[Valid Atom 1.0]

sábado, 27 de março de 2010

Cameron faz apelo a Lula contra usina

Em Manaus, James Cameron pede que Lula 'reconsidere' Belo Monte

Diretor reafirma que não fará continuação de 'Avatar' na Amazônia.
Sequência deve mostrar, além da floresta, também a vida no oceano.

Dennis Barbosa Do Globo Amazônia, em Manaus – o jornalista viajou a convite da Seminars

Tamanho da letra

James Cameron fala em fórum na capital do Amazonas. (Foto: Dennis Barbosa/Globo Amazônia)

O cineasta James Cameron, diretor de “Avatar”, pediu neste sábado (27) que o governo brasileiro volte a refletir sobre a construção da usina de Belo Monte, no Pará. “Imploro que o presidente Lula reconsidere esta obra”, disse, depois de apontar que a megausina, que deve ser licitada em breve, causará o desvio das águas do Rio Xingu e pode afetar 25 mil moradores locais.

A jornalistas ele explicou que amigos ambientalistas lhe falaram do projeto, e que pretende ir até a região para conhecer melhor os problemas que o empreendimento pode causar. O cineasta se disse entusiasta de formas alternativas de energia, como a eólica e a solar, embora considere a hidrelétrica também adequada para regiões de menor impacto, como o deserto.

Cameron participa do Fórum Internacional de Sustentabilidade, encontro de empresários para discutir temas relacionados ao meio ambiente, em Manaus.

Durante sua fala, ele admitiu que não é ambientalista ou economista para dar recomendações e, em outro momento, ressaltou saber que os brasileiros não simpatizam com a idea de que americanos, que são os maiores poluidores do planeta, lhes digam o que fazer para preservar a natureza. Embora canadense, Cameron reside há décadas nos EUA.



Ele afirmou também que o Brasil “deve ser celebrado por causa de seu uso de biocombustíveis”. O cineasta reforçou acreditar que a humanidade está levando a humanidade ao seu limite. “O que acontece quando a capacidade de suportar deste planeta for excedida?”, perguntou. Cameron criticou, em especial, a forma como se lida com a energia. “Não podemos trazer a alface da nossa salada de três mil milhas de distância”, afirmou.

Novo filme

“Avatar”, explicou, diferentemente de “Verdade Inconveniente”, o filme de Al Gore, não pretende munir o expectador com informações sobre as mudanças climáticas e o meio ambiente, mas criar indignação. “Foi criado para trazer uma resposta emocional, visceral”, disse. “Acredito que está na hora de acordarmos e prestarmos atenção no que está acontecendo”.

Mais uma vez, o diretor rejeitou a possibilidade de rodar uma continuação de “Avatar” na Amazônia brasileira, ou mesmo na Venezuela, como diziam rumores nos últimos dias. Ele ressaltou que o longa foi feito com computação gráfica e que “nem uma folha” que aparece durante a aventura é real.

O governador do Amazonas, Eduardo Braga, convidou o canadense a produzir um filme no estado, e Cameron não descartou. “Talvez um documentário”, disse.

Ainda sobre “Avatar 2”, o diretor adiantou que o novo longa deve mostrar, além da floresta, também a vida no oceano de Pandora, o planeta fictício onde a trama da primeira parte se desenvolve.



LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

E agora, Lula? Vai pedir a Fidel e Raúl que deixem Yoani viajar ao Brasil?

A cubana Yoani poderá vir ao Brasil, presidente?
RUTH DE AQUINO
Revista Época
RUTH DE AQUINO
é diretora da sucursal de ÉPOCA no Rio de Janeiro
raquino@edglobo.com.br

Primeiro levaram os jornalistas. Mas não me importei com isso. Eu não era jornalista. Em seguida levaram alguns estudantes. Mas não me importei com isso. Eu também não era estudante. Depois prenderam os empresários. Mas não me importei com isso. Porque eu não sou empresário. Depois agarraram uns intelectuais, cineastas, compositores, blogueiros. Mas, como tenho meu emprego, também não me importei. Agora estão me levando. Mas já é tarde. Como não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo.

Esse texto não passa de uma paródia. Inspirada em três versões famosas do Poema da omissão. Esses versos de resistência à repressão são atribuídos ao poeta russo Vladimir Maiakóvski, ao dramaturgo Bertolt Brecht e ao pastor Martin Niemöller. Inimigos da liberdade podem ser comunistas, fascistas ou nazistas. Na primeira noite, colhem uma flor em nosso jardim. Na segunda, matam nosso cão. No fim, nossa voz é arrancada da garganta. E, porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.

Para quem ainda acha que ditaduras de uma cor são mais aceitáveis que outras..., para quem ainda acha que deve ser punido com prisão o delito de opinião ou que a liberdade de se expressar é um bem supérfluo, a próxima semana é um bom momento de reflexão. Comemora-se – se assim podemos dizer – o aniversário do golpe militar de 1964.

O governo do presidente Lula – por meio de sua Secretaria de Direitos Humanos – lançou na semana passada o livro Luta, substantivo feminino. São histórias de 45 brasileiras mortas ou desaparecidas durante o regime militar. E depoimentos de 27 sobreviventes, que resistiram à ditadura em grupos armados ou não. Elas descrevem torturas, choque elétrico, pau de arara, insultos, estupros, abusos sexuais. Algumas estavam grávidas e outras amamentavam.

No livro, não aparece a mais ilustre das guerrilheiras sobreviventes, a ministra Dilma Rousseff, candidata à Presidência. A omissão foi deliberada, para que a inclusão de Dilma não fosse explorada politicamente em ano eleitoral.

Para mostrar sensibilidade com direitos humanos, basta
Lula pedir a Fidel e Raúl que a deixem viajar

Deduz-se de tudo isso – e do passado do presidente – que Lula seja especialmente sensível às violações de direitos humanos. É impossível alguém esquecer que foi preso e intimidado por pensar diferente, por discordar, por ser oposicionista. Deduz-se que Lula condene covardias com mulheres e que seja a favor do direito de ir e vir.

O presidente brasileiro tem excelente oportunidade para praticar essa sensibilidade. Como o jornalista Juliano Machado revelou em primeira mão em epoca.com.br, a cubana Yoani Sánchez enviou carta a Lula pedindo que use sua influência sobre os irmãos Fidel e Raúl Castro para ajudá-la a conseguir autorização para vir ao Brasil. Yoani é a blogueira famosa por furar a censura do regime castrista. É convidada especial ao documentário brasileiro sobre liberdade de expressão que será lançado em junho na Bahia. Mas, nos últimos anos, foi impedida de deixar Cuba ao menos quatro vezes. (Leia a reportagem sobre a carta de Yoani para Lula)

Ficará esquisito o Palácio do Planalto insistir que Lula não recebeu a carta, datada de 14 de março. Nela, Yoani diz: “O senhor estaria pedindo aquilo que, para qualquer brasileiro – e para qualquer ser humano –, é um direito inalienável”.

Todos nós, brasileiros, nos sentimos aliviados por viver numa democracia. Não somos a Venezuela, que continua a prender quem se atreve a “vilipendiar” Hugo Chávez. Não somos a China, onde o Google decidiu finalmente não se submeter à censura do dragão. Tampouco estamos no Irã, onde a bela Neda, de 27 anos, morreu com um tiro no peito em manifestação – seu noivo, Makan, está exilado no Canadá.

É pena que Lula continue a enxergar apenas “má-fé” na mídia. A mesma mídia que comemorou sua eleição histórica. A mídia que divulga suas conquistas e suas críticas aos jornalistas. Lula quer manchete, mas só de louvação. Como acontece na imprensa oficial cubana ou venezuelana.

É uma boa data, presidente, para homenagear a liberdade de expressão. E para dizer a Yoani que, sim, o Brasil pode ajudá-la a sair da ilha para vir à Bahia.


LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A mala do planeta: Eles ainda vão criar o Dia Mundial sem Você.

A mala do planeta

sáb, 27/03/10
por gmfiuza |

Eles estão tentando salvar a Terra e você está atrapalhando.

Você teima em abrir a torneira da pia para lavar as duas mãos ao mesmo tempo. Insiste em ligar diariamente o chuveiro. Consome oxigênio sem parar, e dá o que em troca ao planeta? Só gás carbônico, agravando o efeito estufa.

Eles ainda vão criar o Dia Mundial Sem Você.

Por enquanto, existe o Dia Mundial Sem Carros, e parece que estão planejando um Dia Mundial Sem Elevador. Resumindo, quanto menos coisas o ser humano fizer, melhor. De preferência, no escuro.

A Hora do Planeta é uma dessas tentativas de corrigir a aberração que é a vida que você leva. Desse jeito, meu caro, melhor as trevas. E não fique achando que vale o escurinho do cinema ou um blecaute romântico a dois. É sem ar-condicionado.

Mas não se sinta, ao aderir, um herói da economia de energia – outra coisa que você, consumista, teima em sugar do planeta. Não há economia alguma, porque o apagão do bem não foi programado para um horário de pico. Você não está salvando um kilowatt sequer.

A causa é muito mais nobre: está em jogo a sobrevivência dos marqueteiros do fim do mundo. Ao apagar a luz e entrar na corrente moderninha (uma espécie de pirâmide do apocalipse), você está salvando o emprego de pelo menos um eco-burocrata – e evitando que ele tenha idéias piores.

O slogan da Hora do Planeta é incisivo: “De que lado você está?” É natural que perguntem, no escuro não dá para enxergar mesmo.

Diga logo que você está do lado do planeta (até porque a lei da gravidade te obriga), e que não tem nem notícias do que se passa do outro lado, a não ser pelas mensagens do Chico Xavier.

Pronto, você já não é mais um capitalista selvagem perdulário. Está livre do purgatório ecológico. O último que sair acenda a luz.


  • Guilherme Fiuza

    Guilherme FiuzaJornalista, é autor de Meu nome não é Johnny, que deu origem ao filme. Escreveu também os livros 3.000 Dias no Bunker, reportagem sobre a equipe que combateu a inflação no Brasil, e Amazônia, 20º Andar, a aventura real de uma mulher urbana na floresta tropical. Em política, foi editor de O Globo e assinou em NoMínimo um dos dez blogs mais lidos nessa área. Este espaço é uma janela para os grandes temas da atualidade, com alguma informação e muita opinião.



LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cavalo brasileiro ganha prêmio de US$ 10 milhões ao vencer a Copa do Mundo de Dubai


Plantão | Publicada em 27/03/2010

O Globo, com agências internacionais

Montando  Glória de Campeão, Tiago Pereira ergue a bandeira do Brasil. Ele faturou  um prêmio de US$ 10 bilhões - AP

DUBAI - O cavalo brasileiro Glória de Campeão ganhou neste sábado a Copa do Mundo de Dubai, faturando um prêmio de US$ 10 milhões, o maior do mundo no esporte. Montado por Tiago Pereira, o cavalo conquistou a vitória apenas após a análise do photochart que apontou a vantagem por um nariz sobre Lizard's Desire, montado por Mike de Kock, que terminou em segundo.

- Esta foi a vitória da minha vida. É incrível - disse Tiago, cujo cavalo é treinado pelo francês Pascal Bary.

O páreo disputado no hipódromo Medyan, em Dubai contou com oito cavalos. Glória de Campeão manteve a liderança desde o início, sendo seguido de perto por Desire, que chegou a celebrar a vitória antes de saber do resultado final.

Segundo Bary, a chave da vitória "foi o coração" do cavalo, além de outros fatores como as condições do terreno e a troca do jockey no ano passado. A mudança parece ter dado certo, pois no ano passado Glória de Campeão terminou em segundo, bem atrás (14 corpos de diferença) do campeão Well Armed.




LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

El opositor Serra supera en nueve puntos a la candidata de Lula


Dilma Roussef ha sido criticada por su omnipresencia en los medios y su falta de experiencia

JUAN ARIAS - Río de Janeiro - 27/03/2010


La noticia política que domina las primeras páginas de los diarios brasileños la han brindado los resultados de un sondeo nacional realizado por el Instituto Datafolha en los que el opositor y socialdemócrata, Jos Serra, gobernador de Sao Paulo, gana por nueve puntos a la candidata del presidente Luiz Inácio Lula da Silva, la ministra de la Casa Civil y ex guerrillera, Dilma Rousseff.


Brasil

Brasil

A FONDO

Capital:
Brasilia.
Gobierno:
República Federal.

El candidato de la oposición, Serra, que será oficializado como tal el día 10 de abril en Braslia, aparece con el 36% de los votos, contra el 27% de Rousseff. En una segunda ronda entre ambos, Serra ganaría al día de hoy con el 48% de los votos contra el 39% de la candidata del Partido de los Trabajadores (PT).

Lo que más preocupa al Gobierno de dicho sondeo es que en el espacio de un mes en el que Serra aún no se sabía si iba a ser candidato (y Rousseff haba tenido una exposición récord gracias a la publicidad que le ha hecho Lula, a quien ella acompaña en la inauguración de todas las obras y actos públicos hasta el punto de haber sido sancionado dos veces en una semana por anticipación de campaña) Rousseff no solo no ha crecido sino que ha perdido un punto, mientras que el candidato opositor crece cuatro puntos.

Otro motivo de preocupación para Lula es que, según el sondeo, en el Sur rico del país, de donde es oriunda la candidata del Gobierno, Serra presenta un consenso mayor entre las mujeres y los más pobres, dos campos que deberían ser de Rousseff, por su condición de mujer y de candidata de izquierdas apoyada por Lula, adorado por los pobres.

Cambio de estrategia

Según algunos analistas políticos, quizá la candidata del Gobierno deber cambiar su estrategia. Tanta presencia mediática aun antes de haber comenzado la campaña, ha podido dar su imagen. A favor de ella juega, sin duda, el apoyo del carismático mandatario brasileño y a favor de Serra su mayor experiencia política ya que ha sido dos veces ministro, alcalde de Sao Paulo, una de las tres mayores urbes del mundo con 22 millones de habitantes y además gobernador de dicho Estado, que posee el 25% de la riqueza bruta del país.

Rousseff tiene en su contra el no haberse presentado nunca a unas elecciones, ni haber sido diputada ni senadora. Tampoco en su partido, el PT, al que llegó tarde, después de haber militado en el PDT, tuvo nunca ningún cargo. Su fuerza es la sombra de Lula. Ella, ya sola, sin él, frente a frente con Serra, deber demostrar que ofrece para el país, mayores garantías de estabilidad y de futuro que su contrincante, por lo que los analistas políticos pronostican una campaña civilizada, pero reñida y disputada, seguramente, voto a voto. Será la primera en 20 años sin Lula como candidato.





LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Miles de personas marchan en Miami por las Damas de Blanco



Gloria Estefan y su marido convocan una manifestación sin precedentes del exilio cubano

EFE - Miami / La Habana - 26/03/2010


Una multitud de miles de personas vestidas de blanco y con gladiolos en la mano se ha concentrado este jueves en la Calle Ocho de Miami en solidaridad con las Damas de Blanco de La Habana en una manifestación sin precedentes del exilio cubano. El productor musical Emilio Estefan, quien junto con su esposa Gloria convocó la marcha, ha afirmado que el exilio cubano "trabajó muy fuerte" para obtener el respaldo del presidente de Estados Unidos, Barack Obama, quien el miércoles se pronunció en torno a la situación de Cuba .

    Cuba

    Cuba

    A FONDO

    Capital:
    La Habana.
    Gobierno:
    República comunista.
    Población:
    11,423,952 (est. 2008)

Según imágenes aéreas de las cadenas locales de televisión, decenas de miles de personas han respondido a la convocatoria de los Estefan. Aunque la manifestación fue convocada para que la gente marchase en silencio, se escucharon gritos de "Libertad" con banderas de Venezuela, Honduras, España y de otros países latinoamericanos.

Gloria Estefan organizó el evento en tres días aprovechando su celebridad tras observar la violenta represión que sufrió ese colectivo recientemente cuando conmemoraban el séptimo aniversario del encarcelamiento de los 75 disidentes durante la llamada Primavera Negra en 2003. Esta marcha es histórica", afirmó Emilio Estefan y dijo que fue posible debido a que todo el mundo observó las imágenes de "un pueblo que está sufriendo" como la agresión contra las Damas de Blanco.

Nuevos abucheos en La Habana

Paralelamente al acto de Miami y en solidaridad con él, Las Damas de Blanco fueron abucheadas nuevamente este jueves por partidarios del Gobierno durante una marcha que protagonizaron en La Habana. "Esta marcha es para solidarizarnos con la que están haciendo nuestros hermanos en el exilio y por la libertad de los presos políticos", declaró a periodistas la portavoz del grupo, Laura Pollán, mientras caminaba junto con una veintena de mujeres vestidas de blanco y con gladiolos en mano.

Las Damas de Blanco, que caminaron hasta un céntrico punto de la avenida del Malecón habanero, y de cara al mar lanzaron a volar un grupo de palomas y gritaron "libertad", fueron increpadas por decenas de partidarios del gobierno del presidente Raúl Castro, en su mayoría jóvenes estudiantes universitarios, que les tacharon de "gusanas" y "vendepatrias".






LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Promotor cita CSI e diz que Caso Isabella é divisor de águas para Justiça



William Maia - 26/03/2010 - 13h53

"O caso Isabella será um divisor de águas. O Brasil olha para esta sala". Com essa frase o promotor Francisco Cembranelli colocou uma responsabilidade ainda maior sobre os sete jurados que definirão se o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá são culpados ou inocentes pela morte da menina Isabella Nardoni.

Leia mais:
Depoimentos do casal Nardoni comprometem estratégia da defesa
OAB condena hostilidade do público a advogado do casal Nardoni
Não há contradição relevante entre Alexandre e Anna Jatobá, diz jurista
Alexandre Nardoni chora e nega ter matado a filha Isabella
Promotor se irrita com pedidos de advogado de Nardoni e é repreendido por juiz

Durante a primeira fase de debates, quando fala a acusação, o promotor disse que a condenação dos réus será decisiva para consolidar na Justiça brasileira o uso de alta tecnologia para solução de crimes. "O caso servirá de referência para definir se aparelhamos nossa polícia científica e olhamos para o futuro ou se olhamos para trás, voltando para a década de 60", disse Cembranelli, que chegou a citar seriados de investigação criminal, como CSI.

Cembrabelli baseia a acusação principalmente em provas técnicas. Ele criticou a defesa do casal por supostas tentativas de desmoralizar os peritos ao invés de atacar os resultados dos laudos periciais. Ele afirmou que no futuro esse júri será lembrado como um marco ou como o caso "em que a Polícia Científica foi jogada na lata do lixo".

Paulo Stocker
Em sua exposição, Cembranelli lembra a importância do uso da alta tecnolgia para produção de provas técnicas

De acordo com o promotor, os advogados do casal não conseguiram abalar a certeza das provas. Ele ironizou as críticas da defesa em realção aos métodos de identificação de sangue na cena do crime, em especial o uso de reagentes químicos que poderiam confundir amostras de sangue com frutas e legumes.

A defesa pretende fazer uma demonstração ao júri de como o reagente bluestar pode dar falso positivo para sangue quando entra em contato com pedaços de banana, batata e nabo.
Cembranelli enfatizou que os reagentes utilizados pelo IC (Instituto de Criminalística) são os mesmos à disposição do FBI e da Scotland Yard. "Nos Estados Unidos, que tem um sistema extremamente garantista, não se admitiria a utilização de um reagente falho. Até mesmo porque lá o caso pode levar à pena de morte para o réu".

Ele também negou que os peritos tenham trabalhado em função da acusação.

Após a fala de Cembranelli, o juiz Maurício Fossen, que preside o júri, concedeu intervalo de uma hora para o almoço. No retorno, será a vez do advogado Roberto Podval expor seus argumentos aos jurados.


Casal Nardoni: inocente ou culpado?

Luiz Flávio Gomes - 20/03/2010



Depois de dois anos de comoção nacional e grande expectativa, no próximo dia 22 de março, finalmente, será realizado o julgamento dos Nardoni, casal acusado de assassinar a menina Isabella. Contra eles existem provas apenas indiciárias, ou seja, existem indícios de que teriam sido os autores da morte da criança. Sustenta a acusação que após uma discussão Anna Carolina Jatobá teria tentado esganá-la; em seguida ela teria sido jogada, por Alexandre Nardoni, do 6º andar do prédio onde moravam.

O casal Nardoni será absolvido ou condenado? Fui juiz de direito do Tribunal do Júri em São Paulo por cinco anos seguidos. Posso afiançar que vi de tudo nos mais de 300 julgamentos que presidi. As surpresas no plenário do júri são mais ou menos frequentes, mesmo porque a decisão final compete a sete jurados leigos, escolhidos a partir de uma lista de 25.

Casos que pareciam fáceis para a acusação, no final, terminavam com absolvição e vice-versa. Sobretudo quando estamos diante de provas apenas indiciárias, em tese, não há como afastar a possibilidade de todo tipo de veredito final (absolutório ou condenatório).

De um modo geral, um dos fatores decisivos no plenário do júri consiste na habilidade comunicacional (oratória) do acusador e do defensor, que deve transmitir muita confiança e segurança aos jurados, com base nas provas apresentadas. O mais convincente (portanto, o que mais tranquiliza o espírito dos jurados) costuma vencer o debate. Fundamental para o acusador é não só provar o alegado como também não deixar nenhuma dúvida pairar sobre a cabeça dos jurados. Não podemos esquecer que a dúvida favorece o réu (in dubio pro reo).

A maior dificuldade, portanto, recai sobre os ombros do combativo e eficiente promotor Francisco Cembranelli, visto que a defesa, a ser sustentada pelo não menos competente e hábil advogado Roberto Podval, tanto pode adotar a tática da aguerrida absolvição, como pode se amparar no estado de dúvida. Recorde-se que o casal nunca confessou o delito e não houve testemunha ocular.

Um dos pontos cruciais do embate, com certeza, reside na alegação da defesa de que uma terceira pessoa teria entrado no apartamento momentos antes do assassinato. Isso tem que ficar muito bem esclarecido, sob pena de grave prejuízo para os réus. Os jurados, de qualquer modo, morrem de medo de condenar um inocente. Deixar um culpado livre e na impunidade é muito menos traumático para eles que condenar um inocente, mandando-o para o cárcere. Essa é uma vantagem com que conta, teoricamente, a defesa.

Os acusados serão julgados por dois crimes: homicídio triplamente qualificado (meio cruel, impossibilidade de defesa da vítima e pretensão de garantir a impunidade de outro delito anteriormente praticado) e fraude processual (limpar a cena do crime antes da chegada da polícia). A defesa impetrou habeas corpus junto ao STF (Supremo Tribunal Federal) para afastar este último delito, mas o ministro Joaquim Barbosa não lhe concedeu liminar.

Se forem condenados é bem provável que o juiz, além de tendencialmente poder impor uma dura pena (que vai de 12 a 30 anos), deve mantê-los presos e isso vai gerar muita confusão jurídica, porque são presumidos inocentes até o trânsito em julgado final da sentença. Mas se o juiz, em caso de condenação, liberá-los, isso dará ensejo a uma grande perplexidade na população.

Constitucionalmente toda atividade judicial está programada (no nosso Estado de Direito) para ser objetiva e independente. Mesmo quando se trata de um julgamento popular, como é o caso do casal Nardoni, que será submetido ao veredicto de sete jurados leigos, espera-se a máxima isenção possível, sobretudo frente à opinião pública, que muitas vezes é induzida pela mídia, e à opinião popular.

Não existe “produto” midiático mais rentável que a dramatização da dor humana gerada por uma eliminação perversa e devidamente explorada, de forma a catalisar a aflição das pessoas e suas iras. Isso ganha uma rápida solidariedade popular, todos passando a fazer um discurso único: mais leis, mais prisões, mais castigos para os sádicos que destroem a vida de inocentes e indefesos. O “clima midiático”, muitas vezes, interfere nos julgamentos.

Apesar da existência de várias garantias (vinculadas com a independência interna e externa dos juízes), é certo, como afirmam os sociólogos, que nenhuma decisão judicial é totalmente “objetiva” e “independente”. Aliás, recentemente, num caso rumoroso que envolvia vários integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital), os jurados não se sentiram confortados e seguros e acabaram absolvendo todos os réus. Os processos reais revelam que a atividade judicial (o ato de julgar) é extremamente complexa e delicada, sobretudo nas sociedades democráticas atuais, que são sociedades de opinião pública.

Em todos os “casos midiáticos” (caso Nardoni, por exemplo) é praticamente impossível a inexistência de “juízos paralelos”. Ora em favor do réu, ora em favor da vítima.

Pretendo estar presente, como professor observador, em todo o julgamento, que vai durar dois ou três dias, provavelmente, e ficarei atento a todas as suas circunstâncias. Apesar de inevitável a influência midiática “não regulamentada” na atividade judicial, espera-se um julgamento justo, de acordo com a verdade e com a justiça.



17h
19h
Daniela Sollberger Cembranelli
Processo Penal Constitucional: prisões e liberdades. Teoria, jurisprudência e estudo de casos.



Lei 11.689/08
DATA
HORÁRIO
PROFESSOR (A)
TEMA
Quinta
09/10
17h
19h
Jayme Walmer de Freitas
Tribunal do Júri II: Rito processual nos crimes de competência do Júri; pronúncia e sua natureza jurídica; intimação do réu; desaforamento; recusas; reperguntas:teoria jurisprudência e estudo de casos.
Quinta
16/10
17h
19h
Francisco Cembranelli e Daniela Sollberger Cembranelli
Tribunal do Júri III: Tese do advogado diversa da que foi apresentada pelo réu. Intervenção dos jurados. Momento para argüir nulidades. Nulidade do interrogatório. Testemunhas.Acareação. Questionário no caso de concurso de agentes.
Quinta
23/10
17h
19h
Francisco Cembranelli e Daniela Sollberger Cembranelli
Tribunal do Júri IV: Questionário no caso de concurso de agentes. Desclassificação pelo Júri. Desclassificação no caso de crimes conexos. Questões práticas no Tribunal do Júri: utilização do tempo; uso de algemas; regulamentação de apartes.
Quinta
30/10
17h
19h
Mariângela Magalhães
Jurisprudência criminal: novas súmulas e novos posicionamentos do STF.

Possível jurado é dispensado porque estava de bermuda, diz jurista pelo Twitter


Luiz Flávio Gomes está publicando informações sobre o julgamento do casal Nardoni no Twitter


LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Os dois lados da moeda: ex-alunos da FMU se enfrentam no "Caso Isabella"




O que tem em comum os homens mais comentados no momento na área do Direito, Francisco Cembranelli e Marco Pólo Levorin? Os dois são formados na Faculdade de Direito da FMU. Além disso, eles atuam no "Caso Isabella", fato que comoveu a população brasileira, mas em lados opostos.

Francisco José Taddei Cembranelli é o promotor responsável pela acusação do casal indiciado pela morte de Isabella, a madrasta Anna Carolina Jatobá e seu pai Alexandre Nardoni. Nascido em São José do Rio Preto, Cembranelli tem a mesma profissão do pai, Sylvio Glauco Taddei. A família mudou-se para São Paulo para que Francisco pudesse cursar Direito na FMU, curso que concluiu em 1984.

Quatro anos depois de sua saída dos bancos escolares, Marco Pólo Levorin ingressou na FMU. Ao contrário do colega, Levorin é paulistano, do bairro da Lapa. Hoje, o advogado é responsável pela defesa mais polêmica dos últimos anos, a do casal Nardoni. Levorin graduou-se em 1992. De aluno, transformou-se em professor do Curso de Direito da FMU.

Em pouco tempo, espera-se, os dois se enfrentarão num tribunal. O duelo será acompanhado pelo país inteiro, abalado com a morte da pequena Isabella. Cada detalhe da defesa e da acusação será acompanhado por meios de comunicação. Os dois ex-alunos da FMU, formados com quase uma década de diferença, serão destaque ao redor do mundo.



LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Promotor Cembranelli profere palestra sobre Caso Isabella




23/08/2008

Mais de 500 pessoas prestigiaram a palestra do Promotor de Justiça da 2ª Promotoria do Tribunal do Júri do Ministério Público do Estado de São Paulo, Francisco Cembranelli, promovida pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). O evento ocorreu no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Cembranelli falou sobre a sua atuação no "Caso Isabella", homicídio de repercussão internacional que sensibilizou toda a sociedade. Seu primeiro contato com o fato foi por meio da imprensa, quando noticiava-se que uma menina teria caído ou sido jogada de um prédio."Primeiramente, pensei que tratava-se de uma queda e não de um crime de morte", afirmou. Por ter ocorrido na Zona Norte de São Paulo, o inquérito policial ficou sob a responsabilidade do 2º Tribunal e distribuído para Cembranelli, um dos oito promotores desse tribunal. Ele passou a ser o foco do assédio dos veículos de comunicação, angustiados por respostas que, segundo o Promotor, eram difíceis de serem dadas.

"Torci, de verdade, para que as suspeitas com relação ao pai e a madrasta não se confirmassem. Até porque sou pai! No entanto, as evidências iam para outro caminho", destacou. Segundo o Promotor, sua postura teve que ser equilibrada, pois estava diante de um crime sem testemunhas e a negativa dos acusados. Para Cembranelli, o primeiro contato com os jornalistas não foi fácil. Ao mesmo tempo em que tinha que formar a sua convicção, era preciso dar espaço para que a autoridade policial colhesse as informações.

Cembranelli criticou a posição do juiz que decretou que ele quebrou o sigilo no momento em que concedeu entrevistas. "Não havia sigilo! Já tínhamos 23 pessoas ouvidas, além disso os jornais já estavam acompanhando e noticiado tudo" . Houve grande pressão para que o caso tomasse um rumo, por outro lado, o promotor afirma que algumas pessoas levantaram a idéia de que somente uma linha de interpretação foi seguida. "Isso não procedia. Até mesmo denuncias anônimas eram investigadas", observou. Cembranelli elogiou o trabalho feito pelo 20 peritos de São Paulo, dizendo que se não fosse a prova pericial muita informação teria sido perdida.

Sobre a entrevista que a madrasta e o pai de Isabella concederam para o programa Fantástico, Cembranelli disse que acompanhou o interrogatório e que em nenhum minuto das 12 horas de depoimento eles choraram. Com relação a denúncia que originou a ação penal, Cembranelli acredita que tenha feito uma acusação limpa e transparente como a lei o autoriza. "Procurei preservar o Pietro, filho de 3 anos do casal. Jamais cogitei ouvi-lo e submetê-lo a constrangimentos. A plenitude de defesa foi garantida e só resta aos jurados e a sociedade escolher a verdade" .

Cembranelli informou que a data do julgamento dependerá da seqüência processual. Disse ainda que a defesa protelará ao máximo com recursos, fazendo com que a sociedade esqueça os detalhes do crime, como aconteceu em outros casos de repercussão. Após a palestra, o promotor respondeu perguntas da platéia mediadas pelo jornalista e Promotor de Justiça, Cláudio Britto. Estavam presentes o coordendador da Faculdade de Direito da FMP e Subprocurador de assuntos administrativos do MP/RS, Anízio Pires Gavião Filho, que representou a presidência da FMP, e o Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, David Medina da Silva.






LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Minissérie 'Dalva e Herivelto' é lançada em DVD


A minissérie "Dalva e Herivelto, uma canção de amor”, de Maria Adelaide Amaral, será lançada em DVD. Com dois discos de mais de quatro horas de duração, o DVD mostra ainda na íntegra shows musicais que foram ao ar somente em pequenos trechos da série, além do making of.

Em cinco capítulos, Maria Adelaide Amaral contou a conturbada trajetória de paixão e ódio de dois ícones da música brasileira: Dalva de Oliveira, que foi vivida por Adriana Esteves, e Herivelto Martins, interpretado por Fábio Assunção.






LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ex-juiz tuíta julgamento do caso Isabella e triplica número de seguidores na rede



Em uma sequência de tweets postadas durante cerca de 40 minutos nesta quinta-feira (25), o perfil de Luiz Flávio Gomes conta com detalhes o que o réu Alexandre Nardoni disse durante seu depoimento iniciado pouco antes das 11h -- as informações têm, inclusive, o minuto em que as declarações foram feitas. A divulgação desses dados, que já renderam mais de 12 mil seguidores, vem sendo feita pelo ex-juiz, que acompanha desde segunda-feira (22) o julgamento do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusado de matar Isabella Nardoni.

Os tweets desta quinta foram publicados por sua secretária, que está do lado de fora do plenário do Fórum de Santana, com um computador conectado à internet (é proibido tuitar lá dentro). Acompanham o advogado ainda um secretário e sua assessora de imprensa, por conta da repercussão que suas twitadas vêm ganhando. Ele, que somava 5 mil followers no início da semana, tem agora mais de 17 mil pessoas que acompanham suas atualizações -- o número mais do que triplicou.


Depois do depoimento de Nardoni, em um intervalo para a saída dos jornalistas, Gomes entregou à secretária um papel com as anotações feitas durante o depoimento. Ele voltou ao plenário, e ela registrou no Twitter textos como “11:04: vi a tela rompida. Olhei para baixo e vi Isabella”, “11:13: foi o dia mais triste da minha vida. (A. Nardoni voltou a chorar)”, “11:29: em seguida fui preso” e “11:44: a polícia chamou a imprensa. O delegado disse que iria comprar um terno novo”.

“Prometi a meus alunos informá-los sobre o julgamento e os tweets tomaram uma repercussão maior do que eu imaginava”, contou ao UOL Tecnologia Gomes, que disse esperar cerca de 1 mil novos seguidores com a iniciativa. “É um caso de comoção nacional e, até no exterior, as pessoas acompanham. Já recebi mensagens de Nova York, Madri e Portugal por conta de minhas mensagens no Twitter.”

Gomes conta que assiste ao julgamento pelo sistema de distribuição de senhas: “já entrei pela promotoria, pela defesa, pela OAB e, agora, pelo juízo”. Segundo ele, diversos conhecidos seus da área de direito entraram no Twitter nesta semana, justamente para acompanhar a repercussão do caso Isabella também pelo serviço de microblog.



DATA
HORÁRIO
PROFESSOR (A)
TEMA
Quinta
09/10
17h
19h
Jayme Walmer de Freitas
Tribunal do Júri II: Rito processual nos crimes de competência do Júri; pronúncia e sua natureza jurídica; intimação do réu; desaforamento; recusas; reperguntas:teoria jurisprudência e estudo de casos.
Quinta
16/10
17h
19h
Francisco Cembranelli e Daniela Sollberger Cembranelli
Tribunal do Júri III: Tese do advogado diversa da que foi apresentada pelo réu. Intervenção dos jurados. Momento para argüir nulidades. Nulidade do interrogatório. Testemunhas.Acareação. Questionário no caso de concurso de agentes.
Quinta
23/10
17h
19h
Francisco Cembranelli e Daniela Sollberger Cembranelli
Tribunal do Júri IV: Questionário no caso de concurso de agentes. Desclassificação pelo Júri. Desclassificação no caso de crimes conexos. Questões práticas no Tribunal do Júri: utilização do tempo; uso de algemas; regulamentação de apartes.
Quinta
30/10
17h
19h
Mariângela Magalhães
Jurisprudência criminal: novas súmulas e novos posicionamentos do STF.
MÓDULO IV - Habeas Corpus e Recursos:

http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/03/25/ex-juiz-triplica-numero-de-seguidores-ao-tuitar-julgamento-do-caso-isabella.jhtm



Luiz Flávio Gomes

Luiz Flávio Gomes é mestre em direito penal pela USP e doutor em direito penal pela Universidade Complutense de Madrid. Foi promotor de Justiça em São Paulo de 1980 a 1983 e juiz de direito em São Paulo de 1983 a 1998. É professor honorário da Faculdade de Direito da Universidad Católica de Santa Maria (Arequipa, Peru) e professor de vários cursos de pós-graduação, dentre eles o da Facultad de Derecho de la Universidad Austral (Buenos Aires, Argentina) e o da Unisul (SC). É consultor do Iceps (International Center of Economic Penal Studies), em New York, e membro da Association Internationale de Droit Penal (Pau-França). É diretor-presidente da Rede LFG (Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes), que promove cursos telepresenciais com transmissão ao vivo e em tempo real para todo país. É autor de vários livros (clique aqui para ver a lista completa), entre eles: Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica, Penas e Medidas Alternativas à Prisão e Presunção de Violência nos Crimes Sexuais.





LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Moradores do Edifício London não se manifestam sobre condenação


Carros diminuem a velocidade para ver local onde Isabella foi morta.
Não houve comemoração durante anúncio da sentença.

Do G1, em São Paulo


Foto: Bruno Azevedo/G1

Na manhã deste sábado (27), carros que passavam em frente ao Edifício London, na Zona Norte de São Paulo, diminuíam a velocidade para observar o local onde a menina Isabella foi morta. Segundo moradores do prédio, não houve qualquer manifestação durante a madrugada quando foi divulgada a sentença de condenaçã






LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Casa de pais de Alexandre Nardoni é pichada


Parentes do casal culpado pela morte de Isabella não deram entrevistas.
Alexandre e Anna estão presos em Tremembé, no interior de SP.

Do G1, com informações do SPTV


A frente da casa dos pais de Alexandre Nardoni amanheceu pichada neste sábado (27). As mensagens faziam referências à condenação de Alexandre e Anna Jatobá pela morte de Isabella, em março de 2008.

Veja o site do SPTV


As famílias de Alexandre e Anna saíram do Fórum de Santana na madrugada deste sábado sem dar entrevistas. Eles não quiseram falar com jornalistas durante a manhã. Em Guarulhos, a família de Anna Jatobá também se manteve em silêncio.

No fim do julgamento, que começou na segunda-feira (22), o pai de Alexandre, Antonio Nardoni, começou a chorar assim que viu o filho e a nora voltarem algemados para a leitura da sentença.

Após a condenação, o juiz permitiu que os parentes se despedissem do casal. Quando abraçou a família, Alexandre também chorou.

Os condenados foram levados durante a madrugada até Tremembé, onde estão presos em penitenciárias diferentes. O caminhão que levou Alexandre chegou ao presídio por volta das 3h escoltado por carros da Polícia Militar; o comboio de Anna chegou dez minutos depois.






LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

ISABELLA NARDONI :In the past the promoter was an Alexandre.'s teacher it concerns him like " a tramp, what always lived to you cost of the father, a

In the past the promoter was an Alexandre.'s teacher it concerns him like " a tramp, what always lived to you cost of the father, a playboy ".


9.4.2008 - promoter says which father killed the filhaFoi the father, Alexandre Nardoni, who played for the window the daughter 5-year-old Isabella Nardoni. The information was given this one delays for the promoter Francisco José Cembranelli in conversation reserved with a group of journalists. In the past the promoter was an Alexandre.'s teacher it concerns him like ' a tramp, what always lived to you cost of the father, a playboy '.Oficialmente, the police officer of Sao Paulo says that 70 % of the crime was solved. What she does not say is that the remainder will not be able to contradict what was already apurado.


--------So soon the piece of news above was published, the promoter gave interview to Luiz Datena, of the TV Pioneers. And it called me a liar. And he said that I had committed ' cafajestice '.








15:00 AEST Sat Mar 27 2010
ago
By ninemsn staff


A Brazilian couple have been jailed for strangling their five-year-old daughter and throwing her from the window of their sixth-floor apartment building, in a case that has transfixed the country.

The investigation into the death of Isabella Nardoni, whose body was found on March 29, 2008, has been breathlessly followed by the media in the South American nation.

Her father Alexandre Nardoni and stepmother Anna Carolina Jatobe both claimed that an intruder was responsible for the death of the five-year-old.

But the prosecution found it was impossible that Nardoni and Jatobe were not in their apartment at the time of the murder, offering phone records and data from their car's GPS.

After a five-day deliberation, jurors found both of the accused guilty of the crime, Globo news agency reported.

The public fascination with the death of Isabella Nardoni has been likened to the disappearance of Madeleine McCann in the UK and the OJ Simpson trial in the US, with a poll showing 98 percent of Brazilians were aware of the case.

The interest in Isabella's death is unusual for a country where 45,000 people are murdered each year.

Nardoni was sentenced to 31 years behind bars, while Jatobe will serve a 26 year sentence.





Una pareja Brasileña ha sido encarcelada para estrangular a su hija de cinco años y lanzarla de la ventana de su bloque de pisos del sexto suelo, en un caso que ha traspasado el país.
La investigación en la muerte de Isabella Nardoni, cuyo cuerpo fue encontrado el 29 de marzo de 2008, ha sido jadeantemente seguida de los medios en la nación sudamericana.
Su padre Alexandre Nardoni y madrastra Anna Carolina Jatobe ambos afirmaron que un intruso era responsable de la muerte de uno de cinco años.
Pero el procesamiento encontró que era imposible que Nardoni y Jatobe no estaban en su apartamento en el momento del asesinato, ofreciendo a archivos telefónicos y datos de GPS de su coche.
Después de una deliberación de cinco días, los jurados encontraron ambos del acusado culpables del delito, la agencia de noticias de Globo hizo un informe.
La fascinación pública con la muerte de Isabella Nardoni ha sido comparada con la desaparición de Madeleine McCann en el Reino Unido y el OJ Simpson proceso en los EE.UU, con una encuesta mostrando que el 98 por ciento de Brasileños era consciente del caso.
El interés a la muerte de Isabella es extraño para un país donde las 45,000 personas son asesinadas cada año.
El Nardoni fue condenado a 31 años entre rejas, mientras Jatobe cumplirá una pena de un 26 año.


Um casal brasileiro foi encarcerado para estrangular sua filha de cinco anos e lançá-la da janela do seu prédio do sexto andar, em um caso que transfixou o país.
A investigação na morte de Isabella Nardoni, cujo corpo foi encontrado no dia 29 de Março de 2008, foi sem fôlego seguida pelos meios de comunicação na nação Sudamericana.
O seu pai Alexandre Nardoni e a madrasta Anna Carolina Jatobe ambos exigiram que um intruso foi responsável pela morte de um tal de cinco anos.
Mas o prosseguimento encontrou que foi impossível que Nardoni e Jatobe não estiveram no seu apartamento no momento do assassinato, oferecendo registros telefônicos e dados de GPS do seu carro.
Depois de uma deliberação de cinco dias, os jurados encontraram ambos do acusado culpados do crime, a agência de notícias de Globo informou.
A fascinação pública com a morte de Isabella Nardoni foi comparada com o desaparecimento de Madeleine McCann no Reino Unido e o OJ Simpson prova nos EU, com uma pesquisa de opinião pública mostrando que 98 por cento de Brasileiros foram conscientes do caso.
O interesse na morte de Isabella é excepcional para um país onde 45,000 pessoas são assassinadas cada ano.
O Nardoni foi condenado a 31 anos atrás das grades, enquanto Jatobe cumprirá uma pena de 26 ano.

LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

NARDONI:O promotor foi professor de Alexandre. Refere-se a ele como "um vagabundo, que sempre viveu às custas do pai, um playboy"


17h
19h
Daniela Sollberger Cembranelli
Processo Penal Constitucional: prisões e liberdades. Teoria, jurisprudência e estudo de casos.



Lei 11.689/08
DATA
HORÁRIO
PROFESSOR (A)
TEMA
Quinta
09/10
17h
19h
Jayme Walmer de Freitas
Tribunal do Júri II: Rito processual nos crimes de competência do Júri; pronúncia e sua natureza jurídica; intimação do réu; desaforamento; recusas; reperguntas:teoria jurisprudência e estudo de casos.
Quinta
16/10
17h
19h
Francisco Cembranelli e Daniela Sollberger Cembranelli
Tribunal do Júri III: Tese do advogado diversa da que foi apresentada pelo réu. Intervenção dos jurados. Momento para argüir nulidades. Nulidade do interrogatório. Testemunhas.Acareação. Questionário no caso de concurso de agentes.
Quinta
23/10
17h
19h
Francisco Cembranelli e Daniela Sollberger Cembranelli
Tribunal do Júri IV: Questionário no caso de concurso de agentes. Desclassificação pelo Júri. Desclassificação no caso de crimes conexos. Questões práticas no Tribunal do Júri: utilização do tempo; uso de algemas; regulamentação de apartes.
Quinta
30/10
17h
19h
Mariângela Magalhães
Jurisprudência criminal: novas súmulas e novos posicionamentos do STF.

Possível jurado é dispensado porque estava de bermuda, diz jurista pelo Twitter


Luiz Flávio Gomes está publicando informações sobre o julgamento do casal Nardoni no Twitter

O jurista Luiz Flávio Gomes informou pela rede social do Twitter que um dos possíveis jurados do julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foi dispensado porque estava de bermuda. Gomes escreveu:

- Um jurado apareceu de bermuda. Isso é inadmissível no Tribunal do Júri! Foi eliminado prontamente!

Começou às 14h17 desta segunda-feira (22) a escolha dos sete jurados que irão decidir o futuro do casal, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo. O julgamento ocorre no Fórum de Santana, na zona norte de São Paulo.

Os acusados de jogar a menina Isabella Nardoni, de cinco anos, do sexto andar do edifício London, na zona norte de São Paulo, em 29 de março de 2008, ficarão frente a frente com as sete pessoas que decidirão o futuro deles.

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá negam que sejam os autores do crime.

Após a constituição dos jurados, começam a ser ouvidas as testemunhas de acusação e da defesa, nesta ordem. Ao todo, foram convocadas 24 pessoas para serem ouvidas.

No Twitter, o jurista explicou que só pode acessar a internet – e passar as informações sobre o caso – do lado externo do plenário onde ocorrerá o julgamento. Dentro do local, não será possível usar celular ou qualquer outro aparelho de transmissão de dados.


Rua Bela Cintra, 1157, Térreo, Consolação - São Paulo-SP
CEP 01415-001 - Fone: (11) 2121-4800

Luiz Flávio Gomes (@ProfessorLFG)


@JusticaJusta/professorlfg

PortalLFG

ProfessorLFG


Professor Luiz Flávio Gomes na Mídia - Caso Nardoni

Assista às reportagens sobre o caso Nardoni, com a presença do Prof. Luiz Flávio Gomes:

Buzz
Band
EPTV
Estadão
Folha de Dourados
Folha Online

Globo
Globo
O Dia Online
Portal Hoje
Revista do Twitter
Terra
Terra
Terra
Terra
Twitterank
UOL




Portal LFG: últimas inserções
(primeiro portal de estudos com mais de 70 mil visitas únicas diárias)
27/03/2010 - Sábado
16:00 TVi LFG - Curiosidades: O que significa não colidência com marca notória? (Assista: 04'06'' - Alexandre Gialluca)
14:00 Perguntas e Respostas - Direito Processual Civil: Agente que oculta a placa de identificação de seu veículo pratica o crime do art. 311, "caput", do CP? - Flavia Adine Feitosa Coelho
12:00 TVi LFG - Curiosidades: Como se conta o prazo para ação rescisória? (Assista: 03'38'' - Fredie Didier)
10:00 Perguntas e Respostas - Direito Processual Civil: O que se entende por ação declaratória incidental? - Camila Andrade
26/03/2010 - Sexta-feira
17:48 Eventos - Cultura & Eventos: Fotos - Feira do Concurso 12 e 13 de março
17:30 Blog de Professores - Blog do Prof. João Baptista Herkenhoff: Furto de flores, existe? - João Baptista Herkenhoff
17:00 TVi LFG - Curiosidades: Quem é competente para julgar a ADI no caso de lei municipal ofender a Constituição Estadual? (Assista: 02'06'' - Pedro Taques)
16:30 Perguntas e Respostas - Direito Processual Civil: A ação intentada perante tribunal estrangeiro induz litispendência? - Michele Melo
15:30 Artigos - .Direito Criminal: Críticas ao Processo Penal Consensual - Andrea Alves dos Santos
15:00 TVi LFG - Curiosidades: É possível ação rescisória de decisão terminativa? (Assista: 01'01'' - Fredie Didier)
14:30 Perguntas e Respostas - Direito Comercial: Qual o âmbito de proteção do nome empresarial no direito brasileiro? - Selma de Moura Galdino Vianna
13:30 Súmulas Comentadas - Direito Processual Civil: Nova Súmula 429 do STJ consolida que a citação pelo correio exige a assinatura do recibo pelo citando
13:20 Concursos - Notícias: Ministério Público do Rio de Janeiro tem projeto de Lei aprovado que cria 90 cargos efetivos
13:00 TVi LFG - Curiosidades: Em que momento deve ser apresentada a exceção de incompetência e qual a forma desta? Ela tem efeito suspensivo? (Assista: 01'57'' - Fábio Menna)
12:30 Perguntas e Respostas - Direito Criminal: O que se entende por legítima defesa antecipada? - Fabrício Carregosa Albanesi
11:56 Eventos - Cultura & Eventos: Professor Luiz Flávio Gomes na Mídia - Caso Nardoni
11:30 Correção de Prova - Direito Administrativo: 14º Concurso da Magistratura Federal 3ª Região - 2008: Conselho Administrativo da Ordem Econômica (CADE)
11:20 Concursos - Notícias: Concurso para promotor de justiça em Rondônia é anulado
11:00 TVi LFG - Curiosidades: O que a legislação brasileira entende por lugar do crime? (Assista: 02'58'' - Rogério Sanches)
10:30 Perguntas e Respostas - Direito Constitucional: Em que consiste o Conselho da República? - Marcelo Alonso
Próximo >>
Destaques
Twitter
LFG na Midia















BLOG DO NOBLAT


Aqui você soube 1º que o promotor achava Nardoni culpado

9.4.2008 - Promotor diz que pai matou a filha

Foi o pai, Alexandre Nardoni, que jogou pela janela a filha Isabella Nardoni, de 5 anos. A informação foi dada esta tarde pelo promotor Francisco José Cembranelli em conversa reservada com um grupo de jornalistas.

No passado o promotor foi professor de Alexandre. Refere-se a ele como "um vagabundo, que sempre viveu às custas do pai, um playboy".

Oficialmente, a polícia de São Paulo diz que 70% do crime foram desvendados. O que ela não diz é que o restante não será capaz de contrariar o que já foi apurado.

--------

Tão logo a notícia acima foi publicada, o promotor deu entrevista a Luiz Datena , da TV Bandeirantes. E me chamou de mentiroso. E disse que eu havia cometido "uma cafajestice".



Apelido: alfiedado - 27/3/2010 - 16:56
Surpresa. O promotor foi professor de Alexandre Nardini. Mesmo comentado pelo promotor em conversa reservada com jornalistas, o fato podia e devia ser revelado a opinião pública. Como foi.Se o promotor não queria essa divulgação, reprimisse sua ansia de exibiçãoe não conversasse com os jornalistas, não externasse sua opinião já formada. Acho que o fato do promotor ter sido professor do réu revela uma intimidade que compromete a isenção. Quem diz que, no passado, nas aulas, não houve algum incidente entre os dois? Quem diz que o promotor não acumulou ressentimento com alguma atitude do Alexandre? Outro promotor deveria ter sido designado. Aliás, não entendo porque, nesse circo mediático, a imprensa e os juristas "esqueceram" o policial que fez a primeira varredura na cena do crime (apareceu na TV em entrevistas) e depois, acusado de envolvimento com gangue de pedofilia, matou-se ao ser detido pela polícia. Tudo estranho neste caso resolvido em poucas horas pelo juri. E o juiz considerar o clamor popular.

Juca do Gumelo - 27/3/2010 - 10:57


Não sou totalmente contra tribunal do Juri, mas acho que as regras deveriam mudar e ser mais parecido com as dos EE.UU. lá são 12 e não 7 e a decisão tem que ser unanine, caso não seja o julgamento é anulado.


Nome: Juca do Gumelo - 27/3/2010 - 10:57
Esse promotor tem uma coisa ótima:é um santástico torcedor(torcedor do Santos F C),no mais,nesse júri quem condenou os nardonis foi a mídia.
É um absurdo ainda existir o Tribunal do Júri,neste tribunal há o pré-julgamento nos homicídios em que a imprensa quer ser a paladina da Justiça.
Aliás,onde se encontra aquele jornalista que a imprensa de sp deu um esmoler de linhas e por isso foi,apesar do grave crime,condenado a uma pena minúscula e hoje cumpre pena em casa.
Pobre país onde a imprensa deixa de ser informadora de notícias e passa a ser formadora de julgamento.

LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters