[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Polícia descobre esquema para limpar notas manchadas



DE SÃO PAULO

As quadrilhas que assaltam caixas eletrônicos em São Paulo já inventaram uma estratégia para contornar os dispositivos de segurança que mancham de tinta as notas durante os ataques.

Nesta segunda-feira, a polícia apresentou produtos químicos usados para lavar as notas apreendidos com um suspeito preso. O homem tinha também, em sua casa, um revólver banhado a ouro.

Segundo o delegado Nelson Silveira Guimarães, diretor do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado), é a primeira vez que a polícia encontra os produtos, que passarão por perícia para serem identificados.

As notas manchadas foram apreendidas com o suspeito dentro de um filtro d'água, banhadas nos produtos químicos.

Na última semana, o Banco Central decidiu não mais ressarcir o cidadão que receber uma cédula danificada por dispositivos antifurto, e as notas deixaram de ter validade.

O objetivo da medida, segundo o BC, foi contribuir para a redução dos casos de furtos e roubos a caixas eletrônicos, ao dificultar a circulação de notas roubadas ou furtadas. Cerca de 75 mil notas manchadas estão em circulação.

O Procon-SP contestou a decisão e afirmou que "o custo da medida de segurança contra o aumento de explosões de caixas eletrônicos, principalmente no Estado de São Paulo, não deve ser repassado à população".

A polícia recomenda que as pessoas que receberam uma nota manchada procurem uma delegacia para registrar boletim de ocorrência.


Divulgação
Exemplos de cédulas marcadas em roubo a caixas eletrônicos, que serão recolhidas pelo Banco Central
Exemplos de cédulas marcadas em roubo a caixas eletrônicos, que serão recolhidas pelo Banco Central






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Só faltava : Rio cria cota para negros e índios em concursos públicos

concurso (con-cur-so)

concurso subst m concurso [kõ'kursu] competição entre pessoass. m.

Coincidência, conjuntura: concurso de circunstâncias.

Ação de cooperar, de ajudar: oferecer seu concurso.

Ação de entrar em concorrência com outros por pretender alguma coisa; exame, prova: apresentar-se a um concurso.


DO RIO

O governador Sérgio Cabral (PMDB) assinou nesta segunda decreto que cria cotas de 20% para negros e indígenas em concursos públicos para órgãos do Poder Executivo e entidades da administração do Estado do Rio.

Monumento a Zumbi é alvo de vandalismo no Rio

Divulgação-5.jun.11/Prefeitura do Rio
Prefeitura atua na limpeza do Monumento a Zumbi dos Palmares pichado neste domingo
Funcionário limpa monumento a Zumbi dos Palmares, no Rio

"A paisagem do serviço público brasileiro vai começar a mudar a partir do Estado do Rio de Janeiro. Queiramos um dia que essa política não seja necessária, mas ela é necessária para gerar mais oportunidades. Só dessa maneira nós vamos gerar um país desenvolvido", afirmou.

Cabral vinculou a pichação de um monumento a Zumbi dos Palmares, no centro do Rio, à assinatura do decreto.

"Os racistas não param. Me vêm e picham a imagem de Zumbi. Pois ela já está limpa, e o decreto está assinado."

O decreto, que entra em vigor em 30 dias, não exime negros e indígenas de obterem as notas mínimas estipuladas para cada concurso.

Caso faltem candidatos nessa condição, as vagas serão redistribuídas para não cotistas. A legislação tem vigência inicial de dez anos, ao cabo dos quais passará por uma reavaliação que determinará se é necessário estendê-la ou não.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Aliada do governo, Força Sindical pede 'saída imediata' de Palocci


Publicidade

RANIER BRAGON
DO PAINEL

A Força Sindical, central ligada ao governista PDT, divulgará nota no início da tarde desta segunda-feira pedindo o "afastamento imediato" do ministro Antonio Palocci (Casa Civil).

O documento é assinado pelo presidente da central sindical, o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), que protagonizou forte embate com o governo durante a votação do salário mínimo pelo Congresso e que durante a atual crise já havia dado declarações pessoais defendendo a saída do ministro.

"As tentativas de esclarecimento do ministro da Casa Civil, apenas para cumprir formalidades, não foram suficientes para arrefecer o desgaste a que vem sendo submetido o braço direito da atual presidenta", diz a nota, que acrescenta: "O povo brasileiro está vendo com ceticismo a defesa apresentada para tais denúncias, e anseia por uma resposta convincente e verdadeira. As evidências de ter praticado atitudes não republicanas que pairam sobre o ministro fazem com que sua credibilidade vá, a cada dia, se deteriorando. O imediato afastamento do ministro só trará benefícios para o país".

O PDT de Paulinho participa do governo no Ministério do Trabalho, ocupado pelo presidente licenciado da legenda, Carlos Lupi.

A crise envolvendo Palocci teve início com a revelação, pela Folha, de que o patrimônio do ministro se multiplicou em pelo menos 20 vezes entre os anos de 2006 e 2010, período em que ele havia deixado o Ministério da Fazenda e se tornado deputado federal.

A nota assinada por Paulinho diz ainda que "o servidor público de alto escalão deve servir de exemplo e ser pautado pela ética, pela transparência e pela moralidade pública" e que Palocci "tornou-se refém do silêncio, passando a acreditar apenas no tempo como seu aliado".

O texto também defende que o governo não pode ter compromisso "com o erro e com a falta de lisura" e que não apresentar a verdade sobre a evolução patrimonial de Palocci "gera suspeita sobre o governo".

Em 2008, Paulinho sofreu processo no Conselho de Ética da Câmara sob suspeita de participar de esquema de desvio de recursos no BNDES, mas foi absolvido pelos colegas. O caso resultou em investigação pelo STF (Supremo Tribunal Federal).






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Moyashi : Bactéria já matou 22 na Europa; broto de feijão pode ser origem


Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Instituto Robert Koch (IRK) divulgou neste domingo que o número de mortes por complicações causadas pela bactéria Escherichia coli (E. coli) subiu para 22 (21 na Alemanha e um na Suécia) e que os casos confirmados somam 1.526, e autoridades disseram que a fonte do surto pode estar em brotos de feijão.

Gero Breloer/Associated Press
Autoridades alemãs disseram que a fonte do surto da bactéria _Escherichia coli_ pode estar em brotos de feijão
Autoridades alemãs disseram que a fonte do surto da bactéria Escherichia coli pode estar em brotos de feijão

Autoridades do governo apontaram brotos de feijão como a causa do surto, e mais detalhes sobre as investigações devem ser anunciados numa coletiva de imprensa na noite deste domingo. Gerth Hahne, porta-voz da secretaria de Agricultura do Estado da Baixa Saxônia, adiantou ao jornal britânico "Guardian" que um alerta seria enviado imediatamente para que as pessoas evitem comer brotos de feijão na Alemanha.

Reinhard Burger, diretor do IRK, disse que do total de infectados 627 sofrem da síndrome hemolítico-urêmica, ou HUS e que os casos de contaminação podem subir a 2.500 caso outras suspeitas sejam confirmadas.

Em coletiva, o ministro da Saúde alemão, Daniel Bahr, defendeu a gestão da crise e disse que Hamburgo reagiu mais rápido e de forma mais eficiente do que em outros surtos de E. coli já registrados em outros países.

A oposição, no entanto, acusa o governo e diz que a crise poderia estar sendo controlada de forma mais enérgica.

Também neste domingo especialistas disseram ao jornal "Welt am Sonntag" que a bactéria pode ter se espalhado a partir de uma unidade de biogás. Durante o processo de fermentação de biogás, frequentemente novas bactérias se desenvolvem.

"Elas se cruzam e se fundem", disse Bern Schottdorf. "Até agora não foi pesquisado o que acontece depois disso."

HOSPITAIS ALÉM DO LIMITE

Mais cedo, o ministro da Saúde disse que os hospitais da Alemanha estão tendo dificuldades para lidar com o enorme fluxo de vítimas da bactéria.

Os hospitais de Hamburgo, epicentro do surto que começou há três semanas, têm dispensado pacientes com doenças menos graves para poder atender às pessoas atingidas por uma cepa rara e extremamente tóxica da bactéria Escherichia coli (E. coli).

Marcus Brandt/Efe - 30.mai.2011
Imagem mostra zona de isolamento de hospital UKE, em Hamburgo; surto de bactéria já matou 19 pessoas na Europa
Imagem mostra zona de isolamento de hospital UKE, em Hamburgo; surto de bactéria já matou 19 pessoas na Europa

"Estamos enfrentando uma situação tensa em relação aos cuidados com os pacientes", disse Bahr ao jornal "Bild am Sonntag", no domingo. Ele acrescentou que hospitais fora de Hamburgo podem ser utilizados para compensar a "falta de leitos" na segunda maior cidade da Alemanha.

Um porta-voz do hospital Regio Clinics, o maior hospital particular do Estado de Schleswig-Holstein, que fica perto de Hamburgo, disse que a crise estava usando os recursos até o limite.

Ele disse ainda que "cirurgias para doenças não fatais estão sendo remarcadas. No entanto, parece que a situação está melhorando, já que agora temos apenas 60 pacientes que precisam ficar isolados, comparados com os 109 na sexta-feira."

GRUPOS

O Hospital Universitário de Hamburg-Eppendorf (UKE), que a Folha visitou anteontem (3), centraliza o atendimento aos casos mais graves da região.

"É uma situação que nunca confrontamos no passado", conta Jörg Debatin, diretor do UKE.
"É muito difícil fazer qualquer tipo de previsão quanto à epidemiologia. No fim de semana passado, vimos uma diminuição de infectados, só para sermos surpreendidos com um novo pico há alguns dias", afirma.

De acordo com Carolina Vila-Nova, enviada especial da Folha a Hamburgo, o hospital passou a dividir os pacientes em grupos, segundo a gravidade do quadro clínico. Dos cerca de 700 casos confirmados, o UKE acompanha entre 200 e 250.

O caso mais preocupante é o de 105 pessoas que desenvolveram a chamada síndrome hemolítico-urêmica, ou HUS, apresentando danos renais e neurológicos severos (como falência dos rins e ataques epilépticos) considerados irreversíveis.

Um terço está em unidades de tratamento intensivo e total isolamento. Respiram com a ajuda de aparelhos ou estão em coma. Um segundo grupo, com diarreia sanguínea e outras complicações, tem condições de internamento tradicionais, com diálises e transfusões.

Um terceiro grupo está em casa e tem a evolução da doença monitorada diariamente. O monitoramento é essencial: Hamburgo teve o caso trágico do paciente liberado por uma clínica e que morreu dias depois, em casa.

RESTAURANTE

O proprietário de um restaurante alemão cuja comida pode ter sido contaminada pela bactéria disse neste sábado que ficou devastado ao saber que muitos de seus clientes foram infectados.

Registrado na Europa, o surto da bactéria E. coli já causou 22 mortes até o momento.

Fabian Bimmer/Reuters
Alemanha tem o maior número de casos de contaminação pela bactéria _Escherichia coli (E. coli)_, que já matou 19 pessoas
Alemanha tem o maior número de casos de contaminação pela bactéria Escherichia coli (E. coli), que já matou 19 pessoas

"Foi como um golpe na cabeça quando eu ouvi a notícia", disse Joachim Berger em entrevista na cozinha de seu restaurante, em Lüebeck, a 60 quilômetros da cidade de Hamburgo, epicentro da doença.

"Nós fizemos todos daqui fazerem exames e tudo foi desinfetado. Eu mesmo paguei pelos exames, porque segurança é importante para os nossos clientes e funcionários", disse.

O jornal "Lübecker Nachrichten" noticiou que cientistas haviam identificado o restaurante local como um possível foco, de onde a bactéria foi transmitida após a morte de uma pessoa e o adoecimento de 17, incluindo um grupo de fiscais tributários alemães, turistas dinamarqueses e uma criança do sul da Alemanha.

"O restaurante não tem culpa nenhuma, mas é possível que a cadeia de fornecedores possa ajudar a determinar como o germe patogênico entrou em circulação", declarou o microbiólogo Werner Solbach, da Clínica Universitária de Lübeck, ao jornal.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A viuva : PT se apavora com possibilidade de Miriam Belchior substituir Palocci

PT se apavora com possibilidade de Miriam Belchior substituir Palocci

Publicidade

DE SÃO PAULO

Hoje na Folha O PT está apavorado com a possibilidade de a correligionária Miriam Belchior, hoje no Planejamento, assumir a Casa Civil na eventual saída de Antonio Palocci, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete, na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

"Uma Dilma, tudo bem. Duas, ninguém merece", desabafou um expoente do partido.

Dilma cogita, num cenário de queda de Palocci, trocá-lo por um ministro de perfil "técnico", o que assessores da presidente tratam reservadamente como escalar uma "Dilma da Dilma".

Os nomes citados são o de Miriam Belchior e de Maria das Graças Foster, diretora da Petrobras, que já constou da lista de ministeriáveis. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, também é cotado entre assessores presidenciais como possível substituto de Palocci.

Palocci multiplicou seu patrimônio 20 vezes nos últimos quatro anos, usando os rendimentos da consultoria para comprar um apartamento de luxo e um escritório em São Paulo, como a Folha revelou no dia 15 de maio.

A empresa faturou R$ 20 milhões no ano passado, quando Palocci chefiou a campanha de Dilma à Presidência e acumulou seus negócios como consultor com o exercício do mandato de deputado federal.

Leia a coluna completa na Folha desta segunda-feira, que já está nas bancas.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters