[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Divulgado pôster da quinta temporada de "Lost"! (VIDEO)

The premiere event: Wednesday January 21st 8/7c






























Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Tireóide devagar desacelera o metabolismo e faz você ganhar peso com mais facilidade

Entenda como essa glândula que fica no meio do pescoço funciona e investigue se a sua também está trabalhando em câmera lenta



Da Redação

Para cada sete mulheres com essa alteração, há um homem
Para cada sete mulheres com essa alteração, há um homem

A mais conhecida alteração na tireóide é o hipotireoidismo, doença que incomoda muito porque causa aumento de peso, cansaço e desânimo. A atriz Deborah Secco, que já sofreu com o problema, conta que, durante a crise, nem tinha vontade de sair de casa. Trata-se de um mal predominantemente feminino: para cada sete mulheres com essa alteração, há apenas um homem.

Segundo reportagem da revista BOA FORMA, o número de casos vem aumentando nos últimos anos. Uma pesquisa realizada entre 2001 e 2002 na Grande São Paulo, com mulheres de 20 a 78 anos, mostra que cerca de 10% das participantes apresentavam sinais clínicos e laboratoriais da doença. “Os valores esperados eram de 5%.

Hoje, percebemos mais casos devido a três fatores: diagnóstico mais preciso, mais pedidos de exames e o fato de sabermos que algumas doenças da tireóide são hereditárias”, diz Geraldo Medeiros-Neto, professor de endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), presidente do Instituto da Tireóide, em São Paulo, e coordenador da pesquisa citada acima.


Trabalho lento, quilos a mais

O hipotireoidismo é apenas uma das disfunções que a tireóide pode apresentar (veja o quadro Quando a tireóide fica acelerada). Para entender melhor esse descompasso, é preciso compreender o seu papel. Ela é uma das nossas maiores glândulas e tem o formato de uma borboleta.

Segue os comandos da hipófise, uma espécie de glândula mestra que secreta hormônios que atuam em todo o organismo, entre eles o TSH, que aciona o funcionamento da tireóide. Ela, por sua vez, fabrica os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que regulam o metabolismo e atuam em órgãos vitais como coração e rins.

Quando a tireóide está trabalhando num ritmo abaixo do esperado, há um quadro de hipotireoidismo e o corpo todo sente (veja o quadro ao lado). Uma das principais causas dessa alteração é a tireoidite de Hashimoto, uma doença auto-imune, ou seja, o próprio organismo fabrica anticorpos para destruir as células da glândula.



Como conseqüência, a tireóide funciona num ritmo mais lento. O problema é hereditário: se sua mãe, tia ou avó sofrem com ele, é necessário investigar se você também produz esses anticorpos.

Com o metabolismo devagar devido à carência dos hormônios, o aumento de peso e o cansaço aparecem. A libido tende a cair. É como se o organismo todo trabalhasse com menos energia. Mas se você engordou mais do que 5 quilos, não dá para culpar só a glândula.

“O aumento de peso provocado pelo hipotireoidismo é de 4 a 5 quilos. Não mais do que isso”, diz Marcio Mancini, endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

Embora os sintomas sejam desagradáveis, assim que o mal é diagnosticado, é feita a reposição dos hormônios. Uma vez acertada a dose do medicamento, seu organismo volta ao ritmo normal e os sintomas tendem a desaparecer.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Programa DST/Aids recomenda exame pré-natal para homens em SP


Agência Estado
O Programa Estadual de DST/Aids recomendou, a todas unidades de saúde de São Paulo, uma nova modalidade de pré-natal: a masculina. A proposta é que os papais também façam exames preventivos durante a gravidez das companheiras, para identificar se são portadores de alguma doença sexualmente transmissível ou do vírus HIV, o que pode prejudicar o bebê.

A medida foi tomada após dois levantamentos feitos pelo programa. Um deles revelou que as mulheres respondem por 75% dos casos de gonorréia, sífilis, HPV, herpes e outros problemas transmitidos pelo sexo sem proteção. A maioria feminina indica que os parceiros estão afastados dos médicos e longe do diagnóstico.

O outro balanço mostrou que os homens dominam o grupo que descobre tardiamente ser portador do vírus transmissor da aids (após cinco anos de contágio), o que compromete o tratamento. Entre os 5 mil pacientes que ingressam no programa todo ano para receber tratamento antiaids, 49,3% deles fazem matrícula tardia contra 35,7% delas.

Mais uma vez, a explicação para o descompasso de gênero dos números é que, durante a gestação, as mulheres são convocadas a fazer o teste do HIV. “Por isso, sugerimos o pré-natal do parceiro”, afirma a coordenadora do programa de DST/Aids, Maria Clara Gianna. “É uma estratégia que formulamos e recomendamos recentemente às unidades. Os pais são convidados a fazer exames de DST, em especial o VDRL, que identifica a sífilis e evita o problema da sífilis congênita (que é transmitida ao bebê).

Transmissão

Por ser uma recomendação, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) não são obrigadas a aderir ao “pré-natal de homem”. Mas a sugestão agradou Ricardo Shiratsu, coordenador de serviços de DST da Unifesp, e Paulo Henrique Egydio, da Sociedade Brasileira de Urologia. “É uma excelente idéia. Se no pré-natal eu consigo tratar as DSTs de mulheres mas o parceiro continua infectado, a transmissão continua entre o casal”, opina Egydio. “Muitas vezes eles ficam meses sem saber que estavam doentes”, completa Shiratsu. As informações são do Jornal da Tarde.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sem-teto ocupam pátio de supermercado em SP


SIMONE MENOCCHI - Agencia Estado


SÃO JOSE DOS CAMPOS - Um grupo de 500 sem-teto do município paulista de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, invadiu hoje o estacionamento do hipermercado Carrefour, às margens da Via Dutra. O protesto, que durou cerca de duas horas, foi em apoio à Jornada Nacional Contra a Alta dos Alimentos, realizado por movimentos populares urbanos de sete Estados do país. A manifestação na cidade foi organizada pela Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).



Com faixas, homens, mulheres e muitas crianças saíram por volta no início do dia do acampamento Pinheirinho, onde moram desde 2004, em uma caminhada de oito quilômetros até o supermercado. Em gritos de guerra, como "a fome não pode dar lucros", eles chegaram ao estacionamento e tomaram o pátio. Apesar de pacífico, o protesto foi acompanhado com atenção por policiais militares. Desde 2004, cerca de mil famílias moram no acampamento Pinheirinho, em uma área abandonada pelo empresário Naji Nahas.



No mês passado, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (filiado ao Conlutas) também organizou uma manifestação no estacionamento do mesmo hipermercado contra a alta dos preços. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, o Carrefour foi escolhido por simbolizar os muitos grupos transnacionais que lucram com a centralização da comercialização dos alimentos, penalizando os trabalhadores. "O trabalhador e o povo não podem pagar pela crise, enquanto o governo dá dinheiro para as empresas, deixando o povo desprotegido e vítima da alta dos preços", disse o coordenador regional do Conlutas, Luiz Carlos Prates.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Adolescente dos EUA vive 118 dias sem coração


JIM LONEY - REUTERS


MIAMI - Uma adolescente norte-americana sobreviveu durante quase quatro meses sem coração, graças a um equipamento feito sob medida, que a manteve viva até que fosse submetida a um transplante, disseram médicos de Miami na quarta-feira.

Os médicos disseram que o fato é inédito em um paciente dessa idade, mas que há um caso na Alemanha de um adulto que sobreviveu durante nove meses sem coração.

A paciente D'Zhana Simmons, 14 anos, considerou "assustadora" a experiência de passar tanto tempo dependendo de uma máquina que bombeasse o sangue em seu corpo. "Você nunca sabe quando poderia dar um defeito", disse ela, praticamente sussurrando, numa entrevista coletiva no Centro Médico Jackson Memorial, da Universidade de Miami.

"Eu era como uma falsa pessoa, não existia de verdade, simplesmente estava ali", afirmou ela, que sofria de dilatação cardíaca, o que enfraquece o músculo.

Simmons foi submetida a um transplante em 2 de julho, mas o novo coração não funcionou bem e logo foi retirado. Duas bombas fabricadas pela empresa Thoratec, da Califórnia, então foram usadas para mantê-la viva enquanto ela se recuperava de vários problemas e acumulava forças para um novo transplante, que aconteceu em 29 de outubro.

Durante esse período, Simmons podia se deslocar, mas permaneceu internada.

Os médicos explicaram que, quando um coração artificial é usado, o coração natural do paciente costuma ser deixado no corpo - o que não foi o caso dela.

"Acreditamos que esta é o primeiro paciente pediátrico que recebeu tal dispositivo nesta configuração sem o coração, e possivelmente um dos mais jovens que já foi levado a transplante sem o coração nativo", disse o médico Marco Ricci, diretor de cirurgia pediátrica do hospital.

Simmons também sofreu insuficiência renal e teve de receber um transplante de rim na véspera do segundo transplante do coração.

Ricci disse que o prognóstico para ela é bom. Os médicos afirmam que há 50 por cento de chances de que um paciente transplantado venha a precisar de um novo coração num prazo de 12 a 13 anos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Opositor de Chávez encerra campanha sob ameaça de prisão


Governo acusa candidato à prefeitura de Maracaibo de corrupção.


De Caracas para a BBC Brasil - O candidato à prefeitura da cidade venezuelana de Maracaibo, Manuel Rosales, atual governador do Estado Zulia, encerrou sua campanha eleitoral nesta quarta-feira confiante na vitória do próximo domingo e sob a pressão de ser levado à prisão caso seja considerado culpado por crimes de corrupção à frente da administração pública.

"Hoje é o dia para aqueles que querem acabar com nossa história ouvirem o grito desse povo que não se compra e não se vende (...) esse ato sela uma vitória da soberania", afirmou Rosales diante de milhares de simpatizantes em um comício realizado na cidade de Maracaibo.

Rosales, ex-candidato à Presidência da Venezuela, é favorito na disputa à prefeitura. O candidato de seu partido Um Novo Tempo, Pablo Perez, também estaria à frente na disputa pelo governo de Zulia, em que compete com o candidato chavista Giancarlo Di Martino, atual prefeito de Maracaibo.

"Estamos ganhando, ninguém nos alcança, mas cuidado para não tropeçar, não podemos perder nenhum voto, é preciso ir votar", afirmou.

Analistas consideram que, para o governo do presidente venezuelano Hugo Chávez, vencer em Zulia é estratégico do ponto de vista econômico e também político.

O Estado é responsável por 80% da produção de petróleo venezuelana e se transformou nos últimos oito anos no principal reduto da oposição.

Por essa razão, Chávez converteu Manuel Rosales em seu principal adversário durante a campanha eleitoral, que foi marcada por uma agressiva disputa.

"Eles (governistas) não apresentaram idéias. Dedicaram toda a campanha à guerra suja, à calúnia, ao engano", disse Rosales.

"Queremos ganhar para respeitar a propriedade privada, porque eles não acreditam na propriedade privada", acrescentou.

Disputa

A disputa entre o governo e a oposição em Zulia pode terminar nos tribunais.

O governo acusa Rosales de enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro, de uso de verbas públicas para financiar a oposição em outros Estados, de conspiração para derrubar o presidente e de manter vínculos com narcotraficantes.

Nesta quarta-feira, Rosales, que faltou ao primeiro chamado, foi convocado pela segunda vez à comparecer a Assembléia Nacional para explicar a origem de suas propriedades e responder às demais acusações.

"Se perder ou ganhar (as eleições), Manuel Rosales será julgado (...) e terá que explicar se as acusações não são verdadeiras", afirmou o deputado da base governista Mario Isea, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, ao apresentar outras provas contra Manuel Rosales.

Na reta final da campanha, Chávez chamou o governador de Zulia de "ladrão" e "mafioso" e disse que o levaria à prisão.

"Ganhe ou perca as eleições, Manuel Rosales será preso", disse o presidente venezuelano em um dos comícios em que fazia campanha para o chavista Giancarlo Di Martino, candidato ao governo de Zulia.

Polarização

A campanha agressiva de Chávez contra seu opositor reeditou, de certa forma, a disputa para a Presidência de 2007.

"Chávez tinha que polarizar o ambiente político para reunir ao seu redor todos os chavistas, inclusive os descontentes, e criar um ambiente de eleições presidenciais", afirmou à BBC Brasil Teodoro Petkoff, diretor do jornal opositor Tal Cual e ex-candidato presidencial.

Chávez acusa Rosales de dar refúgio a paramilitares e grupos de extrema-direita venezuelanos e colombianos, que teriam o objetivo de desestabilizar o país.

"Não por acaso, todos os capos (chefes) do narcotráfico que foram presos no país foram encontrados em Zulia (...), ali estão protegidos", afirmou Chávez em um dos comícios de campanha.

As acusações também foram veiculadas pelo canal de TV estatal VTV, que transmitiu o áudio de um grampo telefônico, realizado pelo serviço de inteligência, em que Rosales discute com sua secretária a compra de relógios caros que seriam dados de presente à diretores de jornais.

Outra gravação revelou uma conversa de Rosales negociando a compra de gado e realizando transações bancárias em uma conta em Miami.

A gravação sugere que o governador teria desviado dinheiro público.

Efeito contrário

Na avaliação de Luis Lander, da organização não-governamental Ojo Eleitoral, a participação de Chávez à frente da campanha eleitoral de candidatos governistas pode ter tido sucesso em alguns Estados do país, mas em Zulia, o efeito pode ser contrário.

"Depois do discurso agressivo do presidente, as pesquisas apontam que o candidato chavista pode ter saído prejudicado", afirmou Lander.

Se a tendência for confirmada, Chávez poderá terminar seu segundo mandato, em 2012, sem conseguir implementar a "revolução bolivariana" no reduto opositor de Zulia. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sem-teto ocupam CARREFOUR E EXTRA contra aumento de alimentos


Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST)
ocuparam, por volta das 10h, dois supermercados na zona Sul de São Paulo. A manifestação faz parte do que eles chamam de Jornada Nacional pela Redução dos Custos dos Alimentos, organizada em conjunto com vários movimentos sociais.


Os manifestantes ocuparam uma loja do hipermercado Extra na estrada do Campo Limpo e uma unidade do supermercado Carrefour, na avenida Giovanni Gronchi. Segundo a Polícia Militar, os atos foram pacíficos e não houve registros de ocorrências durante as ocupações. Os militantes entregaram panfletos às pessoas que passavam pelas lojas.

Segundo nota publicada no blog do movimento, a ação foi organizada em sete Estados brasileiros com a intenção da instituição de uma política estatal de controle e congelamento de preços, manutenção e a abertura de novos restaurantes populares públicos, abertura de mercados populares subsidiados pelo Estado, entre outras reivindicações.

Os manifestantes criticam, também em nota publicada no blog, as medidas de estímulo à economia praticadas pelo Banco Central (BC) brasileiro, classificando de "subsídio ao mercado financeiro". "Que o governo subsidie a alimentação, a moradia popular, o transporte público", completa o texto.

TEXTO:

A NOSSA FOME NÃO PODE DAR LUCRO! NÃO PODEMOS PAGAR PELA CRISE!


Jornada Nacional de Luta contra a Carestia!

qua, 19/11/2008 - 08:58
Submitted by mtst

Hoje, 19 de novembro de 2008, mais uma vez, em luta nos levantamos. São ações simultâneas em 7 estados do Brasil contra o aumento do custo de vida do povo pobre. Desta vez, entramos nos templos-sagrados daqueles que vêem na fome de um irmão o lucro saltando dos bolsos.
No dia de hoje ecoa, em diferentes estados deste rico e imenso país, a voz dos que não têm direito à igualdade racial, ao trabalho digno, ao salário digno, à moradia digna, ao transporte digno, à educação e saúde dignas, nem à alimentação digna, enfim, os que não tem direito à própria dignidade.
Num ato de desobediência civil, aqui ela está: Nossa dignidade. E ela neste momento fala por nós. Fala que não aceitaremos que os ricos fiquem ainda mais ricos com nossa fome. Fala que não aceitaremos que o arroz e o feijão dobrem seu preço enquanto o Estado diz que nada pode fazer, mas ao mesmo tempo injeta bilhões de dólares aos bancos e especuladores. Fala que a terra que deveria produzir o alimento para a sociedade é um mar de cana para fazer rodar os carros em várias partes do mundo. Fala que jogam com nossa fome numa bolsa de valores onde nós somos a única coisa que não vale nada; porque somos gente e não temos preço. Fala que, embora não valhamos nada, é a nossa carne que será usada para pagar a crise financeira mundial. Fala que essa crise – produto de um sistema irracional e injusto – desempregará milhares (ou milhões?) de trabalhadores e lançará outros tantos na mais profunda miséria em todas as partes do mundo e de nosso país.
Mas nossa dignidade não apenas fala, porque nossas vozes são cansadas do sofrimento e da injustiça. Nossas vozes gritam, exigindo aqui, diante de um símbolo do imperialismo, da ganância que eleva o preço da comida e de um sistema que não existe sem crise, fome, violência e injustiça, que seja nosso tudo o que produzimos com nosso suor.
Por tudo isso, exigimos:

- Política estatal de controle e congelamento de preços.
- Manutenção e abertura de novos restaurantes populares públicos.
- Abertura de mercados populares subsidiados pelo estado e administrados por organizações populares.
- Nenhum subsídio ao mercado financeiro. Que o governo subsidie a alimentação, a moradia popular, o transporte público, etc.

ASSINAM ESTE MANIFESTO:

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - Movimento Urbano dos Sem Teto - Movimento Passe Livre (SP) - Movimento dos Conselhos Populares (CE) - Frente Estadual de Luta pela Moradia (MG) - Brigadas Populares (MG) - Movimento das Famílias Sem Teto (PE) -Movimento Quilombo Urbano (MA) - Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (PA) - Centro Popular pelo Direito à Cidade (PA) - Movimento Popular Socialista (PA) - Federação das entidades comunitárias de Castanhal (PA) - Associação Afro-religiosa Omo Ode (PA) - Grupo Garra Afro (PA) - Circulo Palmarino - Movimento Sem Teto da Bahia.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Chávez contra todos



El presidente de Venezuela convierte las elecciones locales y regionales del próximo domingo en un plebiscito sobre su persona

FRANCISCO PEREGIL (ENVIADO ESPECIAL) - Valencia - 19/11/2008

Jaleado por miles de seguidores, el pasado 8 de noviembre en Valencia, capital del Estado de Carabobo (norte), el presidente de Venezuela, Hugo Chávez, declaró: "Si permiten que la oligarquía [...] regrese a la Gobernación, a lo mejor voy a terminar sacando los tanques de la Brigada Blindada para defender al Gobierno revolucionario y para defender al pueblo". Carabobo es el Estado más industrializado de Venezuela, sede de las fábricas de General Motors, Ford y Chrysler, tierra de Puerto Cabello, la ciudad que recibe gran parte de la mercancía que llega al país por mar. Y si hay una familia conocida en Carabobo, ésa es la del candidato a gobernador por la oposición, Henrique Fernando Salas Feo, alias El Pollo, de 47 años, antiguo gobernador, hijo, nieto y tataranieto de gobernadores. Chávez aprovechó el mitin en Valencia para llamar a El Pollo oligarca y "polluelo pitiyanqui". Dijo que para el 23 de noviembre quiere que le entreguen "pollo frito, pollo quemao".

    Hugo Rafael Chávez Frías

    Hugo Chávez

    A FONDO

    Nacimiento:
    28-07-1954
    Lugar:
    (Sabaneta)
    Venezuela

    Venezuela

    A FONDO

    Capital:
    Caracas.
    Gobierno:
    República.
    Población:
    26,414,815 (est. 2008)


El PSUV puede perder varias de las 22 gobernaciones en disputa

El mandatario sigue siendo el político con más tirón, pero él no se presenta

El pollo Salas se ríe, imita el tono de Chávez en su casa de Valencia. Tiene ante él cinco teléfonos -"así es más difícil que los servicios secretos del Estado me controlen"- y a cada momento recibe resultados de las encuestas confidenciales privadas. El próximo domingo, si la mayoría de los sondeos no yerran, el presidente venezolano, Hugo Chávez, verá mermado su poder tras las elecciones regionales y locales. De las 22 gobernaciones en disputa, el Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) puede perder al menos cinco, aparte de las dos (Zulia y Nueva Esparta) con las que ya cuenta la oposición.

"Chávez es como un avión que necesita viento en contra para subir. Pero yo no se lo voy a dar", comenta El Pollo. "Porque mucha gente que me votó a mí en anteriores elecciones le votó a él en las presidenciales, así que si arremeto contra Chávez estoy atacando a parte de mi electorado. Yo me limito a atacar a su candidato".

El problema para Chávez no es que la oposición haya crecido mucho en los 10 años que lleva de mandato, sino que una parte de sus huestes ha roto filas. En 2007, el chavista Ismael García, líder del partido Podemos, se negó a integrar su organización dentro del Partido Socialista Unido de Venezuela. Y junto a él se salieron de la corriente oficialista los gobernadores de Sucre y Aragua. Hoy en día, en esos dos Estados, los candidatos de Podemos son los que tienen las encuestas de cara.

Pero las escisiones no se detuvieron ahí. El 17 de enero de 2003, el general chavista Carlos Acosta Carlez allanó una fábrica de Coca-Cola perteneciente a una de las familias más ricas del país. En medio de los paros empresariales que desabastecían los mercados de Venezuela, el general Acosta Carlez, con su boina roja y traje de militar, rodeado de periodistas, dijo que ya estaba bien de acaparar alimentos, que todo lo que había allí iba a salir a las calles, "para el pueblo". Le pegó un buen buche a una botella de cerveza sin alcohol y dejó oír de forma contundente un eructo que iba dirigido a los oligarcas "acaparadores" del país. Desde entonces, en muchas manifestaciones chavistas, se oyó cantar a miles de personas: "¡Acosta Carlez, erúctales otra vez!".

Tiempo después, el general declararía que aquel eructo salvó a Venezuela. En 2004, se presentó a las elecciones a gobernador en Carabobo y venció a El Pollo. Pero para estos comicios, Chávez quiso colocar en el Estado a otro candidato, presentador de un programa televisivo famoso por sus ataques a la oposición. Y Acosta Carlez se negó. Así pues, ahora en Carabobo concurren un ex chavista frente al candidato de Chávez, Mario Silva, y en medio, El Pollo, aventajado en las encuestas.

En Barinas, tierra natal del presidente, también se disputan la gobernación antiguos chavistas frente a Adán Chávez, hermano del mandatario. Chávez se multiplica en la campaña y multiplica sus insultos: "Traidor y cobarde" llama a Julio César Reyes, alcalde de Barinas y candidato de la oposición; al general Acosta le dice "vete al basurero por traidor", y al gobernador opositor de Zulia, Manuel Rosales, le llama "ladrón" y "corrupto confeso".

A Carabobo ha viajado cinco veces desde que se inició la campaña hace dos meses. Allá donde acude, Chávez ora y su candidato aplaude. El presidente habla por todos los suyos y contra toda la oposición. Sigue siendo el hombre con más tirón electoral. Pero el problema es que él no es ninguno de los 328 aspirantes a alcalde ni de los 22 candidatos a gobernador que se postulan por su partido el próximo domingo.





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Coldplay vai se separar até final de 2009, diz vocalista

O Coldplay deve se separar em 2009. É o que declarou o vocalista Chris Martin ao tablóide britânico Daily Express, referindo-se também a bandas que continuam tocando mesmo depois de uma certa idade.

"Eu tenho 31 anos e não acho que bandas devem continuar depois dos 33", disse Martin, acrescentando que não acredita em "dar um tempo".

Na próxima semana, o Coldplay vai lançar o EP "Prospekt's March". O registro vai trazer oito faixas de sobras de estúdios que não entraram em "Viva la Vida or Death and All His Friends", último disco dos ingleses e um dos mais vendidos em 2008.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

, Walter Casagrande Júnior voltou a público ontem e fez um relato sincero e emocionado de sua luta contra as drogas

17/10/2008 01:10:00

Casagrande: ‘Usei cocaína e heroína. Cheirava e me injetava’

Após um ano internado numa clínica, Casagrande é liberado pelos médicos e, no programa ‘Altas Horas’, fala do drama de suas quatro overdoses. Com apoio de psicólogos, ele luta contra as drogas que o afastaram da rotina e quase o levaram à morte

Ricardo Calazans


Foto: Ag. News

São Paulo - Um ano depois de ser internado, contra a vontade, em uma clínica para dependentes químicos em São Paulo, Walter Casagrande Júnior voltou a público ontem e fez um relato sincero e emocionado de sua luta contra as drogas, no programa "Altas Horas", que irá ao ar já na madrugada deste domingo, após o Supercine.

Entrevistado pelo apresentador Serginho Groisman, o ex-jogador da seleção brasileira e comentarista licenciado da TV Globo contou em detalhes o drama de sua doença, da qual só tomou conhecimento após capotar com seu carro, em setembro do ano passado.

“Tenho 1,91m e dei entrada no hospital pesando 70 quilos, cheio de marcas de picadas nos braços. Quando acordei do coma, três dias depois, estava internado”, contou. Casagrande foi mantido na clínica Greenwood, em Itapecirica da Serra, por determinação de seu filho mais velho, Victor Hugo, de 22 anos. Durante oito meses, o ex-jogador não teve contato algum com parentes ou amigos e recebeu alta somente há duas semanas.

Mas ainda está reaprendendo a usar sua liberdade. “Nos quatro primeiros meses, eu tentei lutar contra o tratamento. Meu filho me bancou lá, disse que eu não sairia, e me salvou. Sou um cara pacato, mas tenho um poder de autodestruição enorme”, afirmou.

Casagrande contou que começou a usar drogas ainda na adolescência. “Venho de uma geração em que os ídolos morreram de overdose. Admirava Jim Morrison. Quando comecei, não foi com maconha. Eu usava cocaína e heroína. Cheirava e me injetava, mas não achava que isso era doença. Pensava que podia parar, mas a dependência química é progressiva, fatal e incurável. Vou ter que conviver com ela até o fim da minha vida, mas nunca mais quero ter uma overdose na frente do meu filho de 12 anos."

Até sua internação, em setembro de 2007, Casagrande já havia sofrido quatro overdoses. Durante o período como jogador, porém, ele garante que soube segurar a onda.

“Fiquei oito anos longe das drogas, lá na Itália. Antes, aqui no Brasil, eu usava maconha e cocaína na véspera dos jogos, gostava da sensação de prazer. Mas quando você pára de jogar, no dia seguinte não é ninguém. Senti falta daquela adrenalina, queria de volta a emoção dos estádios cheios. Foi quando caí de cabeça nas drogas”, revelou.

Em janeiro de 2006, Casagrande se internou voluntariamente por 40 dias. “Há um tempo, eu havia começado a perder o controle da minha vida, da minha disciplina, e fui me distanciando da família, dos amigos. No trabalho eu também já encontrava dificuldades e estava fora da Copa do Mundo da Alemanha naquela época. Batalhei muito, fiquei sem usar drogas e consegui ir à Copa, para comentar os jogos”, lembrou.

Na volta para casa, no entanto, ele teve uma recaída assistindo ao DVD de "Ray", filme sobre a vida do músico Ray Charles, que teve uma longa relação com a heroína. “A dependência química é sutil, vem de repente. Vi o personagem na fissura e pensei: quero me injetar agora”, contou o ex-jogador.

Muitas vezes, o desejo de usar drogas era mais forte do que sua própria vontade: “Eu me injetava chorando, sabia que não podia fazer aquilo, mas não resistia”.

Casagrande, porém, não ficou à vontade para entrar no debate sobre a descriminalização das drogas. “Eu sempre fui a favor, mas não acho que seja uma prioridade para o Brasil, neste momento. Mas também não vou me engajar em projeto algum contra as drogas; seria hipócrita de minha parte falar contra isso. O que posso fazer é incentivar a internação e o esclarecimento sobre a doença da dependência química”.

O comentarista foi o primeiro dos entrevistados do "Altas Horas". A atriz Malu Mader, que entrou em seguida, é sua amiga de longa data e não escondeu a alegria por reencontrá-lo. “Não sabia que você estaria aqui, foi um depoimento emocionante, contundente e muito útil”, comentou a atriz.

O grupo de rock Skank prestou, logo depois, uma homenagem ao ex-jogador: enquanto tocava "É uma Partida de Futebol", um telão exibia gols de Casagrande jogando pelo Flamengo, Corinthians e seleção brasileira. “Você é o único que conseguiu unir rock"n"roll e futebol, Casão”, brincou o vocalista da banda, Samuel Rosa.

Há duas semanas de alta, Casagrande ainda não se acostumou à velha nova rotina. “Fiquei um ano trancado, sem ver ninguém, e a cada pessoa que encontro sinto uma emoção muito forte. Tenho que ir devagar. Até agora, só saí de casa para ver um show da Rita Lee e para vir aqui”, disse, coberto de aplausos da platéia jovem do programa.

“Só saio para jantar com psicólogos. Eu ainda preciso deles”, disse. Prontamente, foi convidado por Malu Mader para jantar com ela e o marido, o guitarrista Toni Bellotto, dos Titãs.

Até o fim do ano, há possibilidade de que volte a comentar jogos para a TV, mas ele não quer apressar as coisas. Ainda freqüenta a clínica diariamente, das 12h30 às 17h, onde encontra outros dependentes químicos e uma psicóloga. Mas mostrou que está com o senso crítico afiadíssimo ao responder à pergunta de um rapaz, que queria saber sobre o atual time do Corinthians, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro: “Você quer saber de drogas, né?”.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mulher que caiu de prédio registrou ocorrências contra ex-marido


Polícia localizou três boletins registrados desde o ano passado.
Filho de 6 anos do casal também caiu do 3º andar, mas sobreviveu.

Carolina Iskandarian Do G1, em São Paulo


A operadora de caixa Andréia Cristina Nóbrega Bezerra, de 31 anos, registrou pelo menos três boletins de ocorrência desde o ano passado contra o ex-marido, de acordo com o delegado Cristiano Macedo Engel, do 2º Distrito Policial de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ela morreu após cair do terceiro andar de um prédio nesta terça-feira (18).

O filho dela, de 6 anos, também caiu do mesmo andar, mas sobreviveu. A Polícia Civil diz que o principal suspeito da morte da mulher é o ex-marido dela, que é músico. Andréia registrou duas ocorrências contra ele em janeiro deste ano: a primeira por dano e injúria, porque ele teria xingado a vítima e quebrado o apartamento dela, e a segunda de violência doméstica. O terceiro boletim é de março de 2007, por ameaça.



Os vizinhos teriam dito à polícia, em conversa informal, que ouviram uma discussão vinda do apartamento por volta das 16h30 de terça-feira (18). Em princípio, a polícia descarta a possibilidade de ter ocorrido uma queda acidental. Por conta disso, pretende pedir a prisão preventiva do ex-marido de Andréia.

Para o delegado, o ex-marido “é o suspeito número um”. “Ele estava no apartamento. Houve uma discussão e os móveis da casa estavam desarrumados, dando a impressão de que houve luta”, afirmou. De acordo com ele, o advogado do músico teria dito que pretende apresentar seu cliente à polícia ainda nesta quarta-feira (19).

A polícia recolheu uma foto no apartamento que mostra Andréia provavelmente com um irmão. No verso, ela pede desculpas "por não enfrentar as lutas, mas Deus sabe o meu desespero. Tá difícil para ser feliz nesta vida". O delegado interpretou a mensagem como sendo de "um momento depressivo" de Andréia. A foto é datada de 18 de fevereiro deste ano.

Irmã da vítima

Por ter presenciado diversas vezes ameaças à sua família, a auxiliar administrativa Josilene Bezerra Nóbrega Torres, de 39 anos, diz ter certeza de que foi o ex-marido de sua irmã o responsável pela morte dela. "Temos absoluta certeza. Ele era muito agressivo. Tentou várias vezes tirar a vida dela", afirmou Josilene ao G1.

Segundo ela, o homem tinha muito ciúme de Andréia, que trabalhava como operadora de caixa em um supermercado de Guarulhos. A mulher contou que as brigas entre o casal eram constantes. Andréia e o ex-marido se conheceram quando a moça tinha 17 anos. "Ela freqüentava a mesma igreja evangélica onde ele cantava", disse a irmã.

Nascida em Pernambuco, veio para São Paulo ainda bebê e era a caçula de um total de cinco irmãos. De acordo com Josilene, o casal morou junto apenas por um ano antes de o menino nascer e o pai da criança já teria outra mulher, mas sempre quis reatar o relacionamento com a operadora de caixa. "Ela acabava deixando", contou a irmã.

Josilene, que diz não ter denunciado o homem antes por causa de Andréia e do sobrinho, diz que agora "não tem nada a perder" e garantiu que a irmã não se jogaria. "Ela jamais faria isso". Ainda de acordo com a auxiliar administrativa, o ex-marido de Andréia chegou a colocar detetives atrás dela.

A queda de Andréia foi flagrada e gravada por câmeras do circuito externo de TV da agência dos Correios que fica no térreo do prédio. Nas imagens, um homem vestido de preto aparece sem prestar socorro. De acordo com um porteiro, essa pessoa é o ex-marido da vítima.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Policiais civis são suspeitos de seqüestrar publicitário na zona sul


Plantão | Publicada em 19/11/2008 às 13h01m

SPTV

SÃO PAULO - Dois policiais civis são suspeitos de seqüestrar um publicitário que trabalha na zona sul de São Paulo. Os dois teriam obrigado a vítima a entrar em uma viatura e ameaçado o publicitário, exigindo dinheiro para o resgate. Ambos teriam recebido da família R$ 7 mil.

Nesta madrugada, a vítima e o pai dela foram libertados de um cativeiro, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Dois homens que estavam no local foram presos. Os dois supostos policiais civis estão foragidos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Paciente recebe traquéia feita das próprias células-tronco


Mulher de 30 anos recebeu órgão novo há quatro meses sem remédios anti-rejeição


A paciente Claudia Castillo, de 30 anos

Hospital Clínic/Divulgação

A paciente Claudia Castillo, de 30 anos

Da BBC News - Cientistas da Espanha anunciaram que fizeram o primeiro transplante de um órgão cujo tecido foi desenvolvido a partir das células-tronco do próprio paciente.

A tecnologia também permitiu que pela primeira vez se fizesse um transplante de órgão sem necessidade de remédios anti-rejeição.

A paciente Claudia Castillo, de 30 anos, precisava de um transplante de traquéia, depois de ter sofrido danos nos seus órgãos respiratórios devido à tuberculose.

A cirurgia foi feita há cinco meses no Hospital Clínic, de Barcelona, e a paciente está hoje em estado perfeito de saúde, segundo os médicos.

Cientistas europeus acreditam que a técnica, descrita em um artigo da revista científica The Lancet, se tornará comum no futuro.

'Receio'

Para criar a nova traquéia, os médicos usaram uma traquéia de um doador e a limparam com fortes químicos para matar todas as células.

A estrutura que restou foi revestida com as células da própria paciente. Ao usar as células de Castillo, eles conseguiram evitar que seu corpo tivesse rejeição ao órgão doado.

Dois tipos de células foram removidas de Castillo: as que ficam na sua traquéia e células-tronco da medula óssea.

Depois de quatro dias de crescimento em um equipamento especial no laboratório, a nova traquéia foi transplantada pelo cirurgião Paolo Macchiarini.

"Eu estava com muito receio. Antes disso, nós só havíamos feito esse trabalho com porcos", disse o médico.

"Mas assim que a traquéia saiu do biorreator, tivemos uma surpresa muito positiva."

Quatro meses depois da cirurgia, Macchiarini afirma que as chances de surgirem sinais de rejeição do órgão no corpo da paciente são praticamente nulas.

"Nós estamos muito animados com os resultados. Ela está curtindo uma vida normal, o que para nós, os médicos, é um presente muito bonito."

Para Martin Birchall, pesquisador da universidade britânica de Bristol, que ajudou a criar a traquéia híbrida, o transplante significa uma "grande mudança" nas técnicas de cirurgia.

"Os cirurgiões podem agora começar a entender o potencial das células-tronco de adultos e desenvolvimento de tecidos para radicalmente melhorar a sua habilidade de tratar pacientes com doenças graves."

Para Birchall, em 20 anos, praticamente todos os transplantes de órgão serão feitos desta forma.

Na Europa, entre 50 e 60 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de laringe por ano. Os cientistas afirmam que cerca de metade deles podem potencialmente passar pelo processo realizado em Barcelona.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Preso português com toalhas de banho 'engomadas' de cocaína


Droga foi descoberta após passagem de bagagem por máquina de raio X do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos

Fabiana Marchezi - estadao.com.br


SÃO PAULO - A Polícia Federal prendeu, na noite de terça-feira, 18, um português que transportava cinco toalhas de banho com aparência de terem sido "engomadas" com cocaína no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

De acordo com a PF, na área de imigração, após exame no equipamento de raio X do aeroporto, os agentes verificaram que a bagagem despachada pelo português, que viajaria para a Suíça, apresentava substância estranha que foi constatada como cocaína.

Na delegacia, foi apurado que o total de droga transportada alcançava 8,5 quilos. O português de 28 anos responderá por tráfico internacional de drogas, cuja pena varia entre 5 e 15 anos de reclusão. Só neste ano, a PF já apreendeu mais de 660 quilos de cocaína no Aeroporto Internacional de Cumbica.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Em entrevista à Oprah Winfrey, Brad Pitt conta como é ser pai de seis filhos




Da Redação

Reprodução

Brad Pitt durante entrevista ao programa "The Oprah Winfrey Show" (nov/08)

Brad Pitt durante entrevista ao programa "The Oprah Winfrey Show" (nov/08)

Pai de seis filhos, o mais velho com sete anos e os mais novos, gêmeos, com quatro meses, o ator Brad Pitt (44) contou na última segunda-feira (17), ao programa "The Oprah Winfrey Show", que hoje em dia sua vida precisa ser cuidadosamente planejada.

"Como vocês fazem para ir ao shopping, por exemplo?", pergunta a apresentadora Oprah Winfrey. "Nós não vamos ao shopping", responde o ator em meio a uma gargalhada.

"Nós levamos meia hora para conseguirmos afivelar os cintos de todos no carro, para ter certeza de que pegamos todos os lanches, e que Z.Z. [Zahara, 3] pegou seu cobertorzinho... Angie [Angelina Jolie, mulher do ator] é muito boa nisso. Ela é a melhor. Graças e Deus, porque eu sempre esqueço alguma coisa", conta Pitt.

Na entrevista que vai ao ar nesta quarta-feira (19), no canal CBS nos Estados Unidos, o ator diz como ele se sente tendo tantos filhos. "[Ser pai de seis crianças] É um grande espelho para mim. Revela muito sobre quem eu sou e como reajo às coisas. Eles me tornam uma pessoa muito melhor".

Pai coruja, Brad Pitt diz que seus filhos "são as pessoas mais engraçadas que ele conhece". "Quem é o mais engraçado?", quer saber Winfrey. Pitt diz que todos são, cada um de seu jeito, e dá um exemplo de Shiloh (2 anos e meio): "Ela quer ser chamada de John ou Peter. É uma coisa com Peter Pan. A gente tem que chamá-la de John... 'John! Eu sou John.' E e eu digo: 'John, você quer suco de laranja?', e ela responde 'Não!' [gritando]. Isso é o tipo de coisa que é fofa para os pais, e que provavelmente muito detestável para as outras pessoas".

O programa de Oprah Winfrey com a entrevista com Brad Pitt será exibido no Brasil, pelo canal GNT, na primeira semana de dezembro.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Governo vincula liberação de verba à programação da TV Cultura


A TV Cultura precisa entregar, até segunda-feira (24), a minuta de um contrato de gestão para 2009 à Secretaria da Cultura de SP. A informação é da coluna Mônica Bergamo publicada pela Folha nesta quarta-feira. A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

De acordo com a coluna, o governo José Serra exigiu contrapartidas como uma reforma na parte elétrica da emissora e aumento da programação --para melhorar a audiência e diminuir a quantidade de reprises -- para continuar repassando os cerca de R$ 70 milhões anuais, quantia que pode aumentar no próximo ano.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

USP testa "chá do Santo Daime" contra depressão

JULIANA COISSI
da Folha Ribeirão

O "chá do Santo Daime", originário da Amazônia e empregado em rituais religiosos, tornou-se a base de uma pesquisa inédita bem-sucedida da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto para tratar pacientes com depressão.

O projeto-piloto foi feito com duas mulheres com problemas crônicos de depressão, que tomaram uma dose do chá e relataram melhora imediata. A idéia agora é estender o estudo para 60 pacientes, com dosagens repetidas. Os pesquisadores querem descobrir se a ayahuasca --espécie de chá com efeito alucinógeno feito a partir de um cipó e um arbusto originários da Amazônia-- pode substituir os antidepressivos.

Depois de a Universidade Federal de Santa Catarina fazer pesquisas com camundongos, a USP testou o chá nas duas mulheres na faixa dos 50 anos que têm sintomas como perda de apetite, desânimo e choro.

Elas tomaram 200 ml (um copo) da bebida e ficaram em observação por três dias. "No mesmo dia as pacientes já estava melhores, e no segundo dia diziam que não estavam mais depressivas, que as cores da vida tinham voltado", disse Jaime Eduardo Hallak, professor do Departamento de Neurociência e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP.

Após três dias, foi ministrado às pacientes antidepressivo comum, "porque ainda não há evidências do efeito permanente da ayahuasca". "Mas elas acharam a experiência positiva e disseram que gostariam de tomar mais." O médico agora aguarda nova autorização do Comitê de Ética do HC de Ribeirão para ministrar o chá a 60 pacientes em doses repetidas e em intervalos pequenos.

Na opinião de Hallak, é possível que o chá amazônico venha a se tornar uma arma contra a depressão. "Eu acredito que é possível formular um medicamento com o chá. Se não diretamente com a estrutura da molécula presente no Santo Daime, algo muito próximo."

A ayahuasca contém duas substâncias --harmina e dimetiltriptamina. A harmina é uma espécie de antidepressivo, mas o que causa o efeito imediato é a dimetiltriptanima, que gera o equivalente a um banho de serotonina no cérebro.

O segredo do Santo Daime, diz Hallak, está na rapidez: o efeito é mais imediato, por exemplo, do que tomar um comprimido de antidepressivo.


?????????????

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mulher e criança são jogadas do 3º andar em Guarulhos


Suspeito é ex-marido da vítima e pai do garoto; vizinhos dizem que ele saiu correndo do apartamento

Ricardo Valota, do estadao.com.br


SÃO PAULO - As polícias de Guarulhos, na Grande São Paulo, estão à procura, desde o início da noite de terça-feira, 18, de Evandro Gomes Correia, 35 anos. Ele é suspeito de jogar a ex-mulher, Andréa Cristina Bezerra Nóbrega, 31, e o filho, Lucas Macedo Nóbrega Correia, 6, do 3º andar do prédio número 28 da rua Mena, no Jardim Santa Mena.

O crime ocorreu no final da tarde desta terça-feira. Evandro, que está foragido, foi visto por moradores quando saiu correndo do apartamento. Os bombeiros encaminharam Andréia para o pronto-socorro do Hospital Padre Bento, mas ela não resistiu aos ferimentos. Já o menino segue internado, mas fora de perigo, no Hospital Geral de Guarulhos.

A polícia lacrou o apartamento e solicitou perícia. Mesmo foragido, Evandro foi indiciado por homicídio e tentativa de homicídio. De acordo com Arlindo Nóbrega, irmão de Andréia, o casal estava separado havia três anos e Evandro, que já havia espancado a ex-mulher em outras ocasiões, costumava ir ao apartamento para visitar o filho.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cidade Limpa é considerada 4ª melhor prática urbana


AE - Agencia Estado


SÃO PAULO - A Lei Cidade Limpa, em vigor em São Paulo desde janeiro de 2007, ficou em quarto lugar entre as 40 melhores práticas urbanas apresentadas por 167 cidades do mundo durante evento encerrado hoje na China, que debateu os preparativos para a World Expo Shangai 2010.



O projeto ficou atrás de propostas apresentadas por Brisbane, na Austrália, Seul, na Coréia do Sul, e Hong Kong, na China. As três vencedoras apresentaram experimentos sobre práticas de meio ambiente sustentável, cultura e economia urbana e uma espécie de ?bilhete único? chinês.



A World Expo Shangai ocorre de maio a outubro de 2010 e pretende receber 70 milhões de visitantes - a exposição perde apenas em público para a Copa do Mundo e a Olimpíada. ?É a maior vitrine do que está sendo feito pelas cidades em todo o mundo. Daí a importância de estarmos presentes e sermos premiados?, comemorou Regina Monteiro, diretora de Meio Ambiente, Projetos e Paisagem Urbana da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Bingos desafiam a Prefeitura e reabrem em São Paulo


Em janeiro, 190 casas estavam fechadas; agora, jogos foram retomados em grandes avenidas e shopping

Renato Machado e Rodrigo Pereira, de O Estado de S. Paulo


SÃO PAULO - Mesmo com o esforço da Prefeitura de São Paulo para manter bingos fechados, casas de jogos voltaram a se proliferar pela capital. Desde o início da semana passada, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras realiza uma operação com o Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil, para fiscalizar e lacrar estabelecimentos sem licença de funcionamento. Oito foram fechados. No entanto, pelo menos seis ainda funcionavam na terça-feira, 18, em grandes avenidas - há seis meses eram dois, considerando apenas os estabelecimentos com portas abertas ao grande público. Em janeiro, todos os 190 estabelecimentos com jogos estavam fechados. E a multiplicação de bingos ocorre também na Grande São Paulo.


Em junho, o Estado mostrou que a Prefeitura havia começado a perder a briga. Alguns bingos aproveitaram uma brecha na legislação para reabrirem as portas. Os primeiros beneficiados na capital foram o Teotônio Vilela e o Interbingo, na zona sul - que funciona em um shopping e, com base em sentenças judiciais, venceu as duas tentativas da Subprefeitura de Santo Amaro de lacrá-lo.

Anteriormente, três casas funcionavam na Região Metropolitana. Elas se aproveitavam de uma decisão judicial transitada em julgado - que não pode ser revertida - em favor da Liga Regional Desportiva Paulista, uma associação de futebol amador de Campinas, no interior paulista. Com a certeza de funcionamento, bingos iniciaram uma corrida para se filiarem à entidade.

Agora são pelo menos 13 bingos em funcionamento - seis na capital, três em Santo André, três em São Caetano, onde uma quarta casa ainda anuncia o "retorno" para amanhã, e um em Guarulhos. A maior parte desses bingos usa o mesmo artifício de seis meses atrás e prega em suas portas a decisão judicial da Liga. Os advogados da entidade foram procurados, mas não quiseram comentar.

Para a Prefeitura, essa decisão não vale, uma vez que a cidade de São Paulo não é citada. Além disso, o Decreto Municipal 47.415 proibiu a emissão de alvarás para bingos. "Se estão abertos, é porque não temos notícia, pois iremos atrás assim que recebermos a denúncia e serão fechados", disse o secretário de Negócios Jurídicos, Ricardo Dias Leme.

Alguns estabelecimentos também se aproveitaram da situação para reabrirem, mesmo sem decisões judiciais. "Nós fechamos um hoje (ontem) em Ermelino Matarazzo que usava portas subterrâneas para não ser notado", disse o secretário da Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo.


( MUITO SÉRIO ESSE ASSUNTO TAMBÉM, POIS EXISTEM OS JOGADORES COMPULSIVOS, PESSOAS DOENTES, QUE SÃO EXPLORADAS ATÉ PERDEREM TUDO.

E TEM OUTRA QUESTÃO : E OS JOGOS DO GOVERNO? LOTERIAS E ETC... QUE NÓS NEM SABEMOS O QUANTO É LUCRADO E NEM PARA ONDE VAI ESSE LUCRO)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ação da Nossa Caixa sobe mais de 50% com interesse do BB


Tendência no momento em que o negócio for concretizado, porém, é de realização de lucros e queda no valor

Giuliana Vallone, do estadao.com.br


SÃO PAULO - O valor das ações da Nossa Caixa na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) já cresceu mais de 50% desde o início dos rumores sobre a venda para o Banco do Brasil - em maio até o fechamento da terça-feira, 18. Dados da Bovespa mostram que as ações, que custavam R$ 27,62 no dia do anúncio das negociações, fecharam a terça-feira cotadas a R$ 51,49. A tendência no momento em que o negócio for concretizado, porém, é de realização de lucros.


Isso porque, segundo o gerente de pesquisas da Planner Corretora, Ricardo Martins, os investidores pagam um valor pela expectativa de conclusão do negócio. Assim, quando a aquisição é de fato concluída, a tendência é que os investidores vendam esses papéis e embolsem o dinheiro investido durante as negociações. "Para quem está no papel nesse momento, achando que de repente (o preço) pode subir um pouco mais, é perigoso. Isso porque, geralmente, quando o fato é concretizado, a tendência é de realização de lucros."

No caso das ações do Banco do Brasil, o movimento inicial deve ser exatamente o contrário: quem está no mercado deve ir em busca delas, o que deve gerar uma leve valorização no preço desses papéis. "Em um primeiro momento, caem as ações da Nossa Caixa e sobem as do Banco do Brasil", afirmou Martins.

O movimento após essa reação inicial, segundo ele, vai depender da relação de troca anunciada pelas instituições na operação. "A relação de troca proposta é benéfica para os acionistas da Nossa Caixa além daquilo que se imaginava? É. Então a tendência é que esse momento de realização de lucros zere e haja uma correção dessa manutenção da vantagem. Se houver desvantagem para esses acionistas, a realização de lucros deve ser um pouco mais intensa", disse. "Tendo as condições definitivas da aquisição, a tendência é que o mercado refaça a conta e veja se houve vantagem ou desvantagem para os acionistas."

Para a área de pesquisa do Banco Banif, as ações do BB tendem a manter uma valorização por pelo menos dois trimestres. Isso porque ele terá uma carteira importante de crédito consignado vinda da Nossa Caixa, além de um funding - custo de financiamento - mais barato. Na avaliação do Banif, a ação do BB, que estava em R$ 13,40 na terça-feira, pode chegar a R$ 22 até dezembro de 2009

Itaú e Unibanco

O movimento das ações de Unibanco e Itaú após o anúncio da fusão entre as instituições foi um pouco diferente do previsto para BB e Nossa Caixa. Isso porque a operação não foi antecipada pelo mercado e, assim, a fusão não foi precificada antes de sua divulgação. "As duas ações subiram fortemente. Até porque o que houve foi uma relação de troca. Pelas informações disponíveis, o mercado viu que a fusão era boa pra ambos os casos", disse Martins.

Após a euforia dos primeiros dias, porém, os papéis voltaram a perder valor. Isso porque, segundo ele, o investidor voltou ao ambiente de crise financeira mundial. "Então houve uma imposição dessa realidade e uma realização pelo mercado desses papéis."

Para o Banif, a volatilidade do mercado de ações no atual cenário também pode prejudicar os efeitos do anúncio da aquisição da Nossa Caixa nos papéis das instituições envolvidas.

Desistência

Martins afirmou ainda que, como houve uma valorização grande das ações da Nossa Caixa em decorrência das negociações com o Banco do Brasil, o preço desses papéis pode sofrer uma forte queda caso o negócio não seja concretizado. "O mercado até agora está pagando a venda para o BB. Se o [governador de São Paulo, José] Serra desistir, do mesmo jeito que subiu forte, vai cair forte", disse.

As ações do BB também tendem a se desvalorizar, apesar de terem precificado menos essa aquisição, já que a fusão entre Unibanco e Itaú evidenciou a necessidade das outras instituições financeiras acompanharem o movimento e manterem suas parcelas no mercado.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters