[Valid Atom 1.0]

domingo, 13 de junho de 2010

Lula deve vetar reajuste de pensões e aposentadorias do INSS







Plantão | Publicada em 13/06/2010 às 22h30m

Luiza Damé

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve decidir nesta segunda-feira pelo veto ao reajuste de 7,72% às pensões e aposentadorias do INSS superiores ao salário mínimo, cedendo à pressão da equipe econômica. A dúvida que ainda persiste no governo é qual o instrumento jurídico que será usado para garantir o aumento dos benefícios e cumprir o acordo feito com as centrais sindicais e os representantes de aposentados.

- A tendência é respeitar o acordo com as centrais e fazer o veto. Essa é a tendência, mas o presidente só decidirá na terça-feira. Mas vamos fazer algo que não prejudique os aposentados. Eles já estão recebendo os 6,14% - disse o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho.

Lula também deverá vetar o fim do fator previdenciário, aprovado pelo Congresso, junto com o aumento dos benefícios. O governo propôs um aumento de 6,14%, chegou a aceitar 7%, mas o Congresso aprovou 7,7%. Num primeiro momento, Lula pensou em sancionar esse índice, temendo um impacto negativo na candidatura da petista Dilma Rousseff. Como ela começou a crescer nas pesquisas de intenção de voto, o efeito tende a se diluir.

Desde o início das negociações, a equipe econômica se opôs a um aumento além dos 6,14%, argumentando que foram alocados recursos para cobrir esse índice. Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o acordo prevê o reajuste do salário mínimo com base na inflação e na variação do PIB, mas o aumento das aposentadorias seria inflação mais a metade da variação do PIB.

- Eu não vejo motivo para chegar aos 7%. O acordo tinha uma lógica, mas começaram a fazer leilão de índices, um campeonato de quem era mais bonzinho - disse Paulo Bernardo.

O ministro afirmou que a proposta de conceder o reajuste por meio de abono foi afastada, porque geraria disputa judicial. Segundo ele, o aumento das aposentadorias e pensões deverá ser fixado novamente por medida provisória, num índice próximo aos 6,14% - que representa um aumento real de 2,6%.

- Ninguém está massacrando velhinhos, não estamos arrochando as aposentadorias. Como aumentamos bastante o salário mínimo, os aposentados fazem os cálculos: alguém que ganhava quatro salários mínimos, agora ganha 3,7%. E reclama disso. É compreensível - afirmou.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ana Paula Arósio e Márcio Garcia gravam 'Na forma da lei'


Ana Paula Arósio e Márcio Garcia gravaram cenas da série “Na forma da lei”, terça-feira, no clube Costa Brava, na Barra. A atriz, que raramente é flagrada de biquíni, sentiu o friozinho e precisou de um roupão no fim da gravação. Ela empurrou o galã, que vive um serial killer na piscina, mas se divertiu com o ator nos bastidores.

GabrielReis/ByteBeach

GabrielReis/ByteBeach

GabrielReis/ByteBeach




๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Advogada teve fratura no maxilar, dizem médicos do IML e Polícia Civil


Laudo sobre a causa da morte de Mércia Nakashima sairá em até 30 dias.
Sumida desde 23 de maio foi achada sexta (11) em represa; ex é suspeito.

Kleber Tomaz Do G1 SP


Exames preliminares feitos pelo Instituto Médico Legal (IML) no corpo de Mércia Nakashima indicam que ela sofreu uma fratura no maxilar, segundo informaram fontes médicas e policiais ao G1. A advogada foi enterrada no sábado (12) num cemitério em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Depois de ficar desaparecida desde o dia 23 de maio, a mulher foi encontrada boiando sem vida numa represa em Nazaré Paulista, no interior de SP, na sexta-feira (11). Um dia antes, o veículo dela, um Honda Fit prata, foi achado submerso no mesmo local. Para a Polícia Civil, a jovem de 28 anos teria sido assassinada. Seu ex-namorado, o também advogado Mizael Bispo, de 40 anos, é considerado o principal suspeito pelo desaparecimento e pela morte dela. Uma outra pessoa não identificada teria ajudado a cometer o crime. Bispo se diz inocente.




Hipótese 1

Peritos do IML ainda não sabem o que teria causado a lesão no osso da face de Mércia. A investigação policial trabalha com algumas hipóteses para explicar a fissura no maxilar. Uma delas é a de que ela foi agredida, ficou desacordada e alguém empurrou o automóvel com ela dentro em direção a água. Em tese, a vítima teria saído pela janela do motorista e pisado no teto –que está amassado.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já identificou a testemunha que afirmou ter visto o carro de Mércia ser empurrado na represa. Foi ela quem ligou para a família da advogada para fazer a denúncia que resultou no resgate do corpo da mulher e do veículo. Antes, o homem que disse ter presenciado a cena chegou a ligar para polícia. Ele mora na região de Nazaré Paulista e poderá entrar no plano de proteção à testemunha para prestar um depoimento formal à polícia. Esta testemunha e outra teriam opiniões divergentes sobre a data em que o carro teria caído na represa. A polícia investiga a suspeita de Mércia não ter morrido no mesmo dia em que desapareceu.

Hipótese 2

Outra possibilidade investigada pela polícia é a de que Mércia tenha batido a cabeça no volante do carro ao tentar fugir de alguém. Em seguida, teria entrado com o veículo na água. Nas duas hipóteses, a única certeza é a de que a advogada não sabia nadar, de acordo com os familiares. Policiais não descartam a probabilidade de ela ter sido morta em decorrência de um afogamento.

De qualquer modo, qualquer conclusão ainda é prematura. Até porque a causa da morte da advogada não foi esclarecida oficialmente pelo IML.

O atestado de óbito encaminhado à família da advogada para que ela pudesse ser sepultada neste sábado consta como “causa da morte a apurar ou indeterminada”. Nesse caso, apesar de a investigação suspeitar de que a mulher foi assassinada e que Bispo está envolvido no crime, ainda é preciso aguardar o resultado do laudo do instituto, que deverá ficar pronto em até 30 dias, para se ter alguma convicção. Tecnicamente, só o resultado dos exames dará elementos para a polícia saber se o caso é mesmo de homicídio ou não.

De acordo com os legistas ouvidos pela reportagem, inicialmente não foram encontrados ferimentos a faca ou projéteis de arma de fogo no corpo de Mércia, que vestia suéter roxo, calça jeans e tênis branco. As mesmas roupas de quando deixou a casa da avó em Guarulhos e sumiu por 19 dias.

Quatro exames do IML começaram a ser feitos em relação a análise feita no corpo de Mércia. Dentre os quais, um toxicológico e outro para se constatar se ela sofreu violência sexual. Na segunda-feira (14), a perícia técnica do DHPP pretende iniciar o trabalho para tentar recolher possíveis impressões digitais no Honda Fit de Mércia.

Busca e apreensão

De acordo com o DHPP, o GPS do carro de Bispo mostra que ele estava perto do local no mesmo dia onde Mércia foi vista pela última vez antes de sumir. O ex-namorado alega que estava com uma outra mulher em seu carro num estacionamento de um hospital próximo a casa da avó da advogada. Essa testemunha ainda não foi encontrada.

Além disso, as quebras do sigilo telefônico da vítima e do suspeito mostram que Bispo ligou para o telefone da ex no mesmo dia em que ela desapareceu.

Ainda na sexta, a equipe do delegado Antônio Olim, do DHPP, cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência e escritório do advogado. Foram apreendidos camisa rasgada nas costas e dois pares de calçados para serem periciados. A lama encontrada nos sapatos e tênis de Bispo será comparada com a terra da represa onde Mércia foi achada para saber se o suspeito estava lá.

Só em posse do conjunto de todos esses indícios é que a investigação poderá afirmar se a advogada foi mesmo assassinada e se possui elementos para apontar Bispo como o responsável pelo crime.

Polícia investiga se advogada achada morta foi levada para cativeiro

Márcia Nakashima foi sepultada neste sábado (12) em Guarulhos.
Para delegado que cuida do caso, ela foi assassinada há menos de 15 dias.

Do G1 SP


Policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investigam a possibilidade de a advogada Mércia Nakashima ter sido levada para um cativeiro antes de ser morta. Eles ouviram neste sábado (12) pessoas que afirmam ter visto a vítima ao lado de seu ex-namorado Mizael Bispo dos Santos, principal suspeito pela morte de Mércia, perto de uma favela, na periferia de Guarulhos.

Segundo o delegado que cuida do caso, Antônio Olim, Mércia deve ter ficado uma semana escondida em algum lugar antes de ser morta. "Ela ficou em algum lugar com mais gente envolvida e ela foi morta em outro domingo. Foi jogada naquele local como foi visto por um pescador", disse Olim.


Na sexta-feira (11) investigadores apreenderam dois pares de sapato e uma camisa rasgada na casa de Mizael. A perícia vai analisar amostras de terra encontradas no tapete do carro dele e nos sapatos apreendidos. Essas amostras serão comparadas com outras recolhidas na represa onde o corpo de Mércia foi encontrado. A polícia espera descobrir se Misael esteve lá.

Mércia Nakashima, de 28 anos foi encontrada morta na sexta-feira dentro de uma represa em Nazaré Paulista. Ela estava desaparecida desde 23 de maio, mas a polícia acredita que não tenha sido assassinada uma semana depois. Pelo estado em que o corpo foi encontrado, os legistas suspeitam que a morte ocorreu no máximo há 15 dias.




Sepultamento Márcia NakashimaCorpo de Márcia Nakashima foi sepultado neste sábado (Foto: Roney Domingos/ G1)

O corpo de Mércia foi enterrado durante a manhã no Cemitério São João Batista, no centro de Guarulhos. O pai da advogada, que não conseguiu participar do velório, apareceu no último momento para se despedir da filha.

A represa onde o carro e o corpo da advogada foram encontrados é de difícil acesso. Por isso a polícia investiga a participação de mais de uma pessoa no assassinato. Segundo a família de Mércia, testemunhas viram ela sendo morta e chegaram a pedir ajuda.

O irmão de Mércia, Márcio Nakashima, afirma que houve falha do serviço 190. "Um pescador quando estava lá, ligou para o disque-denúncia, ligou para o 181 e a resposta que ele teve lá era que a polícia já estava cuidando do caso e ele deveria procurar o DHPP na segunda-feira de manhã, sendo que ele escutou a minha irmã gritando, ligou no 190 e ninguém pôde fazer nada." A PM informou que só durante as investigações vai ser possível saber se houve falha no serviço.

O ex-namorado de Mércia é apontado como principal suspeito. Mizael Bispo dos Santos foi soldado e cabo da Polícia Militar, mas se aposentou por invalidez depois de ser atingido por uma descarga elétrica. Afastado da PM, se formou em direito e se tornou sócio de Mércia num escritório de advocacia. Em entrevista ao programa Fantástico na semana passada, ele disse que estava sofrendo com o desaparecimento da ex-namorada.

"Eu estou sentindo o que a família está sentindo. Eu gostaria de ter desaparecido junto com ela porque não está sendo fácil para mim", disse Mizael.

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Com medo de linchamento, ex de advogada assassinada não vai a enterro


O advogado Mizael Bispo de Souza, 40, principal suspeito da morte da ex-namorada Mércia Nakashima, 28, decidiu não ir ao enterro da advogada neste sábado no cemitério São João Batista, na região central de Guarulhos (Grande SP). De acordo com o advogado de Mizael, Samir Haddad Júnior, a decisão foi tomada após sua orientação. "É capaz de ele ser linchado."

A advogada, que estava desaparecida desde o último dia 23, foi encontrada morta ontem na represa de Nazaré Paulista (64 km de São Paulo), onde seu carro já tinha sido localizado na quinta-feira (10). No início da noite de ontem, a polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa de Souza, 40.

Mizael, que estava em uma cidade do litoral de São Paulo até a última quinta-feira (10), está em Guarulhos, na casa de amigos. Segundo Samir, a reação popular contra Mizael tem sido "assustadora".

"Já picharam a casa dele e o escritório. O coitado não consegue mais trabalhar. A sociedade precisa jogar alguém na cova dos leões, mas se Deus quiser Mizael vai fazer como Daniel", afirmou o advogado.

Ainda segundo Samir, não há provas suficientes contra Mizael. "Ele é um homem inteligente, passou na OAB, você acha que ele ia usar carro com rastreador para ser o principal suspeito? Ia voltar a pé da represa? A polícia tem que investigar", afirma.

Desaparecimento

A advogada foi vista pela última vez no dia 23 de maio, quando deixava a casa da avó, em Guarulhos (Grande SP). O ex-namorado dela, Mizael Bispo de Souza, 40, já prestou depoimento duas vezes à Polícia Civil e negou qualquer envolvimento no sumiço da jovem, mas, para a polícia, ele continua como principal suspeito.

O relatório das ligações dos três celulares de Mércia apontou que a última ligação recebida por ela no dia do seu desaparecimento foi de Souza, às 14h30 do dia 23. Segundo o delegado, essa foi a chamada que os familiares de Mércia viram que ela recebeu e não atendeu.

O rastreamento do carro de Souza apontou que ele passou pela região próxima a casa da avó de Mércia --onde ela foi vista pela última vez-- na tarde de domingo (23). Em depoimento, o advogado afirmou que passou na casa de um amigo que mora por lá, mas ele não estava e que passou a tarde com uma garota de programa.


Encontrado em represa corpo da advogada Mércia Nakashima, desaparecida desde 23 de maio em SP

Plantão | Publicada em 11/06/2010 às 10h37m

Globo News TV, O Globo

Mércia, que estava desaparecida  em Guarulhos desde 23 de maio/Reprodução de imagem TV Globo

SÃO PAULO - Foi encontrado na represa de Nazaré Paulista o corpo da advogada Mércia Nakashima, 28 anos, que estava desaparecida desde o dia 23 de maio em Guarulhos, na Grande São Paulo, depois de participar de um almoço em família. O irmão dela estava no local acompanhando a buscas do Corpo de Bombeiros e confirmou que o corpo é mesmo de Mércia. O carro da advogada foi localizado na represa ontem , depois de um telefonema anônimo dado à família. A testemunha afirmou que viu o carro sendo jogado na represa.

O carro estava submerso a uma profundidade de aproximadamente 6 metros e foi içado no fim da tarde de ontem. O carro tinha o vidro do passageiro aberto e estava com pertences da advogada. Peritos analisam o veículo.

O ex-PM e advogado Mizael Bispo de Souza, ex-namorado e ex-sócio de Mércia, de acordo com a polícia, é considerado o principal suspeito do desaparecimento, mas negou envolvimento no caso em depoimento à polícia. À polícia, Mizael disse que os dois terminaram o relacionamento no ano passado, mas continuavam saindo.

Reprodução de imagem TV  Globo Ele disse que saiu com Mércia na sexta-feira e no sábado e juntos foram a um cinema em Guarulhos. No domingo em que Mércia sumiu, Mizael afirmou que ele não conseguiu ver a advogada. Na hora do desaparecimento, o ex-namorado de Mércia disse que estava com uma garota de programa, mas não soube identificá-la.

A família da advogada disse que Mizael era possessivo e, com o fim do relacionamento, começou a fazer tocaia na casa de Mércia. Na casa dele, onde policiais cumpriram mandado de busca, foram encontradas duas armas, registradas em nome dele. No carro dele não há sinais de Mércia, segundo a polícia.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ato marca dois anos do desaparecimento de engenheira no Rio







Cerca de cem parentes e amigos da engenheira Patrícia Amieiro Franco, desaparecida no Rio de Janeiro desde 14 de junho de 2008, promoveram neste sábado um ato na Barra da Tijuca (zona oeste) para registrar os dois anos do sumiço dela. O público foi estimado por participantes da manifestação.

O caso ainda é discutido na Justiça. Policiais militares são acusados de matar e ocultar o cadáver da engenheira, que tinha 24 anos.

Já os PMs afirmam que Patrícia sofreu um acidente na saída do túnel do Joá, na Barra. Os PMs dizem que o veículo de Patrícia saiu da pista, caiu numa ribanceira e capotou. O corpo, disseram, caiu na lagoa de Marapendi.



17/06/2009

O que aconteceu com ela?

Reconstituição reforça tese de envolvimento de PMs no desaparecimento da engenheira Patrícia Franco

Sofia Cerqueira

Álbum de família
Patrícia tinha 24 anos quando sofreu um acidente de carro na Barra da Tijuca, em 14 de junho de 2008. Seu corpo nunca foi encontrado. Esta é uma de suas últimas fotos

Era um dia que prometia ser de festa. O analista de sistemas Antônio Celso de Franco comemoraria seus 54 anos com um grande churrasco na casa da família, no Recreio dos Bandeirantes. Às 7 e meia da manhã de 14 de junho de 2008, ele e a mulher, a dona de casa Tânia Márcia, foram acordados por um telefonema que mudaria para sempre a vida deles: a filha caçula do casal, a engenheira Patrícia Amieiro Branco de Franco, de 24 anos, sofrera um acidente de carro no início da Barra da Tijuca e o corpo teria desaparecido no Canal de Marapendi. Só no último dia 4, às vésperas de seu sumiço completar um ano, foi feita a reconstituição do caso, comprovando a tese que a família defende há meses: não foi um acidente. O laudo oficial só deve ser divulgado nesta semana. Peritos que participaram da simulação informaram, no entanto, que, na velocidade em que estava o veículo (um Palio 2007), a jovem não teria sido jogada para fora do carro e caído no canal. "Há um ano lutamos para provar que policiais militares estão envolvidos no seu desaparecimento", afirma Franco. A principal suspeita é que dois PMs que faziam blitz na saída do Túnel do Joá tenham tentado parar o carro de Patrícia quando ela voltava de uma festa no Morro da Urca. Como não foram atendidos, teriam atirado no veículo e provocado o acidente. A investigação policial já concluiu que outros policiais estiveram no local logo após o desastre. O que aconteceu com ela a partir daí é um mistério.

Guilherme Pinto/Extra/Ag. O Globo
A reconstituição: na velocidade em que dirigia, ela não seria lançada no canal

"Nossa vida parou com aquele telefonema", diz Tânia Márcia. "Não consigo dormir mais de uma hora por noite." Na casa, o quarto de Patrícia permanece intacto, com uma vela acesa. No início, a família achou que tivesse sido mesmo um acidente. Duas semanas depois, no entanto, quando Adriano, de 26 anos, irmão de Patrícia, viu o veículo numa oficina, descobriu marcas de tiros no motor. As perfurações haviam passado despercebidas na primeira perícia. Uma nova análise, após alguns dias, encontrou fragmentos de projéteis no carro. "Do desespero inicial passamos a uma batalha por justiça", conta Franco. "Foram meses e meses lutando contra o corporativismo da PM, pedindo perícias, exames de DNA, análises de GPS de viaturas..." O pai de Patrícia, funcionário do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), só voltou a trabalhar regularmente há um mês. Duas vezes por semana ele vai à Delegacia de Homicídios, no Centro, para acompanhar o andamento do caso. As investigações apontam o envolvimento de oito PMs, que podem ser indiciados por homicídio doloso (com intenção de matar) e por ocultação de cadáver.

Os pais, Tânia e Antônio Franco: "Enquanto não provarem
o contrário, acredito que ela esteja viva", diz a mãe

Desde o desaparecimento, a família de Patrícia vem distribuindo panfletos com o seu rosto e o telefone do disque-denúncia em vários bairros e favelas da Zona Oeste. Também espalhou outdoors pela cidade, criou um site com o intuito de buscar informações (www.cadepatricia.com.br) e promoveu manifestações cobrando uma solução para o caso, como a passeata do domingo (7), na orla da Barra. Várias versões para o misterioso sumiço são investigadas. Uma delas seria a de que, depois de atirarem no carro, os PMs teriam recorrido a policiais amigos, integrantes de uma milícia, que teriam levado o corpo para uma favela em Campo Grande e o queimado. "Já ouvimos falar até que um policial que foi morto na Rua Sacopã (na Fonte da Saudade) saberia demais sobre essa história e por isso teria sido eliminado", diz Franco. "Mas até agora não se conseguiu provar nada." Outra hipótese é a de o corpo ter sido enterrado no município de São Gonçalo. Por seis ocasiões, ao longo de um ano, a família viveu a expectativa de a polícia ter encontrado o corpo de Patrícia. "Cada vez é um baque no coração, um sofrimento enorme", afirma Franco. "Enquanto não provarem o contrário, acredito que ela esteja viva", completa a mãe.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Queda de elevador deixa um morto e outro ferido na zona leste de SP

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida na manhã deste domingo na queda de um elevador no bairro Jardim Nossa Senhora, na zona leste de São Paulo.

Segundo informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 7h50 em um prédio de três andares localizado na rua Floriano de Toledo. Informações preliminares apontam que o prédio é residencial.

Os bombeiros foram acionados para atender as vítimas, mas uma delas não resistiu e morreu ainda no local. A segunda foi socorrida e encaminhada para o pronto-socorro Santa Marcelina de Itaquera, também na zona leste.

O caso deve ser registrado no 53º DP (Parque do Carmo), mas ainda não tinha sido feito por volta das 9h50. As causas do acidente ainda serão determinadas pela perícia.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Casal é encontrado morto em lago de São José do Campos (SP)

A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São José do Campos investiga a morte de um casal, encontrado com marcas de tiros em um lago, em São José dos Campos (97 km de SP), na manhã deste domingo.

Segundo informações da SSP, por volta das 11h deste domingo, a polícia recebeu a informação de que dois corpos haviam sido encontrados em um lago, no Jardim Santa Luzia.

No local foi constatado que a jovem, que tinha 23 anos, levou dois tiros no rosto e o rapaz, de 25 anos, foi baleado duas vezes na nuca.

O desaparecimento das vítimas havia sido comunicado pela família, na manhã deste domingo, na delegacia de São José dos Campos.

O local foi periciado e os corpos passarão por exames. Com a jovem foi encontrado um brilho labial e um documento em nome de uma outra pessoa. O material foi apreendido para perícia.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Site vê semelhança em logos de Dilma e Obama


O Design on The Rocks enxergou semelhança entre os logotipos das campanhas presidenciais de Dilma Rousseff e do norte-americano Barack Obama. Publicou um post (http://www.designontherocks.com.br/?p=34409) e depois o retirou do ar. No lugar, deu uma explicação dizendo que vai esperar para comparar os logos de todos os candidatos.

O blog guardou as imagens postadas pelo site Design on The Rocks:

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues, jornalista, nasceu em 1963. Fez mestrado em jornalismo internacional na City University, em Londres, Reino Unido (1986).

Na Folha desde 1987, foi repórter, editor de Economia, correspondente em Nova York (1988), Tóquio (1990) e Washington (1990-91). Na Sucursal de Brasília da Folha desde 1996, assina a coluna "Brasília", na página 2 do jornal, às segundas, quartas e sábados. Mantém uma página de política no UOL desde o ano 2000 – com informações estatísticas e analíticas sobre eleições , pesquisas de opinião e partidos políticos. Em 2007 recebeu uma fellowship da Fundação Nieman, na universidade de Harvard (Cambridge, MA, nos Estados Unidos).

É autor do livro "Políticos do Brasil" (2006, Publifolha) e do site www.politicosdobrasil.com.br. Foi também co-autor de outros dois livros: "Os Donos do Congresso - A Farsa na CPI do Orçamento" (Prêmio Jabuti de livro-reportagem em 1993) e "Racismo Cordial", de 1994, ambos editados pela Ática.

Ganhou 4 prêmios Esso: Prêmio Esso de Jornalismo de 1997 (reportagem sobre a compra de votos na votação da emenda da reeleição); Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2002 (reportagens e o banco de dados Controle Público, que tem mais de 6.000 declarações de bens de políticos); Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2003 (relato sobre venda reportagem na mídia do Estado do Paraná) e Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2006 (livro e site "Políticos do Brasil"). O trabalho Controle Público também foi premiado em 2002 com o Líbero Badaró de Webjornalismo e com o Prêmio para Internet da Fundación Nuevo Periodismo Internacional, presidida pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez.

( É O HABITO DE ROUBAR ! O P.T. TEM ESSE VICIO !)

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Casal é encontrado morto em São José dos Campos

RICARDO VALOTA - Agência Estado

Um casal de namorados foi encontrado morto, por volta das 11 horas, junto a um lago existente no Loteamento Santa Luzia, no bairro São Judas, em São José dos Campos (SP). A atendente de telemarketing Kátia Carolina de Carvalho, de 23 anos, foi morta com dois tiros no rosto, e Rodolfo Rodrigues Cabral, 25, atingido com tiros na nuca e teve também alguns dedos das mãos cortados e vários ferimentos a faca no rosto. O casal saiu na noite de ontem em um Gol verde e foi considerado desaparecido após o irmão de Kátia, já na madrugada deste domingo, encontrar o veículo sem as rodas, com a chave no contato e abandonado na Avenida Jerônimo, próximo de uma lotérica, no bairro Putin.

A polícia foi acionada e registrou o desaparecimento. No final da manhã, os corpos foram localizados. Parentes da garota afirmaram ao delegado do Plantão Sul de São José dos Campos que a menina e o rapaz aparentemente não tinham inimigos. Após realizarem seu trabalho, os peritos afirmaram que o autor do duplo homicídio teria judiado muito de Rodolfo antes de matá-lo. Não se sabe ainda se o casal foi vítima de uma execução premeditada ou se o caso trata-se mesmo de latrocínio - roubo seguido de morte.

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

U.S. urges Israel to investigate on Gaza flotilla raid

WASHINGTON, June 13 (Xinhua) -- The Obama administration on Sunday urged Israel to "promptly" carry out investigation into its military raid on an international aid flotilla bound for the Gaza Strip and to present the investigation result to the international community.

"While Israel should be afforded the time to complete its process, we expect Israel's commission and military investigation will be carried out promptly," said White House spokesman Robert Gibbs in a statement.

"We also expect that, upon completion, its findings will be presented publicly and will be presented to the international community," said the spokesman.

Israeli navy commandos boarded a pro-Palestinian international aid flotilla on May 31 and clashed with activists on one of the ships. The violence left nine dead, eight of them Turkish citizens, and dozens wounded.

The international community has slammed Israel for using excessive force and asked to conduct an international inquiry into the incident, while the Israeli government insists that its soldiers acted just in self-defense when they were attacked on board by the activists.

Early on Sunday, the Israeli government has decided to form an internal panel with two international observers to probe into the raid, in an effort to explain before the international community " the actions performed by Israel to prevent flotilla vessels from reaching the Gaza coast."

Through a presidential statement of the UN Security Council, the United States joined the international community in condemning Israel's raid and supporting the completion of a prompt, impartial, credible, and transparent investigation.

But the administration also claimed that Israel "should be allowed to undertake an investigation into events that involve its national security."

"We will not prejudge the process or its outcome, and will await the conduct and findings of the investigation before drawing further conclusions," said Gibbs.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sandro Rosell elected new Barcelona club president

MADRID, June 14 (Xinhua) -- Former vice-president Sandro Rosell was elected as the new president of football club Barcelona for the next four years by an overwhelming majority on Sunday night.

Rosell obtained over 61 percent of the approximately 57,000 votes cast by Barcelona club members, a long way ahead of the other candidates, Augsti Benedito (14 percent), Marc Ingle (12 percent) and Jaume Ferrer (10.8 percent).

The overall turnout at the polls was just under 48 percent of Barcelona's club members or "socios".

It is a massive victory for Rosell, who arrived at the club as the right hand of outgoing president Joan Laporta seven years ago in the summer of 2003, who had to resign in 2005 accusing Laporta of failing to fulfil the promises he had made during his election campaign.

The two had been good friends, but the relationship ended on bitter terms and Rosell published a book entitled "Welcome to the Real World" a year later in which he was strongly critical of Laporta's handling of the club.

Since then Rosell has been seen as a head for those against Laporta's rule, although he resisted the possibility of presenting himself as a candidate for the presidency in 2006 after Barcelona had won both the La Liga and the Champions League.

He has, however, publicly declared his support for current coach Pep Guardiola, so a chance in the Barcelona dugout looks to be out of the question, especially considering that Guardiola committed himself to a further year as coach before the end of last season.

Former president Laporta was elected into presidency in 2003. His seven-year mandate saw Barcelona win the La Liga on four occasions and the Champions League twice. 2009 saw the Catalan outfit achieve a world first of winning all six competitions it played in Copa del Rey, La Liga, Champions League, Spanish Supercup, European Supercup and World Club Championship.

However, Laporta's reign also saw Barcelona basketball team achieve impressive results. This season the team is playing in the final of the playoffs for Spain's ACB league title and the team has already been crowned kings of Europe after winning the Euroleague.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sandro Rosell é eleito o novo presidente do Barcelona

AE - Agência Estado

O Barcelona decidiu neste domingo seu novo presidente. Trata-se de Sandro Rosell, que foi eleito com mais de 60% dos votos dos sócios do clube. Ele superou Agusti Benedito na disputa para substituir Joan Laporta, que ocupava o cargo desde 2003.

Rosell, que comandará o tradicional clube espanhol pelos próximos seis anos, se tornou o presidente mais votado do Barcelona. Ele recebeu 35.021 votos, ou 61.35% do total, deixando para trás Agustí Benedito, com 14,4%, Marc Ingla, que registrou 12,3%, e Jaume Ferrer, com 10,8%. Cerca de 48% dos sócios do clube participaram da eleição.

O novo presidente, que é formado em administração, já atuou como vice-presidente do clube entre 2003 e 2005, quando pediu demissão do cargo por divergir de Laporta. Antes, Rosell trabalhara no Departamento de Marketing dos Jogos Olímpicos de 1992, realizado em Barcelona. Ele é filho de Jaume Rosell, ex-diretor do clube.

Ao assumir o cargo, Rosell terá como primeira missão definir o futuro de Josep Guardiola. O treinador declarou recentemente que só decidirá um novo contrato com o clube assim que o novo presidente fosse eleito.

No comando do Barcelona, Rosell tentará superar as grandes conquistas de Laporta nesses últimos anos. Somente no ano passado, o time faturou todos os títulos que disputou, incluindo a Liga dos Campeões, o Campeonato Espanhol e o Mundial de Clubes da Fifa.

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Aluguel de R$ 18 mil de QG do PT é pago com dinheiro vivo


Agências de comunicação contratadas para trabalhar na campanha de Dilma Rousseff pagavam aluguel de casa com depósitos em espécie. Especialista em direito eleitoral condena a prática
Marcelo Rocha e Murilo Ramos
Adriano Machado
ALUGUEL SUSPEITO
Entre março e junho, R$ 72 mil referentes à locação do imóvel acima foram depositados em dinheiro vivo em conta indicada pelo proprietário do imóvel

Em tempos de transações bancárias facilitadas pela internet e insegurança nas ruas, é cada vez mais raro que pessoas e empresas carreguem altos valores sem uma necessidade real. A Lanza Comunicação e a Pepper Comunicação Interativa, contratadas para trabalhar na campanha da ex-ministra Dilma Rousseff (PT), pensam diferente. Preferem a arriscada operação de transportar dinheiro vivo para quitar obrigações. Essa foi a alternativa utilizada para pagar o aluguel de uma casa localizada no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, e que serve à campanha da petista. Entre março e junho deste ano, as duas empresas depositaram o equivalente a R$ 72 mil, em espécie, em uma conta indicada pelo proprietário do imóvel no banco Credindústria. A instituição financeira fica no setor de indústrias da capital.

Felipe Barra
DEPÓSITO
Banco em que dinheiro do aluguel era depositado

ÉPOCA teve acesso ao contrato de locação (confira na imagem abaixo) que foi firmado em janeiro e formalizado no Cartório do 4º ofício de Notas de Brasília no final de março. Assinam o documento Luiz Lanzetta, dono da Lanza Comunicação, e Danielle Fonteles, dona da Pepper Comunicação Interativa. O aluguel expira em dezembro de 2010. As duas empresas pagam mensalmente R$ 18 mil. A reportagem procurou os proprietários das agências de comunicação para esclarecer o porquê do pagamento em espécie. Apenas a Pepper respondeu. Por meio de sua assessoria de imprensa, informou tratar-se de uma “opção das empresas” e que “não há ilegalidade na operação”. A Pepper afirmou ainda que o valor era dividido meio a meio com a Lanza, mas não detalhou quem se incumbia de recolher o dinheiro vivo e ir à boca do caixa realizar os depósitos. A empresa de Danielle Fonteles pretende deixar a casa e já está à procura de um novo lugar. Não revelou as razões para trocar de endereço. Existe uma cláusula contratual que prevê o pagamento de multa de 10% do valor total do aluguel, o equivalente a R$ 18 mil. Será que também vão pagar a multa em espécie?

O secretário-geral da OAB nacional e especialista em direito eleitoral, Marcus Vinícius Furtado, disse que, em tese, pagamento em espécie presume caixa 2. “É absolutamente irregular e injustificável que se tenha pagamentos em dinheiro vivo numa campanha eleitoral”, afirmou. Segundo Furtado, existem instrumentos na legislação que podem punir o uso de caixa 2 até com a impugnação de candidaturas.

Lanzetta, da Lanza Comunicação, recebeu aval para procurar uma mansão no Lago Sul, capaz de abrigar a estrutura de comunicação da campanha, no fim do ano passado. A casa teria de ser espaçosa e próxima ao local onde a coordenação da pré-campanha de Dilma Rousseff está instalada. Inicialmente a casa foi anunciada por R$ 22 mil, mas Lanzetta barganhou. Obteve desconto de R$ 4 mil e fechou o aluguel em R$ 18 mil. O jornalista conseguiu ainda uma carência de dois meses (janeiro e fevereiro). Lanzetta ficou em evidência nas últimas semanas por ter participado de reuniões com arapongas que seriam contratados para investigar vazamentos de informações dentro do comitê de Dilma Rousseff e para bisbilhotar a vida do adversário da petista, o tucano José Serra. Anunciou sua saída da campanha de Dilma Rousseff no dia 5 de junho.

Abaixo, o contrato de locação do imóvel:

   Reprodução


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Luana Piovani: A lei em forma


Atriz é uma delegada no seriado ‘Na Forma da Lei’, papel que tem tudo a ver com sua fama de durona. Feliz com a volta à TV, ela diz que teve medo de pegar em armas e que só seria capaz de matar barata

POR GUILHERME SCARPA

Rio - Destemida e corajosa. Conhecida por esses adjetivos, a atriz Luana Piovani vai deitar e rolar com sua fama de durona — conquistada ao longo de 17 anos de carreira — na pele da delegada Gabriela, do seriado ‘Na Forma da Lei’, que estreia nesta terça-feira. A loura vai pegar em armas para defender com unhas e dentes os amigos Ana Beatriz (Ana Paula Arósio), Célio (Leonardo Machado), Edgar (Henri Castelli) e Ademir (Samuel de Assis) das garras do ‘serial killer’ vivido por Márcio Garcia na trama de Antonio Calmon — autor que a lançou, em 1993, na minissérie ‘Sex Appeal’. Mas sem perder a ternura.

Foto: Marcio de Souza / TV  Globo
“Tive dificuldade em atirar. Mas, depois, parei de sofrer. Quando a água bate na bunda, a gente tem que nadar!” | Foto: Marcio de Souza / TV Globo

“Sou muito ligada à amizade. Jamais mataria, a não ser uma barata”, conta Luana, que ficou apavorada no primeiro contato que teve com armas de fogo. “O efeito psicológico mexeu comigo”, revela ela, que teve pouco tempo para produzir a personagem. “Queria ter revisto ‘Kill Bill’, por exemplo”, entrega ela, lembrando da justiceira de Uma Thurman no sanguinolento filme de Quentin Tarantino.

Ainda que não tenha se inspirado em nenhuma super-heroína, a atriz frequentou aulas de artes marciais, tiro e tática militar, e recebe instruções de policiais do Bope nas sequências de ação. “Tive dificuldade em atirar. Mas, depois, parei de sofrer. Quando a água bate na bunda, a gente tem que nadar!”, compara ela, que, até começar a gravar a série, não tinha tido contado com a polícia.

“Nunca precisei dela”, diz Luana, que enxerga necessidade de mudanças para que a ação policial seja mais eficiente. “Quem sou eu para fazer um julgamento de uma coisa tão grande quanto a polícia? Sei que ela merece melhor treinamento, melhores armas, condições de trabalho. Só assim, com satisfação e compromisso, é que teríamos uma polícia digna”, acredita.

>>> FOTOGALERIA: Luana vive delegada em seriado

Na trama dirigida por Wolf Maya, sua personagem enfrentará a corrupção dentro da delegacia onde trabalha. “O delegado Pontes (Maurício Mattar) não é amiguinho. A Gabriela vai passar perrengue”, adianta a loura, que sai das gravações exausta. “É bem desgastante fisicamente. Não tenho tempo de fazer nada. Acordo, tomo café e saio”, confessa Luana, que gosta de fazer aulas de balé e musculação quando pode. “Sou alucinada, fanática. Adoro correr na praia. Tenho muita preocupação com a saúde. Isso é que é importante”, ensina ela.

Aos 33 anos e “aparentemente solteira”, Luana Piovani prefere não tocar em assuntos do coração. “Sobre trabalho, alguma outra pergunta?”, despista ela, com bom humor, depois de ouvir a seguinte questão: “Está em busca de um grande amor?”. “Estou focada no trabalho”, responde a atriz, em cartaz com a peça infantil ‘O Soldadinho e a Bailarina’.

Luana vem se dedicando às crianças desde que montou o espetáculo ‘Alice no País das Maravilhas’, em 2003, seguido por ‘O Pequeno Príncipe’, em 2007. Agora, pela primeira vez na TV, ela será mãe de duas meninas em ‘Na Forma da Lei’. Mas será que essas evidências indicam que ela está a um passo da maternidade? “Em breve? Não! Mais para frente...”, programa Luana, que só gravou um dia com suas filhas da ficção.

“Não me deu gostinho nenhum, mas quero ter no futuro”, completa ela, orgulhosa, apesar de exagerar na autocrítica. “Dá muita satisfação. Sou virginiana, pente fino, não passa nada. Mas me preparo para não cair na paranoia”, garante ela, avessa às novelas.

“Não hesitei com o convite do Wolf (Maya). São só dois meses de gravação. Estou adorando”, explica. Incansável, Luana voltará à telona ano que vem com ‘A Mulher Invisível 2’. “Vou atormentar o personagem do Selton (Mello). Acho que é a missão”, diverte-se.

Quem é quem em ‘Na Forma da Lei’

ANA BEATRIZ (Ana Paula Arósio) — A promotora pública era noiva de Eduardo (Thiago Fragoso), assassinado na sua frente. Precisou de tratamento psiquiátrico para se livrar do trauma. Melhor amiga de Gabriela (Piovani).

MAURÍCIO VIEGAS (Márcio Garcia) — Esconde, por trás da fachada de respeitabilidade burguesa, a administração de um império do crime e corrupção. É um psicótico, cruel, frio, e obcecado por Ana Beatriz, de quem já foi noivo.

JOÃO CARLOS VIEGAS (Luís Melo) — Chefe político à moda antiga e milionário. É metido em todo tipo de corrupção e bandidagem.

EUNICE VIEGAS (Ângela Vieira) — Mulher de João Carlos Viegas, é submissa ao marido, mas esconde sua perversidade.

MARIA CLARA VIEGAS (Carolina Ferraz) — Bela e elegante mulher de Maurício Viegas, se casou com ele para salvar sua família.

CÉLIO (Leonardo Machado) — Juiz e brilhante investigador, sempre foi apaixonado por Ana Beatriz, que só o vê como amigo.

EDGAR (Henri Castelli) — Advogado criminal de sucesso, é uma ótima pessoa e está sempre pronto para ajudar os amigos.

ADEMIR (Samuel de Assis) — Jornalista investigativo, anarquista e boêmio. É ele quem traz a maior parte dos casos para o conhecimento do grupo de justiceiros.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Na forma da lei': Ana Paula Arósio é alvo da obsessão de assassino


Para viver a promotora Ana Beatriz em “Na forma da lei”, Ana Paula Arósio foi do oito ao 80: mergulhou nos livros sobre filosofia do direito e fez aulas de tiro. Mas ela se diverte quando perguntam se está atirando bem:

— Imagina, gente! Vocês acham que eu vou sair atirando por aí (risos)? Eu só aprendi a segurar a arma e ver se não estou matando alguém.

Apesar de estar curtindo fazer um seriado de ação, a atriz explica que o que mais a atraiu na personagem foi sua densidade dramática:

— Ana Beatriz é muito íntegra e acredita na Justiça. É totalmente dedicada à profissão. Ela nem tem vida pessoal, só pensa em trabalho.

Ainda gravando o seriado, a atriz conta que se emocionou na cena da formatura dos cinco amigos, em que eles fazem uma homenagem ao seu noivo: Eduardo (Thiago Fragoso) é brutalmente assassinado logo no início da história por Maurício, que é obcecado pela promotora. A partir daí, a revolta toma conta da personagem, que busca justiça.

— A história é muito forte. Você tem uma cadeia de corrupção por um lado e, de outro, pessoas idealistas, que lutam por um país honesto — conta.

Segundo a atriz, a equipe já está na torcida por uma segunda temporada:

— Olha, não sei, porque grande parte do elenco é assassinado (risos), mas pode ser que aconteça...



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters