[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Obama Appoints Cordray to Lead Consumer Agency








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

"I will never forget my own mother, as she fought cancer in her final months, having to worry about whether her insurance would refuse to pay for her

"I will never forget my own mother, as she fought cancer in her final months, having to worry about whether her insurance would refuse to pay for her treatment,"

Barack Obama



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Obama names Richard Cordray as consumer protection chief





WASHINGTON, July 18 (Xinhua) -- U.S. President Barack Obama announced on Monday his decision to nominate former Ohio Attorney- General Richard Cordray as the director of the Consumer Financial Protection Bureau (CFPB), an agency created by the sweeping financial overhaul a year ago.

Last year, the Obama administration fought to pass and signed into law the strongest consumer protections in history through the Wall Street Reform and Consumer Protection Act, also known as the Dodd-Frank Act. The Act created the CFPB, an independent agency with the primary mission of acting as a watchdog over mortgages, credit cards and other forms of lending.

Obama said the agency will protect the public from financial fraud and abuse.

Cordray is currently chief of enforcement at the Consumer Financial Protection Bureau. Immediately prior, Cordray served as Attorney-General of the U.S. state of Ohio from January 2009 to January 2011.

Prior to his tenure as the Ohio Attorney-General, Cordray spent two years as Ohio's State Treasurer and four as the Treasurer of Franklin County, Ohio. Earlier in his career, Cordray was an adjunct professor at the Ohio State University College of Law, and served as a State Representative for the 33rd Ohio House District.

Cordray's nomination needs to be confirmed by the U.S. Senate.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Aluno aprende 68% mais com bom professor


  • 17 de julho de 2011 |


ISIS BRUM

O conceito de que o aluno é quem faz a escola acaba de ser derrubado com a revisão de quase 200 artigos científicos nacionais e internacionais sobre Educação, reunidos em único estudo chamado Caminhos para Melhorar o Aprendizado. De acordo com o documento, alunos dos melhores professores aprendem 68% mais do que os colegas orientados pelos piores docentes. Quantidade de alunos por sala, apoio e estrutura da escola também são fundamentais para esses resultados.

Fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Instituto Ayrton Senna e movimento Todos pela Educação, o levantamento considerou apenas as pesquisas cuja amostra contou pelo menos com 2 mil pessoas ou cem escolas – entre instituições de ensino fundamental e médio.

A compilação reúne dados a partir de experiências em salas de aula que obtiveram resultados positivos para o aprendizado. De acordo com o documento, os textos analisados e tornados públicos demonstram que “uma boa escola e um bom professor são indispensáveis para o aprendizado do aluno”.

“Por muito tempo, os estudos mostraram que o ambiente familiar era mais importante para o aprendizado e o professor, pouco. Os estudos passados falharam”, afirma Renato Paes de Barros, secretário da SAE. “Os novos demonstram que a qualidade do professor é a coisa mais importante da escola”, completa.

E nem sempre os educadores com mais tempo de carreira e com a melhor formação acadêmica são os melhores. De acordo com Barros, as pesquisas não apontam exatamente as características que o bom docente tem – ou deveria ter –, mas argumenta que “todo aluno e toda direção sabe quando o professor é bom”. E frisa: “Os alunos realmente aprendem.”

Especialistas e gestores ouvidos pela reportagem sustentam que a educação continuada do educador é fundamental para seu desempenho em sala. Para Paes de Barros, as escolas deveriam ter fichas – semelhantes a dos médicos – com um tipo de diagnóstico escolar do estudante, além de avaliações, como a Prova Brasil, todos os anos. “Ajudaria a medir o quanto as crianças aprenderam”.

Outros fatores
Se os progressos no campo da educação dependem do corpo docente de cada instituição de ensino, há outros fatores que também interferem nesse processo. Salas com até 15 alunos aprendem 44% mais que aquelas com 22 pessoas. Aulas com mais de 50 minutos não ampliam a absorção de conhecimento, mas as faltas são extremamente prejudiciais ao ensino: um aula a menos em cada dia letivo leva a uma queda de 44% no aprendizado. O mesmo baixo porcentual é percebido quando há redução de quatro dias de aula por mês ou crescimento da turma em 30%.

“A exposição do aluno ao professor é importante”, acrescenta o professor André Portela, coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada da Fundação Getúlio Vargas e também participante do estudo Caminhos. Para ele, o ambiente escolar, bem como o tempo que a criança passa na escola são determinantes para o seu desenvolvimento.

O foco do estudo é a educação básica. É nesse período, que inclui desde a alfabetização dos pequenos, aos 6 anos, até a conclusão do ensino médio, com 17 anos, que o aluno desenvolve várias competências. Por exemplo: “raciocínio, habilidades analíticas e tomadas de decisões”, aponta Portela.

Educadores em estudo contínuo
Especialistas concordam que a qualidade do professor é fundamental para o bom desempenho dos estudantes, mas fazem ressalvas.

“Se colocar as expectativas de aprendizado apenas no professor, deixamos, por exemplo, as instituições de ensino e as políticas públicas fora desse processo. E isso me preocupa”, alerta Neide Noffs, professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coordenadora do curso de Psicopedagogia da mesma entidade. “Outras variáveis interferem no aprendizado, como número de alunos em classe, infraestrutura, o envolvimento do aluno e sua capacidade cognitiva, emocional e psicológica”, completa.

Contudo, no que diz respeito à formação de um bom educador, Neide afirma que a educação continuada é fundamental.

É com essa formação, segundo a professora da PUC-SP, que o docente aprende a lidar com o magistério de fato e aproveita o tempo para, por exemplo, saber como lidar com o aluno hiperativo, displicente, acomodado.

“A formação continuada é importante para encontrar formas de adequar seu conhecimento à realidade dos alunos”, concorda Flavinês Rebolo, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação d a Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Contudo, ela questiona a inserção de mais avaliações para medir o desempenho do docente e o aprendizado dos estudantes. “Muitos profissionais relatam que param o conteúdo para direcionar as aulas para as exigências dessas provas”, revela.

Para ela, a educação, no Brasil, só poderá avançar se o País voltar a considerar a educação, não como uma forma de obter títulos e status, mas como o centro onde se “amplia o conhecimento, de humanizar o ser humano por meio do aprendizado”.

Finalmente, a reestruturação do magistério e a valorização do profissional, com melhores salários e condições de trabalho, são, para Flavinês, outro fator importante na formação de um bom profissional e do progresso do ensino brasileiro.

Bandeirantes tem bom resultado com foco no professor
Com 240 profissionais ligados diretamente à educação – dos quais 140 são professores –, o Colégio Bandeirantes, na Vila Mariana, zona sul da capital, figura entre as melhores escolas do País e está entre as dez primeiras do Estado de São Paulo, de acordo com os resultados divulgados pelo governo federal do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O último exame divulgado corresponde às avaliações de 2009.

Segundo o diretor-presidente da instituição de ensino, Mauro Aguiar, “professores motivados e qualificados” são a chave do aprendizado. “E uma boa infraestrutura e equipe de apoio também são fundamentais”, diz.

No Bandeirantes, todos os docentes fizeram uma especialização e são estimulados pela instituição a prosseguirem com os estudos de pós-graduação, a participar dos congressos nacionais e internacionais de suas áreas e de grupos com psicopedagogos, uma vez por semana, para debater temas relativos à sala de aula. “Temos uma professora de espanhol defendendo sua dissertação em Madrid (Espanha) e outras duas em aperfeiçoamento na Inglaterra”, conta Aguiar. A escola arca com todos os custos da formação dos docentes.

Coordenador de uma escola estadual em São Roque, no interior de São Paulo, o pedagogo Roque Jesus da Silva, viu os índices evasão caírem para zero, a frequência atingir a média de 97% a aprovação chegar a 90% dos alunos, depois de receber orientações do Instituto Ayrton Senna, que tem na formação continuada do professor um de seus braços de atuação.

Um dos motivos para a melhora dos índices é a adoção de fichas de acompanhamento mensal, que permitiu aos professores e ao próprios alunos verificarem a evolução de seu aprendizado.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Até o fim de 2012, governo vai desapropriar 12 mil imóveis na capital


  • 17 de julho de 2011 |
  • 23h15 |

CRISTIANE BOMFIM
TIAGO DANTAS

Obras da Prefeitura e do governo do Estado podem desapropriar mais de 12 mil imóveis na capital até o fim do ano que vem. É como se, por exemplo, todas as casas, comércio, prédios e indústrias do distrito do Brás, na zona leste, tivessem de ser desocupados para dar espaço à construção de avenidas, túneis, linhas de metrô e até a remodelação do bairro da Luz.

Na zona sul, para a construção do túnel que liga a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes, a previsão é de que 8.194 imóveis sejam desapropriados. Iniciado em 2007, o prolongamento da Avenida Jacu-Pêssego, na zona leste, ocupa área de 147 propriedades particulares. Outras 4.526 famílias que viviam de forma irregular em terrenos públicos ou privados foram removidas.

Moradores dessas áreas têm duas preocupações: receber pela casa um valor abaixo do que o mercado pagaria pelo imóvel e ter de procurar outro lugar para viver. Quem mora em favelas passa por uma situação ainda mais dramática. Por não ser dono do terreno, é obrigado a deixar a comunidade levando apenas uma indenização que não costuma passar de R$ 8 mil ou um auxílio-aluguel, de R$ 300. O valor é insuficiente para comprar um novo imóvel, e essa pessoa acaba procurando outra favela.

“Uma coisa é você desapropriar um imóvel regularizado, que consta nos cadastros oficiais da Prefeitura. Outra, é remover famílias que estão em ocupações irregulares”, afirma o arquiteto e urbanista do Instituto Polis Kazuo Nakano. Ele explica que a dimensão do custo social de uma desapropriação nunca é avaliada. “Se, para famílias que recebem indenização, deixar o local onde mora e foi construída a vida já é difícil, imagine para quem recebe R$ 8 mil e não tem para onde ir”, pondera.

“O Estado tem de declarar qual é o interesse público que se sobrepõe ao particular. A sociedade, então, passa a ser dona do imóvel e do bem que será construído nele e o antigo proprietário tem de ser indenizado, sem ser prejudicado, mas isso nem sempre ocorre”, explica Adib Kassouf Sad, presidente da comissão de Direito Administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O engenheiro José Orlando Ghedini, um dos moradores do Jabaquara que se opõem à construção do túnel da Roberto Marinho, questiona o interesse público da obra. “Será que a cidade precisa desse túnel, que só vai servir aos carros? Precisa tirar todas essas pessoas de suas casas?”

A dúvida é dividida por Antônio Santana, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Ifigênia (AMSI), que será objeto do Projeto Nova Luz. “Não somos contra a revitalização, mas queremos garantias de que não vamos sair apenas para que nosso bairro seja entregue ao mercado imobiliário. Para quem é o projeto? Como será executado?”

O advogado Sad lembra que quem passa por uma desapropriação precisa reorganizar sua vida. “Mudam todos os hábitos da família, destrói a rede de amigos.”

Moradora da Jacu ganhou ação
O Tribunal de Justiça decidiu em primeira instância que a Prefeitura de São Paulo terá de indenizar Antônia Francisca dos Santos. Moradora da então Rua Sebastião do Paraná, em São Miguel Paulista, na zona leste, foi obrigada a deixar sua casa de alvenaria, de três cômodos, para dar espaço às obras de prolongamento da Avenida Jacu-Pêssego em 2003.

Mesmo sem um decreto que oficialize o interesse do município na área, a Prefeitura ofereceu indenização de R$ 7 mil e a possibilidade de mudança para um apartamento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no Itaim Paulista, também na zona leste.

“Ela e outras 45 famílias foram pressionadas a sair de suas casas e levadas para prédios da CDHU sem antes conhecerem o local. E ainda pagam aluguel”, explica a advogada especializada em desapropriação Darci Souza dos Reis, que foi contratada pela moradora na ação que ela moveu contra a Prefeitura.

De acordo com a sentença dada pelo juiz Jayme Martins de Oliveira Neto, da 13.ª Vara da Fazenda Pública, no início do mês, o imóvel onde vivia Antônia “não foi incluído no decreto expropriatório, apesar de a região ter sido incluída no prolongamento da Jacu-Pêssego”, devendo a Prefeitura indenizar a autora, que “ocupava legitimamente o imóvel em área particular”. A indenização definida nos autos será de R$ 27.500 por danos morais. Mas cabe recurso.

Junto com Antônia, outras 45 famílias entraram na Justiça para pedir indenização por se sentirem prejudicadas pelo ato da Prefeitura. “O estranho é que, dos julgados, este foi o único que teve parecer procedente. E, para cada negativa, as justificativas dos juízes eram diferentes”, afirma Darci. “Esses moradores foram quase jogados para fora de suas casas. Eles não sabiam como funciona o processo de desapropriação e acabaram aceitando um valor injusto. A Prefeitura se aproveitou disso”, completa a advogada.

Utilidade pública
Procurada, a Prefeitura afirmou, em nota, que o primeiro passo para a desapropriação de um imóvel é a publicação do decreto de utilidade pública da área ou imóvel para fins de interesse público no Diário Oficial.

Quando a secretaria interessada na área finaliza seu projeto a ser implantado naquele perímetro de interesse, é feita uma avaliação técnica de valores e levantamento de documentos.

“A partir dessa etapa dá-se início à ação judicial de desapropriação. Com relação aos valores propostos aos proprietários, são sempre valores de mercado, e o judiciário acompanha a ação até o final”, informou.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Rodrigo Santoro: “Estou preparado para ser pai”


  • 17 de julho de 2011 |
  • 23h10 |


FLAVIA GUERRA

Rodrigo Junqueira dos Reis é um cara extrovertido, que diz o que pensa e se acha até transparente demais. Marcos é um sujeito calado, de fala e gestos contidos, que tem dificuldade de expressar o que sente. Rodrigo é Rodrigo Santoro. Marcos é Marcos Brunelli, brasileiro radicado em Roma e que tem de voltar ao Brasil após a morte do pai. É também o personagem principal de Meu País, primeiro longa-metragem de André Ristum. A priori, Marcos não tem nada a ver com o ator que lhe dá vida. A não ser por um ponto: ambos são brasileiros que têm profunda identificação com a Itália. Foi exatamente esse detalhe, além de uma história emocionante, que fez com que Santoro se apaixonasse por Marcos e por ele decidisse adiar merecidas férias para entrar novamente no set.

Em sua passagem pelo Festival de Cinema de Paulínia na semana passada, no qual Meu País integrava a mostra competitiva, Santoro conversou com a nossa reportagem sobre cinema, família, Itália e personalidade. Falou também de seu próximo filme. Em agosto, deve filmar em Atlanta, nos Estados Unidos, What To Expect When You’re Expecting (A Bíblia das Grávidas), produção em que fará par com Jennifer Lopez. E garantiu: “Estou preparado para ser pai”.

Como começou a história do filme ‘Meu País’?
Eu estava decidido a tirar férias, quando o Fabiano Gullane, grande produtor e amigo, disse que ia me mandar o roteiro. Eu estava cansado. Mas resolvi ler assim mesmo. E resolvi ler antes de dormir porque é um momento em que a gente já está embalando… Quando o roteiro é bom, a gente termina na hora. Li de uma vez. Passaram dias e a história continuava na minha cabeça. E também havia questões pessoais…

Pelo fato de, como Marcos, você ser descendente de italianos?
Exato. Meu pai é italiano, tenho uma relação forte com a cultura italiana e, ao mesmo tempo, não aprendi italiano na infância. Talvez porque meu avô sempre dizia que tinha de aprender… Por outro lado, a personalidade do Marcos é oposta à minha. O Marcos não expressa o que sente. Eu sou até transparente demais.

É um grande desafio.
Sim. É muito interessante aprender a não externar o conflito, mas não deixar de tê-lo. E difícil. O Marcos não coloca o que sente para fora, mas continua sentindo tudo. É um vulcão silencioso. Não sabe lidar com o que sente. É muito contraditório e rico. Por tudo isso, percebi que precisava fazer este filme. Liguei para o Fabiano e disse: ‘Adiei minhas férias.’

O filme, acima de tudo, fala de família.
É uma história que fala de valores fundamentais e toma conta da gente devagar, como aquela caipirinha aguadinha, que a gente vai tomando e, quando percebe, já está embriagado. Exatamente por falar de coisas que a gente conhece bem. De como é difícil aceitar o outro, ceder, amar de verdade.

Como se preparou para o papel?
Tive só duas semanas. Como o personagem é advogado, eu visitei alguns escritórios de direito em São Paulo. Tive de aprender a falar italiano… A trabalhar a contenção sem esvaziar o que sentia. Como bom filho de italiano, falo com as mãos. O Marcos é contido. Foi um exercício zen.

Marcos é um cara afetuoso.
Ele é quase um anti-herói. O mais interessante é perceber a contradição dele, que está constantemente em conflito, que pode parecer até intolerante e desumano, mas não é. Chega a ser seco, não grosseiro. Só não demonstra o afeto que tem, que não consegue colocar para fora. Sua humanidade está exatamente nesta dificuldade. Sou tão diferente. Eu demonstro sempre o que sinto.

Atores têm sempre essa fama de tímidos.
Verdade. Mas não sou tímido. Sou reservado. Mas posso ser muito extrovertido. Depende. Essa é a beleza de tudo. Estamos em constante movimento.

E constante aprendizado. Você teve de aprender italiano em duas semanas!
Foi. Como disse, meu avô falava português com sotaque. Brigava em italiano com minha avó. Nunca estudei. Há dois anos, recebi convite para fazer um trabalho que queria muito na Itália, mas, por questões de passaporte e por não falar a língua, perdi. Fiquei tão frustrado. Quando surgiu o Marcos, eu disse para o André (Ristum, diretor): ‘Duas semanas? Aprendo!’. Fui estudar com um professor. Tinha as falas do filme como base. E treinei com a Anita (Caprioli, sua mulher no filme) e com o André. Continuei a estudar e hoje entendo tudo e já me viro!

Outro desafio estimulante.
Prefiro errar arriscando. Estar na zona de conforto me incomoda. Preciso de uma fagulha que me inquiete, que me tire o sono, que me estimule. Nada como um obstáculo que nos leve adiante.

Como vai ser o próximo trabalho ao lado de Jennifer Lopez?
Ainda não assinei o contrato. Se der certo, vou fazer o papel de um cara que vai ter um filho, mas que não está pronto para ser pai.

E com ele você se identificou?
Não tenho medo de ser pai. Cresci com meu pai e minha mãe juntos. Sempre tive este ideal de família e me sinto preparado. Mas estou viajando muito. O que gosto no personagem é que esta questão é muito comum hoje. Vivemos tempos muito egoístas. Temos acesso a tudo, queremos curtir, usufruir e perdemos valores essenciais e a capacidade de doar. Acho que ser pai é se doar. É um conflito muito comum hoje..

O que aprendeu em ‘Meu País’?
Italiano (risos) e, pelo Marcos ser introspectivo, comecei a trabalhar isso. Não quero ser outra pessoa. Mas é bom ficar mais na minha. Cada vez mais sei que é essencial que um ator saiba escutar. Se não, vira um monólogo. Aprendi a me expressar para dentro.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Dnit apura suspeita de fraude em licitação de R$ 18 mi


Segundo o órgão dos Transportes, o processo foi aberto após denúncia do 2º colocado

18 de julho de 2011 | 16h 39

Leandro Colon, de O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou nesta segunda-feira, 18, ao Grupo Estado que há um processo administrativo aberto para investigar a suspeita de fraude na licitação de R$ 18,9 milhões vencida, em setembro do ano passado, pela Tech Mix, uma empresa de fachada, conforme revelou a edição desta segunda do jornal O Estado de S. Paulo. Segundo o Dnit, o processo foi aberto após denúncia do segundo colocado em relação a documentos da Tech Mix referentes a atestados de capacidade técnica. A empresa teria falsificado certidões do Conselho Regional de Administração de Goiás.

Veja também:
link Dnit e Valec fecham contratos de R$ 31 mi com empresas suspeitas
link Dono da Tech Mix nega irregularidades e vínculo com o PR
link Diretor indicado pelo PT deve ser afastado do Dnit
link Temer: medidas adotadas para resolver crise são adequadas
link Leia mais notícias sobre a crise no Ministério dos Transportes

O Dnit negou qualquer irregularidade na concorrência vencida pela Tech Mix. Oito empresas que ofereceram um preço menor foram desclassificadas pelo órgão do Ministério dos Transportes. "A desclassificação das empresas em colocação anterior à vencedora ocorreu pela não apresentação de propostas compatíveis", informou o Dnit em nota.

A edição desta segunda do jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o dono da Tech Mix, Luiz Carlos Cunha, é marido de Alcione Cunha, dona da Alvorada Comércio e Serviços, empresa que nos últimos nove meses ganhou dois contratos, que somam R$ 13 milhões, sem licitação com a Valec Engenharia. Os contratos do Dnit e da Valec com essas empresas são assinados pelos diretores envolvidos nos escândalos de corrupção nos Transportes.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Shopping terá que pagar indenização por sequestro

18 de julho de 2011 | 17h 50




MARCELA GONSALVES - Agência Estado

A Justiça de São Paulo condenou o Shopping Colinas, em São José dos Campos, a pagar indenização por danos materiais e morais a um cliente que sofreu sequestro relâmpago no momento em que estacionava seu carro. Os danos materiais foram fixados em R$ 2.790,32 e os morais em R$ 4 mil. A decisão foi divulgada hoje.

Em julho de 2002, o consumidor e sua namorada foram abordados por dois homens que estavam dentro de outro veículo estacionado. Ameaçados por um revólver, ele foi obrigado a dirigir por um período, até que um dos assaltantes os libertou, levando o carro.

Segundo a decisão, o empreendimento deve arcar com os riscos do seu negócio e respeitar o Código de Defesa do Consumidor, que exige que o prestador de serviço forneça segurança, respondendo aos usuários por prejuízos causados em razão de furtos e roubos.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula : "Plano de Voo": Gentileza gera gentileza


Liliana Lavoratti*

Gentileza gera gentileza

Luiz Inácio Lula da Silva e os industriais paulistas trocarão gentilezas hoje à noite, em jantar oferecido pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O convescote reunirá cerca de 250 representantes dos 131 sindicatos patronais filiados à entidade, que abrigou o gabinete de Lula na capital paulista durante os seus dois mandatos. Apesar do bom convívio, os empresários deverão cobrar, indiretamente, o anúncio do pacote de competividade, que já foi adiado várias vezes e ficou para 2 de agosto.

Remoção de placas tectônicas

O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, deverá cuidar de uma nova área do governo paulista que tratará exclusivamente das Parcerias Públicas Privadas (PPP). Há pouco tempo, Afif migrou do Democratas para o PSD de Gilberto Kassab e está convencido que falta pouco para a legalização da sigla. “É um processo longo, mas até final de agosto estará tudo concluído. O PSD está mexendo com as placas tectônicas da política brasileira”, afirmou sexta-feira.

Fechando as feridas ...

A presidenta Dilma Rousseff, que foi acusada muitas vezes de não dar a mínima para o Congresso Nacional no primeiro semestre, fez um afago à base aliada no final do período legislativo, na semana passada. Convidou os líderes da Câmara e do Senado para um coquetel no Palácio da Alvorada. O alvo principal foi o Partido da República (PR), chamuscado por de denúncias de irregularidades no Ministério dos Transportes. O PR continua forte na base aliada do governo.

...e colocando os pingos nos is

Em verdade, a presidente Dilma atropelou o partido, ao nomear o novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos - ex-secretário executivo da pasta - sem consultar a legenda. O líder do partido na Câmara, o deputado Lincoln Portela garantiu que agora está tudo bem. Menos. A presidente já mandou avisar que não quer ver Luiz Antonio Pagot de volta ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), pivô de recente escândalo no governo.

Aportes alemães

Nesta quarta-feira, o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, proferirá uma palestra na sede da Associação Brasileira de Fundição (Abifa), abordando aspectos relevantes sobre o desenvolvimento industrial de São Paulo. Informações e participações poderão ser agendadas com a entidade.

Infraestrutura

Até que ponto o estado da infraestrutura no Brasil tem inibido o crescimento sustentável do Brasil? A questão será abordada no Seminário Oportunidade e Desafios da Infraestrutura no Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), hoje, no Rio de Janeiro.

Classe média

Conforme estudo do Instituto Ipsos Public Affairs, hoje, 53% da população brasileira encontram-se na classe C, ou seja, são 101 milhões de pessoas. “As empresas precisam estar atentas aos serviços prestados para esta nova camada”, afirma Stan Braz, diretor presidente executivo do Sintelmark.

Mulheres e finanças

As mulheres poderão aprender a organizar as finanças pessoais e planejar seu futuro hoje, no curso gratuito que a BM&FBOVESPA oferecerá em São Paulo. As participantes aprenderão a importância da educação financeira para planejar a aposentadoria, noções sobre juros e inflação.

Amazônia Legal

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participa hoje em Cuiabá do 1º Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal.



*Colaboração : Abnor Gondim






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Hyundai é marca automobilística que desperta mais lealdade nos EUA, diz site


Washington, 18 jul (EFE).- A companhia sul-coreana Hyundai foi, durante o segundo trimestre deste ano, a marca que mais lealdade despertou entre os motoristas americanos, ultrapassando pela primeira vez Toyota e Honda, informou nesta segunda-feira o site especializado "Kelley Blue Book" (KBB).

A página, que reúne informações sobre veículos novos e usados e é uma das principais ferramentas para determinar o preço de automóveis de segunda mão nos Estados Unidos, informou que embora a Hyundai já tenha sido líder nesse quesito em fevereiro, esta é a primeira vez que assumiu esse posto durante todo um trimestre.

Segundo o KBB, a fidelidade que a Hyundai conseguiu durante o segundo trimestre do ano foi de 52,3%, contra 49,7% da segunda colocada Honda e 47,7% da Toyota. A Ford ficou em quarto, com 45,4%, seguida pela Subaru, que teve 44,8%.

O KBB avalia a lealdade a uma marca verificando se quem está adquirindo um veículo optou por um modelo da mesma montadora que seu veículo anterior.

O site também informou que a lealdade dos consumidores americanos caiu no último ano devido à crise econômica e ao maior interesse dos motoristas em fatores como recalls, preços dos combustíveis e variedade de modelos. EFE







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Facebook salva vida de menino de 4 anos


Depois de acessar foto, usuário do Facebook avisam mãe de menino sobre doença e salvam sua vida.

Por Guilherme Abati

Uma americana salvou a vida do filho sem saber quando postou uma foto do menino no Facebook e logo depois recebeu ligação de amigos, mandando que ela buscasse socorro imediatamente

De acordo com o site MedicalXpress, Deborah Copaken Kogan acordou certo dia e viu que seu filho de Leo, de quatro anos, estava muito doente. A mãe então levou o menino para uma consulta, lá o medico regular do garoto diagnosticou inicialmente uma leve faringite, mas depois afirmou tratar-se de escarlatina, doença comuns em jovens que ocorre após infecções de garganta.

Quando voltou da consulta médica, Deborah postou uma foto do menino no Facebook, que apresentava um forte inchaço no rosto.

Instantes depois seu telefone começou a tocar. A voz no telefone, de uma amiga chamada Stephanie, dizia que ela precisava levar seu filho imediatamente ao hospital. Stephanie anos antes teve o filho hospitalizado, apresentando uma rara doença chamada de doença de Kawasaki, uma vasculite aguda, causada por inflamação das paredes dos vasos sanguíneos, que pode evoluir para aneurisma.

Momentos depois, Deborah recebeu outra ligação afirmando exatamente o mesmo que Stephanie.Ela então se apressou em levar o menino até o hospital. Lá ele foi realmente diagnosticado com a rara e perigosa doença e começou a ser tratado imediatamente. Os médicos afirmaram que a vida do garoto vida correria altos riscos caso não ele fosse levado rapidamente ao hospital

Alguns podem estar certos quanto a certas inutilidades da maior rede social do mundo, mas nesse caso, ela se mostrou vital. Sem o Facebook, a criança poderia ter morrido horas depois.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Prazo de compensação de cheques cai e passa a ser igual em todo o país


RIO - Os cheques com valores até R$ 299,99 serão, a partir de amanhã, compensados em dois dias úteis, enquanto aqueles com valores acima de R$ 300 serão compensados em apenas um dia útil, anunciou nesta segunda-feira a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os prazos anteriores eram de quatro e dois dias, respectivamente.

Outra novidade é que esse prazos passam a valer para todo o território nacional. Até hoje, em locais de difícil acesso, a compensação de cheques podia levar até 20 dias úteis. A mudança é resultado da Compensação Digital por Imagem, um projeto que começou a ser desenvolvido pela Febraban em 2009.

Pelo sistema, as informações do cheque são capturadas por meio de um código de barras e envidas, junto com a imagem escaneada do cheque, para o banco onde o emissor tem conta, que providencia o pagamento.

O processo, segundo o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, também aumenta a segurança, pois, como o cheque não é mais enviado fisicamente a outro banco, diminui o risco de roubo, extravio ou clonagem.

"Esperamos uma forte redução na clonagem e falsificação nos cheques que proporcionaram, em 2010, um prejuízo estimado em R$ 1,2 bilhão para o comércio e de R$ 283 milhões para os bancos", disse Faria, em um comunicado.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Entenda o escândalo de escutas ilegais do tablóide ‘News of the World’


O escândalo de escutas telefônicas ilegais envolvendo o tablóide dominical mais vendido do Reino Unido, o “News of the World”, é um desastre sem previsão para acabar e com consequências imprevisíveis. A última notícia é da morte do repórter Sean Hoare, primeiro a denunciar os grampos telefônicos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18) pelo jornal “The Guardian”. A causa da morte ainda não foi identificada.

A investigação sobre as escutas ilegais levou à demissão do segundo policial de alto escalão em menos de 24 horas, quando o comissário adjunto da polícia de Londres John Yates renunciou nesta segunda-feira.

Yates, também o principal oficial de contraterrorismo da Polícia Metropolitana de Londres, anunciou sua renúncia em um comunicado no dia em que seu chefe, o comissário Paul Stephenson, anunciou sua demissão por conta do escândalo. Yates decidiu em 2009 não reabrir investigações anteriores em supostos grampos de telefones por jornalistas no “News of the World”, alegando que não havia motivos para isso. Stephenson, por sua vez, era acusado de ter ligação direta com um ex-editor do tablóide, suspeito de pagar propinas a policiais em troca de informações.

Na terça-feira (19), parlamentares britânicos esperam explicações de James Murdoch – filho do magnata Rupert Murdoch, controlador do grupo proprietário do “News of the World” – em sessão. Outros envolvidos no caso já passaram pela sabatina ou caíram de seus cargos. Rebekah Brooks renunciou ao cargo de diretora-executiva do grupo News International, na sexta-feira.


Em 2002, ela era editora-chefe do “News of the Word”, quando um investigador do tablóide gravou mensagens deixadas no telefone da adolescente desaparecida Milly Dowler, que foi encontrada assassinada. Brooks foi detida no domingo (17) após doze horas de interrogatório, mas foi liberada sob fiança.

No dia 14, o ex-editor-executivo do tablóide Neil Wallis foi detido e levado para interrogatório em Londres, sob suspeita de conspirar para as interceptações telefônicas. Um pouco antes, no dia 8 de julho, o jornalista Andy Coulson – ex-editor-chefe do “News of the World” e ex-chefe de comunicações do primeiro-ministro David Cameron, também foi detido. Coulson, após acusações de corrupção e interceptações telefônicas, pediu demissão do cargo de confiança de Cameron em janeiro deste ano. Um repórter e um detetive chegaram a ser presos por grampear assessores do príncipe William.


Império ruído

Os esquemas do “News of the World” gerou mais do que o fechamento da publicação. O escândalo manchou o império de Rupert Murdoch, que se viu obrigado a desistir de adquirir a totalidade das ações da operadora de TV por assinatura BSkyB, da qual seu grupo detém 39%.

Não bastasse, a empresa ainda enfrenta uma série de investigações criminais, processos civis e investigações governamentais. A crise não para por aí. A cotação da News Corp. – que teve faturamento de US$ 32,8 bilhões no ano fiscal encerrado em 2010 – teve quedas nas últimas semanas.


Vítimas

Cerca de três mil pessoas – entre celebridades, esportistas, políticos e pessoas comuns – tiveram suas ligações grampeadas. Entre eles, se encontravam o vice-primeiro ministro John Prescott, os atores Jude Law, Sienna Miller e Gwyneth Paltrow, o atual ministro de Finanças, Goerge Osborne, o então primeiro-ministro Gordon Brown, além de familiares de vítimas dos atentados terroristas de 7 de julho de 2005, no metrô de Londres, soldados feridos e familiares de mortos nas geurras do Afeganistão e Iraque. Até o primo do brasileiro Jean Charles, morto por policiais no mêtro de Londres, teria sido vítima das escutas ilegais. O tablóide – que vendia aproximadamente 2,7 milhões de exemplares – buscava histórias inéditas.

A atriz Sienna Miller processou o jornal e recebeu uma indenização de 100 mil libras (R$ 248 mil). Muitos familiares de mortos no Afeganistão também entraram na Justiça contra o grupo. O coronel Richard Kemp, ex-comandante das forças britânicas no Afeganistão disse que as acusações o deixaram “absolutamente sem palavras e com raiva”.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gold jumps above 1,600-dollar mark on U.S., European debt concerns

2011-07-19 03:08:07
CHICAGO, July 18 (Xinhua) -- Gold futures on the COMEX Division of the New York Mercantile Exchange extended its winning streak into a 10th session on Monday, settling above 1,600 dollars per ounce, as concerns about the eurozone debt crisis and the lack of agreement on raising the U.S. debt ceiling prompted investors to flock to the precious metal as a safe haven.

The most active gold contract for August delivery rallied 12.3 dollars, or 0.8 percent, to 1,602.4 dollars per ounce.

Analysts mentioned that there are growing concerns among investors that Europe's debt crisis will spread to Italy and Spain, ahead of an emergency meeting of EU leaders later this week, amid continuing uncertainty over the ability of European officials to agree on a second aid program for Greece and stop Greece's trouble from spreading to other debt-plagued eurozone nations.

A trader mentioned that investors are also worried by the inability of U.S. politicians to work out a deal before Aug. 2, the deadline for Congress to pass legislation to raise the debt ceiling and effectively prevent a default.

Silver for September delivery surged 1.271 dollars, or 3.3 percent, to 40.342 dollars per ounce.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Obama names Richard Cordray as consumer protection chief

2011-07-19 03:08:32

WASHINGTON, July 18 (Xinhua) -- U.S. President Barack Obama announced on Monday his decision to nominate former Ohio Attorney- General Richard Cordray as the director of the Consumer Financial Protection Bureau (CFPB), an agency created by the sweeping financial overhaul a year ago.

Last year, the Obama administration fought to pass and signed into law the strongest consumer protections in history through the Wall Street Reform and Consumer Protection Act, also known as the Dodd-Frank Act. The Act created the CFPB, an independent agency with the primary mission of acting as a watchdog over mortgages, credit cards and other forms of lending.

Obama said the agency will protect the public from financial fraud and abuse.

Cordray is currently chief of enforcement at the Consumer Financial Protection Bureau. Immediately prior, Cordray served as Attorney-General of the U.S. state of Ohio from January 2009 to January 2011.

Prior to his tenure as the Ohio Attorney-General, Cordray spent two years as Ohio's State Treasurer and four as the Treasurer of Franklin County, Ohio. Earlier in his career, Cordray was an adjunct professor at the Ohio State University College of Law, and served as a State Representative for the 33rd Ohio House District.

Cordray's nomination needs to be confirmed by the U.S. Senate.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Connexions cuts could hit clearing students, expert warns

Institute of Career Guidance voices concern about who will help disadvantaged teenagers secure university place

  • guardian.co.uk,
  • Article history
  • Connexions
    Jobs at Connexions have been slashed across the country. Photograph: Sarah Lee for the Guardian

    Teenagers from disadvantaged backgrounds face going through the post-exams clearing process without crucial advice about securing a university place because of cuts to the Connexions service, experts warn.

    Andy Gardner, of the Institute of Career Guidance, said he had serious concerns about what would happen to pupils who failed to get the results they needed for their first-choice degree course, amid a race for places in the year before tuition fees rise.

    Jobs at Connexions, which helps 13- to 25-year-olds, have been slashed across the country. A survey by the public sector union Unison this year found almost all local authorities in England were planning cuts at careers services, with some – including East Sussex and Lewisham, in south London – closing completely. At least 8,000 advisers were due to lose their jobs.

    The government is planning a new national careers service but it is not due to start operating until 2012.

    Gardner, who helped to write recent guidance for prospective students applying to the Russell group of research-intensive universities, said teenagers from the poorest areas were likely to be hardest hit by a lack of face-to-face advice this year.

    At schools where careers guidance is weak, and where specialist help will not be available during the results period in August, Connexions has been key to helping young people decide what to do, he said.

    "The ICG is very worried about A-level results time," he told EducationGuardian. "It's really helpful if you can see someone who has seen you before and knows you and your school.

    "Unfortunately it's often in the schools that have the most social deprivation where the advice is weakest, and that's going to be exacerbated by the destruction of Connexions."

    The Russell group guidance, Informed Choices [pdf], acknowledged officially for the first time that the top universities favour traditional subjects at A-level, and warned students against taking too many "soft" subjects.

    This month the Sutton Trust published research showing wide variations in the numbers getting into elite universities among schools with similar results. Gardner said in many cases it may be down to bad careers advice in schools, with pupils who aspired to Russell group institutions not being helped to pick subjects that would impress admissions tutors. Cuts to Connexions services would make the problem worse, he said.

    "Connexions was really getting into talking to young people about the Informed Choices decision. Middle-class parents are picking up on it and telling their kids, but if it's a working-class kid in a provincial school there's every chance they might not pick up on that. It looks pretty bleak."







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

News Corp executives 'push for Murdoch succession plans'


Directors claim Murdoch must allay shareholder fears as analysts claim strong block wants Chase Carey at helm

  • guardian.co.uk,
  • Article history
  • News Corp chief Rupert Murdoch
    News Corp chief Rupert Murdoch has apparently been pushed by shareholders to outline succession plans amid the phone-hacking furore. Photograph: Ki Price/AFP/Getty Images

    News Corp's independent directors are pushing for Rupert Murdoch to clarify plans for his succession as they move to separate the media mogul's UK problems from the company's US business.

    According to executives close to the company, who spoke anonymously, independent News Corp executives have told Murdoch he needs to move quickly to allay shareholder fears that the hacking scandal will spread to the US business.

    News Corp's News International stable of UK newspapers, including the now closed News of the World, represents a small part of the media firm's business. News Corp also owns the Fox TV network and 20th Century Fox film studio.

    The phone-hacking scandal has already wiped billions off News Corp's value. Shares fell again on Monday as shareholders sold out on the first day of trading following news that former News International chief executive Rebekah Brooks had been arrested over the weekend.

    Claire Enders, founder and chief executive of media researcher Enders Analysis, said there were many factions within the News Corp shareholders. She said there was a strong group that would like to see Chase Carey, News Corp's chief operating officer, officially designated as Murdoch's successor. "For them this is a great opportunity," she said.

    Shareholders were closely watching how Rupert Murdoch and his son James answer questions about the scandal in parliament tomorrow. But Enders said it would be foolish to write off the Murdochs. "Right now everyone is holding their breath," she said.

    In the US she said there was "a lot of sturm und drang" but as yet no concrete evidence that the scandal would hit the US business.

    "The stock price is collapsing. There's a lot of disquiet among shareholders, but it is all wait and see," she said.

    Enders predicted News Corp's shares would bounce back sharply if Chase was named successor.

    The scandal has already cost News Corp two big deals. News Corp's planned takeover of BSkyB has been halted and the company's plans to buy the Formula One racing franchise have also stalled. News Corp had been planning to join a consortium to bid for F1 but F1 boss Bernie Ecclestone has said people might object to a bid from a consortium containing News Corp.

    Last week, shareholder Amalgamated Bank filed a new law suit against News Corp accusing the firm of a "complete failure" of oversight regarding the allegations of phone hacking at the News of the World.

    Jay Eisenhofer, co-lead counsel to shareholders, said: "News Corp's behaviour has become an egregious collection of nepotism and corporate governance failures, with a board completely unwilling to provide even the slightest level of adult supervision. The result has been a piling on of questionable deals, a waste of corporate resources, a starring role in a blockbuster scandal, and a gigantic public relations disaster. It is way past time that the News Corp board step in and initiate serious changes to the company's corporate governance."







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'No lugar de Battisti, não estaria tranquilo', diz juiz italiano


ANSA

Em Roma (Itália)


O ex-juiz italiano Giuliano Turone, que está lançando um livro sobre o caso judiciário do ex-militante Cesare Battisti, afirmou que, se fosse ele, "não estaria muito tranquilo", e recomendou a ele que "reconheça seus erros".

Em entrevista à ANSA, o autor, que lança seu livro na Itália nos próximos dias pela editora Garzanti, convidou o ex-militante, a quem considera um "terrorista homicida" e "um assassino que fugiu", a "colocar a mão na consciência".

O ex-magistrado, porém, disse que não escreveu a obra com "o dente envenenado" ou "com animosidade contra o Brasil, que ofendeu nosso país".

Em sua opinião, o caso da negação da extradição "é emblemático pela desinformação que demonstrou" e "colocou em dúvida em nível internacional o estado democrático do nosso país, que continua um Estado de Direito onde os processos se desenvolvem no respeito dos direitos da defesa", argumentou.

Para ele, a decisão de manter Battisti no Brasil acabou indicando, "mais ou menos de boa ou má fé, que o nosso país não é uma democracia, que foram feitos processos injustos. Esta é uma falsidade e um insulto gratuito ao nosso sistema constitucional".

O livro percorre a história desde o início do envolvimento do ex-militante com a Justiça italiana, preso em 1979 acusado do assassinato de quatro pessoas, e baseia-se em vários processos contra o Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), o grupo de extrema-esquerda que ele fazia parte naquela época.

Turone, que como juiz instrutor na Itália foi responsável pelo primeiro processo criminal contra as atividades da Cosa Nostra, a máfia siciliana, na Lombardia, e como consequência pela prisão do chefe da máfia, Luciano Liggio, garantiu ainda que o italiano "foi defendido com argumentações absolutamente não verídicas".

O juiz e escritor contou que estava escrevendo um livro sobre diversos casos jurídicos quando, em 31 de dezembro do ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu manter o italiano no Brasil. "Depois de tantos ensaios para adicionar aos trabalhos, percebi que é mais útil escrever para todos reconstruindo histórias confusas que emergem de sentenças ilegíveis", afirmou.

Battisti foi condenado à revelia na Itália à prisão perpétua, mas fugiu para a França, para o México, e por fim ao Brasil, onde ficou preso preventivamente por quatro anos após ficar dois livres. Após Lula decidir não extraditá-lo, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou sua libertação em 8 de junho passado.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Brasileiro cria bengala eletrônica de baixo custo para deficientes visuais


Estudante inventou protótipo para trabalho de conclusão de curso.
Dois sensores vibram quando há obstáculos acima ou abaixo da cintura.

Laura Brentano Do G1, em São Paulo


Carlos Solon Guimarães criou o protótipo da bengala eletrônica para seu trabalho de conclusão de curso (Foto: Divulgação)Guimarães criou o protótipo da bengala para seu
trabalho de conclusão de curso (Foto: Divulgação)

O estudante universitário Carlos Solon Guimarães criou um protótipo de bengala eletrônica de baixo custo com dois sensores que avisa o deficiente visual quando há algum obstáculo a um metro de distância. Cada um dos sensores – o mesmo usado em celulares – é programado para vibrar quando há um objeto acima ou abaixo da cintura.

“Quando ambos balançam quer dizer que o obstáculo é grande”, explica Guimarães, que criou o protótipo para o seu trabalho de conclusão no curso de Ciência da Computação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), no Rio Grande do Sul.

Nos Estados Unidos, já existe uma versão de bengala eletrônica vendida por US$ 1,4 mil. No Brasil, outro estudante criou um aparelho parecido, mas que conta apenas com um sensor e sai por R$ 500. “Só a parte eletrônica do meu protótipo, com componentes comprados no Brasil, custa R$ 225, sem contar a bengala”, diz Guimarães, que uso apenas softwares e hardwares de código aberto, ou seja, que qualquer pessoa pode usar e alterar sem pagar nada.

Infográfico da bengala eletrônica (Foto: Arte/G1)

“A bengala foi feita com equipamentos de baixo custo. Isso não quer dizer que ele usou lixo eletrônico. Ele apenas aproveitou tecnologias abertas para fazer a bengala”, explica o professor Carlos Oberdan Rolim, corientador do aluno.

A ideia de Guimarães surgiu por meio de projetos da universidade que buscam alternativas para deficientes visuais. “Ele viu a possibilidade de desenvolver um projeto para que os deficientes não precisem mais ficar cutucando o solo para saber onde estão”, completa o professor.

Como a formatura de Guimarães está marcada para dezembro, ele ainda pretende melhorar o protótipo e estuda como a bengala será colocada no mercado. “Ainda não sei se será uma bengala fixa ao sensor ou adaptada. Espero conseguir investidores e vendê-la por, no máximo, R$ 300”, diz o estudante.

“O trabalho ainda não foi concluído, mas está bem adiantado. A ideia é ter uma bengala realmente formada. O protótipo é feito com canos PVC, por exemplo. Também pensamos em, no futuro, criar um kit para que o deficiente conecte os sensores a sua bengala”, explica o professor Rolim.

Protótipo conta com dois sensores e um microcontrolador que envia as vibrações (Foto: Divulgação)Protótipo conta com dois sensores e um microcontrolador que envia as vibrações (Foto: Divulgação)







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fábio Assunção roubando corações como oficial da Marinha em "Vamp"







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Hotel de luxo é assaltado em Santa Teresa, no Rio







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Coitado : Fábio Assunção vai começar a gravar 'Tapas e Beijos' em agosto, diz jornal


A informação é da coluna 'Outro Canal', da 'Folha de São Paulo'.

Do EGO, no Rio

Tamanho da letra

Fábio Assunção (arquivo)

Após ser anunciado no elenco de "Tapas e Beijos", Fábio Assunção começa a gravar sua participação na novela na terceira semana de agosto, de acordo com a coluna "Outro Canal", do jornal "Folha de São Paulo"





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

FORA CHAVEZ : Hospital Sírio-Libanês teme virar "quartel" com vinda de Chávez

( FALA SERIO A DILMA , O LULA , ENFIM O PT NÃO CUIDA DA SAUDE DE QUEM OS SUSTENTA : O POVO BRASILEIRO ! E AINDA QUEREM FAZER REVERENCIA COM O CHAPEU ALHEIO, COM A NOSSA GRANA ; NÃO ! ACRETIDO SIM QUE A DILMA DEVA SE TRATAR NA VENEZUELA )


Publicidade

DE SÃO PAULO

Hoje na Folha Em meio às expectativas com a ainda não confirmada vinda de Hugo Chávez para tratar seu câncer no Brasil, funcionários do Hospital Sírio-Libanês estão preocupados com o aparato de segurança do presidente venezuelano, temendo que os dezenas de agentes de segurança possam "transformar o Sírio em um quartel".

A informação é da coluna de Mônica Bergamo publicada nesta segunda-feira na Folha e cuja íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

O hospital se preocupa ainda com a transparência do tratamento, já que Chávez revelou muito pouco de sua doença e nem ao menos confirmou o local exato do tumor. O padrão no hospital, mesmo quando tratou o câncer da presidente Dilma Rousseff, é divulgar boletins diários com os avanços do paciente.

Até semana passada, tudo indicava que Chávez viria ao Sírio-Libanês para fazer sessões de quimioterapia contra seu câncer, como fez seu colega paraguaio, Fernando Lugo, que sofreu de câncer linfático no ano passado.

No sábado, contudo, Chávez chegou à Cuba, onde informou que deseja seguir o tratamento quimioterápico para câncer. Ele não descartou uma visita futura ao Brasil, no entanto.

Chávez revelou ter câncer em 30 de junho em uma mensagem lida em rede nacional em Havana, onde deveria encerrar uma turnê de visitas iniciada no Brasil no começo do mês.

Menos de quatro dias depois do anúncio da doença, Chávez retornaria de surpresa a Caracas, às vésperas do aniversário de 200 anos do país.

Naquele momento, ele anunciou ter feito duas cirurgias em Cuba --uma delas para a retirada de um tumor. Chávez não informa que órgãos ou tecidos foram atingidos pelo câncer nem qual seu estágio. Negou, porém, que a doença tenha atingido o cólon ou o estômago.

A coluna de Bergamo de sábado (16) aponta que as lâminas dos exames de Chávez sugerem que ele tem lesão na próstata.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters