[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Rio: Alerj aprova desligamento de radares à noite

A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, o projeto de lei que fará com que lombadas e radares eletrônicos, utilizados para a medição de velocidade e registro de delitos nas vias públicas de alta velocidade, sejam desligados das 22h às 6h em todo o Estado. Agora, o projeto seguirá para ser apreciado pelo governador Sérgio Cabral.

» Boicote lombadas tem 9 associações
» Opine sobre o desligamento dos radares

» Leia mais notícias do jornal O Dia
» vc repórter: mande fotos e notícias

"Este projeto foi apresentado tendo como única intenção salvaguardar a vida dos motoristas no Estado, que precisam transitar, muitas vezes em função do trabalho, por áreas perigosas, correndo o risco de sofrer alguma violência", alegou o deputado Jorge Babu (PT), autor do projeto.

"A necessidade de se reduzir a velocidade nas vias públicas no Rio, hoje em dia, pode custar a vida, infelizmente", complementou o parlamentar.

A discussão da proibição do funcionamento de radares eletrônicos à noite ganhou força após um crime sofrido pelo filho de Lídio Toledo, ex-médico da Seleção Brasileira. Lídio Toledo Filho foi festejar o Ano Novo com amigos na Barra. Ao passar por um radar, por volta das 22h do dia 31 de dezembro de 2007, o ortopedista reduziu a velocidade e foi abordado por dois homens em uma moto.

Lídio arrancou com o carro e atingiu um dos assaltantes, que fugiu a pé. O outro bandido teria disparado os tiros, que feriram Lídio no pescoço, tórax e braço, além da mulher Cibele, no tórax.

Após o crime, a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro cobrou a prefeitura do Rio e do governo do Estado soluções para melhorar a segurança dos cidadãos nas vias da cidade e estradas.

O presidente da Comissão de Estudo e Acompanhamento da Legislação do Trânsito da OAB, Armando de Souza, chegou a afirmar que o município age de forma negligente ao não buscar uma solução para evitar que motoristas sejam vítimas de assaltos em locais onde estão instalados os radares eletrônicos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

SP terá feira de adoção de animais que estavam na fila da morte

Animais estavam no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) da Prefeitura.
Evento será em pet shop na Marginal Tietê, neste domingo (18), a partir das 14h.
Do G1, em São Paulo
Neste domingo (18), São Paulo terá uma feira de adoção de animais que estavam na fila da morte do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da capital paulista. Após a sanção da lei 12.916, do deputado Feliciano Filho (PV), ficou proibida a eutanásia em animais saudáveis em todo estado. A feira será realizada a partir das 14h na Marginal Tietê, 1.745, no Pari, na Zona Norte da cidade.

O evento faz parte de um programa que visa a retirar os cães recolhidos pelo CCZ e encontrar novos donos para eles. De acordo com Feliciano, desde 2001 já foram realizadas mais de mil feiras e cerca de dez mil animais foram adotados apenas em Campinas

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Megatatuzão interrompe metrô na Paulista neste fim de semana

Circulação entre Consolação e Clínicas ficará interrompida nos dias 17 e 18.
Passageiros usarão ônibus gratuitos no trecho.
Do G1, em São Paulo

Eduardo Nicolau
Agencia Estado
Megatatuzação chega à região da Avenida Paulista neste fim de semana (Foto: Arquivo/G1)

A chegada do Megatatuzão à região da Avenida Paulista neste fim de semana (sábado, 17, e domingo, 18) vai interromper a circulação do metrô entre as estações Clínicas e Consolação. No trecho, serão colocados ônibus, que farão o trajeto gratuitamente mediante a apresentação de senhas retiradas nas estações. A previsão é que a mudança aumente em quatro minutos a viagem na linha.

O “megatatuzão” pesa 1,8 mil toneladas e tem 95 metros de comprimento. Ele foi importado especialmente para as escavações da Linha 4 (Amarela) do Metrô de São Paulo. Antes de escavar o túnel até a Paulista, o megatatuzão também fez perfurações na Avenida Brigadeiro Faria Lima, Rua Fradique Coutinho e Rua Oscar Freire.

A previsão é que o trabalho na região da Avenida Paulista esteja concluído na madrugada da segunda-feira (19). Para orientar os passageiros neste fim de semana, serão distribuídos folhetos e afixados cartazes na Linha 2 (Verde) e nas estações de transferência (Paraíso, Ana Rosa e Sé). Segundo o metrô, também haverá reforço na equipe operacional.

Especialmente para São Paulo
O megatatuzão custou R$ 81 milhões e foi comprado novo pelo consórcio Via Amarela da Herrenknecht AG, empresa alemã líder mundial na fabricação desse tipo de equipamento. Foi produzido especialmente para a obra, levando-se em conta o tipo de solo paulistano.

Desde a cidade de Schwanau, no sul da Alemanha, onde foi construída, o Megatatuzão enfrentou uma longa viagem até Santos, e de lá até a capital, desmontado e dividida em 82 contêineres. Todo computadorizado, ele poderá ser controlado à distância, direto da fábrica.

A máquina vai abrir 6,4 km de túneis a partir do Largo da Batata (Pinheiros), onde foi montado, até a Estação Luz (Centro). Ela tem capacidade para escavar, em média, 14 metros de túneis por dia.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Projeto de trem-bala promete RJ-SP em 80 minutos

Estudo japonês é apresentado na manhã desta quinta-feira (15) em hotel no Rio.
Novo transporte chegaria a 320 km/h.
Dório Victor Do G1,


Em Cima da Hora
Globo News
BDES estuda relevo entre Rio e São Paulo para a criação do trem-bala (Foto: Reprodução / TV Globo)

Um grupo de empresários japoneses está nesta quinta-feira (15) no Rio para apresentar o projeto de trem-bala para o eixo Rio-São Paulo-Campinas. No estudo apresentado, o trem-bala seria composto de oito carros e alcançaria 320 km/h.

O tempo médio no trajeto Campinas-Rio de Janeiro, na linha mais rápida, seria de 104 minutos, e na rota São Paulo-Rio, de aproximadamente 80 minutos.

O projeto está sendo apresentado durante o seminário “Trem Japonês de Alta Velocidade - Shinkansen”, que acontece em um hotel na Zona Sul do Rio. O grupo de empresários japoneses é responsável pela construção do trem-bala em Taiwan.


17 milhões de passageiros por ano

O trem apresentado no seminário atenderia aproximadamente 17 milhões de passageiros por ano, cerca de 3 mil por hora. O percurso inicial do trem-bala brasileiro ligaria os aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro), Guarulhos (São Paulo) e Viracopos (Campinas).

O evento contou ainda com a presença do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. “É uma apresentação informal, já que os estudos sobre a viabilidade técnica e econômica ainda não foram concluídos pelo BNDES. O trabalho deverá ficar pronto em outubro. Então o projeto, como qualquer outro apresentado, deverá se adaptar ao resultado deste estudo”, disse, ressaltando que a licitação deverá ser aberta até fevereiro do ano que vem.

Topografia
O secretário afirmou ainda que um dos principais fatores analisados no estudo é a topografia entre os dois estados, que é bastante acidentada.

“Os trilhos para o trem-bala têm que formar praticamente uma linha reta, com uma pequena variação de aclive e declive. A Argentina vai implantar um trem de alta velocidade entre Buenos Aires e Córdoba, mas é praticamente uma planície. Aqui o relevo é mais acidentado. Por isso a necessidade do BNDES concluir os estudos para que os projetos se adaptem à nossa realidade. Além do relevo, temos que analisar o preço da passagem e a demanda”, explicou.

Segundo Júlio Lopes, já foram apresentados também projetos de consórcios de empresas italianas, alemãs, francesas e coreanas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ferramenta de xeretas, FriendFeed rastreia vida de internautas

Página reúne informações publicadas em diversos sites, como Twitter e Flickr.
Objetivo da página é manter internauta atualizado sobre atividades de seus contatos.
JULIANA CARPANEZ Do G1, em São Paulo

Se você é uma pessoa socialmente ativa na internet, o site FriendFeed pode ser muito útil na hora de gerenciar os mais diversos sites com os quais você interage diariamente: Twitter, Facebook, YouTube, Flickr, Digg, de.li.ci.ous e LinkedIn, para citar alguns.

Isso porque o serviço gratuito, criado por ex-funcionários do Google, reúne em uma única página muitas das informações que você coloca na web -- lá se concentram, por exemplo, as frases mais recentes publicadas no seu Twitter, os últimos posts do seu blog, os textos que você quis compartilhar no Google Reader e as músicas que você indicou em sua última visita ao Last.fm.

Por essas características, a página também facilita a bisbilhotice: ela acaba com a necessidade de entrar em vários endereços para saber o que seus amigos estão fazendo na internet. Se aquele colega de classe estiver no FriendFeed, você poderá acompanhar muitos dos seus passos, dados nos mais diferentes cenários virtuais.

Se ele não estiver na página, também é possível cadastrá-lo como “amigo imaginário”, recebendo informações postadas no Flickr e no blog desse contato, mesmo sem sua autorização. Confira abaixo como funciona esse site e dicas sobre como usá-lo.

Foto: Reprodução
Reprodução
Site mostra os usuários mais populares; todos eles abusam dos recursos. (Foto: Reprodução )
Crie sua conta

Você não precisa instalar nenhum programa para utilizar o FriendFeed, disponível somente em inglês. Na hora de criar uma conta -- para a qual você deve fornecer um endereço verdadeiro de e-mail --, há as opções de manter a conta pública ou privada. Se escolher a segunda alternativa, somente usuários autorizados poderão ver as informações divulgadas em seu perfil.

O passo seguinte é encontrar amigos, importando contatos do Facebook ou de sua conta de e-mail (Hotmail, Gmail, Yahoo ou AOL) – ao fazer isso, autoriza todos esses contatos a verem seu perfil, mesmo se ele for privado.

Para acompanhar automaticamente as atualizações da vida virtual dos usuários, você deve assinar (“subscribe”) o perfil desejado -- mesmo sem fazê-lo, é possível ver as informações dos perfis públicos. Quando você clica em “subscribe”, passa a visualizar em sua própria página todas as ações daquele contato, como textos postados no Twitter, fotos adicionadas no Flickr ou vídeos sugeridos por essa pessoa no YouTube.

Crie seu perfil

Foto: Reprodução
Reprodução
Ínternauta pode escolher os serviços que serão vistos em seu perfil no FriendFeed. Site mostra, por exemplo, atualizações feitas no Twitter. (Foto: Reprodução )

No canto superior direito da tela, clique em “account”. Nessa seção, você poderá mudar sua foto, adicionar serviços e terá novamente a escolha de optar por um perfil público ou privado. Também há como ser notificado por e-mail toda vez que alguém “assinar” sua página e sempre que um internauta fizer comentários em seu perfil.

Atualmente, é possível acrescentar 35 serviços à sua página do FriendFeed – quando você faz isso, exibe em seu perfil (e também no de seus amigos virtuais) todas as atualizações feitas nesses outros sites. Se escrever um texto no Twitter, por exemplo, ele será divulgado também no FriendFeed. Entre as alternativas mais conhecidas, estão blogs, del.icio.us, Digg, Flickr, Google Reader, Last.fm, LinkedIn, Pandora, Twitter, Vimeo e YouTube.

O Facebook pode ser associado ao FriendFeed, mas de uma maneira diferente dos demais serviços on-line. Se o usuário da rede social instalar um aplicativo relacionando as duas páginas, os contatos das duas contas serão sincronizados e toda a atividade registrada no FriendFeed será publicada também no Facebook. O contrário, no entanto, não acontece.

Xerete e interaja

Para xeretar, é fácil. A primeira aba mostra todas as informações atualizadas daqueles que são seus amigos (tem o post do João, a foto da Maria, o vídeo do Cláudio, a sugestão de leitura do José e por aí vai). Se quiser, você pode comentar essas informações (“comment”), escondê-las (“hide”) e até sinalizar com um sorriso que gostou do que leu (“like).

Reprodução
Reprodução
Abas permitem rastrear amigos, seu próprio perfil e o de todos os usuários. (Foto: Reprodução)

A segunda aba tem todas as atualizações de suas próprias contas feitas em outros serviços, como YouTube. Ainda na sua página, dá para criar conteúdo próprio do FriendFeed clicando em “share something”, no topo. E se quiser bisbilhotar geral, basta clicar na aba “everyone”, que mostra informações de diversos usuários do site.

Amigo imaginário
Foto: Reprodução
Reprodução
Internauta pode usar a alternativa de 'amigo imaginário' para acompanhar a vida virtual daqueles que não estão FriendFeed. (Foto: Reprodução )

Ao selecionar “friends setting”, que aparece no canto superior direito, você verá os perfis que assina (aqueles que aparecerão na sua página) e também os usuários que acompanham você -– no caso de ter selecionado perfil privado, eles precisam de sua autorização para isso.

Outra alternativa é a criação do perfil de um amigo imaginário (“imaginary”), que não está no FriendFeed. Aqui, é possível cadastrar blog, Flickr, Twitter e outros serviços utilizados por pessoas que você gostaria de acompanhar on-line – a página pessoal da cantora Ivete Sangalo, por exemplo, como mostra a imagem ao lado. Essas atualizações não são divulgadas na aba “friends”, ficando restritas somente à seção “imaginary”.

Por todas essas alternativas, o serviço funciona como um alerta para aqueles que se preocupam com a privacidade. Se não quiser tornar públicas informações pessoais, evite divulgá-las na internet e use sempre as ferramentas que limitam o acesso a esses dados. Caso contrário, qualquer usuário do FriendFeed pode acompanhar, mesmo sem seu conhecimento, passo a passo sua navegação na web.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Orkut apaga comunidades com 'chave' para destrancar álbuns

Link acrescentava automaticamente ao perfil dos xeretas diversas comunidades.
Ferramenta da rede social impediu propagação de links e apagou os grupos suspeitos.
JULIANA CARPANEZ Do G1, em São Paulo

Diversas comunidades que prometiam abrir os cadeados de álbuns trancados do Orkut foram excluídas do site de relacionamentos nesta semana. Quando o internauta usava esses links fraudulentos para tentar abrir álbuns, era enganado e acrescentava involuntariamente em seu perfil diversas comunidades. Entre elas, “Quero um amor pra vida toda”, “Universidade hacker”, “Linkin Park”, “Dou risada quando não pode” e “Te incomodo?? Que peeena!”.

Os links apareciam na descrição de muitas comunidades -- todas sobre o cadeado usado para trancar álbuns -- e foram substituídos pela mensagem [content suppressed]. Depois disso, muitos desses grupos foram apagados, desaparecendo do site de relacionamentos. No entanto, é possível encontrar pelo menos um deles na rede social do Google, ainda propagando o link fraudulento.

“Adotamos a prática do bloqueio de links para reduzir a quantidade de spam no Orkut, pois mais de 90% dessas mensagens fraudulentas levavam o internauta para outros sites. Trata-se de uma medida de segurança para reduzir os riscos do usuário”, explicou Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.

Segundo o executivo, essa precaução é feita de forma automática. Quando o sistema identifica uma comunidade criada com o único objetivo de propagar links para levar o internauta fora do Orkut, ela é retirada do ar. A empresa de segurança Sophos afirma que, a cada dia, são identificados 23,3 mil sites relacionados a spam, sendo que essas páginas têm freqüentemente o objetivo de infectar o computador dos visitantes.

Foto: Reprodução
Quando internauta usa link sugerido, se depara com essa mensagem. Em seguida, diversas comunidades aparecem em seu perfil. (Foto: Reprodução )

Populares

O golpe que promete a “chave” para cadeados do Orkut tem como principal meta aumentar o número de usuários associados a diversas comunidades, que não necessariamente compactuam com essa estratégia. Uma delas chega a somar mais de 3,3 milhões de associados. Outra agradece aos “100 mil membros que atingimos em 06/05/2008”, como se todos os internautas tivessem se ligado voluntariamente a esse grupo.

Renato Garcia, um dos moderadores da “Te incomodo?? Que peeena!” (3,3 milhões de pessoas), afirmou ao G1 que ele e seus parceiros não incentivam o uso de códigos maliciosos nem os disponibilizam na descrição da comunidade. “Quase todos os membros são reais e não há importância para nós aumentarmos esse número com membros que entram sem sua vontade”, continuou. Segundo Garcia, esse golpe pode ter o objetivo de desfavorecer e prejudicar a comunidade, passando a impressão que o dono ou seus moderadores são responsáveis pela divulgação de links fraudulentos.

Alerta
"Com a popularização das redes sociais, os riscos e problemas de segurança e privacidade também aumentaram. O Orkut virou pretexto para o envio de e-mails fraudulentos, e mensagens falsas induziram os usuários a baixar arquivos maliciosos sob a alegação de que eram correções para falhas", conta Tiago Capoano, da EsyWorld (representante no Brasil da empresa de segurança Kaspersky). "Mais recentemente, o site passou a ser usado para a disseminação de mensagens em massa para a popularização de certas comunidades."

Ao utilizar os links sugeridos para abrir os cadeados, alerta o especialista, também existe a possibilidade de os internautas instalarem em seus PCs códigos conhecidos como cavalos de Tróia. Eles podem repassar para os hackers informações armazenadas na máquina e, com isso, permitir transferências bancárias sem o conhecimento do titular da conta, por exemplo.

Para evitar essas ações, Capoano aconselha os usuários das redes sociais a tomarem os mesmos cuidados referentes às contas de e-mail: não clique em links desconhecidos e desconfie de mensagens com conteúdo inusitado, ameaçador ou muito vantajoso. Além disso, ele lembra da importância de manter o navegador atualizado, assim como os programas de segurança. Clique aqui para saber como se defender dos golpes virtuais.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Roupa robótica transforma soldados em 'Super-Homem' futurista

Exoskeleton promete aumentar em até 20 vezes a força do usuário.
Estrutura está sendo desenvolvida para o Exército dos Estados Unidos.
Do G1, em São Paulo

A empresa Raytheon trabalha no desenvolvimento de uma estrutura robótica para soldados norte-americanos que promete aumentar em até 20 vezes a força de quem a veste, afirmou a agência de notícias Associated Press. Segundo a companhia, a estrutura chamada Exoskeleton “amplifica” os movimentos do usuário, sua agilidade e também resistência. A Raytheon afirma ainda que sua invenção permite a uma pessoa carregar 90 quilos -- peso equivalente ao de um homem -- centenas de vezes, sem se cansar.

Foto: AP
Engenheiro de software Rex Jameson testa a novidade criada pela empresa onde trabalha. (Foto: AP/Divulgação)

A Associated Press não divulgou quando a novidade estará disponível para o Exército dos Estados Unidos e a empresa não publica essa informação em seu site. A página tem um vídeo (clique em Highlights video) que mostra um usuário do Exoskeleton fazendo exercícios físicos sem qualquer dificuldade.

Recentemente, uma empresa japonesa fez uma demonstração de uma estrutura parecida que tem como objetivo facilitar os movimentos de idosos e de deficientes físicos. Quando o indivíduo veste a estrutura, chamada de HAL, vê sua força aumentar de forma considerável – de duas a dez vezes, dependendo do modelo usado.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

DIÁRIO LUSITANO



DIÁRIO LUSITANO Priscila Fantin relata viagem para Portugal em seu blog. Confira

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Falsa devoção do Dirceu

Em seu blog, Zé Dirceu se derrama em elogios a Marina Silva. Diz lá: "Em minha permanência no governo Lula, convivi durante 30 meses com a ministra e com a cidadã Marina, na verdade, com a mulher e o ser humano, já que ela nunca abandona sua face cristã e sua imensa bondade e humildade. Tampouco deixa de lado, em momento algum, sua devoção ao Brasil, à humanidade, à solidariedade, à paz, à sua origem e ao seu povo, melhor dizendo, aos seus povos da floresta."

O que Dirceu não diz é que, na Casa Civil, ele atazanou a vida da ex-ministra. A primeira derrota de Marina no governo Lula foi imposta por ele na questão da importação de pneus usados do Uruguai.

É claro que Marina não morreu e não vai abandonar a luta pelo meio ambiente. Mas este elogio de Dirceu agora, depois que ela deixou de ser ministra, lembra um pouco a música de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito que diz : Sei que amanhã /Quando eu morrer/Os meus amigos vão dizer/ Que eu tinha um bom coração /Alguns até hão de chorar/ E querer me homenagear/Fazendo de ouro um violão/Mas depois que o tempo passar/Sei que ninguém vai se lembrar/Que eu fui embora/Por isso é que eu penso assim/Se alguém quiser fazer por mim/Que faça agora.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Licença de desembargador trava julgamento de habeas corpus

Juiz Canguçu de Almeida, relator do caso, deverá ficar afastado do TJ até o próximo dia 4 de junho

Gustavo Miranda - estadao.com.br


SÃO PAULO - O julgamento do mérito do pedido de habeas corpus impetrado pelos advogados de defesa de Alexandre Alves Nardoni e Anna Carolina Trotta Jatobá, respectivamente pai e madrasta da menina Isabella de Oliveira Nardoni, deverá ser adiado, pelo menos, para depois do dia 4 de junho. O relator do pedido, o desembargador Caio Eduardo Canguçu de Almeida, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, sai de licença-prêmio na próxima segunda-feira e só volta no dia 4 de junho.

( QUE INCRÍVEL COINCIDÊNCIA!!!!)
(NUNCA VI NADA TÃO PARECIDO COM COMPLÔ, FICA CADA VEZ MAIS DIFÍCIL ACREDITAR NA POLICIA, NA JUSTIÇA E NA SERIEDADE DA INVESTIGAÇÃO DESSE CASO, A FORMA COMO ESTÁ SENDO CONDUZIDO O CASO ISABELLA ME FAZ CADA VEZ MAIS DUVIDAR DA CULPA DO CASAL, SÃO MUITAS ILEGALIDADES, PRÉ-JULGAMENTOS POR PARTE DA INVESTIGAÇÃO E PROMOTORIA, QUE ESTÃO EVIDENCIANDO A FALTA DE LÓGICA E INSISTÊNCIA QUASE INFANTIL DESSA ACUSAÇÃO CONTRA O CASAL, SÓ FOCAR AS INVESTIGAÇÕES NELES DEIXA A DESEJAR! SE EU FOSSE MÃE DA MENINA NÃO ESTARIA SATISFEITA DE FORMA ALGUMA! !!!)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

We have great news! All eyes will be on Bloggers Unite For Human Rights this May 15th because Amnesty International

Bloggers Unite We have great news! All eyes will be on Bloggers Unite For Human Rights this May 15th because Amnesty International, a worldwide movement that campaigns for internationally recognized human rights, will be joining, supporting, and drawing attention to participating bloggers — and that could mean you!

In addition to promoting the campaign to its hundreds of thousands of members, Amnesty International is providing BlogCatalog source material for bloggers. Topics range from the wrongful imprisonment of journalist Shi Tao in China to the continuing murder, rape, abduction, and displacement of people in Darfur, Sudan.

You can find some of these resources on our new Amnesty International resource section at http://unite.blogcatalog.com#amnesty. Of course, you can write about any human rights topic you want. Some BlogCatalog members may even write about topics that have yet to gain international attention.

You might also be interested to know that Larry Cox, executive director of Amnesty International USA has some great things to say about our campaign.

"Amnesty International is thrilled to be a part of Bloggers Unite for Human Rights," he said. "Bloggers Unite for Human Rights is a great way to harness the power of the Internet to fight injustice and make the world a better place."

There are any great human rights organizations all over the world, but if you would like to know something about our Amnesty International, please visit http://www.amnestyusa.org for more information. Currently, Amnesty International is working to stop the abuse of internationally recognized human rights in over 150 countries and territories. The organization won the Nobel Peace Prize in 1961.

Thanks so much for your continued support! More and more people are taking notice of your efforts. On behalf of the entire BlogCatalog team, thank you and we look forward to reading your posts on May 15!S

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

10% mais ricos no Brasil detêm 75% da riqueza, diz Ipea

KAREN CAMACHO
Editora-assistente de Dinheiro da Folha Online

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) elaborou um levantamento que aponta as desigualdades no Brasil. Um dos dados mostra que os 10% mais ricos concentram 75,4% da riqueza do país.

Os dados, obtidos pela Folha Online, serão apresentados pelo presidente do Ipea, Márcio Pochmann, nesta quinta-feira ao CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). O objetivo, segundo ele, é oferecer elementos para a discussão da reforma tributária.

A pesquisa também mostra como é essa concentração em três capitais brasileiras. Em São Paulo, a concentração na mão dos 10% mais ricos é de 73,4%, em Salvador é de 67% e, no Rio, de 62,9%.

Para Pochmann, a injustiça do sistema tributário é uma das responsáveis pelas diferenças. "O dado mostra que o Brasil, a despeito das mudanças políticas, continua sem alterações nas desigualdades estruturais. O rico continua pagando pouco imposto", afirmou.

Apenas para efeito de comparação, ao final do século 18, os 10% mais ricos concentravam 68% da riqueza no Rio de Janeiro --único dado disponível.

"Mesmo com as mudanças no regime político e no padrão de desenvolvimento, a riqueza permanece pessimamente distribuída entre os brasileiros. É um absurdo uma concentração assim", afirma.

A pesquisa do Ipea também mostra o peso da carga tributária entre ricos e pobres, que chegam a pagar até 44,5% mais impostos. Para reduzir as desigualdades, o economista defende que os ricos tenham uma tributação exclusiva.

Pochmann afirmou que um dos caminhos é discutir uma reforma tributária que melhore a cobrança de impostos de acordo com a classe social.

"Nenhum país conseguiu acabar com as desigualdades sociais sem uma reforma tributária", afirmou.

A pesquisa do Ipea também mostra um dado inédito. A carga tributária do país, excluindo as transferências de renda e pagamento de juros, cai a 12%, considerada por Pochmann insuficiente para que o Estado cumpra as suas funções.

Leia mais

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Rodrigo Santoro tem grande interpretação como bissexual em "Leonera


THIAGO STIVALETTI

Colaboracao para o UOL
Depois da abertura com um filme de caráter mais comercial - "Ensaio sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles -, o Festival de Cannes começa a exibir fortes filmes de autor, que possuem mais o perfil da competição.

Vincent Kessler/Reuters
Rodrigo Santoro integra elenco de dois filmes em Cannes: "Leonera" e "Che"
IMAGENS DO DIA 15/5
TRAILER DE "LEONERA"

O argentino Pablo Trapero - de "Família Rodante" e "El Bonaerense" - estréia na disputa com "Leonera", no qual oferece ao brasileiro Rodrigo Santoro um papel de poucas cenas e muita carga dramática. Com planos bem cuidados, uma forte atuação da protagonista e um despojamento completo do melodrama, é um dos filmes mais bem resolvidos do jovem cineasta.

"Leonera" conta a história de Júlia (Martina Gusman, mulher do diretor), uma mulher presa pela morte do namorado que esta grávida e dá à luz o filho na prisão. O filme explora um traço particular da legislação penitenciária argentina: as presas podem cuidar de seus filhos na cadeia até que eles completem quatro anos de idade.

O título do filme faz referencia à mãe-leoa, que cuida obstinadamente de seu filho, e também a um espaço de transição onde ficam as presas ao sair das celas, como o trâmite por que passa a personagem ao longo de quatro anos.

Júlia não se lembra das circunstâncias do crime e culpa o amante do marido, Ramiro (Santoro), com quem também acabou se envolvendo. Apesar de Ramiro aparecer em poucas cenas, em visitas à protagonista na cadeia, pelos diálogos e conflitos entende-se a relação complicada e o amor que um sentia pelo outro dentro de um triângulo amoroso.

"Foi um grande desafio desenvolver esse personagem tão intenso, que mantinha uma relação com um homem e com uma mulher e fica balançado ao saber que aquele menino que vive na cadeia pode ser seu filho", disse Santoro na coletiva.








ENTREVISTA-Santoro mergulha em Cuba para viver Raúl Castro

Por Fernanda Ezabella

SÃO PAULO (Reuters) - Os olhos de Rodrigo Santoro e um certo atrevimento podem ter garantido ao ator um de seus papéis mais polêmicos. O brasileiro será o cubano revolucionário Raúl Castro no filme "Che", de Steven Soderbergh, que o levará nos próximos dias ao Festival de Cinema de Cannes.

AFP
Rodrigo Santoro está em "Che" e "Leonera" no Festival de Cannes
LEIA MAIS SOBRE SANTORO
VEJA TRAILER DE "CINTURÃO VERMELHO", NOVO FILME DO ATOR
O filme, que conta com o apoio do Centro Che Guevara, em Havana, faz uma adaptação dos diários de Che durante a revolução que começou em Cuba, ao lado de Fidel Castro e seu irmão, Raúl, nos anos 1950. "Che" tem mais de quatro horas de duração -- na verdade são dois filmes, "O Argentino" e "Guerrilha" -- e será exibido em duas partes no festival.

Esta será a segunda vez de Santoro em Cannes, após sua ida com "Carandiru" cinco anos atrás. Ele também estará no festival com o argentino "Leonera", que assim como "Che" é falado em espanhol e está na competição do festival. O evento abre na quarta-feira.

"Sabia que era um personagem delicado e muito polêmico", disse Santoro à Reuters sobre o papel de Raúl Castro, hoje presidente de Cuba. "Como ator, o que eu tenho que fazer é tentar incorporar um ser humano. Não vou fazer uma análise política, eu não posso julgá-lo", disse.

"Eu estou fazendo não o Raúl Castro. Eu estou fazendo o Raúl, o ser humano, o camarada que viveu aquela revolução."

Para fugir dos "estereótipos" que afirmou ter encontrado na Internet, Santoro embarcou em uma longa viagem a Cuba, durante quase dois meses. Visitou Sierra Maestra, de onde Fidel comandou a revolução, e a casa onde os irmãos nasceram.

"Adorei a ilha, passei dias maravilhosos, adorei as pessoas, a energia", disse Santoro por telefone. "Naturalmente é um mundo paralelo ... nem dá pra ficar descrevendo", disse.

"Mas ficou totalmente guardado no meu coração. Eu me sinto um pouco cubano. Foi muito forte a experiência."

OS OLHOS DE SANTORO

Antes de toda essa emoção, no entanto, Santoro teve que batalhar muito para conseguir qualquer papel no filme, um projeto que vinha se arrastando havia cinco anos. O ator disse que pediu a seus agentes para conseguir uma conversa com os produtores de "Che", já que havia perdido o casting de atores.

"Conversando com a produtora, ela me falou que havia mexicanos, argentinos, venezuelanos no filme", disse. "E me ocorreu uma coisa e eu disse para ela 'mas não tem nenhum brasileiro, e o sonho do Che era fazer a revolução no América Latina inteira, e está faltando um brasileiro"', disse, rindo da própria ousadia.

"Ficou uma coisa assim meio cômica, mas acho que funcionou."

Uma foto de Raúl Castro jovem, na época do ataque ao quartel de Moncada, em 1953, também ajudou. "Ele tinha os olhos puxados. E acho que eles (os produtores) viram isso e pensaram 'tem um olhar aqui, uma semelhança física grande"', disse.

O filme, que tem Benício Del Toro como Che, foi rodado em diversos países, mas Santoro só participou das filmagens em Porto Rico e México. Por não ter visto o filme ainda pronto, Santoro diz estar bastante ansioso com a ida a Cannes.

"Essa coisa de quantas cenas, quantas falas, toda essa história, eu realmente não posso te dizer porque o filme passou por um processo de edição muito longo, são dois filmes, tem muita coisa, muitos personagens", disse.

DE VOLTA À PRISÃO

Em Cannes, Santoro estará também com a equipe de "Leonera", do argentino Pablo Trapero. Ele faz uma participação como Ramiro, um estrangeiro que vive há muito tempo em Buenos Aires e se envolve numa trama de mistério e assassinato.

Assim como em "Carandiru", onde fez o travesti Lady Di, as cenas de "Leonera" foram rodadas em presídios de verdade, como o de Olmos, maior penitenciária de segurança máxima do país.

"O ambiente de confinamento produz um cheiro, uma energia, uma coisa muito específica, pesada", disse. "E isso ajudou porque o Ramiro é meio que um estranho no ninho. Ele é jogado ali, e o ambiente ajuda (na interpretação)."

Deixando de lado papéis tão pesados, Santoro está no momento em Nova Orleans, rodando "I Love you Phillip Morris", ao lado de Jim Carrey e Ewan McGregor.

O filme, que deve estrear em fevereiro de 2009, é baseado em uma história real, uma espécie de drama contado com humor. Santoro é Jimmy, por quem o personagem de Carrey se apaixona antes de ir preso por estelionato.

Os três atores fazem personagens gays e chegaram a frequentar boates gays de Miami para entrar no clima.

"Foi um laboratório, para estudar mesmo. A gente deu uma saída para pesquisar (...) para conversar sobre o trabalho, sobre o que íamos fazer", disse Santoro, fotografado de camisa aberta e braços dados com Carrey, em uma cena do filme divulgada recentemente.


Em Cannes, Rodrigo Santoro defende o cinema brasileiro

Ator responde à crítica de jornalista sobre 'internacionalização' indicando filme de Matheus Nachtergaele

Flávia Guerra, enviada especial a Cannes


Santoro lança seu novo filme: 'Leonera'

Reuters

Santoro lança seu novo filme: 'Leonera'

CANNES, França - "Estou muito feliz de estar aqui com dois filmes. É um momento muito especial para o cinema brasileiro e latino-americano. E saiba você que o cinema brasileiro não é todo feito para ser globalizado e internacional. Há muitos filmes que não são feitos pensando no mercado. Um deles, que recomendo a você, é A Festa da Menina Morta, de um grande ator chamado Matheus Nachtergaele. Ele concorre aqui e passa no dia 21 na sessão do Certain Regard. Não perca", disse Rodrigo Santoro nesta quinta-feira, 15, em Cannes.

O ator respondia a um jornalista que, na coletiva de imprensa de seu mais novo filme, Leonera (do argentino Pablo Trapero, diretor de filmes como de Familia Rodante, que concorre a Palma de Ouro), comentou: "Parabéns ao cinema argentino. Diferentemente do cinema mexicano e brasileiro, ainda consegue fazer bons filmes locais e não se render "à internacionalização".

Veja também:

linkVeja galeria de fotos do dia-a-dia do Festival mais imagens

linkAcompanhe a cobertura no blog do Merten blog

link'Blindness', de Meirelles, não é fácil, mas intrigante

linkFernando Meirelles abre Festival de Cannes em grande estilo

Em Leonera, Rodrigo faz o papel de Ramiro, um rapaz apaixonado por Julia (Martina Gusman) que, por amor, acaba cometendo um crime. Ramiro e Julia vão para a prisão. E Julia acaba dando a luz a um menino. "Foi uma preparação interessante. Porque tenho poucas, mas significativas, cenas no filme. Estabelecer a relação entre Ramiro, Julia e um filho menino que nasce em uma prisão em tão pouco tempo na tela foi um desafio muito bom", comentou o ator.

Como explicou Rodrigo, é sobre os primeiros anos de vida do filho que Julia tem na prisão, e de como criar uma criança no ambiente hostil de uma cadeia, que Leonera fala com delicadeza e sem apelar para a pieguice. "Depois que eu tive meu filho, passei a prestar mais atenção a este universo. E quis também falar desta relação, esta ligação única, que só as mulheres têm. A relação entre pai e filho é muito diferente da entre mãe e filho", declarou o diretor argentino, um dos nove realizadores do país que estão exibindo seus filmes em Cannes. "Fico também muito feliz com a boa fase do cinema argentino, latino-americano, e também do brasileiro. É importante ter esta janela para o mundo."

Rodrigo, que também vive Raul (o irmão de Fidel Castro) em Che, super produção de Steven Soderbergh (que será exibido no dia 21), contou que ainda não viu este novo filme, mas que está ansioso. "Ouvi coisas ótimas a respeito. Mas Steven ainda não mostrou para a gente. Vou ver com todos, na sessão para o público", contou o ator, que na quarta-feira à noite prestigiou a festa de Blindness, de Fernando Meirelles.

Após a sessão de gala, que rendeu mais de cinco minutos de aplauso ao filme de abertura do festival, Meirelles e equipe jantaram no Hotel Carlton e receberam os convidados em uma festa na praia. O espaço da Plage do Carlton contou com a presença de Julianne Moore, Alice Braga, Danny Glover, Gael Garcia Bernal e outros. E o filme saiu com gosto de, como observou o jornalista chileno, "cozinha internacional", mas de altíssima qualidade.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Câmara aprova pacote de segurança que deve afetar julgamento do casal Nardoni

RENATA GIRALDI

Os deputados aprovaram na noite desta quarta-feira um pacote com uma série de propostas de segurança pública que incluem medidas que podem afetar o julgamento de Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá, denunciados pela morte de Isabela Nardoni. Pelos textos aprovados, o rito no tribunal de júri será mais ágil, sem perda de espaços para a defesa e acusação.

Mas o texto sobre tribunal de júri e outros aprovados hoje só entrarão em vigor depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancioná-los. A expectativa, segundo parlamentares que acompanham as negociações políticas, é que isso ocorra nos próximos dias.

Segundo a proposta, será reduzido o tempo de debate no tribunal de júri em meia hora, excluída a leitura do processo (que em determinados casos levava dias) e diminuído o tempo para as audiências preliminares. Um dos defensores da proposta, o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), disse que a aprovação terá efeito imediato para a sociedade.

"As normas processuais têm efeitos imediatos, portanto, valem para todos os casos, assim que o presidente da República sancionar, entre essas situações está o caso de Isabela Nardoni, que será submetido a um rito mais rápido preservando a defesa, mas reduzindo o número de audiências para que a sociedade tenha uma solução mais rápida", disse Dino.

Rigidez

Outra proposta aprovada hoje é que extingue com o segundo julgamento automático para os apenados que cumprem mais de 20 anos de punição. Neste caso, caberá ao juiz definir se deve ou não haver um segundo julgamento.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), comemorou a aprovação desta proposta. Segundo ele, a medida evitará, por exemplo, que casos como o do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura se repitam. O fazendeiro, acusado de mandar matar a missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005, foi condenado, no primeiro julgamento, e absolvido no segundo.

"A aprovação deste projeto mostra que a Câmara já havia percebido a falha na lei. Esse fato lamentável [a revisão do julgamento] provocou indignação da sociedade e a câmara está em sintonia com esse sentimento", afirmou Chinaglia.

O caso da absolvição do fazendeiro que matou Dorothy Stang deixou o presidente Lula indignado. Em entrevista, Lula disse que esse tipo de situação contribuía para a imagem negativa do Brasil no exterior.

Mudanças

As propostas aprovadas nesta quarta-feira estabelecem mudanças no Código de Processo Penal e no Código Penal, aproximando-os da realidade atual. Uma das propostas autoriza o seqüestro de bens dos acusados, segundo o Código de Processo Penal.

Foi aprovada ainda a utilização de tornozeleiras eletrônicas para monitorar os detentos que cumprem pena em regime semi-aberto ou são beneficiados pelo chamado "saidão" --autorização para que o preso possa deixar a prisão no fim de semana e feriados.

Os seqüestros relâmpagos que se tornaram tão comuns nas cidades e eram até então ignorados pelo Código Penal passarão a ser tratados como crime. Se os acusados cometerem lesão corporal, a pena será maior.

Os deputados aprovaram também o aumento de pena para os crimes sexuais e a ampliação do conceito de estupro. No entanto, essas duas propostas terão ainda que ser submetidas a uma nova apreciação e votação no plenário do Senado -- ainda sem data para ocorrer.

Acordo

As votações realizadas na noite de hoje só ocorreram porque houve um acordo de líderes partidários. Por consenso, os partidos definiram que as propostas de segurança teriam prioridade nesta quarta-feira. Inicialmente, a idéia era votar 11 propostas, mas como algumas envolviam polêmicas foram retiradas de pauta.

O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), afirmou que foi fundamental o entendimento entre oposição e governistas para garantir a aprovação das propostas. De acordo com ele, o acordo colaborou para o esforço de resgatar a imagem pública da Câmara.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sorriso de Isabella assombra o Brasil, diz "Le Monde"

da BBC Brasil

O sorriso de Isabella assombra o Brasil, diz uma crônica publicada na tarde de quarta-feira no site do jornal francês "Le Monde".

O texto, assinado pelo jornalista Jean-Pierre Langellier, diz que há várias semanas o Brasil parece "assombrado pelo sorriso de Isabella, assim como ficou a Inglaterra há um ano pelo sorriso da pequena Madeleine McCann, que desapareceu em Portugal e até hoje não foi localizada".

"O anúncio do infanticídio provocou uma verdadeira comoção social em um país que bate os recordes de violência com 50 mil homicídios por ano", diz o diário francês.

A crônica busca explicar as razões pelas quais a história suscita tanta emoção do público e afirma que a principal delas está no fato de seus protagonistas "pertencerem a uma família de classe média, com a qual inúmeros brasileiros podem facilmente se identificar".

"(O interesse do público) É também em parte pelo fato do casal, que nega envolvimento na morte da menina, ter conseguido ficar solto durante várias semanas até ser preso no dia 8 de maio e ter concordado em dar uma longa entrevista a um programa de televisão de grande audiência".

Fermento

E é na mídia, afirma a crônica, que reside "o fermento para excitação popular". "Os meios de comunicação alimentaram um clima de frenesi em torno do assunto. Para sua cobertura, a Rede Globo, maior do país, mobilizou em permanência 15 equipes de repórteres e cinegrafistas, três veículos de transmissão ao vivo e um helicóptero."

"O próprio presidente Lula ficou um pouco preocupado com tamanha atenção da mídia, a seus olhos, excessivos. Ao pedir prudência, Lula pediu que o casal não seja declarado culpado antes de ser julgado".

Jean-Pierre Langellier cita dados do ministério da Saúde, segundo os quais a cada dez minutos uma criança com menos de 14 anos é assassinada no Brasil. Parte dessas mortes acontece dentro do contexto familiar, dizem as estatísticas.

"O caso Isabella dá aos brasileiros a ocasião de refletir sobre as causas dessa violência e aos meios de reduzi-la."

Especialistas ouvidos por Langellier afirmaram que além de seus principais motivos, como pobreza e dilaceramento familiar, "a violência dentro das casas faz parte da cultura brasileira".

"O castigo corporal continua, para muitos pais, um método pedagógico eficaz e legítimo. A duração da escravidão no Brasil de mais de três séculos e o caráter tardio de sua abolição (1888) desempenham também um papel na permanência dessa prática."

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Em carta inédita, Albert Einstein ataca Deus

da Associated Press

Uma carta inédita de Albert Einstein datada de 1954, ano anterior ao de sua morte, traz pela primeira vez críticas contundentes do físico à religião. No manuscrito dirigido a seu amigo filósofo Eric Gutkind, que será leiloada hoje em Londres, o autor das teorias da relatividade retrata as práticas religiosas como "infantis".

"A palavra Deus é para mim nada mais do que expressão e produto da fraqueza humana", escreveu Einstein, para quem a Bíblia seria "uma coleção de lendas honráveis, ainda que primitivas".

O conteúdo da carta difere de declarações anteriores de Einstein, que, segundo historiadores, nunca havia deixado muito clara a sua visão sobre a religião. Nessa seara, o físico era mais lembrado pela frase "A ciência sem religião é manca, a religião sem a ciência é cega".

Na carta a Gutkind, porém, Einstein classifica a crença em Deus como "produto da fraqueza humana", e não poupa nem a religião do povo ao qual pertencia. "A religião judaica, como todas as outras religiões, é uma encarnação das superstições mais infantis." Einstein, um sionista que teve papel importante na criação do Estado de Israel, diz a Gutkind que não acredita que os judeus sejam um povo "escolhido".

A carta traz um certo tom de descrença na humanidade e a noção de que o poder corrompe as pessoas. Os judeus, diz, só estariam "protegidos dos piores cânceres por lhes faltar poder".

A casa de leilões Bloomsbury, onde o manuscrito original será vendido, diz estar "100% certa" da autenticidade do documento e que espera conseguir por ele um preço entre US$ 12 mil e US$ 16 mil. O vendedor é um colecionador particular.

Historiadores não costumam retratar Einstein com ateu, mas a imagem pode mudar com a publicação da carta. Sua visão sobre Deus era tida apenas como não-clerical ("Não creio no Deus da teologia que recompensa o bem e pune o mal").

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters