[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

#mensalão Reflexões políticas de José Dirceu


Publicado em 3 de novembro de 2011

Clique para Ampliar

José Dirceu lança coletânea de artigos. Reflexões políticas parte de seu afastamento dos cargos públicos
FOTO: NATINHO RODRIGUES

Um dos homens fortes da primeira gestão de Lula, José Dirceu lança hoje, em Fortaleza, o livro "Tempos de Planície", reunindo 73 artigos de sua autoria

Da imagem de articulador sagaz, militante dedicado e homem forte entre os governistas no primeiro mandato de Lula à do arquiteto do mensalão e lobbysta do governo, o ex-ministro Chefe da Casa Civil, José Dirceu, sofreu uma reviravolta na última década em sua trajetória política. Afastado do Governo e com os direitos políticos cassados até 2015

Como o próprio nome sugere, o livro reúne 73 artigos escritos durante esse período longe do poder (ou, pelo menos, do quadro oficial do Planalto Central) e publicados em jornais e revistas entre 2006 e 2010.

"Os artigos reunidos nessa coletânea representam parte do que têm sido minhas atividades e reflexões desde que saí do governo e tive cassado meu mandato parlamentar. Um de meus desafios, perante gerações presentes e futuras, é demonstrar que um militante não precisa de cargos e postos para travar o bom combate", define o petista na introdução do livro.

Os artigos são divididos em oito capítulos temáticos que abordam temas da história recente brasileira, como a política econômica, reforma política, os meios de comunicação e a nova realidade do PT.

No livro, José Dirceu analisa a função da esquerda atualmente no Brasil, a herança neoliberal e os dilemas enfrentados pelo partido, colocando-se como um pensador crítico e materialista da realidade nacional.

"(Os textos) são uma coleção de artigos que publiquei em diversos jornais e revistas e que resumem como vejo nosso partido, nosso governo e as relações que estes estabelecem com a sociedade, ontem e hoje", completa Dirceu.

O livro teve um primeiro lançamento em setembro deste ano, em Brasília. A ocasião se transformou em um evento de demonstração da força política que ainda exerce o ex-ministro.

Trajetória

José Dirceu iniciou na política no movimento estudantil durante a ditadura militar, chegando a ser preso e exilado em Cuba até 1979. Membro-fundador do Partido dos Trabalhadores, ele foi decisivo na articulação da campanha de Lula à presidência em 2002. No governo, foi ministro-chefe da Casa Civil até 2005, quando foi afastado após denúncias no escândalo do Mensalão.

LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fábio Assunção, Reynaldo Gianecchini, Película brasileña se exhibe hoy en el ciclo de cine iberoamericano


“PRIMO BASILIO”, DE DANIEL FILHO, A LAS 20:00, EN EL JUAN DE SALAZAR, CON ENTRADA GRATUITA


“Primo Basilio”, del director brasileño Daniel Filho, es la película que se proyecta hoy en el Ciclo de Cine Iberoamericano, organizado con motivo de la celebración de la XXI Cumbre Iberoamericana en Asunción.


ABC Digital
Pelicula brasileña se exhibe hoy en el ciclo de cine iberoamericano
Luisa (Débora Falabella) está casada con Jorge (Reynaldo Gianecchini), pero se reencuentra con un viejo amor, en “Primo Basilio”, película que se proyecta hoy.
La proyección comenzará a las 20:00, en el Auditorio “Manuel de Falla” del Centro Cultural de España “Juan de Salazar” (Herrera 834). La entrada es gratuita.

Este ciclo está organizado por las embajadas de los países iberoamericanos acreditadas en nuestro país, la Organización de Estados Iberoamericanos (OEI) y la Secretaría Nacional de Cultural (SNC) en coordinación con el Ministerio de Relaciones Exteriores.

Estrenado en el 2007, “Primo Basilio” tiene en el reparto de actores a grandes figuras como Glória Pires, Fábio Assunção, Reynaldo Gianecchini, Débora Falabella, Guilherme Fontes, Zezeh Barbosa y Laura Cardoso.

Este drama, de 106 minutos de duración, transcurre en São Paulo, en 1958. Luisa es una joven romántica y soñadora que está casada con Jorge, un ingeniero que está trabajando en la construcción de Brasilia.

Un día, Luisa se reencuentra con Basilio, su primo y amor de juventud. Cuando Jorge es convocado a trabajar en Brasilia, Luisa se queda en casa en compañía de las empleadas Juliana y Joana.

Basilio la visita frecuentemente, conquistándola con las historias de sus viajes. Las salidas de ellos se convierten en el chisme del vecindario. Hasta que Juliana encuentra las cartas de amor intercambiadas entre los primos y pasa a chantajear a Luisa para conseguir una generosa jubilación.
31 de Octubre de 2011 00:00

http://osmaiasdeecadequeiros.blogspot.com/ fim
6 meses atrás 2556 exibições ELAINECRISTINA
http://osmaiasdeecadequeiros.blogspot.com/
6 meses atrás 2665 exibições ELAINECRISTINA
http://osmaiasdeecadequeiros.blogspot.com/
6 meses atrás 5596 exibições ELAINECRISTINA
http://osmaiasdeecadequeiros.blogspot.com/
7 meses atrás 3083 exibições ELAINECRISTINA
http://osmaiasdeecadequeiros.blogspot.com/
7 meses atrás 9338 exibições ELAINECRISTINA
FÁBIO ASSUNÇÃO, PRIMO BASILIO, EÇA DE QUEIROZ
7 meses atrás 3700 exibições ELAINECRISTINA
http://osmaiasdeecadequeiros.blogspot.com/
7 meses atrás 5178 exibições ELAINECRISTINA
http://osmaiasdeecadequeiros.blogspot.com/
7 meses atrás 19144 exibições ELAINECRISTINA
http://osmaiasdeecadequeiros.blogspot.com/ Os intervalos foram tão curtos entre...
8 meses atrás 18365 exibições ELAINECRISTINA
http://osmaiasdeecadequeiros.blogspot.com/
8 meses atrás 5440 exibições ELAINECRISTINA
FÁBIO ASSUNÇÃO EM PRIMO BASILIO 1
LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fábio Assunção: ‘Tapas e Beijos’: Beijo da discórdia de Suely e Jorge




POR REGINA RITO

Rio  - Jorge (Fábio Assunção) decide fazer um novo show, ‘O Harém de Chalita’, na boate LaConga, em ‘Tapas e Beijos’, dia 8. A produção conta a história do dono do Rei do Beirute (Flávio Migliaccio) e sua falecida esposa, Sulamita, interpretada por Sueli (Andréa Beltrão), enquanto Jorge vive o libanês.
Foto: Divulgação
A confusão está armada, quando Chalita flagra os dois se beijando e pensa estar sendo traído pela amada.


"Tia Cotinha" abafa o retorno da "Mulher Invisível"


02/11/2011 - 09h08
Publicidade
Não que o episódio de estreia da segunda temporada de "A Mulher Invisível" estivesse ruim. O erro talvez seja de planejamento na grade da emissora (Rede Globo). Colocar qualquer programa de humor logo após "Tapas e Beijos" é que não parece uma boa ideia.
No episódio de ontem, a função girou em torno da repentina morte de Tia Cotinha. Fátima (Fernanda Torres) sente um baque ao receber a notícia, quando Sueli (Andréa Beltrão) relembra a amiga: "Tia Cotinha era minha tia, não sua!". Fátima se recompõe. Daí por diante é só diversão, embora o centro da questão seja a 'passagem' de alguém.
O casal Djalma (Otávio Muller --sempre impagável) e Flavinha (Fernanda de Freitas) é que dá a 'má notícia' à Sueli. E também lhe entrega a lista dos últimos desejos de Tia Cotinha. Que não são poucos, nem baratos. "Eu sabia que Tia Cotinha não ia se contentar só em morrer!", desabafa Sueli para a sua inseparável amiga Fátima.
Em "A Mulher Invisível", de Guel Arraes e Cláudio Torres, Débora Falabella (Clarisse), resolve reagir à traição mesmo que imaginária do marido Pedro (Selton Mello). Cansada de ser passada para trás por sua amante invisível Amanda (Luana Piovani), acaba por inventar um 'Pedro Ideal'. Nasce assim o seu "amante invisível".

Alex Carvalho/TV Globo
Luana Piovani e Debora Falabella contracenam em "Mulher Invisível"
Luana Piovani e Debora Falabella contracenam em "Mulher Invisível"
Débora Falabella esteve brilhante no papel da esposa vingada. Selton Mello transitou com talento e versatilidade nos papéis de marido enganado e do tal Pedro Ideal, com um ar de galã de cinema dos anos cinquenta. Luana Piovani esbanjou sua bela plástica em roupas super sensuais.
É certo que as comparações são perigosas e, na maior parte das vezes, tolas. Mas por vezes são também inevitáveis. "A Mulher Invisível" foi interessante, bem realizado e muito espirituoso. O único problema é que veio logo depois de "Tapas e Beijos" (Cláudio Paiva), que estava ágil, cheio de ritmo e muito engraçado! Eu sugeriria que a emissora apenas desse uma reorganizada na grade de programação, colocando os dois programas em dias alternados. Assim um não interferiria no outro e o público ainda teria um outro dia da semana para se divertir.
Impossível superar Fátima (Fernanda Torres) deixando cair a urna com as cinzas da Tia Cotinha no chão e tentando disfarçar o feito quando é surpreendida por Sueli (Andréa Beltrão), que chega de repente. Mesmo os 'quiprocós' de Armane (Vladimir Brichta) e Jorge (Fábio Assunção) tentando escapar do bandido 'Tijolo'(Orã Figueiredo) estavam divertidíssimos.
Como já foi comentado aqui, "Tapas e Beijos" tem sido muito feliz em sua carreira. A 'química' de Fernanda Torres com Andréa Beltrão não só deu muito certo como está cada vez melhor. Otávio Müller e Fernanda de Freitas também têm mostrado um grande entrosamento e uma parceria muito afinada. Cada ator do elenco pontua muito bem a sua presença na história.
É certo que o estilo de humor de "A Mulher Invisível" é outro. Mais para o espirituoso do que para o engraçado. Traz um tom de ironia um tanto mais rebuscada, talvez, mas o deboche atrevido e escancarado de "Tapas e Beijos" é imbatível. Quando entrou "A Mulher Invisível", o hilário fantasma da Tia Cotinha ainda tomava conta da cena.
Sorte do público. Bons atores em bons programas. É só uma questão de guardar uma carta na manga para soltar em outro momento do jogo.
Natural de Porto Alegre, formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Veio para São Paulo e ingressou na Escola de Arte Dramática (USP), formando-se ator. Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Fez algumas colaborações para a Ilustrada e, sempre à convite, assinou a coluna Antena, da "Contigo". Nesse meio tempo, fez crítica de teatro para o "Jornal da Tarde" e na rádio Eldorado AM. Mais recentemente foi colunista da Folha.com, comentando o BBB11. Atualmente, além de atuar, cursa Filosofia.
“PRIMO BASILIO”, DE DANIEL FILHO, A LAS 20:00, EN EL JUAN DE SALAZAR, CON ENTRADA GRATUITA

Película brasileña se exhibe hoy en el ciclo de cine iberoamericano

“Primo Basilio”, del director brasileño Daniel Filho, es la película que se proyecta hoy en el Ciclo de Cine Iberoamericano, organizado con motivo de la celebración de la XXI Cumbre Iberoamericana en Asunción.

 

ABC Digital
Pelicula brasileña se exhibe hoy en el ciclo de cine iberoamericano
Luisa (Débora Falabella) está casada con Jorge (Reynaldo Gianecchini), pero se reencuentra con un viejo amor, en “Primo Basilio”, película que se proyecta hoy.
La proyección comenzará a las 20:00, en el Auditorio “Manuel de Falla” del Centro Cultural de España “Juan de Salazar” (Herrera 834). La entrada es gratuita.   

Este ciclo está organizado por las embajadas de los países iberoamericanos acreditadas en nuestro país, la Organización de Estados Iberoamericanos (OEI) y la Secretaría Nacional de Cultural (SNC) en coordinación con el Ministerio de Relaciones Exteriores.   
   
Estrenado en el 2007, “Primo Basilio” tiene en el reparto de actores a grandes figuras como Glória Pires, Fábio Assunção, Reynaldo Gianecchini, Débora Falabella,  Guilherme Fontes, Zezeh Barbosa y Laura Cardoso.   

Este drama, de 106 minutos de duración, transcurre en São Paulo, en 1958. Luisa es una joven romántica y soñadora que está casada con Jorge, un ingeniero que está trabajando en la construcción de Brasilia.   

Un día, Luisa se reencuentra con Basilio, su primo y amor de juventud. Cuando Jorge es convocado a trabajar en Brasilia, Luisa se queda en casa en compañía de las empleadas Juliana y Joana.   
  
Basilio la visita frecuentemente, conquistándola con las historias de sus viajes. Las salidas de ellos se convierten en el chisme del vecindario. Hasta que Juliana encuentra las cartas de amor intercambiadas entre los primos y pasa a chantajear a Luisa para conseguir una generosa jubilación.
31 de Octubre de 2011 00:00
LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Moacyr Roberto de Lima, Ministério dos Transportes omite novo escândalo

A consultoria jurídica do Ministério dos Transportes se fingiu de morta diante de uma suspeita de conflito de interesses. O subsecretário de Assuntos Administrativos, Moacyr Roberto de Lima, contratou em 20 de janeiro a empresa Confere Comércio e Serviços para prestar serviços à pasta. Ele se desligou em fevereiro e virou consultor da Confere em 21 de março, onde ficou até 16 de agosto. Atuando dentro do ministério.
03/11/2011 | 00:00

A volta de quem não foi

No dia 17 de agosto, Moacyr Roberto de Lima foi oficializado de volta no cargo que ocupava no ministério. Na cara lavada.


03/11/2011 | 00:00

Conferido na Justiça

A Confere é considerada “inidônea” desde 2007, após condenação por improbidade administrativa na Justiça do DF não podia fechar contrato.


  
03/11/2011 | 00:00

Bens bloqueados

A Confere teve R$ 3 milhões em bens bloqueados pela 7ª Vara do Trabalho de Brasília, que apurou irregularidades em junho e julho.

 
03/11/2011 | 00:00

Bom currículo

A assessoria do Ministério dos Transportes informa que Moacyr Lima foi contratado pela Confere pelo “bom currículo”, como assistente.
CLAUDIOHUMBERTO


SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
Esplanada dos Ministérios, Bloco "R", 2º Andar Asa Norte
70.044-900 - Brasília/DF
http://www.transportes.gov.br
Telefone: 55+(61) 2029-7250
Fax: 55+(61) 2029-7905


Subsecretário
Moacyr Roberto de Lima
Aniversário: 06/01
Secretário(a): Terezinha/ Rayane
Telefone: 55+(61) 2029-7250
Telefone 2: 55+(61) 2029-7251
Fax: 55+(61) 2029-7905



LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#CORRUPÇÃO Dilma perde 6 posições na lista dos poderosos da revista Forbes

Presidente ficou em 22º lugar e é a única brasileira elencada entre 70 nomes. Barack Obama, dos Estados Unidos, voltou ao 1º lugar depois de ter perdido em 2010 para o presidente chinês

REDAÇÃO ÉPOCA

A presidente Dilma Rousseff (Foto: Gustavo Miranda/Ag. O Globo )
A presidente Dilma Rousseff ficou em 22º lugar na lista das pessoas mais poderosas do mundo, montada anualmente pela revista Forbes. Os 70 nomes foram divulgados nesta quarta-feira, dia 2 de novembro, e Dilma é a única brasileira da lista. No ano passado, na mesma lista, Dilma aparecia em 16º.
O primeiro lugar ficou com o presidente americano Barack Obama, que retoma o posto um ano depois de perdê-lo para o presidente chinês Hu Jintao. O chinês ficou em terceiro na lista deste ano, perdendo também para o premiê russo Vladimir Putin, segundo colocado.
Na lista das mulheres mais poderosas do mundo, divulgada em agosto desse ano também pela Forbes, Dilma Rousseff apareceu em terceiro lugar, atrás da chanceler alemã Angela Merkel, e da secretária de Estado americana Hillary Clinton.
O primeiro nome entre os homens mais poderosos do mundo que não tem relação com política é Bill Gates, fundador da gigante dos computadores Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo. Ele aparece em 5º lugar na lista. Mark Zuckerberg, fundador da rede social Facebook, aparece em 9º. Sergey Brin e Larry Page, do Google, estão apenas em 30º entre os mais poderosos. Tim Cook, o novo CEO da Apple depois da morte de Steve Jobs, ficou em 58º.
A lista é montada levando-se em consideração o poder econômico e político das personalidades.

Dilma cai para a 22ª posição na lista dos mais poderosos

Confira a lista das 25 pessoas mais poderosas, segundo a revista Forbes

Pedro Santana/AFP
Dilma e Obama
Dilma posa ao lado de Obama, na visita do presidente americano ao Brasil em março deste ano: ele é o mais poderoso do mundo e ela, a 22ª na lista
São Paulo – A presidente Dilma Rousseff continua na lista das cem pessoas mais poderosas do mundo, segundo a revista Forbes. Mas, esse ano, a brasileira aparece na 22ª posição – seis abaixo da colocação registrada em 2010, quando Dilma estreou na lista.

Os escândalos dos primeiros onze meses de governo são um dos motivos para o rebaixamento. “Rousseff gastou seu primeiro ano de mandato fazendo uma faxina em casa, com a demissão de cinco ministros e dúzias de funcionários acusados de corrupção”, disse a publicação.

Por outro lado, a presidente é a latino-americana mais bem classificada no ranking. Ela está a frente de nomes como o multimilionário Carlos Slim (23ª) e o fundador do Google Sergey Brin (30ª), mas uma posição abaixo do italiano Silvio Berlusconi.

Destaque para o italiano Mario Draghi, que assumiu a liderança do Banco Central Europeu ontem e já estreia na lista como a 12ª pessoa mais poderosa do mundo.

O presidente Barack Obama estrela na primeira posição. No ano passado, o título de homem mais poderoso do mundo foi entregue ao presidente chinês Hu Jintao, que, em 2011, amarga na terceira colocação.
Nome Nacionalidade
1. Barack Obama Estados Unidos
2. Vladimir Putin Rússia
3. Hu Jintao China
4. Angela Merkel Alemanha
5. Bill Gates Estados Unidos
6. Abdullah bin Abdul Aziz al Saud Arábia Saudita
7. Papa Bento 16 Alemanha
8. Ben Bernanke Estados Unidos
9. Mark Zuckerberg Estados Unidos
10. David Cameron Reino Unido
11. Sonia Gandhi Índia
12. Mario Draghi Itália
13. Nicholas Sarkozi França
14. Wen Jiabao China
15. Zhou Xiaochuan China
16.Hillary Clinton Estados Unidos
17. Michael Bloomberg Estados Unidos
18. Timothy Geithner Estados Unidos
19. Manmohan Singh Índia
20. Warren Buffett Estados Unidos
21. Silvio Berlusconi Itália
22. Dilma Rousseff Brasil
23. Carlos Slim Helu México
24. Rupert Murdoch Estados Unidos
25. Benjamin Netanyahu Israel

Dilma cai seis posições e aparece em 22º em ranking da 'Forbes'

POSTADO ÀS 16:12 EM 02 DE Novembro DE 2011


da folha.com

A presidente Dilma Rousseff foi listada como a 22ª pessoa mais poderosa do mundo pela revista americana "Forbes". No ano passado, quando já havia sido eleita presidente, Dilma apareceu em 16º lugar no ranking feito pela revista.

Como motivo para a escolha de Dilma neste ano, a revista cita a "faxina" no governo com a demissão de ministros suspeitos de corrupção.

A publicação ainda fala da expectativa para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, que estão com as obras atrasadas e orçamento acima do previsto.

Dilma é a única brasileira na lista deste ano.

Em agosto, a "Forbes" havia colocado a presidente como a terceira mulher mais poderosa do mundo, atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel, e da secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

No ranking das mulheres, outra brasileira era a modelo Gisele Bündchen, que ficou com a 60ª posição.

Outra mudança na lista divulgada hoje está a volta do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao primeiro lugar no ranking. No ano passado, ele ficou atrás do presidente chinês, Hu Jintao, que neste ano ficou em terceiro lugar.

Dilma perde posições em lista da revista Forbes

Agência Estado

A presidente Dilma Rousseff passou da 16ª para a 22ª posição na lista das pessoas mais poderosas do mundo, elaborada anualmente pela revista americana Forbes. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lidera o ranking, divulgado hoje, seguido pelo primeiro ministro da Rússia, Vladimir Putin. Na terceira posição está o presidente da China, Hu Jintao, que na edição de 2010 aparecia no topo da lista. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ocupa o quarto lugar, o que faz dela a mulher mais poderosa do mundo. Depois dela, na quinta posição, está o fundador da Microsoft, Bill Gates.
Entre as mulheres, Dilma ocupa a quarta posição. Após a chanceler alemã Angela Merkel está a presidente da Índia, Sonia Gandhi (11º lugar no ranking geral), seguida pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton (16º lugar no ranking geral).

Dilma cai seis posições em ranking de poderosos da Forbes

Presidente brasileira aparece em 22º lugar. Revista cita casos de corrupção no governo e atraso nas obras para a Copa e Olimpíadas. Barack Obama lidera lista

Adriana Caitano
Dilma Rousseff: queda de ministros e atraso em obras da Copa derrubaram popularidade da presidente Dilma Rousseff: queda de ministros e atraso em obras da Copa derrubaram popularidade da presidente (Siphiwe Sibeko / Reuters)
A presidente Dilma Rousseff caiu seis posições no ranking das 70 pessoas mais poderosas do mundo elaborado pela revista americana Forbes. Em 2010, Dilma estava no 16º lugar e, na lista divulgada nesta quarta-feira, aparece em 22º. A presidente é a única brasileira a ser citada entre os poderosos, dos quais fazem parte líderes políticos, empresários e ativistas sociais.
Quando o ranking do ano passado foi publicado, em novembro, Dilma tinha acabado de ser eleita e ainda não havia sequer escolhido sua equipe. O perfil da presidente feita pela revista era elogioso. Este ano, já com onze meses de governo, o destaque é para os sucessivos escândalos de corrupção no governo federal, que derrubaram cinco ministros desde janeiro. “Rousseff gastou seu primeiro ano de mandato fazendo uma faxina em casa, com a demissão de cinco ministros e dúzias de funcionários acusados de corrupção”, citou a Forbes.
No topo da lista deste ano, está o presidente americano, Barack Obama, seguido do primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Puttin, o presidente da China, Hu Jintao, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o fundador da Microsoft, Bill Gates.Ainda no perfil da brasileira, a Forbes ressalta outro ponto negativo: “Os preparativos do Brasil para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 estão atrasados e acima do orçamento”. Na perda de posições, Dilma foi ultrapassada pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy (13º), pela secretária de estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton (16º), e pelo primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh (19), que estavam atrás dela na lista de 2010.
Histórico - Em agosto, Dilma já havia sido citada como a terceira mulher mais influente do planeta, também pela Forbes. A lista reunia os maiores nomes do mundo da política, dos negócios e das celebridades. A presidente havia ficado atrás somente da chanceler alemã, Angela Merkel e da secretária de estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton.
Em setembro, ela apareceu na capa da revista Newsweek que falava sobre mulheres poderosas. Em abril, Dilma havia recebido destaque na Time como umas das 100 pessoas mais influentes do planeta. E, em agosto, teve seu papel no comando da faxina política no governo destacado pela britânica The Economist.

Reprodução
Ficha da presidente Dilma Rousseff no ranking dos 70 mais poderosos do mundo
Ficha da presidente Dilma Rousseff no ranking dos 70 mais poderosos do mundo

Aposentados iniciam campanha contra fator





Rachaduras nos prédios do PAC em Manguinhos


Problemas na estrutura dos apartamentos preocupam moradores, que reclamam da fragilidade da obra, inaugurada em 2010

POR MAHOMED SAIGG
Rio - Solução de moradia para quem vivia na Favela de Manguinhos, os apartamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na comunidade já apresentam problemas. Nas paredes e no teto dos imóveis do Condomínio João Nogueira, rachaduras que surgem a cada dia revelam a fragilidade da obra.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Erivaldo reclama de problemas e diz que houve ‘falta de compromisso’ | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Nos corredores dos edifícios, entregues em maio de 2009, fissuras nas escadas aumentam a sensação de insegurança. A instabilidade dos muros de proteção que balançam com simples apoiar de braços, dando a impressão de que vão desabar, também preocupa. Assim como as infiltrações, que estão por toda a parte.
“Essa obra só tem aparência, por dentro dá pra ver que é muito fraca. Se a situação continuar do jeito que está, em pouco tempo esse prédio vai cair em cima da gente”, preocupa-se Gerlândio Guedes, 27 anos, morador do bloco 5, que improvisou reparo na parede da sala de casa.
“No meu quarto, as rachaduras, que começaram na parte baixa da parede, já alcançaram o teto. Estou com medo até de dormir em casa”, admitiu outra moradora, Simone Lisboa, 39 anos.
Quem também não se conforma com os problemas do condomínio é a copeira Verônica Alvino, 37. Moradora do 4º andar, ela não pode usufruir da sacada de seu apartamento. A estrutura de ferro está totalmente corroída. “O cano, que serve para retirar a água que se acumula no terraço do prédio, fica bem em cima das sacadas. Será que ninguém pensou que, com o tempo, elas iriam enferrujar?”, questiona.
Presidente da Associação de Moradores do Condomínio, Erivaldo Lira reclamou da “falta de compromisso do Estado”. “O governo nos abandonou. Há meses venho pedindo solução para esses problemas e nada”, cobrou Lira.
Emop promete fazer vistoria em imóveis
Os problemas nos apartamentos do PAC em Manguinhos se repetem no Complexo do Alemão. Diante das reclamações dos moradores, a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) fará hoje uma vistoria nos imóveis dos dois condomínios. O objetivo é analisar a gravidade da situação e definir a responsabilidade dos reparos.
Em nota, a Emop informou que, se as deformidades tiverem sido provocadas por erros de construção, as reformas serão de responsabilidade das construtoras. O mesmo não ocorrerá se elas tiverem sido causadas por falta de manutenção ou de conservação.





LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters