[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 1 de setembro de 2009

BELLINI E O DEMONIO - FABIO ASSUNCAO

Première Brasil terá 12 filmes brasileiros de ficção inéditos no país

Plantão | Publicada em 31/08/2009 às 13h39m
André Miranda

* R1
* R2
* R3
* R4
* R5
* Dê seu voto

* R1
* R2
* R3
* R4
* R5
* Média: 0,0

Comente
Comentários

RIO - A organização do Festival do Rio acaba de divulgar as produções selecionadas para a mostra Première Brasil, a mais importante plataforma de lançamento de filmes do país. A lista das obras de ficção selecionadas trazem 12 filmes de ficção inéditos no país, sendo que 11 deles em competição. O Festival acontece de 24 de setembro a 8 de outubro. Eis os selecionados:

Filmes de ficção - competição

1) "Bellini e o demônio", de Marcelo Galvão (90min, SP)

2) "Cabeça a prêmio", de Marco Ricca (104min, SP)

3) "Do começo ao fim", de Aluizio Abranches (95min, RJ)

4) "História de amor duram apenas 90 minutos", de Paulo Halm (90min, RJ)

5) "Hotel Atlântico", de Suzana Amaral (107, SP)

6) "Natimorto", de Paulo Machline (92min, SP)

7) "O amor segundo B. Schianberg", de Beto Brant (80, SP)

8) "Os famosos e os duentes da morte", de Esmir Filho (101min, SP)

9) "Os inquilinos", de Sergio Bianchi (SP)

10) "Sonhos roubados", de Sandra Werneck (85min, RJ)

11) "Viajo porque preciso, volto porque te amo", de Karim Ainouz e Marcelo Gomes (71min, PE)

Hors concours - Ficção

12) "Antes que o mundo acabe", de Ana Luiza Azevedo (97min, RS)

13) "Insolação", de Daniela Thomas e Felipe Hirsch (100min, SP)

14) "Olhos azuis", de José Joffily (105min, RJ)

Documentário - Competição

1) "À marge do lixo", de Evaldo Mocarzel (84min, SP)

2) "Belair", de Noa Bressane e Bruno Safadi (80min, RJ)

3) "Dzi Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvarez (110min, RJ)

4) "Reidy, a construção da utopia", de Ana Maria Magalhães (77min, RJ)

5) "Sequestro", de Wolney Atalla (94min, SP)

6) "Tamboro", de Sergio Bernardes (90min, RJ)

7) "Penas alternativas", de Lucas Margutti e João Valle (71min, RJ)

Hors concours - Documentário

8) "Cidadão Boilesen", de Chaim Litewski

9) "Alô, alô Therezinha", de Nelson Hoineff

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

NÃO PERCA AMANHÃ: Raul é resgatado

Terça-feira, 01/09/2009


Polícia chega ao cativeiro, prende Beca e Júlia e liberta Raul
Título da Matéria

Apesar de Júlia não ter contado nada do que sabia sobre o sequestro, é ela quem vai ajudar a polícia a solucionar o caso. Após ter sido interrogada em sua casa, ela pega um táxi para ir até o cativeiro, mas acaba sendo seguida.


Assim que Júlia salta do táxi, na entrada do cativeiro, os carros de polícia surgem por todos os lados e cercam o local. Beca e seu cúmplice, que estão por ali, ficam tensos. A polícia salta armada e mobiliza Júlia, Beca e a turma dele. Dentro do cativeiro, os policiais encontram o sequestrado. O delegado pergunta qual é o nome dele. “Raul Cadore”, o ex-empresário responde.

Será que Raul também vai preso?

Próximos capítulos: 31/08/2009 a 05/09/2009

  1. Terça-feira, 01/09/2009
    Yvone é presa

    Yvone arranca o telefone da mão de Silvia e tenta se explicar, mas ela não acredita na vilã. Murilo reage com perplexidade ao ver o DVD. Júlia implora para que Beca não mate seu pai. Beca expulsa Júlia do cativeiro e ameaça matar Raul caso a polícia apareça no local. Silvia e Murilo assistem Yvone ser presa. Tônia é chamada para depor, mas prefere se calar para não prejudicar Júlia. Tarso se lembra do nome do namorado de Júlia e revela ao delegado. Murilo entrega o DVD para Haroldo e conta que Yvone foi presa. Haroldo se nega a entregar o DVD. A polícia afirma que sem a prova não pode prender Yvone. Nanda fica surpresa ao ver Yvone sendo interrogada. Indira indica Maya para acompanhar Surya ao médico. Shivani diz a Bahuan que sua mãe vai promover um encontro dele com Maya para deixar tudo esclarecido antes do casamento. Yvone é liberada pela polícia. Suellen resolve levar para a delegacia as páginas que Indra imprimiu da internet com as informações sobre os crimes de Yvone. Silvia fica nervosa por não conseguir falar com Júlia. Camila mostra o exame para Opash que confirma sua gravidez. Deva resolve procurar Radesh, ao lado de Namit, na casa de Dayse. Júlia entra em casa e se espanta ao ver policiais.

  2. Quarta-feira, 02/09/2009
    Raul é resgatado

    Júlia nega qualquer envolvimento com Beca em depoimento. Silvia e Tônia insistem para que Júlia conte a verdade sobre o sequestro, mas ela afirma que desconhece o assunto. Beca pede uma quantia alta pelo resgate de Raul a Ramiro, que não dá atenção ao rapaz, pensando ser trote. Yvone reserva uma passagem de ônibus para São Paulo. Namit chega à casa de Berê sem ser convidado e se apresenta como pai de Radesh. Maya pede para Camila cuidar de Niraj, caso aconteça alguma coisa com ela. A mãe de Shivani manda seu empregado entregar um convite para Maya almoçar com ela. Silvia descobre através da cunhada de Yvone que a vilã é estelionatária e fica atordoada ao lembrar que ela assinou o atestado de óbito de Raul sem ser médica. Inês conta a Melissa e a Cadore sobre o envolvimento de Yvone no caso de Nanda. A polícia consegue chegar ao cativeiro, prende os sequestradores e resgata Raul.


  3. Quinta-feira, 03/09/2009
    Raul revê Ramiro

    A polícia prende Júlia e Beca e leva Raul para a delegacia. Silvia fica surpresa quando a mãe de Yvone revela o que a filha fez com a família. Castanho comenta com Marcelo sobre o interesse de Leinha pelo rapaz. Cidinha conta para Aída que Yvone foi cúmplice na chantagem contra Nanda. Silvia resolve ir à delegacia denunciar Yvone por ter assinado como médica a certidão de óbito de Raul. Ramiro pede que Wal providencie um advogado para acompanhá-lo na defesa de Júlia na delegacia. Ramiro fica sem palavras ao ver Raul na delegacia, que confessa seu crime e revela que sua cúmplice era Yvone. Silvia fica sabendo que Yvone foi para a rodoviária e resolve segui-la. Gopal pede a Durga para não contar a ninguém que ele está na Índia. Silvia encontra Yvone na rodoviária, mas a vilã consegue fugir com um novo nome falso. Radesh fica surpreso ao encontrar Namit e Kori na casa de Berê e os três acabam fingindo para Ciça e Dayse que são parentes. A polícia entra no hotel onde estão Mike e Chiara e o impostor usa a empresária para afastar a polícia. Murilo avisa a Silvia que a participação de Júlia no sequestro foi confirmada. Yvone é presa. Cadore escuta a voz de Raul na delegacia e não acredita quando constata que o filho está vivo.

  4. Sexta-feira, 04/09/2009
    Silvia fica atordoada ao ver Raul

    Cadore é amparado por Ramiro e atendido por um médico. Mike ameaça matar Chiara, se a polícia não o deixar livre, mas o hotel acaba sendo cercado e ele é preso. Cadore abraça Raul emocionado e cobra do filho razões por ter abandonado a família. Silvia fica atordoada ao ver Raul na delegacia e reage com agressividade ao constatar que foi enganada pelo ex-marido e por Yvone. Chanti conversa com Indra sobre os costumes indianos e eles se sentem atraídos um pelo outro. Namit e Kori enganam Dayse e fazem com que ela acredite que são os pais de Radesh. Namit induz Radesh a lhe dar parte do dinheiro que ele roubou do pai de Deva. Komal perde no jogo o dinheiro das passagens que iam levá-lo ao Brasil. A mãe de Shivani tenta convencer Maya de que o encontro com Bahuan será bom para todos. Gopal mostra a Durga o dinheiro que ele trouxe do Brasil. Silvia abraça Júlia ao saber que ela conseguiu um habeas corpus. Puja vence a eleição.

  5. Sábado, 05/09/2009
    Raj vê Maya e Bahuan

    Pandit e Amithab tentam convencer Opash a questionar os resultados das eleições, mas o comerciante prefere não entrar em confronto. Raj diz para Maya que não suportaria conviver com um intocável. Maya pensa na possibilidade de se jogar no Ganges e começa a escrever uma carta pedindo que cuidem de Niraj. A mãe de Shivani pede desculpas a Maya por ter revelado seu segredo a Surya. Bahuan vai ao encontro promovido por sua futura sogra e, diante de Maya, promete cuidar de Niraj, caso ela venha a separar de Raj. Gopal revela a Durga que parte do dinheiro é de Raul e pede a ela segredo sobre sua presença na Índia. Ramiro se recusa a pagar um advogado para o irmão. Raj vê Maya e Bahuan saindo juntos da casa da mãe de Shivani. Yvone nega as acusações feitas a ela e aponta Mike como o mentor dos crimes para a polícia. Durga avisa a Surya que o bebê que ela irá adotar está nascendo. Raj diz a Maya que a viu com Bahuan e ela confessa ao marido que não contou a verdade por medo de perdê-lo.





Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Saúde de Ribeirão evita falar em surto de nova gripe em escolas


Casos em escolas serão tratados como contaminações isoladas

01/09/2009 - 14:05

EPTV


A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto investiga quatro surtos de nova gripe, um deles em uma escola municipal. Na segunda-feira (31), foram confirmados mais 16 casos da doença na cidade, que agora soma 94 contaminados. Há ainda 52 casos e três mortes sendo investigados. Foram confirmados quatro surtos e uma morte.

A Seretaria anunciou que vai mudar, mais uma vez, a forma de tratar a nova gripe. Os casos em escolas não serão definidos como surtos porque, segundo a chefe da Vigilância em Saúde, Maria Luisa Santa Maria, os casos têm vínculo com outros locais e não há como ser comprovado que o vírus H1N1 foi adquirido nos estabelecimentos de ensino.

Os alunos estão recebendo instruções sobre como evitar a contaminação e frascos de álcool em gel foram disponibilizados nas escolas municipais.

Mudança também na forma de comunicação de novos casos. Os boletins emitidos pela Secretária, que antes eram diários, passaram a ser semanais.

Saiba mais






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sobe para 74 o número de casos de gripe suína na região central do estado de SP


Plantão | Publicada em 01/09/2009 às 15h38m

SÃO PAULO - Mais seis casos de gripe suína foram confirmados na região central do Estado de São Paulo. Uma moradora de São Carlos infectada pela doença está internada no Hospital Estadual de Américo Brasiliense. A jovem de 25 anos está com pneumonia e o quadro dela é estável. Também foram registrados mais três casos em São José do Rio Pardo, e dois em Araras. O total de casos confirmados na região subiu para 74, sendo duas mortes, uma em São Carlos e outra em Américo Brasiliense.







Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Thomaz Bastos assume defesa do médico Abdelmassih e entra com novo pedido de habeas corpus








Reforço

Presidente Lula assina homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol
(Brasília, DF, Palácio do Planalto, 15/04/2005)
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula e os ministros Márcio Thomaz Bastos e José Dirceu em audiência para homologação de terras da reserva Raposa Serra do Sol
(Brasília, DF, Palácio do Planalto, 15/04/2005)
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula e o ministro Márcio Thomaz Bastos em audiência para homologação das terras da reserva indígena Raposa Serra do Sol
(Brasília, DF, Palácio do Planalto, 15/04/2005)
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Publicada em 01/09/2009 às 14h58m

João Sorima NetoVer imagem em tamanho grande

Ver imagem em tamanho grande

566 x 405 - 45k - 2084852133 - stream.agenciabrasil.gov.br/media/imagens/200.

Roger Abdelmassih está preso em cadeia na cidade de Tremembé, SP - Arquivo

SÃO PAULO - Os advogados de defesa do médico Roger Abdelmassih, que está detido numa cadeia de Tremembé, no interior de São Paulo, acusado de ter cometido pelo menos 60 estupros contra pacientes, entrou na Justiça de São Paulo com pedido de reconsideração da prisão do especialista em reprodução humana. Agora, além do advogado José Luís Oliveira, Abdelmassih é defendido também pelo ex-ministro da Justiça, o criminalista Márcio Thomaz Bastos, que assina o pedido de reconsideração. Abdelmassih foi preso no dia 17 de agosto.

A argumentação da defesa é que com a suspensão do registro profissional do médico pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), no dia 18 de agosto, Roger Abdelmassih está impedido de exercer a profissão por tempo indeterminado. Por isso, segundo os advogados ele não representaria mais um potencial perigo para seus pacientes. O pedido de reconsideração da prisão do médico foi entregue à juíza titular da 16º Vara Criminal de São Paulo, Kenarik Boujikian Felippe.

A prisão preventiva de Abdelmassih foi decretada pelo juiz Bruno Paes Stranforini, da 16ª Vara Criminal, que entre outras razões, considerou que se o médico continuasse solto e clinicando, haveria risco para os pacientes.

Além de utilizar o argumento da suspensão do registro, os advogados ratificaram que Abdelmassih tem endereço e emprego fixos em São Paulo, e não tem antecedentes criminais. Três pedidos de habeas corpus anteriores feitos à Justiça de São Paulo, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) foram negados.

No dia 24 de agosto, a ministra Ellen Gracie, relatora do caso no STF, indeferiu o pedido, argumentando que, caso o Supremo decidisse o caso, haveria a chamada supressão de instância. Na prática, o STF decidiria uma questão que ainda não foi julgada de forma definitiva em instâncias inferiores da Justiça. No STJ, o ministro Felix Fisher, relator do processo, também negou o pedido no dia 21.

Abdelmassih foi indiciado em junho pela Polícia Civil, sob suspeita de estupro e atentado violento ao pudor, e é investigado também por suposta manipulação genética. O Cremesp abriu 51 processos éticos contra o médico.






Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Idosa morre de gripe suína em Sorocaba, no interior de SP


Plantão | Publicada em 01/09/2009 às 14h42m

O Globo

SÃO PAULO - Uma mulher de 73 anos morreu no último domingo de gripe suína em Sorocaba, a 97 quilômetros de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, ela fazia parte do grupo de risco por apresentar doença cardíaca. É a quinta morte na cidade provocada pela doença. As pessoas morreram entre os dias 10 e 30 de agosto.

Desde o mês de maio, quando a gripe começou a se espalhar, foram confirmados 185 casos em Sorocaba. Quatorze pessoas suspeitas de terem contraído a doença estão aguardando resultado do exame. Entre os casos confirmados, há 3 pacientes internados. Os demais já receberam alta.







Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gripe A só se pega uma vez



Publicado em 31.08.2009, às 17h56

Fabiana Maranhão Especial para o JC Online A dúvida surge entre quem já foi contaminado, mas também entre aqueles que têm conseguido manter a doença longe do corpo: Afinal, é possível ter gripe A (H1N1) mais de uma vez? Os especialistas são claros: Não! Assim como ninguém pega duas vezes qualquer outro tipo de gripe, garantem eles. Toda pessoa que contrai o vírus do tipo influenza, causador da gripe, adquire imunidade permanente contra a doença, esclarece o infectologista Vicente Vaz, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, área central do Recife. "Todo vírus influenza é assim. Por exemplo, agora no inverno, têm circulado dois tipos de vírus, o sazonal e o A (H1N1). Você pode pegar um e depois o outro. Mas nunca mais de uma vez cada um", explica o infectologista. A estudante Marina Noleto, 17 anos, ficou aliviada quando soube desse fato. No mês de julho, ela passou quase uma semana de repouso, sendo quatro dias em um leito de hospital, por causa do vírus influenza A (H1N1). As lembranças não são nada boas. "Diferente das outras gripes que já tive, notei que nesta a febre demorou a baixar e a minha asma piorou muito", conta. A adolescente revela que, ao saber que não corria o risco de pegar a doença outra vez, passou a se preocupar menos com os cuidados que têm sido recomendados pelos médicos, como limpar com frequência as mãos com água e sabão ou álcool gel. "Antes de ficar doente, já não me preocupava tanto. Talvez tenha sido por isso que adoeci. Agora passo longe do álcool gel que tem lá na escola. Não me importo", comenta a estudante rindo. O infectologista Vicente Vaz critica a atitude da adolescente. Ele explica que cuidados com a higiene são importantes para evitar a gripe A (H1N1) e qualquer outro tipo de doença. "São medidas que devem fazer parte do dia a dia de todos. Quem já contraiu a doença pode servir como agente transmissor", alerta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que, para prevenir a doença, é importante limpar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel e não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Os médicos recomendam ainda reforçar o consumo de vitaminas e minerais.









Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Presidente do TJ do Rio prorroga licença às gestantes devido à gripe suína


Rio - O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Zveiter, prorrogou, de 1º a 11 de setembro, o prazo de dispensa ao trabalho das juízas e funcionárias grávidas. A prevenção é devido à Gripe Suína.


Os responsáveis pelas Unidades Organizacionais do Poder Judiciário do Estado deverão encaminhar ao Departamento de Saúde, no prazo de 72 horas, através do endereço virtual saúde@tjrj.jus.br, a relação nominal das gestantes dispensadas.

O período de afastamento será considerado como falta abonada por decisão administrativa, a ser anotado no Sistema Histórico Funcional (SHF), pela Divisão de Cadastro de Servidores (DICAD) e pela Divisão de Pessoal (DIPES). O ato já está em vigor.












  • Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Confirmada mais uma morte por gripe suína em Rondonópolis



    01/09/2009 - 12:02


    De Rondonópolis - Dayane Pozzer

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou nesta manhã mais uma morte causada pelo vírus da gripe A (H1N1) no município de Rondonópolis. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Janete Oliveira Teixeira, o diagnóstico é de uma jovem de 26 anos, portadora de Síndrome de Down, que morreu na terça-feira (25) no Hospital Regional Irmã Elza Geovanella, por volta das 17h00.
    A paciente foi internada na segunda-feira (24) com sintomas da gripe A e segundo informações do Hospital, entrou em óbito depois de complicações respiratórias.

    O primeiro caso confirmado de morte por gripe suína em Rondonópolis foi de Sirlete Silva Souza Amaral, de 32 anos, que viajou com o marido, que é caminhoneiro, e dois filhos para a cidade de Toledo (PR) e morreu dentro da cabine do caminhão enquanto dormia. Sirlete viajou um dia após ter sido atendida no Pronto Atendimento Municipal de Rondonópolis e liberada por não apresentar nenhum sintoma grave, conforme o médico que fez o atendimento.

    O diagnóstico de Sirlete foi enviado pelo Laboratório Central Lacen, do Paraná, para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na última sexta-feira (28), após seis dias da coleta de material para exame da vítima. Com o objetivo de orientar funcionários do setor, representantes de instituições e a comunidade em geral sobre como agir nos casos de suspeita da gripe suína e prevenção da doença, a SMS realizou nesta segunda-feira um curso de capacitação para os médicos da rede municipal e estadual.

    O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, comandado por Alencar Líbano de Paula, convidou o infectologista Juliano Bevilacqua para orientar os profissionais do setor. Segundo Janete, os procedimentos adotados em Rondonópolis no combate e prevenção da doença continuarão
    os mesmos. “Continuaremos fazendo as mesmas orientações, seguindo o fluxograma de atendimento”, informou ela.









    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Mais um surto de gripe suína confirmado em Ribeirão

    Fonte: Ribeirão Preto Online
    01/09/09

    A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto divulgou neste segunda-feira (31/08), que Ribeirão registrou mais um surto de gripe suína. O local não foi divulgado, porém especula-se que seja em uma empresa da cidade. Com isso, a cidade chega a quatro casos de surtos, sendo 27 pessoas infectadas e duas morreram.

    Ainda no mesmo dia, mais três novos surtos foram inclusos nas investigações, todos com seus locais preservados. Com os novos registros, Ribeirão chegou a 94 pessoas infectadas, sendo 67 individuais e 27 coletivos. Mais 24 casos foram inclusos nas investigações, totalizando 52 pessoas com suspeita da doença – quatro delas grávidas








    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Mauá tem 36 casos confirmados de contaminação por gripe suína


    Paula Cabrera
    Do Diário do Grande ABC

    O Secretário de Saúde Mauá, Paulo Eugênio Pereira Júnior, afirmou ontem durante audiência pública que a cidade confirmou 36 casos da gripe H1N1, conhecida como gripe suína. Até então, o município era o único do Grande ABC que não informava publicamente a evolução da doença.

    Paulo Eugênio nega, no entanto, que tenha havido tentativa de esconder a situação. "Notificamos todos os casos para a vigilância de saúde do Estado. Houve duas mortes por suspeita da nova gripe, mas os exames não acusaram qualquer sinal do vírus. Notificamos 128 casos; destes 36 se confirmaram."

    A gripe suína matou 25 pessoas no Grande ABC: oito em São Bernardo, sete em Diadema, seis em Santo André, três em São Caetano e uma em Ribeirão Pires.

    Ações - O secretário de Saúde de Mauá alega que apesar do alto número de infectados - o mesmo da cidade de Diadema - os cuidados do isolamento tomados pela Pasta evitou maior contágio pelo vírus e preveniu mortes. "Nossa equipe visitou outros isolamentos e verificou que o nosso modelo é o melhor da região e por isso tem mostrado resultados", alega.

    "Pedimos que empresas de transportes tomassem cuidados e alertassem os passageiros sobre as maneiras de contágio", conta Paulo Eugênio. "Também reunimos professores para orientá-los antes da volta às aulas, além de publicarmos portaria que determina o afastamento de gestante tanto no poder público como de empresas privadas da cidade que atendam diretamente ao público ou trabalhem no atendimento hospitalar."

    Segundo o secretário a medida é necessária, uma vez que em Mauá os primeiros casos registrados de gripe suína foram em funcionários da rede de Saúde. "Os profissionais são alvos até pelo trabalho que executam. Dois funcionários mauaenses, que trabalhavam em Santo André, foram infectados e um em São Bernardo."











    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.




    Mauá tem 36 casos confirmados de contaminação por gripe suína

    Paula Cabrera
    Do Diário do Grande ABC

    O Secretário de Saúde Mauá, Paulo Eugênio Pereira Júnior, afirmou ontem durante audiência pública que a cidade confirmou 36 casos da gripe H1N1, conhecida como gripe suína. Até então, o município era o único do Grande ABC que não informava publicamente a evolução da doença.

    Paulo Eugênio nega, no entanto, que tenha havido tentativa de esconder a situação. "Notificamos todos os casos para a vigilância de saúde do Estado. Houve duas mortes por suspeita da nova gripe, mas os exames não acusaram qualquer sinal do vírus. Notificamos 128 casos; destes 36 se confirmaram."

    A gripe suína matou 25 pessoas no Grande ABC: oito em São Bernardo, sete em Diadema, seis em Santo André, três em São Caetano e uma em Ribeirão Pires.

    Ações - O secretário de Saúde de Mauá alega que apesar do alto número de infectados - o mesmo da cidade de Diadema - os cuidados do isolamento tomados pela Pasta evitou maior contágio pelo vírus e preveniu mortes. "Nossa equipe visitou outros isolamentos e verificou que o nosso modelo é o melhor da região e por isso tem mostrado resultados", alega.

    "Pedimos que empresas de transportes tomassem cuidados e alertassem os passageiros sobre as maneiras de contágio", conta Paulo Eugênio. "Também reunimos professores para orientá-los antes da volta às aulas, além de publicarmos portaria que determina o afastamento de gestante tanto no poder público como de empresas privadas da cidade que atendam diretamente ao público ou trabalhem no atendimento hospitalar."

    Segundo o secretário a medida é necessária, uma vez que em Mauá os primeiros casos registrados de gripe suína foram em funcionários da rede de Saúde. "Os profissionais são alvos até pelo trabalho que executam. Dois funcionários mauaenses, que trabalhavam em Santo André, foram infectados e um em São Bernardo."

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Gripe A: Telemóvel vai ter mais uma utilidade



    Inserido em 01-09-2009 18:14


    A Direcção Geral de Saúde celebrou um acordo com as várias operadoras para usar os telemóveis para comunicar aos portugueses informações relevantes sobre a nova gripe.

    É mais uma arma que fica à disposição das autoridades de saúde que, além de gerir a resposta dos serviços, têm de garantir também que a informação chega às pessoas.

    O anúncio foi feito esta tarde por Francisco George, durante uma conferência sobre a gripe A.

    O director geral de Saúde diz ainda que enquanto não surgir a vacina contra a nova gripe os chamados grupos de risco, como os doentes crónicos, devem prevenir-se e consultar desde já os seus médicos.











    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters



    H1N1 deverá propagar-se durante mais dois ou três anos. Chegada do frio deverá infectar nas próximas semanas 11 por centos dos portugueses

    Por: Cláudia Lima da Costa | 01-09-2009 11: 21

    O responsável pela unidade de doenças infecciosas da OMS, David Mercer, afirmou esta terça-feira, que o número de casos de pessoas infectadas pelo vírus H1N1 conhecidos é apenas a ponta do icerberg . Já o director-geral de Saúde, Francisco George revelou que nas próximas semanas, com a chegada do tempo frio, 11 por cento dos portugueses deverá ser infectado. Neste momento, Portugal tem 2614 casos, sendo que três pessoas estão internadas nos cuidados intensivos.

    «É a ponta do icerberg, porque a maior parte dos países só confirma uma pequena fracção do número total de infecções», adiantou na conferência sobre gripe A «Informar para agir», organizada em parceria pela TSF e Direcção-Geral de Saúde.

    O responsável explicou que os números conhecidos não são os totais, uma vez que a maioria dos países apenas contabiliza os casos mais graves e a maioria das pessoas tem sintomas ligeiros, é tratada em casa e não entra nas estatísticas.

    David Mercer divulgou ainda, na Gulbenkian, os últimos dados internacionais sobre a disseminação do H1N1. A gripe A já infectou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo e 2200 perderam a vida.

    Propagação durante dois ou três anos

    As primeiras vacinas chegam este mês, mas antes de Outubro ou Novembro, no entanto, a OMS lida com o facto de a vacina não chegar para todos, o que implica que a doença se propague durante dois ou três anos, antes de desaparecer.
    «O vírus vem em ondas, o H1N1 vai continuar a ser o vírus da gripe predominante durante mais dois ou três anos, depois vai dissolver-se no da gripe sazonal», alerta.

    Portugal com 2614 casos

    Francisco George, director-geral de Saúde, deu conta dos últimos números da gripe A, em Portugal. Até ao momento foram infectadas 2614 pessoas. Na última semana, o número de casos confirmados em laboratório foi de 360. Destes, 10 pessoas estão hospitalizadas e três estão internadas nos cuidados intensivos.

    A mulher de 30 anos internada nos cuidados intensivos, no hospital São João, há já várias semanas «apresenta melhorias», adiantou ao tvi24.pt. O director-geral de Saúde salientou que até ao final da 35 semana, ou seja, até dia 30 de Agosto não há nenhum óbito confirmado.

    Nas próximas semanas, a taxa de incidência da gripe A na população portuguesa deverá chegar aos 11 por cento, uma vez que com a chegada da gripe sazonal se prevê um aumento de casos. Francisco George adiantou ainda que também nas próximas semanas, o H1N1 deverá afectar mais crianças e jovens.

    No pico da Gripe A, Portugal poderá atingir um milhão de casos. «Há um por cento de casos que são graves e um por cento dos casos num milhão de doentes são dez mil casos graves. Portanto, estamos perante um fenómeno que pode ter pouca expressão em termos de taxas percentuais, mas que em números absolutos impõe um stress grande às unidades de saúde», explica Francisco George, o director-geral de Saúde.

    Relativamente ao perfil dos doentes com gripe A, o director-geral da Saúde sublinhou que oitenta por cento de todos os casos de gripe são em crianças e jovens com menos de 30 anos mas, admite, nas próximas semanas os jovens dos 10 aos 19 anos e as crianças até aos nove anos podem ser os grupos principais atingidos pela doença.

    Notícia actualizada










    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    MT confirma oito novos casos de gripe A


    A Secretaria de Estado de Saúde (SES) teve a confirmação laboratorial de mais oito casos de Influenza A (H1N1) em Mato Grosso. Das oito confirmações, seis são casos novos, ou seja, com notificações recentes.

    O município de Lucas do Rio Verde registrou um caso novo confirmado. Primavera do Leste três novos casos. Tangará da Serra (01), Sorriso (01). Já os municípios de Cuiabá e Rondonópolis confirmaram mais um caso cada.
    Com base nas informações registradas no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), o Estado de Mato Grosso tem até a presente data (01.09) a notificação de 260 casos de influenza A (H1N1), dos quais 34 foram confirmados, 74 descartados, 137 aguardam resultado e 15 pessoas que apresentaram sintomas leves e não tiveram material coletado, seguindo norma do protocolo do Ministério da Saúde em só fazer coleta de material de pacientes com sintomas graves ou grupos de riscos.
    Total - O município de Cuiabá tem até a presente data a confirmação de 12 casos. Lucas do Rio Verde passa a ter 03 casos confirmados. O município de Primavera do Leste passa a ter 04 confirmações. Tangará da Serra, passa a ter 03 confirmações. O município de Sorriso passa a ter 04 confirmações.
    A Secretaria de Estado de Saúde informa ainda que o novo boletim será divulgado normalmente na próxima quinta-feira (24.08) e reitera a data normal de divulgação todas as quintas.









    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Especialistas alertam para risco de gripe suína no dentista



    Camilla Lopes, JB Online

    RIO - O ambiente de um consultório odontológico pode ser uma via de transmissão para o vírus da gripe suína. O perigo é grande já que além da rotatividade de pessoas nesses locais, os cirurgiões-dentistas trabalham sempre muito próximos dos pacientes.

    – É um lugar extremamente propício. Um paciente infectado é um risco muito grande para o profissional. Então, o isolamento de dez dias após uma gripe forte é uma recomendação que deve ser seguida à risca – alerta o coordenador da comissão de infecção respiratória da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Paulo Teixeira.

    O alerta também vem sendo feito pela Sociedade Brasileira de Odontologia (SBO). Segundo a entidade, diante do risco que a epidemia traz, a recomendação ao cirurgião dentista é adiar a consulta do paciente que é caso confirmado da gripe ou apresenta sintomas. Nos casos mais graves, quando o enfermo está com muita dor, a orientação da SBO é medicá-lo até a recuperação completa e esperar mais os dez dias propostos.

    O dentista Paulo Henrique Ribeiro já toma a providência de remarcar a consulta nos casos em que os pacientes apresentam sintomas da influenza.

    – A possibilidade de contágio é muito grande. Mas, se o procedimento de segurança for adotado, não há risco de contaminação. Temos que ser muito rígidos. O paciente com sintomas de gripe precisa ser remarcado. Nós dentistas estamos muito expostos a tudo.

    Segundo a SBO, os profissionais de odontologia já trabalham sob forte esquema de segurança devido à possibilidade de contaminação por diversos tipos de doença, como, por exemplo, aids, herpes e hepatite. Outro alerta da SBO é para que os dentistas que apresentem qualquer sintoma de gripe – mesmo fraco – se ausentem imediatamente do trabalho.

    O dentista e diretor-excecutivo de uma operadora de planos odontológicos, Armando Rodrigues Filho, chama atenção para os cuidados que devem ser tomados também nos consultórios.

    – Mesmo que o número de casos esteja menor neste momento nós sabemos que ano que vem virá uma nova epidemia. Então é importante manter os cuidados para estarmos preparados. O profissional não pode deixar de usar a máscara, a luva e o óculos protetor. Mas, além disso, é importante que o consultório esteja sempre arejado e se possível com luz solar.

    Paciente infectado

    Mas o que fazer se um paciente com sintomas ou que seja caso confirmado da gripe A solicitar atendimento odontológico por estar com muita dor?

    Segundo Enrique Acosta, diretor da Organization for Safety and Asepsis Procedures (Osap), entidade internacional voltada para a biossegurança na odontologia, o ideal seria realizar a consulta em um ambiente preparado para isolar infecções pelo ar, que pode ser encontrado em hospitais.

    – No entanto, sei que será difícil conseguir essas condições, além do cirurgião-dentista precisar de treinamento especial para usar esses equipamentos. Mas é possível controlar a dor de dente com analgésicos, antinflamatórios e antibióticos, até que o paciente se recupere da doença – diz Accosta.

    O dentista Paulo Henrique Ribeiro lembra que a prática de segurança por parte dos profissionais que trabalham com os dentistas também é fundamental.

    – As secretárias também precisam estar atentas. Se elas observarem que um paciente não está bem devem remarcar a consulta e evitar que esse paciente tenha contato com o dentista.

    21:27 - 31/08/2009










    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Penápolis confirma 1º caso de gripe suína







    Wesley Alcântara
    Terça-feira - 01/09/2009 - 08h54
    Araçatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis confirmou na tarde de segunda-feira (31) o primeiro caso positivo de Influenza A (H1N1), a gripe suína. Trata-se de uma criança - do sexo masculino - de três anos de idade. Ela permaneceu internada na Santa Casa de Penápolis até a última sexta-feira, após apresentar os sintomas da doença, como febre alta, tosse e falta de ar.

    O menino está curado e recebe apenas acompanhamento dos médicos de sua cidade. A família também foi monitorada, principalmente a mãe da criança, que está grávida.

    Segundo o enfermeiro responsável pela Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira de Almeida, o garoto deu entrada no hospital no dia 21 do mês passado. A equipe médica colheu material e encaminhou para exame no Instituto Adolfo Luz. O resultado ficou pronto na segunda-feira. Com a confirmação da doença, o governo municipal convocou uma entrevista coletiva.

    Almeida esclareceu que não há motivo para pânico, já que a situação está controlada no município. A secretaria tem desenvolvido ações preventivas e educativas com a população. Várias palestras foram desenvolvidas com alunos da rede municipal de ensino, além dos professores e gestores de escolas.

    Penápolis registrou três casos suspeitos da nova gripe, dois deles aguardam resultado e outro descartado.









    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Gripe A: Óbitos no RS podem ficar entre 250 e 300

    A Secretaria Estadual da Saúde divulgou nesta segunda-feira um novo balanço sobre o quadro da gripe A no Rio Grande do Sul. Foram confirmados 99 óbitos e 162 estão em investigação. De acordo com Osmar Terra, as estimativas indicam que, neste primeiro ciclo, serão confirmados de 250 a 300 óbitos, representando uma taxa de mortalidade de 2%.

    — O Estado apresenta o clima mais frio, é uma zona mais próxima a Argentina e Uruguai e possivelmente possamos ter a taxa de letalidade mais alta entre os Estados do país. Esperamos ter mais de 250 óbitos confirmados até o fim desse ciclo da epidemia — afirmou Terra.

    Além dos óbitos sob investigação, 103 pacientes com casos notificados permanecem na UTI.

    Terra alertou que pode acontecer uma segunda onda da doença, dentro de dois a quatro meses, e por este motivo a estrutura montada para enfrentar a primeira fase da nova gripe será mantida: — Não vamos desmobilizar nada, apenas alguns serviços, como tendas e contêiners instalados junto aos hospitais e o "Disque Gestante" serão reduzidos por falta de demanda. Neste caso, as ligações serão direcionadas para o número 150 ( Vigilância em Saúde).

    O secretário voltou a dizer que o pior da gripe A já passou e os números divulgados corroboram sua afirmação. Na última semana de julho, foram notificados 1045 casos, enquanto na terceira semana de agosto, esse número caiu para 400.

    Veja onde ir em caso de suspeita de Gripe A








    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Saúde confirma 20 casos de gripe A em Alagoas



    01.09.2009 | 08h16


    Sete pessoas estão internadas e mais 37 esperam pelos resultados de exames para confirmação

    Ascom/Secretaria da Saúde

    A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirma 20 casos de gripe A em Alagoas. De acordo com o boletim da influenza A (H1N1), de 16 julho até o último sábado (29), foram notificados 53 casos de Síndrome Respiratória Aguda grave (SRAG).

    Nesse período, foram confirmados oito casos de gripe A, dois de gripe comum, seis negativos, sendo um descartado por vínculo epidemiológico e 37 permanecem em investigação.

    Dos casos confirmados no período de 16 de julho a 29 de agosto, quatro residem em Maceió, um em Penedo, um em São Paulo e dois de Belo Horizonte. Com relação ao sexo, 60% são do sexo masculino e 40 são do sexo feminino.

    De acordo com o Protocolo de Manejo Clínico e de Vigilância Epidemiológica da Influenza A (H1N1), do dia 16 de julho o Ministério da Saúde passou a dar prioridade a notificação, investigação, diagnóstico laboratorial e tratamento dos casos com síndrome respiratória aguda grave, que são pessoas que apresentam fatores de risco para a complicação pela doença, como: menores de dois anos e maiores de 60 anos de idade, gestantes, portadores de doenças crônicas, imunodeprimidos e obesidade mórbida.

    A partir desta data, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) passou a divulgar apenas os casos notificados da síndrome, com o objetivo de adequar as informações do Estado aos critérios de notificação do protocolo.

    O indivíduo de qualquer idade com doença respiratória aguda caracterizada por febre superior a 38º C, tosse, falta de ar, acompanhado ou não de dor de garganta ou manifestações grastrointestinais deve ser encaminhado para os hospitais de referência.

    O Cievs disponibilizou um telefone gratuito (0800-2845415) e 3315-2059 para atender qualquer caso considerado suspeito no Estado. Das 20h até às 8h da manhã, o telefone do Cievs que deve ser acionado é o 8882-9752.








    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Morales desmente uso de medicação contra a gripe

    01/09/09 - 13h06 - Atualizado em 01/09/09 - 13h05


    Da EFE



    La Paz, 1 set (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, desmentiu hoje que tenha iniciado um tratamento preventivo contra a gripe A, depois de a Colômbia alertar que o chefe de Estado Álvaro Uribe está com a doença desde o encerramento da cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).


    "Fiz uma revisão e disseram que não tenho nada. Eu não tenho nada. Lamento muito que algum funcionário, talvez consultado pela mídia, divulgou que estou em tratamento, mas, de verdade, não sinto nada", afirmou Morales em entrevista coletiva.


    O presidente desmentiu, assim, o chefe nacional de Epidemiologia de seu país, Eddy Martínez, que assegurou ontem que, apesar de Morales não ter sintomas da gripe A, receberia de forma preventiva, e durante 10 dias, uma dose diária do remédio contra a gripe A.


    O Governo da Colômbia informou no domingo que Uribe começou a sentir-se mal ao retornar na sexta-feira a Bogotá, depois de participar da cúpula da Unasul realizada em Bariloche, na Argentina.


    Até o momento, a Bolívia tem 1,4 mil infectados pelo vírus AH1N1 e confirmou 21 mortes pela gripe A, das quais dez ocorrerram em La Paz, cinco em Santa Cruz de la Sierra, duas em Potosí, duas em Cochabamba e duas em Tarija. EFE










    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Mulher de 19 anos morre de gripe suína após dar à luz no Pará

    Mulher de 19 anos é a segunda vítima da nova gripe no Pará


    Plantão | Publicada em 01/09/2009 às 12h47m

    Portal ORM, O Globo

    BELÉM - A Secretaria Estadual de Saúde do Pará confirmou a segunda morte por gripe suína no estado. A vítima é uma mulher que estava grávida e morreu na tarde desta segunda-feira no Hospital Divina Providência, em Marituba.

    A Secretaria informou que ela foi internada no último dia 24 para dar à luz a um bebê e começou a apresentar sintomas da nova gripe no dia seguinte. Ela estaria com febre alta, tosse e falta de ar e foi transferida para um quarto de isolamento. Um dia depois, foi transferida para a UTI e colocada em ventilação artificial. Teria ainda começado a fazer uso do Tamiflu, medicamento que deve ser usado nas primeiras 48 horas do surgimento de sintomas. A criança sobreviveu e não tem sintomas da gripe.

    A primeira vítima no Pará foi uma enfermeira de 42 anos. Ela trabalhava na Universidade da Amazônia e tinha dois filhos. Segundo a Secretaria, Sandra Helena Prado Reis era portadora de pneumopatia crônica e asma. Os primeiros sintomas surgiram no dia 5 de agosto e ela foi internada no dia 7. A confirmação da doença ocorreu no dia 11 de agosto e ela morreu em 17 de agosto.



    01/09/09 - 12h28 - Atualizado em 01/09/09 - 12h38


    Paciente apresentou sintomas logo após dar à luz.
    Nesta terça, Goiás anunciou primeiro óbito pela doença.

    Do G1, em São Paulo




    Uma jovem de 19 anos morreu em decorrência da nova gripe, em Marituba (PA), na segunda-feira (31). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública, é a segunda vítima da doença no estado. O governo paraense afirma que ela deu à luz um bebê, em 24 de agosto, e apresentou os primeiros sintomas no dia 25.


    A criança teve alta e está com a família, em Santa Bárbara do Pará (PA). Ela está sendo monitorada pelo estado e pelo município e, por enquanto, passa bem.

    Ainda de acordo com a secretaria, o resultado do exame que confirmou o diagnóstico chegou na terça-feira (1º).

    A primeira vítima da doença no Pará foi uma mulher de 42 anos, que sofria de pneumopatia crônica e asma. O óbito foi anunciado em 17 de agosto.

    Goiás

    Também nesta terça, foi anunciada a primeira morte pela nova gripe em Goiás. A vítima é o prefeito de Sanclerlândia, Carlos Magalhães dos Santos.









    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Prefeito de cidade de Goiás morre de gripe suína


    Plantão | Publicada em 01/09/2009 às 10h51m

    CBN Goiânia

    GOIÂNIA - Goiás registrou a primeira morte por gripe suína confirmada. O prefeito de Sanclerlândia, Carlos Magalhães do Santos, de 38 anos, morreu na noite desta segunda-feira. Ele estava internado em estado grave na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Geral de Goiânia (HGG) desde o dia 19 de agosto. De acordo com o HGG, ele morreu às 23h. Na última quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou o caso dele com confirmação de gripe suína. Outras nove mortes ainda são investigadas no Estado. Goiás tem 64 casos confirmados de influenza A.

    O velório deve ocorrer nesta terça-feira em uma igreja de Sanclerlândia, e o enterro, em São Luís de Montes Belos.








    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Após 8 anos, documentário discute morte de Toninho do PT

    _Política

    terça-feira, 1 de setembro de 2009, 07:13 | Online



    'Ecos', que estreia nesta terça em festival, confronta tese de 'crime comum' com 'assassinato político'

    Fernando Martines, de estadao.com.br


    SÃO PAULO - Na noite do dia 10 de setembro de 2001, o então prefeito de Campinas Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, foi assassinado a tiros em uma avenida ao lado de um shopping center da cidade. O que seria o acontecimento de maior destaque nacional naquele dia 11, acabou ficando relegado quase ao esquecimento: horas depois do homicídio, Mohamed Atta assumiu o controle do voo 11 da American Airlines e jogou a aeronave de encontro ao World Trade Center. A queda das Torres Gêmeas levantou uma névoa sobre o assassinato do prefeito de Campinas que até hoje não foi dissipada.

    Passados oito anos sem esclarecimentos, a história é retomada pelos jornalistas Pedro Henrique França e Guilherme Manechini, no documentário Ecos. O filme, que estreia nesta terça-feira, 31, no festival É Tudo Verdade, em São Paulo, traz depoimentos de Roseana Garcia, ex-mulher de Toninho, Marina Santos, filha do casal, companheiros de militância além de delegados e promotores envolvidos na investigação do caso.

    Veja também:

    video Entrevista com o co-diretor Pedro Henrique França e trechos de 'Ecos'

    Eleito no ano de 2000, com 59,07% dos votos, Toninho comandou Campinas por apenas oito meses. Na noite do dia 10 de setembro do ano seguinte, quando passava por uma avenida próxima ao shopping center Iguatemi dirigindo seu Fiat Palio, o então prefeito foi alvejado por três tiros. Um deles atingiu o coração. Toninho não resistiu e faleceu dentro do veículo.

    Ecos recapitula todos os detalhes do caso e reaviva a grande discussão em torno dos acontecimentos: o assassinato de Toninho foi um crime "comum", cometido por criminosos que apenas queriam se livrar de alguém que atrapalhava sua fuga ou teve alguma motivação política?

    O documentário de Pedro Henrique França e Guilherme Manechini mostra que a família repudia a versão apresentada pelo Ministério Público de crime "comum". Em entrevista ao estadao.com.br, Marina afirma: "Eu e minha mãe (Roseana) não temos dúvidas que a motivação do assassinato do meu pai foi política". O filme traz depoimento de Nilson Lucílio, secretário de finanças do governo Toninho, que garante que, antes de ser assassinado, o ex-prefeito mexeu com diversos interesses empresariais e políticos da cidade.

    Ecos vai em busca das versões de cada uma das partes envolvidas no caso para que respondam questões óbvias, porém até hoje sem esclarecimento. Foi um crime político ou comum? Quem atirou? Por quê? Foi uma coincidência ter sido o prefeito da cidade?

    A 1ª versão

    No dia seis de outubro de 2001 o delegado Osmar Porcelli, afirmava ter solucionado o caso. O prefeito de Campinas teria sido alvo de um latrocínio (morte durante assalto) cometido por quatro homens que desciam a avenida em duas motocicletas. Logo depois, um homem é preso e confessa o crime. O suposto autor do crime denúncia os três colegas que teriam agido com ele e todos os envolvidos são detidos. Mais tarde, o Ministério Público descartaria a versão dos "motoqueiros" apontando a quadrilha de Andinho como suspeita do crime.

    Os documentaristas ouvem os suspeitos de Porcelli, que garantem só ter confessado o crime mediante tortura. O delegado contesta a versão dos acusados e relembra as circunstâncias da confissão. "Não teve tortura. Fiz o interrogatório acompanhado de mais quatro promotores públicos e eles viram que a confissão foi espontânea", garante Porcelli, em depoimento aos documentaristas.

    Chacina em Caraguatatuba

    Mas um fato novo dá uma reviravolta no caso. No dia 2 de outubro de 2001 é noticiada uma chacina realizada por policias de Campinas, liderados pelo delegado Marco Manfrim, na cidade litorânea de Caraguatatuba. Foram mortos quatro criminosos da cidade do interior paulista. Entre eles estavam Anso e Valmirzinho, membros da quadrilha de Andinho, o mais temido traficante de Campinas.

    A chacina levanta suspeitas quanto ao envolvimento de policiais no assassinato do prefeito de Campinas. Por que os supostos assassinos do prefeito Toninho foram executados, e não presos, por policiais? O ouvidor da polícia Fermínio Fechio atenta: "É gente que se estivesse viva, talvez pudesse dar algum esclarecimento em relação ao homicídio do prefeito".

    "Roteiro" surreal

    Em janeiro de 2002, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo passa o caso de Toninho para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Novos depoimentos são colhidos. Surge a versão de que Andinho e mais três membros de sua quadrilha (Anso, Fininho e Valmirzinho), abordo de um Vectra prata, teriam sido autores dos disparos.

    Mas qual foi o motivo para que atirassem no prefeito? Para o DHPP, foi um "crime comum": Andinho e membros de sua quadrilha desciam uma importante avenida em alta velocidade. Coincidentemente, o único veículo que não abriu caminho foi o do prefeito da cidade, dirigido pelo próprio. Assim, por atrapalhar a passagem de Andinho, Toninho foi morto com três tiros.

    Embora a motivação tenha ficado nebulosa, o MP e o DHPP não têm dúvidas quanto a autoria. "Por exames periciais e provas testemunhais se chegou a conclusão de que o crime foi praticado por Andinho e os membros de seu grupo", garante o promotor Fernando Vianna, em depoimento colhido por França e Manechini. Em junho de 2002, Anso, já morto, foi apontado como autor dos disparos. Andinho foi indiciado por participação no homicídio.

    Motivação política

    As autoridades nunca relacionaram o assassinato de Toninho do PT a alguma motivação política. No filme, entretanto, Nilson Lucílio, secretário de finanças do governo de Toninho, lembra que ex-prefeito bateu de frente com diversos setores quando comandava a cidade. "Reduzimos o contrato de merenda escolar em 40% do valor. Locação de carro, reduzimos o valor em 30%, vigilância em 40% e o lixo em 30%."

    Roseana, a viúva de Toninho, enumera as brigas judiciais que seu ex-marido havia comprado durante os 20 anos de atuação como homem público. "O Antônio tinha processo contra Mendes Júnior, Camargo Corrêa, Quércia. Antônio moveu ação popular contra Norberto Odebrecht", diz ela, para provocar: "E ele nunca mexeu com interesses empresariais?"

    Reabertura das investigações

    Em setembro de 2007, as investigações foram reabertas. Marina Santos, filha de Toninho, afirma não se tratar de um grande alento. "As investigações serão conduzidas pela Polícia Civil, a mesma que apresentou a tese rejeitada pelo juiz Torres. Isso não irá mudar nada", afirma Marina em entrevista ao estadao.com.br.

    O que mãe e filha desejam é a entrada da Polícia Federal no caso. No início de 2008, Roseana conseguiu uma audiência com o ministro da Justiça, Tarso Genro, que lhe disse que colocaria a PF para investigar a morte de seu marido. Marina afirma que o requerimento para que a Polícia Federal comece a agir está "debaixo de um pilha enorme".

    "Isso terá que ser avaliado ainda, vai demorar. Caso o Tarso Genro determinasse, a investigação começaria na hora", reclama a filha de Toninho.

    Andinho

    Andinho segue preso na Penitenciária de Segurança Máxima de Presidente Bernardes, respondendo por outros crimes, a maioria de sequestro.

    É Tudo Verdade - Ecos, de Pedro Henrique França e Guilherme Manechini

    São Paulo: Cinemateca - Terça (1/9), às 20h30; sexta (4/9), às 14h30

    Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles - sábado (5/9), às 14 horas; domingo (6/9), às 20 horas









    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Manifestantes protestam durante lançamento do pré-sal; ministro considera manifestação "tímida"

    31/08/2009 - 17h00


    Claudia Andrade
    Do UOL Notícias
    Em Brasília
    Atualizado às 18h16

    A cerimônia de apresentação da proposta de marco regulatório para a exploração do pré-sal, nesta segunda-feira (31), em Brasília, contou com uma manifestação do grupo ambientalista Greenpeace.


    Logo no início do discurso do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), dois manifestantes subiram ao palco segurando uma faixa com os dizeres: "Pré-sal e poluição, não dá pra falar de um sem falar do outro". A faixa foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Depois de descerem do palco, outros três manifestantes continuaram segurando faixas com a mesma frase, logo à frente das autoridades e convidados presentes ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, local do evento.

    A manifestação ocorreu de forma pacífica, sem que a segurança se exaltasse para retirar os ativistas do local.

    O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) considerou a manifestação "tímida". "Vocês sabem que eu fiz várias manifestações dessas né? Acho que foi um pouco tímida. Podia ser com palavras diferentes, mais coloridas, podia falar do carbono... mas a manifestação é ótima, porque o petróleo traz mesmo riscos ao meio ambiente. Aliás, estamos concluindo o mapeamento da sensibilidade do litoral brasileiro ao óleo", disse o ministro aos jornalistas.

    Minc comemorou a inclusão do meio ambiente como uma das áreas a serem atendidas pelos recursos do fundo social que deverá ser criado com recursos do pré-sal. "Conseguimos uma boa vitória, porque o meio ambiente não estava formalmente dentro do fundo e o presidente incluiu o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Garantia absoluta não existe, mas o importante é ter recursos para investir em tecnologia e energia alternativas e em educação ambiental".

    O protesto do Greenpeace durou até o término do evento. Pouco antes de os manifestantes subirem ao palco, o presidente Lula assinara as quatro propostas que deverão ser debatidas pelo Congresso Nacional, para criação do marco regulatório do pré-sal. Também entregara ao presidente da Câmara uma miniatura de um barril de petróleo.







    Fale com o Ministério

    Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters