[Valid Atom 1.0]

domingo, 26 de outubro de 2008

Profundo, demasiado profundo


Nem toda a conversa sobre profundidades ultrapassa um nível rasteiro, mas há conversas e conversas, como há países e países. Eça que o diga.
Luís M. Faria
20:18 | Domingo, 26 de Out de 2008

Aumentar Texto Diminuir Texto
Enviar por email Link para esta página Imprimir

Profundo, demasiado profundo Eça de Queiroz é tido como o maior romancista da língua portuguesa

Eça de Queiroz é tido como o maior romancista da língua portuguesa

"Ele tem profundidades", escrevia Eça de Queiroz sobre certo medíocre cuja característica mais notória - cuja técnica, digamos - era deixar-se ficar calado quando todos falavam. O silêncio sempre foi uma maneira fácil de parecer profundo. Um dos filósofos mais complexos do século XX, Ludwig Wittgenstein, recomendava-o expressamente num aforismo célebre ("Sobre aquilo de que não se pode falar, devemos ficar calados") que tem a curiosidade de não parecer especialmente profundo. À primeira vista.

No caso de Eça, a frase tinha um sentido irónico. A ironia era o seu modo natural de expressão, encaixando bem no conceito de um país não feito para levar a sério, embora repleto de gente sisuda. Convém notar que o escritor se incluía na crítica, sugerindo que a única coisa que lhe faltava para ser um romancista realmente grande não era a técnica, mas um indefinível je ne sais quoi espiritual : "Não me falta o processo: tenho-o, superior a Balzac, a Zola, e tutti quanti. Falta qualquer coisinha dentro: a pequena vibração cerebral; sou uma irremissível besta!". Por outras palavras, faltava-lhe não ser português.

A associação automática de certas nações à profundidade (e a correspondente exclusão de outras) é antiga. Os alemães são profundos, os italianos não. Dos franceses é melhor nem falar, apesar de Zola e Balzac. Quanto aos portugueses, enfim, são complicados. Não que faltem profundidades na nossa língua. As 'causas profundas' inquietam-nos sempre, o 'ódio profundo' pode seduzir-nos, e quando lamentamos algo costumamos fazê-lo 'profundamente'. Mas como se mede exactamente a profundidade? Se for no mar, há padrões objectivos. Dez quilómetros abaixo da superfície, as fossas marianas são indiscutivelmente profundas. Mesmo um corte profundo é algo em relação ao qual há consenso; meio centímetro de lâmina dentro da pele, e já está. Tratando-se da alma, é difícil definir.

Romantismo e profundezas

As ´profundidades insuspeitas' podem ser bastante rasas, mas há de facto profundidade em toda a gente; no mínimo, vá lá, um terror obscuro. Nem era precisa a psicanálise, ou antes dela o romantismo, com a sua hipostasia do eu e a sua 'cartografia da alma', para nos ensinar isso. Encontramos a ideia no Velho Testamento, algures entre o pecado original e o ranger de dentes: "Das profundezas clamo a ti, ó Senhor", diz o salmo 130. "Estejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas".

Conhecido abreviadamente por De profundis, este salmo foi musicado muitas vezes, nunca tão profundamente como por Bach e compatriotas. "Aus der Tiefe ruf Ich, Herr", de facto, tem outro som. E não terá sido por acaso que foi um escritor de língua alemã, Rainer Maria Rilke, a decretar a incompatibilidade entre ironia e a 'orla da grandeza'. A falta de humor, como sabemos, teria efeitos trágicos na Europa central, embora não por culpa dos poetas.

Rilke surge no fim de uma linha longa que inclui nomes como Holderlin e Novalis ("Estamos perto de acordar quando sonhamos que sonhamos"), cujo único defeito óbvio era parecerem não conseguir escrever nada que não fosse profundo. Até uma expressão bizarra como 'profundezas do ser' acabou por se impôr, fazendo recordar aquele aforismo francês sobre o plural que era bem singular.

A avalanche de profundezas gerou uma contra-reacção, simbolizada no irlandês Oscar Wilde. "Só as pessoas superficiais não julgam pelas aparências", dizia ele. "O mistério do mundo é o visível, não o invisível". Essa convicção de que ideias profundas se exprimiam em coisas superficiais e de que só as pessoas superficiais falavam de coisas profundas levou-o a escrever peças de teatro tão aparentemente fúteis como certeiras sobre a alta sociedade do seu tempo. Não deixa de ser irónico que a sua última obra importante de prosa fosse um longo lamento epistolar intitulado De Profundis, onde as piadas são notoriamente escassas.

Antes do fundo

A profundidade nunca saiu de moda. Entre o ´peixe de águas profundas' que era Jaime Gama (segundo Mário Soares) e as 'análises em profundidade' regularmente produzidas por entidades de mérito, o profundo mantém-se desejável, ou pelo menos bem cotado. Na verdade, a paciência por vezes cede, e cada vez mais se ouve a frase 'Isso é demasiado profundo para mim', a propósito de tudo e de nada. Em parte é uma questão de timing. Como a psicanálise e os penhoristas, a profundidade tende a prosperar em tempos de crise; a superficialidade, como as hipotecas, nos outros. Mas por vezes é ao contrário.

Já agora, refira-se que profundo vem do latim (pró+fundo), significando aquilo que se encontra antes do fundo. Imediatamente antes e quase junto. Lá onde não entra a ironia.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

FOTOS ANA PAULA ARÓSIO







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Robô da NASA mostra evidências de que está nevando em Marte


Por Computerworld/EUA


Framingham - Braço robótico da nave Mars Lander desenterra pedaços de gelo, e fotos mostram que neve evapora antes de cair no solo.

Na segunda-feira (29/09), o robô espacial da NASA mostrou evidências de que está nevando em Marte. O braço robótico da nave Mars Lander, da missão Phoenix, que está no pólo norte do planeta há alguns meses testando elementos do solo, desenterrou pedaços de gelo.

Além disso, executivos da NASA revelaram que um instrumento a laser da nave está lendo a atmosfera de Marte, e recentemente detectou neve caindo das nuvens acima da superfície - mas aparentemente a neve evapora antes de atingir o solo.

As fotos enviadas mostram pequenas fraturas na superfície e pequenos rastros de água. “Estamos procurando evidências de que a neve pode alcançar o chão”, diz o cientista da Estação Meteorológica do Phoenix, Jim Whiteway.

Experimentos recentes com o braço robótico mostram ainda a presença de carbonato de cálcio, ingrediente presente no barro e no giz, ambos com água em sua fórmula.

Os cientistas esperam ainda ativar um microfone para a obtenção de sons de Marte antes que a nave da missão pare de funcionar com a chegada do inverno - já que a mesma atua por energia solar.

Sharon Gaudin, editora do Computerworld, de Framingham

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

FHC: Lula enganou a população ao falar sobre a crise


O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, votou hoje em São Paulo. Assim como Lula, FHC também falou sobre a crise financeira, e disse que o atual presidente demorou para dar o real valor à situação

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Campeonato Brasileiro de Baristas - o café da barista Cléia Junqueira

Época São Paulo



Sexta-feira, 19/09/2008

A barista Cléia Junqueira prepara um drink de café na etapa paulista do Campeonato Brasileiro de Baristas




Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

O tradicional pastel chinês

Época São Paulo

ÉPOCA São Paulo mostra o segredo do tradional pastel chinês





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Quando cheguei na seção eleitoral alguém tinha votado no meu lugar'


VC Claudio Correia Teixeira Internauta, Rio de Janeiro,


Quando fui na seção 052 da 11ª zona eleitoral do Rio de Janeiro na manhã deste domingo (26) fui alertado que eu já havia votado. Disse ao mesário que não tinha votado nem no primeiro turno e já constava a minha presença com uma assinatura visivelmente falsificada. E o comprovante já havia sido destacado.

Depois de questionar com o presidente da mesa fui liberado a votar sendo que o comprovante tenho que pegar no Tribunal Regional Eleitoral. O local de onde eu voto fica numa área de alto risco (Cidade Alta).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Leitora denuncia fraude eleitoral no Rio de Janeiro


VC Debora Nascimento Internauta, Rio de Janeiro, RJ


A denúncia de Fernando Gabeira, candidato a prefeito do Rio de Janeiro, publicada neste domingo (27) parece real. Acabei de voltar da minha sessão eleitoral e lá estava uma eleitora que, quando chegou, soube que já havia votado.

Ou seja, votaram no lugar dela. Levaram seu comprovante e tudo. Havia uma grande confusão na sessão, com o pessoal do TRE perdido, aos berros, sem saber o que fazer. Vale investigar no Colégio Recanto, sessão 296.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

TRE-SP já substituiu 88 urnas eletrônicas



SÃO PAULO - O número de urnas substituídas hoje se manteve proporcionalmente abaixo do registrado no primeiro turno das eleições. De acordo com o Tribunal Regional (TRE) de São Paulo, 28 urnas eletrônicas, ou 0,14% de um total de 20.301, tiveram de ser trocadas até as 14 horas na capital paulista e 60, ou 0,95% de 6.298, no interior. No primeiro turno, até o mesmo horário, 0,25% foram substituídas na capital e 1,01% no interior do Estado.



De acordo com o TRE, em nenhum local houve necessidade de realizar votação manual. Foram substituídas 33 urnas em São Bernardo do Campo, 10 em Santo André 9 em Guarulhos, 4 em São José do Rio Preto, 3 em Mauá e uma em Bauru.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

TSE diz que 249 urnas foram substituídas no País


166 pessoas foram presas no País por fazer boca de urna e cometer outras irregularidades nesta manhã

LEONENCIO NOSSA - Agencia Estado


BRASÍLIA - As eleições começaram tranqüilas no País. Segundo o primeiro boletim parcial de ocorrências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até às 12h30, um total de 249 urnas eletrônicas apresentaram problemas e foram substituídas. No total são 77.901 urnas eletrônicas distribuídas no Brasil para o segundo turno das eleições municipais de 2008.


O maior número de substituições de urnas até agora ocorreu no estado do Rio de Janeiro, onde 63 tiveram de ser trocadas. Ao todo, foram feitas 55 substituições na cidade do Rio, cinco trocas em Petrópolis e três substituições em Campos.

O segundo estado em que mais houve substituição de urnas até o momento é São Paulo, onde 46 foram trocadas, seguido do Rio Grande do Sul, com 36 substituições.


O secretário de Tecnologia e Informações do TSE, Giuseppe Dutra Janino, estima que, até as 20 h de hoje já serão conhecidos os prefeitos das 30 cidades onde ocorrem o segundo turno, quando já se saberá que os candidatos terão conseguido 50% mais um dos votos válidos, porcentual que define o vencedor.

Detidos

O Tribunal Superior Eleitoral informou que 174 pessoas foram detidas nesta manhã, entre elas, 166 por fazer boca de urna e cometer outras irregularidades nesta manhã. A maior registro de prisões foi no Rio Grande do Sul, onde 152 pessoas foram detidas. Em Minas Gerais, a polícia prendeu três pessoas; no Espírito Santo, 7; e, no Mato Grosso, uma. Mais três prisões ocorreram por outros motivos, não divulgados pelo TSE. Até o momento, não houve nenhuma prisão no Estado de São Paulo. Nesse boletim, não estão incluídas as oito prisões ocorridas no Maranhão esta manhã, sendo seis por boca de urna e duas por compra de votos.

Até as 12h30, 249 urnas eletrônicas tiveram de ser substituídas, sendo 55 no Rio de Janeiro, 25 em Porto Alegre, 20 em Joinville, 14 em Cuiabá, 15 em São Bernardo, 46 no estado de São Paulo, seis em Salvador, seis em Contagem, nove em Belo Horizonte, nove em Belém, oito em Campina Grande, e sete em Guarulhos. Em nenhuma cidade a votação está sendo feita de forma manual.


Tropas

Tropas federais foram deslocadas para o Amazonas, Pará, Paraíba e Maranhão. A cidade de Benedito Leite, no interior maranhense, é a única onde ocorre o primeiro turno. Na eleição do último dia 5, manifestantes queimaram 16 urnas, o que levou a Justiça Eleitoral a cancelar o pleito. Uma das causas da revolta teria sido o cancelamento de 400 títulos de eleitores às vésperas da disputa.

A cidade é a exceção no clima de tranqüilidade de hoje nas cidade onde há eleições. Nesta madrugada, duas pessoas foram presas acusadas de compra de votos. Pela manhã, outras seis foram detidas por fazerem boca-de-urna. Tropas federais estão na cidade na fronteira do Maranhão com o Piauí.

Um total de 27.166.584 eleitores são aguardados nas 30 cidades do segundo turno. São 68.425 seções eleitorais e mais de 76 mil urnas eletrônicas. Em nenhuma cidade ocorre eleição manual.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Maybach Landaulet, la limusina descapotable



576745_1021048_4992_3328_07c2250__2 Maybach ha presentado recientemente en el Salón del Automóvil de París el Landaulet, un exclusivo modelo descapotable con techo de lona plegable solo para las plazas traseras. Se trata de un vehículo de fabricación prácticamente artesanal del que solo se construirán una serie de unidades limitadas en la fábrica de Sindelfingenover en Alemania. Este espectacular modelo ya se puede solicitar en los concesionarios españoles.




El Landaulet se construye sobre la plataforma del Maybach 62 S, modelo con el que comparte 576749_1021060_6666_4992_07c2250__2 numerosos elementos técnicos y estéticos. Exteriormente ofrece un aspecto imponente y elegante, con un espacioso habitáculo con capacidad para cuatro plazas. Este llamativo modelo, incorpora una original capota que se abre y cierra en 20 segundos, desplazándose sobre carriles ubicados en el techo. El mecanismo de apertura y cierre es eléctrohidráulico y se activa mediante un botón accesible para los pasajeros de las plazas traseras. Otro de los detalles más sobresalientes son las espectaculares llantas de aluminio de 20 pulgadas



En cuanto a mecánica, el Landaulet incorpora el conocido motor de los Maybach 57 S y 62 S, un V12 de 612 CV con 5.980 cc, asociado a una caja de cambios automática de cinco marchas. Ofrece una suspensión Airmatic DC electrónicamente controlada y el sistema de sus pensión adaptativa (ADS) de segunda generación. Además, incorpora los sistemas de seguridad más avanzados (frenos sensotronic, ESP ASR, ABS, etc).

Además, esta ‘limusina’ ofrece un completo equipamiento de confort propio del segmento de coches de lujo, como los revestimientos de piel tipo Grand Nappa, asientos traseros reclinables con función de masaje, así como numerosos compartimentos de almacenaje, así como elementos de entretenimiento para los pasajeros de las plazas traseras (DVD, cargador de CDs, etc).



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ejército colombiano rescata a ex congresista rehén de las FARC durante 8 años


Bogotá, 26 oct (EFE).- El ex congresista Óscar Tulio Lizcano fue
rescatado hoy por el Ejército en un paraje del noroeste de Colombia
y trasladado a un centro medico de la ciudad Cali por su delicado
estado de salud, tras más de ocho años en poder de la guerrilla de
las FARC, según confirmaron fuentes oficiales.
El secretario de Gobierno del departamento de Caldas, Henry
Murillo, aseguró que el ex rehén fue liberado en una zona del
poblado de San José del Palmar, en el departamento de Chocó.
"El Ejército y la Policía, en una operación conjunta de
inteligencia, han rescatado al doctor Lizcano que estaba en poder
del frente Aurelio Rodríguez de las FARC", indicó Murillo.
Lizcano, ex congresista por el Partido Conservador, era uno de
los tres políticos que permanecían en manos de las Fuerzas Armadas
Revolucionarias de Colombia (FARC), tras la liberación de Ingrid
Betancourt.
El ahora liberado fue secuestrado el 5 de agosto del año 2000 en
el departamento de Caldas, a unos 250 kilómetros de Bogotá.EFE

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Vacina contra pressão alta é testada com sucesso

Paciente hipertenso
Hipertensão é fator de risco para doenças cardíacas
Uma vacina contra pressão alta poderá substituir o consumo diário de remédios para controlar a condição, afirma um estudo da empresa suíça de biotecnologia Cytos, publicado na revista especializada Lancet.

A equipe de cientistas desenvolveu uma vacina que inibe o hormônio angiotensina – que provoca a contrição das veias e aumenta a pressão sanguínea.

Em testes, a vacina reduziu significativamente a pressão sanguínea de pacientes.

Os cientistas testaram a vacina – em doses diferentes – em 48 pacientes, e compararam o resultado com o de outros 24 pacientes que tomaram placebo. As vacinas foram ministradas em três doses administradas em intervalos de poucas semanas e causaram poucos efeitos colaterais.

Os pesquisadores consideraram o resultado promissor, mas afirmam que a vacina ainda precisa ser testada em larga escala.

A pressão alta, que afeta 35% dos adultos acima de 40 anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, dobra o risco de morte por doença cardíaca ou derrame. Segundo o IBGE, em 2004 a doença afetava 17 milhões de pessoas no Brasil.

Remédios diários

Os hipertensos têm que tomar remédios diariamente para controlar a doença, mas muitos não mantém o tratamento por que as pessoas com hipertensão não apresentam sintomas.

Os cientistas acreditam que a vacina pode oferecer uma alternativa mais simples, já que ela só precisa ser tomada de quatro em quatro meses.

Nenhuma das vacinas (com doses de 100 microgramas e 300 microgramas) baixou significativamente a pressão dos pacientes durante a noite, mas durante o dia, a dose mais alta reduziu significativamente a pressão sanguínea, especialmente no fim da manhã, quando se sabe que a pressão aumenta.

Os únicos efeitos colaterais causados pela vacina foram sintomas leves de gripe.

O cientista que liderou a pesquisa, Martin Bachmann, disse que a vacina pode oferecer uma maneira muito mais simples de controlar a pressão sanguínea e pode ser administrada durante visitas regulares ao médico.

“Um regime assim deve promover a aderência ao tratamento, mas ele tem que ser corroborado por dados clínicos.”

O professor Jeremy Pearson, da British Heart Foundation, concorda que mais pesquisas são necessárias, mas descreveu os resultados como promissores.

“A imunização pode trazer benefícios particularmente para aqueles que acham difícil continuar tomando a medicação para pressão alta, mas ainda há um longo caminho antes que o método substitua os atuais tratamentos, altamente eficientes.”

“Cuidar do coração com a prática de exercícios, redução do consumo de sal e o consumo moderado de álcool ainda são as melhores formas de evitar pressão alta.”

Tim Chico, cientista da Universidade de Sheffield, afirma que “a maioria dos pacientes não gosta de tomar remédios para a pressão alta e iria gostar de uma alternativa”.

“A imunização é uma perspectiva inovadora e animadora. O desafio é alcançar uma boa redução da pressão sanguínea sem os efeitos colaterais, e mostrar que ela reduz os ataques cardíacos e derrames tanto quanto os medicamentos tradicionais.”

Há informações de que outras empresas também estão testando vacinas contra a hipertensão.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Gás do pum' pode ajudar a tratar pressão alta, diz estudo


Nariz
Sulfeto de hidrogênio é conhecido por mau cheiro
Um gás liberado em flatulências e em 'bombas de cheiro' pode desempenhar o papel de regular a pressão sangüínea, segundo um estudo da John Hopkins University publicado pela revista especializada Science.

Pequenas quantidade de sulfeto de hidrogênio – um gás tóxico gerado por bactérias que vivem no intestino humano – são responsáveis pelo mau cheiro de flatulências.

Mas o estudo mostra que este gás também é produzido por uma enzima encontrada em células que revestem as veias sanguíneas, chamada CSE, e ele teria o papel de relaxar essas veias e baixar a pressão.

As conclusões, tiradas a partir de um estudo com camundongos, podem levar a novos tratamentos para a pressão alta.

Experiência

No estudo, camundongos geneticamente modificados para ter deficiência da enzima CSE apresentaram níveis de sulfeto de hidrogênio quase nulos, em comparação com camundongos normais.

Os cobaias com deficiência da enzima apresentavam pressão sanguínea cerca de 20% mais alta do que os normais, resultados comparáveis à pressão alta em humanos.

Quando os camundongos modificados receberam um remédio para relaxar as veias – metacolina – não houve diferença, indicando que o gás é responsável pelo relaxamento.

Já se sabe que outro gás, o óxido nítrico, está envolvido no controle da pressão sanguínea.

"Agora que sabemos que o sulfeto de hidrogênio tem um papel no controle da pressão, pode ser possível criar terapias com remédios que aumentem sua produção como alternativa para os atuais métodos de tratamento de hipertensão", disse o pesquisador Solomon Snyder.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Policial que matou Jean Charles nunca tinha atirado em suspeito

Irmão de Jean Charles, Giovani da Silva, e mãe, Maria Otone de Menezes
Irmão e mãe de Jean Charles acompanham inquérito
Um dos policiais que mataram Jean Charles de Menezes nunca tinha atirado contra um suspeito antes, disse ele nesta sexta-feira em depoimento ao inquérito sobre a morte do eletricista pela polícia na estação de metro de Stockwell, em Londres, em 22 de Julho de 2005.

O policial, identificado apenas como C12, afirmou em seu depoimento que as instruções antes da ação que levou à morte de Jean Charles foram “muito breves”, e que ele acreditava estar diante de um risco imensurável.

Esta é a primeira vez que o agente depõe publicamente sobre o caso, desde que Jean Charles foi morto pela polícia, depois de ter sido confundido com o extremista Hussein Osman.

Na véspera, Osman havia tentado cometer um atentado contra a rede de transportes públicos de Londres.

A mãe, Maria Otone de Menezes, e o irmão de Jean Charles, Giovani da Silva, estavam presentes no depoimento, em Londres.

Única opção

O legista que preside o inquérito, Sir Michael Wright, disse ao júri que C12 e o outro policial que atirou contra Jean Charles, identificado como C2, acreditavam que a “morte instantânea” era a única opção.

Os dois agentes estariam “convencidos” de que Jean Charles era o suspeito, mas os policiais envolvidos na vigilância de Osman disseram ao inquérito que o eletricista foi identificado como uma “boa possibilidade”.

C12 contou que não foi comunicado da “urgência” de seu deslocamento e que havia trabalhado um turno de 14 horas na véspera. Ele disse ter recebido poucos detalhes sobre o suspeito ou sobre a operação, durante dois comunicados pela manhã.

“Eu não consigo lembrar de detalhes específicos, mas a conversa geral envolvia uma operação contra-terrorismo em seguida aos… atentados frustrados da véspera”, disse ele.

“Foi um comunicado muito breve – um esboço do que nós estávamos fazendo e onde tínhamos que ir imediatamente.”

O especialista em armas de fogo ainda respondeu sobre seu estado mental na hora da ação, com voz trêmula: “O perigo que estávamos enfrentando, ou potencialmente enfrentando, era imensurável”.

“Eles eram extremistas suicidas fracassados. Quem sabe o que se passaria na cabeça deles? Eles haviam preparado bombas para alcançar mortes massivas”.

“Eles estavam determinados, como fomos levados a acreditar, preparados, altamente perigosos, e talvez nós tivéssemos que enfrentá-los.”

Incapacitação imediata

O policial contou ter requisitado uma pistola Glock, um rifle e granadas para “estar equipado para qualquer eventualidade”.

Ele ainda escolheu munição de 124 gramas, porque teriam lhe dito que era a melhor para “incapacitação imediata”.

O agente foi admitido na unidade especial de armas de fogo da polícia em 1996.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Elecciones municipales en Brasil


Un hombre recoge agua en un barrio de Río de Janeiro, una de las alcaldías que están juego en estas  elecciones municipales.
La alcaldía de Río de Janeiro es una de las que están juego en estas elecciones.

Los colegios electorales de Brasil abrieron sus puertas a las 8.00 hora local para dar inicio a la segunda vuelta de las elecciones municipales, en las que se definirán los ganadores de una treintena de alcaldías repartidas por todo el país.

La votación se considera una prueba importante para el Partido de los Trabajadores (PT) que lidera el presidente Luiz Inacio Lula da Silva.

En la primera vuelta, celebrada el pasado 5 de octubre, el partido gobernante se hizo con un gran número de municipios, pero ahora parece inclinado a perder la carrera por la alcaldía de Sao Paulo, una de las más codiciadas del país.

Allí, las encuestas de opinión más recientes sugieren que el titular conservador, Gilberto Kassab, tiene ventaja sobre la candidata del partido gobernante, Marta Suplicy.

Además, en esta segunda vuelta están en juego, entre otras, las alcaldías de Río de Janeiro y la ciudad de Bel Horizonte, en el sureste del país.

Municipales, pero importantes

El presidente de Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva.
La votación se considera una prueba importante para el Partido de los Trabajadores de Lula.

Los alcaldes brasileños son figuras de poder y muchos interpretarán los resultados de estas elecciones como un indicador de quién podría suceder al presidente Lula cuando termine su mandato en 2010.

La constitución brasileña limita a dos el número de legislaturas consecutivas posibles para un presidente y el PT todavía no ha seleccionado a un candidato a la sucesión.

Los votantes convocados representan alrededor del 21% del electorado total del país y los temas que centraron la campaña fueron el crimen, el desempleo, el sistema de salud y la educación.

Está previsto que los resultados de la votación se den a conocer unas tres horas después del cierre de los colegios electorales.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ejército rescata al ex congresista Óscar Tulio Lizcano, rehén de las FARC


Bogotá, 26 oct (EFE)

.- El ex congresista Óscar Tulio Lizcano fue
rescatado hoy por el Ejército en un paraje del noroeste de Colombia
tras más de ocho años en poder de la guerrilla de las FARC, según
confirmaron hoy fuentes oficiales.
Lizcano era uno de los tres políticos que permanecían retenidos
por las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC) y fue
secuestrado el 5 de agosto del año 2000 en el departamento de
Caldas, a unos 250 kilómetros de Bogotá.

EFE

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

La oposición a Lula, favorita en la segunda vuelta de las municipales


Las últimas encuestas señalan que el presidente brasileño puede cosechar derrotas significativas en Sao Paulo y Río de Janeiro

AGENCIAS - Río de Janeiro - 26/10/2008

Los colegios electorales de 30 de las mayores ciudades brasileñas han abierto sus puertas para recibir a los más de 27 millones de votantes que tendrán que elegir en segunda vuelta a los comicios municipales. Esta segunda vuelta será disputada en las localidades con más de 200.000 electores en los que ninguno de los candidatos obtuvo más de la mitad de los votos en la primera ronda, que se celebró el 5 de octubre pasado en los 5.563 municipios del país.


    A FONDO

    Nacimiento:
    27-10-1945
    Lugar:
    (Garanhuns)
    Brasil

    Brasil

    A FONDO

    Capital:
    Brasilia.
    Gobierno:
    República Federal.
    Población:
    191,908,598 (2008)

Todas las miradas se centran en Sao Paulo. La ex alcaldesa Marta Suplicy, apoyada por el presidente brasileño Luiz Inácio Lula da Silva, tiene todas las papeletas para perder frente al actual alcalde de la ciudad, Gilberto Kassab, según las últimas encuestas.

Los últimos sondeos divulgados señalan que Kassab garantizará su reelección con cerca de 20 puntos porcentuales de diferencia sobre la candidata respaldada por el jefe de Estado. La diferencia entre ambos, que hace cuatro días era de 17 puntos porcentuales, ahora es de 19 puntos.

Derrota significativa

De confirmarse los vaticinios de las encuestas, Lula sufrirá una significativa derrota en Sao Paulo debido a que el presidente, aunque participó poco en las elecciones municipales, se empeñó personalmente en apoyar la candidatura de Suplicy y participó en sus actos de campaña.

La ex alcaldesa, una antigua amiga y correligionaria del mandatario en el Partido de los Trabajadores (PT), es considerada una de las posibles candidatas de las fuerzas oficialistas para suceder a Lula que, tras haber sido reelegido en 2006, no podrá disputar las presidenciales de 2010.

Kassab y Suplicy encarnan el enfrentamiento a cara de perro entre el presidente Lula y el cada vez más firme opositor al PT en las próximas elecciones y actual gobernador del Estado paulista, José Serra. Kassab es el candidato de Serra. De confirmarse su victoria, Serra saldría reforzado como opción indiscutible de los socialdemócratas del PSDB para competir con la izquierda del PT en 2010.

Río de Janeiro, también clave

La votación para el alcalde de Sao Paulo concentra las atenciones por tratarse del mayor colegio electoral del país y de un cargo que es considerado el tercero en importancia nacional, tras la Presidencia de la República y la gobernación del estado homónimo. También habrá votación en Río de Janeiro, la segunda ciudad del país, y en Belo Horizonte, la tercera.

La oposición también puede hacerse con Río de Janeiro. Las encuestas muestran un empate técnico entre los diputados Eduardo Paez y el opositor Fernando Gabeira. Paez, apoyado por Lula, puede vencer con el 51% de los votos, en tanto que Gabeira, líder histórico del Partido Verde, se quedará con el 49%.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fallece el tenista Federico Luzzi por una leucemia fulminante





El tenista se retiró de un torneo el pasado domingo debido a la fiebre creyendo que sería una simple gripe

EFE - Roma - 25/10/2008


El tenista Federico Luzzi ha fallecido hoy, a los 28 años, en un hospital de Arezzo, localidad del centro de Italia, debido a una leucemia fulminante, ha informado hoy la Federación Italiana de Tenis. Luzzi se retiró el pasado domingo de un torneo debido a la fiebre que sufría y que en un principio se pensó podía ser una simple gripe o una broncopulmonía.


El tenista italiano era profesional desde 1999 y, entre otros, ganó los premios de Brindisi y Bombay en 2001 y de Cherbourg en 2007. En el 2001 alcanzó los octavos de final de los Internacionales de Tenis de Roma, tras ganar a Arnaud Clement y Hicham Arazi, que eran el número 7 y el 19 de la ATP en aquel momento. También ese año alcanzó los cuartos de final en Barcelona en tierra batida y llegó a clasificarse para el cuadro principal de Roland Garros, donde fue eliminado en la primera ronda por el ruso Evgeny Kafelnikov.

En el mes de febrero del año 2002 llegó a situarse en el puesto 92 de la clasificación mundial, aunque después una lesión de espalda le condicionó su carrera. En Gran Slam logró un segundo turno en el abierto de Australia en el año 2006 y participó en cuatro partidos de Copa Davis, donde ganó dos y perdió otros tantos.



  • El pasado domingo se retiró de un torneo por sufrir fiebre.
  • Ha fallecido menos de una semana después de leucemia fulminante.
  • Llegó a pertenecer al Top 100 del tenis mundial y ganó varios torneos.

El tenista Federico Luzzi ha fallecido hoy, a los 28 años, en un hospital de Arezzo, localidad del centro de Italia, debido a una leucemia fulminante, ha informado la Federación Italiana de Tenis.

Luzzi se retiró el pasado domingo de un torneo debido a la fiebre que sufría y que en un principio se pensó podía ser una simple gripe o una broncopulmonía.

El tenista italiano era profesional desde 1999 y, entre otros, ganó los premios de Brindisi y Bombay en 2001 y de Cherbourg en 2007.

En el 2001 alcanzó los octavos de final de los Internacionales de Tenis de Roma, tras ganar a Arnaud Clement y Hicham Arazi, que eran el número 7 y el 19 de la ATP en aquel momento.

También ese año alcanzó los cuartos de final en Barcelona en tierra batida y llegó a clasificarse para el cuadro principal de Roland Garros, donde fue eliminado en la primera ronda por el ruso Evgeny Kafelnikov.

En el mes de febrero del año 2002 llegó a situarse en el puesto 92 de la clasificación mundial, aunque después una lesión de espalda le condicionó su carrera.

En Gran Slam logró un segundo turno en el abierto de Australia en el año 2006 y participó en cuatro partidos de Copa Davis, donde ganó dos y perdió otros tantos.



A LOS 28 AÑOS

Fallece el tenista Federico Luzzi debido a una leucemia fulminante

El tenista Federico Luzzi ha fallecido, a los 28 años, en un hospital de Arezzo, localidad del centro de Italia, debido a una leucemia fulminante

Federico Luzzi, en una imagen de archivo

Federico Luzzi, en una imagen de archivo


Redacción

Luzzi se retiró el pasado domingo de un torneo debido a la fiebre que sufría y que en un principio se pensó podía ser una simple gripe o una broncopulmonía.

El tenista italiano era profesional desde 1999 y, entre otros, ganó los premios de Brindisi y Bombay en 2001 y de Cherbourg en 2007.

En el 2001 alcanzó los octavos de final de los Internacionales de Tenis de Roma, tras ganar a Arnaud Clement y Hicham Arazi, que eran el número 7 y el 19 de la ATP en aquel momento.

También ese año alcanzó los cuartos de final en Barcelona en tierra batida y llegó a clasificarse para el cuadro principal de Roland Garros, donde fue eliminado en la primera ronda por el ruso Evgeny Kafelnikov.

En el mes de febrero del año 2002 llegó a situarse en el puesto 92 de la clasificación mundial, aunque después una lesión de espalda le condicionó su carrera.

En Gran Slam logró un segundo turno en el abierto de Australia en el año 2006 y participó en cuatro partidos de Copa Davis, donde ganó dos y perdió otros tantos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

São Paulo, la bienal del vacío



Un espacio sin obra es la propuesta más rompedora de la edición - Se busca evidenciar la crisis del arte - El resultado irrita y entusiasma por igual

ÁNGELES GARCÍA - São Paulo - 24/10/2008


Los 12.000 metros cuadrados de la segunda planta de la Bienal de São Paulo parecen el aparcamiento de un aeropuerto moderno a la hora de menor tráfico aéreo. Un vacío total. Sólo roto por dos filas de columnas y cercado por grandes cristaleras a las que se asoman azaleas gigantes. Tal como había anunciado hace meses el comisario de la cita, Ivo Mesquita, la propuesta de este año es la nada. Con este gesto se pretende evidenciar la crisis del arte actual. De ese modo, cada cual puede imaginar su propuesta. O, quién sabe, quedarse con la mera experiencia arquitectónica.

    Brasil

    Brasil

    A FONDO

    Capital:
    Brasilia.
    Gobierno:
    República Federal.
    Población:
    191,908,598 (2008)

El certamen ocupa uno de los edificios más espectaculares de Óscar Niemeyer

Puede ser, como sucede mucho en el arte últimamente, el colmo de la democracia cultural. O el colmo de la cara dura. "En el mundo hay más de doscientas bienales", argumenta Mesquita, "que parecen estar interesadas en ver cuál es más grande. Creo que en este momento, una bienal sólo tiene sentido si demuestra capacidad analítica y crítica".

En las otras dos plantas que conforman la propuesta, sí hay obra. La de 42 artistas procedentes de 22 países. Marina Abramovic, Sophie Calle, Joan Jonas o la española Cristina Lucas son algunos de los nombres más conocidos. Un maratón de acciones y performances completan esta peculiar edición. A partir del domingo, cuando cada cual tendrá su propia opinión.

El pabellón de la bienal, uno de los edificios más espectaculares y representativos de Óscar Niemeyer, está en la zona alta de São Paulo. Imponente y rodeado de vegetación, la paz que forman el blanco y el verde se rompe permanentemente con el tráfico infernal que desde primera hora sufre esta ciudad cuya área metropolitana pasa de los 23 millones de habitantes. Pese al molesto concierto de motores, el ruido de los helicópteros que desplazan a los ejecutivos o el fuerte olor a gasolina quemada, ni la polución ni otras molestias del mundo contemporáneo son los temas de esta bienal. Ni ruido ni olor. La estrella es el vacío. Ivo Mesquita aclaró ayer que su propuesta de jugar con el vacío no tiene nada que ver con la crisis económica ni con la que sufre esta institución. "Esa segunda planta está llena de luz. Es una invitación a crear y a imaginar. Creo que es una experiencia arquitectónica que juega con el edificio de Niemeyer. Así hay que verlo".

¿Y qué es lo que el visitante encuentra en las zonas destinadas a exposición en el concepto convencional? También aquí hay diferencias con otras bienales. No hay separadores entre las piezas de cada artista. Los ambientes se aíslan con un mobiliario de madera y pequeño tamaño, diseñado por el colombiano Gabriel Sierra. Los artistas han utilizado esos muebles como si fueran rompecabezas o muebles vitrina.

El artista español Javier Peñafiel, de 44 años, se mostraba ayer contento con la propuesta de la bienal. En su espacio ofrece primero una agenda en la que se recogen sus reflexiones plasmadas tras 12 semanas de inmersión artística en São Paulo. "Hablo del casino financiero en el que vivimos y de todo aquello que se me ocurre". De la agenda se pasa a contemplar un vídeo en el que se muestra cómo trabaja y, finalmente, una conferencia dramatizada, que servirá para dialogar con el público.

A Peñafiel le parece brillante la propuesta de Mesquita. Y lo cierto es que no hay otro tema de conversación en los corrillos de galeristas y creadores. Se habla sin cesar. Aunque la pregunta es una sola: "¿Qué haría usted con ese espacio?". La propuesta irrita y entusiasma a partes iguales. Jugar con la metáfora de los vacíos activos suena a algo demasiado visto. Más de uno interpreta la propuesta como la evidencia de la falta de ideas. El diario Folha de São Paulo recogía el miércoles una encuesta entre nombres representativos del mundo del arte en Brasil. La creadora Beatriz Milhares duda de que ésta sea siquiera una propuesta poética. Aunque se daría por satisfecha si el golpe de efecto sirviera para sacudir al certamen de la inercia que lo estrangula desde hace tiempo.

El comisario de exposiciones, Teixeira Coelho, responde que en el espacio vacío colocaría 500 sofás, "así, por lo menos, la gente podría sentarse un poco". La videoartista Ana María Tavares aplaude la idea. "Yo no pondría nada", contesta, "hay muchos artistas que merecerían ser exhibidos. Aunque el vacío me parece una idea respetable". El también artista José Resende opina que todo esto nos lleva a un punto cero del que puede surgir una auténtica renovación en el concepto de la obra de arte.

Sea como sea, a tanta sorpresa cabe añadir otra. Ver al centenario arquitecto Óscar Niemeyer en el centro de una polémica de rabioso arte contemporáneo. Después de todo, su bellísimo edificio, esencia del modernismo y de arquitectura brasileña, es el que alberga el vacío.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Los equipos de rescate británicos encuentran a 11 de los 14 corredores desaparecidos en un maratón


Un fuerte temporal, que ha obligado a suspender la competición, dificulta las labores en una zona montañosa

REUTERS - Londres - 26/10/2008

Los equipos de rescate británicos han rescatado a 11 de los 14 corredores desaparecidos tras el fuerte temporal que obligó a cancelar un maratón que se iba a celebrar este fin de semana en el noroeste de Inglaterra.

    Reino Unido

    Reino Unido

    A FONDO

    Capital:
    Londres.
    Gobierno:
    Monarquía Constitucional.
    Población:
    60.943.912 (est. 2008)

Los competidores estaban escalando una montaña cerca de la localidad de Keswick cuando el temporal ha arrasado la zona inundando carreteras y provocando graves desperfectos, según los medios locales.

Muchos de los corredores habían acampado en la montaña en situaciones precarias. Los organizadores de la competición, llamada Original Mountain Marathon, han informado que al menos 750 de los 2.500 maratonistas registrados pasaron la noche por la zona. En el momento del temporal, a media tarde de ayer, la mayoría de los corredores se refugiaron en minas, granjas albergues cercanos.

Los servicios de rescate están empleando un helicóptero para la búsqueda de los tres corredores aún desaparecidos. La carrera, que se celebra desde 1968, tenía previsto prolongarse por espacio de dos días y fue suspendido ayer a causa de las malas condiciones meteorológicas. El evento transcurre a lo largo de varios recorridos, que oscilan entre los 40 y 80 kilómetros de longitud, y que llegan a alcanzar alturas superiores a los 3.000 metros.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Jurista: Mídia incita violência contra Lindemberg


by: Luis Hipolito on: 25 Outubro, 2008


Governo do Estado de São Paulo não se pronunciou sobre as agressões sofridas por Lindemberg Alves (Bandnews)

Governo do Estado de São Paulo não se pronunciou sobre as agressões sofridas por Lindemberg Alves (Bandnews)

Diego Salmen

As imagens transmitidas pela Rede Record e reproduzidas pelo Portal Terra do jovem Lindemberg Alves, 22 - que seqüestrou por mais de 100 horas a ex-namorada Eloá em Santo André -, não deixam dúvidas quanto à violência que ele sofreu após a prisão. Discorre-se, como de costume, sobre a brutalidade do acusado, sem questionar, no entanto, aqueles que apóiam, tácita ou explicitamente, práticas tão ou mais violentas que as do inimigo público da vez.

Para o jurista Luis Flávio Gomes, tanto a sociedade quanto a imprensa são complacentes com atos de violência, o que acaba gerando, na população, uma espécie de legitimação das práticas de violação dos direitos humanos - que defendem o processo legal, com condenação e punição para culpados, mas nunca o apontamento de inimigos. Como conseqüência, diz o criminalista, há um tipo de “fascistização” da sociedade.

- A sociedade desrespeita a Constituição e desrespeita tudo no momento em que admite esse tipo de violência - critica.

Gomes acredita ter havido conivência da mídia com a violência policial no caso que terminou com a morte da menina Eloá, 15, depois de passar mais de 100 horas seqüestrada por Lindemberg.

- Cabe ao Ministério Público apurar esses fatos.

O governo do Estado de São Paulo não comenta as agressões sofridas pelo seqüestrador, embora fique sobre ele - o Estado - a custódia de Linbemberg e todos os demais presos dentro de São Paulo. Imagens mostram o jovem com o rosto deformado nas dependências do 6° Distrito Policial de Santo André, SP.

Terra Magazine procurou a Secretaria de Segurança Pública e a Corregedoria da Polícia Civil. Alegaram que o incidente, bem como o vazamento das imagens, “estão sendo apurados”.

A secretaria de Administração Penitenciária, por sua vez, diz através da assessoria de imprensa: “Nós já apuramos e o próprio Lindemberg afirmou que a filmagem foi realizada no 6º DP”. Nenhum dos órgãos, no entanto, quis se pronunciar sobre as agressões a Lindemberg.

Para Luis Flávio Gomes, as imagens “constituem prova” de espancamento.

- Essas imagens são complicadas porque o réu é presumido inocente - afirma o especialista.

Leia a seguir a entrevista com o jurista:

Terra Magazine - As imagens que mostram Lindemberg deformado e cheio de hematomas não o expõe desnecessariamente, sendo que ele é acusado, e não condenado?
Luis Flávio -
Sim, essas imagens são complicadas porque o réu é presumido inocente. Mas ao mesmo tempo a mídia tem o direito de informar. Mostrar imagens num crime que está acontecendo não é aconselhável por uma série de razões, mas não está proibido. Agora, como se vê, essa suspeita de que o réu foi espacando, essas imagens todas constituem uma prova disso.

Por que isso parece legitimo à sociedade? Apesar da cobertura extensiva da imprensa sobre o caso, ninguém esmiuçou essa questão das agressões…
A sensação que a gente tem é de que a mídia nesse caso está conivente com a violência policial. Essa é a impressão que fica. Isso tudo tem que ser apurado, e cabe ao Ministério Público apurar esses fatos.

Existe um apoio tácito da sociedade a esse tipo de ação?
Existe, existe. É isso mesmo. A sociedade de fato tem muita complacência com tudo isso. Ela é complacente com a violência, lamentavelmente.

Essa complacência resulta num processo de “fascistização” da sociedade, que aos poucos vai minando os direitos fundamentais da pessoa?
Sim, tranqüilamente, sem sombra de dúvida. A sociedade desrespeita a Constituição e desrespeita tudo no momento em que admite esse tipo de violência.

TERRA MAGAZINE

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Instituto de Tecnologia oferece bolsas de estudo para 2009


JB Online

RIO - O Instituto de Tecnologia ORT, sétimo melhor colégio carioca na avaliação do Enem, está com inscrições abertas para seu concurso de bolsas de estudo para o próximo ano letivo. São 14 bolsas integrais -duas para cada ano do Ensino Fundamental (6º ao 9º) e seis para a 1ª série do Ensino Médio Técnico.

Os interessados devem entrar em contato com o colégio pelo telefone (21) 2539-1842, para obter os detalhes sobre o concurso de bolsas. Para o ensino médio as inscrições

vão até o dia 31 de outubro e para o ensino fundamental até 4 de novembro. Mais informações no site: www.ort.org.br.

- Setenta por cento de nossos alunos têm algum tipo de bolsa de estudo. Além das obtidas pelo concurso, também oferecemos bolsas com base no rendimento escolar prévio e nas condições financeiras do aluno - explica Hugo Malajovich, diretor do ORT, localizado na rua Dona Mariana, 213, em Botafogo.

Além das atividades em sala de aula, os alunos do ORT desenvolvem projetos nos laboratórios de Ciências, Química, Biologia Aplicada, Biotecnologia, Eletrônica,

Informática, Programação, Robótica, Multi-Meios, Telecomunicações, Tecnologias Avançadas e Produção Visual. Há ainda oportunidades de estágios no próprio colégio ou através de convênios com grandes empresas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

África do Sul faz transplante entre portadores de HIV

Portal Terra

CIDADE DO CABO - Cirurgiões sul-africanos realizaram o primeiro transplante de órgãos entre pessoas com HIV positivo. A operação abre o caminho para que milhares de vidas sejam salvas, segundo o site do The Guardian.

Médicos transplantaram rins infectados com o vírus de um único doador para outras duas, também portadoras do HIV, no hospital Groote Schuur, na Cidade do Cabo. A cirurgia foi feita em setembro, mas só se tornou pública quando os pacientes indicaram que o procedimento havia sido considerada um sucesso.

A legislação na África do Sul vetava que pessoas infectadas fossem transplantadas e obrigava o descarte de cerca de um em cada três órgãos de doadores com HIV, devido ao risco de contaminação. Após sofrer críticas por parte dos médicos do país africano, onde um em cada cinco adultos possui o vírus da Aids, a lei foi revogada.

As novas medidas aumentam a chance de portadores do vírus HIV de receber transplantes, já que a oferta de órgãos infectados é grande.

O médico responsável pela cirurgia, Elmi Muller, disse que as condições dos pacientes são excelentes e não há sinais de rejeição. "Pacientes com HIV estão em desvantagem quando se trata de receber um órgão. O procedimento concede uma vantagem para essas pessoas, devido ao alto número de doadores portadores do vírus da Aids", disse.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ivo Pitanguy passa mal em Angra e é trazido de helicóptero para o Rio


Segundo os bombeiros, ele teve um mal súbito quando estava em sua ilha.
Cirurgião plástico recebeu os primeiros cuidados num hospital.

Do G1, no Rio


O cirurgião plástico Ivo Pitanguy teve um mal súbito na manhã deste domingo (26) quando estava em sua Ilha, em Angra dos Reis, na Região Sul Fluminense. As informações são da assessoria do Corpo de Bombeiros.

Ainda segundo os agentes, depois de passar mal, Pitanguy foi levado de barco até o cais, onde uma ambulância do Corpo de Bombeiros já aguardava o médico.

De lá, ele foi levado para um hospital em Angra, onde recebeu os primeiros cuidados. Em seguida, ele foi para um campo de futebol da cidade onde um helicóptero o trará para o Rio de Janeiro.

Ainda não há detalhes do estado de saúde do paciente

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Protesto contra atropelamento interdita Rodoanel


Os dois sentidos foram bloqueados por uma hora, na altura do km 29.
Às 12h, havia 6 km de congestionamento no sentido Régis Bittencourt.

Do G1, em São Paulo


Um protesto de aproximadamente 50 pessoas interditou por cerca de uma hora o km 29 do Rodoanel, nos dois sentidos. Segundo a concessionária CCR RodoAnel, a manifestação era por causa de um atropelamento.

A pista ficou bloqueada até as 12h05. Mesmo depois da liberação, havia cerca de 6 km de congestionamento no sentido da Rodovia Régis Bittencourt, segundo a Polícia Rodoviária Federal. O local do bloqueio fica na altura do município de Embu, na Grande São Paulo.

Às 11h15, o corpo da vítima estava no local, e os manifestantes reivindicavam sua retirada. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e a perícia indicava que os ferimentos no homem realmente caracterizavam atropelament

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Começou a autópsia


Sex, 24/10/08
por gmfiuza |

A se confirmar a estiagem de dinheiro no mundo nos próximos dois anos, começa agora a autópsia da Era Lula.

Aninhado em seu berço esplêndido, o operário terá que descer do paraíso e dar uma chegadinha na Terra para ver um pouco da vida real. E preparar-se para ver seus mitos em liquidação nas Casas Bahia.

Um deles é Dilma Rousseff. A mãe do PAC e de outras abstrações, a super-gerente da Carochinha, a ministra-candidata que ia acabar com a pobreza em 15 anos com o dinheiro do pré-sal – toda essa literatura pode começar a ser catalogada no museu do folclore.

O mito do Lula desenvolvimentista também logo dará entrada no IML. Por trás do presidente generoso, quase um clone de JK, que dá dinheiro de graça aos pobres (mesmo os que têm carro na garagem), que cria repartições infinitas e distribui empregos aos companheiros, surgirá enfim a conta (salgada) da festa.

A pedagogia da crise fará a autópsia do Lula sobre-humano. Com os bolsos apertados, a população começará a sentir a ressaca de ter absolvido um estado-maior quase 100% acusado de operações obscuras.

A cândida inocência do líder, que nunca soube de nada do que aprontavam os seus Dirceus, Delúbios, Silvinhos, Gushikens, Berzoinis, Waldomiros, Valdebrans, Gedimars, Bargas, Lorenzettis e companhia, ficará sub judice.

O sufoco econômico fará bem a Lula. Ele será despido de seu figurino de santidade, e entenderá o seu real valor – o de ter mantido o receituário da estabilidade econômica e surfado na estabilidade política.

Talvez até dedique seus últimos dois anos no Planalto a governar. Os hobbies e passatempos – espionar Daniel Dantas, retocar a maquete da super Dilma, trocar bilhetinhos ideológicos com as Farc, insuflar Tarso Genro contra a imprensa burguesa etc – ficarão como doces lembranças de um tempo feliz. É chegada a hora de trabalhar.

Adeus, Lula de pelúcia.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Quadro de saúde de Pitanguy é 'delicado', diz cardiologista


Pitanguy chegou ao Pronto-Socorro de Angra com sintomas da chamada doença pulmonar obstrutiva crônica

Roberta Pennafort, da Agência Estado


RIO - O quadro de saúde do cirurgião plástico Ivo Pitanguy é classificado como "delicado" pelo cardiologista Honório Vargas, que o atendeu pela manhã, no Pronto-Socorro de Angra dos Reis, no Litoral Sul do Rio, onde ele passava o fim de semana. Segundo Vargas, Pitanguy chegou à unidade com sintomas da chamada doença pulmonar obstrutiva crônica, "muito própria das pessoas de idade". Ele tem 82 anos.

"Nesses casos, a oxigenação do sangue fica comprometida. A situação é delicada, inspira cuidados. Ele respira por meios próprios, mas precisa de auxílio de oxigênio", contou o médico. Pitanguy passou mal em sua casa, na Ilha dos Porcos. Foi levado de lancha até o cais e de lá, pelo Corpo de Bombeiros, para o Pronto-Socorro. Então seguiu para um campo de futebol, onde embarcou num helicóptero rumo ao Rio.

Na capital, o paciente será internado no Hospital Samaritano, na zona sul.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Menos de 1% das urnas apresentam problemas em SP


De acordo com o primeiro boletim divulgado pelo TRE-SP, 14 urnas foram substituídas na capital e 36 no interior.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cadê o Lula?


Dom, 26/10/08
por epoca |
categoria Uncategorized

A entrevista coletiva da candidata petista Marta Suplicy começou agora há pouco em São Paulo. E com uma ausência ilustre: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está ao lado de Marta nem sentado na platéia. Apenas alguns petistas de menor calibre, como o deputado Devanir Ribeiro e José Genoino – que, aliás, não foi citado nos agradecimentos de presença. O deputado Paulinho da Força (PDT) também estava presente. Confira as fotos abaixo.

marta_coletiva_blog.jpg

marta_coletiva_genoino.jpg

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Onde estava o Ricardo Berzoini?

Dom, 26/10/08
por epoca |
categoria Marta Suplicy

No sindicato dos engenheiros do Estado de São Paulo, antes de votar, Marta fez um discurso de mais ou menos dez minutos para jornalistas e alguns militantes. O tom principal foi bater na tecla da redução da desigualdade. É a estratégia que eles começaram a reforçar na campanha nos últimas dias. “Fiquei chocada com a extrema pobreza que vi nas periferias. Vi crianças nos sinais. São Paulo não soube aproveitar o bom momento econômico pelo qual passou o país”, disse.

Uma repórter perguntou sobre a ausência, na campanha de Marta, do deputado federal Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT. É um político cuja base eleitoral, forte na cidade de São Paulo, poderia ter dado uma ajuda à campanha de Marta. “Não tenho a menor idéia de onde ele estava”, disse a candidata. “Deve estar ocupado com a campanha de alguém”.

(Ricardo Mendonça)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Crise derruba ações de empresas brasileiras negociadas em Nova York




Publicada em 25/10/2008 às 18h12m

O Globo

RIO - A crise financeira que ganhou contornos mais graves nos últimos três meses atingiu em cheio as grandes empresas brasileiras com negócios na Bolsa de Valores de Nova York, revela reportagem de Juliana Rangel publicada na edição deste domingo no jornal O GLOBO. Os chamados American Depositary Receipts (ADRs, os recibos de ações) dessas companhias tiveram o quinto pior desempenho em um ranking de 29 países com papéis listados no mercado americano, segundo estudo exclusivo do economista Felipe Casotti, da Máxima Asset. O levantamento mostra que 31 ações brasileiras despencaram, em média, 49,64% nos últimos três meses até o dia 21 deste mês. Sem contar a possibilidade de captar recursos nos EUA, as empresas têm agora menos fôlego para engordar o seu caixa e fazer novos investimentos.


O ranking - que engloba 641 papéis de empresas de diferentes setores - é liderado pela Rússia, com perdas de 61,68% desde que a turbulência internacional começou a se agravar. Em seguida vêm Noruega (-55,81%), África do Sul (-50,29%) e Cingapura (-49,71%). A Índia ocupa a 18ª posição, com queda de 36,98%; e a China, a 15ª, tem perdas de 38,38%. Entre as empresas, a brasileira Aracruz tem o segundo pior desempenho no ranking geral. Seus papéis caíram 79,54% em três meses.

Casotti explica que os ADRs do Brasil foram afetados também pela forte desvalorização do real, que atingiu 41,3% em apenas três meses. Há uma relação de preços entre os papéis negociados nos EUA e suas respectivas ações na Bolsa de Valores de São Paulo. Com o real valendo menos, o valor em dólar do ADR também cai. Além disso, com o grau de investimento dado ao Brasil no fim de abril, pelas agências classificadoras de risco, as ações brasileiras dispararam até maio. Só que na medida em que o cenário piorou, vários investidores que ganharam com ADRs brasileiros venderam as ações para "realizar" os lucros. Outro fator que pesa sobre o país é a concentração de ADRs brasileiros em setores ligados a commodities, como petróleo e minério de ferro, que tiveram forte desvalorização no segundo semestre.



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Trinta urnas já apresentaram defeito no Estado do Rio


SOLANGE SPIGLIATTI - Agencia Estado


SÃO PAULO - Pelo menos 30 urnas já apresentaram problemas e foram substituídas na manhã de hoje desde o início da votação no Estado do Rio, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado. Esse número representa 0,24% do total de 12.294 urnas disponibilizadas para o Estado do Rio neste segundo turno, de acordo com o TRE.



Na capital, do total de 10.702 urnas, 24 apresentaram problemas. Em Petrópolis, cinco urnas eletrônicas, do total de 679, foram trocadas e uma, de 913, em Campos apresentou defeito

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters