[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A importância de 'Dalva e Herivelto' em debate



Rio - Um encontro no Instituto Cultural Cravo Albin na noite de terça-feira, na Urca, antecipou o que está por vir na minissérie ‘Dalva e Herivelto’, que estreia dia 4 de janeiro, na Globo.



A autora Maria Adelaide Amaral, o diretor Dennis Carvalho e o ator Fábio Assunção, que vai interpretar Herivelto na trama, discutiram com figuras do mundo da música, como Ricardo Cravo Albin, a era de ouro do rádio e a importância desses dois personagens na história da música brasileira. “Ainda criança, em Portugal, eu já tinha paixão pela música brasileira e conheci a voz de Dalva. Mas eu não imaginava que a história dela com Herivelto era tão pesada. É uma das histórias mais dilacerantes que conheço”, confessou Maria Adelaide, anunciando que a produção também vai falar de uma grande história de amor.

“Quando ela me ligou perguntando se eu gostaria de dirigir, topei na hora. Fábio e Adriana Esteves estão brilhantes em suas atuações”, valorizou Dennis.

Além da consagrada cantora Ângela Maria, Geraldinho Carneiro e familiares de Dalva e Herivelto, como Pery Ribeiro e Yaçanã Martins, também prestigiaram o evento. “A família nos deixou ler cartas nunca publicadas para que a minissérie seguisse adiante. O apoio foi fundamental. Quero que eles saibam que esse trabalho é feito com verdade, paixão e respeito”, disse a autora.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fábio Assunção: 'Colegas vieram me pedir ajuda'


FÁBIO ASSUNÇÃO logo DALVA E HERIVELTO, upload feito originalmente por OS MAIAS.

ábio Assunção chega a uma nova etapa do tratamento contra as drogas. Livre do vício, ele virou uma espécie de conselheiro e exemplo para quem enfrenta o mesmo problema. Esse papel Fábio tem exercido até mesmo em seu ambiente de trabalho.

— Outras pessoas quebraram o anonimato falando comigo sobre isso. Muita gente, colegas de trabalho, vieram me pedir ajuda. É bom poder compartilhar com as pessoas — disse Fábio, no debate sobre a minissérie “Dalva e Herivelto”, anteontem, na Urca.

Ter exposto publicamente sua dependência química só fez o ator se aproximar ainda mais dos companheiros de cena. Ele se sentiu acolhido ao voltar às gravações, interpretando Herivelto Martins na trama que a Globo estreia em janeiro:

— Quando você não está bem, é impressionante o número de pessoas que vêm ficar do seu lado. Claro que existe gente que só está ali para compartilhar seu sucesso. Mas esses vão embora e um dia voltam.

Agora com a missão de ajudar quem convive com a dependência química, Fábio Assunção levará parte de sua experiência pessoal para as telas. Ele está escrevendo para o cinema uma história de amor com personagens que enfrentam o problema das drogas.

— Muita gente passa por isso e pode ter algum problema em assumir ou falar sobre esse problema. Para mim, pessoalmente, está encerrado, mas artisticamente ainda quero tocar no assunto — explica o ator.

Bronzeado e sorridente, já sem o bigode de Herivelto, Fábio vive mesmo uma nova fase. Mergulhar na vida do compositor e de Dalva de Oliveira também ajudou nisso:

— Eles foram muito humanos, eram gente de verdade. Essa humanidade foi transformadora para mim.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Uma a cada dez mortes não é registrada no Brasil, aponta IBGE


Número caiu 6% nos últimos 10 anos; maior parte da omissão é atribuída a mortes de bebês com menos de 1 anos

Felipe Werneck - O Estado de S.Paulo


RIO - O nível de sub-registro de mortes no País caiu de 17,7% em 1998 para 11% em 2008, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas o problema continua grave no Norte e no Nordeste. Houve queda dos índices nessas regiões no período, mas eles continuam muito elevados: em 2008, o porcentual no Norte foi de 26%, e no Nordeste, de 27%. Sul e Sudeste têm praticamente cobertura plena, e no Centro-Oeste ficou em 8,6%.

Ao contrário dos nascimentos, em que há possibilidade do registro tardio, são raras as ocasiões em que uma morte não registrada no ano venha a ser computada depois. A maior parte da omissão é atribuída ao sub-registro de óbitos infantis (menores de 1 ano). O IBGE não calculou a proporção entre os jovens.

Já o porcentual de sub-registro de nascimentos caiu de 27% para 8,9%. Ou seja, dez anos após a Lei da Gratuidade do Registro Civil, de cada 100 nascimentos, aproximadamente 9 crianças não foram registradas em 2008, ante 27 em 1998. Mesmo assim, estima-se que 248 mil deixaram de ser registradas no ano passado.

Mortes violentas

Vinte e sete mil mortes violentas de jovens de 15 a 24 anos foram registradas em cartórios do País no ano passado. As Estatísticas do Registro Civil mostram que esse número representa um quarto de todos os 106.848 óbitos motivados por causas externas como homicídios, acidentes de trânsito e suicídios em 2008. Dos 27 mil jovens, 24 mil eram homens.

A proporção de mortes violentas entre os homens de 15 a 24 anos se manteve estável em nível "extremamente elevado" na comparação com 2007, aponta o IBGE, após ter ocorrido uma tendência de queda por cinco anos, a partir de 2002. No ano passado, duas de cada três mortes (67,5%) de homens nessa faixa etária ocorreram por causas externas, ante 67,4% em 2007 e 70,2% em 2002. Entre as mulheres jovens, a proporção média de mortes violentas em relação ao total de óbitos chegou a 34% em 2008, ante 32% em 1998.

"Este é um fenômeno que vem se generalizando por todos os Estados e mesmo entre as mulheres jovens já se observa tendência de elevação de mortes por violência", assinala o IBGE. Embora o Registro Civil não detalhe o tipo de causa dos óbitos violentos, o IBGE informa que estão relacionados principalmente a homicídios, acidentes de trânsito e suicídios.

"Não se espera que o jovem morra de causas naturais. O problema é que são 27 mil mortes por causas externas. Isso tem um impacto na esperança de vida. A morte violenta reduz em três anos a esperança de vida do homem no Brasil", diz Cláudio Dutra Crespo, gerente de Estatísticas Vitais e Estimativas Populacionais do IBGE. "São pessoas que deveriam estar entrando no mercado de trabalho e no entanto são vítimas de violência e acidentes, estão muito expostas a fatores de risco."

Entre os homens de 15 a 24 anos houve crescimento na proporção de mortes violentas na região Nordeste em relação a 2007, ante pequena queda na Centro-Oeste. Na regiões Norte, Sul e Sudeste, os dados indicam estabilidade. A maior proporção ocorreu na região Sudeste (74%). No Espírito Santo, a incidência de mortes violentas entre os jovens em 2008 chegou a 78,6%, e em São Paulo, a 77,2%.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

La virgen de la cocaína desata el escándalo en México


Detalle del polémico cartel publicitario de 'Morenita, el escándalo'. | Álex Cruz

Detalle del polémico cartel publicitario de 'Morenita, el escándalo'. | Álex Cruz

  • La cinta del mexicano Alan Jonsson retrata el mundo del narcotráfico
  • La virgen de Guadalupe es uno de los iconos más importantes de México

El film mexicano 'Morenita, el escándalo' promete caldear los ánimos con el cartel que lo promociona, en el que se ve a la virgen de Guadalupe, símbolo nacional, delineada con lo que parece cocaína y junto a tres balas

"El bien y el mal están en el mismo cartel, yo quiero ponerlo como un símbolo", ha explicado en conferencia de prensa el director de la cinta, el mexicano Alan Jonsson, quien ha reiterado en varias ocasiones que no busca ofender a nadie con la imagen, pero ha admitido que se buscó llegar hasta una imagen que llamara la atención.

"Ser mexicano es ser guadalupano", ha explicado en referencia a la devoción que profesa gran parte del país y que hace a la "morenita del Tepeyac" medular para México. La virgen de Guadalupe es un icono de la identidad mexicana.

'Morenita, el escándalo' narra cómo un joven, por una deuda con el narcotráfico, se ve forzado a robar la imagen sagrada de la virgen expuesta en la Basílica capitalina, corazón religioso del país.

La imagen, protegida en la realidad por fuertes medidas de seguridad, quedó grabada en el ayate (poncho) del indígena Juan Diego después de que se le apareciera la virgen, según la tradición.

Hace siete años, el estreno de 'El crimen del Padre Amaro', protagonizada por Gael García Bernal, fue objeto de fuertes protestas, debido a que cuestionaba el celibato, involucraba una imagen de la virgen, y hablaba de aborto.

"La gente ha cambiado, ya no es tan fácil que se impresionen tanto", ha apuntado por su parte el crítico de cine Gerardo Gil, aunque el 90% de los mexicanos se declara católico, según datos oficiales.

Gil ha descartado que los grupos de presión se hayan interesado por 'Morenita', ya que el filme no transgrede ningún dogma católico y "también han aprendido a no hacerlo" para no dar publicidad extra a una obra.

"El director quiso generar la polémica, pero a la hora de la hora le tembló la mano", ha añadido el crítico, que ha agregado que lo que se cuestiona no es si la imagen es o no legítima, "sino la moral que hay detrás de eso".

Jonsson rodó la peregrinación anual para honrar a la virgen, que atrae a millones de personas cada 12 de diciembre, y enseñó el material a la curia, que lo tomó como parte de un documental.

La Iglesia aún no se ha pronunciado públicamente sobre el tema, pero, con polémica o sin ella, el protagonista del film, Horacio García, considera que estrenar la película, tal y como está el cine mexicano, y encima con 200 copias, "ya es un milagro".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ahmadineyad a Chávez: 'Yo soy su hermano, y vamos a estar juntos hasta el final'


Chávez y Ahmadineyad reunidos en Caracas. | Reuters

Chávez y Ahmadineyad reunidos en Caracas. | Reuters

  • 'Eres un gladiador de las luchas antiimperialistas'
  • La ofensiva diplomática del presidente iraní ha sorprendido en la Casa Blanca

El presidente de Venezuela, Hugo Chávez, y su colega iraní, Mahmud Ahmadineyad, revitalizaron en Caracas su polémica “alianza antiestadounidense”, con la firma de nuevo tratados comerciales e industriales.

Este frente común, contra lo que llaman “el Imperio”, cumple ya cinco años y se ha convertido en la punta de lanza de Irán en América Latina. Es el tercer encuentro entre ambos mandatarios en lo que va de año. En abril y agosto, Chávez visitó Teherán, y el miércoles recibió a Ahmadineyad en lo que fue su última escala en Latinoamérica.

“Hermano valiente y bueno, que está resistiendo como una montaña contra el imperialismo y el colonialismo, defendiendo la libertad para los pueblos de América latina”, sostuvo el presidente iraní durante su breve discurso en las escaleras del palacio. “Yo soy su hermano, y vamos a estar juntos hasta el final”, agregó.

Chávez, que comparó a Colombia con Israel, dijo que el objetivo de estos dos países aliados de Estados Unidos, es "hacer desaparecer” la revolución bolivariana e islámica de Irán. “Son dos países guerreristas y tienen la orden de hacer desaparecer a Chávez y Ahmadineyad. Así lo dijo (Simón) Peres cuando estuvo por aquí”, comentó Chávez sobre la gira del presidente de Israel para sumar apoyos en la región.

“Eres un gladiador de las luchas antiimperialistas, ejemplo de firmeza, de constancia por la libertad de tu pueblo”, añadió sobre "hermano iraní".

El mandatario venezolano mantiene una fuerte retórica contra Bogotá y Tel Aviv, a los que acusa de ser “el brazo armado” de Washington en Latinoamérica y Oriente Medio. Ayer, el embajador de Venezuela ante la Organización de las Naciones Unidas (ONU), Roy Chaderton Matos, denunció en el Consejo de Seguridad el peligro que representan las siete bases militares a las que Estados Unidos tendrá acceso en Colombia, y criticó la actitud violenta del Gobierno de Álvaro Uribe.

Después de su polémica reelección en junio, Ahmadineyad dejó claro la importancia de América Latina para el régimen de los ayatolás: “Cuando Occidente intentaba aislar a Irán, nosotros viajamos al patio trasero de Estados Unidos”.

Irán apuesta por Latinoamérica

La ofensiva diplomática realizada por el presidente iraní en los últimos tres años sorprendió hasta a los asesores de la Casa Blanca. Ahmadinejad ha visitado Venezuela en cuatro ocasiones, y estableció relaciones económicas con otros países de la órbita bolivariana.

Irán ha anunciado la apertura de embajadas en Chile, Colombia, Ecuador, Nicaragua y Uruguay, y una oficina para su misión comercial en Bolivia. También es el único país de fuera del continente americano que pertenece -en calidad de observador-, a la Alianza Bolivariana (Alba) creada por Cuba y Venezuela.

En febrero de 2006, Venezuela Cuba y Siria fueron los únicos países que apoyaron el programa nuclear iraní en la votación de la Agencia Internacional de Energía Atómica de las Naciones Unidas. Ahmadineyad finalizó este miércoles su gira por América Latina con nuevos respaldos para su plan de enriquecimiento de uranio –Bolivia y Brasil--, y con la certeza que otros gobiernos izquierdistas de la región, como Nicaragua y Ecuador, se sumarán en el futuro a esta causa.

Caracas y Teherán han firmado más de 137 memorandos de entendimiento en distintas áreas, aunque sólo varias decenas de ellos han visto la luz.

Los más polémicos incluyen asesoría técnica iraní para cartografiar los depósitos de uranio en Venezuela, y cooperación financiera, que según autoridades fiscales de Estados Unidos servirían para burlar las sanciones económicas de la ONU y buscar financiamiento internacional.

Muchos de los acuerdos entre Caracas y Teherán son realidad sólo en el papel en el que se firmaron. De las 10 mil viviendas que ambos países pensaban construir en Venezuela sólo se han entregado 400, y de los 16 mil vehículos que Venirauto quería ensamblar apenas se cumplió el 30%.

“Si los convenios no se cumplen y ni siquiera podemos producir coches, ¿quién puede imaginar siquiera que Venezuela desarrolle armas atómicas?”, señaló con ironía el ex ministro de Planificación, Teodoro Petkoff, en su editorial del diario Tal cual.

Las relaciones de Irán con Chávez y sus aliados dependen mucho de la permanencia en el poder de estos presidentes, pero con Brasil no debería cambiar, aunque vengan nuevos Gobiernos”, explica Paulo Botta, experto en Oriente Medio del Centro Fride, quien pone como ejemplo la balanza comercial de Irán con Brasil y Argentina.

“Estos dos países suman el 80% de las compras iraníes en América Latina, sobre todo en el sector de alimentos, como la soja, el arroz o la leche. Una cosa es la retórica de Irán con Chávez, y otra los negocios”, subraya.



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

IBGE: cai o número de pessoas com carteira assinada


JACQUELINE FARID - Agencia Estado


RIO - O número de empregados com carteira assinada nas seis principais regiões metropolitanas do País registrou, em outubro, a primeira queda, ante igual mês do ano anterior, desde fevereiro de 2004. Segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de ocupados com carteira caiu 0,3% em outubro na comparação com outubro de 2008. Em relação a setembro deste ano, houve alta de 0,1%.



"É um resultado que não é muito favorável", afirmou o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do instituto, Cimar Azevedo. "Mostra uma perda de qualidade do emprego." Ele lembrou ainda que o aumento do emprego com carteira, que foi um destaque do mercado de trabalho no ano passado, vinha sendo impulsionado pelo crescimento econômico.



Para Azevedo, apesar dessa forte desaceleração em outubro, o porcentual de trabalhadores com carteira no total de ocupados atingiu 44,9% nos dez primeiros meses de 2009. O índice é maior que o obtido em igual período do ano passado, quando registrou 44,4%, e representa o melhor resultado desde o início da série histórica, em 2002.



Mercado parado



O gerente da PME afirmou ainda que o mercado de trabalho metropolitano "está parado" e não mostrou qualquer alteração significativa em outubro. "A taxa de desocupação está estável, não houve mudança na taxa de um mês para o outro", avaliou.



Conforme informou hoje o IBGE, a taxa de desemprego em outubro foi de 7,5%, ante os 7,7% registrados em setembro. Estatisticamente, segundo Azevedo, não houve variação de um mês para outro. Em outubro de 2008, a taxa também foi de 7,5%. "O mercado de trabalho está parado em termos de desocupação e ocupação. O ano (de 2009) está muito parecido com o ano passado no mercado de trabalho", disse o especialista. "Há uma desaceleração do mercado de trabalho com a crise, mas não houve retrocesso. Mas se não houvesse a crise, a expectativa é de que a taxa teria caído mais."

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Quadrilha faz arrastão em Frans Café da zona sul


Veículo usado na ação foi localizado pela PM e pertence à namorada de um dos suspeitos


SÃO PAULO - Bandidos armados fizeram um arrastão dentro da cafeteria Frans Café da Avenida Rouxinol, em Indianópolis, zona sul de São Paulo, na noite desta quarta-feira, 25. Doze clientes tiveram os seus pertences roubados pelos criminosos.

Os quatro assaltantes chegaram ao local por volta das 22h15. Dois deles estavam armados. Um permaneceu na porta de entrada e outro dentro da cafeteria, enquanto os outros dois comparsas recolhiam os objetos das vítimas. Foram roubados seis notebooks, diversas bolsas, carteiras, celulares e relógios, entre outros objetos. Conforme os clientes, do Frans Café foram levados apenas dois maços de cigarro. Cerca de cinco funcionárias, todas mulheres, trabalhavam no momento. A ação durou menos de dez minutos.

Um dos clientes, o publicitário Renato Dimitrov Muniz Pimenta, de 25 anos, afirmou que ninguém foi agredido. "Não houve violência", disse ele, que teve um notebook, um mochila e a carteira roubados. A bacharel em Turismo Adriana Silva, 32, noiva do publicitário, estava no banheiro quando cafeteria foi invadida. Assim que saiu, foi rendida e teve a sua bolsa tomada pelos criminosos. Segundo ela, eles apontavam as armas para a cabeça das vítimas e estavam nervosos. "Estavam todos visivelmente apreensivos", garantiu.

Quando os criminosos fugiram, uma das clientes resolveu segui-los, a pé. "Fui atrás deles e vi quando entraram num Marea Weekend chumbo, que estava estacionado na Avenida Ibirapuera, com os faróis apagados. Consegui anotar a placa", contou a comerciante de 41 anos, que pediu par ser identificada apenas como Carolina. A vítima avisou a PM, que constatou que o carro não era roubado e conseguiu chegar à residência da dona do veículo, na Vila São José, zona sul, por meio do número da placa. No local, não foram encontrados os criminosos e nem o carro.

A dona do Marea seria namorada de um dos suspeitos e teria afirmado aos policiais que o companheiro costuma pegar o carro sem avisá-la, por isso ela tem o hábito de esconder as chaves do veículo. Ela também teria dito que ele é usuário de drogas. A descrição do namorado dada pela dona do carro aos PMs bate com as características de um dos assaltantes descritas pelas vítimas. Ele teria uma tia que mora na região central da cidade, nas imediações do bairro da Liberdade.

Policiais militares e civis fizeram buscas mas não encontraram o carro ou os suspeitos. Um inquérito foi aberto para investigar o caso, registrado no 96º Distrito Policial (Brooklin).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Para Chávez, Israel é braço 'homicida do império ianque'




FRANK JACK DANIEL E ANDREW CAWTHORNE - REUTERS


CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aproveitou na quarta-feira uma visita do colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, para qualificar Israel como agente sanguinário dos Estados Unidos.

Chávez e Ahmadinejad, na última etapa de sua viagem pela América do Sul, trocaram abraços, apertos de mão e elogios revolucionários.

O venezuelano aludiu a uma declaração feita neste mês pelo presidente de Israel, Shimon Peres, durante a sua própria visita à América do Sul --para Peres, os dias de Chávez e Ahmadinejad no poder estão contados.

"Sabemos a que se presa o Estado de Israel --um braço homicida do império ianque", disse Chávez a jornalistas. "O que o presidente de Israel disse, levamos como uma ameaça."

Chávez rompeu relações com Israel neste ano, e foi elogiado pelo mundo islâmico depois de qualificar como genocida a ação militar de dezembro e janeiro do Estado judeu na Faixa de Gaza.

Refletindo a retórica chavista, os muros de Caracas frequentemente aparecem com slogans antissemitas. Além disso, o governo de Chávez mantém uma estreita relação com Ahmadinejad, que costuma questionar a ocorrência do Holocausto nazista.

Chávez também apoia o direito do Irã de ter um programa nuclear, e Teerã ajuda a Venezuela a mapear suas reservas de urânio. Ambos os países pertencem à Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

Durante a visita de Ahmadinejad, os dois governantes assinaram diversos acordos empresariais e industriais, relacionados a 129 projetos conjuntos que, segundo Chávez, vão da montagem de bicicletas e a fabricação de autopeças até o processamento de leite e construção de casas.

Antes de chegar à Venezuela, Ahmadinejad havia passado por Brasil e Bolívia, dois países onde ouviu palavras de apoio ao programa nuclear que Teerã diz ter fins pacíficos --algo de que potências ocidentais duvidam.

"O que os imperialistas dizem? Que Ahmadinejad está aqui porque estamos fazendo a bomba atômica aqui também", disse Chávez. "Eles é que têm bombas atômicas, e lembrem-se de que os imperialistas ianques despejaram bombas sobre Hiroshima e Nagasaki", disse numa referência ao ataque com bombas nucleares realizado pelos EUA nessas cidades japonesas no final da Segunda Guerra Mundial.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ciro diz que governador de São Paulo é um "ectoplasma"



Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Em mais um ataque ao governador de São Paulo José Serra (PSDB), o pré-candidato do PSB à Presidência, deputado Ciro Gomes (SP), referiu-se a seu desafeto político como "coisa" e "ectoplasma".

"Eu comemoro que ele tenha finalmente notado que eu existo. Pois eu, normalmente, só percebo a existência dele por meio do coisa, que não é ele, é um ectoplasma."

A declaração foi dada em Brasília, após ele ser questionado sobre o que achava de Serra ter dito que "Ciro nem candidato é. E ele não vai fazer nada que o presidente Lula não queira".

Meses atrás, Ciro disse que Serra é "mais feio na alma do que no rosto": "Ele tem uma truculência ao se relacionar com seus adversários. A conduta pessoal dele em relação aos seus adversários é uma conduta feia".

Ontem, ele reafirmou sua disposição de concorrer ao Planalto.


Ectoplasma

Freddy Brandi


Ectoplasma Significa: - (do grego ektos – por fora e plasma – da forma modelar)

O ectoplasma é substância amorfa, vaporosa, com tendência à solidificação e tomando forma por influência de um campo organizador específico a mente dos encarnados e desencarnados. Facilmente fotografado, de cor branca-acinzentada, vai desde a névoa transparente à forma tangível. O Ectoplasma está situado entre a matéria densa e a matéria perispíritica (duplo etéreo), pode ser comparado à genuína massa protoplasmática, sendo extremamente sensível, animado de princípios criativos, que funcionam como condutores de eletricidade e magnetismo, mas que se subordinam, invariavelmente, à vontade do médium, que os exterioriza ou dos Espíritos desencarnados ou não, que sintonizam com a mente mediúnica.O ectoplasma seria substância originária no protoplasma* das usinas celulares. O Ectoplasma doado pelo médium depois da moldagem pelo processo de condensação, voltará à sua fonte por mecanismo inverso.

Resumo: - Este pequeno ensaio sobre Ectoplasmia faz referências iniciais sobre o significado do título e os pesquisadores que contribuíram na elucidação do processo. Procura mostrar o que é ectoplasma e o resultado de algumas análises realizadas. Apresenta o conceito bioquímico que pode responder pelo processo, onde o ATP, elemento bastante difundido no metabolismo celular e resultante do ciclo de Krebs, seria uma das unidades chaves na formação da substância ectoplásmica.

Na moldagem de objetos ou seres humanos, com propósitos bem definidos, terá de existir o campo de energias responsável pela congregação e orientação das moléculas do ectoplasma, traduzido num verdadeiro campo-organizador, consciente e inteligente pelo que demonstra, representando o agente Psi-Theta (Espírito) ou campo espiritual.

O ectoplasma foi analisado por vários pesquisadores dos quais destacamos as seguintes conclusões:

Dr.V. Dombrowsky (Varsóvia) - "O ectoplasma está constituído de matéria albuminóide, acompanhado de gordura e de células tipicamente orgânicas. Não foram encontrados amiláceos e açúcares".

Dr. Francês ( Munich) - "Substância constituída de inúmeras células epiteliais, leucócitos e glóbulos de gordura".

Dr. Albert Scherenk-Notzing citado por Charles Richet - "O ectoplasma está constituído por restos de tecido epitelial e gorduras".

Dr. Hernani G. Andrade - "O ectoplasma é Substância formada com recursos da natureza originando-se dos tecidos vegetais (ectofiloplasma) e de origem animal (ectozooplasma) e de origem mineral (ectomineroplasma)".

Para atingir a materialização será necessário:

A – Forças superiores e sutis da nossa esfera.

B – Ectoplasma – extraído do médium – energia da natureza terrestre material para obter a tangibilidade real.

Fluidos: -A – Forças superiores e sutis da nossa esfera.

Fluidos: – B – Recursos do médium e dos que assistem = Ectoplasma.

Fluidos: - C - Energias da natureza terrestre.

Os fluidos “A” podem ser os mais puros e os fluidos “C” os mais dóceis, mas os fluidos “B” são capazes de estragar e impedir a materialização.

Protoplasma: é a substância que constitui a parte essencial da célula animal ou vegetal e que envolve o núcleo, matéria viva e ativa.

Entretanto, para os espíritos, o ectoplasma é geralmente conhecido como um plasma de origem psíquica, que se exala principalmente do médium de efeitos físicos e um pouco dos outros. Trata-se de uma substância delicadíssima que se situa entre o perispírito e o corpo físico e, embora seja algo disforme, é dotada de forte vitalidade, servindo de alavanca para interligar os planos físico e espiritual. Historicamente, o ectoplasma tem sido identificado como algo produzido pelo ser humano, que, em determinadas condições, pode liberá-lo, produzindo vários fenômenos. O ectoplasma é de difícil manipulação, pegajoso, não se moldando facilmente. Por isso, exige treinamentos e técnicas para que os espíritos possam se utilizar deste fluido. Não é o espírito que se materializa, mas é o ectoplasma que se adere à forma do perispírito dele. A substância sofre bastante a influência da luz do dia e da luz branca, o que causa interferências no fenômeno, tornando-se ideal a utilização de uma luz com tom avermelhado. A materialização pode acontecer sob o efeito da luz branca, mas é preciso haver muito ectoplasma. Também é difícil fazer fotos desse fenômeno com flash, uma vez que há interferência da luz nesse momento. Nas materializações, não é utilizado diretamente o ectoplasma puro exalado pelo médium. É necessário combiná-lo com outros fluidos (espirituais, físicos), ou seja, utilizar nas materializações o ectoplasma elaborado. A presença de apenas uma pessoa incrédula no ambiente dificulta ou até impede a aderência do ectoplasma no perispírito do espírito.

Aqui relacionamos alguns tipos de ectoplasma.

Se o ectoplasma está relacionado com a matéria que constitui o corpo humano, ele deve existir também nos minerais, nas plantas e nos animais em geral. Em termos de complexidade, esse ectoplasma não deve ser igual ao existente nos seres humanos.
Em princípio, o ectoplasma mineral é o mais simples. Nos vegetais, que se alimentam principalmente de materiais inorgânicos, ele se apresenta de modo relativamente mais complexo, em virtude de ter sido trabalhado por eles a partir do material inicial. Já nos animais, que se alimentam de produtos minerais, vegetais e mesmo outros animais, o ectoplasma deve adquirir uma maior complexidade.

Assim, em função da espécie de vegetal ou animal, certamente haverá qualidades diferentes de ectoplasma. Essa dedução é fácil de ser feita, pois, ao que se sabe, o ectoplasma não-humano não é suficiente ou adequado para a realização de fenômenos físicos e de materialização, já que, se fosse, eles ocorreriam livremente pela manifestação de espíritos desencarnados. Haveria interferência direta destes no mundo dos encarnados, criando grande confusão. No livro Espírito, Perispírito e Alma, Hernani Guimarães Andrade propõe a existência dos seguintes tipos de ectoplasma: ectomineroplasma, originário dos materiais minerais; ectofitoplasma, extraído dos vegetais; ectozooplasma, produzido pelos animais; ectohumanoplasma, gerado pelos humanos. Mas para efeito de simplificação de terminologia, no sentido de tornar o significado mais acessível às pessoas, podemos dizer apenas ectoplasma mineral, vegetal, animal e humano.

O ectoplasma é matéria?

Podemos definir matéria como tudo que é constituído pelos elementos químicos constantes da classificação periódica, além, é claro, dos próprios elementos e das partículas subatômicas. E também aquilo que possui massa e energia, estando sujeito à ação da gravidade, tem peso e ocupa um certo volume no espaço, além de interagir fisicamente com outras porções da matéria através das reações químicas. Já o ectoplasma está sujeito à ação da gravidade e interage fisicamente com a matéria do corpo humano. Nas fotografias, vemos ele sair da boca de um médium como se fosse um pano. O fato da substância cair na direção do solo e do espírito materializado a partir dela estar junto ao chão são evidências de que este fluido está sujeito à ação gravitacional. Alguns autores que já estudaram o ectoplasma em trabalhos de materialização e de efeitos físicos verificaram a ação da gravidade através de balanças. Portanto, podemos concluir que o ectoplasma é matéria. Podemos? Este raciocínio nos conduz a uma conclusão bastante interessante, ou seja, parece haver alguma coisa que se comporta como se fosse uma matéria paralela à que a química descreve. Em outras palavras, é como se houvesse um outro conjunto de elementos químicos coexistindo com aqueles previamente conhecidos ou previstos pela química, como se fosse possível estabelecer pelo menos uma outra classificação periódica.

Apresentação e produção.

O ectoplasma é um combinado de substâncias. Quando os espíritos desencarnados podem dispor dele em bastante quantidade, utilizam-no para a produção de fenômenos mediúnicos de efeitos físicos, combinando-o com outras substâncias extraídas do reservatório oculto da natureza.
Para a visão dos desencarnados, o ectoplasma se apresenta como uma massa de gelatina pegajosa, semilíquida e branquíssima que é exalada por todos os poros do médium, mas em maior proporção pelas narinas, pela boca, pelos ouvidos, pelas pontas dos dedos e até pelo tórax.

À feição do magnetismo, ele é energia disseminada e presente em toda a natureza, a qual, pela lei evolutiva, é mais apurada no homem do que no mineral, no vegetal ou no animal.
Deduzindo-se que os espíritos encarnados, em contato com a matéria durante a encarnação, produzem o ectoplasma, podemos chegar a algumas conclusões. Se admitimos a existência desta substância nos minerais, nas plantas ou nos animais, podemos entender que um dos ingredientes que forma o ectoplasma é originário dos alimentos, enquanto outro provém do oxigênio que respiramos. Ainda há um outro ingrediente, produzido no interior das células de nosso corpo físico. O que ocorre é uma transformação desses ectoplasmas primários em ectoplasma humano. Mas onde e quando ocorre o processo metabólico das reações químicas, físicas e biológicas entre os fluidos resultantes da alimentação, da respiração e da atividade celular que geram o ectoplasma? É difícil de se afirmar com certeza onde ele se forma no ser humano. A observação indica uma grande movimentação fluídica no abdome, na altura do umbigo, o que leva alguns pesquisadores a admitir que se forma ectoplasma no aparelho digestivo, através do metabolismo dos alimentos no corpo. Outro lugar em que é comum se perceber que existe uma grande quantidade dessa movimentação é no tórax, fazendo alguns estudiosos concluírem que a produção de ectoplasma ocorre através da respiração, pelo oxigênio.

Como a ciência acadêmica admite que esse fluido se forma no interior das células, muitos entendem que o ectoplasma se forma por todo o corpo no nível celular, embora em quantidades e qualidades diferentes. O sangue pode carregá-la até os pulmões, onde se libera para ser eliminado, da mesma forma que o carbono resultante do metabolismo.
Entretanto, para os espíritos, o ectoplasma é uma substância delicada que se produz entre o perispírito e o corpo físico, interligando o plano físico com o espiritual. Isso nos permite deduzir que os fluidos resultantes da alimentação, da respiração e da atividade celular são captados por meio dos chacras gástrico e esplênico, transformando-se em ectoplasma no interior do duplo etérico. Poderíamos chamar isso de "metabolismo do ectoplasma". Mas é bom lembrar: nas materializações ou nos fenômenos de efeitos físicos, não se usa diretamente o ectoplasma humano que exala do médium. É preciso combiná-la com outros dois tipos de fluidos (espirituais e da natureza) para obtermos o ectoplasma elaborado.





Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Zelaya diz que ficará na embaixada "pelo tempo que o Brasil permitir"



Thiago Chaves-Scarelli
Do UOL Notícias
Em São Paulo
Mais de 65 dias depois de ter retornado a Honduras na tentativa de retomar o poder, o presidente deposto Manuel Zelaya declarou ao UOL Notícias que vai permanecer na embaixada brasileira "pelo tempo que o Brasil permitir".

"Se uma ditadura tutela e coordena uma eleição, ela é ilegal", diz Manuel Zelaya



A declaração chega poucos dias antes das eleições presidenciais hondurenhas, pleito que é apoiado pelos Estados Unidos e pelo governo golpista no poder como solução para a crise política que o país centro-americano vive desde que Zelaya foi deposto do cargo e expulso do país, em junho deste ano.

Zelaya, que voltou escondido a Tegucigalpa em setembro e desde então está abrigado na embaixada brasileira, argumenta que esta eleição não terá validade, porque acontece em meio a um Estado de exceção. "Se uma ditadura tutela, dirige, coordena uma eleição, [esta eleição] se torna ilegal", declarou o presidente deposto.

A mesma posição é defendida pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que sempre condenou o golpe de Estado, mas não teve sucesso em mediar um acordo para reconduzir Zelaya à presidência. Diante desse fracasso, a OEA anunciou que "nem cogita" enviar observadores para as eleições, o que pode comprometer a legitimidade internacional dos resultados.




No final de outubro, Zelaya e o governo no poder, chefiado por Roberto Micheletti, chegaram a assinar um acordo, batizado de Tegucigalpa-São José, para viabilizar um consenso que legitimaria as eleições. O documento previa a formação de um governo de unidade e passava para o Congresso a tarefa de decidir sobre o retorno do presidente deposto.

Dias depois, Micheletti anunciou que continuaria como presidente no governo de unidade descrito no documento, e Zelaya deu o acordo por fracassado.

Segundo o presidente deposto revelou ao UOL Notícias, mesmo que o Congresso vote por sua restituição após as eleições, essa decisão seria ilegítima e ele não aceitaria retomar o cargo por essa via.

A posição mantém o impasse no país e aumenta a incerteza sobre quanto tempo pode durar a estadia do presidente deposto no prédio da representação diplomática brasileira em Tegucigalpa. Para Zelaya, "pelo tempo que o Brasil permitir".

Procurado pela reportagem, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil respondeu que Zelaya "será hóspede da embaixada do Brasil pelo tempo que for necessário para a normalização da situação em Honduras".

"O Brasil não fará, como não faz, nenhuma pressão para que ele saia antes", disse o Itamaraty.
  • Orlando Sierra/AFP
Leia abaixo os principais trechos da entrevista, concedida pelo presidente deposto por telefone desde a embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

UOL Notícias: É certo que o senhor não vai reconhecer as eleições de 29 de novembro?
Manuel Zelaya:
Sim, nós vamos impugnar essas eleições. Quando há uma ruptura da ordem jurídica, da ordem constitucional, por um golpe de Estado, sob essa mesma condição não se pode legalizar nenhum processo. Tudo o que é feito constitui efeito de nulidade. Por essa razão, se uma ditadura tutela, dirige, coordena uma eleição, [a eleição] se torna ilegal. Esse é um antecedente que nunca tinha sido praticado na América Latina - e a América Latina já viu uns 80 golpes de Estado, mas que desembocaram em uma nova Constituição, um pacto social para uma nova Constituição, não em uma convocatória espúria de eleições, sob a direção de uma ditadura, sem observadores internacionais, sem OEA, sem as Nações Unidas.

UOL Notícias: Como o senhor vê o apoio dos Estados Unidos às eleições?
Zelaya:
É preciso corrigir essa afirmação: os Estados Unidos não estão apenas apoiando as eleições, eles estão apoiando o regime de facto, estão apoiando a ditadura, estão apoiando o regime golpista.

UOL Notícias: O Congresso anunciou que decidiria sobre a situação do senhor depois das eleições, dia 2 de dezembro.
Zelaya:
O Congresso só poderia decidir alguma coisa caso houvesse sido consolidado o acordo Tegucigalpa-São José, porque o Congresso só pode decidir esse tema se houvesse um acordo entre as partes, mas o acordo se rompeu, o acordo é extemporâneo, o acordo já não tem nenhuma legalidade. O acordo era para haver eleições, condição para convocar eleições.

UOL Notícias: Nesse momento não há nenhum acordo?
Zelaya:
Não, não há nenhum acordo, está sem valor e sem efeito. Este acordo caducou por forma e por tempo. O Congresso não tem autoridade para discutir um acordo que caducou.

UOL Notícias: Então se o Congresso chegar a decidir que o senhor pode voltar ao poder, isso não teria legalidade?
Zelaya:
Se for tomada de forma unilateral pelo Congresso, [essa decisão] não teria nenhuma legalidade.

UOL Notícias: Como está a situação agora na embaixada? O senhor vê diferença em relação aos primeiros dias?
Zelaya:
Nos primeiros dias fomos atacados com bombas, com ruídos, com barulhos. Esse tipo de ataque agora diminuiu. Os controles continuam, a comunicação é difícil, os celulares são interrompidos várias vezes, e o controle com as comidas continua.

UOL Notícias: Por quanto tempo o senhor pretende ficar na embaixada?
Zelaya:
Pelo tempo que o Brasil permitir.

UOL Notícias: O senhor imagina que o Brasil poderia chegar para o senhor em algum momento e pedir que saia da embaixada?
Zelaya:
Isso você deveria perguntar para o governo do Brasil, não para mim.





Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Banco Central abre concurso com 500 vagas para nível médio e superior



18/11/2009 18:18

Do CorreioWeb

O tão esperado edital do Banco Central do Brasil (Bacen) foi divulgado na tarde desta quarta-feira (18/11). O órgão oferece 500 vagas para os cargos de técnico e analista. O salário inicial é de R$ 4.896,25 para profissionais de nível intermediário e de R$ 12.413,65 para profissionais graduados. A Fundação Cesgranrio é a responsável pelo concurso.

As 150 vagas destinadas ao cargo de técnico exigem nível médio completo. Já as 350 para analista exigem nível superior em qualquer área. Do total de oportunidades, 27 são reservadas a candidatos portadores de deficiência.

Os interessados poderão garantir a participação no concurso entre os dias 26 de novembro e 16 de dezembro. Os cadastros serão feitos no site da empresa organizadora. A taxa de inscrição é de R$ 50 para nível médio e R$ 110 para nível superior.

A seleção será composta de duas etapas. Na primeira, haverá prova objetiva, discursiva, de títulos e sindicância de vida pregressa. Os aprovados nessas fases passarão, então, para a segunda etapa, um programa de capacitação com duração aproximada de 120 horas a ser realizado em Brasília.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 31 de janeiro de 2010 nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Confira aqui os editais de abertura.






Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Vítima de sequestro foge de cativeiro e avisa polícia


Ele pulou a janela de onde estava preso e correu até uma base policial

Agência Estado.
Um gerente de produção, de 24 anos, conseguiu fugir de um sequestro na tarde da última quarta-feira (25), na região do Jaçanã, zona norte de São Paulo, e avisar a polícia sobre o crime. Ele pulou a janela do cativeiro e correu até uma base da polícia. O suspeito foi preso e, com ele, recolhido um facão.

O gerente foi sequestrado por quatro homens – um deles conhecido da vítima – na noite de terça-feira (24). Ele tinha marcado um encontro com um amigo em um shopping de Guarulhos, na Grande São Paulo e, quando chegou ao local combinado, encontrou o colega com mais três homens. Ao parar para conversar com o conhecido, foi sequestrado.

A vítima foi levada no próprio carro para a favela da Torre e ficou dentro de um barraco. Os suspeitos roubaram R$ 70 e o carro. Durante o tempo em que foi refém, o gerente foi agredido com um soco no rosto.

Na tarde da última quarta-feira (25), ele pulou a janela e conseguiu fugir e correu até a base da 2ª Companhia do 15º Batalhão da Polícia Militar de Guarulhos, que fica a menos de um km do local em que estava. A polícia prendeu um suspeito























Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sr. JOSÉ EDUARDO CAVALCANTI DE MENDONÇA (Duda Mendonça)

TRANSCRIÇÃO LITERAL DAS NOTAS TAQUIGRÁFICAS DA OITIVA DOS DEPOENTES
Sra. ZILMAR FERNANDES DA SILVEIRA e
Sr. JOSÉ EDUARDO CAVALCANTI DE MENDONÇA (Duda Mendonça)

(11/08/2005)













Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lavareda: Dilma e Aécio precisam antecipar campanha


Marcela Rocha

"A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), já começou sua campanha e está agindo acertadamente. Pré-candidatos desconhecidos só podem crescer nas pesquisas depois de serem conhecidos. (...) Assim, o governador Aécio Neves (PSDB-MG) deveria ter sua pré-campanha antecipada".

Antônio Lavareda já participou de 76 campanhas eleitorais, destas, três foram presidenciais. Com vasta experiência em pesquisas na área, o sociólogo pós-graduado na Georgetown University (EUA), é diretor de uma empresa de consultoria político-estratégica que atua em campanhas políticas eleitorais e na comunicação governamental. Foi estrategista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.


Para o especialista, "a legislação brasileira é muito restritiva em relação à pré-campanhas, o que não é positivo para a democracia". "Campanhas mais longas dão a possibilidade de que o eleitorado conheça mais devagar e com mais cuidado os candidatos", justifica.

- No caso do governador José Serra (PSDB-SP), ele não definiu ainda se quer sair a presidente ou tentar reeleição. E mais, ele já é bastante conhecido e teria muito pouco a se beneficiar com um anúncio precoce de sua candidatura.

Em seu livro Emoções ocultas - E estratégias eleitorais, o especialista esmiúça o marketing eleitoral de campanhas. A Terra Magazine, elenca as que considera "mais brilhantes": à presidência de Barack Obama (2008), nos EUA, e Fernando Collor (1989), no Brasil, e à prefeitura de São Paulo de Gilberto Kassab (2008).

A um ano da eleição, nenhum dos três era favorito nas pesquisas. Para Lavareda, isto prova que "foram campanhas de fato responsáveis, em grande medida, pelo crescimento da quantidade de votos que receberam esses candidatos".

O estrategista reafirma diversas vezes a importância da internet na corrida ao Planalto em 2010. E aponta a campanha de Obama como prova disto. Mas ainda assim, para Lavareda, a televisão continua como o veículo mais importante, vide as batalhas travadas por alianças entre partidos em busca de mais tempo de exposição nos horários eleitorais.

- Precisamos lembrar que mais de 60 milhões de brasileiros se conectam a internet. A internet se coloca no papel imediatamente após a televisão no ranking de prioridades da equipe de comunicação dos candidatos.

Sobre a reforma eleitoral na internet, Lavareda é taxativo: "Não se pode coibir uma atividade de campanha política na internet, seria um contrasenso".

Emoções Ocultas - E Estratégias Eleitorais será lançado nesta quinta-feira, 26, em São Paulo, na Livraria Cultura.

Abaixo, a íntegra da entrevista:

Terra Magazine - Como um especialista em campanhas, na sua avaliação, qual foi a melhor?
Antônio Lavareda -
São três, as brilhantes: a do Obama (2008), do Fernando Collor (1989) e do Gilberto Kassab (2008). Além da qualidade da campanha - eficazes, bem formuladas, com boa presença na mídia eletrônica -, são campanhas nas quais, a um ano da eleição, nenhum dos três era favorito. Ou seja, foram campanhas que, de fato, foram responsáveis, em grande medida, pelo crescimento da quantidade de votos que receberam esses candidatos.

Vou centrar na campanha do presidente norte-americano Barack Obama. O que achou da estratégia de marketing de Ben Self? Acredita que, para a campanha da presidenciável Dilma Rousseff, o efeito será o mesmo tendo em vista que são países de culturas distintas?
São realidades muito diferentes, mas os meios, os veículos - TV, rádio, internet - são muito semelhantes. Então, a internet teve um papel muito especial na campanha de Obama, inclusive este é um fator que destaco no livro. Ela teve um papel de organização da campanha, vários dos eventos offline foram organizados online: mobilizações de rua, visitas porta a porta... Quanto à arrecadação e mobilização de recursos, a internet teve uma importância enorme. Agora, tudo isso não nos deve fazer esquecer que o fundamental na campanha de Obama, e continuará sendo no Brasil nos próximos ciclos, foi a televisão. A TV foi papel fundamental até mesmo na campanha de Obama.

O senhor falou um pouco do uso da internet, mas ressaltou também que o meio mais importante é a televisão. Como se dá, então, o uso na internet nas campanhas? O que o senhor achou da reforma eleitoral? Acredita em qualquer regulamentação sobre a internet?
A liberalização do uso da internet atendeu a uma demanda ampla da sociedade e ao bom senso. Não se pode coibir uma atividade de campanha política na internet, seria um contrasenso. O uso da internet na campanha será proporcional à força e características próprias dos veículos. É uma plataforma interativa, ou seja, por si só já tem uma força excepcional. Além disso, precisamos lembrar que mais de 60 milhões de brasileiros se conectam a internet, que, portanto, se coloca no papel imediatamente após a televisão no ranking de prioridades da equipe de comunicação dos candidatos.

Tem algum caso em que a campanha tenha afundado o candidato?
A análise que faço no livro procura destacar o papel das circunstâncias nas campanhas eleitorais. Quem ganha a campanha são os candidatos e as circunstâncias, um mix que termina vitorioso ou não. Quando se fala em desastres de comportamento eleitoral, ou desastres de campanha, a possibilidade de socorrer contemporaneamente é cada vez melhor. As campanhas são monitoradas continuamente, os estrategistas trabalham em todos os segmentos, atravessam as linhas divisórias entre os segmentos. De certa forma vai se homogeneizando o comportamento das campanhas. Mas ainda assim existem equívocos, mas é muito difícil estabelecer qual é o impacto daquele equívoco no resultado eleitoral.

As alianças políticas estão no hall das circunstâncias...
Lógico, lógico, lógico. Um candidato poder contar com um tempo maior ou menor de televisão é uma variável de excepcional importância. Um candidato com uma campanha maravilhosa pouco poderá obter de dividendos se o tempo dele de exposição em rádio e televisão for ridiculamente diminuto. O que adianta a melhor estratégia sem o tempo necessário para divulgá-la?

Para quem domina o assunto, a ministra Dilma já começou uma campanha ou não?
Olha, de fato já começou.

Isto posto, o adiantamento é um erro ou acerto do ponto de vista de uma estratégia de marketing?
Ela está agindo acertadamente. Pré-candidatos desconhecidos só podem crescer nas pesquisas depois de serem conhecidos. Então como eles querem, precisam, chegar à época da disputa oficial com um patamar razoável nas pesquisas, eles precisam se fazer conhecer. Isto exige a pré-campanha. A legislação brasileira é muito restritiva em relação a isso, o que não é positivo para a democracia. Campanhas mais longas dão a possibilidade de que o eleitorado conheça mais devagar com mais cuidado os candidatos e isto só afeta positivamente a escolha que virão a fazer.

No caso do PSDB, postergar é um erro ou um acerto?
No caso do governador Aécio, a pré-campanha deveria ser antecipada, pois ele precisa de tempo para se tornar conhecido. No caso de Serra, ele não definiu ainda se quer sair a presidente ou reeleição de governador. E mais, ele já é bastante conhecido e teria muito pouco a se beneficiar com um anúncio precoce de sua candidatura.

O senhor já participou de 76 campanhas. Qual foi o critério de escolha para a seleção que fez no livro?
Nos fixamos nas campanhas presidenciais, na verdade o livro trata sobre alguns aspectos centrais dessas campanhas.

Quais?
Em primeiro, as circunstâncias presentes nas campanhas eleitorais, tanto as políticas, quanto as sócio-econômicas, com destaque maior para a economia. Em segundo, o papel das pesquisas, quais e quando são utilizadas, e que tipo de informação elas agregam ao planejamento e elaboração das estratégias das campanhas. Depois, o livro trata também sobre a nova compreensão acerca do papel das emoções e sentimentos na decisão do voto. Discutimos como o eleitor formula as suas escolhas a partir de um drive emocional. Fazendo isso, o livro discute uma literatura recente de neurociência e o modelo aplicado às escolhas políticas de inteligência afetiva.

"Inteligência afetiva" no voto? Como assim?
É o modelo que procurou combinar e mixar os aspectos emocionais e cognitivos na compreensão e nos sentimentos que as pessoas formulam acerca de objetos políticos como partidos, governos, candidatos.

Qual é a importância para a população saber que é diretamente atingida por estratégias de marketing eleitoral?
O ponto que defendo e que comento logo de início no livro é que, quanto mais informado sobre o processo eleitoral e influências que recebe no decorrer desse processo, melhor os eleitores podem, no período da eleição, avaliar seu sentimento em relação a tudo o que ouvem, veem, leem. Com isso, conseguem fazer escolhas melhores, o que é positivo para o processo democrático que vivemos.

Ainda tem gente que acredita que o marketing e a propaganda servem para mentir, enganar, ou essa é uma visão ultrapassada, obsoleta?
As pessoas vão perceber que os instrumentos de marketing servem para organizar as informações dispersas para entregá-las aos eleitores de forma mais compreensível, mas procura também evocar, despertar emoções, sentimentos, nos eleitores, as quais são preexistentes ao quadro eleitoral, já estavam ali adormecidas. O livro envereda para a discussão das mensagens eleitorais e evoca um tipo particular de instrumentos de comunicação que são os comerciais eleitorais de televisão, usados a partir de 1996. Só tinham sido usados antes nas campanhas do plebiscito sob forma de governo que houve em 1993. Como o livro se volta para as campanhas presidenciais, ele faz uma análise dos comerciais das campanhas presidenciais dos anos: 1998, 2002 e 2006.

Faz alguma análise comparativa com outros países?
Sim, comparamos essas propagandas brasileiras com as dos Estados Unidos e alguns outros países. No penúltimo capítulo o livro elenca comerciais premiados que são exemplares, como a campanha presidencial de 2008. Eu introduzi a municipal de São Paulo do ano passado nesse capítulo. Para encerrar, eu trouxe a opinião inédita de 15 especialistas marqueteiros, brasileiros, norte-americanos e hispânicos: João Santana, Duda Mendonça, Luis González, Ben Self...

Terra Magazine











Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lindberg será a estrela de inserções do PT na TV



Publicada em 05/11/2009 às 00h01m

O Globo

RIO - O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), conseguiu o direito a ser a estrela de 30 inserções do partido na TV, de 30 segundos cada, durante duas semanas, a partir do dia 25 de novembro. Um ensaio do horário eleitoral de 2010, a participação de Lindberg nos programas terá a assinatura do publicitário Duda Mendonça, acusado de envolvimento no escândalo do mensalão, em 2005. Segundo o prefeito, Duda não cobrará pelo serviço.

- Conheço o Duda há muito tempo. Ele é o gênio dos gênios. Mas não há nada acertado para a campanha - disse o prefeito, que afirmou estar tranquilo de trabalhar com o ex-publicitário do PT: - Ele está resolvendo os problemas (com a Justiça). Tenho a maior sintonia com ele.

O diretório regional do PT, como informou nesta quarta-feira a coluna Panorama Político do GLOBO, aprovou por 29 votos a 26 a predominância de Lindberg nas inserções. Para o prefeito, o resultado ajuda a consolidar sua candidatura a governador.


Edição 1938 . 11 de janeiro de 2006
A nova conta
secreta de Duda

Autoridades americanas descobrem
conta milionária e clandestina que o
publicitário do PT mantém num banco
da Flórida. Em novembro, a filha de
Duda tentou sacar todo o dinheiro


Alexandre Oltramari

O publicitário Duda Mendonça foi responsável por um dos momentos mais eletrizantes da CPI que investiga a corrupção no governo petista. Em agosto passado, num depoimento de dez horas no qual chegou a chorar, o marqueteiro responsável pela campanha presidencial de Lula confessou que seu serviço foi pago por meio de operações clandestinas no exterior. Dos 25 milhões de reais que cobrou para fazer cinco campanhas para o PT em 2002, entre elas a do presidente Lula, 10,5 milhões foram depositados em uma conta secreta nos Estados Unidos, em nome de uma empresa de fachada, a Düsseldorf. "O dinheiro era claramente de caixa dois. Nós sabíamos, mas não tínhamos outra opção. Queríamos receber", disse o publicitário, em tom de madalena arrependida, atribuindo toda a responsabilidade da operação ao lobista Marcos Valério. Duda não estava falando toda a verdade. No fim do ano passado, as autoridades americanas descobriram uma nova conta secreta e milionária operada por ele nos Estados Unidos. A conta foi bloqueada depois que a filha do publicitário, Eduarda Mendonça, foi flagrada tentando sacar todo o dinheiro. Desde então, investigações sigilosas estão sendo feitas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, para tentar rastrear a nova conta do publicitário, aberta em um banco de Miami.

A notícia sobre a existência da conta omitida por Duda chegou ao Brasil em 17 de novembro passado, por meio da promotoria de Nova York. Por telefone, o promotor Adam Kaufmann informou à Procuradoria da República a descoberta de uma outra conta do publicitário, que, assim como a Düsseldorf, foi aberta em um banco na Flórida e estava em nome de uma empresa de fachada. Por intermédio das autoridades monetárias americanas, Kaufmann, que integra um grupo que investiga lavanderias de dólares, soube que a filha do marqueteiro, a também publicitária Eduarda Mendonça, tentou resgatar todo o dinheiro disponível e fechar a conta. Eduarda só não teve sucesso porque o nome do pai consta de uma relação, chamada nos Estados Unidos de watching list, na qual estão pessoas suspeitas de lavagem de dinheiro. Duda passou a figurar na relação depois que admitiu ser dono da conta Düsseldorf, usada para receber dinheiro do PT. Desde então, todas as operações ligadas a ele nos Estados Unidos são obrigatoriamente acompanhadas. Além disso, a natureza igualmente estranha da operação tentada por Eduarda, com resgate total de fundos e encerramento da conta, levou o banco a bloquear por alguns dias o dinheiro e comunicar o fato às autoridades americanas.


J. F. Diorio/AE
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, foi informado da existência da conta

A existência de outra conta clandestina de Duda no exterior é comprometedora para o marqueteiro e pode acabar respingando de novo no partido do presidente Lula. Primeiro, sugere que a estrutura de financiamento das campanhas petistas pode ter sido bem mais ampla do que se imagina. Depois, revela que o marqueteiro do presidente é reincidente na arte de ludibriar o Fisco e sonegar impostos, já que a manutenção de uma conta no exterior não declarada à Receita Federal é um crime previsto em lei que pode render até cinco anos de cadeia. E Duda sabe disso como ninguém. Logo após ter confessado o recebimento de dinheiro do valerioduto na conta da Düsseldorf, o publicitário achou que poderia ser preso. Durante uma semana, passou a acordar de madrugada e a sair de casa antes das 6 horas da manhã, horário a partir do qual a polícia pode entrar na casa de um suspeito para prendê-lo. Aconselhado por advogados, Duda pagou 4,3 milhões de reais em impostos à Receita Federal, para evitar um processo por sonegação. Ele já foi informado de que a sua segunda conta clandestina foi descoberta, mas, ao contrário da vez passada, não parece muito preocupado. Em vez de se esconder, ele comemorou tranqüilamente o réveillon na sua casa de praia em Maraú, na Bahia. Duda sabe que, apesar da ação imediata da Justiça americana, por aqui as coisas não são assim tão rápidas e ele ainda pode contar com a colaboração de alguns amigos no poder.

Celso Junior/AE
Valério: investigadores apuram se a nova conta também foi usada para receber recursos do valerioduto


O promotor Adam Kaufmann advertiu os colegas brasileiros que o bloqueio do dinheiro de Duda era temporário. Para congelar os recursos com segurança, o Ministério Público deveria encaminhar um pedido formal aos Estados Unidos. Os tratados de cooperação internacional assinados entre Brasil e Estados Unidos estabelecem que isso deve ser feito pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), subordinado ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. VEJA apurou com uma fonte do DRCI, que pediu para não ser identificada, que a solicitação de bloqueio da conta de Duda foi de fato enviada aos Estados Unidos. Mas o documento foi considerado tão desprovido de consistência pelos americanos que até hoje, passados quase dois meses desde a descoberta do dinheiro, a conta ainda não foi bloqueada em definitivo. Estranhamente, o pedido não nominava nem o banco nem o número da conta. Isso, no mínimo, deu a Duda tempo suficiente para fazer o que já fizera antes com a conta Düsseldorf, que, embora tenha recebido depósitos de 10,5 milhões de reais, tinha saldo de apenas 175 dólares quando finalmente foi bloqueada por solicitação das autoridades brasileiras. Não se sabem ainda as razões que levaram o DRCI a fazer um pedido juridicamente tão desleixado.

Procurada por VEJA, a coordenadora-geral do DRCI, Wanine Santana Lima, que era procuradora da Fazenda Nacional antes de assumir a nova função, não quis comentar o caso que envolve a nova conta do publicitário. "Esse assunto é confidencial. A única coisa que eu posso dizer é que todas as informações foram repassadas às autoridades competentes e que elas se manifestaram imediatamente. Todos os pedidos foram devidamente encaminhados", diz. Em novembro passado, um relatório da Polícia Federal, divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo, acusava Wanine de atrapalhar uma missão de delegados e agentes enviados aos Estados Unidos para obter documentos sobre a conta já conhecida de Duda Mendonça. "Enquanto as equipes policiais trabalhavam nas investigações no Brasil e operacionalizavam a ida a Nova York, a representante do DRCI ,Wanine Lima, encontrava-se no exterior buscando influenciar as autoridades americanas a não repassar as informações solicitadas às autoridades de investigação constituídas e legitimadas", dizia o relatório. É uma acusação grave que agora ganha um forte ingrediente para reforçar a suspeita de que Duda conta com uma malha de proteção dentro do governo.

Ailton de Freitas/Ag. O Globo
Wanine Lima, responsável pelo pedido de bloqueio: acusada pela PF de proteger Duda


Desde que expôs ao país as ligações do PT com o valerioduto no exterior, Duda Mendonça se tornou um problema. Para mostrar que nada tinha a ver com as maracutaias do publicitário, o governo cancelou quase todos os contratos com a agência de Duda. Desde então, o publicitário e o governo iniciaram uma luta nos bastidores. A Petrobras, principal cliente de sua agência, chegou a anunciar que não renovaria o contrato com a agência do publicitário. O marqueteiro reagiu espalhando boatos de que estava disposto a voltar à CPI e contar o que sabia. Na noite de 10 de outubro passado, Duda Mendonça foi recebido por Lula na Granja do Torto, onde passou mais de uma hora a sós com o presidente. Foi o primeiro encontro dos dois desde o início do escândalo. Dois amigos de Duda ouvidos por VEJA disseram que Lula ofereceu ao marqueteiro, como contrapartida de uma eventual quebra de contrato com a Petrobras, campanhas eleitorais do PT em 2006. Duda disse que não faria mais campanhas políticas e exigiu a manutenção da conta da estatal. A pressão deu certo. No fim de novembro, a empresa prorrogou o contrato por mais um ano.

A nova conta secreta de Duda Mendonça, mesmo que a eventual negligência das autoridades brasileiras tenha permitido a migração do dinheiro para algum outro lugar, é uma pista importante para a polícia e o Ministério Público descobrirem a amplitude do esquema de financiamento clandestino das campanhas petistas. Se ela foi aberta antes da Düsseldorf, fica evidente que eram falsas tanto as lágrimas do publicitário como a indignação que ele tentou demonstrar ao revelar que foi coagido a abrir uma conta no exterior como única forma de receber seus honorários. Se a conta na Flórida foi aberta depois, é sinal de que ele aprovou o mecanismo, o que deixa seu depoimento mais falso ainda. Além disso, restará a suspeita de que o PT continuou abastecendo o publicitário por linhas de crédito clandestinas. O empresário e a filha serão chamados a prestar depoimento à Justiça. É possível que Duda também seja convocado a depor novamente na CPI, que tenta descobrir o destino da bolada de 337 milhões de reais que o publicitário movimentou em suas contas oficiais, no Brasil. Procurado por VEJA na semana passada, Duda Mendonça não quis falar sobre o assunto. Na sexta-feira, ele embarcou em sua lancha para uma pescaria em águas profundas do litoral da Bahia, em busca de um marlim-azul – peixe grande, cobiçado, difícil de fisgar.


Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

''Teria sido mais fácil não prender Duda''


Desabafo é do delegado que deteve marqueteiro do PT

De Fausto Macedo:

Cinco anos depois de comandar a Operação Rudis, que culminou com a prisão em flagrante do publicitário Duda Mendonça em uma rinha de galo no Rio, o delegado da Polícia Federal Antonio Cardoso Rayol persegue outro alvo, a própria aposentadoria, mas não consegue. O motivo são processos administrativos disciplinares abertos contra ele porque, segundo diz, "atreveu-se a prender o marqueteiro que é amigo do presidente da República".

"Eu acho que me aborreci mais do que ele (Duda)", declara Rayol, 32 anos de carreira. "Teria sido mais fácil para mim não prendê-lo. Depois de tantos anos é como se eu tivesse sido condenado." Para ele, os delegados que assumem investigações "contra influentes não têm segurança jurídica porque dependem de advogados amigos ou da assessoria do sindicato de classe".

Marqueteiro do presidente Lula e do PT, Duda foi detido no sítio Privê, Recreio dos Bandeirantes, palco da briga de galo, em outubro de 2004 - nove dias antes do segundo turno das eleições municipais daquele ano. Ele fazia a campanha à reeleição de Marta Suplicy (PT) à Prefeitura de São Paulo. Um comando da PF, dirigido por Rayol, invadiu a arena com 200 apostadores. Capturado, Duda disse: "O Brasil sabe que o meu hobby é esse."

"A operação provocou uma pressão política odiosa", protesta Rayol. "Foram instaurados processos administrativos disciplinares para apurar irregularidades. Mas não houve abuso. Fizemos um trabalho rotineiro, com o Ministério Público."

Na época, a PF era dirigida pelo delegado Paulo Lacerda. Rayol era titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente da PF do Rio. Ele enquadrou Duda por crime ambiental, apologia ao crime e quadrilha. "O juiz recebeu a denúncia da promotoria, mas ele (Duda) recorreu. Até hoje ele conseguiu nem ser julgado em primeiro grau com sucessivos recursos. Foi preso em flagrante, provas incontestáveis. Melhor coisa para ele é não ser julgado. Provavelmente, jamais será punido. Vai cair na prescrição." Assinante do jornal leia mais em: ''Teria sido mais fácil não prender Duda''


PF prende Duda Mendonça em "briga de galo" no Rio

Publicidade
JANAINA LAGE
CLARICE SPITZ

da Folha Online, no Rio e em SP

O publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha do PT em São Paulo, foi preso em flagrante na noite desta quinta-feira durante uma operação da Polícia Federal de repressão às rinhas de galo num sítio entre Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Federal, mais de 200 pessoas estavam no local, entre elas o vereador reeleito no Rio pelo PT, Jorge Babu. Eles devem ser encaminhados à sede da Superintendência da PF na praça Mauá (região central).


Jorge Araújo/Folha Imagem
O publicitário Duda Mendonça
Foram encontrados R$ 8.000 em dinheiro e vários cheques em branco. O ingresso para participar, nesta noite, custava R$ 50. O volume médio de apostas por luta é de R$ 50 mil. Hoje, dois carros Gol serviriam de prêmio.

No casarão, havia três arenas, duas pequenas e uma grande, além de viveiros. A polícia também recolheu placares e cerca de cem animais, alguns machucados.

Segundo o delegado da Polícia Federal responsável pelo caso, Antonio Carlos Rayol, da Delemaph (Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico), Duda Mendonça declarou ser sócio do local.

O delegado disse que a operação foi motivada por denúncias de órgãos de defesa dos animais.

Crime Ambiental

A prática é considerada crime ambiental e se enquadra no artigo 32 da legislação ambiental, que prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. A pena pode ser aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

O artigo condena "o ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos".

De acordo com o delegado-substituto e chefe do setor de Inteligência da Polícia Federal, Lorenzo Pompilio da Hora, 45, Duda Mendonça poderá responder também por formação de quadrilha, conforme prevê o Código Penal.

Outro lado

Aos jornalistas, Duda Mendonça declarou não ter vergonha de nada, disse se tratar de um hobby antigo e que não estava fazendo nada de errado.

"O Brasil todo sabe que eu gosto de rinha de galo e sabe que esse é o meu hobby", disse.


Duda Mendonça é detido em briga de galos no Rio

21 de outubro de 2004 • 23h16 • atualizado às 23h16


O publicitário Duda Mendonça é detido por agentes da PF Foto: Terra
O publicitário Duda Mendonça é detido por agentes da PF
22 de outubro de 2004
Foto: Terra



O publicitário Duda Mendonça foi detido na noite desta quinta durante uma operação da Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Federal para reprimir rinhas de galo em um clube de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Além do publicitário, foram detidos o vereador Jorge Babu (PT) e cerca de 200 pessoas. Duda e Babu foram levados à superintendência da Polícia Federal na Praça Mauá.

Famoso por suas campanhas de marketing político, Duda Mendonça, trabalhou com Paulo Maluf e participou da campanha que levou Lula ao Palácio do Planalto. Atualmente, o publicitário comanda a campanha da prefeita Marta Suplicy à reeleição em São Paulo.

"O Brasil inteiro sabe que esse é meu hobby. Não estou fazendo nada de errado e ponto final. Nada a declarar", afirmou o publicitário, que chegou a telefonar para o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e para o secretário nacional de Segurança Pública, delegado Luiz Fernando Corrêa, pedindo ajuda.

Se for comprovado que Mendonça e Babu eram sócios do clube, eles poderão ser enquadrados por formação de quadrilha. "Quando nós chegamos, os dois estavam sentados num local destinados aos sócios", disse o delegado Antonio Rayol, chefe da Delegacia de Meio Ambiente, conforme o jornal O Globo. Babu afirmou que estava no local acompanhando amigos e que não fez apostas.

Apostas e penas
A operação começou por volta das 20h. A polícia encontrou no local R$ 8 mil em dinheiro e vários cheques em branco. O volume médio de apostas por luta é de R$ 50 mil. Os policiais identificaram quatro menores entre os presentes.

O Clube Privê Cinco Estrelas é famoso por organizar eventos do tipo. Ontem era o primeiro dia de um evento que duraria três dias. O movimento de apostas foi de R$ 1,7 milhão em apostas ontem à noite, segundo agentes da Polícia Federal.

A Polícia Federal encontrou cerca de 100 animais que participavam das brigas no local. Alguns deles estavam muito machucados. Segundo o porta-voz da Superintendência da Polícia Federal no Rio, Clóvis Ramos, essas pessoas podem ser incriminadas por abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais.

A pena, segundo a Lei de Crimes Ambientais, varia de três meses a um ano de detenção, além de multa. Clóvis Ramos disse ainda que cerca de 25 pessoas podem estar envolvidas com a organização das rinhas de galo. Nesse caso, elas podem ser incriminadas por formação de quadrilha, crime que prevê pena de um a três anos de prisão.

"Como milhões de brasileiros"
O hobby de Duda Mendonça foi revelado em sua autobiografia, Casos & Coisas, lançada em 2001. "Meu irmão mais velho também criava galo, há muito tempo, e foi assim que, como milhões de brasileiros, me apaixonei pelas brigas de galos", escreveu o marqueteiro.

De acordo com a Folha de S. Paulo, Duda costuma participar de brigas de galos em Salvador.

Redação Terra



Duda Mendonça depõe na PF em Salvador

Publicada em 02/02/2006 às 15h53m

Globo Online GloboNews TV

SALVADOR - O publicitário Duda Mendonça, acusado de receber dinheiro do valerioduto através de uma conta no exterior, depõe nesta quinta-feira, na sede da Polícia Federal (PF), em Salvador.

O depoimento do publicitário começou às 10h. Ao chegar, Duda declarou que contaria a verdade à polícia, e que não tinha mais contas no exterior e que apenas repetiria o que já declarou em outros depoimentos na Polícia Federal e na CPI dos Correios.

Em depoimento na CPI no ano passado, Duda Mendonça disse que abriu uma conta nas Bahamas para receber R$ 10,5 milhões de caixa dois dentro do esquema montado pelo empresário Marcos Valério. A conta, segundo o publicitário, já estaria fechada. O dinheiro, ainda de acordo com Duda, era destinado ao pagamento de campanhas feitas para o PT nas eleições de 2002, entre elas a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além do envolvimento no esquema de caixa dois montado pela direção nacional do PT, Duda Mendonça também terá de esclarecer as novas denúncias que estão sendo investigadas pela CPI dos Correios, de que teria outras contas no exterior.

Preocupados em não chegar ao fim de seus trabalhos sem identificar a origem dos recursos que abasteceram o esquema de financiamento do PT e de seus aliados, integrantes da CPI dos Correios oram aos Estados Unidos em busca de supostas novas contas do publicitário no exterior.



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters