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terça-feira, 19 de abril de 2011

Caminhão de combustível atinge avião da Air France no Rio


DO RIO

Um caminhão de combustível bateu em um boeing 747 da Air France, que estava na pista do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador (zona norte do Rio), no fim da tarde desta terça-feira.

O avião iria decolar rumo a Paris, onde sua chegada estava prevista para as 8h (horário local) de quarta-feira (20). Já havia 436 passageiros a bordo. Ninguém ficou ferido.

A assessoria da empresa informou que a colisão aconteceu após o caminhão abastecer a aeronave na pista. Devido ao acidente, a fuselagem do avião foi danificada.

Alguns dos passageiros receberam assistência, como hospedagem e táxi. Outros estão sendo realocados em outros voos.








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26/10/2008 free counters

Avião que levava Michelle Obama aborta aterrissagem nos EUA


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Atualizado às 19h52.

Um Boeing 737 que levava a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, abortou a aterrissagem ao aproximar-se demais de um avião militar de carga quando se preparava para pousar em uma base aérea perto de Washington nesta terça-feira. De acordo com a imprensa americana, o transtorno foi causado pelo erro de um controlador de tráfego aéreo.

Michelle voltava de uma viagem a Nova York, onde participou de atos em homenagem aos veteranos de guerra ao lado da mulher do vice-presidente americano, Jill Biden, de onde deu uma coletiva de imprensa.

A primeira-dama estava a bordo de um Boeing 737, que faz parte da frota de aviões presidenciais, quando ocorreu o erro de manobra, perto da Base Militar de Andrews (Maryland). Funcionários da Administração Federal de Aviação (FAA) confirmaram que Michelle estava na aeronave, mas não quiseram fornecer mais detalhes.

No último momento, controladores da base militar temeram que um avião de carga C-17 que precedia o Boeing na pista não se retiraria a tempo, e ordenou que o pouso fosse abortado.

A FAA --que está em evidência depois de vários casos de controladores aéreos pegos dormindo durante os turnos de trabalho-- disse que ordenou uma investigação para esclarecer o que ocorreu.

Devido às turbulências que um avião pode causar ao aterrissar, a FAA considera a distância entre os aviões em pouso como uma norma rígida. A distância mínima exigida é de 8 quilômetros e, aparentemente, os dois aviões estavam a 4,8 quilômetros de distância.

A Casa Branca não comentou de imediato o incidente.








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26/10/2008 free counters

Michelle Obama's plane in close call: reports

Michelle Obama's plane in close call: reports AFP/File – An official plane carrying US First Lady Michelle Obama, pictured on April 12, had to abort a landing …

WASHINGTON (AFP) – An official plane carrying US First Lady Michelle Obama had to abort a landing at an air force base near Washington on Monday due to an air traffic controller's error, US media reported Tuesday.

The aircraft carrying her was too close to a 200-ton military cargo jet and had to scrap its final approach to Andrews Air Force Base, a key hub for top US government officials including President Barack Obama, the reports said.

"The aircraft were never in any danger," the Federal Aviation Administration (FAA) said in a statement that confirmed an incident at Andrews but did not explicitly say the first lady was aboard the aircraft directed to veer off.

The Washington Post and ABC television each cited anonymous federal officials familiar with the events.

Controllers at Andrews worried that, as a result of other air traffic officials' mistake, the massive C-17 would not clear the runway at the facility swiftly enough for the first lady's Boeing 737 to land safely.


The Andrews controllers ordered Michelle Obama's flight -- bearing the EXEC1F designation as an aircraft carrying members of the president's family -- to execute a series of turns to put more distance between it and the cargo.

"FAA controllers at Andrews Air Force Base instructed an incoming Boeing 737 on approach to Runway 19 to perform a 'go around' on Monday, April 18, 2011 just after 5 pm because the plane did not have the required amount of separation behind a military C17," the FAA said in its statement.

"The FAA is investigating the incident. The Boeing 737 landed safely after executing the go around," the agency said, without mentioning Michelle Obama.

The FAA has strict standards on how much distance controllers must maintain between planes, because an aircraft's wake causes severe turbulence.

The FAA requires five miles (eight kilometers) between a C-17 and the next airplane, but the first lady's jet was just 3.08 miles (4.8 kilometers) miles away, the Post said.

US air traffic controllers have faced heavy scrutiny recently after a series of incidents in which some fell asleep while on duty, leading officials to announce a new "zero tolerance" approach for such activities.







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26/10/2008 free counters

#OBAMA Plane with first lady came too close to cargo jet

Michelle Obama applauds as she takes the stage to play host for a dinner celebrating Women's History Month at the White House in Washington Reuters – First lady Michelle Obama applauds as she takes the stage to play host for a dinner celebrating Women's …

WASHINGTON – Air traffic controllers directed a plane carrying first lady Michelle Obama to abort a landing at Andrews Air Force Base because it was too close to a military cargo jet, officials said Tuesday.

A Boeing 737 belonging to the Air National Guard, one of several guard planes used by the White House, came within about three miles of a massive C-17 as the planes were approaching Andrews shortly after 5 p.m. Monday to land, according to the Federal Aviation Administration and Major Michelle Lai, a spokeswoman for Andrews.

The FAA requires a minimum separation of five miles between two planes when the plane in the lead is as large as the 200-ton cargo jet, in order to avoid dangerous wake turbulence that can severely affect the trailing aircraft.

The FAA is investigating the incident as a possible error by controllers at a regional radar facility in Warrenton, Va., that handles approaches and departures for several airports, including Andrews, where the president's aircraft, Air Force One, is maintained.

The C-17 and Mrs. Obama's plane didn't have the proper separation when controllers in Warrenton handed them off to the Andrews controllers, a source familiar with the incident said.

Andrews air traffic controllers initially ordered Mrs. Obama's plane to conduct a series of turns to bring it farther from the military jet. When that didn't provide enough distance, controllers realized that there might not be enough time for the cargo plane to clear the Andrews runway before Mrs. Obama's plane landed.

Controllers then directed the pilot of Mrs. Obama's plane to execute a "go-around" — to stop descending and start climbing — and circle the airport, located in a Maryland suburb of Washington. A go-around is considered a type of aborted landing.

"The aircraft were never in any danger," the FAA said in a statement.

Aviation safety expert John Cox agreed that an accident was unlikely.

"Every professional pilot I have ever known has been in situation where they were overtaking the plane in front of them and asked to do an S-turn," said Cox, a former airline pilot. "The only issue that could have come up was if they'd encountered the wake of the C-17."

Even then, Cox said, the 737 is a "very controllable" plane. "I don't think Mrs. Obama's plane would have been in any jeopardy."

Jill Biden, wife of Vice President Joe Biden, also was on the plane with Mrs. Obama. The first lady had been in New York earlier in the day for a TV interview.

The first lady's office declined to comment and referred all questions to officials at the FAA and Andrews. The president's West Wing press office did likewise.

The National Transportation Safety Board is gathering information about the incident but hasn't yet decided whether it will open a formal investigation, board spokeswoman Kelly Nantel said.

The incident was first reported Tuesday by The Washington Post on its website.







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26/10/2008 free counters

CIA declassifies WWI-era secret documents

WASHINGTON – The CIA lifted the lid on one corner of the cloak and dagger world of World War I, declassifying six of the oldest secret documents in the U.S. government archives, the agency announced Tuesday.

The documents show top techniques used by spies, generals and diplomats to send secret messages in a diplomatic war that raged long after the guns stopped. The records reveal how invisible ink was used to send word between allies, and spies learned to open letters to read each others' secrets without leaving a trace.

There's even a document written in French of the German's secret ink formula, showing the French had cracked the enemy's code.

"These documents remained classified for nearly a century until recent advancements in technology made it possible to release them," CIA Director Leon E. Panetta said in a statement Tuesday.

Recent advances in the chemistry of secret ink, and the lighting methods used to detect it have made the secrets revealed Tuesday obsolete, explained CIA spokesperson Marie E. Harf.

Documents on secret writing fall under the CIA's authority to declassify. The agency declassified more than a million historical documents last year alone, the agency said.

But the CIA was not always so eager to share these particular secrets, according to Steve Aftergood, of the Federation for American Scientists. He says the CIA resisted a Freedom of Information Act request in 2002 to release the records.

Nor was he impressed at Panetta's statement that the documents could be released now because of new technological advances.

"Invisible ink was rendered obsolete by digital encryption long ago, not in the last few years," Aftergood said.

"Director Panetta is attempting to rationalize the CIA's irrational information policies, but there is no known basis for his claim."

The documents are now available to scholars on the agency's website, CIA.gov.






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26/10/2008 free counters

'Doctor Who' star Elisabeth Sladen dies at 63

LONDON – Elisabeth Sladen, a star sidekick of the "Doctor Who" series and a popular children's show actress, has died of cancer Tuesday, the BBC said. She was 63.

Sladen joined the broadcaster in 1973 as Doctor Who's assistant Sarah Jane Smith, an investigative journalist-turned-intrepid time traveler whose on-screen energy and tongue-in-cheek delivery eventually gave her career an unlikely second act in her own spin-off series, "The Sarah Jane Adventures."

"Sarah Jane Smith was everybody's hero when I was younger, and as brave and funny and brilliant as people only ever are in stories," Steven Moffat, the series's lead writer, said in a statement. "Many years later, when I met the real Sarah-Jane — Lis Sladen herself — she was exactly as any child ever have wanted her to be."

Doctor Who centers on a time-hopping alien known only as The Doctor, but Sladen turned his sidekick into a star, playing opposite Jon Pertwee and Tom Baker for three-and-a-half seasons.

She would return to the role numerous times over the years, and when the series was resurrected in 2005, she was brought back as well — as the star of her own alien-busting television show.

"I left Sarah Jane a great many years ago, but she never left me," Sladen said in an interview when the series was launched.

Sladen's was praised for playing the role with humor and warmth, but she never warmed to science fiction, telling a television audience a couple of years ago that she found the genre was too complex. In an admission sure to shock Doctor Who's die-hard fans, she said she never even bothered to learn the meaning of the TARDIS, The Doctor's iconic telephone box-shaped time machine (it stands for Time and Relative Dimensions in Space.)

"I only learned that after I left," she said, explaining that the drama in science fiction didn't come from the aliens or the gadgets. "It's about relationships," she said. "It's about a body of people banding together to overcome adversity."

The BBC said that Sladen was survived by her husband, actor Brian Miller, and a daughter, Sadie.








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26/10/2008 free counters

Secretary-General's Remarks at Summit on the Safe and Innovative Use of Nuclear Energy

Kiev, Ukraine, 19 April 2011 -

Your Excellency, President Victor Yanukovych,

Distinguished Heads of State and Government,

Distinguished Ministers,

Excellencies, ladies and gentlemen,

I thank President Yanukovych for his vision in organizing this conference long before issues of nuclear safety made it back to the world's front pages.

Distinguished participants,

Ladies and gentlemen,

Twenty-five years ago, the explosion at Chernobyl cast a radioactive cloud over Europe and a shadow around the world.

At this moment, the tragedy at Japan's Fukushima Daiichi nuclear power plant continues to unfold.

Together, these accidents raise popular fears and disturbing questions.

The disaster at Chernobyl offers one set of lessons.

The disaster in Japan offers another – vastly more complex.

As we are painfully learning once again, nuclear accidents respect no borders.

They pose direct threats to human health and the environment. They cause economic disruptions, affecting everything from agricultural production to trade and global services.

This is a moment for deep reflection: How do we ensure both the peaceful uses of nuclear energy and maximum safety?

We need a global rethink on this fundamental question.

Because the consequences are catastrophic, safety must be paramount.

Because the consequences are transnational, they must be debated globally.

Today, let me offer five concrete steps to enhance nuclear safety for our future.

First, it is time for a top to bottom review of current nuclear safety standards, both at the national and international levels.

Today, the primary responsibility for ensuring the safety of nuclear installations lies with national governments. I strongly urge States to consider lessons learned and adopt appropriate measures to apply the highest possible safety standards.

This includes safety precautions, staff training, a reliable quality assurance system, and independent regulatory oversight. It also means greater transparency if there is to be public trust.

I am encouraged that many Governments are reassessing their national policies and regulations. Last week's review meeting of the Convention on Nuclear Safety in Vienna also produced many useful suggestions. I strongly urge those States that have not acceded to the Convention on Nuclear Safety to do so without delay.

That leads me to my second point: we must strengthen support for the International Atomic Energy Agency on the challenge of nuclear safety.

I want to once again commend the IAEA and Director-General Amano for the rapid response to events in Japan. The Joint Radiation Emergency Plan went into action just hours after the earthquake and tsunami. I also convened a high-level meeting with the heads of the relevant international organizations to assess the implications of the nuclear crisis. We have shared information and expertise, participated in global monitoring and helped reassure a concerned global public.

The time has come to strengthen the capacity of the IAEA in the further development and universal application of the highest possible nuclear safety standards. The IAEA Ministerial Conference on Nuclear Safety in June in Vienna will serve as an important forum in this regard.

As a follow-up, I also will consider convening a high-level meeting on strengthening the international nuclear safety regime when world leaders gather in New York this September.

We need international standards for construction, agreed guarantees of public safety, full transparency and information-sharing among nations.

Third, we must put a sharper focus on the new nexus between natural disasters and nuclear safety. The challenge of climate change is bringing with it greater extremes of weather. Nuclear power plants must be prepared to withstand everything from earthquakes to tsunamis, from fires to floods.

According to the IAEA, 64 new reactors are under construction. Today, 443 are operating in 29 countries worldwide, some located in areas of seismic activity.

This requires us to place new importance on disaster preparedness, in rich and poor nations alike.

Japan, after all, is among the best prepared and most technically advanced nuclear energy powers.

What are the implications for countries that are less ready for the worst?

That is why I will make sure that disaster preparedness for nuclear accidents is included in the themes of the Third Session of the Global Platform for Disaster Risk Reduction in Geneva next month.

Fourth, we must undertake a renewed cost-benefit analysis of nuclear energy. The right to the peaceful use of nuclear energy is enshrined in the Nuclear Non-Proliferation Treaty.

Nuclear power will likely continue to be an important resource for many nations and can be a part of a low-carbon-emission energy mix – but it has to become credibly safe, and globally so.

Again, it is time to pause and rethink our approach.

For this reason, I will launch a UN system-wide study on the implications of the accident at Fukushima. I will ask the relevant UN agencies and specialized organizations to undertake this task.

Fifth and finally, we need to build a stronger connection between nuclear safety and nuclear security.

Though nuclear safety and nuclear security are distinct issues, boosting one can bolster the other. At a time when terrorists and others are seeking nuclear materials and technology, stringent safety systems at nuclear power plants will reinforce efforts to strengthen nuclear security. A nuclear power plant that is safer for its community is also one that is more secure for our world.

Addressing this challenge requires the active cooperation of the nuclear industry.

As I proposed at the Nuclear Security Summit in Washington last year, a broad-based partnership is essential to building a better framework for nuclear safety and security. Such an approach is critical in the run-up to the 2012 Seoul Nuclear Security Summit.

Excellencies,

Ladies and gentlemen,

These are five practical steps we can take to reassure the global public and better prepare our people and our planet for the energy challenges of the 21st century.

By joining forces, we can make sure that the tragedies of Chernobyl and Fukushima are a thing of the past, not a harbinger of the future.

Thank you for coming together in that noble cause. Thank you very much.




www.un.org



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26/10/2008 free counters

Can Roca y El Bulli: #gastronomía comparada


Interiores de El Celler de Can Roca y El Bulli. | C. Maury / Q. García

Interiores de El Celler de Can Roca y El Bulli. | C. Maury / Q. García

  • Los críticos de EL MUNDO.es explican los lazos entre Adrià y los Roca

Lo primero, un refunfuñar: "Lo de la encuesta de San Pellegrino... Que me expliquen quiénes son los que votan, cuántos de los votantes han estado en más de cinco restaurantes este año", se queja Fernando Point, crítico gastronómico de EL MUNDO.es. O sea: que el valor de la lista de los mejores restaurantes del mundo que elabora la revista 'Restaurants' hay que ponerlo en remojo. Igual que no hay que creerse del todo la pureza de las estrellas Michelin.

Y sin embargo, es un hecho consumado: a partir del fallo de ayer, el Celler de Can Roca de los hermanos Jordi, Joan y Josep Roca, es el restaurante más pintón de España y el segundo del mundo. El heredero de El Bulli en las revistas dominicales, para que nos entendamos todos.

"Que conste que no tengo ninguna duda de que el Celler es un gran restaurante, seguramente, el mejor de España en este momento", zanja Point. Muy bien. Pero, ¿qué tipo de gran restaurante?

Intentemos entenderlo por el método del contraste: ¿qué representa el Celler de Can Roca en comparación con El Bulli? "Son restaurantes diferentes, con tradiciones diferentes, pero no opuestas. Los Roca no son lo contrario de Ferran Adrià, como ocurría con el pobre Santi Santamaria", explica Point. En el restaurante de Gerona hay un vínculo con el territorio y con sus productos, pero no hay ludismo.

"Josep Roca ha pasado por El Bulli, igual que Rezdepo [el cocinero de Noma] y que Andoni Aduriz [de Mugaritz]. O sea, que en el podio de este año no está El Bulli en presencia pero sí que está en espítritu", añade Juan Manuel Bellver, corresponal de EL MUNDO.es en París y crítico gastronómico del suplemento Metrópoli.

En El Celler, en realidad, no hay raptos de lirismo como los de Mugaritz ni conceptualizaciones tan complicadas como las de Adrià y compañía: "Alguna cosa rara han hecho. Hubo algún plato un poco más raro que jugaba con el sabor de la tierra, cosas así... Pero, en realidad, fue la excepción", explica Point.

"Hay cosas del Bulli, pero yo emparentaría más el Celler con Mugaritz", explica Fernando Lázaro Arranz, que también escribe crítica gastronómica en las páginas de EL MUNDO. "Pienso en el Celler y se me ocurren unos cuantos conceptos: naturaleza, cercanía, perfección, técnica... familia. Lo de la técnica y la perfección viene de El Bulli, sí; pero lo de la naturaleza y la cercanía tienen que ver con Mugaritz. Y lo de familia, casi lo mismo, porque en el trato, Andoni (Aduriz) y Joan, que es al que más conozco de los tres hermanos Roca, tienen el mismo punto de chicos tímidos y soñadores".








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26/10/2008 free counters

El actor Jeff Bridges lanzará un disco en solitario


Jeff Bridges en una actuación en los Spirit Awards. I AP

Jeff Bridges en una actuación en los Spirit Awards. I AP


El actor estadounidense Jeff Bridges, ganador del Óscar el año pasado por dar vida a una antigua estrella de la música country en 'Crazy Heart', lanzará un disco en solitario este verano, informó la edición digital de la revista The Hollywood Reporter.

Según la publicación, Bridges ha firmado un contrato con la división Blue Note Records, propiedad de la discográfica EMI, a través de la cual lanzará el álbum, aún sin título, al que contribuirá con "varias composiciones propias".

El protagonista de la serie de televisión House, Hugh Laurie, también se ha metido al mundo de la música y acaba de publicar en el Reino Unido un disco de blues titulado Let Them Talk. El actor actuó recientemente en Nueva Orleans con su banda, compuesta principalmente por músicos profesionales.







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26/10/2008 free counters

Bebê de 45 dias é internado e sai com lesões de hospital em Caçapava

A pele está queimada e cheia de bolhas. Segundo a mãe, o soro teria causado as lesões
Credito: Arquivo Família Atualizado às 17h24

Um bebê de um mês e meio foi internado em um hospital de Caçapava com problemas respiratórios. Mas, a família da criança reclama que o neném teve lesões nos pés provocadas por maus cuidados de uma enfermeira.

Ocorreram lesões no pé direito do bebê, que tem 45 dias de vida. A pele está queimada e cheia de bolhas. A mãe conta que na semana passada trouxe o filho para o hospital para tratar de um problema respiratório. Foi preciso ficar internado.

No fim de semana, segundo ela, aconteceu o problema com o soro que teria provocado as lesões no bebê.

Por nota, a ouvidoria da Fusam, a Fundação de Saúde e Assistência de Caçapava informou que as providências necessárias foram tomadas, entre elas, a abertura de uma sindicância interna para apurar os fatos.

Leia a nota completa

A FUSAM (Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava), por meio de relatório médico, avaliado no dia 19 de abril de 2011, pelos especialistas em Cirurgia Vascular, Dr. Luiz Antonio da Silva e Cirurgia Geral e Coordenador Médico, Dr. Carlo Guilherme S. Lima, vem esclarecer o fato ocorrido com o paciente P. H. L. S., 1 (um) mês de vida, filho da Sra. Débora de Lima Barros, que a lesão que surgiu no tornozelo inferior direito, face antero-medial, trata-se de infiltração do Tecido Celular Subcutâneo devido a infiltração do acesso venoso.

Não existe sofrimento vascular, muscular ou motor do tornozelo afetado.
A criança está apresentando melhora de seu quadro clínico (internada nesta instituição no dia 14 de abril por doença respiratória grave, sendo prontamente atendida e recebido o suporte adequado para sua sobrevivência, visto a sua evolução neste período).

A lesão comumente chamada de "soroma" tem a evolução também satisfatória e seu tecido já absorveu todo o infiltrado, encontrando-se em fase final de cura, sem quaisquer sinais de infecção ou morte tecidual. O fato ocorrido está em sindicância pela Comissão de Apuração de Responsabilidade da fundação.

Dr. Carlo Guilherme S. Lima
Coordenador Médico
CRM 88.397






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26/10/2008 free counters

Bebê com bolhas no tornozelo ENORMES não sofreu queimadura, diz pronto-socorro


Segundo fundação de saúde, bolhas foram causadas por 'infiltração'.
Criança está internada em Caçapava, no interior de SP.

Do G1 SP

Bolhas em tornozelo de bebê não foram causadas por queimadura, de acordo com o pront-socorro onde ele está internado (Foto: Reprodução/TV Globo)Bolhas em tornozelo de bebê não foram causadas
por queimadura, de acordo com o pront-socorro
onde ele está internado
(Foto: Reprodução/TV Globo)

O bebê que tem pouco mais de um mês de vida e apareceu com bolhas no tornozelo em um pronto-socorro de Caçapava, a 116 km de São Paulo, não sofreu queimaduras. De acordo com a Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava (Fusam), que administra o pronto-socorro, as bolhas foram causadas por uma “infiltração do tecido celular subcutâneo” devido à aplicação de soro.

Em nota divulgada nesta terça-feira, a Fusam afirma que não há “sofrimento vascular, muscular ou motor” do tornozelo do bebê. A criança deu entrada no pronto-socorro no dia 14 de abril com doença respiratória grave. Segundo a instituição, o bebê apresenta melhora do quadro clínico, tanto das bolhas no tornozelo quanto da causa da internação.

Ainda de acordo com a Fusam, o organismo da criança já absorveu o líquido das bolhas e o tornozelo está em “fase final de cura, sem quaisquer sinais de infecção ou morte tecidual”.

A fundação afirma que abriu sindicância na Comissão de Apuração de Responsabilidade da instituição.


Fusam Fundacao Saude Assistência Municipio Cacapava - Hospital ...

Fusam Fundacao Saude Assistência Municipio Cacapava, Hospital Geral,Policlínica, Clinico Geral, SP/Caçapava (Centro). Petrobras Ams.
www.helpsaude.com/Fusam-Fundacao-Saude-Assistencia-Municipio-Cacapava.Cacapava.SP/




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26/10/2008 free counters

Bebê de 2 anos morre com suspeita de overdose de cocaína no Acre


Polícia aguarda laudo do IML que vai comprovar a causa da morte.
Criança teria ingerido cocaína achada na rua pela mãe, em Rio Branco.

Do G1, em São Paulo

Um bebê de 2 anos morreu com suspeita de overdose, na noite de segunda-feira (18), em Rio Branco.

A delegada Áurea Letícia Carneiro Ribeiro Deni, da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, explicou ao G1 que aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML) que vai determinar a verdadeira causa da morte. Não há previsão para a divulgação do resultado.


Segundo a delegada, a mãe, de 29 anos, prestou depoimento e negou ser usuária de drogas. “Ela disse que encontrou um papelote de cocaína na rua há 15 dias e guardou a droga dentro da carteira. O outro filho dela, de 4 anos, pegou o entorpecente e deu para o irmão, que engoliu o material”, afirmou Áurea.

A delegada afirmou que uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu), mas não sabia que o bebê havia ingerido drogas. A criança chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu.

“O bebê teve uma convulsão e, quando os médicos chegaram, a mãe não revelou que o bebê podia ter ingerido cocaína. Se a equipe soubesse, talvez tivesse conseguido salvar a vida da criança. Claro, se realmente, o bebê morreu por overdose”, disse a delegada.

A mãe foi liberada após o depoimento. Após o resultado do exame do IML, se ficar comprovado que a criança morreu por overdose, ela deve ser novamente ouvida. Segundo a delegada, ela pode ser indiciada por homicídio.

A mãe recebeu acompanhamento de uma assistente social e foi liberada após o depoimento. Ela poderá ser convocada a prestar novo depoimento a partir do resultado do exame e será indiciada por crime doloso ou culposo.





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26/10/2008 free counters

Justiça condena concessionária por morte do cantor Claudinho


Além de danos materiais, foi estipulada pensão e R$ 500 mil por acidente.
Nova Dutra diz que não irá se pronunciar sobre a decisão.

Do G1 SP


Claudinho foi vítima de acidente em 2003 na Via Dutra (Foto: Reprodução/TV Globo)Claudinho foi vítima de acidente em 2003 na Via
Dutra (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Justiça de São Paulo condenou a concessionária Nova Dutra a indenizar a viúva do cantor Cláudio Rodrigues de Mattos, da dupla Claudinho e Buchecha, em razão do acidente que culminou em sua morte em 2003 na Via Dutra, perto da cidade de Seropédica (RJ).

O juiz Daniel Toscano, da 6ª Vara Cível de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, estipulou uma indenização de R$ 13.460,39 pelos danos causados ao veículo, uma pensão mensal de R$ 2.051,23 até a autora completar 70 anos e R$ 500 mil pelo dano moral sofrido. Cabe recurso à decisão.

Claudinho morreu no dia 13 de julho de 2003, vítima de uma acidente de trânsito na rodovia. O caso foi julgado em São Paulo porque ele havia acabado de deixar um show em Lorena, também no Vale do Paraíba.

A viúva entrou com uma ação contra a concessionária por considerar que o acidente aconteceu em razão de irregularidades na via (existência de mureta no acostamento e de uma árvore a apenas dois metros do obstáculo, sem qualquer tipo de proteção) e que a morte prematura dele provocou danos materiais e morais.

Como dano material, ela requereu o ressarcimento do valor do conserto do veículo e o pagamento de pensão. Pleiteou também uma compensação pecuniária pelo abalo psíquico causado pela morte do companheiro e pai de sua filha.

Carro ficou totalmente destruído (Foto: Reprodução/TV Globo)Carro ficou totalmente destruído (Foto:
Reprodução/TV Globo)

“Se somos obrigados a pagar pedágios semelhantes aos cobrados em países desenvolvidos, que sejamos contemplados, em contrapartida, com rodovias de países desenvolvidos. Consignando ainda que a ré administra a rodovia há mais de uma década, tendo tempo suficiente para erigir as obras protetivas”, disse o juiz, na decisão.

No processo, a empresa apresentou defesa dizendo que o acidente ocorreu por culpa exclusiva do condutor do veículo, que dirigia em alta velocidade, dormiu ao volante e fez uso inadequado do acostamento. Procurada nesta terça-feira (19), a Nova Dutra disse que não irá se pronunciar sobre a decisão.






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26/10/2008 free counters

Lygia Fagundes Telles completa 88 anos; conheça sua trajetória


da Livraria da Folha

Divulgação
Triângulo amoroso desestabiliza ainda mais relação entre mãe e filha
Triângulo amoroso desestabiliza ainda mais relação entre mãe e filha

Quando se fala de Lygia Fagundes Telles, um emaranhado de letras e palavras se mistura. A confusão é natural, e em certa medida, a culpa é da autora. Mas muito provavelmente são poucos os que se incomodam com isso. Pelo contrário, as emoções despertas por seus textos fazem sentir, são sentidos, criam recordações não vividas, quem sabe inventadas.




Nascida em 19 de abril de 1923, Lygia completa 88 anos, e suas obras continuam a gerar comentários, agrados e outras histórias. Conhecer sua literatura é dar de cara com personagens interessantes, misteriosos, viscerais. Há toda uma construção na literatura da prestigiada escritora, que usa e abusa das vozes, do pensamento alto e da confusão.

"Ciranda de Pedra" é seu primeiro romance (já havia publicado livros de contos anteriormente), lançado em 1954, e causando espanto em alguns críticos, pela solidez das ideias de uma moça, que nem sequer era professora ou jornalista, mas sim advogada. Formou-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, e nunca largou a profissão, tendo se aposentado como procuradora no Instituto de Previdência do Estado de São Paulo.


Eduardo Anizelli/Folhapress
A autora Lygia Fagundes Telles,que completa 88 anos, em sua casa em São Paulo
A autora Lygia Fagundes Telles,que completa 88 anos, em sua casa em São Paulo

A vontade de escrever ela sempre teve, e foram os amigos Carlos Drummond de Andrade e Erico Veríssimo, entre outros, que a incentivaram a publicar mais textos. Talvez porque eles fossem sábios ou divertidos, ela acatou as sugestões, e em 1963 lança "Verão no Aquário", vencedor do prêmio Jabuti.

Joel Silva/Folha Imagem
Lygia recebe o prêmio Juca Pato de Antonio Candido, ganhador em 2007
Lygia recebe o prêmio Juca Pato de Antonio Candido, ganhador em 2007




Nome:
Lygia Fagundes Telles

Nascimento:
19/04/1923

Natural:
São Paulo - SP

Menu da Autora


Lygia Fagundes Telles


(...) "Com a ponta da língua pude sentir a semente apontando
sob a polpa. Varei-a. O sumo ácido inundou-me a boca. Cuspi
a semente: assim queria escrever, indo ao âmago do âmago
até atingir a semente resguardada lá no fundo como um feto".

(Verde lagarto amarelo)



Quarta filha do casal Durval de Azevedo Fagundes e Maria do Rosário Silva Jardim de Moura, nasce na capital paulista, em 19 de abril de 1923, Lygia de Azevedo Fagundes, na rua Barão de Tatuí. Seu pai, advogado, exerceu os cargos de delegado e promotor público em diversas cidades do interior paulista (Sertãozinho, Apiaí, Descalvado, Areias e Itatinga), razão porque a escritora passa seus primeiros anos da infância mudando-se constantemente. Acostuma-se a ouvir histórias contadas pelas pajens e por outras crianças. Em pouco tempo, começa a criar seus próprios contos e, em 1931, já alfabetizada, escreve nas últimas páginas de seus cadernos escolares as histórias que irá contar nas rodas domésticas. Como ocorreu com todos nós, as primeiras narrativas que ouviu falavam de temas aterrorizantes, com mulas-sem-cabeça, lobisomens e tempestades.

Seu pai gostava de freqüentar casas de jogos, levando Lygia consigo "para dar sorte". Diz a escritora: "Na roleta, gostava de jogar no verde. Eu, que jogo na palavra, sempre preferi o verde, ele está em toda a minha ficção. É a cor da esperança, que aprendi com meu pai."

Em 1936 seus pais se separam, mas não se desquitam.

Porão e sobrado é o primeiro livro de contos publicado pela autora, em 138, com a edição paga por seu pai. Assina apenas como Lygia Fagundes.

No ano seguinte termina o curso fundamental no Instituto de Educação Caetano de Campos, na capital paulista. Ingressa, em 1940, na Escola Superior de Educação Física, naquela cidade. Ao mesmo tempo, freqüenta o curso pré-jurídico, preparatório para a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco.

Inicia o curso de Direito em 1941, freqüentando as rodas literárias que se reuniam em restaurantes, cafés e livrarias próximas à faculdade. Ali conhece Mário e Oswald de Andrade, Paulo Emílio Sales Gomes, entre outros, e integra a Academia de Letras da Faculdade e colabora com os jornais Arcádia e A Balança. Para se sustentar, trabalha como assistente do Departamento Agrícola do Estado de São Paulo. Nesse ano conclui o curso de Educação Física.

Praia viva, sua segunda coletânea de contos, é editada em 1944 pela Martins, de São Paulo. O ano de 1945 marca o ano de falecimento de seu pai. Atenta aos acontecimentos políticos, Lygia participa, com colegas da Faculdade, de uma passeata contra o Estado Novo.

Terminado o curso de Direito, em 1946, só três anos depois a escritora publica, pela editora Mérito, seu terceiro livro de contos, O cacto vermelho. O volume recebe o Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras.

Casa-se com o jurista Goffredo da Silva Telles Jr., seu professor na Faculdade de Direito que, na ocasião,1950, era deputado federal. Muda-se, em virtude desse fato, para o Rio de Janeiro, onde funcionava a Câmara Federal.

Com seu retorno à capital paulista, em 1952, começa a escrever seu primeiro romance, Ciranda de pedra. Na fazenda Santo Antônio, em Araras - SP, de propriedade da avó de seu marido, para onde viaja constantemente, escreve várias partes desse romance. Essa fazenda ficou famosa na década de 20, pois lá reuniam-se os escritores e artistas que participaram do movimento modernista, tais como Mário e Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Mafaldi e Heitor Villa-Lobos.

Maria do Rosário, sua mãe, falece em 1953 e, no ano seguinte, nasce seu único filho, Goffredo da Silva Telles Neto. As Edições O Cruzeiro, do Rio de Janeiro, lançam Ciranda de pedra.

Seu livro de contos, Histórias do desencontro, é publicado pela editora José Olympio, do Rio de Janeiro, e é premiado pelo Instituto Nacional do Livro, em 1958.

Em 1960 separa-se de seu marido Goffredo e, no ano seguinte, começa a trabalhar como procuradora do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo.

Dois anos depois lança, pela editora Martins, de São Paulo, seu segundo romance, Verão no aquário. Passa a viver com Paulo Emílio Salles Gomes e começa a escrever o romance As meninas, inspirado no momento político por que passa o país.

Em 1964 e 1965 são publicados seus livros de contos Histórias escolhidas e O jardim selvagem, respectivamente, pela editora Martins.

A convite do cineasta Paulo César Sarraceni e em parceria com Paulo Emílio Salles Gomes, em 1967, faz a adaptação para o cinema do romance D. Casmurro, de Machado de Assis. Esse trabalho foi publicado, em 1993, pela editora Siciliano, de São Paulo, sob o título de Capitu.

Seu livro de contos Antes do baile, publicado pela Bloch, do Rio de Janeiro, em 1970, recebe o Grande Prêmio Internacional Feminino para Estrangeiros, na França.

O lançamento, em 1973, pela José Olympio, de seu terceiro romance, As meninas, é um sucesso. A escritora arrebata todos os prêmios literários de importância no país: o Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras, o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro e o de "Ficção" da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Seminário de ratos, contos, é publicado em 1977 pela José Olympio e recebe o prêmio da categoria Pen Club do Brasil. Nesse ano participa da coletânea Missa do Galo: variações sobre o mesmo tema, livro organizado por Osman Lins a partir do conto clássico de Machado de Assis. Integra o corpo de jurados do Concurso Unibanco de Literatura, ao lado dos escritores e críticos literários Otto Lara Resende, Ignácio de Loyola Brandão, João Antônio, Antônio Houaiss e Geraldo Galvão Ferraz.

Em setembro desse ano, falece Paulo Emílio Salles Gomes. A escritora assume, face ao ocorrido, a presidência da Cinemateca Brasileira, que Paulo Emílio ajudara a fundar.

Em 1978 a editora Cultura, de São Paulo, lança Filhos pródigos. Essa coletânea de contos seria republicada a partir de 1991 sob o título A estrutura da bolha de sabão. A TV Globo leva ao ar um Caso Especial baseado no conto "O jardim selvagem".

Sua editora no período de 1980 até 1997, a Nova Fronteira, do Rio de Janeiro publica A disciplina do amor. No ano seguinte lança Mistérios, uma coletânea de contos fantásticos. A TV Globo transmite a telenovela Ciranda de pedra, adaptada de seu romance.

Em 1982 é eleita para a cadeira 28 da Academia Paulista de Letras e, em 1985, por 32 votos a 7, é eleita, em 24 de outubro, para ocupar a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras, fundada por Gregório de Mattos, na vaga deixada por Pedro Calmon. Sua posse só ocorre em 12 de maio de 1987. Ainda em 1985 é agraciada com a medalha da Ordem do Rio Branco.

1989 é o ano de lançamento de seu romance As horas nuas. Recebe a Comenda Portuguesa Dom Infante Santo. Em 1990 seu filho, Goffredo Neto, realiza o documentário Narrarte, sobre a vida e a obra da mãe. Em 1991 aposenta-se como funcionária pública.

A Rede Globo de Televisão apresenta, em 1993, dentro da série Retratos de mulher, a adaptação da própria escritora do seu conto "O moço do saxofone", que faz parte do livro Antes do baile verde, num episódio denominado "Era uma vez Valdete".

Participa da Feira o Livro de Frankfurt, na Alemanha, em 1994, e lança, no ano seguinte, um novo livro de contos, A noite escura e mais eu, que ganhou os prêmios de Melhor livro de contos, concedido pela Biblioteca Nacional; Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro e Prêmio APLUB de Literatura.

Em 1996 estréia o filme As meninas, de Emiliano Ribeiro, baseado em romance homônimo de Lygia. Em 1997 participa da série O escritor por ele mesmo, do Instituto Moreira Salles. A editora Rocco adquire os direitos de publicação de toda a obra passada e futura da escritora.

Em 1998, a convite do governo francês, participa do Salão do Livro da França.

Seu livro Invenção e Memória foi agraciado com o Prêmio Jabuti, na categoria ficção, em 2001. Recebe, também, o "Golfinho de Ouro" e o Grande Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Agraciada, em março de 2001, com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Brasília (UnB).

Em 2005, recebe o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa.

OBRAS DA AUTORA

Individuais

Contos:

Porão e sobrado, 1938
Praia viva, 1944
O cacto vermelho, 1949
Histórias do desencontro, 1958
Histórias escolhidas, 1964
O jardim selvagem, 1965
Antes do baile verde, 1970
Seminário dos ratos, 1977
Filhos pródigos, 1978 (reeditado como A estrutura da bolha de sabão, 1991)
A disciplina do amor, 1980
Mistérios, 1981
A noite escura e mais eu, 1995
Venha ver o por do sol
Oito contos de amor
Invenção e Memória, 2000 (Prêmio Jabuti)
Durante aquele estranho chá: perdidos e achados, 2002
Meus contos preferidos, 2004
Histórias de mistério, 2004
Meus contos esquecidos, 2005

Romances:

Ciranda de pedra, 1954
Verão no aquário, 1963
As meninas, 1973
As horas nuas, 1989

Antologias:

Seleta, 1971 (organização, estudos e notas de Nelly Novaes Coelho)

Lygia Fagundes Telles, 1980 (organização de Leonardo Monteiro)

Os melhores contos de Lygia F. Telles, 1984 (seleção de Eduardo Portella)

Venha ver o pôr-do-sol, 1988 (seleção dos editores - Ática)

A confissão de Leontina e fragmentos, 1996 (seleção de Maura Sardinha)

Oito contos de amor, 1997 (seleção de Pedro Paulo de Sena Madureira)

Pomba enamorada, 1999 (seleção de Léa Masima).

Participações em coletâneas:

Gaby, 1964 (novela - in Os sete pecados capitais - Civilização Brasileira)

Trilogia da confissão, 1968 (Verde lagarto amarelo, Apenas um saxofone e Helga - in Os 18 melhores contos do Brasil - Bloch Editores)

Missa do galo, 1977 (in Missa do galo: variações sobre o mesmo tema - Summus)

O muro, 1978 (in Lições de casa - exercícios de imaginação - Cultura)

As formigas, 1978 (in O conto da mulher brasileira - Vertente)

Pomba enamorada, 1979 (in O papel do amor - Cultura)

Negra jogada amarela, 1979 (conto infanto-juvenil - in Criança brinca, não brinca? - Cultura)

As cerejas, 1993 (in As cerejas - Atual)

A caçada, 1994 (in Contos brasileiros contemporâneos - Moderna)

A estrutura da bolha de sabão e As cerejas, s.d. (in O conto brasileiro contemporâneo - Cultrix)

Crônicas publicadas na imprensa:

Não vou ceder. Até quando?. O Estado de São Paulo - 06-01-92
Pindura com um anjo. Jornal da Tarde - 11-08-96

Traduções:

Para o alemão:

- Filhos pródigos, 1983
- As horas nuas, 1994
- Missa do galo, 1994

Para o espanhol:

- As meninas, 1973
- As horas nuas, 1991

Para o francês:

- Filhos pródigos, 1986
- Antes do baile verde, 1989
- As horas nuas, 1996
- W. M., 1991
- Invenção e Memória, 2003

Para o inglês:

- As meninas, 1982
- Seminário dos ratos, 1986
- Ciranda de pedra, 1986

Para o italiano:

- As pérolas, 1961
- As horas nuas, 1993

Para o polonês:

- A chave, 1977
- Ciranda de pedra, 1990 (traduzido também para o chinês e espanhol).

Para o sueco:

- As horas nuas, 1991

Para o tcheco:

- Antes do baile verde, s.d. (traduzido também para russo)

Edições em Portugal:

- Antes do baile verde, 1971
- A disciplina do amor, 1980
- A noite escura e mais eu, 1996
- As meninas, s.d.

Para o cinema:

- Capitu (roteiro); parceria com Paulo Emílio Salles Gomes, 1993 (Siciliano).

- As meninas (adaptação), 1996

Para o teatro:

As meninas, 1988 e 1998

Para a televisão:

- O jardim selvagem, 1978 (Caso especial - TV Globo)
- Ciranda de pedra, 1981 (Novela - TV Globo)
- Era uma vez Valdete, 1993 (Retratos de mulher - TV Globo)

PRÊMIOS:

Prêmio do Instituto Nacional do Livro (1958)
Prêmio Guimarães Rosa (1972)
Prêmio Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras (1973)
Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (1980)
Prêmio Pedro Nava, de Melhor Livro do Ano (1989)
Melhor livro de contos, Biblioteca Nacional
Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro
Prêmio APLUB de Literatura
Prêmio Jabuti (Ficção) (2001)
Prêmio Camões (2005)


Dados obtidos em livros da escritora, outras publicações, na Internet e na revista "Cadernos de Literatura Brasileira - Instituto Moreira Salles.


Lygia Fagundes Telles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Lygia Fagundes Telles Academia Brasileira de Letras
Lygia Fagundes Telles
Lygia em novembro de 2010
Nome completo Lygia de Azevedo Fagundes
Nascimento 19 de abril de 1923 (88 anos)
São Paulo
Nacionalidade Brasileira
Ocupação escritora, jurista
Principais trabalhos Ciranda de Pedra, As Meninas, As Horas Nuas

Lygia Fagundes Telles[1] (São Paulo, 19 de abril de 1923) é uma escritora brasileira, galardoada com o Prémio Camões em 2005.

É membro da Academia Paulista de Letras desde 1982, da Academia Brasileira de Letras desde 1985[2] e da Academia das Ciências de Lisboa desde 1987.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Foi a quarta filha de Durval de Azevedo Fagundes e Maria do Rosário Silva Jardim de Moura, tendo nascido na rua Barão do Bananal.

Em 1938, dois anos depois da separação dos pais, Lygia publicou o seu primeiro livro de contos, Porão e sobrado com a ajuda de seu pai, assinando como Lygia Fagundes. Em 1939 terminou o curso fundamental no Instituto de Educação Caetano de Campos. No ano seguinte, ingressou na Escola Superior de Educação Física, também em São Paulo, ao mesmo tempo que frequentou um curso pré-jurídico, preparatório para a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

Em 1941 iniciou o curso de Direito e começou a participar activamente nos debates literários, onde conheceria Mário e Oswald de Andrade, Paulo Emílio Salles Gomes, entre outros nomes da cena literária brasileira. Fez, então, parte da Academia de Letras da Faculdade e escreveu para os jornais Arcádia e A Balança. Ao mesmo tempo, trabalhou no Departamento Agrícola do Estado de São Paulo para pagar os estudos e a sua própria subsistência. Foi também em 1941 que terminou o curso de Educação Física. Foi na faculdade do Largo de São Francisco que conheceu a poeta que veio a ser a sua melhor amiga, Hilda Hilst.

Em 1944 publicou Praia Viva.

Em 1950 casou-se com o jurista Gofredo da Silva Teles Jr. (filho de Gofredo da Silva Teles), que era seu professor na Faculdade de Direito e deputado federal, o que a levou a mudar-se para o Rio de Janeiro, onde funcionava a Câmara Federal. Em 1952, de volta à sua cidade natal, escreveu o seu primeiro romance, Ciranda de Pedra, do qual se faria mais tarde uma telenovela, que é editado no ano seguinte, já depois da morte da sua mãe.

Em 1960 separou-se de Gofredo e, no ano seguinte, começou a trabalhar como procuradora do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo. Em 1962 passou a viver com Paulo Emílio Salles Gomes. Inspirada pelo contexto político brasileiro, escreveu As Meninas.

Em parceria com Paulo Emílio, fez uma adaptação para o cinema do romance de Machado de Assis, Dom Casmurro, para o cineasta Paulo César Sarraceni - adaptação que adotaria a alcunha da personagem principal: "Capitu".

Em 1970 recebeu o Grande Prémio Internacional Feminino para Estrangeiros, na França, pelo seu livro de contos Antes do baile. Em 1973, o seu romance As Meninas arrebatou os principais prémios literários brasileiros: o Prêmio Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro e o prémio de "Ficção" da Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 1977, foi galardoada pelo Pen Club do Brasil na categoria de contos, pela sua colectânea Seminário dos Ratos.

Em sequência da morte do seu companheiro, Paulo Emílio Salles Gomes, assumiu a presidência da Cinemateca Brasileira, fundada por este.

Em 1982 foi eleita para a cadeira 28 da Academia Paulista de Letras e, em 1985, por 32 votos a 7, foi eleita, em 24 de outubro, para ocupar a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras, na vaga deixada por Pedro Calmon, tomando posse em 12 de Maio de 1987.

Em 1995, Emiliano Ribeiro apresentou o filme As Meninas, baseado no romance da escritora. Em 2001 voltou a receber o Prémio Jabuti, na categoria de ficção, pelo seu livro Invenção e Memória. Em março de 2001 recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Brasília.

A 13 de Maio de 2005 recebe o Prémio Camões, distinguida pelo júri composto por Antônio Carlos Sussekind (Brasil), Ivan Junqueira (Brasil), Agustina Bessa-Luís (Portugal), Vasco Graça Moura (Portugal), Germano de Almeida (Cabo Verde) e José Eduardo Agualusa (Angola).

[editar] Obras

[editar] Romances

[editar] Livros de Contos

[editar] Antologias

  • Seleta, 1971 (organização, estudos e notas de Nelly Novaes Coelho)
  • Lygia Fagundes Telles, 1980 (organização de Leonardo Monteiro)
  • Os melhores contos de Lygia F. Telles, 1984 (seleção de Eduardo Portella)
  • Venha ver o pôr-do-sol, 1988 (seleção dos editores - Ática)
  • A confissão de Leontina e fragmentos, 1996 (seleção de Maura Sardinha)
  • Oito contos de amor, 1997 (seleção de Pedro Paulo de Sena Madureira)
  • Pomba enamorada, 1999 (seleção de Léa Masima).

[editar] Participações em coletâneas

  • Gaby, 1964 (novela - in Os sete pecados capitais - Civilização Brasileira)
  • Trilogia da confissão, 1968 (Verde lagarto amarelo, Apenas um saxofone e Helga - in Os 18 melhores contos do Brasil - Bloch Editores)
  • Missa do galo, 1977 (in Missa do galo: variações sobre o mesmo tema - Summus)
  • O muro, 1978 (in Lições de casa - exercícios de imaginação - Cultura)
  • As formigas, 1978 (in O conto da mulher brasileira - Vertente)
  • Pomba enamorada, 1979 (in O papel do amor - Cultura)
  • Negra jogada amarela, 1979 (conto infanto-juvenil - in Criança brinca, não brinca? - Cultura)
  • As cerejas, 1993 (in As cerejas - Atual)
  • A caçada, 1994 (in Contos brasileiros contemporâneos - Moderna)
  • A estrutura da bolha de sabão e As cerejas, s.d. (in O conto brasileiro contemporâneo - Cultrix)

[editar] Crônicas publicadas na imprensa

Pindura com um anjo. Jornal da Tarde - 11 de Agosto de 1996

[editar] Traduções e adaptações

  • Para o alemão:
    • Filhos pródigos, 1983
    • As horas nuas, 1994
    • Missa do galo, 1994
  • Para o espanhol:
    • As meninas, 1973
    • As horas nuas, 1991
  • Para o francês:
    • Filhos pródigos, 1986
    • Antes do baile verde, 1989
    • As horas nuas, 1996
    • W. M., 199
    • As meninas 2005 (Les pensionnaires, Brésil 70, un rêve de liberté)
  • Para o inglês:
    • As meninas, 1982
    • Seminário dos ratos, 1986
    • Ciranda de pedra, 1986
  • Para o italiano:
    • As pérolas, 1961
    • As horas nuas, 1993
  • Para o polaco:
    • A chave, 1977
    • Ciranda de pedra, 1990 (traduzido também para o chinês e espanhol).
  • Para o sueco:
    • As horas nuas, 1991
  • Para o tcheco:
    • Antes do baile verde, s.d. (traduzido também para russo)
  • Edições em Portugal:
    • Antes do baile verde, 1971
    • A disciplina do amor, 1980
    • A noite escura e mais eu, 1996
    • As meninas, s.d.
  • Para o cinema:
    • Capitu (roteiro); parceria com Paulo Emílio Salles Gomes, 1993 (Siciliano).
    • As meninas (adaptação), 1996
  • Para o teatro:
    • As meninas, 1988 e 1998
  • Para a televisão:
    • O jardim selvagem, 1978 (Caso especial - TV Globo)
    • Ciranda de pedra, 1981 e 2008 (Novela - TV Globo)
    • Era uma vez Valdete, 1993 (Retratos de mulher - TV Globo)

[editar] Prêmios

Referências

  1. Pelas regras ortográficas atuais, seu nome deveria ser grafado Lígia Fagundes Teles.
  2. Academia Brasileira de Letras. Biografia. Acesso em 15 de maio de 2010

zina

[editar] Ver também

[editar] Ligações externas


Precedida por:
Dalton Trevisan
Jabuti 01.jpg Prêmio Jabuti - Contos / Crônicas / Novelas
1966
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Bernardo Élis
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Rubens Teixeira Scavone
Jabuti 01.jpg Prêmio Jabuti - Romance
1974
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Lorbeerkranz.png ABL - quarta acadêmica da cadeira 16
1985 — atualidade
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Dalton Trevisan / Regina Rheda / Victor Giudice
Jabuti 01.jpg Prêmio Jabuti - Contos / Crônicas / Novelas
1996
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Marina Colasanti / Silviano Santiago / Antônio Carlos Villaça
Precedida por:
Raimundo Carrero / Marçal Aquino / Ignacio de Loyola Brandão
Jabuti 01.jpg Prêmio Jabuti - Contos / Crônicas
2001
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Agustina Bessa-Luís
Prêmio Camões
2005
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José Luandino Vieira






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