[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Rússia diz que não votará por cessar-fogo com Geórgia no Conselho de Segurança


Texto da França propõe fim imediato das hostilidades na região.
Bush pede que Rússia 'reverta curso' das ações militares na Geórgia.

Do G1, com agências


O embaixador da Rússia para as Nações Unidas, Vitaly Churkin, disse na noite desta segunda-feira (11) que a Rússia não votará no Conselho de Segurança da ONU a favor do cessar-fogo no conflito com a Geórgia.

A França apresentou ao conselho uma proposta de resolução que pede o fim imediato das hostilidades entre Rússia e Geórgia e o retorno de todas as forças dos dois países à posição que ocupavam antes do confronto, iniciado no último dia 7 depois que tropas georgianas invadiram a região separatista da Ossétia do Sul. "Nossa intenção é deter e pôr fim a esse conflito", disse o embaixador-adjunto da França para a ONU, Jean-Pierre Lacroix, nesta segunda, ao fim da quinta reunião do conselho sobre a situação na Geórgia.

Como a Rússia é um dos cinco membros permanentes do conselho, ela tem direito de veto.

Mais cedo, o presidente dos EUA, George W. Bush, pediu que a Rússia "reverta o curso" de sua ação militar na Geórgia . Segundo Bush, as atitudes da Rússia em relação à região podem afetar as relações entre russos e norte-americanos.

Entenda o conflito entre Rússia e Geórgia na Ossétia do Sul

Foto: Arte G1
Arte G1
Veja mapa com a localização do conflito. (Foto: Arte G1)

Rússia e Geórgia travaram nesta segunda-feira uma verdadeira "guerra de versões" em mais um dia dos confrontos armados iniciados na quinta (7), quando a Geórgia atacou a região separatista da Ossétia do Sul, o que provocou a invasão do país por tropas da vizinha e rival Rússia e desencadeou a reprovação da comunidade internacional.

Tropas russas entraram nesta segunda no porto georgiano de Poti, no Mar Negro, anunciou o premiê da Geórgia, Lado Gurguenidze, em uma entrevista pela TV. "As forças russas entraram em Poti. Não houve vítimas", disse. "Lamentamos ter sido testemunhas desses acontecimentos sem que nossos parceiros ocidentais tenham intervindo no conflito."

O ministério russo da Defesa negou a invasão.

Mais cedo, o ministério russo da Defesa havia informado que as tropas russas deixaram a cidade georgiana de Senaki (fora da região separatista), depois de haver dominado uma importante base militar local.

Segundo o ministério russo, a retirada ocorreu porque "não há mais risco" de as tropas da Geórgia continuarem a atacar a região separatista da Ossétia do Sul a partir dali.

Veja fotos dos confrontos

As forças russas também teriam ocupado nesta segunda a cidade georgiana de Gori, segundo Alexander Lomaia, secretário do Conselho Nacional de Segurança da Geórgia. Os russos, porém negaram ter tomado Gori.

Em reação, as forças georgianas reforçaram suas posições próximo à capital, Tbilisi, para defendê-las de um eventual ataque russo, segundo Lomaia. Por sua vez, os russos negaram a intenção de atacar a capital ou de derrubar o governo da Geórgia.

O presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, acusou a Rússia de ter cortado as comunicações entre o leste e o oeste do país e de querer "destruir" o país. Endereçando-se aos países ocidentais, ele disse que a Geórgia precisa mais do que "ajuda moral e humanitária" para enfrentar a invasão russa.

Waack: Orgulho ferido e vontade de reordenar o mapa explicam atos de Moscou

Leia também: Poderio militar da Geórgia é minúsculo em comparação com o russo

A mais recente crise entre Geórgia e Rússia começou na quinta (7), quando a Geórgia enviou tropas à região rebelde. A Rússia reagiu mandando tropas ao país. Houve confronto pelo controle da capital, Tshkinvali, e a reação da comunidade internacional pedindo o fim do ataque foi imediata.

Até agora, o conflito teria deixado pelo menos 2.000 mortos, em sua maioria civis, segundo o governo da Geórgia. O número de refugiados pode atingir 20 mil, de acordo com as Nações Unidas. Para a Cruz Vermelha, o número chegaria a 40 mil.



Mais cedo nesta segunda-feira, tropas da Geórgia voltaram a atacar cidades da região separatista, segundo autoridades ossetianas citadas pela agência russa Interfax.

Os ataques teriam sido dirigidos a várias cidades, e incluindo armamento pesado, segundo Irina Gagloyeva, porta-voz do governo separatista. Jornalistas da Reuters afirmaram ter presenciado seis helicópteros da Georgia atacando próximo à capital da região, Tshkinvali.

Por outro lado, as tropas russas ocuparam brevemente um prédio da polícia na cidade de Zugdidi, oeste do país, segundo o Ministério de Relações Exteriores da Geórgia. A ação teria ocorrido depois que os agentes georgiano se negaram a depor armas a pedido do exército russo.

Rússia acusa EUA

O premiê russo, Vladimir Putin, acusou os Estados Unidos de estarem tentando perturbar as operações mililtares russas na Geórgia usando seus aviões para transportar as tropas georgianas do Iraque para as zonas em conflito.

"É uma lástima que alguns de nossos aliados não nos ajudem e tentem, inclusive, nos perturbar, e com isso me refiro principalmente ao deslocamento do contingente militar da Geórgia no Iraque para a zona de conflito (oseta) pelos Estados Unidos e seus aviões de transporte militar", declarou Putin.

Foto: Reuters
Reuters
Tropas da Geórgia fazem ronda na cidade de Gori (Foto: Reuters)

O presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, disse nesta segunda que a Rússia fará "todo o possível" para normalizar a situação na Ossétia do Sul.

Em discurso pela TV, ele afirmou que a Rússia jamais será apenas uma "observadora passiva" da situação do Cáucaso.






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pais em ação


Especial Dia dos Pais
Pais em ação
Para os pais célebres, não há nada melhor que dividir memoráveis momentos ao lado de seus filhos. Gente escolheu 10 imagens do cotidiano para homenageá-los

WALDEMIR FILETTI/ AG.ISTOÉ COMO TATUAGEM
João está no peito de Fábio Assunção, de 37 anos. Quando Priscila Borgonovi, na época sua mulher, deu à luz o menino, o ator fez uma tatuagem em homenagem ao garoto. Após a separação, ele segue presente. “Não quero aquela coisa de meio a meio”, costuma declarar o pai por inteiro.

PAI DO BEN
O ator Wagner Moura não perde a oportunidade de se divertir com o filho Ben, de 1 ano. Casado com a fotógrafa Sandra Delgado, ele disse em entrevista recente que a paternidade ocupa os dez primeiros lugares entre as melhores coisas de sua vida. Em décimo primeiro, vem o sono e o colo de sua mulher.
MARCELO SOALHEIRO/ BYTE BEACH

Fotos: AG. NEWS PAIXÃO SEM FIM
“Ter um filho é estar sempre naquele estado apaixonado de quando se conhece uma pessoa nova. Só que a única diferença é que não acaba”, declarou certa vez Murilo Benício, pai de Antonio, 11 anos, e Pietro, 3. Num recente passeio com o caçula, o ator de 36 anos provou que além de apaixonado, é também pura descontração.




BUCÓLICO

Bettina, a filha de três anos do cantor Otto, 40, e Alessandra Negrini parece uma pintura. A impressão se reforça nesse cenário de flores, com o cantor dividindo seu colo com a menina e um buquê de flores mais volumoso do que ela. Cenas de carinho explícito como estas são comuns no cotidiano de pai e filha.



GRANDE FAMÍLIA
Vladimir Brichta
é um superpai em qualquer situação. O ator de 32 anos exerce muito bem o papel, seja com sua filha mais velha Agnes, de 9 anos, de seu primeiro casamento, seja com o pequeno Vicente, 1 ano e 9 meses, seu filho com Adriana Esteves, seja com o enteado Felipe, 8. Ou com todos juntos, de preferência.

BENDITO ENTRE AS MULHERES
Ele reina feliz e absoluto entre suas meninas. O ator Eduardo Moscovis, de 40 anos é pai de Gabriela, 9 anos, e Sofia, 7, de seu primeiro casamento, e da caçula Manuela, de 1 ano, sua filha com a apresentadora Cynthia Howlett. O programa preferido com o papai galã é andar de bicicleta com direito a uma pausa para o sorvete.
ANA BRANCO/ AG. O GLOBO

TAL PAI, TAL FILHO
Gael, filho de Thiago Lacerda, de 30 anos, e Vanessa Lóes, é grande. Com um ano, o menino tem 10 centímetros a mais do que a média dos bebês de sua idade. “Puxou o pai”, costuma dizer o ator. Ele é um dos mais altos da televisão brasileira, com 1,95 m.





CORRA, LU, CORRA
Isso que é aproveitar o tempo livre para ficar com os filhos. Na hora da malhação, o apresentador Luciano Huck, de 36 anos, empurra seu primogênito, Joaquim, de 3 anos, no carrinho. O menino adora. Pai também de Benício, de nove meses, Huck costuma declarar que felicidade, para ele, é a companhia dos herdeiros e da mulher, Angélica.

Fotos: AG. NEWS CANGURU
Um dos programas prediletos de Cássio Reis, de 30 anos, é passear pela orla do Leblon com o filho Noah, de sete meses, do casamento com Danielle Winits. O ator leva o menino preso junto ao corpo e os dois seguem sorridentes. O nome do bebê tem origem hebraica e significa repouso, paz e tranqüilidade. Segundo Cássio, não haveria melhor definição para seu herdeiro.

A MAIOR BÊNÇÃO
Para o craque do Milan, o nascimento do filho Luca em junho deste ano em São Paulo foi melhor do que um supergol. Evangélico, Kaká, de 26 anos, diz que a maior expectativa dele é “poder transmitir ao meu filho os valores bíblicos que eu e Caroline (Celico, sua mulher) praticamos”.
DIVULGAÇÃO

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Em ótima forma aos 73 anos de idade, Glória Menezes revela os segredos de sua vitalidade

Trajetória
A boa energia de Glória
Em ótima forma aos 73 anos de idade, Glória Menezes revela os segredos de sua vitalidade, fala dos 45 anos de casamento com Tarcísio Meira, dos 50 de carreira e do trabalho no teatro e na tevê

TEXTO LUCIANA BARCELLOS
FOTO PAULO JARES


Glória Menezes é uma exceção às regras. A dois meses de completar 74 anos, mantém o pique que sempre foi sua marca. Anda dez quilômetros diariamente. No Rio, gosta de se exercitar na varanda de seu quarto, no confortável apartamento localizado de frente para a praia da Barra da Tijuca. Em São Paulo, percorre a distância entre sua casa nos Jardins até o Parque do Ibirapuera onde ainda tem fôlego para mais duas voltas completas pela pista. "Preciso gastar energia. Não posso deixar de fazer alongamento e pegar os meus pesos", diz Glória. Para ela, a prática de atividades físicas é fundamental para não ficar "travado" à medida que se envelhece. "Se não fizer nada, minha coluna vai para a cucuia", conta a atriz, que sofre de estenose lombar - estreitamento do canal vertebral na região lombar.

Exercício é um dos segredos da vitalidade de Glória, que tem ótima saúde e apenas cumpre a recomendação médica de tomar vitamina C e cálcio para fortalecer os ossos. Por conta própria, decidiu parar de fumar ao 67 anos para recuperar o fôlego. "Fumei dos 20 até lá. Fumava um maço por dia. Se soubesse que seria tão fácil, tinha parado antes", conta. Aos 73, Glória, que é mãe de três filhos, avó e há nove meses ganhou o posto de bisavó, nunca precisou fazer regime para emagrecer e mantém o mesmo corpo há décadas. "A vida inteira tive o mesmo peso. Nunca tive que fazer dieta. Como pouco por natureza", diz. Qual o conselho para passar pelos 70 em tão boa forma? "Não tem. Se tivesse ia ganhar muito dinheiro", diverte-se. "Mas o que é bom para mim, pode não ser bom para outra pessoa. Não dá para receitar. Outro dia, vi a Jane Fonda, que tem 70, e é uma gracinha fazendo exercícios. Mas para mim é impossível fazer aqueles exercícios que ela faz. Faço o que é bom para mim."

''Sou feliz no meu envelhecimento. Tenho meus filhos, meus netos e um lindo bisneto''

Glória também vive na contramão dos relacionamentos modernos. É casada há 45 anos com Tarcísio Meira, pai do também ator Tarcísio Filho. Os filhos mais velhos, Maria Amélia e João Paulo, são do primeiro casamento. A não ser por compromissos profissionais, ela garante que eles nunca estiveram separados. "Mas não quer dizer que não tivemos desavenças. Tivemos nossos desentendimentos. Tenho um temperamento totalmente diferente do dele. Sou mais expansiva, Tarcísio é mais retraído. Mas seria terrível se fôssemos iguais, né? Duas pessoas vivendo juntas durante 45 anos, imagina! Tivemos muito tereco-teco, mas nada que nos deixasse com vontade de separar. A gente sempre chegava a um denominador comum no final das brigas", revela. O segredo do sucesso no casamento? Também não tem. "A gente se sente bem um com o outro. Posso dizer que é amor? Não sei. Tolerância? Não sei. Gosto muito de estar com ele e ele gosta de estar comigo. Somos cúmplices, tenho prazer. Acho que é isso. Talvez a receita esteja em respeitar a individualidade do outro. Por causa do trabalho, muitas vezes ficamos longe. Mas é tão bom ficar um pouquinho longe. Quando a gente se encontra é gostoso", admite.

Vaidosa, Glória não sai de seu quarto desarrumada e aconselha a cirurgia plástica só até os 40. Depois, segundo ela, é bobagem. Glória já fez um lifting, corrigiu o nariz e aplica botox na testa para corrigir um "probleminha" na sobrancelha direita, toda vez que está atuando na tevê. "Mexo a sobrancelha direita mais que a esquerda e na televisão fica irregular. Então ponho botox para ela ficar presinha. Não é pra remoçar", afirma a atriz, que jura não ter feito tantas plásticas. "Fiz até os 40 e só. Se tivesse feito tantas quanto dizem, tinha que estar com a cabeça toda recortada. Fiz na época que tinha que fazer. Agora já passou. Fazer para dizer que tenho 60? Não quero remoçar, quero estar com uma cara digna. Só faria se estivesse horrorosa", diz.

Prestes a completar 50 anos de carreira, fase em que a maioria dos artistas reduz o ritmo, Glória aumentou a carga horária. Além de interpretar Irene em A Favorita, a atriz estreou semana passada a temporada carioca de Ensina-me a Viver. No espetáculo, vive a octogenária Maude, uma mulher apaixonada pela vida que se envolve com um jovem obcecado pela morte. Na montagem dirigida por João Falcão há insinuações de sexo e os atores beijam-se em cena. "A encenação não é realista, é mágica. O sexo passa pela cabeça do público", explica ela, que confessa ter tanto amor pela vida e ser tão divertida quanto a personagem. "Sou feliz no meu envelhecimento, na maneira como estou envelhecendo. Tenho meus filhos, meus netos, um lindo bisneto. Não tenho problema algum. Agora, não sei se daqui a um ano. Se não andar até ali, vou achar uma m...", diz ela, que só tem um medo na vida: "Perder as pessoas muito próximas. Não gosto nem de imaginar".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Filmes selecionados para o 36º Festival de Gramado


A 36ª edição do Festival de Cinema de Gramado, realizada entre 10 e 16 de agosto na Serra Gaúcha, terá 11 filmes na mostra competitiva, entre longas nacionais e estrangeiros. Além disso, a mostra de curtas nacionais conta com 12 produções.

O Brasil concorre ao Kikito (prêmio máximo do Festival) com A Festa da Menina Morta, de Matheus Natchtergaele; Juventude, de Domingos Oliveira; Netto e o Domador de Cavalos, Tabajara Ruas; Nome Próprio, Murilo Salles; Pachamama, Eryk Rocha; e Vingança, Paulo Pons.

Longas Nacionais
A Festa da Menina Morta, Matheus Natchtergaele
Juventude, Domingos Oliveira
Netto e o Domador de Cavalos, Tabajara Ruas
Nome Próprio, Murilo Salles
Pachamama, Eryk Rocha
Vingança, Paulo Pons

Longas estrangeiros
Perro Come Perro, de Carlos More (Colômbia)
O Mistério da Estrada de Sintra, de Jorge Paixão da Costa (Portugal/Brasil)
Por Sus Proprios Ojos, Liliana Paolinelli (Argentina)
Cochochi, de Israel Cardenas e Laura Guzman (México)
Mindelo - Atrás do Horizonte, de Alexis Tsafas (México)

Curtas Nacionais
Areia, Caetano Gotardo
Blackout, Daniel Rezende
Booker Pittman, Rodrigo Grota
Dossiê Rê Bordosa, César Cabral
Espalhadas pelo Ar, Vera Egito
Hiato, Vladmir Seixas
Homens, Lúcia Caus e Bertrand Lira
Noite de Domingo, Rodrigo Hinrichsen
Presidente dos Estados Unidos, Camilo Cavalcante
Osório, Heloísa Passos e Tina Hardy
Subsolo, Jaime Lerner
Um Ridículo em Amsterdã, Diego Gozze

Mostra de curtas gaúchos
Mesa de Bar, Pedro Nora e Tiago Ribeiro
Cortejo Negro, Diego Muller
Dois Coveiros, Gilson Vargas
Mímesis, de Francisco Antunes
O Sete Trouxas, Márcio Schoenardie
Rosário dos Navegantes, Éverson Godinho
Sótão, Rogério Souza
Subsolo, Jaime Lerner
Mamãe, eu não queria!, Bibiana Mandagará
Os Boçais, Lufe Bolini
Primogênito Complexo, Tomás Creus e Lavinia Chianello
Fome de quê?, Luiz Alberto Cassol
Um dia Como Hoje, Eduardo Wennmacher
O Vazio Além da Janela, Bruno Polidoro
Impoliticamente Correto, Pedro Breitman e Maurício Gyboski
DOC.8, Christian Schneider
Tradição, Tradição, André Wofchuk

Redação Terra

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Walmor Chagas lamenta falta de convites para atuar no cinema



Orlando Margarido
Direto de Gramado

Em 1974, Walmor Chagas chocava Gramado e o Brasil dos militares com um nu frontal no filme Um Homem Célebre, que Miguel Faria Jr. adaptou do conto de Machado de Assis. Ficou o choque, a polêmica, mas a fita não levou o Kikito no Festival de Cinema de Gramado e ainda teve a cena tão provocadora retalhada pela censura. Ainda hoje, raramente exibido, é difícil encontrar uma cópia com a nudez de Walmor.


Homenageado da 36ª edição do festival, o ator relembra a passagem como prova de que sua geração foi sufocada no cinema, não só pela censura e pelas dificuldades econômicas, mas principalmente pelo poderio de Hollywood.

Ele se queixa do passado, mas não pelas razões de seus colegas e cineastas brasileiros atuais, que querem espaço para exibir seus filmes no circuito de cinema cada vez mais tomado pelas grandes produções americanas. Walmor lamenta que poderia ter feito muito mais cinema do que fez, especialmente depois de ter sentido a vocação e o chamado da telona com o primeiro papel, em São Paulo S/A (1965), de Luís Sérgio Person.

"A partir dali, acreditei que seria um ator só de cinema, viveria disso", lembra. "Mas não apareceram mais convites, e continuei morrendo de fome entre o teatro e a TV."

Na noite de terça-feira, quando for homenageado com o Troféu Oscarito, um prêmio especial de carreira concedido pelo festival, Walmor quer ser lembrado pelo papel marcante de sua carreira, o do jovem ambicioso que tenta prosperar na selva urbana de São Paulo.

"Foi um presente esse personagem que o Person me deu, nunca mais tive um momento tão forte como aquele". Ou quase. Ele fala também com o mesmo carinho de Valsa para Bruno Stein, o filme de Paulo Nascimento lançado este ano em que teve a chance de viver um raro papel para sua idade no cinema. Walmor está com 76 anos e vê com desconfiança iniciativas como esta homenagem. "É uma situação esquisita para o artista, pois é ser lembrado pelo que ele não fez no passado em vez de ser lembrado pelo que faz no presente."

De qualquer forma, diz que falará do orgulho de receber o troféu do festival que o premiou como melhor ator em Asa Branca junto com Luz Del Fuego, ambos de 1982. Mas o que ele quer lembrar mesmo é da importância de São Paulo S/A em sua carreira.

"Imagine o que era para um ingênuo ator ir ao Festival de Acapulco e receber a atenção de Luis Buñuel (cineasta espanhol), que me ensinou a tomar cerveja com sal na lata; acreditei mesmo naquele glamour todo."

Para ele, esse encontro foi até mais importante do que o prêmio para o filme de Person no tradicional Festival de Cinema de Pesaro, na Itália, outra razão para Walmor estar aqui agora. Poucos anos depois, o mesmo festival premiaria o cineasta brasileiro Julio Bressane e este encontraria o cineasta cubano Julio Garcia Espinosa, outro nome laureado da mostra. Pois Bressane e Espinosa recebem seus respectivos Kikitos especiais nas próximas quarta e sexta-feira.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sarkozy encontrará líderes da Rússia e da Geórgia

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, viajará amanhã para Tbilisi, onde vai se reunir com seu colega da Geórgia, Mikhail Saakashvili, informou nesta segunda-feira o Palácio do Eliseu.


Antes de sua chegada, Sarkozy, cujo país atualmente preside a União Européia (UE), se reunirá em Moscou com o chefe de Estado russo, Dmitri Medvedev, com quem buscará uma solução para a crise que envolve a Ossétia do Sul, diz um comunicado da presidência francesa.

A nota destaca que, nesta segunda-feira, Sarkozy conversou por telefone com Medvedev, com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, dentro "de seus esforços para alcançar sem demora um acordo entre as partes, o qual abriria caminho para o fim imediato das hostilidades entre a Rússia e a Geórgia".

Hoje, o ministro de Assuntos Exteriores da França, Bernard Kouchner, apresentou a Saakashvili um "plano para um cessar-fogo" na região. "Aguardamos as reações deles", disse Kouchner à imprensa em Tbilisi.

EFE

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Navio sul-coreano atinge barco da Coréia do Norte


Um navio sul-coreano e um barco pesqueiro da Coréia do Norte sofreram uma colisão na costa leste da península coreana na terça-feira (horário local), e dois norte-coreanos estão desaparecidos, disse uma autoridade da Coréia do Sul.

O navio sul-coreano carregava areia do Norte quando sofreu a colisão por volta das 2h da manhã de terça-feira (14h de segunda, horário de Brasília), disse a autoridade.

De acordo com informação anterior da agência de notícias sul-coreana Yonhap, o acidente teria acontecido na costa oeste e pescadores norte-coreanos teriam morrido.

Não havia mais detalhes disponíveis.

Reuters

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Orquestra Sinfônica de Israel faz show pela primeira vez no Brasil

RIO - Os músicos da Orquestra Sinfônica de Israel - The Israel Symphony Orchestra Rishon LeZion, que se apresentarão no Municipal do Rio no dia 14 de agosto, às 20h, já programaram um passeio turístico pela cidade. Pela primeira vez no Brasil, os cerca de 90 integrantes da ISO estão vibrando com a visita agendada ao Pão de Açúcar na manhã do próprio dia 14.

Depois, o grupo segue para o Lar da Esperança, na Tijuca, onde dará uma 'canja' para os assistidos pela instituição. Regida pelo expoente da música erudita internacional, o maestro Dan Ettinger, a Sinfônica de Israel é sucesso mundial, aclamada pela crítica em diversos países por onde se apresenta. O concerto é beneficente em prol das obras assistenciais da Associação Beit Lubavitch e do próprio do Lar da Esperança.

Serviço

Data: 14 de agosto

Hora: 20h

Local: Theatro Municipal (Praça Floriano, s/n, Centro, RJ)

Preço: de R$ 50 a R$ 700

Informações e vendas: Dell' Arte 21 3235-8545 / 21 2568-8742 e Associação Beit Lubavitch: 21 2294-3138 / 21 7825-4293

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Petrobras tem maior lucro líquido trimestral da história

REUTERS

RIO - Maiores preços e vendas garantiram à Petrobras um lucro recorde de R$ 8,78 bilhões no segundo trimestre, uma alta de 29% em relação ao resultado registrado há um ano, de R$ 6,8 bilhões.

- É com grande satisfação que apresento o maior lucro líquido trimestral da história da companhia -comentou o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, em um comunicado.

O resultado ficou acima da previsão média de seis analistas ouvidos pela Reuters, que apontavam um lucro de R$ 7,982 bilhões.

Além do elevado preço do petróleo no mercado internacional, a estatal reajustou o preço da gasolina e do diesel em maio de 2008, o que ajudou nos ganhos.

O lucro antes de juros, impostos e amortizações ficou em R$ 18,13 bilhões, contra os R$ 14,2 bilhões registrados no mesmo período do ano passado.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

FÁBIO ASSUNÇÃO (FOTOS) 6

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Milhares de refugiados vão para a Ossétia do Norte


Plantão | Publicada em 11/08/2008 às 16h01m

O globo

BRUXELAS - Mais de 30 mil pessoas fugiram da Ossétia do Sul em direção à Ossétia do Norte, república autônoma da Rússia, enquanto outras 6 mil buscam proteção em Tbilisi, capital da Geórgia, informou nesta segunda-feira um porta-voz da Comissão Européia. O porta-voz considerou que a situação pode piorar nos próximos dias, já que se espera que pelo menos mais 10 mil pessoas fujam de Ossétia do Sul devido ao conflito que vem ocorrendo na região. Além disso, cerca de 80% dos habitantes da cidade georgiana de Gori, vizinha à república separatista da Ossétia do Sul, fugiram em busca de proteção após os ataques russos, informaram fontes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

A Comissão Européia disponibilizou o envio de um milhão de euros para ajuda humanitária urgente em Ossétia do Sul, informou um comunicado. O primeiro sistema de ajuda está concentrado em assistência médica, água, alimentos e abrigo.

- A Comissão Européia está muito preocupada com os combates e deplora a perda de vidas humanas e o sofrimento que isso está causando - afirmou Louis Michel, comissário para o Desenvolvimento e a Assistência Humanitária.

A Anistia Internacional voltou a pedir hoje à Rússia e à Geórgia que preservem o direito internacional que "protege a população civil do desenvolvimento das hostilidades". "As operações militares devem evitar lançar ataques nos quais não se faça distinção entre objetivos militares e objetivos civis", afirmou. "Alguns ataques verificados nestes dias podem constituir crimes de guerra", advertiu a Anistia Internacional. (ANSA)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Acidente com acrobata resulta em mistério nas Olimpíadas de Pequim





Plantão | Publicada em 11/08/2008 às 15h28m

Jornal Hoje

Um acidente com um homem no intervalo de uma partida de basquete - quando grupos de artistas e ginastas entram em cena para divertir os espectadores - resultou em um mistério nas Olimpíadas de Pequim. No domingo à noite, enquanto as seleções de Austrália e Croácia descansavam entre o primeiro e o segundo tempos, uma equipe de acrobatas animava o público com saltos e enterradas impulsionados por trampolins de ginástica quando faltou impulso para um dos artistas. Ele tentou atingir a tabela e caiu de 3 metros de altura, vertical e violentamente, de cabeça. Ele se arrastou para fora do colchão onde caiu e ficou esperando socorro.

Dois homens correram para a quadra e ampararam o rapaz até uma das saídas, onde ele ficou deitado, esperando o resgate - que demorou mais de cinco minutos para chegar. Fotos do acidente foram feitas por um jornalista do Suriname. Comissários dos Jogos foram questionados quanto o nome e a nacionalidade do jovem, mas só deram negativas rudes.

A equipe da TV Globo tenta há mais de 24 horas conhecer o estado de saúde do atleta. Procurada, a organização dos Jogos deu como uma única resposta que ele está hospitalizado. Já o Comitê Olímpico Internacional disse desconhecer o fato e encaminhou os questionamentos de volta à organização dos Jogos. Assim, nas Olimpíadas de Pequim, acidentes não acontecem.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Droga experimental tomada antes do sexo impediria infecção pelo HIV



O Globo Online

RIO - Cientistas testam em várias partes do mundo a eficácia de uma pílula que, se tomada antes das relações sexuais, poderia impedir a transmissão do HIV. Na nova linha de pesquisa na luta contra a epidemia global que matou dois milhões de pessoas no ano passado, especialistas investigam se as drogas usadas para tratar a doença poderiam prevenir a infecção, como mostra matéria publicada nesta quinta-feira no jornal O Globo.

Drogas anti-retrovirais já são usadas na prevenção da transmissão de mães para seus bebês durante o parto, e cientistas esperam que o mesmo grau de prevenção possa ser obtido durante o sexo. Três estudos com drogas anti-retrovirais ministradas a pessoas que não têm o vírus, mas apresentam um risco elevado de contraí-lo, estão em andamento em diferentes partes do mundo. Os testes vêm se mostrando "extremamente promissores", de acordo com um artigo publicado na "The Lancet" por ocasião da Conferência Internacional de Aids, que acontece na Cidade do México.

Se tudo der certo, no entanto, a pesquisa levanta sérias questões éticas sobre a prevenção do HIV, entre elas, quem deveria tomar o medicamento, em que circunstâncias e qual seria o risco de efeitos colaterais. Especialista em prevenção do HIV do Imperial College, em Londres, Sheena McCormack disse na quarta-feira que a volta da cultura das saunas entre homens gays e bissexuais, envolvendo sexo com múltiplos parceiros, seria um dos cenários em que o uso da pílula poderia ser recomendado.

Em escala global, o uso de uma pílula preventiva teria que ser restrito aos grupos de alto risco, como prostitutas ou usuários de drogas injetáveis, que a tomariam diariamente pelo período em que durasse a exposição. No entanto, problemas de efeitos colaterais e de desenvolvimento de linhagens resistentes de HIV precisariam ser superados antes que o uso se generalizasse. A pesquisa está sendo desenvolvida no vácuo do progresso do desenvolvimento de uma vacina contra o HIV e na baixa eficácia dos microbicidas vaginais.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Wii pode ter vendido mais que PS3 e Xbox juntos em julho


Plantão | Publicada em 11/08/2008 às 12h02m

O Globo Online

RIO - O Nintendo Wii pode chegar a um número de vendas superior ao PlayStation 3 e ao Xbox 360 juntos no mês de julho, segundo previsões do NPD Group. As previsões são baseadas na análises de vendas, mas ainda não são completas.

O console da Nintendo vem derrotando os rivais mês a mês nos principais mercados do mundo, mas a companhia japonesa pode alcançar outro número impressionante. Segundo as mesmas previsões, o Nintendo DS pode chegar a vender três vezes mais que a versão portátil do PlayStation.

De acordo com os números, divulgados pelo site Kotaku.com, o PS3 terá uma grande queda, sendo ultrapassado pelo Xbox. Para o NPD, o motivo da vitória do Xbox sobre o PS3 seria o corte de preço no modelo de 20 GB do console da Microsoft. Veja os números:

Nintendo DS 625.445

Nintendo Wii 612.545

Sony PSP 235.447

Sony PS3 275.444

Microsoft Xbox 360 325.488

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Site de torrents Pirate Bay é bloqueado na Itália


Plantão | Publicada em 11/08/2008 às 12h38m

O Globo Online

RIO - O Pirate Bay, um dos maiores sites de torrents do mundo, foi bloqueado na Itália. Famoso por ter uma página dedicada a ridicularizar as ameaças legais recebidas por quebra de direitos autorais , o site publicou nesta segunda-feira um comunicado criticando fortemente o governo italiano, taxado por eles de fascista.

"Nós estamos bastante acostumados com governos fascistas que não permitem a liberdade de expressão. Muitas nações menores que são controladas por ditadores decidiram bloquear nosso site uma vez que ele pode ajudar a disseminar informação que poderia prejudicar seus governos totalitários", diz o comunicado.

O site define o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, como um "líder fascista" e "a mais poderosa personalidade da mídia italiana, como dono de diversas empresas que competem com o Pirate Bay".

Segundo os administradores do serviço, o IP do website já foi modificado, permitindo o acesso de uma parte dos italianos. Além disso, eles ensinam como enganar filtros dos provedores e oferecem uma alternativa de endereço - http://labaia.org (La Baia, a Baía em italiano).

O Pirate Bay se notabilizou por fazer amplas campanhas contra a censura e pelo direito de compartilhar arquivos na internet. Para se defender das inúmeras ameaças legais que recebe, o site afirma que "apenas arquivos torrent são salvos no servidor. Isto significa que nenhum conteúdo com direitos autorais (copyright) ou ilegal é armazenado aqui. Assim, não é possível prender as pessoas sobre o The Pirate Bay nem responsabilizar-nos pelo material veiculado pelo tracker". E termina o seu aviso legal alertando que "qualquer queixa de organizações de lobbys e/ou copyrights serão ridicularizadas e publicadas no site".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cryptic Studios revela detalhes sobre Star Trek Online


Plantão | Publicada em 11/08/2008 às 15h48m

O Globo Online

RIO - A Cryptic Studios publicou nesta segunda-feira um trailer do Star Trek Online, mostrando o funcionamento do jogo e outras informações sobre a história. A ação se passará no ano de 2409, 30 anos depois dos acontecimentos do último filme da série, Star Trek: Nemesis.

Jack Emmert, da equipe da Cryptic Studios, disse durante uma convenção do Star Trek em Las Vegas que o jogo terá batalhas de campo e também entre naves. Os combates entre espaçonaves seriam mais táticos e lentos, enquanto as batalhas campais, mais aceleradas.

Os jogadores poderão começar como membros da Frota Estelas ou do Império Klingon. Outras raças ainda deverão ser adicionadas. A data de lançamento do jogo ainda não foi anunciada.

Veja os vídeos em: http://www.startrekonline.com/videos

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Terremoto atinge região produtora de petróleo da Venezuela


Reuters/Brasil Online

CARACAS (Reuters) - Um terremoto de magnitude 5,1 atingiu uma região produtora de petróleo na Venezuela na manhã desta segunda-feira, danificando vários prédios e forçando pacientes a deixarem um hospital.

O epicentro do tremor foi na costa do Estado de Sucre, a uma profundidade de 30 km e a cerca de 305 km a leste de Caracas, de acordo com o Centro Geológico dos EUA. A autoridade sísmica da Venezuela disse que o tremor teve magnitude 5,2.

O ministro do Interior, Ramon Rodriguez, disse que cerca de 50 prédios sofreram danos leves e que um hospital teve de ser esvaziado depois que azulejos caíram das paredes. Não houve registro de feridos.

Um porta-voz da companhia petrolífera estatal PDVSA afirmou que não houve impacto nas operações da produtora.

Os sistemas elétrico e de telecomunicações foram brevemente afetados. O terremoto também foi sentido em Anzoategui, sede da refinaria Puerto La Cruz e da região produtora de petróleo pesado de Orinoco.

(Reportagem de Frank Jack Daniel)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

OAB-SP abre inscrições para exame 136


Interessados podem se inscrever até 22 de agosto.
Taxa de inscrição custa R$ 180.
Do G1, em São Paulo

A Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo (OAB-SP) abre às 10h desta segunda-feira (11) as inscrições para o Exame de Ordem 136. Os interessados podem se inscrever até as 16h do dia 22 de agosto e a taxa custa R$ 180. O pagamento da taxa deverá ser efetuado até 25 de agosto.



Os interessados poderão se inscrever pelo site www.cespe.unb.br. Para realizar a prova é necessário ter concluído a graduação em direito e ter domicílio eleitoral em São Paulo ou ter concluído a graduação no estado.

A pesquisa para acompanhar a situação da inscrição deverá ser feita no site da avaliação 72 horas após o encerramento do período de inscrição. Caso seja detectada falta de informação, o candidato deverá entrar em contato com a central de atendimento do pelo telefone (61) 3448-0100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h .

No ato da inscrição, o candidato deverá declarar em que cidade pretende realizar o exame. Deverá também declarar sua opção de área do direito: direito civil, direito penal, direito tributário ou direito do Trabalho, não sendo permitida alteração depois de encerrado o prazo de inscrição.

Provas
O exame é composto por duas fases: a primeira, com data prevista para 14 de setembro, contém cem questões de múltipla escolha com quatro alternativas sobre direito constitucional, direito civil, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho, direito administrativo, direito tributário, direito processual civil, direito processual penal e também questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina.

A segunda etapa, prevista para o dia 19 de outubro, só pode ser realizada por quem conseguir acertar, no mínimo, 50% das questões da primeira fase. Ela terá uma redação de peça profissional e cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema, sobre o assunto que o candidato escolher na inscrição


EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES - 1ª fase

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O 136º EXAME DE ORDEM

A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SECÇÃO DE SÃO PAULO, por sua COMISSÃO PERMANENTE DE ESTÁGIO E EXAME DE ORDEM, nos termos do disposto no artigo 4º do Provimento nº 109/2005, do Conselho Federal da OAB (D.O.J. de 09.12.2005), pelo presente Edital, torna público que estarão abertas as inscrições, no período de 11 a 22 de agosto de 2008, para o 136º EXAME DE ORDEM, que obedecerá as seguintes disposições:

O Exame de Ordem destina-se a considerar habilitado ao exercício da profissão de Advogado o Bacharel em Direito.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

1.2. O pedido de inscrição, dirigido ao Presidente da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem, deverá ser feito na Ficha de Inscrição, pela internet, no site www.cespe.unb.br.

1.3. São requisitos para inscrição:

1.3.1 Haver concluído o curso de graduação em Direito, mediante comprovação nos termos do subitem 6.6 deste Edital; e

1.3.2. Ter domicílio eleitoral no Estado de São Paulo, comprovado através do número do título de eleitor fornecido no ato da inscrição ou ter concluído o curso de Direito, nos termos do item anterior, no Estado de São Paulo.

1.3.3. Ter recolhido a taxa de inscrição no valor equivalente a R$ 180,00, que não será devolvido em hipótese alguma.

1.3.3.1 Não será aceito pedido de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

1.3.4. Ao efetuar sua inscrição o candidato deverá indicar o número de sua cédula de identidade e o órgão expedidor, bem como o número de seu título de eleitor, este último para comprovar o seu domicílio eleitoral, apenas na hipótese de não estar realizando a prova na Seccional do Estado da Federação diverso daquele em que conclui sua formação acadêmica, devendo atentar para a correção dos dados apresentados, tendo em vista o disposto no subitem 6.6 deste Edital.

1.4. O candidato, ao efetuar sua inscrição, deverá tomar conhecimento das normas do Edital que regulamenta o Exame nessa ocasião e estabelece datas e prazos a serem cumpridos, não podendo alegar desconhecimento dos mesmos.

1.5. Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o site www.cespe.unb.br, no período das 10 horas de 11 de agosto de 2008 às 16 horas de 22 de agosto de 2008 e, por meio do link referente ao Exame de Ordem, efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos adiante:

1.5.1. Ler e aceitar o Requerimento de Inscrição, preencher a ficha de inscrição e transmitir os dados pela internet.

1.5.2. Efetuar o pagamento da importância referente à inscrição, de acordo com as instruções constantes no endereço eletrônico, até a data limite para encerramento das inscrições (25 de agosto de 2008), em qualquer agência bancária, por meio de boleto bancário, impresso de acordo com as instruções do site.

1.5.2.1. O candidato deverá observar o horário de expediente bancário para efetivação da inscrição.

1.5.3. O único comprovante de inscrição aceito é o boleto bancário com a autenticação no valor correspondente ao da taxa de inscrição.

1.5.4. A efetivação da inscrição ocorrerá após a confirmação, pelo banco, do pagamento do boleto referente à taxa. A pesquisa para acompanhar a situação da inscrição deverá ser feita no site www.cespe.unb.br, na página do Exame, 72 (setenta e duas) horas após o encerramento do período de inscrições. Caso seja detectada falta de informação, o candidato deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do CESPE/UnB, pelo telefone (61) 3448-0100, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas (horário de Brasília), para verificar o ocorrido.

1.5.5. As solicitações de inscrição, cujos pagamentos forem efetuados após a data de encerramento das inscrições, não serão aceitas.

1.6. A OAB/SP e o CESPE/UnB não se responsabilizam por solicitação de inscrição pela internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

1.6.1. O descumprimento das instruções para inscrição pela internet implicará a não efetivação da inscrição.

1.7. Não será aceito pagamento da taxa de inscrição por depósito em caixa eletrônico, pelo correio, facsímile (fax), transferência eletrônica, DOC, DOC eletrônico, ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente, condicional ou fora do período estabelecido de 11 a 22 de agosto de 2008, ou por qualquer outra forma que não a especificada neste Edital. O agendamento de pagamento só será aceito se comprovada a sua efetivação dentro do período de inscrição. Verificado a qualquer tempo que o recebimento de inscrição não atende a todos os requisitos fixados, será a mesma cancelada.

1.7.1. Às 16 horas (horário de Brasília) do dia 22 de agosto de 2008, a ficha de inscrição não estará mais disponibilizada no site www.cespe.unb.br.

1.8. A OAB/SP e o CESPE/UnB eximem-se das despesas com viagens e estada dos candidatos para prestar as provas do Exame.

1.9. No ato da inscrição, o candidato deverá declarar em que cidade pretende realizar o Exame (Anexo I). O Exame será aplicado em todas as cidades no mesmo dia e horário, facultando-se ao candidato optar por qualquer das cidades em que será aplicado o Exame, desde que o seu domicílio eleitoral ou de sua formação acadêmica situe-se em um dos municípios localizados no Estado de São Paulo.

1.10. Também, no ato de inscrição, o candidato deverá declarar a área de sua opção, dentre, Direito Civil, Direito Penal, Direito Tributário ou Direito do Trabalho, não sendo permitida alteração depois de encerrado o prazo de inscrição.

1.11. O candidato que deixar de indicar no formulário de inscrição pela internet os dados necessários para a realização do Exame ou fizer indicação de códigos inexistentes, terá sua inscrição cancelada.

1.12. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, cabendo à OAB/SP o direito de excluir do Exame aquele que preenchê-la com dados incorretos, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

1.13. O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicar, na solicitação de inscrição, os recursos especiais necessários e, ainda, enviar, até o dia 25 de agosto de 2008, impreterivelmente, via SEDEX, para a Central de Atendimento do CESPE/UnB – Ref.: 136º Exame de Ordem – OAB/SP (laudo médico), Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), subsolo, ala norte – Asa Norte, Caixa Postal 4488, CEP 70904-970, Brasília/DF, laudo médico que justifique o atendimento especial solicitado. Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior. A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

1.13.1. O fornecimento do laudo médico, por qualquer via, é de responsabilidade exclusiva do examinando. O CESPE/UnB não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada do laudo a esse órgão.

1.13.2. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar atendimento especial para tal fim, deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará as provas.

1.13.3. O laudo médico (original ou cópia simples) terá validade somente para este Exame e não será devolvido, assim como não serão fornecidas cópias desse laudo.

1.13.4. O candidato portador de deficiência participará do exame em igualdade de condições com

os demais candidatos, no que se refere a conteúdo, avaliação, duração, horário e local de aplicação das provas.

1.14. O candidato que não tiver acesso particular à internet poderá utilizar-se de serviços gratuitos de acesso à internet, tais como:

1.14.1. rede pública do PROGRAMA ACESSA SÃO PAULO: infocentros disponibilizados em locais públicos para acesso à internet, distribuídos em todas as regiões da cidade de São Paulo e em várias cidades do Estado de São Paulo. Para utilizar os equipamentos, basta fazer um cadastro apresentando RG nos próprios Postos. A seguir, alguns endereços:

SÃO PAULO - CAPITAL

Poupatempo Sé I: Praça do Carmo, S/N (utilize a saída do Metrô Sé da Rua Anita Garibaldi) / Associação dos Deficientes Visuais e Amigos-Adeva (Acesso exclusivo para deficientes visuais): Rua da Consolação, 1.289 – Consolação / CPTM Brás: Praça Agente Cícero, S/N – Brás / CPTM Granja Julieta: Avenida das Nações Unidas, 15.187 - Vila Gertrudes / Poupatempo Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 256 (Próximo ao Terminal de Transferência) - Santo Amaro / CPTM

Tatuapé: Rua Catiguá, S/N – Tatuapé / Poupatempo Itaquera: Avenida do Contorno, 60 – Itaquera (Estação Corinthians-Itaquera do Metrô) / Parque Baby Barioni: Rua Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca / Tucuruvi: Avenida Mazzei, 33 – Tucuruvi.

GRANDE SÃO PAULO

Guarulhos: Rua José Campanella, 5 - Bairro Macedo - (antiga fábrica Abaeté) / Mogi das Cruzes: Praça Sacadura Cabral, S/N – Centro / Osasco: Avenida dos Autonomistas, 1.945 (acesso pela Rua Deputado Emílio Carlos) / Santo André:

Rua Visconde de Taunay, S/N – Centro / São Bernardo do Campo: Rua Nicolau Filizola, 100.

INTERIOR

Araçatuba: Rua Armando Salles de Oliveira, S/N / Araraquara: Rua Carlos Gomes, 1.729 / Barretos: Rua 4, 889 / Bauru: Rua Amazonas, Quadra 1, nº 41 - Bairro Coralina / Campinas: Avenida Francisco Glicério, 935 (próximo ao Correio) / Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 - Jd. do Lago / Franca: Rua Frei Germano, 2.089 – Estação / Marília: Avenida Sampaio Vidal, 245 / Piracicaba: Rua do Rosário, 833 – 2º andar / Presidente Prudente: Avenida Washington Luiz, 544 – Centro / Ribeirão Preto: Rua Flávio Uchôa, 1.180 - Campos Elíseos / Avenida Presidente Kennedy, 1.500 (Novo Shopping) / São Vicente: Rua Frei Gaspar, 384 - sala 29 / São Carlos: Rua 13 de Maio, 2.000 – Centro / São João da Boa Vista: Rua Benedito Araújo, 44 / São José do Rio Preto: Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 (Praça Cívica) / São José dos Campos: Rua Rubião Júnior, 84 - piso 2 - sala 54 (Shopping Centro) / Avenida São João, 2.200 (Shopping Colinas) / Tupã: Avenida Tamoios, 1.685 – Centro.

2. DAS PROVAS

2.1. O Exame de Ordem compreenderá duas fases e obedecerá às disposições do Provimento nº 109/2005, do Conselho Federal da OAB, e da Deliberação nº 11, da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem, do Conselho Seccional da OAB/SP:

2.2. Primeira Fase – Prova Objetiva – contendo 100 (cem) questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) opções cada, que versarão sobre as seguintes matérias: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal e também questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina.

2.3. Segunda Fase – Prova Prático-Profissional – acessível apenas aos aprovados na prova objetiva e compreenderá, necessariamente, 2 (duas) partes distintas:

a) redação de peça profissional, privativa de Advogado;

b) respostas a 5 (cinco) questões práticas, sob a forma de situações-problema.

2.3.1. Tanto a peça profissional como as questões práticas deverão ater-se à área de opção do candidato, declarada quando da inscrição.

2.3.2. A prova prático-profissional será elaborada dentro da matéria constante do programa (Anexo II).

3. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

3.1. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo - Poder Judiciário - Caderno I - DOE a publicação de todos os editais e comunicados referentes ao Exame, que também serão divulgados nos sites da OAB/SP e do CESPE/UnB.

3.2. A confirmação da data, conforme cronograma, e as informações sobre horários e locais para realização das provas serão divulgadas, oportunamente, por meio de Edital de Convocação, publicado no DOE e nos sites www.cespe.unb.br e www.oabsp.org.br .

3.3. Eventualmente, se, por qualquer que seja o motivo, o nome do candidato não constar do Edital de Convocação para a prova, deverá ele entrar em contato com a Central de Atendimento do CESPE/UnB, pelo telefone (61) 3448-0100, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas (horário de Brasília), para verificar o ocorrido.

3.3.1. Ocorrendo o caso constante neste item, poderá o candidato participar do Exame se apresentar o respectivo comprovante de pagamento, efetuado nos moldes previstos neste Edital, devendo, para tanto, preencher, no dia da prova, formulário específico.

3.3.2. A inclusão de que trata este item será realizada de forma condicional, sujeita à posterior verificação da regularidade da referida inscrição.

3.3.3. Constatada eventual irregularidade na inscrição, a inclusão do candidato será automaticamente cancelada, sem direito à reclamação, independentemente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.

3.4. Os eventuais erros na inscrição quanto a nome, número do documento de identidade, número do título de eleitor, sexo, data de nascimento, etc. deverão ser corrigidos somente no dia das respectivas provas em formulário específico.

3.5. Caso haja inexatidão na informação relativa à opção de cidade de provas e área de opção para realização da prova prático-profissional, o candidato deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do CESPE/UnB, pelo telefone (61) 3448-0100, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas (horário de Brasília), com, no mínimo 48 (quarenta e oito) horas de antecedência da data de realização da prova.

3.5.1. Não será permitida troca de opção de cidade de prova ou área de opção para realização da prova prático-profissional, após encerrado o período de inscrição.

3.5.2. O candidato que não entrar em contato com a Central de Atendimento do CESPE/UnB no prazo mencionado deverá arcar, exclusivamente, com as conseqüências advindas de sua omissão.

3.6. Ao candidato só será permitida a realização das provas na data, local e horário constantes do Edital de Convocação e da consulta disponibilizada no site www.cespe.unb.br.

3.7. O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de trinta minutos do horário fixado para seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

3.8. Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver portando um dos documentos de identidade original, que bem o identifique como: Carteira e/ou Cédula de Identidades expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédula de Identidade fornecida por Órgãos ou Conselhos de Classe, que, por força de Lei Federal, vale como documento de identidade, como por exemplo: a Carteira de Estagiário expedida pela OAB, CREA, CRC etc.; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia na forma da Lei n° 9.503/97), dentro do prazo de validade e Passaporte, dentro do prazo de validade.

3.8.1. O documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

3.8.2. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, nos dias de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

3.8.3 Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

3.8.4 Para a segurança dos candidatos e a garantia da lisura do exame, a OAB/SP poderá submeter todos os candidatos a identificação grafológica no dia de realização das provas.

3.9. Não haverá segunda chamada para as provas, nem sua realização fora da data, horário, cidade e espaço físico predeterminados.

3.10. Da prova objetiva:

3.10.1. Durante a prova objetiva, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações e máquinas calculadoras; quanto às agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman ou outro receptor de mensagens não serão permitidos no local de prova, assim como o uso de lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie. Também não será permitido o uso de protetores auriculares, bem como de relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. A inobservância da proibição de porte dos referidos itens poderá resultar na anulação da prova do candidato que vier a ser flagrado portando qualquer deles, se constatado, pelos fiscais destacados para acompanhar a realização do Exame, que houve ou possa ter ocorrido algum evento caracterizador de favorecimento para o candidato.

3.10.2. A prova objetiva terá duração de 5 (cinco) horas. É terminantemente proibida a saída do candidato do local do exame antes de decorridas 2 horas e 30 minutos do seu início, qualquer que seja o motivo.

3.10.3. No ato da realização da prova objetiva, serão entregues ao candidato o Caderno de Questões e a Folha Definitiva de Respostas pré-identificada com seus dados, para aposição da assinatura no campo próprio e transcrição das respostas com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

3.10.4. O candidato não poderá ausentar-se da sala de prova sem autorização e acompanhamento do fiscal e, ao término do seu exame, em hipótese alguma, levará consigo a Folha Definitiva de Resposta e o Caderno de Questões.

3.10.5. O candidato lerá as questões no Caderno de Questões e marcará suas respostas na Folha Definitiva de Respostas, que será o único documento válido para a correção da prova.

3.10.5.1. O preenchimento da Folha Definitiva de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas na capa do Caderno de Questões. Em hipótese alguma haverá substituição da Folha Definitiva de Respostas por erro do candidato.

3.10.5.2. Os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente na Folha Definitiva de Respostas serão de inteira responsabilidade do candidato.

3.10.6. Ao terminar a prova, o candidato entregará ao fiscal a Folha Definitiva de Respostas com aposição da assinatura no campo próprio e transcrição das respostas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta e o Caderno de Questões. Não serão computadas as questões em branco, com duas ou mais alternativas assinaladas e questões rasuradas.

Não deverá fazer nenhuma marca fora do campo reservado às respostas, ou à assinatura, pois qualquer marca indicada pode ser lida pelas leitoras ópticas, prejudicando o desempenho do candidato.

3.11. Da prova prático-profissional

3.11.1. A prova prático-profissional terá a duração de 5 (cinco) horas, sendo permitidas consultas à legislação, livros de doutrina e repertórios de jurisprudência, vedada a utilização de sinopses e roteiros de peças jurídicas, dicionários jurídicos e obras que contenham formulários e roteiros de peças jurídicas, questões sob a forma de perguntas e respostas, modelos e anotações pessoais, inclusive apostilas, mesmo as editadas sob a forma de livro, bem como toda e qualquer publicação, com tais características, editada ou patrocinada por cursos especializados no preparo para concurso de exame de ordem. Quanto às agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman ou outro receptor de mensagens não serão permitidos no local de prova, assim como o uso de lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie.. Também não será permitido o uso de protetores auriculares, bem como de relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. A inobservância da proibição de porte dos referidos itens poderá resultar na anulação da prova do candidato que vier a ser flagrado portando qualquer deles, se constatado, pelos fiscais destacados para acompanhar a realização do Exame, que houve ou possa ter ocorrido algum evento caracterizador de favorecimento para o candidato.

3.11.2. Não será considerada a prova elaborada em discordância do ponto apresentado na oportunidade.

3.11.3. Será anulada a prova que contenha qualquer elemento que permita a identificação do candidato.

3.11.4. Ao terminar a prova, o candidato entregará ao fiscal da sala o Caderno de Prova contendo a redação da peça profissional e as respostas às questões práticas.

3.11.5. O candidato não poderá sair do local do exame antes de transcorridas 2 horas e 30 minutos do seu início.

3.11.6. Somente serão consideradas as respostas transcritas com caneta esferográfica de tinta preta.

4. DA CONVOCAÇÃO PARA A SEGUNDA FASE – PROVA PRÁTICO-PROFISSIONAL

4.1. Serão considerados aprovados na Primeira Fase os candidatos que alcançarem, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) de acerto das questões.

4.2. A Segunda Fase será aplicada somente aos candidatos habilitados na Primeira Fase. A convocação será feita pelo DOE e disponibilizada nos sites do CESPE/UnB e da OAB/SP.

5. DO JULGAMENTO DA PROVA PRÁTICO PROFISSIONAL

5.1. Na avaliação da prova prático-profissional serão considerados o raciocínio jurídico, a fundamentação e a sua consistência, a capacidade de interpretação e exposição, a correção gramatical e a técnica profissional demonstrada.

5.2. A redação de peça profissional terá o valor máximo de 5,00 pontos e cada questão terá o valor máximo de 1,00 ponto.

5.3. A prova prático-profissional valerá 10,00 pontos e será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6 (seis).

6. DOS RECURSOS E DOS RESULTADOS

6.1. Em suas duas fases, caberá recurso para a Comissão de Estágio e Exame de Ordem, sempre no prazo de 3 (três) dias úteis, contados da data da divulgação dos resultados.

6.2 Para recorrer contra o resultado da prova objetiva ou da prova prático-profissional, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, no endereço eletrônico www.oabsp.org.br, e seguir as instruções ali contidas.

6.2.1 A impressão do recurso deverá ser efetuada somente após a inclusão, pelo candidato, de todas as suas razões, referentes a todas as questões impugnadas. Após a impressão, o sistema não permitirá ao candidato a alteração e/ou adição de outras razões recursais.

6.3. Admitido o recurso, será a prova revista por comissão revisora, composta de três membros da coordenadoria da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, designados por seu Presidente, sendo a decisão da comissão revisora irrecorrível.

6.4. O recurso não tem efeito suspensivo e não prejudicará a regular programação das provas. Provido o recurso, será permitido ao candidato realizar a prova prático-profissional do Exame em curso ou do imediatamente subseqüente, esta última hipótese quando o resultado do recurso for divulgado com prazo inferior a 5 (cinco) dias úteis que antecederem a prova prático-profissional.

6.5. Os resultados de quaisquer das provas do Exame de Ordem, após homologação da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, serão divulgados no DOE e na sede do Conselho Seccional ou da Subsecção delegada, ficando vedada a divulgação dos nomes dos candidatos reprovados.

6.6. Proclamado o resultado final, o candidato aprovado obterá o direito de receber o certificado de aprovação, que deverá ser assinado pelo Presidente do Conselho Seccional ou da Subsecção delegada e pelo Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, com validade por prazo indeterminado. Esse certificado todavia somente será emitido após a divulgação do resultado final e mediante a comprovação da conclusão do curso de graduação em Direito conferida até dia da realização da prova prático-profissional e, ainda, a prova da respectiva colação de grau, que poderá ser superveniente, acompanhadas de cópia da cédula de identidade e, se for o caso, de seu título de eleitor, cujos dados deverão corresponder àqueles informados no momento da inscrição, sob pena de anulação de todos os atos praticados, inclusive das avaliações obtidas.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. O Provimento nº 109, de 05 de dezembro de 2005, do Conselho Federal da OAB, e a Deliberação nº 11/96, da Comissão de Estágio e Exame

de Ordem, constituem parte integrante deste Edital.

7.2. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das convocações, avisos e resultados oficiais, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

7.3. Toda menção de horários deste Edital e em outros atos decorrentes terá como referência o horário oficial de Brasília.

7.4. A OAB/SP e o CESPE/UnB não se responsabilizarão por qualquer documento ou material esquecido ou danificado nos locais das provas.

7.5 A OAB/SP e o CESPE/UnB não se responsabilizarão por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados.

7.6 Não será permitida a entrada de candidatos no ambiente de provas portando armas. O candidato que estiver armado será encaminhado à Coordenação.

7.7 A OAB/SP e o CESPE/UnB poderão submeter os candidatos ao sistema de detecção de metal no dia das provas.

7.8 Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do Exame o candidato que, durante a sua realização:

a) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;

b) utilizar-se de livros, dicionários jurídicos, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos e/ou que se comunicar com outro candidato;

c) for surpreendido utilizando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie;

d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e/ou com os demais candidatos;

e) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição e/ou em qualquer outro meio, que não os permitidos;

f) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas e/ou a folha de texto definitivo;

i) descumprir as instruções contidas nos cadernos de prova, na folha de respostas e/ou a folha de texto definitivo;

j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame.

7.9 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala de provas.

7.10 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.

7.11 Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou investigação policial, ter o candidato utilizado processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do Exame.

ATENÇÃO

As agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman ou outro receptor de mensagens não serão permitidos no local de prova, sendo apreendidos os que se encontrarem na posse do candidato, mesmo em desuso, acarretando a nulidade da prova se constatada a sua utilização.

Aconselhamos aos bacharéis que usem do bom senso na escolha do traje para a realização da prova, evitando o uso de chinelos, sandálias de dedo, bermudas, camisetas-regata e mini-blusas, não apropriadas para o exercício profissional da advocacia.

CRONOGRAMA

DATAS EVENTOS

11.08.2008 Abertura das Inscrições.

22.08.2008 Encerramento das Inscrições.

14.09.2008 Data prevista para a aplicação da Prova Objetiva.

19.10.2008 Data prevista para a aplicação da Prova Prático-Profissional.

ANEXO I

CIDADES DE REALIZAÇÃO DE PROVA

Obs: A cidade de prova deverá ser a de domicílio eleitoral ou de formação acadêmica.

CÓDIGO - CIDADE DE PROVA

01 – AMERICANA

02 – ARAÇATUBA

03 – ARARAQUARA

04 - ASSIS

05 – BARRETOS

06 – BAURU

07 – BRAGANÇA PAULISTA

08 – CAMPINAS

09 – ESPÍRITO SANTO DO PINHAL

10 – FRANCA

11 – GUARULHOS

12 – ITAPETININGA

13 – JUNDIAÍ

14 – MARÍLIA

15 – MOGI DAS CRUZES

16 – OSASCO

17 – PIRACICABA

18 – PRESIDENTE PRUDENTE

19 – RIBEIRÃO PRETO

20 – SANTOS

21 – SÃO BERNARDO DO CAMPO/SÃO CAETANO DO SUL

22 – SÃO CARLOS

23 – SÃO JOÃO DA BOA VISTA

24 – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

25 – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

26 – SÃO PAULO – CAPITAL

27 – SOROCABA

28 – TAUBATÉ

29 – TUPÃ

ANEXO II

PROGRAMA DA PROVA PRÁTICO-PROFISSIONAL. 1. Processo Judicial: distribuição, autuação, citação, intimação, remessa, recebimento, juntada, vista, informação, certidão e conclusão. 2. Mandado, contrafé, carta precatória, carta rogatória, carta de ordem, edital, alvará, certidão, traslado, laudo, auto, fotocópia e conferência. 3. Valor da causa, conta, cálculo, penhora, avaliação, carta de arrematação, carta de adjudicação, carta de remição, carta de sentença. 4.Provas: depoimento pessoal, confissão, exibição de documento ou coisa, prova documental, prova testemunhal, prova pericial. 5. Petição inicial, contestação, exceções, reconvenção, litisconsórcio, intervenção de terceiro, assistência, impugnações, réplicas, pareceres, cotas, memoriais. 6. Despachos, sentenças, acórdãos. Tutela antecipatória. Audiência: de conciliação, de instrução e julgamento. 7. Apelação, agravos, embargos e reclamações. 8. Medidas Cautelares. 9. Mandado de Segurança: individual e coletivo. 10. Ação Popular. 11. Habeas Corpus. 12. Execução Fiscal. Ação de Repetição de Indébito. Ação Declaratória em Matéria Tributária. Ação Anulatória de Débito Fiscal. 13. Reclamação Trabalhista. Defesa Trabalhista. Recurso Ordinário. 14. Ação de Procedimentos Ordinário e Sumário. 15. Ação Monitória. 16. Ação de Usucapião. Ações Possessórias. 17. Ação de Despejo. Ação Revisional de Aluguel. Ação Renovatória de Locação. 18. Ação de Consignação em Pagamento. 19. Processo de Execução. Embargos do Devedor. 20. Inventário, Arrolamento e Partilha. 21. Separação Judicial e Divórcio. 22. Ação de Alimentos. Ação Revisional de Alimentos. 23. Inquérito Policial. Ação Penal. 24. Queixa-crime e representação criminal. 25. Apelação e Recursos Criminais. 26. Contratos. Mandato e Procuração. 27. Organização Judiciária Estadual. 28. Desapropriação. Procedimentos Administrativos. 29. Juizados Especiais Cíveis e Criminais. 30. Temas e problemas vinculados às peculiaridades jurídicas de interesse local ou regional,desde que especificados no edital a que se refere o art. 4º do Provimento nº 109/2005. (DJ, 09.12.2005, p. 663/664, S 1).

ANEXO III

CÓDIGO – FACULDADES EM ORDEM ALFABÉTICA /CIDADE-ESTADO

000 - OUTRAS

001 - ABEU - CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIABEU / NILOPOLIS-RJ

002 - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - CESFEBAVE / ORLEANS-SC

003 - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BLUMENAU - CESBLU / BLUMENAU-SC

004 - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ARCANJO MIKAEL DE ARAPIRACA - CESAMA / ARAPIRACA-AL

005 - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE CATALÃO - CESUC / CATALAO-GO

006 - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT / JATAI-GO

007 - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA - CESVA / VALENCA-RJ

008 - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VITÓRIA - CESV / VITORIA-ES

009 - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP / MACAPA-AP

010 - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR HERÓIS DO JENIPAPO / JENIPAPO-TT

011 - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES APRENDIZ - CESA / BARBACENA-MG

012 - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ - CESMAC / MACEIO-AL

013 - CENTRO REGIONAL UNIVERSITÁRIO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - UNIPINHAL / ESPIRITO

SANTO DO PINHAL-SP

014 - CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO - UNASP / ENGENHEIRO COELHO-SP

015 - CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGÜERA - UNIFIAN / LEME-SP

016 - CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO - UNIFAI / SAO PAULO-SP

017 - CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA - UNISUAM / RIO DE JANEIRO-RJ

018 - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ - CBM / RIBEIRAO PRETO-SP

019 - CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE - UNIANDRADE / CURITIBA-PR

020 - CENTRO UNIVERSITÁRIO CÂNDIDO RONDON - UNIRONDON / CUIABA-MT

021 - CENTRO UNIVERSITÁRIO CAPITAL - UNICAPITAL / SAO PAULO-SP

022 - CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA - CEUCEL / RIO DE JANEIRO-RJ

023 - CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA - UNICEP / SAO CARLOS-SP

024 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA - FIB / SALVADOR-BA

025 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE - UNIVERCIDADE / RIO DE JANEIRO-RJ

026 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL GUAXUPÉ - UNIFEG / GUAXUPE-MG

027 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS - UNIGRAN / DOURADOS-MS

028 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU / SAO PAULOSP

029 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANGÉLICA / ANAPOLIS-GO

030 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA - UNIARA / ARARAQUARA-SP

031 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS - UNAR / ARARAS-SP

032 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA - UBM / BARRA MANSA-RJ

033 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNI-BH / BELO HORIZONTE-MG

034 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UNICEUB / BRASILIA-DF

035 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE / BRUSQUE-SC

036 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CAMPO GRANDE - UNAES / CAMPO GRANDE-MS

037 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA / MANAUS-AM

038 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFORMG / FORMIGA-MG

039 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS - UNIGOIÁS / GOIANIA-GO

040 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JARAGUÁ DO SUL - UNERJ / JARAGUA DO SUL-SC

041 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ / JOAO PESSOA-PB

042 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS - UNILAVRAS / LAVRAS-MG

043 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ - CEUMAR - CEUMAR / MARINGA-PR

044 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS - UNIPAM / PATOS DE MINAS-MG

045 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP / SAO JOSE DO RIO PRETO-SP

046 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTO ANDRÉ - UNI-A / SANTO ANDRE-SP

047 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE - UNIVAG / VARZEA GRANDE-MT

048 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA - UNIFOA / VOLTA REDONDA-RJ

049 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA - UNIFEV / VOTUPORANGA-SP

050 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DIOCESANO DO SUDOESTE DO PARANÁ - UNICS / PALMAS-PR

051 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL - UNIDF / BRASILIA-DF

053 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO - UNESC / COLATINA-ES

052 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO - UNESC / SERRA-ES

054 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA / BELEM-PA

10

055 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UNILESTEMG / CORONEL

FABRICIANO-MG

056 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA / SAO LUIS-MA

057 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE / MANAUS-AM

058 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP / SAO JOSE DO RIO PRETO-SP

059 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ - UNIARAXÁ / ARAXA-MG

060 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO - UNITRI / ARAGUARI-MG

061 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO - UNITRI / UBERLANDIA-MG

062 - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO ITAJAÍ - FACIVI / INDAIAL-SC

063 - CENTRO UNIVERSITÁRIO EURÍPEDES DE MARÍLIA - UNIVEM / MARILIA-SP

064 - CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO - UNIEURO / BRASILIA-DF

065 - CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE - FEEVALE / NOVO HAMBURGO-RS

066 - CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO - UNIFIEO / OSASCO-SP

067 - CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA - UNIFIL / LONDRINA-PR

068 - CENTRO UNIVERSITÁRIO FLUMINENSE - UNIFLU / CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

069 - CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO - UNIFRA / SANTA MARIA-RS

070 - CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ - UNIFAE / CURITIBA-PR

071 - CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS - FEOB - UNIFEOB / SAO

JOAO DA BOA VISTA-SP

072 - CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE - UGB / VOLTA REDONDA-RJ

073 - CENTRO UNIVERSITÁRIO IBERO-AMERICANO - UNIBERO / SAO PAULO-SP

074 - CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE - UNILASALLE / CANOAS-RS

075 - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ - CEULJI/ULBRA / JIRANA-RO

076 - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS - CEULM/ULBRA / MANAUS-AM

077 - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS - CEULP / PALMAS-TO

078 - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA BENNETT - UNIBENNETT / RIO DE JANEIRO-RJ

079 - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX - UNIZABELA / NOVA LIMA-MG

080 - CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - FIG / GUARULHOS-SP

081 - CENTRO UNIVERSITÁRIO MOACYR SREDER BASTOS - MSB / RIO DE JANEIRO-RJ

082 - CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO - MÓDULO / CARAGUATATUBA-SP

083 - CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT - UNIMONTE / SANTOS-SP

084 - CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA - CUML / RIBEIRAO PRETO-SP

085 - CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO / BELO HORIZONTE-MG

086 - CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS - UNINILTONLINS / MANAUS-AM

087 - CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO - CEUNSP / SALTO-SP

088 - CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVE DE JULHO - UNINOVE / SAO PAULO-SP

089 - CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA / JUNDIAI-SP

090 - CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL - UNIPLAN - UNIPLAN / BRASILIADF

091 - CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE - UNIPLI / NITEROI-RJ

092 - CENTRO UNIVERSITÁRIO POSITIVO - UNICENP / CURITIBA-PR

093 - CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS - RITTER DOS REIS / CANOAS-RS

094 - CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS - RITTER DOS REIS / PORTO ALEGRE-RS

095 - CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO AUXILIUM - UNISALESIANO / ARACATUBA-SP

096 - CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO - UNISAL / AMERICANA-SP

097 - CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO - UNISAL / CAMPINAS-SP

098 - CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO - UNISAL / LORENA-SP

099 - CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO - UNISAL / SAO PAULO-SP

100 - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ESPÍRITO SANTO / CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

101 - CENTRO UNIVERSITÁRIO TOLEDO - UNITOLEDO / ARACATUBA-SP

102 - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA - UNA / BELO HORIZONTE-MG

103 - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES - UNIVATES / LAJEADO-RS

104 - CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA - UVV / VILA VELHA-ES

105 - ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO - EDESP / SAO PAULO-SP

106 - ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO - DIREITO RIO / RIO DE JANEIRO-RJ

107 - ESCOLA DE ESTUDOS SUPERIORES DE VIÇOSA - ESUV / VICOSA-MG

108 - ESCOLA SUPERIOR ASSOCIADA DE GOIÂNIA - ESUP / GOIANIA-GO

109 - ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS - ESBAM / MANAUS-AM

110 - ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA - ESDHC / BELO HORIZONTE-MG

111 - FACULDADE AFIRMATIVO - FAFI / CUIABA-MT

112 - FACULDADE ALDETE MARIA ALVES - FAMA / ITURAMA-MG

113 - FACULDADE ALVES FARIA - ALFA / GOIANIA-GO

114 - FACULDADE ANCHIETA - IGABC / SAO BERNARDO DO CAMPO-SP

115 - FACULDADE ANGLO LATINO - FAL / SAO PAULO-SP

116 - FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA - FAT / FEIRA DE SANTANA-BA

117 - FACULDADE ANITA GARIBALDI - FAAG / SAO JOSE-SC

118 - FACULDADE APOIO / LAURO DE FREITAS-BA

119 - FACULDADE ASA DE BRUMADINHO - FAB / BRUMADINHO-MG

120 - FACULDADE ASSIS GURGACZ - FAG / CASCAVEL-PR

121 - FACULDADE ATENAS / PARACATU-MG

122 - FACULDADE ATLÂNTICO SUL DE PELOTAS / PELOTAS-RS

123 - FACULDADE ATLÂNTICO SUL DO RIO GRANDE / RIO GRANDE-RS

124 - FACULDADE ATUAL DA AMAZÔNIA - FAA / BOA VISTA-RR

125 - FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO - FADISP / SAO PAULO-SP

126 - FACULDADE BAIANA DE CIÊNCIAS - FABAC / LAURO DE FREITAS-BA

127 - FACULDADE BANDEIRANTES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR / SUZANO-SP

128 - FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB / RIO BRANCO-AC

129 - FACULDADE BATISTA BRASILEIRA - FBB / SALVADOR-BA

130 - FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS - FBMG / BELO HORIZONTE-MG

131 - FACULDADE BATISTA DE VITÓRIA - FABAVI / VITORIA-ES

132 - FACULDADE BERTIOGA - FABE / BERTIOGA-SP

133 - FACULDADE BETEL DE GOIANÉSIA - FABEGO / GOIANESIA-GO

134 - FACULDADE BOA VIAGEM - FBV / RECIFE-PE

135 - FACULDADE BRASILEIRA / VITORIA-ES

136 - FACULDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS - FBCJ / RIO DE JANEIRO-RJ

137 - FACULDADE CÂMARA CASCUDO - FCC / NATAL-RN

138 - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA - FACCAMP / CAMPO LIMPO PAULISTA-SP

139 - FACULDADE CÂNDIDO MENDES DO MARANHÃO - FACAM-MA / SAO LUIS-MA

140 - FACULDADE CASA BRANCA - FACAB / CASA BRANCA-SP

141 - FACULDADE CASA DO ESTUDANTE - FACE / ARACRUZ-ES

142 - FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS - FACTO / PALMAS-TO

143 - FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE - FACDO / ARAGUAINA-TO

144 - FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ DE ARAPUTANGA - FCARP / ARAPUTANGA-MT

145 - FACULDADE CEARENSE / FORTALEZA-CE

146 - FACULDADE CENECISTA DE JOINVILLE - FACE - FCJ / JOINVILLE-SC

147 - FACULDADE CENECISTA DE VARGINHA - FACECA / VARGINHA-MG

148 - FACULDADE CENECISTA PRESIDENTE KENNEDY - FCPK / CAMPO LARGO-PR

149 - FACULDADE CHRISTUS - CHRISTUS / FORTALEZA-CE

150 - FACULDADE COMUNITÁRIA DE CAMPINAS - FAC / CAMPINAS-SP

151 - FACULDADE CRISTO REI - FACCREI / CORNELIO PROCOPIO-PR

152 - FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA - FALC / CARAPICUIBA-SP

153 - FACULDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL - FAAO - FAAO / RIO BRANCO-AC

154 - FACULDADE DA CIDADE DE SANTA LUZIA - FACSAL / SANTA LUZIA-MG

155 - FACULDADE DA CIDADE DE SÃO GONÇALO - FACI / SAO GONCALO-RJ

156 - FACULDADE DA PARAÍBA - FPB / JOAO PESSOA-PB

157 - FACULDADE DA SERRA GAÚCHA - FSG / CAXIAS DO SUL-RS

158 - FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ - FADIC / RECIFE-PE

159 - FACULDADE DAS AMÉRICAS - FAM / SAO PAULO-SP

160 - FACULDADE DAS ATIVIDADES EMPRESARIAIS DE TERESINA - FAETE / TERESINA-PI

161 - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO - FASC / SANTA CRUZ DO RIO PARDO-SP

162 - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DO PLANALTO - FAPLAN / PASSO FUNDO-RS

163 - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE SÃO ROQUE - FACCSR / SÃO ROQUE-SP

164 - FACULDADE DE ALAGOAS - FAL / MACEIO-AL

165 - FACULDADE DE APUCARANA - FAP / APUCARANA-PR

166 - FACULDADE DE ARACRUZ - FACHA / ARACRUZ-ES

167 - FACULDADE DE ARTES, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS - FACET / SALVADOR-BA

168 - FACULDADE DE BELÉM - FABEL / BELEM-PA

169 - FACULDADE DE CALDAS NOVAS - UNICALDAS / CALDAS NOVAS-GO

170 - FACULDADE DE CAMPINA GRANDE - FAC-CG / CAMPINA GRANDE-PB

171 - FACULDADE DE CASTELO - FACASTELO / CASTELO-ES

172 - FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS - FACIMINAS / UBERLANDIA-MG

173 - FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE / PETROLINA-PE

174 - FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS SAGRADO CORAÇÃO - UNILINHARES / LINHARES-ES

175 - FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - MACEIÓ - SEUNE / MACEIO-AL

176 - FACULDADE DE CIÊNCIAS DE TIMBAÚBA - FACET / TIMBAUBA-PE

177 - FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO DE RUBIATABA - FACER / RUBIATABA-GO

178 - FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ - FACTU - FACTU / UNAI-MG

179 - FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA MATER CHRISTI / MOSSORO-RN

180 - FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FACAMP / CAMPINAS-SP

181 - FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS SANTA RITA DE CÁSSIA - FACEAS / SAO PAULO-SP

182 - FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DE DRACENA - FCGD / DRACENA-SP

183 - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE ITABIRA - FACHI / ITABIRA-MG

184 - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE PERNAMBUCO - FCHPE / RECIFE-PE

185 - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS DE TERESINA - FCHJT / TERESINA-PI

186 - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - FACULDADE AGES / PARIPIRANGA-BA

187 - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - FACSÃOLUÍS / SAO LUIS-MA

188 - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU - FACIG / IGARASSU-PE

189 - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, EXATAS E LETRAS DE RONDÔNIA - FARO / PORTO VELHO-RO

190 - FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE ALAGOAS - FCJAL / PENEDO-AL

191 - FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE DIAMANTINA - FCJ / DIAMANTINA-MG

192 - FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE JUIZ DE FORA - FACULDADES DOCTUM / JUIZ DE FORA-MG

193 - FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS - FCJP / PARAISO DO TOCANTINS-TO

194 - FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DO PLANALTO CENTRAL - JURPLAC / BRASILIA-DF

195 - FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E GERENCIAIS DE GARÇA - FAEG / GARCA-SP

196 - FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E GERENCIAIS DE MANHUAÇU - FACULDADES

DOCTUM / MANHUACU-MG

197 - FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E GERENCIAIS DE OLIVEIRA - FACIJUGO / OLIVEIRA-MG

198 - FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DE PRIMAVERA DO LESTE - FCJSA / PRIMAVERA DO LESTE-MT

199 - FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA – FACULDADES CATHEDRAL / BARRA DO GARCAS-MT

200 - FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE GUARAPARI - FACULDADES DOCTUM / GUARAPARI-ES

201 - FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MACEIÓ - FAMA / MACEIO-AL

202 - FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAIS E EDUCAÇÃO DE SINOP - FIS / SINOP-MT

203 - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - EVANDRO LINS E SILVA / RIO DE JANEIRORJ

204 - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA - FACISA / CAMPINA GRANDE-PB

205 - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA / ITAMARAJU-BA

206 - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE ATIBAIA - FAAT / ATIBAIA-SP

207 - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL - FCSAC / CASCAVEL-PR

208 - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE FORTALEZA - FACISA-FOR / FORTALEZACE

209 - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE SINOP - FACISAS / SINOP-MT

210 - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIGUAÇU / UNIAO DA VITORIA-PR

211 - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE FLORIANÓPOLIS - FCSA / FLORIANOPOLIS-SC

212 - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA - FAIT / ITAPEVA-SP

213 - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO - UNED / DIAMANTINO-MT

214 - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE DE TEÓFILO OTONI - FACULDADES DOCTUM / TEOFILO OTONI-MG

215 - FACULDADE DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E SOCIAIS - FACITEC / BRASILIA-DF

216 - FACULDADE DE COLIDER - FACIDER / COLIDER-MT

217 - FACULDADE DE DIREITO DA ALTA PAULISTA - FADAP / TUPA-SP

218 - FACULDADE DE DIREITO DA FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO - FAD-FAAP / SÃO PAULO-SP

219 - FACULDADE DE DIREITO DA SERRA - NOVO MILENIO / SERRA-ES

220 - FACULDADE DE DIREITO DE ARAGUAÍNA - ITPAC / ARAGUAINA-TO

221 - FACULDADE DE DIREITO DE BAURU - FDB / BAURU-SP

222 - FACULDADE DE DIREITO DE BOA VISTA - FDBV / BOA VISTA-RR

223 - FACULDADE DE DIREITO DE BOLOGNA (ITÁLIA) / ITALIA-TT

224 - FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM - FDCI / CACHOEIRO DE

ITAPEMIRIM-ES

225 - FACULDADE DE DIREITO DE CARUARU - FADICA / CARUARU-PE

226 - FACULDADE DE DIREITO DE COIMBRA (PORTUGAL) / PORTUGAL-TT

227 - FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE - FDCL / CONSELHEIRO LAFAIETE-MG

228 - FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA - FDF / FRANCA-SP

229 - FACULDADE DE DIREITO DE GUARAPUAVA - UNICAMPO / GUARAPUAVA-PR

230 - FACULDADE DE DIREITO DE ITABIRA - FDI / ITABIRA-MG

231 - FACULDADE DE DIREITO DE ITÚ - FADITU / ITU-SP

232 - FACULDADE DE DIREITO DE JOINVILLE - FDJ / JOINVILLE-SC

233 - FACULDADE DE DIREITO DE LAGES / LAGES-SC

234 - FACULDADE DE DIREITO DE LEOPOLDINA - FACULDADES DOCTUM / LEOPOLDINA-MG

235 - FACULDADE DE DIREITO DE MILANO (ITÁLIA) / MILANO-TT

236 - FACULDADE DE DIREITO DE MOGI MIRIM - FDMM / MOGI-MIRIM-SP

237 - FACULDADE DE DIREITO DE PASSOS - FADIPA / PASSOS-MG

238 - FACULDADE DE DIREITO DE PATOS - FADIP / PATOS-PB

239 - FACULDADE DE DIREITO DE PEDRO LEOPOLDO - FADIPEL / PEDRO LEOPOLDO-MG

240 - FACULDADE DE DIREITO DE PORTO ALEGRE - CESUPA / PORTO ALEGRE-RS

241 - FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA - FADISMA / SANTA MARIA-RS

242 - FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - FDSBC / SAO BERNARDO DO CAMPO-SP

243 - FACULDADE DE DIREITO DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - DIREITO / SAO SEBASTIAO DO PARAISO-MG

244 - FACULDADE DE DIREITO DE SETE LAGOAS - FADISETE / SETE LAGOAS-MG

245 - FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA - FADI / SOROCABA-SP

246 - FACULDADE DE DIREITO DE TANGARÁ DA SERRA - UNICEN / TANGARA DA SERRA-MT

247 - FACULDADE DE DIREITO DE TEÓFILO OTONI - FADITO / TEOFILO OTONI-MG

248 - FACULDADE DE DIREITO DE VARGINHA - FADIVA - FADIVA / VARGINHA-MG

249 - FACULDADE DE DIREITO DE VILA VELHA - UNIVILA / VILA VELHA-ES

250 - FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS - FDSM / POUSO ALEGRE-MG

251 - FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE / GOVERNADOR VALADARESMG

252 - FACULDADE DE DIREITO E ADMINISTRAÇÃO CATANDUVA - FAECA / CATANDUVA-SP

253 - FACULDADE DE DIREITO E CIÊNCIAS SOCIAIS DO LESTE DE MINAS - FADILESTE – FADILESTE / REDUTO-MG

254 - FACULDADE DE DIREITO FRANCISCO BELTRÃO - CESUL / FRANCISCO BELTRAO-PR

255 - FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS - FDMC / NOVA LIMA-MG

256 - FACULDADE DE DIREITO PADRE ARNALDO JANSSIN - FAJANSSEN / BELO HORIZONTE-MG

257 - FACULDADE DE DIREITO PROFESSOR DAMÁSIO DE JESUS - FDDJ / SAO PAULO-SP

258 - FACULDADE DE DIREITO PROMOVE - PROMOVE / BELO HORIZONTE-MG

259 - FACULDADE DE DIREITO SANTO AGOSTINHO - FADISA / MONTES CLAROS-MG

260 - FACULDADE DE DIREITO SÃO JUDAS TADEU DE PORTO ALEGRE - SJT / PORTO ALEGRE-RS

261 - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DE VILHENA - FECAV / VILHENARO

262 - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS DE ANICUNS - FECHA / ANICUNS-GO

263 - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA - FEST / IMPERATRIZ-MA

264 - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS - FESL / JABOTICABAL-SP

265 - FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI - FEATI / IBAITI-PR

266 - FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA - FESP / JOAO PESSOA-PB

267 - FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO - FAESF / FLORIANO-PI

268 - FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO CENTRO DO PARANÁ - UCP / PITANGA-PR

269 - FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO / CORNELIO PROCOPIO-PR

270 - FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS - FEAD-MG - FEAD - MG / BELO HORIZONTE-MG

271 - FACULDADE DE IMPERATRIZ - FACIMP / IMPERATRIZ-MA

272 - FACULDADE DE JAGUARIÚNA - FAJ / JAGUARIUNA-SP

273 - FACULDADE DE LUCAS DO RIO VERDE - FVERDE / LUCAS DO RIO VERDE-MT

274 - FACULDADE DE MINAS - FAMINAS / MURIAE-MG

275 - FACULDADE DE MINAS BH - FAMINAS-BH / BELO HORIZONTE-MG

276 - FACULDADE DE NATAL - FAL / NATAL-RN

277 - FACULDADE DE PARÁ DE MINAS - FAPAM / PARA DE MINAS-MG

278 - FACULDADE DE PAULÍNIA - FACP / PAULINIA-SP

279 - FACULDADE DE PRESIDENTE EPITÁCIO - FAPE - FAPE / PRESIDENTE EPITACIO-SP

280 - FACULDADE DE SABARÁ - SOECS / SABARA-MG

281 - FACULDADE DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ - NOVAFAPI / TERESINA-PI

282 - FACULDADE DE SERGIPE - FASE / ARACAJU-SE

283 - FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS - FACTHUS / UBERABA-MG

284 - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC SALVADOR / SALVADOR-BA

285 - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE ITABUNA - FTC / ITABUNA-BA

286 - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA - FTC / VITORIA DA CONQUISTA-BA

287 - FACULDADE DE TECNOLOGIA EMPRESARIAL - FTE / SALVADOR-BA

288 - FACULDADE DE TELÊMACO BORBA - FATEB / TELEMACO BORBA-PR

289 - FACULDADE DIADEMA - FAD / DIADEMA-SP

290 - FACULDADE DINÂMICA DAS CATARATAS - UDC / FOZ DO IGUACU-PR

291 - FACULDADE DIVINÓPOLIS / DIVINOPOLIS-MG

292 - FACULDADE DO AMAPÁ - FAMAP / MACAPA-AP

293 - FACULDADE DO INSTITUTO BRASIL - FIBRA / ANAPOLIS-GO

294 - FACULDADE DO LITORAL SUL - FLS / REGISTRO-SP

295 - FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS - FINOM / PARACATU-MG

296 - FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA - FACNOPAR / APUCARANA-PR

297 - FACULDADE DO PARÁ - FAP / BELEM-PA

298 - FACULDADE DO SUL DA BAHIA - FASB / TEIXEIRA DE FREITAS-BA

299 - FACULDADE DO SUL DE MATO GROSSO - FACSUL / RONDONOPOLIS-MT

300 - FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA - FAVIP / CARUARU-PE

301 - FACULDADE DO VALE DO ITAPECURÚ - FAI / CAXIAS-MA

302 - FACULDADE DOIS DE JULHO - F2J / SALVADOR-BA

303 - FACULDADE DOM ALBERTO / SANTA CRUZ DO SUL-RS

304 - FACULDADE DOM BOSCO - FDB / CURITIBA-PR

305 - FACULDADE DOM PEDRO II / SALVADOR-BA

306 - FACULDADE DOS CERRADOS PIAUIENSES - FCP / CORRENTE-PI

307 - FACULDADE DOS GUARARAPES - FG / JABOATAO DOS GUARARAPES-PE

308 - FACULDADE DOUTOR FRANCISCO MAEDA - FAFRAM / ITUVERAVA-SP

309 - FACULDADE EDITORA NACIONAL - FAENAC / SAO CAETANO DO SUL-SP

310 - FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR / ARAUCARIA-PR

311 - FACULDADE EDUCACIONAL DE DOIS VIZINHOS - FAED / DOIS VIZINHOS-PR

312 - FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA - FACEMED / MEDIANEIRA-PR

313 - FACULDADE EDUCACIONAL DE PONTA GROSSA - UNIÃO / PONTA GROSSA-PR

314 - FACULDADE EDUVALE DE AVARÉ - EDUVALE / AVARE-SP

315 - FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS - FACOL / VITORIA DE SANTO ANTAO-PE

316 - FACULDADE ESPÍRITO SANTENSE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS - AEIOU / CARIACICA-ES

317 - FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE BELO HORIZONTE - FESBH / BELO HORIZONTE-MG

318 - FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE CAMPO GRANDE - FESCG / CAMPO GRANDE-MS

319 - FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE JUIZ DE FORA - FESJF / JUIZ DE FORA-MG

320 - FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE OURINHOS - FAESO / OURINHOS-SP

321 - FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA - FESSC / SAO JOSE-SC

322 - FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VILA VELHA - FESVV / VILA VELHA-ES

323 - FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VITÓRIA - FESV / VITORIA-ES

324 - FACULDADE ESTADUAL DE DIREITO DO NORTE PIONEIRO - FUNDINOPI / JACAREZINHO-PR

325 - FACULDADE EVOLUÇÃO - FAEV / SAO ROQUE-SP

326 - FACULDADE EXPONENCIAL - FIE / CHAPECO-SC

327 - FACULDADE FAPAN - FAPAN / SAO BERNARDO DO CAMPO-SP

328 - FACULDADE FARIAS BRITO - FFB / FORTALEZA-CE

329 - FACULDADE FÊNIX DE BAURU - FÊNIX / BAURU-SPl

330 - FACULDADE FERNÃO DIAS - FAFE / OSASCO-SP

331 - FACULDADE GAMA E SOUZA - FGS / RIO DE JANEIRO-RJ

332 - FACULDADE IDEAL - FACI / BELEM-PA

333 - FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE - FAINOR / VITORIA DA CONQUISTA-BA

334 - FACULDADE INTEGRAÇÃO - ZONA OESTE - FIZO / OSASCO-SP

335 - FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZONIA - FIBRA - FIBRA / BELEM-PA

336 - FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA - FGF / FORTALEZA-CE

337 - FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS - FIESC / COLINAS DO

TOCANTINS-TO

338 - FACULDADE INTEGRADA DE MIRASSOL - FAIMI / MIRASSOL-SP

339 - FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE / RECIFE-PE

340 - FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ - FIC / FORTALEZA-CE

341 - FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE - FIR / RECIFE-PE

342 - FACULDADE INTEGRADA METROPOLITANA DE CAMPINAS - METROCAMP / CAMPINAS-SP

343 - FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO - CIES / CAMPO MOURAO-PR

344 - FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA - F.I.C. / SAO PAULO-SP

345 - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL - FACID / TERESINA-PI

346 - FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO - UNIRON / PORTO VELHO-RO

347 - FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER / CURITIBA-PR

348 - FACULDADE ITEANA DE BOTUCATU - FITB / BOTUCATU-SP

349 - FACULDADE ITEANA DE IBITINGA - FITI / IBITINGA-SP

350 - FACULDADE JAGUARIAÍVA - FAJAR / JAGUARIAIVA-PR

351 - FACULDADE JORGE AMADO - ASBEC / SALVADOR-BA

352 - FACULDADE JUSCELINO KUBITSCHEK - FJK / BRASILIA-DF

353 - FACULDADE LATINO AMERICANA - FLA / ANAPOLIS-GO

354 - FACULDADE MARECHAL RONDON - FMR / SAO MANUEL-SP

355 - FACULDADE MARINGÁ - CESPAR / MARINGA-PR

356 - FACULDADE MARISTA - FMR / RECIFE-PE

357 - FACULDADE MARTHA FALCÃO - FMF / MANAUS-AM

358 - FACULDADE MATER DEI - FMD / PATO BRANCO-PR

359 - FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU - F.M.N. / RECIFE-PE

360 - FACULDADE MAX PLANCK - AESI / INDAIATUBA-SP

361 - FACULDADE MERIDIONAL - IMED / PASSO FUNDO-RS

362 - FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA - FAMES / SANTA MARIA-RS

363 - FACULDADE METODISTA GRANBERY - FMG / JUIZ DE FORA-MG

364 - FACULDADE METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE -METROPOLITANA -BH -

METROPOLITANABH / BELO HORIZONTE-MG

365 - FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI - FAMEC / CAMACARI-BA

366 - FACULDADE METROPOLITANA DE CURITIBA - FAMEC / SAO JOSE DOS PINHAIS-PR

367 - FACULDADE METROPOLITANA DE GUARAMIRIM - FAMEG / GUARAMIRIM-SC

368 - FACULDADE METROPOLITANA DE MARINGÁ - UNIFAMMA / MARINGA-PR

369 - FACULDADE METROPOLITANA LONDRINENSE - UMP / LONDRINA-PR

370 - FACULDADE MONTES BELOS - FMB / SAO LUIS DE MONTES BELOS-GO

371 - FACULDADE MORAES JÚNIOR - FMJ / RIO DE JANEIRO-RJ

372 - FACULDADE NACIONAL - FINAC / VITORIA-ES

373 - FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE - FARN / NATAL-RN

374 - FACULDADE NOBEL / MARINGA-PR

375 - FACULDADE NORTE PARANAENSE - UNINORTE / LONDRINA-PR

376 - FACULDADE NOVO ATENEU DE GUARAPUAVA - FG / GUARAPUAVA-PR

377 - FACULDADE NOVO MILÊNIO - FNM / VILA VELHA-ES

378 - FACULDADE NOVOS HORIZONTES - NOVOS HORIZONTES / BELO HORIZONTE-MG

379 - FACULDADE OPET - FAO / CURITIBA-PR

380 - FACULDADE PADRÃO - PADRAO / GOIANIA-GO

381 - FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP / JUAZEIRO DO NORTE-CE

382 - FACULDADE PARANAENSE - FACCAR / ROLANDIA-PR

383 - FACULDADE PIAUIENSE - FAP / PARNAIBA-PI

384 - FACULDADE PIAUIENSE - FAP / TERESINA-PI

385 - FACULDADE PITÁGORAS DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR / BELO HORIZONTE-MG

386 - FACULDADE PITÁGORAS DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DE CURITIBA - PITÁGORAS /CURITIBA-PR

387 - FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA / IPATINGA-MG

388 - FACULDADE POLITÉCNICA DE CAMPINAS - POLICAMP / CAMPINAS-SP

389 - FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÂNDIA - FPU / UBERLANDIA-MG

390 - FACULDADE PONTAL DO PARANAPANEMA / PRESIDENTE PRUDENTE-SP

391 - FACULDADE PROJEÇÃO - FAPRO / BRASILIA-DF

392 - FACULDADE RADIAL SÃO PAULO - FARSP / SAO PAULO-SP

393 - FACULDADE RAÍZES - SER / ANAPOLIS-GO

394 - FACULDADE REGIONAL DA BAHIA - FARB / SALVADOR-BA

395 - FACULDADE REINALDO RAMOS - CESREI / CAMPINA GRANDE-PB

396 - FACULDADE RUY BARBOSA DE ADMINISTRAÇÃO E DE DIREITO - FRBA / SALVADOR-BA

397 - FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE - FASNE / RECIFE-PE

398 - FACULDADE SANTA MARTA - FSM / SAO LOURENCO-MG

399 - FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST / SAO LUIS-MA

400 - FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA / TERESINA-PI

401 - FACULDADE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - FASAP / SANTO ANTONIO DE PADUA-RJ

402 - FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS - FASB - FASB / BARREIRAS-BA

403 - FACULDADE SÃO GABRIEL - FSG / TERESINA-PI

404 - FACULDADE SÃO JOSÉ - FSJ / RIO DE JANEIRO-RJ

405 - FACULDADE SÃO LUCAS - FSL / PORTO VELHO-RO

406 - FACULDADE SAVONITTI / ARARAQUARA-SP

407 - FACULDADE SEAMA - SEAMA / MACAPA-AP

408 - FACULDADE SETE DE SETEMBRO - FA7 / FORTALEZA-CE

409 - FACULDADE SINERGIA - SINERGIA / NAVEGANTES-SC

410 - FACULDADE SINOP - FASIP / SINOP-MT

411 - FACULDADE SUDAMÉRICA - SUDAMÉRICA / CATAGUASES-MG

412 - FACULDADE SUDOESTE PAULISTA - FSP / AVARE-SP

413 - FACULDADE SUL-AMERICANA - FASAM / GOIANIA-GO

414 - FACULDADE TABOÃO DA SERRA - FTS / TABOAO DA SERRA-SP

415 - FACULDADE TIJUCUSSU - TIJUCUSSU / SAO CAETANO DO SUL-SP

416 - FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS JURÍDICAS - FCJ / LAURO DE FREITAS-BA

417 - FACULDADE UNIRG - UNIRG / GURUPI-TO

418 - FACULDADE VALE DO CRICARÉ - F.V.C. / SAO MATEUS-ES

419 - FACULDADE VALE DO GORUTUBA - FAVAG / NOVA PORTEIRINHA-MG

420 - FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS - FAI / ADAMANTINA-SP

421 - FACULDADES INTEGRADAS ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE - FIAETPP / PRESIDENTE PRUDENTE-SP

422 - FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO - FIBAM / OLINDA-PE

423 - FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES - FICS / SAO PAULO-SP

424 - FACULDADES INTEGRADAS CLARETIANAS - FIC / RIO CLARO-SP

425 - FACULDADES INTEGRADAS CURITIBA - FIC / CURITIBA-PR

426 - FACULDADES INTEGRADAS DA UPIS - UPIS / BRASILIA-DF

427 - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU - FIB / BAURU-SP

428 - FACULDADES INTEGRADAS DE CACOAL - UNESC / CACOAL-RO

429 - FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA - FIC / CARATINGA-MG

430 - FACULDADES INTEGRADAS DE ITAPETININGA - FII / ITAPETININGA-SP

431 - FACULDADES INTEGRADAS DE ITARARÉ - FAFIT-FACIC / ITARARE-SP

432 - FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREÍ - FIJ / JACAREI-SP

433 - FACULDADES INTEGRADAS DE JAHU - FIJ / JAU-SP

434 - FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS - FIO / OURINHOS-SP

435 - FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ - FIP / PONTA PORA-MS

436 - FACULDADES INTEGRADAS DE SANTA FÉ DO SUL - FUNEC / SANTA FE DO SUL-SP

437 - FACULDADES INTEGRADAS DE SÃO CARLOS - FADISC / SAO CARLOS-SP

438 - FACULDADES INTEGRADAS DE SÃO PAULO - FISP / SAO PAULO-SP

439 - FACULDADES INTEGRADAS DE TANGARÁ DA SERRA - FITS / TANGARA DA SERRA-MT

440 - FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS - AEMS / TRES LAGOAS-MS

441 - FACULDADES INTEGRADAS DE VALINHOS - FAV / VALINHOS-SP

442 - FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA - FDV / VITORIA-ES

443 - FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB - FAUSB / VARZEA GRANDE-MT

444 - FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL - UNIBRASIL / CURITIBA-PR

445 - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA - UNISULBAHIA / EUNAPOLIS-BA

446 - FACULDADES INTEGRADAS DO OESTE DE MINAS - FADOM / DIVINOPOLIS-MG

447 - FACULDADES INTEGRADAS DO PLANALTO CENTRAL - FIPLAC - FIPLAC / LUZIANIA-GO

448 - FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS - ISES / SANTAREM-PA

449 - FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IVAÍ - UNIVALE / IVAIPORA-PR

450 - FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE / PONTA GROSSA-PR

451 - FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO SANTENSES - FIESA / VITORIA-ES

452 - FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE - FAFIBE / BEBEDOURO-SP

453 - FACULDADES INTEGRADAS IESGO - IESGO / FORMOSA-GO

454 - FACULDADES INTEGRADAS NORTE CAPIXABA - FANORTE - FANORTE / LINHARES-ES

455 - FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS - FIP-MOC / MONTES CLAROS-MG

456 - FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO - FRB / SAO PAULO-SP

457 - FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA - FARESC / CURITIBA-PR

458 - FACULDADES INTEGRADAS SÃO PEDRO - FAESA / VITORIA-ES

459 - FACULDADES INTEGRADAS TERESA MARTIN - FATEMA / SAO PAULO-SP

460 - FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI - FIT / GUARULHOS-SP

461 - FACULDADES INTEGRADAS VIANNA JÚNIOR / JUIZ DE FORA-MG

462 - FACULDADES RIOGRANDENSES - FARGS / PORTO ALEGRE-RS

463 - FACULDADES UNIFICADAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS - UNIFICADAS FEB / BARRETOS-SP

464 - FACULDADES UNIFICADAS DE FOZ DO IGUAÇU - UNIFOZ / FOZ DO IGUACU-PR

465 - FACULDADES UNIFICADAS SERRA DOS ORGÃOS - / TERESOPOLIS-RJ

466 - FOCCA - FACULDADE DE OLINDA - FOCCA / OLINDA-PE

467 - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR / CACOAL-RO

468 - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR / PORTO VELHO-RO

469 - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV / VICOSA-MG

470 - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG / RIO GRANDE-RS

471 - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT / PALMAS-TO

472 - HARVARD LAW SCHOOL / ESTADOS UNIDOS-TT

473 - INST. TECNOL. Y DE EST. SUPERIORES DE OCCIDENTE (MÉXICO) / MEXICO-TT

474 - INSTITUTO BAIANO DE ENSINO SUPERIOR - IBES / SALVADOR-BA

475 - INSTITUTO BELO HORIZONTE DE ENSINO SUPERIOR - IBHES / BELO HORIZONTE-MG

476 - INSTITUTO BLUMENAUENSE DE ENSINO SUPERIOR - IBES / BLUMENAU-SC

477 - INSTITUTO CAMPO GRANDE DE ENSINO SUPERIOR - ICGES / CAMPO GRANDE-MS

478 - INSTITUTO CATUAÍ DE ENSINO SUPERIOR - ICES / CAMBE-PR

479 - INSTITUTO CEARÁ DE ENSINO E CULTURA - ICEC / FORTALEZA-CE

480 - INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO - IESA / SANTO ANGELORS

481 - INSTITUTO CUIABÁ DE ENSINO E CULTURA - ICEC / CUIABA-MT

482 - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - ICHSA-TRÊS PONTAS / TRES PONTAS-MG

483 - INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS PROFESSOR CAMILLO FILHO - ICF /

TERESINA-PI

484 - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA - IESP / JOAO PESSOA-PB

485 - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA - FIB / BOITUVA-SP

861 - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA - IESB - IESB / BRASILIA-DF

486 - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO SÃO FRANCISCO - IESASF / PIUMHI-MG

487 - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE BARREIRAS - IESUB / BARREIRAS-BA

488 - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE SALVADOR - IESUS / SALVADOR-BA

489 - INSTITUTO DE ENSINO E CULTURA DO AMAPÁ - IECA / MACAPA-AP

490 - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA OBJETIVO - IEPO / PALMAS-TO

491 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR CENECISTA - INESC / UNAI-MG

492 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR COC - COC / RIBEIRAO PRETO-SP

493 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS - IESGF / SAO JOSE-SC

494 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS - IESA / MACEIO-AL

495 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE BAURU - IESB / BAURU-SP

496 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - IESFI / FOZ DO IGUACU-PR

497 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ITAPIRA - IESI / ITAPIRA-SP

498 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE JOÃO MONLEVADE - IES/FUNCEC / JOAO MONLEVADEMG

499 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE NOVA VENÉCIA - INESV / NOVA VENECIA-ES

500 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA - IESO / OLINDA-PE

501 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE - IESRIVER / RIO VERDE-GO

502 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA - IESUR / ARIQUEMES-RO

503 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE TERESINA - IEST / TERESINA-PI

504 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ - IESC / FORTALEZA-CE

505 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO PANTANAL - IESPAN / CORUMBA-MS

506 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO PARÁ / BELEM-PA

507 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA - IESFAVI / VITORIAES

508 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR JOÃO ALFREDO DE ANDRADE - IJAA / JUATUBA-MG

509 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PLANALTO - IESPLAN / BRASILIA-DF

510 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES - IPTAN /

SAO JOAO DEL REI-MG

511 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECÍLIA - IESC / ARAPIRACA-AL

512 - INSTITUTO FILOSÓFICO TEOLÓGICO NOSSA SENHORA IMACULADA RAINHA DO SERTÃO - IFTNSIRS / QUIXADA-CE

513 - INSTITUTO FOZ DO IGUAÇU DE ENSINO E CULTURA - IFIEC / FOZ DO IGUACU-PR

514 - INSTITUTO ITAPETININGANO DE ENSINO SUPERIOR - IIES / ITAPETININGA-SP

515 - INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA - ILES / ITUMBIARA-GO

516 - INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTO VELHO - ULBRA ILES / PORTO VELHO-RO

517 - INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE SANTARÉM - ILES / SANTAREM-PA

518 - INSTITUTO MACEIÓ DE ENSINO E CULTURA - IMEC / MACEIO-AL

519 - INSTITUTO MACHADENSE DE ENSINO SUPERIOR - IMES / MACHADO-MG

520 - INSTITUTO MATO GROSSO DO SUL DE EDUCAÇÃO E CULTURA - ISMEC / CAMPO GRANDE-MS

521 - INSTITUTO MATONENSE MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR - IMMES / MATAO-SP

522 - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE ASSIS - IMESA / ASSIS-SP

523 - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE BEBEDOURO VICTÓRIO CARDASSI – IMESB / BEBEDOURO-SP

524 - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE CATANDUVA - FAFICA / CATANDUVA-SP

525 - INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR - INDES / MONTES CLAROS-MG

526 - INSTITUTO NATALENSE DE ENSINO E CULTURA - INEC / NATAL-RN

527 - INSTITUTO PARAÍBA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IPEC / JOAO PESSOA-PB

528 - INSTITUTO PARAIBANO DE ENSINO RENOVADO - INPER / JOAO PESSOA-PB

529 - INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR - IPESU / RECIFE-PE

530 - INSTITUTO PERNAMBUCO DE ENSINO E CULTURA - IPEC / RECIFE-PE

531 - INSTITUTO SALVADOR DE ENSINO E CULTURA - ISEC / SALVADOR-BA

532 - INSTITUTO SANTA CATARINA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - ISCEC / SAO JOSE-SC

533 - INSTITUTO SUDESTE MINEIRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA - ISMEC / JUIZ DE FORA-MG

534 - INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS - ISCA - ISCA / LIMEIRA-SP

535 - INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA LA SALLE - ISCHF LA SALLE / NITEROI-RJ

536 - INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA - ISEPI / ITUIUTABA-MG

537 - INSTITUTO SUPERIOR DO LITORAL DO PARANÁ - ISULPAR / PARANAGUA-PR

538 - INSTITUTO SUPERIOR MENDES DE ALMEIDA - IMA / RIO DAS OSTRAS-RJ

539 - INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO - IUESO / GOIANIA-GO

540 - INSTITUTO VITÓRIA DE ENSINO E CULTURA - IVEC / VITORIA-ES

541 - NOVA UNIVERSITY - LAW CENTER (FLÓRIDA) / FLORIDA-TT

542 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS - PUC-CAMPINAS / CAMPINAS-SP

548 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC MINAS / ARCOS-MG

543 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC MINAS / BELO HORIZONTEMG

544 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC MINAS / BETIM-MG

545 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC MINAS / CONTAGEM-MG

546 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC MINAS / POCOS DE CALDASMG

547 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC MINAS / SERRO-MG

549 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUCSP / SAO PAULO-SP

551 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR / CURITIBA-PR

552 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR / LONDRINA-PR

550 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR / SAO JOSE DOS PINHAIS-PR

553 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO / RIO DE JANEIRO-RJ

862 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - PUCRS / PORTO ALEGRERS

864 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - PUCRS / URUGUAIANA-RS

554 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - PUCRS / VIAMAO-RS

555 - PROCESSUS FACULDADE DE DIREITO / BRASILIA-DF

556 - UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS - UNILAGO - UNILAGO / SAO JOSE DO RIO PRETO-SP

557 - UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO - UNDB / SAO LUIS-MA

558 - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - UAM / SAO PAULO-SP

561 - UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO - UNIBAN / OSASCO-SP

559 - UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO - UNIBAN / SAO BERNARDO DO CAMPO-SP

560 - UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO - UNIBAN / SAO PAULO-SP

562 - UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS - UBC / MOGI DAS CRUZES-SP

865 - UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO - UNICASTELO / DESCALVADO-SP

859 - UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO - UNICASTELO / SAO PAULO-SP

858 - UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO -UNICASTELO / FERNANDOPOLIS-SP

563 - UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES - UCAM / CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

564 - UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES - UCAM / NITEROI-RJ

565 - UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES - UCAM / NOVA FRIBURGO-RJ

566 - UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES - UCAM / RIO DE JANEIRO-RJ

567 - UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO - UCB / RIO DE JANEIRO-RJ

568 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB / BRASILIA-DF

569 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - UCG / GOIANIA-GO

570 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - UCPEL / PELOTAS-RS

571 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP / RECIFE-PE

572 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS - UCP / PETROPOLIS-RJ

573 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PORTUGAL / PORTUGAL-TT

574 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SALVADOR - UCSAL / SALVADOR-BA

575 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTA FÉ (ARGENTINA) / ARGENTINA-TT

576 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS - UNISANTOS / SANTOS-SP

577 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - UCDB / CAMPO GRANDE-MS

578 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - UCDB / SAO GABRIEL DO OESTE-MS

579 - UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID / SAO PAULO-SP

580 - UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ / CHAPECO-SC

581 - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - UNICSUL / SAO PAULO-SP

582 - UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA / BELEM-PA

583 - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA - URCAMP / ALEGRETE-RS

584 - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA - URCAMP / BAGE-RS

585 - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA - URCAMP / SANTANA DO LIVRAMENTO-RS

586 - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA - URCAMP / SAO GABRIEL-RS

588 - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE / JOINVILLE-SC

588 - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE / JOINVILLE-SC

587 - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE / SAO BENTO DO SUL-SC

589 - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB / BRASILIA-DF

590 - UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES (ARGENTINA) / ARGENTINA-TT

591 - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS / BENTO GONCALVES-RS

592 - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS / CANELA-RS

593 - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS / CAXIAS DO SUL-RS

594 - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS / FARROUPILHA-RS

595 - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS / GUAPORE-RS

596 - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS / VACARIA-RS

597 - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA - UNICRUZ / CRUZ ALTA-RS

598 - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC / CUIABA-MT

599 - UNIVERSIDADE DE ESTUDOS LA SAPIENZA ROMA (ITÁLIA) / ITALIA-TT

600 - UNIVERSIDADE DE FLORENÇA (ITÁLIA) / ITALIA-TT

601 - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR / FORTALEZA-CE

602 - UNIVERSIDADE DE FRANCA - UNIFRAN / FRANCA-SP

603 - UNIVERSIDADE DE GENEBRA / GENEBRA-TT

604 - UNIVERSIDADE DE ITAÚNA - UI / ITAUNA-MG

605 - UNIVERSIDADE DE LISBOA (PORTUGAL) / PORTUGAL-TT

606 - UNIVERSIDADE DE LOS ANDES (COLÔMBIA) / COLOMBIA-TT

607 - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA - UNIMAR / MARILIA-SP

608 - UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES - UMC / MOGI DAS CRUZES-SP

609 - UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES - UMC / SAO PAULO-SP

610 - UNIVERSIDADE DE PALERMO (ITÁLIA) / ITALIA-TT

614 - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - UPF / CARAZINHO-RS

616 - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - UPF / CASCA-RS

615 - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - UPF / LAGOA VERMELHA-RS

612 - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - UPF / PALMEIRA DAS MISSOES-RS

611 - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - UPF / PASSO FUNDO-RS

617 - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - UPF / SARANDI-RS

613 - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - UPF / SOLEDADE-RS

618 - UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP / GUARUJA-SP

619 - UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP / RIBEIRAO PRETO-SP

620 - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE / RIO VERDE-GO

621 - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC / CAPAO DA CANOA-RS

622 - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC / SANTA CRUZ DO SUL-RS

623 - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC / VENANCIO AIRES-RS

624 - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA / SAO PAULO-SP

625 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP / SAO PAULO-SP

626 - UNIVERSIDADE DE SOROCABA - UNISO / SOROCABA-SP

627 - UNIVERSIDADE DE STANFORD / STANFORD-TT

628 - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - UNITAU / TAUBATE-SP

630 - UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE / UBERABA-MG

629 - UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE / UBERLANDIA-MG

631 - UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UNC / CACADOR-SC

632 - UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UNC / CANOINHAS-SC

633 - UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UNC / CONCORDIA-SC

634 - UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UNC / CURITIBANOS-SC

635 - UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UNC / MAFRA-SC

636 - UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UNC / PORTO UNIAO-SC

637 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB / CAMACARI-BA

638 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB / JACOBINA-BA

639 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB / JUAZEIRO-BA

640 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB / PAULO AFONSO-BA

641 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB / SALVADOR-BA

642 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT / CACERES-MT

644 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA / MANAUS-AM

643 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA / PARINTINS-AM

645 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ / RIO DE JANEIRO-RJ

646 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN / MOSSORO-RN

647 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN / NATAL-RN

648 - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC / CRICIUMA-SC

649 - UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC - UNIABC / SANTO ANDRE-SP

650 - UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY - UNIGRANRIO /

DUQUE DE CAXIAS-RJ

651 - UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY - UNIGRANRIO / RIO

DE JANEIRO-RJ

652 - UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY - UNIGRANRIO / SILVA JARDIM-RJ

654 - UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC / JOACABA-SC

657 - UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC / PINHALZINHO-SC

655 - UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC / SAO MIGUEL DO OESTE-SC

653 - UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC / VIDEIRA-SC

656 - UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC / XANXERE-SC

658 - UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE / PRESIDENTE PRUDENTE-SP

659 - UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC / LAGES-SC

660 - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL / ARARANGUA-SC

661 - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL / FLORIANOPOLIS-SC

662 - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL / PALHOCA-SC

663 - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL / TUBARAO-SC

667 - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI / BALNEARIO CAMBORIU-SC

668 - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI / BIGUACU-SC

669 - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI / ITAJAI-SC

665 - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI / PICARRAS-SC

664 - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI / SAO JOSE-SC

666 - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI / TIJUCAS-SC

671 - UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA - UNIVAP / JACAREI-SP

670 - UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA - UNIVAP / SAO JOSE DOS CAMPOS-SP

672 - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS / SAO LEOPOLDO-RS

680 - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA / CABO FRIO-RJ

685 - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA / CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

684 - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA / DUQUE DE CAXIAS-RJ

683 - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA / MACAE-RJ

681 - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA / NITEROI-RJ

679 - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA / NOVA FRIBURGO-RJ

677 - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA / NOVA IGUACU-RJ

676 - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA / PETROPOLIS-RJ

675 - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA / QUEIMADOS-RJ

674 - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA / RESENDE-RJ

673 - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA / RIO DE JANEIRO-RJ

682 - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA / SAO GONCALO-RJ

678 - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA / SAO JOAO DE MERITI-RJ

686 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB / CAMPINA GRANDE-PB

687 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB / GUARABIRA-PB

688 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS / FEIRA DE SANTANA-BA

689 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL / LONDRINA-PR

690 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM / MARINGA-PR

691 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS / DOURADOS-MS

692 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS / NAVIRAI-MS

693 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS / PARANAIBA-MS

694 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES / MONTES CLAROS-MG

695 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG / PONTA GROSSA-PR

696 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC / ILHEUS-BA

697 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE / FOZ DO IGUACU-PR

698 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE / FRANCISCO BELTRAO-PR

699 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE / MARECHAL CANDIDO

RONDON-PR

700 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI / CORRENTE-PI

701 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI / FLORIANO-PI

702 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI / PARNAIBA-PI

703 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI / PICOS-PI

704 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI / PIRIPIRI-PI

705 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI / TERESINA-PI

706 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB / VITORIA DA CONQUISTA-BA

707 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ - UVA / SOBRAL-CE

708 - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - UNESP / FRANCA-SP

709 - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA / SALVADOR-BA

710 - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD / DOURADOS-MS

711 - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB / JOAO PESSOA-PB

712 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL / MACEIO-AL

713 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG / SOUSA-PB

714 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG / GOIANIA-GO

715 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG / GOIAS-GO

716 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF / JUIZ DE FORA-MG

717 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT / CUIABA-MT

718 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT / JUINA-MT

719 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS / CAMPO GRANDE-MS

720 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS / CORUMBA-MS

721 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS / TRES LAGOAS-MS

722 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG / BELO HORIZONTE-MG

723 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP / OURO PRETO-MG

724 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL / PELOTAS-RS

725 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE / RECIFE-PE

726 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR / BOA VISTA-RR

727 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC / FLORIANOPOLIS-SC

728 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM / SANTA MARIA-RS

729 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS / SAO CRISTOVAO-SE

730 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU / UBERLANDIA-MG

731 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC / RIO BRANCO-AC

732 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP / MACAPA-AP

733 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM / MANAUS-AM

734 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC / FORTALEZA-CE

735 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES / VITORIA-ES

736 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO / RIO DE JANEIRO-RJ

738 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA / IMPERATRIZ-MA

737 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA / SAO LUIS-MA

739 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA / BELEM-PA

740 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA / MARABA-PA

741 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA / PARAUAPEBAS-PA

742 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA / SANTAREM-PA

743 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR / CURITIBA-PR

744 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI / TERESINA-PI

745 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ / RIO DE JANEIRO-RJ

746 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN / CAICO-RN

747 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN / NATAL-RN

868 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS / PORTO ALEGRE-RS

749 - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF / MACAE-RJ

22

748 - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF / NITEROI-RJ

750 - UNIVERSIDADE FUMEC - FUMEC / BELO HORIZONTE-MG

751 - UNIVERSIDADE GAMA FILHO - UGF / RIO DE JANEIRO-RJ

752 - UNIVERSIDADE GLOBO - UNG / GUARULHOS-SP

753 - UNIVERSIDADE IBIRAPUERA - UNIB / SAO PAULO-SP

754 - UNIVERSIDADE IGUAÇU - UNIG / ITAPERUNA-RJ

755 - UNIVERSIDADE IGUAÇU - UNIG / NOVA IGUACU-RJ

756 - UNIVERSIDADE IGUAÇU - UNIG / SAO JOAO DE MERITI-RJ

757 - UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO - UNIFENAS / ALFENAS-MG

761 - UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO - UNIFENAS / BELO HORIZONTE-MG

760 - UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO - UNIFENAS / CAMPO BELO-MG

758 - UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO - UNIFENAS / POCOS DE CALDAS-MG

759 - UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO - UNIFENAS / SAO SEBASTIAO DO PARAISO-MG

762 - UNIVERSIDADE LIVRE DA COLÔMBIA / COLOMBIA-TT

767 - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA / CACHOEIRA DO SUL-RS

770 - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA / CANOAS-RS

769 - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA / CARAZINHO-RS

768 - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA / GRAVATAI-RS

766 - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA / GUAIBA-RS

765 - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA / SANTA MARIA-RS

763 - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA / SAO JERONIMO-RS

764 - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA / TORRES-RS

771 - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP / LINS-SP

772 - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP / PIRACICABA-SP

773 - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP / SANTA BARBARA D'OESTE-SP

774 - UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO - UMESP / SAO BERNARDO DO CAMPO-SP

775 - UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS - UNIMES / SANTOS-SP

776 - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - IMES / SAO CAETANO DO SUL-SP

777 - UNIVERSIDADE NACIONAL MAYOR DE SAN MARCOS (PERU) / PERU-TT

778 - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR / ARAPONGAS-PR

779 - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR / BANDEIRANTES-PR

780 - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR / LONDRINA-PR

781 - UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ - UNIDAVI /

ITUPORANGA-SC

782 - UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ - UNIDAVI /

PRESIDENTE GETULIO-SC

783 - UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ - UNIDAVI / RIO DO SUL-SC

784 - UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ - UNIDAVI / TAIO-SC

785 - UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL - UNIDERP / CAMPO GRANDE-MS

786 - UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL - UNIDERP / RIO VERDE DE MATO GROSSO-MS

788 - UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR / CASCAVEL-PR

793 - UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR / CIANORTE-PR

792 - UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR / FRANCISCO BELTRAO-PR

791 - UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR / GUAIRA-PR

789 - UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR / PARANAVAI-PR

787 - UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR / TOLEDO-PR

790 - UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR / UMUARAMA-PR

803 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / ARACATUBA-SP

810 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / ARARAQUARA-SP

809 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / ASSIS-SP

808 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / BAURU-SP

807 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / BRASILIA-DF

806 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / CAMPINAS-SP

811 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / GOIANIA-GO

804 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / JUNDIAI-SP

795 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / LIMEIRA-SP

802 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / MANAUS-AM

794 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / RIBEIRAO PRETO-SP

796 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / SANTANA DE PARNAIBA-SP

797 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / SANTOS-SP

798 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / SAO JOSE DO RIO PARDO-SP

799 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / SAO JOSE DO RIO PRETO-SP

800 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / SAO JOSE DOS CAMPOS-SP

801 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / SAO PAULO-SP

805 - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP / SOROCABA-SP

812 - UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP / MOSSORO-RN

813 - UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP / NATAL-RN

814 - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - MACKENZIE / SAO PAULO-SP

815 - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC / ARAGUARI-MG

820 - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC / BARBACENA-MG

822 - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC / BOM DESPACHO-MG

821 - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC / IPATINGA-MG

819 - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC / JUIZ DE FORA-MG

818 - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC / UBA-MG

816 - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC / UBERABA-MG

817 - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC / UBERLANDIA-MG

823 - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB / BLUMENAU-SC

824 - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA / CRATO-CE

825 - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUI / IJUI-RS

826 - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUI / SANTA ROSA-RS

827 - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUI / TRES PASSOS-RS

829 - UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI / ERECHIMRS

830 - UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI /

FREDERICO WESTPHALEN-RS

831 - UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI /

SANTIAGO-RS

828 - UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI / SANTO ANGELO-RS

832 - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO / BELO HORIZONTE-MG

833 - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO / BRASILIA-DF

834 - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO / CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

835 - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO / GOIANIA-GO

836 - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO / JUIZ DE FORA-MG

837 - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO / NITEROI-RJ

838 - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO / OSASCO-SP

839 - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO / RECIFE-PE

840 - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO / SALVADOR-BA

841 - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO / SAO GONCALO-RJ

842 - UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS / SALVADOR-BA

843 - UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA - UNISANTA / SANTOS-SP

844 - UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA - USU / RIO DE JANEIRO-RJ

846 - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - USF / BRAGANCA PAULISTA-SP

845 - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - USF / SAO PAULO-SP

847 - UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU - USJT / SAO PAULO-SP

848 - UNIVERSIDADE SÃO MARCOS - USM / SAO PAULO-SP

849 - UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT / ARACAJU-SE

850 - UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT / ESTANCIA-SE

851 - UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT / ITABAIANA-SE

852 - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ - UTP / CURITIBA-PR

853 - UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE / GOVERNADOR VALADARES-MG

854 - UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE - UNINCOR / CAXAMBU-MG

855 - UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE - UNINCOR / TRES CORACOES-MG

857 - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA / CABO FRIO-RJ

856 - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA / RIO DE JANEIRO-RJ

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters