[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Comissão vai investigar chefe-de-gabinete de Lula por conversar sobre operação da PF

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A Comissão de Ética Pública do governo federal vai investigar a conduta do chefe-de-gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, acusado de repassar informações privilegiadas ao ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal. O advogado Roberto Caldas, integrante da comissão, foi designado relator para analisar se Carvalho descumpriu o Código de Conduta da Alta Administração Federal no episódio.

Caldas disse que ainda não tem elementos para adiantar se Carvalho fugiu à conduta esperada para o cargo.

O relator afirmou que vai analisar, inicialmente, todos o material reunido sobre o tema --principalmente matérias jornalísticas. Em seguida, vai verificar a necessidade de pedir explicações ao chefe de gabinete ou mesmo convocá-lo para prestar esclarecimentos à comissão.

"Às vezes, o simples fato de termos um material com interpretação [matérias de jornais] não significa que a interpretação tem fatos concretos para processá-lo. Precisamos de fatos concretos para isso. Por enquanto, não pedimos explicações porque os elementos parecem precários", afirmou.

Caldas disse que a comissão vai abrir procedimento ético contra Carvalho somente se entender que suas explicações não foram suficientes. O relator disse que vai buscar novos elementos no caso para analisar se há necessidade de abertura do processo.

Caldas não descarta pedir à Polícia Federal a transcrição do diálogo entre Carvalho e o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, no qual o chefe de gabinete é acusado de ter repassado informações sobre o banqueiro Daniel Dantas, preso na Operação Satiagraha.

"Podemos pedir explicações orais e buscar acesso a elementos de transcrição', afirmou. O relator disse que pode arquivar o processo sem chegar a ouvir Carvalho se constatar fragilidade nas denúncias. Caldas também não descarta pedir informações ao chefe de gabinete de Lula antes do dia 25 de agosto, quando a Comissão de Ética volta a se reunir.

Acusações

Carvalho é acusado de vazar informações da Operação Satiagraha a Greenhalgh. Em nota oficial, o chefe de gabinete de Lula admitiu que conversou com o ex-deputado e lhe informou que o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência não investigava Daniel Dantas.

Na nota, Carvalho negou ter pedido informações à PF e ao Ministério da Justiça sobre as investigações. O chefe de gabinete confirmou que Greenhalgh lhe pediu que obtivesse "mais informações" por meio da PF de dados sobre o inquérito da Satiagraha.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Reveladas imagens da 6ª geração do VW Golf




da Redação

A sexta geração do Volkswagen Golf será apresentada oficialmente apenas no Salão de Paris, no início de outubro. Algumas imagens do modelo, no entanto, já circulam pela internet. Mais detalhes sobre a nova versão, bem como suas motorizações, só devem ser divulgados daqui a alguns dias.

Volkswagen Golf - foto Divulgação

Volkswagen Golf - foto Divulgação

Volkswagen Golf - foto Divulgação

Volkswagen Golf - foto Divulgação

Volkswagen Golf - foto Divulgação

Volkswagen Golf - foto Divulgação
Novo Volkswagen Golf: estréia prevista para o Salão de Paris

Mas já é possível notar que o modelo mantém a identidade do médio da marca alemão – só dá a impressão de que o novo Golf é mais agressivo. Não há previsão de o modelo ser fabricado no Brasil.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fiat já vende linha 2009 de Punto e Strada 1.4 Fire




da Redação

O Fiat Punto ano 2009 acaba de chegar às concessionárias da marca, que considera o modelo um sucesso. Até o primeiro semestre de 2008, foram emplacadas 36.276 unidades, média de 3.700 carros por mês.

Entre as novidades para o novo ano-modelo, está um tanque de combustível com capacidade para 60 litros, vidros Venus 35, que são mais escuros, passando somente 35% da luz visível e pintura na moldura dos comandos do rádio na cor preta.

Fiat Punto - foto Divulgação
O Fiat Punto, cuja linha 2009 já chegou às concessionárias

Sua versão 1.4 Flex passa a ser equipada de série com brake-light, enquanto a versão ELX 1.4 Flex recebeu iluminação para o porta-malas. Não houve alterações no preço.

Além do Punto, a Fiat também apresenta a picape Strada 1.4 Fire modelo 2009 (sim, o modelo de entrada será comercializado na carroceria antiga). Agora o modelo traz o novo logotipo vermelho na grade dianteira, tampa traseira, calotas, chave e volante.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Citroën C3 reestilizado é flagrado em São Paulo




por LUÍS PEREZ

O compacto premium Citroën C3 passará pela primeira reestilização desde que começou a ser fabricado no Brasil, em maio de 2003. Embora o lançamento oficial esteja previsto apenas para a próxima semana, em São Paulo, o leitor Oswaldo Soares flagrou o modelo circulando pela marginal Pinheiros, no Brooklin (zona sul de São Paulo), nesta terça (29) e enviou as imagens a Interpress Motor.

Pelo que se pode notar, as principais mudanças no modelo ocorreram na dianteira, sobretudo na grade frontal, cujo estilo lembra o "irmão menor" C2, com três barras horizontais, destacando os chevrons (agora maiores) que formam o logotipo da marca. A unidade flagrada não tinha placa, o que leva a crer que deve se tratar de um veículo recém-chegado a uma concessionária da marca.

Novo Citroën C3 - foto Oswaldo Soares

Novo Citroën C3 - foto Oswaldo Soares
C3 terá nova grade (no alto), mas pouco muda na traseira (acima)

Galeria de fotos Confira mais imagens do novo C3 na galeria de fotos.

Todo esse conjunto ganhou uma pequena moldura cromada. Com o novo desenho, fica a sensação de que os faróis estão maiores (só impressão). As entradas de ar sob o pára-choque foram ampliadas, incorporando o conceito "boca grande". O estilo muda apenas no Brasil. O C3 francês, por exemplo, continua como o atual.

"Quando notou que estava sendo fotografado, o motorista tratou de entrar em uma perpendicular à marginal. Fomos atrás e pudemos fazer mais fotos, da traseira", escreve Soares. Pelas imagens, praticamente não houve alterações na laterial e na traseira.

Segundo Interpress Motor apurou, no entanto, haverá nova padronagem dos bancos e aperfeiçoamento da suspensão. Desde seu lançamento o C3 teve comercializadas 98.412 unidades até junho último, quando foram vendidos 3.359 veículos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Flagrada nova Fiat Strada com cabine estendida




por LUÍS PEREZ

A Fiat apresenta oficialmente a nova picape Strada no próximo dia 14. Apesar da proximidade do evento, unidades com camuflagem continuam sendo flagradas. Esta, enviada a Interpress Motor pelo leitor Antônio Silva, de Belo Horizonte, foi fotografada na avenida Afonso Pena, região central da capital mineira.

"O modelo tem a dianteira igual à da Palio Adventure Locker, mas a traseira não parece com as de fotos de outros flagras, pois a lanterna não invade a tampa da caçamba", afirma Silva. O modelo deve chegar ao mercado também com o sistema Locker, bloqueio de diferencial que faz com que a roda com menos aderência gire rapidamente (uma vez que absorve todo o torque do sistema), enquanto a outra se mantém parada.

Fiat Strada - foto Antônio Silva

Fiat Strada - foto Antônio Silva

Fiat Strada - foto Antônio Silva
Fiat Strada com camuflagem: sistema Locker também a equipará

Suas versões deverão ser três: a Fire, cuja carroceria não deve mudar, a Trekking e a Adventure Locker, com motores 1.4 de 85 cv (cavalos) e 86 cv (com gasolina e álcool, respectivamente) e 1.8, de 112 cv a 114 cv. A versão fotografada foi a de cabine estendida, um dos fatores responsáveis pela liderança da marca nesse segmento.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Novo VW Gol provoca alvoroço pelas ruas


Repórter quase bate após freada brusca de motorista que o viu pelo retrovisor

por THAIS VILLAÇA

Sempre tive uma relação, digamos, afetuosa com o Volkswagen Gol. Era o "carro da firma" que meu pai, engenheiro civil, usava para trabalhar em canteiros de obras desde a minha infância. Por isso cresci com a imagem de robustez do modelo. Foi nesse automóvel que aprendi a dirigir e no qual fiz minhas aulas na auto-escola. Foi ainda o primeiro carro só meu, já que o Kazinho que dirigia antes era dividido com minha mãe.

Por todos esses motivos, não via a hora de experimentar o novo Gol, pois desta vez o modelo estava realmente mudado, não foi apenas uma "maquiagem" como aconteceu com o carro da terceira para a quarta geração. As diferenças não foram só na estética, mas também na parte mecânica (ganhou nova plataforma e motor do Polo).

Volkswagen Gol - foto Luís Perez

Volkswagen Gol - foto Luís Perez
O novo Volkswagen Gol, avaliado na cor vermelho radiante

A primeira boa notícia, algo que os especialistas adoravam criticar, foi que o volante agora não fica mais levemente deslocado para a direita, o que não era muito perceptível para os leigos, mas causava desconforto após muitas horas na direção. Além disso, seu visual totalmente renovado também empolgou.

Sei que beleza é um conceito subjetivo e que alguns leitores podem discordar, mas na minha humilde opinião o carro realmente ficou muito mais bonito. Principalmente a frente, com os faróis alongados seguindo a linha do capô. Parecem olhinhos puxados – nada mais propício no ano do centenário da imigração japonesa...

Já a parte mecânica apresentou altos e baixos. Claro, o carro ainda possui a pegada tradicional do Gol, mesmo com o novo motor (algo evidente para quem, como eu, já dirigiu esse modelo por muito tempo), mas algumas coisinhas desagradaram. A embreagem, por exemplo, ficou muito alta, obrigando o motorista a elevar muito o joelho, causando certo incômodo.

Volkswagen Gol - foto Luís Perez
Design arrojado do novo modelo chama a atenção por onde passa

Entretanto as marchas curtinhas deram mais agilidade ao modelo. Outros aspectos que não fizeram muito sucesso foram os porta-objetos e o porta-luvas, de dimensões bastante reduzidas, e as saídas de ar de gosto um tanto duvidoso. Mas nada que desabone o carro, cujo acabamento interno melhorou sensivelmente.

Só que o mais legal de sair nas ruas com o novo Gol é observar a comoção que ele provoca. Logo no primeiro quarteirão após deixar a garagem de meu prédio, um menininho de seus 12 anos gritou superempolgado ao ver o carro: "É o Novo Gol!".

Pelo caminho vi muitos pescoços torcerem para olhar melhor a novidade – a unidade que dirigi foi um 1.6 Power vermelho radiante (a chamativa cor de lançamento, que só será ofertada sob encomenda). Certa hora, ao mudar de faixa em um viaduto movimentado, quase entro na traseira do carro da frente (um Gol G4, aliás), que freou com tudo ao avistá-lo pelo espelho retrovisor.

Volkswagen Gol - foto Luís Perez
Nova silhueta proporciona uma maior sensação de movimento

Os manobristas de uma loja onde fui, então, se reuniram para discutir o design renovado: "Parece o Polo", disse o primeiro; "Mas a traseira é igualzinha à do Golf"; "As rodas são como as do Passat alemão!"; "Ficou com frente de BMW, né?", afirmou outro. Em um restaurante, no fim de semana, o flanelinha veio observar, na saída: "Está todo mundo de olho no seu carro...". Mas nem sempre o modelo foi unanimidade. "Não gostei da traseira", observou um pedestre. Fato é que o Gol passou longe de despertar indiferença. No supermercado o rapaz que entregava o cartão de estacionamento chamou os colegas para ver o carro passar.

Engraçado também que, mesmo com três mulheres a bordo, os olhares dos marmanjos se prendiam apenas às curvas do Gol. Reações e comentários à parte (uns pertinentes, outros nem tanto), acho que o principal motivo de todo esse alvoroço é porque as pessoas o enxergam como uma possibilidade de compra futura.

Foi diferente do entusiasmo notado quando dirigi o Ford Fusion antes de seu lançamento ou o Audi A3 Sportback, que também são carros que chamam muito a atenção, mas são vistos como sonhos inatingíveis, uma vez que a grande maioria da população não tem condições de adquirir tais modelos. O Gol é um carro mais palpável, ainda mais com as atuais condições de financiamento de automóveis zero-quilômetro. É por essa tremenda empatia com os mortais que ele continua sendo o carro mais vendido do país há 21 anos.

Thais Villaça é jornalista e repórter licenciada de Interpress Motor. Já trabalhou nos cadernos de automóveis dos jornais "Agora São Paulo" e "Diário do Grande ABC", além de ter colaborado com as revistas "Quatro Rodas", "Carga & Transporte" e a Motorpress Brasil Editora. Aprendeu a dirigir em um Gol Geração 2 (o famoso "Bolinha") e teve durante cinco anos um Gol Geração 3.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Firefox já detém quase 20% dos usuários de internet no mundo


Navegador da Mozilla vem ganhando espaço no mercado; Internet Explorer continua sendo líder, com 73,02%

Da Redação


SÃO PAULO - O Firefox já detém quase 20% da preferência dos usuários de internet, segundo dados da empresa NetApplications. De acordo com as informações, o navegador da Mozilla terminou o mês de julho com 19,22% do mercado, levando alguns usuários do Internet Explorer, que se mantém como grande líder da lista, com 73,02% do mercado.


O instituto aponta que após a estréia do Firefox 3.0, em junho do ano passado, o navegador ganhou quase 5 pontos percentuais de participação de mercado, saltando de 14,63% para os atuais 19,22%.

O terceiro navegador mais popular é o Safari, da Apple, que há alguns meses conta também com versão para Windows e detém 6,14% dos usuários.





Column Options
Close This Window


Select which columns to display on this report:
Column
Display Value
Display Percentage
Chart
Use Secondary Axis
Browser




Total Market Share




IsVersion





Cancel these changes




Browser Market Share Bookmark and Share AddThis Feed ButtonJuly, 2008
Show Share of All Users Using Any Combination of:
Operating System
Search Engine
Geographic Filter
View next month Add report to dashboardEdit column options Preview a printer-friendly version of this report Email this report Display help on this report

Browser Total Market Share
View Trend Microsoft Internet Explorer 73.02%
View Trend Firefox 19.22%
View Trend Safari 6.14%
View Trend Netscape 0.69%
View Trend Opera 0.69%
View Trend Mozilla 0.08%
View Trend Opera Mini 0.05%
View Trend Playstation 0.04%
View Trend Microsoft Pocket Internet Explorer 0.02%
View Trend Konqueror 0.02%
View Trend Blazer 0.02%
View Trend WebTV 0.01%
View Trend ACCESS NetFront 0.01%
View Trend ANT Galio 0.00%
View Trend Lotus Notes 0.00%
View Trend BlackBerry 0.00%
View Trend iCab 0.00%
View Trend Danger Web Browser 0.00%
Report generated Monday, August 04, 2008 9:41:32 PM
This report has been reviewed by Quality Assurance.  Click here for details. This report has been reviewed by Quality Assurance

Ex-líder de audiência na web nos anos 90 e já descontinuado pela empresa que detém seus direitos, a America Online, o Netscape aparece com 0,69% dos usuários. Em quinto lugar, também com 0,69% de market share, aparece o browser Opera.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters