[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Maestro John Neschling



Sobrinho neto do compositor Arnold Schönberg e do director Arthur Bodansky, John Neschling nasceu no Rio de Janeiro em 1947. Estudou piano e, mais tarde, direcção musical com Hans Swarowsky, em Viena, e Leonard Bernstein, em Tanglewood. Ganhou os concursos de direcção de Florença, em 1969, da Orquestra Sinfónica de Londres, em 1972, e do Teatro alla Scala, em 1976.

Em 1973 regressou ao Brasil e assumiu o posto de Director Musical dos Teatros Municipais de São Paulo e Rio de Janeiro. Na Europa, esteve à frente do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, do Sankt Gallen, na Suíça, do Teatro Massimo de Palermo, e da Ópera de Bordéus. Foi também Maestro Residente da Ópera Estadual de Viena. Estreou-se nos Estados Unidos da América em 1996, dirigindo O Guarany de Carlos Gomes, na Ópera de Washington, com Plácido Domingo no papel de Peri.

É Maestro Titular da Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo desde 1997, tendo os seus importantes desempenhos artísticos marcado uma nova fase na história do agrupamento. Em 1999 iniciou o trabalho discográfico e, no ano seguinte, inaugurou o Centro de Documentação Musical Maestro Eleazar de Carvalho. Incorporou o antigo Coral Sinfónico do Estado de São Paulo, formando o actual Coro e Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo. Formou também o Coro de Câmara, o Coro Juvenil e o Coro Infantil. Criou um Serviço de Voluntários, a Coordenação de Programas Educativos e a editora Criadores do Brasil. Com a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo, realiza digressões no Brasil, na América Latina, Nos Estados Unidos da América e na Europa.

Para além do seu trabalho com a Orquestra, realiza numerosas actividades no estrangeiro. Nas últimas temporadas, dirigiu a Sinfónica da RAI de Turim, a Orquestra Nacional da Bélgica, a Orchestre de la Suisse Romande, a Orquestra da Accademia de Santa Cecilia de Roma, a Orquestra da Rádio Nacional da Polónia e a Orquestra da Rádio e Televisão Suíça, de Lugano.

É também compositor de música para teatro e cinema: autor das bandas sonoras de películas como Pixote, O Beijo da Mulher Aranha, Lucio Flavio - O passageiro da Agonia -, Gaijin, Os Condenados e a música da mini-série televisiva Os Maias. Mais recentemente, escreveu a música do filme Desmundo, de Alain Fresnot, e a da telenovela Esperança.

02 Setembro 2006

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters