[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Megatatuzão interrompe metrô na Paulista neste fim de semana

Circulação entre Consolação e Clínicas ficará interrompida nos dias 17 e 18.
Passageiros usarão ônibus gratuitos no trecho.
Do G1, em São Paulo

Eduardo Nicolau
Agencia Estado
Megatatuzação chega à região da Avenida Paulista neste fim de semana (Foto: Arquivo/G1)

A chegada do Megatatuzão à região da Avenida Paulista neste fim de semana (sábado, 17, e domingo, 18) vai interromper a circulação do metrô entre as estações Clínicas e Consolação. No trecho, serão colocados ônibus, que farão o trajeto gratuitamente mediante a apresentação de senhas retiradas nas estações. A previsão é que a mudança aumente em quatro minutos a viagem na linha.

O “megatatuzão” pesa 1,8 mil toneladas e tem 95 metros de comprimento. Ele foi importado especialmente para as escavações da Linha 4 (Amarela) do Metrô de São Paulo. Antes de escavar o túnel até a Paulista, o megatatuzão também fez perfurações na Avenida Brigadeiro Faria Lima, Rua Fradique Coutinho e Rua Oscar Freire.

A previsão é que o trabalho na região da Avenida Paulista esteja concluído na madrugada da segunda-feira (19). Para orientar os passageiros neste fim de semana, serão distribuídos folhetos e afixados cartazes na Linha 2 (Verde) e nas estações de transferência (Paraíso, Ana Rosa e Sé). Segundo o metrô, também haverá reforço na equipe operacional.

Especialmente para São Paulo
O megatatuzão custou R$ 81 milhões e foi comprado novo pelo consórcio Via Amarela da Herrenknecht AG, empresa alemã líder mundial na fabricação desse tipo de equipamento. Foi produzido especialmente para a obra, levando-se em conta o tipo de solo paulistano.

Desde a cidade de Schwanau, no sul da Alemanha, onde foi construída, o Megatatuzão enfrentou uma longa viagem até Santos, e de lá até a capital, desmontado e dividida em 82 contêineres. Todo computadorizado, ele poderá ser controlado à distância, direto da fábrica.

A máquina vai abrir 6,4 km de túneis a partir do Largo da Batata (Pinheiros), onde foi montado, até a Estação Luz (Centro). Ela tem capacidade para escavar, em média, 14 metros de túneis por dia.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: