[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Gripe A: Óbitos no RS podem ficar entre 250 e 300

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou nesta segunda-feira um novo balanço sobre o quadro da gripe A no Rio Grande do Sul. Foram confirmados 99 óbitos e 162 estão em investigação. De acordo com Osmar Terra, as estimativas indicam que, neste primeiro ciclo, serão confirmados de 250 a 300 óbitos, representando uma taxa de mortalidade de 2%.

— O Estado apresenta o clima mais frio, é uma zona mais próxima a Argentina e Uruguai e possivelmente possamos ter a taxa de letalidade mais alta entre os Estados do país. Esperamos ter mais de 250 óbitos confirmados até o fim desse ciclo da epidemia — afirmou Terra.

Além dos óbitos sob investigação, 103 pacientes com casos notificados permanecem na UTI.

Terra alertou que pode acontecer uma segunda onda da doença, dentro de dois a quatro meses, e por este motivo a estrutura montada para enfrentar a primeira fase da nova gripe será mantida: — Não vamos desmobilizar nada, apenas alguns serviços, como tendas e contêiners instalados junto aos hospitais e o "Disque Gestante" serão reduzidos por falta de demanda. Neste caso, as ligações serão direcionadas para o número 150 ( Vigilância em Saúde).

O secretário voltou a dizer que o pior da gripe A já passou e os números divulgados corroboram sua afirmação. Na última semana de julho, foram notificados 1045 casos, enquanto na terceira semana de agosto, esse número caiu para 400.

Veja onde ir em caso de suspeita de Gripe A








Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters