[Valid Atom 1.0]

sábado, 18 de dezembro de 2010

Irã dá por certo prosseguir diálogo nuclear no Brasil, após Istambul


FOLHA

DA FRANCE PRESSE
EM TEERÃ

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, deu por certo este sábado que a negociação nuclear prevista em Istambul continue no Brasil e depois em Teerã, e qualificou de "muito bom" o recente encontro de Genebra com as grandes potências, em declaração à TV estatal.

"As negociações de Genebra foram muito boas. Estudei atentamente o relatório das reuniões, havia pontos positivos. Chegou a hora para eles de passar da política de confronto à política da concórdia. Todo mundo sairia ganhando", declarou Ahmadinejad.

Depois de 14 meses de interrupção, Irã e os países do grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia, China e Alemanha) retomaram, em 6 e 7 de dezembro, o diálogo sobre a questão nuclear, decidindo voltar a se reunir no fim de janeiro, em Istambul, para prosseguir com ele.

"Sua política fracassou. O Irã passou a ser nuclear. A melhor via para todo mundo é a cooperação. Espero que nas negociações em Istambul, e depois no Brasil, e posteriormente em Teerã se alcance um marco para a cooperação. É um benefício de todos", acrescentou.

Esta é a primeira vez que se menciona uma continuação das negociações para depois do encontro de Istambul, previsto para o fim de janeiro.

O presidente iraniano criticou o uso "dos incentivos ilegais, os incentivos do Conselho de Segurança ou (as sanções) econômicas contra um grande povo como o do Irã".

"Espero que vamos rumo à concórdia e à cooperação. O povo iraniano acolhe favoravelmente a cooperação" com as grandes potências, acrescentou.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou, em junho, novas sanções econômicas para tentar obrigar o Irã a renunciar a seu polêmico programa nuclear, em particular o de enriquecimento de urânio. Estados Unidos, União Europeia, Canadá, Austrália, Japão e Coreia do Sul adotaram, em seguida, sanções econômicas unilaterais mais duras.

Teerã sempre afirmou que a finaldiade do seu programa nuclear é exclusivamente civil, mas os países ocidentais o acusam de querer fabricar a arma atômica.

A Turquia, que apóia parcialmente a posição do Irã no âmbito nuclear, assinou com o Brasil, em maio, uma proposta para troca de combustível nuclear com as grandes potências, que a rejeitaram.



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#Wikileaks compromete Sócrates


18 de Dezembro, 2010Por Tânia Ferreira
Banco de Portugal vai averiguar conduta de Santos Ferreira.

As novas revelações do Wikileaks sobre Portugal, esta semana divulgados pelo jornal espanhol El País, põem em causa os desmentidos feitos por José Sócrates à colaboração do Governo português no repatriamento de detidos de Guantánamo em aviões dos EUA, via espaço aéreo português.

Mas, apesar de BE e PCP insistirem em explicações, nenhum dos partidos parece disposto a avançar para um inquérito parlamentar. O ministro Luís Amado repetiu ontem não ter conhecimento de voos, contrariando as informações da diplomacia norte-americana em Lisboa.

Entretanto, o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários estarão a fazer diligências junto do BCP e do seu presidente, Carlos Santos Ferreira, para averiguar se houve violação do dever de sigilo profissional ou outras infracções no caso também denunciado pelo Wikileaks.

Em causa estará a idoneidade do banqueiro , depois de alegadamente se oferecer para rastrear actividades financeiras do Irão e passá-las aos EUA - como consta de um telegrama da Embaixada norte-americana em Lisboa.

Os supervisores estarão a trabalhar de forma articulada, tentando avaliar se Santos Ferreira cumpriu os deveres a que estão obrigados os membros de órgãos sociais de instituições financeiras.

tania.ferreira@sol.pt





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#Wikileaks: diplomacia dos EUA sabia de torturas na Cachemira


O Wikileaks difundiu hoje novas revelações de telegramas secretos dos Estados Unidos a poucas horas da saída em liberdade sob fiança do fundador do portal digital, Julian Assange. O diário britânico The Guardian publicou documentos interceptados pelo Wikileaks, segundo os quais a diplomacia norte-americana conhecia a prática de torturas da polícia e das forças de segurança indianas na Cachemira.

De acordo com despachos diplomáticos, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha informou em 2005 à embaixada estadunidense em Nova Déli os abusos sistemáticos infligidos aos detentos.

Espancamentos, eletrocussões e práticas de humilhação sexual constam entre as desumanidades cometidas pelos agentes indianos, na presença de oficiais para obterem informação dos presos.

Conheceu-se que os diplomatas norte-americanos estavam a par de que os detentos não eram militantes senão pessoas das quais se suspeitava que poderiam ter informação dos insurgentes.

O Comitê informou aos representantes de Washington na capital indiana de 177 visitas a centros de detenção em Jammu, Cachemira e outros lugares entre 2002 e 2004 onde morreram muitas pessoas em consequência dos excessos.

Os telegramas detalham que entrevistaram 1.491 detentos e em 852 casos estes se queixaram de terem sido vítimas de maus tratos, surras e uma ou várias formas de tortura.

Fonte: Prensa Latina


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

The Decadence of the 9/11 Worshippers



For all the anticipation of the miserable fate of returning veterans from Iraq and Afghanistan, the greater outrage upon America of the neocon wars has to be that of the 9/11 first responders that America is turning its back on. Jon Stewart has made news giving an entire episode of the Daily Show to the outrage – whatever Stewart’s motivations, no one can watch this and not be outraged.

Add to this the Wikileaks revelation that Cuba banned Michael Moore’s Sicko on the grounds that its Potemkin portrayal of the Cuban health care system would provoke a popular backlash. It so happens that I know John Graham, the 9/11 first responder who Moore took on his stunt to Cuba. It also so happens that I am of that hardy band that can still, a generation after the end of the Cold War, be easily led to moral outrage about Communism. Which is exactly why it is not only appalling and outrageous that Moore could credibly pull off that stunt, but that no one else seems to find it outrageous that Communist Cuba can have a credible propaganda victory about how we treat those who were killed doing their job on 9/11.

Mind you, I am not trying to get on a nationalist hobby-horse here. Much as I was saddened by Pat getting on the bandwagon against the Lower Manhattan Mosque, he was absolutely right to upbraid Michael Bloomberg when he said:

And those firemen, police and rescue workers did not run into those burning buildings to defend constitutional rights, but, acting out of bravery and love, to save their fellow men.

And as our God, the one true God, said, “Greater love than this hath no man, than that he lay down his life for his friend.”

Let us hope that Jon Stewart and his guests did not lose sight of that truth.

On the contrary, the utter indifference of our political class to these men who acted out of that cardinal attribute they would never know if it stared them in the face – nobility – is the surest sign yet that the ruling class of our empire is in its late decadent stage. All the more so, indeed, as they are the actual heroes of the event which they have mythologized into the launching of the new dispensation that will save and renew Pax Americana. We must not forget.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#LULA #DILMA MST teria espiões no Incra para orientar invasões, revelam telegramas vazados pelo #WikiLeaks


Publicada em 18/12/2010 às 20h29m

Tatiana Farah

RIO - O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) usa informantes dentro do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para ocupar as terras que serão desapropriadas pelo governo. A afirmação consta de telegramas enviados por diplomatas dos Estados Unidos ao Departamento de Estado americano e revelados ao GLOBO pelo grupo WikiLeaks. Os diplomatas acusam ainda os sem-terra de alugarem lotes dos assentamentos para o agronegócio no Pontal do Paranapanema (SP) e avaliam que o governo Lula esvaziou o movimento, que teve de se "reinventar".

"A prática do MST de distribuir lotes de terra fértil a seus fiéis e de alugar a terra de novo ao agronegócio é irônica, para dizer o mínimo. O presidente Lula tem sido flagrantemente silencioso com suas promessas de campanha de apoiar o MST por uma boa razão: uma organização que ganha terra em nome dos sem-terra e que depois a aluga para as mesmas pessoas de quem tirou tem um sério problema de credibilidade", escreve o cônsul-geral em São Paulo, Thomas White, em 29 de maio do ano passado. O comentário foi feito após o diplomata ouvir um relatório de seu assessor econômico, que conversara com empresários de Presidente Prudente, onde "poucas pessoas" apoiam o movimento social.

O assessor econômico ouviu também o historiador americano Clifford Welch, que integra o Nera (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos em Reforma Agrária). Considerado por White como "pró-MST", o pesquisador revela que o movimento usa seus contatos dentro do Incra para determinar qual será a próxima fazenda desapropriada. "Welch disse ao assessor econômico que o Incra não torna essa informação publicamente disponível e que o MST só poderia acessá-la por meio de informantes dentro do Incra", informa o cônsul-geral. Segundo White, o Incra, usualmente, não desapropria com rapidez e, assim, "o MST invade a terra como prometido".

Leia a íntegra desta reportagem no Globo Digital (serviço para assinantes)


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#lula #dilma Dinheiro de emendas caiu em contas pessoais ou foi sacado na boca do caixa


Extratos bancários obtidos pelo ‘Estado’ também mostram que cheques foram trocados em empresas de factoring

18 de dezembro de 2010 | 15h 57

Leandro Colon - O Estado de S.Paulo

Documentos bancários obtidos com exclusividade pelo Estado revelam o desvio do dinheiro público do Orçamento supostamente investido em shows e eventos culturais. A movimentação bancária integral da RC Assessoria e Marketing, empresa em nome de laranjas, mostra que parte do dinheiro liberado a partir das emendas dos parlamentares foi desviada para a conta pessoal de dirigentes dos institutos fantasmas. O que sobrou foi sacado na boca do caixa em dinheiro vivo, uma estratégia que dificulta a fiscalização sobre o uso e o destino final do dinheiro.

INFOGRAFICO


Os extratos bancários também mostram que cheques foram trocados em empresas de factoring - um caminho para a lavagem de dinheiro. Houve até a compra de pelo menos um carro com verba pública.

A RC Assessoria e Marketing é uma das campeãs de subcontratação pelos institutos "sem fins lucrativos" que fecham convênios com os Ministérios do Turismo e da Cultura sem licitação para receber dinheiro de emendas de deputados e senadores. A empresa foi criada em abril passado apenas para receber o dinheiro dos institutos, que servem para intermediar os convênios com o governo.

Desde então, R$ 3 milhões caíram na conta da empresa para, teoricamente, realizar eventos. Pelo histórico bancário de 18 páginas, R$ 1,7 milhão foi sacado em espécie tão logo o dinheiro foi parar na conta da RC. Há saques de R$ 450 mil, feitos em 48 horas, no fim de outubro. Outros R$ 550 mil foram sacados no período de 15 dias que antecedeu o primeiro turno eleitoral.

O dinheiro destinado por deputados e senadores também foi parar em revendedoras de carros. Uma loja de veículos de Unaí (MG) recebeu R$ 171 mil. Seu dono, Lucas Couto Mendes, disse que não fez nenhuma transação com a empresa. "Uma pessoa veio aqui, comprou um carro e avisou que receberíamos uma transferência bancária. E aí veio da RC", disse.

Segredo. Mendes se negou a revelar quem fez a compra. "Não sou obrigado a contar. Isso é segredo comercial de nossa empresa", disse.

O Estado descobriu que um veículo de R$ 33 mil foi comprado em nome do jardineiro Moisés da Silva Morais, dirigente laranja da empresa, mas não há referências sobre a origem da negociação. O outro dirigente laranja da RC, como revelou o Estado no dia 5 de dezembro, é o mecânico José Samuel Bezerra, que vive de bicos.

No extrato, aparecem entidades que receberam, nos últimos dois anos, emendas e lobby dos senadores Gim Argello (PTB-DF), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Adelmir Santana (DEM-DF), e dos deputados Geraldo Magela (PT-DF), Sandro Mabel (PR-GO), Sandes Júnior (PP-GO), Rodovalho (PP-DF), Luciana Costa (PR-SP), Wellington Fagundes (PR-MT), entre outros.

Filho de Argello. A reportagem identificou que dirigentes dos institutos Renova Brasil, Recriar e Inbraest receberam de volta, em suas contas pessoais, parte do dinheiro que haviam remetido para a RC Assessoria e Marketing. Ou seja, os termos de subcontratação informados pelos institutos ao governo federal são apenas uma simulação dentro do processo de convênio.

Essas entidades só existem no papel e foram beneficiadas por mais de R$ 1 milhão em emendas do senador Gim Argello, que renunciou à relatoria do Orçamento após o esquema revelado pelo Estado.

Cerca de R$ 93 mil, por exemplo, foram transferidos em depósitos picados da RC para a conta pessoal do presidente do Instituto Recriar, Jilvan Carlos Fonseca. Essa entidade ficou conhecida por repassar R$ 550 mil de um convênio para uma rádio em nome do filho de Argello.

Em 16 de setembro, uma transferência de R$ 30 mil saiu da RC para a Requinte Vidros, vidraçaria que emprestou endereço ao Instituto Renova Brasil.

Além de emendas de Gim Argello, essas entidades usaram atestados de idoneidade assinados pelo deputado petista Geraldo Magela, que alega ser vítima de fraude.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#WikiLeaks: Polícia britânica reuniu evidências contra pais de Madeleine


Casal era investigado pela polícia de Portugal por desaparecimento da filha em 2007

13 de dezembro de 2010 | 21h 51

estadão.com.br

LONDRES - A polícia do Reino Unido ajudou a "reunir evidências" contra os pais da menina Madeleine McCann quando o casal era investigado pela polícia de Portugal como suspeitos no caso do desaparecimento da menina britânica, revela um documento da embaixada dos EUA em Lisboa publicado pelo WikiLeaks, segundo informações do jornal britânico The Guardian.

Veja também:
especial
Especial: Por dentro do WikiLeaks
blog Radar Global: principais vazamentos do 'cablegate'
lista Veja tudo o que foi publicado sobre o assunto

O telegrama, enviado do embaixador americano em Portugal, Al Hoffman, para os EUA, afirma que a informação foi passada à embaixada pelo diplomata britânico em Lisboa, Alexander Wykeham Ellis.

Ellis teria admitido, "sem dar mais detalhes sobre o caso, que a polícia britânica desenvolveu evidências contra os pais de Madeleine, e afirmou que as autoridades de ambos os países (Reino Unido em Portugal) estavam trabalhando juntas".

O documento que revela tais informações foi emitido em 2007. A menina desapareceu em maio do mesmo ano, e as investigações sobre seus pais só foram suspensas em julho de 2008. Um porta-voz do casal McCann afirmou que "a polícia portuguesa deixou claro que eles não têm nenhum envolvimento com o caso" e "que ainda hoje lutam sem descanso para encontrar a filha".

As autoridades britânicas desempenharam um papel substancial na investigação sobre o desaparecimento da menina. O documento mostra que, diferentemente do que se pensava, a polícia portuguesa não era a principal força por trás da acusação contra os McCann, e sim a polícia britânica.

Madeleine segue desaparecida. Seus pais mantêm um site para reunir informações sobre a menina e realizam campanhas para encontrá-la. A investigação foi arquivada pelas autoridades portuguesas.

O WikiLeaks começou a divulgar no fim de novembro mais de 250 mil documentos diplomáticos secretos dos EUA, revelando segredos e os bastidores da política externa americana e causando desconforto em Washington e em outros governos.



+ notícias sobre Wikileaks »




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Violência sem fronteiras: armas brasileiras mataram mais de 4 mil pessoas nos EUA em 13 anos.

O mercado de R$ 1 bilhão que move o crime entre Brasil e EUA

Denis Henigan, especialista em armas do Centro Brady, nos EUA. Foto: Divulgação

Dennis Henigan, da ONG Centro Brady, defende maior controle de armas nos EUA

WASHINGTON E RIO - Dois meninos de 7 anos brincam numa ruazinha de subúrbio. Um deles observa o outro se agachar e esticar o braço, esforçando-se para pegar algo sob um carro. Momentos depois, o primeiro garoto está no chão, com um tiro na cabeça. Após seis horas de agonia, morre num hospital.

Raquel Souza, irmã de Walmir Souza, morto ao trocar tiros com a polícia usando uma arma americana. Foto: Marcelo Gomes/ExtraO que uma das crianças tentava alcançar sob o veículo não era uma bola ou um skate, mas um revólver calibre 44. A tragédia — que poderia acontecer em qualquer cidade do mundo — brotou do asfalto da Rua Sigel, na Filadélfia, Estados Unidos. Mas a arma que matou Nafis Jefferson foi forjada a 8.146 quilômetros dali, na fábrica da Rossi em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

A exportação do crime não é uma via de mão única. Walmir Costa de Souza, de 24 anos, empunhava uma metralhadora ponto 30, quando foi morto ao trocar tiros com policiais no Morro Santa Marta, Zona Sul do Rio. A arma foi fabricada pela Browning, no estado americano de Utah, a 10.013 quilômetros de distância de Botafogo.

A partir deste fim de semana, o EXTRA começa a revelar o lado negro do mercado silencioso das armas entre os dois países, que movimentou R$ 993,7 milhões nos últimos quatro anos. Durante três meses, foram ouvidos, no Brasil e nos EUA, 61 vítimas ou parentes de vítimas de crimes, investigadores, autoridades, donos de lojas e fabricantes de armamento, especialistas e membros de ONGs que lidam com o tema.

Arte: Vinicius Mitchell

Veja o caminho das armas

Para realizar a matéria, o repórter Marcelo Gomes passou três semanas, em setembro deste ano, na redação do "Washington Post", um dos mais importantes jornais americanos, como bolsista do Woodrow Wilson International Center for Scholars.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#PT expulsa prefeito no RN por ter apoiado candidata do DEM



18 de dezembro de 2010 19h52 atualizado às 19h53


Anna Ruth Dantas
Direto de Natal

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Norte decidiu, por unanimidade, expulsar o prefeito da cidade de Antônio Martins (a 320 km de Natal), Edmilson Albuquerque. A reunião do diretório ocorreu na tarde deste sábado.

O gestor foi punido por infidelidade partidária, devido a ter apoiado a então candidata Rosalba Ciarlini (DEM), hoje governadora eleita, quando disputou o Executivo em 2010. A decisão do diretório estadual seguiu o encaminhamento feito pelo Conselho de Ética do partido.

Uma das provas anexadas no processo contra os políticos foi o documento chamado "Nota a população de Antônio Martins", onde estão citados os "candidatos do prefeito", com as fotografias de Rosalba Ciarlini (que disputou o governo pelo DEM), os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino (DEM), e ainda os deputados federais Henrique Alves (PMDB) e Betinho Rosado (DEM).

Além de determinar a saída do prefeito de Antônio Martins, o diretório estadual do PT decidiu abrir processo de expulsão de cinco vereadores dessa mesma cidade, que também declararam apoio no pleito de 2010 a candidatos do DEM.


( sobreviveu , escapou )


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Un laboratorio de cocaína en plena cárcel brasileña


  • Los reos de Cáceres, en Mato Grosso, mantenían su propia 'refinería'
  • Las instalaciones se ocultaban a los policías detrás de paredes falsas

Los presos de la cárcel de Cáceres, en el estado brasileño de Mato Grosso, no tenían que ir demasiado lejos para seguir consumiendo drogas. Los detenidos habían conseguido montar su propio laboratorio de cocaína y estupefacientes, oculto detrás de paredes falsas, para abastecer el consumo en las celdas. La 'refinería' fue descubierta este jueves durante una inspección y desmantelada por la Policía Militar.

Los reos se esforzaban en mantener las instalaciones en secreto. Pese a que los agentes habían pasado ya en otras dos ocasiones por el lugar, sólo fue a la tercera cuando hallaron el negocio que permanecía escondido tras los muros.

Durante la operación, los policías se incautaron de 1,2 kilos de pasta base de cocaína, así como de 20 frascos de productos que se emplean para refinarla y adaptarla como narcótico, según informa 'O Globo'.

Teléfonos móviles

"Estaban preparando la droga para comercializarla allí mismo", explicó Jadir Metelo, teniente coronel de la Policía Militar y responsable de la inspección.

Entre las sustancias químicas encontradas en el centro penitenciario figuran cantidades de éter, xilocaína, anestésico y acetona. Los prisioneros también habían logrado abastecerse de 27 teléfonos móviles.

El escándalo le costó inmediatamente el cargo al director de la prisión, cuyo relevo fue anunciado este mismo jueves por la Secretaría de Justicia y Seguridad Pública del estado de Mato Grosso. Las autoridades aprovecharán asimismo para investigar otras posibles irregularidades en las instalaciones.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#news : Germany's chancellor visits troops in Afghanistan


By the CNN Wire Staff
December 18, 2010 -- Updated 1258 GMT (2058 HKT)

Kabul, Afghanistan (CNN) -- German Chancellor Angela Merkel paid a visit to Afghanistan on Saturday, two days after Germany's top diplomat announced a planned reduction in troop levels and a day after one of its soldiers died.

Merkel arrived in Kunduz in northern Afghanistan to visit German troops, a German government spokesman said.

The spokesman would not give any further details except to say the trip was previously unannounced for security reasons.

Germany has more than 4,800 troops serving with NATO's International Security Assistance Force.

Germany will begin reducing its troop levels in Afghanistan in late 2011, Foreign Minister Guido Westerwelle said in a speech to German parliament Thursday.

Northern Afghanistan, which is typically not as volatile as the eastern and southern regions of the country, has seen an uptick in violence recently.

And, an ISAF official confirmed to CNN that a 21-year-old German soldier was killed Friday in a non-battle related injury in Pol-e-Khomri, located in northern Afghanistan's Baghlan province.

That brings the number of German military deaths in the Afghan war to 45.

Meanwhile Saturday, violence raged in Afghanistan:

A coalition service member died after an insurgent attack in eastern Afghanistan, NATO's International Security Assistance Force said.

With this latest attack Saturday, the number of coalition deaths has risen to 698 so far in 2010, according to a CNN tally.

In Kapisa province, more than 20 insurgents were killed, including several Taliban sub-leaders, by coalition forces during a fight in eastern Afghanistan. Insurgents fired at a patrol and the troops returned fire and brought in air support.

The fighting reflects the tough fight underscored in the U.S. review of operations in Afghanistan and Pakistan.

At a press conference in Kabul Friday, Adm. Mike Mullen, chairman of the U.S. Joint Chiefs of Staff, said the review "shows us that we are on the right track," but more progress needs to be made, particularly in the area of government and the rule of law.

"I remain convinced that we have the right strategy, we have the right leadership and we now have the right resources in place to disrupt, dismantle and defeat al Qaeda, to reverse the momentum of the Taliban and to prevent Afghanistan from becoming a safe haven," Mullen said.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#news: Russia launches world's 1st nuclear fuel bank of low enriched uranium

VIENNA, Dec. 18 (Xinhua) -- The world's first nuclear fuel bank of low enriched uranium (LEU) was officially launched in Russia on Friday, which aspiring nations could use for nuclear reactors instead of making it themselves.

"The LEU Reserve would be made available for back-up supply to any eligible IAEA member state that might face a non-commercial disruption of supply of LEU to be used in nuclear fuel for power reactors, thereby facilitating the development of nuclear energy for peaceful purposes," Yukiya Amano, director general of the International Atomic Energy Agency (IAEA), said at the LEU Reserve's inauguration ceremony in the Siberian city of Angarsk.

In March 2010, the IAEA signed an agreement with Russia to establish the LEU Reserve. Valued at more than 300 million U.S. dollars, the Reserve was funded by Russia, including the costs of maintenance, storage and security, according to an IAEA statement.

On Dec. 3, the IAEA authorized its director general to establish another nuclear fuel bank to be owned and managed by the agency, with its location yet to be identified. The action was intended to further promote peaceful use of nuclear energy and curb the proliferation of nuclear weapons.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#lula : Teles Pires é leiloada com deságio de 32,9%

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - O último leilão de energia elétrica do governo Lula seguiu a tendência das últimas disputas e deixou o mercado boquiaberto. O preço oferecido pelo grupo vencedor para levar a Hidrelétrica de Teles Pires, no Mato Grosso, é o menor desde que o novo modelo elétrico foi adotado, em 2004: R$ 58,35 o megawatt hora (MWh), com deságio de 32,9%.

As usinas do Rio Madeira e de Belo Monte já haviam apresentado preços extremamente baixos. A Hidrelétrica de Santo Antônio foi arrematada por R$ 78,87 o MWh; Jirau, R$ 71,4; e Belo Monte, R$ 77,97. Todas elas foram arrematadas por parcerias entre empresas públicas e privadas. No caso de Teles Pires, cuja capacidade instalada é de 1.820 MW, o consórcio vencedor é formado pelas empresas privadas Neoenergia (50,1%) e Odebrecht (0,9%) e as estatais Furnas (24,5%) e Eletrosul (24,5%).

"O valor do MWh da usina é o mais barato entre todos os empreendimentos hidrelétricos já negociados nos leilões de energia nova", afirma o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. Ao lado do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, e do presidente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Antônio Carlos Fraga Machado, ele comemorou o resultado e o encerramento deste ciclo. "Neste ano, foram contratados 17.050 MW de energia renovável." Durante todo o governo Lula, foram comprados 57 mil MW, sendo 70% desse montante de energia renovável.

O entusiasmo de Tolmasquim, no entanto, não comoveu os analistas e especialistas do setor elétrico. "Para mim, esse preço é o mais alto da história, pois vai provocar prejuízos no futuro. Estamos afastando o investidor privado do setor elétrico e deixando tudo para as estatais, que têm limite de investimentos", afirma o analista da Ativa Corretora, Ricardo Corrêa. Pelos cálculos dele, com o valor aceito pela usina, o retorno do investimento - de R$ 3,3 bilhões - deve ficar em torno de 6%. "É muito baixo. Com base nos últimos leilões, esperava algo em torno de 9%."

O diretor executivo da Andrade & Canelas, Silvio Areco, também se surpreendeu com o preço da disputa. "É um sinal de preço distorcido e irreal." Na avaliação dele, a explicação para os valores apresentados está no apetite da Neoenergia, controlada pela espanhola Iberdrola e pelo fundo de pensão Previ, em crescer no Brasil. "A empresa tem dinheiro em caixa. Não precisa se endividar para investir." Além disso, completa ele, a empresa está associada a duas estatais que podem ser agressivas em termos de rentabilidade.

Além de Teles Pires, o leilão negociou energia da Hidrelétrica Santo Antônio do Jari, no Amapá, de 300 MW. O preço ficou em R$ 104 o MWh. Duas outras usinas - Estreito Parnaíba (56 MW) e Cachoeira (63 MW) - não tiveram propostas de investidores. No total, o leilão negociou R$ 17,13 bilhões em contratos de 30 anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

06/12/2010 - 08h37

Tributos na conta de luz dobram sob governo Lula


Aneel não vai devolver dinheiro de cobrança a mais na conta de luz

Consumidores que pagaram cerca de sete bilhões de reais a mais em 2002 não vão receber o dinheiro de volta


BRASÍLIA - Sem choro nem vela, não vai adiantar mais reclamar.

Os consumidores que pagaram cerca de sete bilhões de reais a mais para as distribuidoras de energia elétrica entre 2002 e o ano passado não vão receber um centavo de volta.

A decisão é da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica. Detalhe, a própria Aneel reconheceu que havia um erro na fórmula de cálculo dos reajustes das tarifas.

A discussão sobre a cobrança indevida na conta de luz começou quando o Tribunal de Contas da União identificou uma distorção na maneira de calcular os reajustes anuais.

O negócio garantiu para as distribuidoras um ganho de aproximadamente um bilhão de reais por ano às custas dos consumidores.

A Aneel reconheceu o erro, reformulou o sistema de cálculo e incluiu nos contratos com as empresas.

Mas, a novidade só vale para os reajustes a partir deste ano. A polêmica virou até CPI no Congresso, que no fim das contas recomendou apenas que o dinheiro fosse devolvido aos consumidores de energia.

16/12/2010 às 13:05:14

LEILA COIMBRA
DE BRASÍLIA

O peso dos tributos federais na conta de energia dobrou nos oito anos do governo Lula. A cada R$ 100 pagos em 2002, quase R$ 7 iam para a Receita Federal. Agora, em uma conta no mesmo valor, a fatia é de R$ 14.

O aumento dos tributos federais só não foi ainda maior porque nesse período a CPMF, que tinha peso de meio ponto percentual na conta, foi extinta.


A carga tributária total do setor elétrico saltou de 35,9%, em 2002, para 45% em 2008, segundo estudo da PricewaterhouseCoopers e do Instituto Acende Brasil.

Nesse período, a arrecadação cresceu 115%, ao passar de R$ 21,4 bilhões para R$ 46,2 bilhões -resultado de mais de 20 tributos e encargos sociais e setoriais.

"É um abuso arrecadatório. O setor elétrico virou um varal onde se pendura todo tipo de encargo", diz o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales.

Todos os tributos tiveram aumento de participação na fatura de energia, mas o maior peso recai sobre o PIS/Pasep e a Cofins, cujo regime de cobrança mudou entre 2002 e 2004.

"Antes era 3,65% em toda a cadeia de forma cumulativa. Mudou para incidência não cumulativa. Teoricamente, era para ser melhor, mas acabou subindo para 9,25% do total", diz Sales.

Durante a campanha, a presidente eleita, Dilma Rousseff, prometeu acabar com o PIS/Cofins sobre o setor elétrico, de saneamento e também transportes.

Mas a Folha apurou que no governo essa hipótese é considerada inviável, pois poria em risco o equilíbrio das contas. Isso porque os dois tributos são recordistas em crescimento de arrecadação em 2010, com alta de 18% sobre o ano anterior, em média. E respondem por 33,83% do total de tributos administrados pela Receita.


Editoria de Arte/Folhapress

JUSTIÇA

A cobrança do PIS/Cofins no setor elétrico foi questionada judicialmente, mas em setembro o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu pela legalidade da cobrança.

Consumidores questionaram o repasse às faturas. Para eles, as concessionárias deveriam absorver sozinhas o aumento do custo com a mudança do regime de tributação. Se as empresas de energia perdessem a disputa, teriam de devolver cerca de R$ 27,5 bilhões aos clientes.

Mas não só os tributos federais pesaram no bolso do consumidor de energia elétrica. Cerca de 14 encargos, exclusivos do setor, estão embutidos nos preços da energia elétrica.

Alguns deles já deveriam ter sido extintos, mas foram prorrogados. A RGR (Reserva Global de Reversão), por exemplo, já foi estendida uma vez e a previsão é que acabe no fim deste ano. Como financia o programa Luz Para Todos, que foi prorrogado para o próximo ano, deverá ser estendida também.

Outro exemplo é a CCC (Conta do Consumo de Combustível), usada para subsidiar a tarifa da região Norte, onde a geração é térmica. Em vez de ser extinta, a cobrança praticamente dobrou de 2009 para 2010.

Outro fator que tem impacto nas tarifas é o custo do sistema de transmissão, que cresceu 500% em dez anos. Esse foi o preço para expandir a malha nacional, já que em 2001 o Brasil sofreu um "apagão" porque não tinha transmissão suficiente para trazer energia do Sul para o Sudeste.


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Levantamento nas 30 regiões do DF traça perfil de 2.365 moradores de rua




Publicação: 18/12/2010 08:00 Atualização:

José da Conceição veio da Bahia, há três meses, em busca de uma vida melhor para a família em Brasília: vive em um barraco de lona na Asa Norte (Antônio Cunha/Esp. CB/D.A Press)
José da Conceição veio da Bahia, há três meses, em busca de uma vida melhor para a família em Brasília: vive em um barraco de lona na Asa Norte
A maioria das 2.365 pessoas em situação de rua do Distrito Federal são homens com idade superior a 18 anos, nascidos na Bahia, têm escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental, estão sem moradia por falta de emprego e vivem em vários pontos do Plano Piloto. Esses são alguns dos dados divulgados ontem pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF (Sedest) durante evento no Centro de Convenções que tornou público o primeiro censo da população em situação de rua do DF.

O estudo — realizado em conjunto com uma empresa particular que aplica vários tipos de levantamentos — foi executado em todas as 30 regiões administrativas do DF. De acordo com a subsecretária de Assistência Social da Sedest, Marta Sales, a pesquisa de campo visa mudar a realidade dos moradores de rua, além de mostrar qual o perfil dessas pessoas. “Ela é importante para promover políticas públicas voltadas para o segmento. Ainda mais agora com a mudança de governo”, frisa Sales.

Durante o levantamento também foi abordado o motivo que levou aquelas pessoas a viverem nas ruas: 24,6% delas relataram que estavam daquela forma por estarem desempregadas, 14,4% informaram que desavenças familiares as levaram àquela situação. “Tanto que a maioria prefere, antes de moradia, um emprego”, diz a subsecretária. Outros fatores foram levantados: tempo de permanência na rua, se essas pessoas vivem sozinhas ou em grupo, que tipo de serviços públicos eles têm acesso, qual o modo de vida desses moradores.

Membro do Movimento Nacional da População de Rua no DF, a catadora de material reciclável e ex-moradora de rua Laís Barbosa dos Santos, 20 anos, acredita que o censo irá mudar a visão da sociedade em relação aos moradores em situação de rua. “Muita gente não tem o discernimento do que é morar na rua. E de quem são essas pessoas”, observa a brasiliense. Hoje moradora de Ceilândia, a jovem passou seis anos vivendo com os pais e os quatro irmãos em uma invasão no Guará II. “Passamos muitas dificuldades. Por isso, eu espero que essa pesquisa ajude a dar oportunidades a esses moradores de rua”, finaliza Laís.

José da Conceição Silva, 40 anos, é um dos que se encaixa entre os perfis da maioria dessa população. Baiano de Luiz Eduardo Magalhães (BA) e analfabeto, ele está desempregado e vive em um barraco de lona em uma área verde localizada atrás do Setor Hospitalar Norte, na Asa Norte. Saiu da cidade natal há três meses para melhorar de vida. Deixou para trás o emprego de padeiro e os três filhos pequenos na Bahia. Durante os 90 dias na capital federal, a primeira oportunidade de serviço que José da Conceição recebeu foi na última quinta-feira. “Fui descarregar um caminhão e recebi R$ 31”, conta o baiano.

Assim como José da Conceição, a esposa dele, a paulista Maria Diva dos Santos, 29, sobrevive graças a doações e à venda de latinhas de alumínio. “Não passamos fome porque sempre há pessoas que nos ajudam”, afirma. Também desempregada, ela passa o dia pedindo dinheiro nos semáforos. “É melhor do que se eu estivesse roubando”, argumenta. Maria Diva diz já ter sido alvo de preconceito por ser moradora de rua. “Uma pessoa me xingou dizendo que eu era uma vagabunda e que tinha era que arrumar um emprego em vez de ficar pedindo esmola”, desabafa a paulista.

PERFIL
População em situação de rua
Idade média

25,6% têm idade entre
18 anos e 24 anos
14,7% têm idade entre
25 anos e 29 anos
12,9% têm idade entre
30 anos e 34 anos

Escolaridade
17,6% têm até a 4ª série
do ensino fundamental
14,2% têm até a 8ª série
do ensino fundamental
13,8% têm até a 5ª série
do ensino fundamental

Origem
23,6% são naturais da Bahia
11,2% são naturais de Minas Gerais
10% são naturais de Pernambuco

Local
38,2% moram no Plano Piloto
19% moram em Taguatinga
9,7% moram em Ceilândia
Motivos causador da situação de rua
26,4% desemprego
14,4% desavença familiar
10,1% alcoolismo e drogas

Forma de geração de renda
30,4% são lavadores e guardadores
de carro
19,9% vivem da mendicância
15,5% são catadores de material reciclável

*Dados da Sedest




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#Lula borrifou na conta bancária da UNE R$ 30 milhões.

UNE pró-Lula é ressarcida por ataque à UNE de Serra

João Wainer/Folha
A 14 dias do término da gestão Lula, o Ministério da Justiça borrifou na conta bancária da UNE R$ 30 milhões.

Deve-se a informação ao repórter Matheus Leitão.

Trata-se de indenização pela destruição da sede da UNE, na Praia do Flamento, em 1º de abril de 1964.

Nesse dia, no alvorecer do golpe militar, o prédio da UNE foi invadido e incendiado por soldados do Exército.

Seria demolido mais tarde, em 1980, sob João Baptista Figueiredo.

Na época da invasão, presidia a entidade um jovem estudante de engenharia chamado José Serra.

Com os soldados no seu encalço, Serra foi bater na casa de Jacob Kligerman. Estudante de Medicina, Kligerman escondeu-o num apartamento da família.

Ficava na rua Ubaldino do Amaral, no Rio. Serviu de refúgio para Serra por quatro dias. Depois, asilou-se na embaixada da Bolívia. Dali foi a um exílio que durou 17 anos.

Tradicionalmente anti-governos, a UNE converteu-se, sob Lula, numa entidade chapa branca. Manteve o vínculo com Brasília nos dois reinados da monarquia petê.

Na campanha eleitoral, associou-se à candidatura de Dilma Rousseff, contra Serra. Afora a verba já liberada, o governo ainda dará mais R$ 14,6 milhões à UNE.

Prevê-se que essa segunda parcela da indenização descerá à conta bancária da entidade em 2011, já sob Dilma.

Requerida pela UNE e assimilada por Lula, a reparação monetária foi precedida de autorização do Congresso.

O dinheiro servirá para a construção de uma nova sede para a UNE, no velho terreno do Flamengo, retomado judicialmente em 2007.

Serão 13 andares, projetados por Oscar Niemeyer. A obra foi orçada em R$ 40 milhões. Menos que o total da indenização: R$ 44,6 milhões.

Nesta segunda (20), Lula deve lançar a pedra fundamental da nova sede da UNE. Daí a pressa.


Escrito por Josias de Souza

LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#news : Barack Obama urges US Senate to pass new Start treaty


The US Capitol building (file pic) The nuclear treaty has been delayed in the Senate amid bipartisan disagreements

President Barack Obama has renewed his call for US senators to ratify an arms control treaty with Russia before the Democratic-led Congress breaks up.

In his weekly address, Mr Obama said the "safety and security of America" was at stake.

The US and Russian presidents signed the new Strategic Arms Reduction Treaty (Start) in April, but ratification has been delayed by disagreements.

The treaty requires a two-thirds majority in the Senate to become law.

That means that the Democrats need two independents and a number of Republicans to vote in favour of ratification.

Some Republicans had tried to delay the debate on ratification until January, when a new-look Congress will include more Republican senators.

The treaty is a key part of Mr Obama's efforts to "reset" relations with Russia.

But Republicans have raised a number of concerns, including whether the treaty would allow the modernisation of America's nuclear arsenal.

One senior Republican, Senator Kit Bond, said the treaty would give "essentially a vote on our missile defence decisions".

Warhead reduction

Speaking the day after he signed into law an extension to wide-ranging tax cuts passed by his predecessor, President George W Bush, Mr Obama appealed to the Senate to put aside partisan differences and ratify the treaty.

Start Quote

Barack Obama

Every minute we drag our feet is a minute that we have no inspectors on the ground at those Russian nuclear sites”

End Quote Barack Obama US President

"We'll risk undermining American leadership not only on nuclear proliferation, but a host of other challenges around the world," Mr Obama said of the potential impact of a failure to pass the treaty.

The terms of the new treaty would restrict each nation to a maximum of 1,550 deployed nuclear warheads - a cut of about 30% from a limit set eight years ago.

The treaty would limit to 700 the number of deployed ballistic missiles or nuclear bombers.

It would also establish a new mechanism for sending inspectors to the other country's nuclear sites.

Since the previous Start treaty expired in December 2009, Russia and the US have not been able to conduct inspections of each other's nuclear stockpiles - leading to uncertainty about what the other side is doing.

"Every minute we drag our feet is a minute that we have no inspectors on the ground at those Russian nuclear sites," Mr Obama said in his address, adding: "It's time to get this done."

Republicans have raised a number of concerns, including whether the treaty would allow the modernisation of America's nuclear arsenal.

Senator Kit Bond, the most senior Republican on the Senate Intelligence Committee, condemned the treaty as "giving Russia essentially a vote on our missile defence decisions".

A vote is expected early next week.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Na batalha pelo direito de assistir novela no domingo!

Jorge Brasil

Jornalista apaixonado por carnaval, cinema e televisão, ele é redator-chefe da revista MINHA NOVELA e comenta aqui tudo o que rola de mais quente no universo das novelas.


Estava em casa um domingo desses. Chovia e a preguiça tomava conta de todo o meu ser. Como já tinha colocado em dia todos os episódios de minhas séries favoritas, decidi navegar pela programação da TV aberta. Para uma atualização básica, sabe? Faz parte da profissão e havia séculos que eu não fazia isso.

A lembrança que eu guardava dessa experiência era muito ruim, só que o impossível aconteceu: a situação piorou muito. Muito mesmo! Antigamente a gente só tinha que engolir Silvio Santos, Fausto Silva e Gugu Liberato. Mas eles proliferaram. E suas crias são ainda piores. Só para você ter uma ideia, me deparei logo de cara com Eliana se sacudindo toda ao som daquela infame Rebolation, numa alegria tão falsa quanto uma nota de R$ 3.

Foto: Roberto Nemanis / SBT

Mas eu a entendo. É preciso ser uma Meryl Streep para conseguir convencer alguém de que está feliz pelo fato de a grande atração de seu programa ser um grupo de quinta categoria, cantando uma música velha e horrorosa. Aliás, vou morrer sem entender o sucesso do Rebolation, em que nem mesmo a (inexistente) coreografia funciona. Mas… De volta ao Eliana, do SBT, as brincadeiras também me aterrorizaram. Todas jurássicas e totalmente sem graça. O único consolo da Eliana deve ser mesmo aproveitar os intervalos para checar sua conta corrente na internet, ver a enormidade de dinheiro que está lá e repetir como um mantra: “vale a pena, vale a pena, vale a pena…” E voltar ao palco, sorridente, para continuar a fingir que está se divertindo com o Parangolé.

Foto: Divulgação

E gente! O cenário não é diferente nos outros canais. Na Record, Ana Hickmann dá um show de beleza e elegância, mas me recuso a ver de novo as gincanas do Tudo É Possível, tamanha imbecilidade que é imposta ao público. Mas nada é pior do que o Programa do Gugu com seu assistencialismo barato e as tentativas de explorar a miséria e o sofrimento alheio.

Foto: Divulgação

Pelo menos a emissora fecha na noite com o Domingo Espetacular, que é bem correto. Na Rede Globo, o que salva o Domingão do Faustão é a Cachorrada Vip e as Videocassetadas, que eu adoro. Mas o ideal é você gravar os quadros para assistir tudo acelerado quando Fausto Silva aparecer, porque aturar o gordo falando mais do que a Lurdinha (Simone Gutierrez), de Passione, é dose para elefante. Sem querer fazer trocadilhos infames, é claro. Já o Fantástico, outrora tão interessante, só me dá sono. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas quanta saudade da Glória Maria…

Foto: Divulgação

Conheço muita gente que não perde o Pânico na TV, na RedeTV!, mas eu sequer lembro que o programa existe. Talvez se assistisse, até desse algumas boas risadas como antes. Mas tenho horror ao tal Freddy Mercury Prateado e a mínima lembrança de que posso me deparar com ele na telinha revira meu estômago. Ao retornar ao SBT, concluo mesmo que Silvio Santos faz milagre para segurar o público. Só acho que ele deveria ter se atualizado um pouco. Tudo o que faz me soa tão anos 1980… E assistir a um programa de entrevista à meia-noite de domingo realmente não faz parte do meu show e, com isso, raramente confiro o De Frente com Gabi.

Foto: Divulgação

Com tanta chatice à disposição, sabe o que me dá alguns momentos de alegria? O Samba de Primeira, com Jorge Perlingeiro, exibido na CNT. Não sei se passa no país todo, mas me divirto demais com a naturalidade do apresentador e como adoro samba, o programa é um prato cheio. Sem falar que toda aquela produção kitch é de morrer de rir. Quando minha “navegação” se transforma num naufrágio, sinto uma vontade louca de ver novela.

Como já disse aqui várias vezes, gosto tanto do estilo de dramaturgia que curto assistir até tramas ruins. Prefiro mil vezes rever Tempos Modernos a ter que passar de novo uma tarde com o Parangolé, Eliana e cia. E morro de ódio porque domingo não tem novela. Aliás, por que não passa novela no domingo? Não seria uma boa solução se as emissoras não fizessem ao menos um resumo da semana no domingão? Lanço aqui, então, um manifesto pelo direito de a gente ver novela no domingo. Quem me acompanha?


25 Comentários para “Na batalha pelo direito de assistir novela no domingo!”

  1. VIVI disse:

    JORGE;
    EU TE ACOMPANHO NESTE MANIFESTO!
    Eu assisto o Domingão do Faustão mas odeio Fausto Silva, o cara humilha os assistentes, ñ deixa as pessoas falarem, atropela a conversa dos outros e ainda faz aquelas piadas sem graça.
    Eu gosto do Sílvio Santos, acho ele muito simpático e sinto q ele se diverte muito com a platéia e o programa.
    Quanto á Eliana, é a apresentadora mais sem graça da tv,e o grupo Parangole…prefiro nem comentar.

    ABRAÇOS;

  2. Leila disse:

    Eu não assisto nenhum destes programas dominicais, mentira, na verdade eu assisto o Fantástico, que como você falou, está ladeira a baixo, chaaato, teve até Fiuk, o que mais se pode esperar?

    Mas enfim, quanto a apresentar novela eu não acho uma boa opção, domingo deveria ser dia de ver séries brasileiras, gringas, bons filmes. A Globo é tão boa para fazer mini séries, podia investir mais e colocar aos domingos. Já as outras emissoras é melhor ficar nas gringas mesmo, porque os caras não são muito bons nesta área, talvez a Record se investisse em pessoal técnico descente conseguiria, já que tem dinheiro pra isso.

    Outra opção são programas de entrevista, música (mas música boa, não estes lixos como axé e funk).

  3. Cláudia Taissa disse:

    EU QUERO NOVELA NO DOMINGO
    ADORO NOVELA

  4. Adailton disse:

    Meu caro, vc foi simplesmente brilhante!!!! Dessa vez não consegui encontrar pontos de divergência na sua crítica. Arrasou, disse tudo o que está na garganta de milhões de pessoas. O que salva o meu domingo ainda é Silvio Santos!

  5. Jaqueline Lima disse:

    Jorge
    Estou com você, porque domingo é o dia mais triste na televisão aberta, dá vontade de chorar, é tudo tão ruim, que como você disse até tempos modernos seria melhor.
    Adoro suas criticas, sempre muito inteligentes.
    Um abraço

    • jorgebrasil disse:

      Muito obrigado, Jaqueline. Beijão

      [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  6. Eduardo Lima disse:

    Humm, programação chata dia de domingo, mesmo. Mas novela de segunda a sábado já está ótimo. Domingo não combina com novela, Jorge. Hehe…
    E pensa num resumão, então, affe, complicado.
    Nesses domingos chatos, de chuva e preguiça, pegue um box de uma novela ou série antiga e assista. Eu faço isso! Parabéns pelo blog!

  7. Carla disse:

    NOVELA AOS DOMINGOS!!!!

    TV aberta aos Domingos é uma tentativa escancarada de homicídio.É de dar tristeza,deprime um ser humano!

    é bizarro! Eliana,Gugu,Faustão,Zeca Camargo, Ana Hickmann( A rainha dos superlativos!).

    PODÍAMOS FAZER O SLOGAN: DOMINGOS COM A TV ABERTA: CHUTA QUE É MACUMBA!!

  8. Jason Lima Giambarba disse:

    O Domingão do Faustão e o Fantástico são chatos pra quem os assiste do começo ao fim, porque ambos ultrapassam 2 horas de duração e são feitos pra um público muito amplo e variado! Não são programas pra serem assistidos totalmente! O telespectador vê os quadros que achar legais e pronto! Pelo menos é assim que eu faço! Há tempos eu só assisto, no Faustão, as vídeocassetadas e a Dança dos Famosos eventualmente! E a parte jornalística do Fantástico, apesar do formato engessado que caracteriza os telejornais da Globo, ainda é muito bem feita! Sempre há algumas matérias interessantes! Mas, tirando isso, não é preciso assistir do começo ao fim!

  9. Marcio disse:

    oiiii… Eliana é a apresentadora mais chata da TV brasileira. Não há dúvidas!
    Um post pra falar de Xuxa, Luciano, Angélica, Raul Gil e Hebe! Por favor. Abraço

  10. lu disse:

    no domingo o que ainda se da pra ver e o domingo espetacular.porque gente vamos combinar o fantastico & uma porcariao propio nome ja diz:tudo fantasia.
    somente o bolas mucha,e cheia que esta agradando…pelo amor de Deus não tem nada pra se ver aos domingos.Fausto Silva, o cara não deixa as pessoas falarem, atropela a conversa dos outros e na hora das videos casetadas como fala mal da pessoas humilhnte chato,chato,chato

  11. Erisson Mesquita disse:

    Eu não quero assistir novela aos domingos. Mas concordo que os programas da televisão aberta neste dia são horríveis, os únicos que se salvam são o Fantástico e o Domingo Espetacular.

    Até gosto da apresentadora Eliana, mas o programa não é bom.
    Gostava da Ana Hickmann quando ela apresentava o Hoje Em Dia, pois o Tudo é Possível deveria se chamar Tudo é Horrível.
    Faustão é antipaticíssimo.
    Gugu não preciso comentar…
    E o programa Silvio Santos só é bom a parte do jogo dos pontinhos.

    A melhor solução seria a exibição de séries e filmes bons!!!!

  12. Chris/Go disse:

    Ver tv aberta no domingo é realmente maçante. A mediocridade e a chatice imperam durante todo o dia, culminando com os programas de auditório, que subestimam a inteligência das pessoas a ponto de deixar os mais desavisados e sensíveis a beira de uma depressão. Mil vezes os dias de semana, com noticiários como o Jornal Hoje, sempre apresentado com leveza e bom-humor pela simpática dupla Sandra e Evaristo e novelas como Ti-ti-ti, também dotada de frescor e agilidade.Talvez realmente funcionasse a exibição de novelas no domingo…mas o fato é que quase toda a programação da tv aberta carece de novidades. Exibir séries e mais filmes talvez pudesse deixar a tv mais atraente. E não precisamos importá-las para ter qualidade; “A Cura”, por exemplo é um exemplo indiscutível do que estou dizendo. Mas a impressão que se tem é que a programação de domingo é dirigida a imbecilidade. E o telespectador está longe de ser imbecil.

  13. elidenia da silva disse:

    Concordo plenamente Jorge,os programas de domingo na tv aberta e muito ruim,CHATO!SEM GRAÇA,ACHO Q. A GLOBO PAROU NO TEMPO COM DIDI,FAUSTÃO,FANTASTICO CADA DIA PIOR,O QUE SALVA E QUADRO DO TADEU(BOLA CHEIA,E BOLA MURCHA e OS GOLS. NA RECORD O UNICO Q.DA P. VER e O DOMINGO ESPETACULAR,Q. TEM QUADROS BONS,O SBT NEN TEM COMENTARIOS,E UMA PENA O SILVIO N~ APRESENTAR O DOMINGO QUASE TODO COMO ERA ANTES. MAIS N~ ACHO Q. NOVELA SERIA A MELHOR SOLUÇÃO.DEVERIA MELHORAR A QUALIDADE RECICLAR OS APRESENTADORES MUDAR TUDO!

  14. rachel disse:

    Com o término dos campeonatos de futebol pensei: vou ter que aturar mais duas horas de Faustão??? Eu não aguento!!!

  15. nide disse:

    Jorge vocÊ tem todo o direito de não gostar do parangolé ; mais daí a exculachar já é demais !!! Pode não ser a oitava maravilha do mundo mas diverte SIM e alegra muita gente ! Pelo menos eles não tão robando nem matando; e nem financiando o tráfico de drogas como muitos atores globais por aí que fazem uso de drogas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E dizer que cachorrada vip salva alguma coisa no domingão do chatão é pra rir mesmo . Deveria ficar indignado mesmo é saber que a Angélica ganhou o prêmio personalidade do ano e aquele picolé de chuchu do fiuk também levou um prêmio ! isso sim é de ficar enjoado!!!

  16. SARAH disse:

    JORGE,AMO ESSA SUA CORAGEM.
    A PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO EM TV ABERTA, É SIMPLESMENTE NULA.
    FAUSTÃO,GUGU,ANA HICKMAN,ELIANA,SILVIO SANTOS….CADA UM USA A EXAUSTÃO SUA FÓRMULA,E COMO SEMPRE O RESULTADO É GROTESCO.
    NOVELA AOS DOMINGOS?DEUS ME LIVRE.JÁ IMAGINOU SE EXIBISSEM TREPASSIONE?
    NEM LIGO A TV NESSE DIA.SÓ QUANDO TEM FORMULA 1.
    SOU FÃ DO LEWIS HAMILTON.

  17. Paulinha ;) disse:

    tô nessa o/

  18. Dih disse:

    Jorge, adoro novela, mas não queria que fosse exibida de domingo, para mim, de segunda à sexta seria o ideal.

    Eu já deixei de assistir TV à tarde há muito tempo, só vejo um pouco de Fantástico e Domingo Espetacular, mas o primeiro anda carente de boas matérias e quadros e o segundo às vezes peca pelo sensacionalismo.

    O Faustão chega a ser deselegante e grosseiro com seus convidados e telespectadores, gosto da sua sinceridade, mas não da sua falta de educação.
    O Gugu nunca me convenceu com aquela cara de bom moço, depois do episódio da falsa entrevista com o PCC, perdeu o pouco crédito que tinha.
    A Eliana é forçada demais, nunca achei nada dela e seu programa é de quinta.
    A Ana Hickman até é simpática, mas quando a vejo na tela da TV do alto dos seus 1,85 m mais 15 de salto, tenho vertigem… ela é muito desproporcional a qualquer convidado, e seu programa também é de quinta.
    O Pânico é um pouco engraçado, mas seu apelo ao erotismo estraga tudo.
    Enfim, minha dica é: alugue filmes, seriados, pegue seu livro para ler, chame os amigos para jogar baralho, faça qualquer coisa, mas não fique na frente da TV de domingo. Tudo é muito ruim.

  19. Lowe disse:

    Nada Contra, mas alguem que pede novelas aos domingos, certeza não é a pessoa para julgar outros programas… mas tv em fim de semana é mesmo entendiante.

  20. eduardo disse:

    Eu apoio novelas aos domingos claro não ingulo a Eliana ,Gugu nem se fala Silvio Santos destribui dinheiro sabendo da situação dele ,Didi um chato com c maiusculos programa de homor de domingo é tumor da tevisão brasileira.
    Outro nojento do panico homoristico dolorosos na vida da gente.
    O programação de dumingo é como assim doi os uvidos só de vê e ouvir.

  21. beto teixeira disse:

    Olá Jorge!!!
    Concordo com você em partes.
    O domingo na tv é mesmo de doer, mas pelo que li você julgou por uma faixa de horário que é a pior, você não falou do Domingo Legal, Dos Caras de Pau, As A venturas do Didi,e o horário depois do Fantástico, que tem S.O.S Emergencia e De Frente com Gabi, que na minha opinião é o melhor programa no domingo.
    O programa da Eliana no começo era até melhorzinho, mas agora tá chato nem aquele quadro dos opostos perdeu a graça, a sensação que tenho é que eles faz de conta q

  22. beto teixeira disse:

    se odeiam.
    Jorge o que acontece é que as emissoras deixou de criar a muito tempo, só compram enlatados, esses programas todos: Eliana, Ana Hickmann, Gugu e acredito que até o Faustão é tudo uma formula de programa gringo,é claro que a tv paga tem os melhores programas, mas será que se colocarem uma grade dominical igual a paga vai agradar o povão, será se chamarem pra cantar a Malu Magalhães, será que iria agradar, novela aos domingos Deus me livre, nada contra a novela, que eu gosto muito, mas todo dia enjooa, se colocarem séries até pode ser, não só estrangeira, mas nacional também, pois vamos combinar que a Globo esse ano se superou, foi uma atrás do outra.

    Outra coisa com tanto enlatado na tv os que se salvam são os velhos programas que ainda existe no SBT, que é o do Raul Gil e do Silvio Santos, que não é dos piores, é antigo é, mas tem seu valor, e o Silvio deixa tanto o Faustão como o Gugu no chinelo.

    O que está faltando na tv é novidades, programas de qualidade, é para de achar que o povo que tanto trabalha merece programas que já estão gastos a muito tempo.Cadê os musicais, cadê as séries, os filmes, sim pois as emissoras fazem aqueles comerciais com filmões e passam só 1/3 do que foi anunciado, sim e quando passam é no fim do ano.

    O jeito é todos os telespectadores desligar o televisor e fazer um protesto contra a mediocridade na tv brasileira.

    Só pra finlizar:

    O Parangolé não é dos piores, lógico não é o melhor da música baiana existem melhores, mas ele faz sucesso porque diverte, é uma musica despreocupada.E vamos combinar que o cenário musical não está das melhores, principalmente para os adolescentes, vamos relacionar os piores:
    *Fiuk
    *Demi Lovato
    *Restart
    *Cine
    *Aquela que faz a Hanna Montana, que esqueci o nome.

    Nunca antes na história da musica teen teve artistas tão fracos, que beirão a falta de talento, isso que não falei de outros por aí que cantam sertanejo, que tem grupo com três irmãos, etc.Cadê o talento desses fedelhos, a gente até entende quando aparece assim uma Maria Gadú, e a Globo enche suas novelas com suas musicas.

    Bem então é isso, faço um apelo, TALENTO SEMPRE,NADA SUBSTITUÍ!!!

  23. francisco disse:

    Acho que vc tem que mudar de profisão jorge! vc parece cansado, sei lá, parece que tudo é ruim pra vc , vc só consegue elogiar aqueles que vc gosta, sei não!Na sua critica há uma mistura do profisional com o pesssoal, o que nos passa é que se vc gosta de alguém mesmo que nao faça um bom trabalho vc elogia , se nao gosta, mesmo que esta faça um bom trabalho busca sempre um defeito.Melhor vc parar e repensar sobre sua profisão. Pois de psicopata só basta a sarah e o calisto que sao um só e fica trocando de nomes para reforçar suas opinioes.

  24. sócomentei disse:

    Bem Jorge é complicado mesmo Domingo a programação é sofrível,mais a que eu mais implico é a sra Ana Hickmann ela é forçada demais quando ela e O Brito apresentava o programa Hoje em Dia até que era suportável assisti eles mais, agora fora do programa matutino, e depois que migraram para os programas dominicais parece até outros apresentadores falta carisma e espontaneidade.
    Acho que o único que salva é o sro Silvio Santos porque ele é mestre e mesmo ele dizendo que o chuchu é pink vc acaba rindo e concordando com ele.

    Mais dificilmente eu assisto programa de Domingo pq eu amo futebol,então eu acabo tendo que acompanha a rodada inteira dos jogos,então o que me distrai.Mais agora nas com a parada do futebol eu fico sem assisti tv e só vejo O silvio Santos,de frente com Gabi e fecho a noite com a series do SBT Arquivo Morto e Desaparecidos.

    Eu ñ quero novela no Domingo ñ mais series nacional seria nada mau.

    Rakel



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters