o lago como fundo e montanhas nas laterais. A baixa porosidade faz com que o solo retenha 80% da água.

Os sistemas de drenagem são insuficientes até hoje, problema agravado pelo afundamento da cidade, que ocorre a um ritmo de 10 centímetros ao ano. O Grande Canal, que escoava as chuvas por gravidade, perdeu o declive natural e, hoje, a água tem de ser bombeada para fora da cidade, o que reduziu a capacidade de escoamento de 80 para 15 metros cúbicos por segundo. O sistema de drenagem profunda que opera desde 1967 com tubos subterrâneos de até 12 metros de diâmetro também já dá sinais de desgaste.

O crescimento da cidade exigiu o uso do sistema para escoar o esgoto, misturado à água das chuvas. Operada no limite, e sem manutenção, a rede tem infiltrações e rachaduras, contaminando o lençol freático. A situação é agravada por assentamentos irregulares, sem saneamento. Nos hospitais, são comuns os casos de doenças gastrointestinais causadas pelo consumo da água contaminada e pela irrigação de plantações no cinturão verde com água de reúso. Só 8% da água é tratada. Essa escassez se dá, também, pela distribuição desigual. Na rica zona oeste da metrópole mexicana, o volume disponível per capita chega a 567 litros de água por dia, enquanto a zona leste sofre com a seca.

Ramón Hernandez era camponês até que sua terra secou. "Só me restou comprar este caminhão-pipa para ganhar a vida", diz. Escassa, a água tornou-se meio de vida para milhares de caminhoneiros, que compram o produto de terceiros, provavelmente extraído ilegalmente. Pagam o equivalente a R$ 1,85 pelo metro cúbico e revendem a R$ 6,51 para pessoas como Maria Candelária, de 72 anos, que vive em um assentamento novo e irregular ao pé das montanhas, no município de Chimalhuacán, região metropolitana. A água não chega lá, apesar de se avistar o pedacinho que resta do Texcoco. Sem rede de saneamento nem esgoto, Maria Candelária paga caro pela água limpa e devolve a suja, que escorre pelo chão de terra, saída do vaso sanitário e do tanque no quintal onde a mulher lava as roupas e a louça. Para viver assim, ela desembolsou R$ 2,32 mil de entrada e pagará outros R$ 232 mensais por três anos ao grileiro que loteou os terrenos ao lado de um lixão. A casa só tem sala e quarto para Maria Candelária, um filho, uma filha e dois netos, de 16 e 17 anos. A única renda vem da filha, ajudante de cozinha. "Ah, o mais indispensável aqui seria a drenagem, a luz, água potável e escola para os meus netos... Falta tudo." Como ela, 60% da população da região metropolitana da Cidade do México vive em assentamentos com pouca ou nenhuma infra-estrutura e cada vez mais distantes.

A escassez de emprego - 60% da população está no mercado informal - impossibilita o acesso a crédito para compra de um imóvel regular. Segundo o arquiteto e urbanista Iracheta, a renda necessária é de 6,3 salários mínimos, mas 85% da população ganha menos de 6. Expulsos do mercado formal, os pobres se espalham para a periferia e a mancha urbana cresce para onde não há água nem nada.

A situação é agravada pela falta de um modelo de gestão metropolitana compartilhada. O Distrito Federal tem 16 delegações, espécie de subprefeituras, com representantes eleitos diretamente e um chefe de governo. Há os prefeitos dos 59 municípios agregados, o governador do Estado do México e o do Estado de Hidalgo, além do presidente - como a cidade é capital do país, o governo federal controla setores-chave em questões que envolvem a segurança nacional. Isso pode significar ter de passar pela aprovação de 79 autoridades para fazer uma linha de metrô que atravesse a região metropolitana.

O transporte público é um exemplo. Todos os dias, são feitas 33 milhões de viagens na região metropolitana. A construção do metrô teve início na mesma época do de São Paulo, no começo da década de 1970, e é quatro vezes maior em extensão. Mas as 11 linhas que somam 201,4 quilômetros e 175 estações só atendem a capital - o primeiro trem metropolitano, de superfície, fica pronto em três meses. Com isso, o metrô perdeu espaço para o transporte movido a gasolina e diesel, muito mais poluidores: na Cidade do México circulam cerca de 5 milhões de carros, 160 mil táxis - 25% deles irregulares -, 4 mil ônibus e 50 mil velhas e indisciplinadas lotações, que fazem 52% das viagens.

Um novo modelo de transporte, o Metrobus - cópia da experiência de Curitiba - foi adotado há dois anos. Por um corredor de 28,2 quilômetros, o maior da América Latina, circulam 98 ônibus articulados que, juntos, têm capacidade para até 15.680 pessoas. Para colocar o Metrobus em operação, o governo negociou a concessão do serviço com as empresas que operavam no trajeto, em troca da retirada de circulação de 262 lotações e 90 ônibus.

Entre uma estação e outra, leva-se 1,6 minuto. Numa sexta-feira, hora do rush, atravessamos a cidade de norte a sul em 1 hora e 10 minutos. Os ônibus são silenciosos e menos poluentes - 40 mil toneladas de gases efeito estufa a menos por ano. Mas também só circulam na capital. A rota leste-oeste está sendo construída e a integração com outros meios de transporte só ocorre em poucas estações. As lotações custam R$ 0,38 na capital e até R$ 0,77 na região metropolitana, o metrô sai por R$ 0,30 e o Metrobus, por R$ 0,77.

"Contra o transporte público, temos ainda uma cultura perversa do carro como sinônimo de status social. E uma indústria automobilística que explodiu com o boom do petróleo, nos anos 1980, e com o Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) na década de 1990", diz a demógrafa Clara Salazar Cruz, do centro de estudos El Colégio de México. Em porcentagem, a taxa de crescimento anual da frota foi quase quatro vezes maior do que a da população no período mencionado por Clara.

Para suportar o fluxo, a cidade está construindo o terceiro anel viário. Mesmo com o rodízio que proíbe a circulação de 20% da frota um dia por semana, o primeiro anel ficou tão saturado que o governo construiu um segundo andar, espécie de Minhocão, nos trechos intransitáveis. Um quarto anel está previsto para circular as três maiores e vizinhas regiões metropolitanas do país: a do Distrito Federal, de Toluca e Cuernavaca (seria o mesmo que fazer um Rodoanel englobando São Paulo, Campinas e Baixada Santista).

O governo tenta atrair a população de volta ao centro, que ficou caro e perdeu 1 milhão de pessoas na última década. Mas a iniciativa privada investe em novos e distantes bairros, como Santa Fé, metro quadrado mais caro da metrópole - R$ 3,1 mil. Onde era um antigo lixão, subiram 400 torres, sinal do adensamento da cidade que já esbarra nos pés da cordilheira. Como ainda não há transporte público, as empresas têm de fretar ônibus para seus funcionários. Quem pode vai de carro. Os veículos particulares respondem por 20% das viagens na região metropolitana, que tem 80% do território ocupado pela malha viária, e provocam 95% da poluição na atmosfera - agravada pela falta de chuvas na já árida Cidade do México.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Google Brasil assumirá o controle mundial do Orkut


quinta-feira, 7 de agosto de 2008, 18:42 | Online




Escritório em Belo Horizonte será responsável pelo gerenciamento; desenvolvimento será divido com a Índia

Giuliana Vallone, do estadao.com.br


SÃO PAULO - A equipe do Google Brasil vai assumir o controle mundial do site de relacionamentos Orkut. De acordo com a companhia, o gerenciamento do produto será feito pelo escritório do Google em Belo Horizonte, o único da empresa na América Latina.

O desenvolvimento, porém, será dividido com a divisão indiana da empresa. Segundo a assessoria do Google, a transferência de controle do Orkut vem de um planejamento de longo prazo, devido à importância do País no site. Mais de metade dos usuários do Orkut residem no Brasil.

O Google não confirma, porém, se os servidores de dados do site ficarão na sede da companhia, nos Estados Unidos. De acordo com a assessoria de imprensa, a empresa não revela a localização de seus servidores.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nova tecnologia revela se pessoa usou drogas ou explosivos pelas digitais


Ferramenta também promete identificar registro individual em meio a amostras sobrepostas.
Segredo está nos compostos químicos retidos nas pontas dos dedos.
Do G1, em São Paulo
Foto: Divulgação
Divulgação
Representação gráfica mostra impressão digital com restos de compostos de maconha (Foto: Divulgação)

Os criminosos do futuro vão ter que se preocupar bem mais com suas impressões digitais: uma nova tecnologia promete não apenas revelar a identidade de uma pessoa a partir do registro, mas também se ela consumiu drogas ou lidou com explosivos. E mais: será possível reconhecer uma digital individual em uma área com várias outras sobrepostas –- um enorme desafio para a ciência forense atual.

O segredo está na química. A equipe de R. Graham Cooks, da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, desenvolveu uma ferramenta capaz de ler a “assinatura química" da pessoa.

Em seu trabalho publicado na revista “Science” desta semana, Cooks explica que além das linhas que identificam uma pessoa, a impressão digital também reúne uma gama de compostos químicos, que vão desde coisas naturais da pele humana, como restos de superfícies tocadas.

Foto: Divulgação
Na figura "A", a imagem de uma digital com restos de cocaína; na "B", uma imagem feita apenas a partir no novo sistema; na "C", uma impressão normal feita com o dedo pressionado em tinta; na "D", uma imagem de computador feita a partir da imagem normal. Todas são da mesma impressão da mesma pessoa. (Foto: Divulgação)


E como esses compostos naturais são únicos em uma pessoa, é possível separar de quem são uma série de impressões sobrepostas. “Procurando compostos que sabemos que estão presentes em uma certa digital, podemos separá-la das demais e obter uma imagem clara como cristal. Ela então pode ser usada para reconhecimento de um indivíduo,” disse, em nota, o autor principal do estudo, Demian Ifa.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Geórgia afirma ter tomado controle da capital da Ossétia do Sul


Ataque aos separatistas aumentou tensão entre o país e a Rússia.
Tropas russas entraram no país e se aproximam da cidade de .

Do G1, com agências internacionais


O governo da Geórgia anunciou nesta sexta-feira (8) ter tomado militarmente Tskhinvali, capital da província separatista da Ossétia do Sul.

O anúncio foi feito por Temur Yakobashvili, ministro da reintegração. Ele também disse que as forças da Geórgia abateram quatro aviões russos que entraram em seu território.

O líder separatista Eduard Kokoity disse à agência russa Interfax que o ataque das tropas da Geórgia matou centenas de civis em Tskhinvali.

Tropas georgianas atacam a região separatista desde quinta-feira, com a ajuda de tanques e aviões de guerra.

Ao mesmo tempo, tropas russas entraram no território georgiano para coibir os ataques. O comandante russo Igor Konashénkov disse que unidades do exército russo estão se aproximando de Tskhinvali.

O ministério russo da Defesa disse que os reforços foram enviados para "proteger as tropas russas de paz e os cidadãos da Geórgia". Segundo a Rússia, dez soldados russos teriam sido mortos nos conflitos.

Mapa mostra a região do conflito. (Foto: Arte G1)

Segundo fontes da Geórgia, a aviação russa teria bombardeado a base militar de Kakha Lamaia, a 25 quilômetros de Tbilisi, capital do país.

O presidente georgiano, Mikheil Saakashvili, criticou a Rússia pela incursão e disse que os russos estão "em guerra" contra a Geórgia.

"Isso é uma clara invasão do território de um outro país. Temos tanques russos em nosso território, aviões em nosso território em plena luz do dia", disse.

Na Ossétia

Um correspondente da Reuters disse que o barulho dos aviões e das explosões era ensurdecedor a mais de três quilômetros de distância da cidade de Tskhinvali. Muitas casas estavam em chamas.

Combatentes da Ossétia do Sul tomam posição em floresta próximo à capital da região, Tskhinvali. (Foto: AP)

Andrei Chistyakov, correspondente da emissora de TV russa Vesti-24, disse que pelo menos 15 civis foram mortos em Tskhinvali, onde milhares de pessoas se refugiaram em porões.

"Estas são as pessoas cujos corpos foram vistos nas ruas e em seus quintais", disse por telefone.


O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse ter recebido relatos de que cidades na Geórgia estariam sendo alvo de "limpeza étnica". Segundo ele, o número de refugiados cresce, e o pânico é crescente na província.

O Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados) disse ter recebido relatos de que há milhares de pessoas que tiveram de deixar suas casas na região.

A crise com a Geórgia é a primeira que o novo presidente russo Dmitry Medvedev enfrenta desde que assumiu o cargo, em maio. Ela desperta temores de uma guerra na região, que está se tornando uma importante rota para o trânsito de energia. Tanto a Rússia quanto o Ocidente tentam influenciar a área.

A Otan, a União Européia e os Estados Unidos, forte aliado da Geórgia, fizeram um apelo pelo fim do derramamento de sangue.


Em Pequim
O presidente dos EUA, George W. Bush, e o premiê russo, Vladimir Putin, discutiram os combates na Geórgia nesta sexta-feira em Pequim, onde estão para acompanhar a abertura dos Jogos Olímpicos. "Eles discutiram a situação", disse Gordon Johndroe, porta-voz americano, sem acrescentar mais detalhes.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

En Tsjinvali hay centenares de civiles muertos, según líder separatista


Moscú, 8 ago (EFE).- En la capital de la región separatista
georgiana de Osetia del Sur, Tsjinvali, hay centenares de civiles
muertos, aseguró hoy Eduard Kokoiti, líder separatista.
"En Tsjinvali hay centenares de civiles muertos. Este es el
tercer genocidio del pueblo oseta cometido por Georgia", aseguró
Kokoiti a la agencia rusa Interfax en conversación telefónica.
Kokoiti aseguró que "el principal asesino es (Mijaíl)
Saakashvili", presidente georgiano.
"La resistencia en Tsjinvali va en aumento. En la plaza de la
estación han sido destruidos cuatro carros de combate georgianos",
dijo el presidente de la autoproclamada república suroseta, no
reconocida, que se escindió de facto de Tiflis a comienzos de los
años 90 del siglo XX.
Además, añadió, que estos "trágicos acontecimientos deben ser el
último paso hacia el reconocimiento de la independencia de Osetia
del Sur".
"Estoy seguro de que muy pronto la independencia de Osetia del
Sur va a ser reconocida", aseveró.
Poco antes, el ministro de Reintegración de Georgia, Temur
Yakobashvili, aseguró que la ciudad está bajo "pleno control" de las
tropas georgianas.EFE

Unidades militares rusas llegan a las inmediaciones de Tsjinvali
Moscú, 8 ago (EFE).- Unidades militares rusas del Ejército 58 de
la región militar del Cáucaso Norte se encuentran en las
inmediaciones de Tsjinvali, capital de la región separatista
georgiana de Osetia del Sur.
Este anuncio lo hizo hoy el coronel Ígor Konashénkov, ayudante
del comandante en jefe del Ejército de Tierra de Rusia, citado por
la agencia oficial rusa Itar-Tass.
La agencia RIA-Nóvosti informó, por su parte, que Rusia ha
enviado un centenar de carros de combate, blindados y piezas de
artillería autopropulsadas, para reforzar a sus fuerzas de paz en
Osetia del Sur.
Las declaraciones del portavoz castrense ruso se producen después
de que el ministro de Reintegración de Georgia, Temur Yakobashvili,
afirmara que las tropas georgianas habían tomado "pleno control" de
Tsjinvali.
Georgia ha dado a los separatistas de Osetia del Sur hasta las
18.00 hora local (14.00 GMT) de plazo para cesar el fuego y deponer
las armas, con la promesa de amnistía.
El ministerio de Defensa de Rusia denunció hoy que más de diez
soldados de paz rusos murieron hoy y otros 30 fueron heridos en l
a
ofensiva del Ejército georgiano.EFE

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mercurio, Venus, Saturno y Marte se alinearán esta noche


También podrá verse el paso de la Estación Espacial Internacional como "un punto muy brillante"

AGENCIAS - Madrid - 08/08/2008

Vota


El sistema solar

Gráfico del sistema solar.- UAI

Mercurio, Venus, Saturno y Marte se alinearán esta noche en la constelación de Leo. Se podrá ver a simple vista esta noche desde toda España. Será justo en el momento del crepúsculo, entre las 21.15 y las 22.00, según han informado fuentes del Planetario de Madrid.


NASA

(Administración Nacional de la Aeronáutica y del Espacio)

A FONDO

Sede:
Washington, D.C (Estados Unidos)
Directivo:
Michael Griffin (Administrador)

En un primer momento, y como un punto brillante, podrá distinguirse Mercurio muy cerca del horizonte occidental. Algo más alto y mucho más brillante se divisará Venus y, justo encima, resplandecerá Saturno con sus anillos. Marte aparecerá más elevado aún. Ya entrada la noche, se podrá contemplar Júpiter, visible en la dirección de la constelación de Sagitario, hacia el sudeste. Y mientras este fenómeno ocurre la Luna se podrá ver en cuarto creciente en la constelación de Libra.

Se trata de un efecto óptico, cuestión de perspectiva. Los planetas pueden estar a millones de kilómetros de distancia unos de otros pero desde la Tierra se ven alineados.

Los que viven en Madrid pueden acerarse hasta el planetario. Allí se ha organizado una observación con telescopios, junto a la estatua de Tierno Galván. Y hacia las 22 horas podrá verse también el paso de la Estación Espacial Internacional como "un punto muy brillante que recorre el cielo". Además se instalará una pantalla de proyección con la imagen en directo de la Luna, sobre la que se harán comentarios explicativos por parte del personal del Planetario de Madrid. Las actividades comenzarán a partir de las 21.15 y está prevista que finalice en torno a las 24.00.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Directos

Sigue Los Juegos en vivo

Participación

Tu opinión cuenta

  • Blog

    Danos tu punto de vista sobre los Juegos en el blog de los lectores.

  • ¿Cuánto sabes?

    Demuestra lo que sabes sobre el mundo olímpico. ¿Aceptas el reto?

  • Encuesta

    ¿Quién crees que será el mejor español en los Juegos Olímpicos de Pekín?

  • Entrevistas

    Los que más saben de los Juegos se ponen a tiro. Mira las últimas entrevistas.

> El blog de los lectores

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

16:23h

PEKÍN 2008 / Kirilenko, abanderado ruso

Putin saluda a la delegación de su país, liderada por el baloncestista Kirilenko. Les sigue Siria y Estados Unidos.

Sin Marcador 16:16h

PEKÍN 2008 / Los Juegos, mucho más que deporte

Muchos Jefes de Gobierno, como el francés Sarkozy o el ruso Putin, presencian esta ceremonia de inauguración.

Sin Marcador 16:07h

PEKÍN 2008 / Gran Bretaña 'ensaya' para Londres 2012

Aparece Gran Bretaña. Los próximos Juegos se disputarán en Londres. La corredora de maratón Paula Radcliffe, duda hasta última hora, saluda en el Estadio.

Tenis 16:03h

PEKÍN 2008 / Nadal se divierte

El número 1 del tenis mundial, el mallorquín Rafa Nadal, se divierte con el resto de españoles. El manacorí quiere el oro.

Sin Marcador 15:58h

PEKIN 2008 / Los españoles ocupan gran parte de la pista

La bandera española pasa justo por el centro del Estadio. Los deportistas españoles paran a hacerse fotos. La delegación española se ha alargado tanto que la bandera va a llegar al último deportista de la delegación española que es el baloncestista Felipe Reyes

Sin Marcador 15:56h

PEKÍN 2008 / No nos queremos ir

Los miembros de la organización están teniendo que insistir para que los españoles se retiren de la pista y dejen que el desfile transcurra con normalidad. ¡A Felipe Reyes le tienen que sacar de la cintura!

Sin Marcador 15:55h

PEKÍN 2008 / Los más alegres

La representación española es, de largo, la más alegre de todas las que han desfilado por el Estadio.

Sin Marcador 15:53h

PEKÍN 2008 / Euforia entre los españoles

Barrufet, Chema Martínez, Nadal, Iker Romero desbordan alegría en su desfile. ¿Cuántas medallas conseguiremos?

Sin Marcador 15:52h

PEKÍN 2008 / Cal sonríe

David Cal, un hombre serio y austero en los gestos, sonríe portando la bandera.

Sin Marcador 15:51h

PEKÍN 2008 / Los Príncipes se levantan

Don Felipe y doña Leticia se levantan del palco para saludar a los deportistas españoles

Sin Marcador 15:50h

PEKÍN 2008 / Aparecen los españoles

¡¡¡YA APARECEN LOS DEPORTISTAS ESPAÑOLES!!!

Sin Marcador 15:50h

PEKÍN 2008 / Rojo y amarillo

Las chicas van vestidas de amarillo y los chicos, de rojo

Sin Marcador 15:41h

PEKÍN 2008 / Ya queda menos para España

Siguen desfilando los países y ya falta menos para que los deportistas españoles hagan su aparición en "El Nido". Conoce a todos nuestros deportistas.

Sin Marcador 15:36h

PEKÍN 2008 / La Cuba de Dayron Robles

La delegación cubana, con el atleta Dayron Robles como uno de los grandes destacados, saluda ya a todos los asistentes al Estadio Olímpico de Pekín.

Sin Marcador 15:33h

PEKÍN 2008 / Entra Pakistán

Los participantes de Pakistán y Palestina desfilan ya en el estadio. Pakistán es, por tradición, uno de los grandes países del hockey.

Sin Marcador 15:26h

PEKIN 08 / Entra Ucrania en El Nido

Ucrania hace su aparición. Es una de las delegaciones más numerosas. 256 atletas. Vemos también a una de las que menos numerosas, Nueva Guinea. Sólo 6 deportistas.

Sin Marcador 15:20h

PEKIN 08 / Bolt y Powell, grandes estrellas

Conoce en profundidad a dos de los grandes favoritos de los 100 m lisos: Asafa Powell y Usain Bolt

Atletismo 15:18h

PEKIN 08 / Powell y Bolt, en escena

Continúan desfilando las delegaciones de los distintos países. Aparecen los jamaicanos. Vemos a Bolt y Asafa Powell.

Sin Marcador 15:11h

PEKIN 08 / La delegación española espera su momento

La delegación española estará encabezada por David Cal, el abanderado español. Los Gasol, Nadal, Valdemoro, Paquillo Fernández y demás deportistas españoles seguirán a Cal. Nuestras esperanzas están puestas en todos ellos. El deseo es superar las 22 medallas conseguidas en Barcelona 92

Sin Marcador 15:09h

PEKIN 08 / Aparecen los deportistas griegos

Grecia tuvo 18 medallas, 6 de oro, en los anteriores Juegos Olímpicos que organizaron ellos en 2004.


Sin Marcador 15:07h

PEKIN 08 / Normas estrictas para los deportistas en el desfile

204 países participarán en estos Juegos. El primer país en desfilar será Grecia. España saldrá en el puesto 74. Cerrará el desfile la delegación del país anfitrión. Los deportistas no podrán hacer fotos ni grabar vídeos. Tendrán que ir tres chicos y tres chicas.

Sin Marcador 15:03h

PEKIN 08 / Los fuegos artificiales iluminan Pekín

2008 fuegos artificiales y 2008 caras sonrientes de niños de todo el mundo iluminan el cielo de la capital china. Próximamente entrarán en El Nido los primeros deportistas olímpicos.


Sin Marcador 14:59h

PEKIN 08 / Trayecto de la antorcha olímpica

En el centro del escenario surge un enorme globo terráqueo, una maravilla tecnológica de 18 metros de diámetro y que necesitó más de un año para ser construído e instalado en este Estadio Olímpico. 58 atletas simbolizan el trayecto de la antorcha olímpica por el mundo. 14.000 kilómetros alrededor del mundo

Sin Marcador 14:48h

PEKIN 08 / Tai chi, presente

Continúan los simbolismos y ahora son 2008 expertos en Tai Chi,perfectamente sincronizados, divierten a los espectadores.

Sin Marcador 14:46h

PEKIN 08 / La paloma de la paz

Forman una paloma gigante en medio del escenario que representa la paz. Belleza, armonía y equilibrio de los 1000 figurantes que forman el símbolo de los Juegos.

Sin Marcador 14:42h

PEKÍN 08 / Luz de estrellas

Un paso más de la ceremonia. La nueva fase se llama 'Luz de estrellas'. Un hombre toca el piano con una niña en medio del escenario. A ver con qué nos sorprenden. Promete.

Sin Marcador 14:34h

PEKIN 08 / Rojo y amarillo, los colores chinos

Los colores chinos, el amarillo y el rojo, son los más utilizados en el gran espectáculo que es esta ceremonia. Mientras, los deportistas españoles esperan pacientemente a que llegue su turno de pasear la bandera española por el Estadio Olímipico de Pekín.


Sin Marcador 14:25h

PEKIN 08 / La gran muralla china

Saludan los 897 figurantes que han participado en la representación de la gran muralla. Ahora es el momento de mostrar los soldados de Terracota. El púlbico está exaltado con el baño de color que está viendo.

Sin Marcador 14:15h

PEKÍN 08 / El público se divierte

Los flashes de las cámaras de foto iluminan constantemente el Estadio Nacional. La gente se lo está pasando bien y está participando en el espectáculo: aplaude en los momentos más intensos y deja hacer en los más emotivos.

Sin Marcador 14:15h

PEKIN 08 / Los discípulos de Confucio

Los discípulos portan unas tiras de bambú. El origen de la imprenta está perfectamente simbolizada.

Sin Marcador 14:13h

PEKIN 08 / El papel, protagonista

En el año 105 a.C los chinos guardaron celosamente el secreto de la elaboración del papel y ahora nos muestran la fusión entre esa tradicción y la tecnología actual. Un pergamino que mide 20 metros se despliega en El Nido. Es un enorme tapiz de luz.

Sin Marcador 14:12h

PEKÍN 08 / La bandera entra en El Nido

Ya está la bandera del país anfitrión. Decenas de niños de las distintas etnias de China entran en el estadio con ella mientras una niña de rojo canta. Muy simpático.

Sin Marcador 14:11h

PEKÍN 08 / Sendero de fuego

Los fuegos artificiales no sólo iluminan el nido. La pirotecnia recorre toda la ciudad con un único destino: el Estadio. Gran espectáculo de luz y sonido que ahora configuran los anillos olímpicos.

Sin Marcador 14:10h

PEKÍN / Ceremonia de apertura

Impresionante ejercicio de percusión de miles de chinos. Los gritos en el Estadio Nacional ponen los pelos de punta. El público acompaña con palmas el espectáculo que ven en el rectángulo del Estadio.

Sin Marcador 14:09h

PEKIN 08 / CEREMONIA DE APERTURA

Escuchamos el himno de la República Popular China mientras se alza la bandera del país. Todo los espectadores chinos cantan al unísono el himno.

Sin Marcador 14:08h

PEKÍN / CEREMONIA DE APERTURA

¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡ACABAN DE EMPEZAR LOS JUEGOS!!!!!!!!! Un gran castillo de fuegos artificiales ha iluminado el Estadio Nacional. Emocionantes los primeros minutos.

Sin Marcador 14:06h

PEKIN 08 / CEREMONIA DE APERTURA

El fuego que ha llegado del cielo va a iluminar los seis aros olímpicos, que se levantan al son de la música. El silencio apodera a los asistentes del Estadio. Cinco continentes unidos por el deporte.

Sin Marcador 14:04h

PEKIN 08 / CEREMONIA DE APERTURA

Más de 4.000 millones de espectadores ven esta ceremonia de apertura que ha sido preparada durante más de tres años

Sin Marcador 13:35h

PEKIN 08 / CEREMONIA DE APERTURA

La ceremonia de inauguración de unos Juegos Olímpicos es el punto culminante de cuatro años de trabajo. Todo preparado, los fallos calculados y las contingencias previstas. En Barcelona 92 la flecha no tocó realmente el pebetero, en Seúl 88 el lanzamiento incendió un nido de palomas y en Montreal 76 los niños encargados de encender la llama se enamoraron y se casaron años después. ¿Cuál será la anecdota de Pekín 08?

Sin Marcador 13:24h

PEKÍN 08 / Haz tu própia crónica

¿Vas a levantarte a las cinco de la mañana para ver un partido? ¿Vas a cenar pegado a la televisión para no perderte ni un segundo de los Juegos?
¡Anímate y escribe una crónica de alguna de las competiciones!

Sin Marcador 13:16h

PEKÍN 08 / La inauguración

Parece que la lluvia amenaza la apertura de los Juegos, aunque la organización asegura tenerlo todo previsto. Se esperauna ceremonia grandiosa que supondrá la presentación en sociedad deChina como superpotencia. A las 14.08 se encenderá el pebetero; España,abanderada por David Cal, desfilará en el puesto 74.

PEKÍN 08
Sin Marcador 12:59h

PEKÍN 08 / CEREMONIA DE APERTURA

Ya sólo queda una hora para que comiencen los Juegos Olímpicos de Pekín. Unas 25.000 personas participarán de forma directa o indirecta en el acto dirigido por el cineasta chino Zhang Yimou. De ellas, unas 10.000 estarán en el Estadio Nacional para hacer que China vuelva a sorprender al mundo en el inicio de unos Juegos hasta ahora marcados por la política.

PEKÍN 08
Sin Marcador 12:45h

PEKÍN 08 / Primeras competiciones

Esta madrugada pueden llegar las primeras medallas para España. A las cinco de la mañana empieza la prueba de ciclismo en ruta, donde Freire, Valverde, Sastre, Contador y Samuel Sánchez pueden hacerse con algún metal.
En vela, Rafael Trujillo, Mónica y Sandra Azón y Graciela Pisonero podrían subirse también al podio en las disciplinas de Finn y Yngling.
¡Ambas competiciones os las contaremos en directo!

Sin Marcador 11:45h

PEKÍN 08 / Inauguración

Por fin ha llegado el gran día, empiezan los Juegos Olímpicos y en Pekín los deportistas españoles demostrarán si están en su mejor momento. Aquí podrás seguir en directo todas las competiciones.

PEKÍN 08
Gimnasia Artistica 11:15h

PEKÍN 08 / Primeras competiciones

Rafa Martínez y Gervasio Deferr comienzan esta madrugada su aventura olímpica. A las 6 de la mañana dará comienzo la clasificación del concurso por equipos de gimnasia artística. Aquí te contaremos lo que va sucediendo minuto a minuto.

Sin Marcador 10:30h

PEKÍN 08 / Inauguración

Ya no queda nada para que de comienzo la ceremonia de inauguración de los Juegos Olímpicos de Pekín 2008. La próxima madrugada ya empiezan las competiciones de ciclismo, vela o gimnasia artística, donde hay grandes opciones de conseguir una medalla.

Sin Marcador 10:09h

PEKÍN 08 / El blog de la SER

Los enviados especiales de la Cadena SER tienen todo preparado para vivir Pekín 2008 con toda la intensidad. Mira su blog

PEKÍN 08
Piragüismo 09:14h

PEKÍN 08 / Ceremonia de inauguración

David Cal es el abanderado del equipo español en la ceremonia de apertura de los Juegos Olímpicos de Pekín.

PEKÍN 08
Sin Marcador 08:37h

PEKÍN 08 / China se abre

Lee también el punto de vista de Tomas Guash sobre los Juegos Olímpicos en este artículo del Diario AS.

Sin Marcador 08:35h

PEKÍN 08 / El entorno político

Leel el artículo de José Sámano en EL PAÍS sobre las tensiones políticas que rodean a la celebración de los Juegos Olímpicos en China.

Sin Marcador 08:01h

PEKÍN 08 / Ceremonia de inauguración

Buenos días. Hoy comienzan los Juegos Olímpicos de Pekín. Lo harán a las 14.08 del horario peninsular. China promete una ceremonia espectacular que podrás seguir en este directo minuto a minuto.

PEKÍN 08

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters