[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Quando o amor acaba


por Felipe Machado,

De repente, a mulher tão familiar que está na frente dele do outro lado da mesa do restaurante se transforma numa desconhecida. Em um estalo de dedos, anos de convivência se apagam completamente, como se um gigante tivesse passado uma borracha no álbum de fotos criado pela memória dos dois. O rosto dela lembra vagamente alguém que ele conheceu há muito, muito tempo, mas aquela pessoa já não está mais ali. Se clones humanos existissem, a pessoa do outro lado da mesa do restaurante certamente seria um deles.

O mal-estar é recíproco, mas de natureza diferente. Ao contrário dele, ela sabe muito bem quem está na sua frente – bem até demais. Ela sabe que o que está sendo prometido nunca será cumprido; sabe também que a voz dele diz uma coisa, mas a realidade do cotidiano diz outra. Se houvesse uma máquina capaz de traduzir a alma desse homem, aí talvez ela pudesse acreditar no que ele está dizendo. Nessa noite, porém, as palavras soam mais uma vez como sons sem sentido, frios como os copos intactos sobre a mesa do restaurante.

Dizem que as mulheres se casam imaginando que vão mudar os homens; os homens se casam acreditando que as mulheres não vão mudar. Mas a verdade é que as coisas mudam, mas as pessoas, não. Por que, então, esses dois insistiram tanto tempo e esforço no amor? Porque é da natureza humana. Porque é da inevitável e desumana natureza humana.

Ao contrário do que dizem os poetas, amor acaba, sim. Não há nada de
romântico nisso, apenas uma verdade pragmática e palpável. Se você tem apenas um copo d'água para beber, é bom saciar a sede antes do copo ficar vazio. Às vezes apenas esse copo é suficiente, mas há ocasiões em que nem todos os mares do mundo podem acalmar seu coração.

Então é isso. Fim.

Quando o amor acaba, o monstro que estava escondido debaixo do tapete da
sala acorda e domina rapidamente o apartamento. Frases que nunca deveriam
ter sido sequer pensadas são pronunciadas com a determinação dos carrascos. Não se pode atravessar uma ponte que foi queimada; com as palavras acontece a mesma coisa.

Agora os dois se olham e sabem que não têm mais o que fazer. Dentro deles há uma dor contínua, uma tristeza que sai pelos olhos. Os dois corações estão vazios, porque no lugar daquele amor todo agora não existe nada. E a vida segue assim, imperfeita.


Felipe Machado é jornalista, músico e passa o dia tentando entender o que se passa na cabeça das mulheres

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Área desmatada da Amazônia mais que dobrou em agosto


Desmatamento somou 756 quilômetros quadrados, uma área maior que o território de Cingapura

REUTERS


SÃO PAULO - O desmatamento da Amazônia mais que dobrou em agosto na comparação com o mês anterior, somando 756 quilômetros quadrados, área maior que o território de Cingapura, por exemplo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta segunda-feira, 29. No acumulado de 2008, a área de floresta perdida soma 5.681 quilômetros quadrados, de acordo com o instituto. Cingapura tem área total de 641 quilômetros quadrados.



Em agosto, o Pará foi mais uma vez o Estado com maior índice de desmatamento da Amazônia, destruindo 435,3 quilômetros quadrados de floresta, seguido pelo Mato Grosso, com 229,2 quilômetros quadrados devastados. O Inpe informou que 74% da Amazônia pôde ser vista por satélite, porém o Estado do Amapá ficou praticamente todo encoberto por nuvens (99 por cento), e em Roraima 77% do território não pode ser visto.

Quando comparado ao desmatamento registrado em agosto de 2007, o aumento da destruição da floresta foi de 230 quilômetros quadrados. Nos 12 meses de agosto de 2007 até o mês passado, a Amazônia perdeu 8.673 quilômetros quadrados, informou o Inpe. Só em abril de 2008, 1.124 quilômetros quadrados de floresta foram desmatados.

Recentemente, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comemorou a queda do desmatamento em julho, quando o desmate atingiu 324 quilômetros quadrados. Na época, o ministro atribuiu a queda ao aumento da fiscalização e a acordos fechados entre o ministério e setores do agronegócio. Na semana passada Minc anunciou que vai divulgar os nomes dos 100 maiores devastadores da floresta.

(Reportagem de Eduardo Simões)

Desmatamento aumenta nas vésperas das eleições, afirma Minc

Ministro do Meio Ambienta também vai anunciar a criação de uma Força Nacional Ambiental

Felipe Werneck, de O Estado de S. Paulo


RIO - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta manhã que apresentará nesta segunda-feira, 29, em Brasília, estatísticas que mostram que historicamente o desmatamento aumenta nos meses anteriores às eleições municipais. "Nenhum prefeito quer ser antipático. Nenhum governador quer ser antipático. A turma do Ibama vai, mas tem que ter a polícia para dar cobertura, porque o pessoal está com o dedo no gatilho", disse o ministro.


Minc anunciará uma lista com os cem maiores desmatadores do País. "A área média de desmatamento de cada um é de cerca de 1,5 mil a 1,8 mil hectares. Ou seja, estamos falando de 160 mil hectares desmatados por 100 pessoas. E verificamos que dos 100, apenas 10 vão a julgamento e um é condenado".

O ministro também informou que anunciará a criação de uma Força Nacional Ambiental. O ministro disse que foi criada uma força-tarefa do Ministério do Meio Ambiente com a Advocacia Geral da União e Ministério Público Federal para "levar todos esses cem para o banco dos réus".

"Não vamos ficar só nos cem. A lista é para dizer que a gente vai começar pelos tubarões. Vamos sinalizar que acabou a moleza", afirmou. Minc participou como convidado da 12º Semana de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão, na zona norte do Rio, e seguiu há pouco para Brasília. A divulgação dos dados está prevista para as 15 horas.


A evolução do desmatamento na Amazônia

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em agosto o desmatamento voltou a subir, com 756 km² derrubados

...................................................................



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters