[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

BASTIDORES : MAD MARIA























Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

MAD MARIA





















Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

MAD MARIA








Mad Maria foi uma minissérie exibida pela Rede Globo entre 25 de janeiro e 25 de março de 2005, com características de época. De Benedito Ruy Barbosa com direção de Ricardo Waddington, foi gravada na Região Norte do País e as cenas finais rodadas na cidade de Passa Quatro em Minas Gerais. Baseada na obra homônima de Márcio de Souza, retrata a feitura da estrada de ferro Madeira-Mamoré, em 1912.

No coração da selva amazônica é construída a estrada de ferro Madeira Mamoré, concluída pelo empreendedor americano Percival Farquhar. A ferrovia atende a interesses políticos e comerciais de autoridades nacionais e estrangeiras, porém a custa de milhares de trabalhadores.

O governo brasileiro investiu na ferrovia para compensar a Bolívia pela perda do território do Acre. A ferrovia deveria superar dezenove cachoeiras do Rio Madeira, que dificultavam o transporte de borracha da Bolívia para o Atlântico, via Amazonas. Mas, ao ser concluída, a borracha entrava em decadência.

Indo contra os interesses de Farquhar, está o ministro Juvenal de Castro, amigo pessoal do então presidente da República, o marechal Hermes da Fonseca. Planejando derrubar o ministro e tirá-lo do seu caminho, Farquhar descobre o romance extra-conjugal de Castro com a jovem Luísa, e não hesita em tirar proveito desse segredo.

Enquanto isso, na Amazônia, o engenheiro inglês Stephan Collier comanda com mãos de ferro a construção da ferrovia, liderando um grupo de homens tratados como animais no meio de uma floresta selvagem, ameaçados por toda a sorte de infortúnios, principalmente doenças.

A mudar este panorama, está a chegada de novos personagens: o Dr. Finnegan, um jovem médico idealista que bate de frente com a autoridade de Collier; e a bela Consuelo, encontrada na floresta entre a vida e a morte após o naufrágio do barco onde viajava com seu noivo

Histórico da filmagem

A minissérie Mad Maria esteve engavetada por 24 anos, quando o diretor artístico da emissora José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, mostrou o livro homônimo a Benedito Ruy Barbosa e pediu que ele o transformasse em uma minissérie. Escrita entre 1980 e 1981, a minissérie deixou de ser produzida, uma vez que na época não existia os recursos necessários para o empreendimento.

Para as primeiras gravações, foram usadas locações em Rondônia: Abunã e Porto Velho. Para gravações feitas em Abunã, foi necessário reconstruir seis quilômetros de trilhos que estavam soterrados por barro e mato, e reformar a Mad Maria, nome da máquina há um século abria a estrada de ferro.

Ao todo, a minissérie mobilizou cerca de 400 funcionários em Rondônia. Elenco e Técnicos geraram só nos trinta dias que ficaram em Guajará-Mirim, uma das bases de gravações, o impacto de um milhão de Reais da economia local. A minissérie como um todo, foi orçada em cerca de doze milhões de Reais.

A Globo Marcas lançou o livro Uma Saga Amazônica Através da Minissérie Mad Maria, que retrata as gravações da minissérie.

Elenco

* Fábio Assunção - Dr. Richard Finnegan
* Ana Paula Arósio - Consuelo
* Fidelis Baniwa - Joe Caripuna
* Juca de Oliveira - Stephan Collier
* Antonio Fagundes - Ministro J. de Castro
* Tony Ramos - Percival Farquhar
* Cássia Kiss - Amália
* Priscila Fantin - Luisa
* Cláudia Raia - Teresa
* Edwin Luisi - Alexander Mackenzie
* Walmor Chagas - Dr. Lovelace
* Othon Bastos - Marechal Hermes da Fonseca
* Marcelo Serrado - Jim
* Renato Borghi - Rui Barbosa
* Eliana Guttman - Inês
* Genézio de Barros - Thomas
* André Frateschi - Ted
* José Rubens Chachá - Coronel Agostinho
* Débora Olivieri
* Bukassa Kabengele - Jonathan
* Camilo Bevilacqua - Hans
* Marina Ballarin
* André Bicudo
* Luciano Chirolli - Addams
* Gilbert Stein - Antônio
* André Bankoff - Werner

Curiosidades

Wikipedia:Livro de estilo/Cite as fontes
ATENÇÃO: Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências, em desacordo com a política de verificabilidade. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé.

* Exibida entre 25 de janeiro e 25 de março de 2005 em 35 capítulos.

* A minissérie Mad Maria esteve engavetada por 24 anos, quando o diretor artístico da emissora José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, mostrou o livro homônimo a Benedito Ruy Barbosa e pediu que ele o transformasse em uma minissérie. Escrita entre 1980 e 1981, a minissérie deixou de ser produzida, uma vez que na época não existia os recursos necessários para o empreendimento.

* A estréia da minissérie foi ocasionada, como parte da comemoração dos 40 anos da TV Globo, em 2005, mas não obteve o sucesso esperado. Mesmo com grandes nomes no elenco, como Tony Ramos, Antônio Fagundes, Cláudia Raia, Juca de Oliveira, a audiência da minissérie dificilmente, ultrapassava a marca dos 25 pontos. O fato se explica pela história confusa, de difícil entendimento pelo público.

* Para as primeiras gravações, foram usadas locações em Rondônia, Abunã e Porto Velho. Para gravações feitas em Abunã, foi necessário reconstruir seis quilômetros de trilhos que estavam soterrados por barro e mato, e reformar a Mad Maria, nome da máquina.

* Ao todo, a minissérie mobilizou cerca de 400 funcionários em Rondônia. Elenco e técnicos geraram só nos trinta dias que ficaram em Guajará Mirim, uma das bases de gravações, o impacto de um milhão de reais da economia local.

* A Globo Marcas lançou o livro Uma Saga Amazônica através da minissérie Mad Maria, que retrata as gravações da minissérie.

* Primeiro Juvenal da carreira de Antônio Fagundes. Ele viveria ainda outro personagem com esse nome. O Juvenal Antena, de Duas Caras.

* Antes da estréia a emissora foi processada pelo historiador Manoel Rodrigues Ferreira, que acusou-a de criar fatos inverídicos e, ainda, de usar recursos públicos de forma ilícita, pois o governo de Rondônia, então no mandato de Ivo Cassol, havia investido um milhão e meio.

* O ator Fidélis Baniwa, que deu vida ao índio Caripuna na história, é da tribo Baniwa e estreou como ator, nesta minissérie.

* Fábio Assunção e Ana Paula Arósio já haviam feito um par romântico, quatro anos antes, na minissérie Os Maias, em 2001.

* Durante a exibição da minissérie, o capítulo de número 8, que iria ao ar em 4 de fevereiro de 2005, uma sexta-feira de Carnaval, não foi ao ar, devido a transmissão do Primeiro Dia do Desfile das Escolas de Samba de São Paulo. Com isso, a minissérie que teria 36 capítulos, fechou com 35.

Trilha Sonora

1. Os Homens e a Floresta
2. Valsa de Luiza
3. Consuelo e Joe
4. O Trem de Rondônia
5. Amália
6. Despedida de Luiza
7. Conspirações
8. Consuelo
9. Fugas e Regressos
10. Segredos de Tereza
11. Noite em Santo Antônio

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

DROGAS

(Organização Mundial da Saúde - OMS, 1981): são aquelas que "agem no Sistema Nervoso Central (SNC) produzindo alterações de comportamento, humor e cognição, possuindo grande propriedade reforçadora sendo, portanto, passíveis de auto-administração" (uso não sancionado pela medicina). Em outras palavras, estas drogas levam à dependência

Dependência

Faz parte da natureza do homem, uma vez que toda a existência humana está compreendida entre estados de dependência.
Durante a vida, o ser humano cria relações de dependência com objetos, pessoas e situações. Algumas dessas relações são importantes para o bem-estar, outras causam prejuízo, perda de autonomia etc.
Vínculo extremo onde a droga é priorizada em detrimento de outras relações. Na falta da droga, as pessoas que se acostumaram a consumi-la, são invadidas por sintomas penosos.
Pode ser a conseqüência de um desejo sem medida.
Termo recomendado em 1964, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para substituir outros com maior conotação moral como "vício".
A dependência constitui-se a partir de três elementos:

a substância psicoativa com características farmacológicas peculiares;

o indivíduo com suas características de personalidade e sua singularidade biológica;

o contexto sócio-cultural dinâmico e polimorfo, onde se realiza o encontro entre o indivíduo e o produto.
Existem dois tipos de dependência: dependência física e dependência psíquica.
Por ocasião da 9ª Revisão da Classificação Internacional das Doenças, os aspectos psicológicos e físicos foram unificados sob a definição de dependência de drogas. Esta mudança ocorreu, pois no passado julgou-se erroneamente que as drogas que induziam a dependência física (e consequentemente à síndrome de abstinência) seriam aquelas perigosas (foram por isso chamadas de drogas pesadas - "hard drugs") ao contrário das que induziam apenas dependência psíquica (as drogas leves - "soft drugs"). Sabe-se hoje, que várias drogas sem a capacidade de produzir dependência física geram intensa compulsão para o uso e sérios problemas orgânicos. Portanto, soaria estranho classificá-las como drogas "leves". Assim, hoje aceita-se que uma pessoa seja dependente, sem qualificativo, enfatizando-se que a condição de dependência seja encarada como um quadro clínico

Psico vem de psique = mente; Trópico vem de tropismo = ação de aproximar. Isso já informa que a sua ação se dá no cérebro.

Depressores do SNC

Os Depressores da Atividade do Sistema Nervoso Central (SNC), referem-se ao grupo de substâncias que diminuem a atividade do cérebro, ou seja, deprimem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique "desligada", "devagar", desinteressada pelas coisas.

Este grupo de substâncias é também chamado de psicolépticos.

As substâncias que compõem o grupo de Depressores do SNC são:

Álcool
Inalantes/solventes
Ansiolíticos
Barbitúricos
Opiáceos

Estimulantes do SNC

Os Estimulantes da Atividade do Sistema Nervoso Central referem-se ao grupo de substâncias que aumentam a atividade do cérebro. Ou seja, estimulam o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique mais "ligada", "elétrica", sem sono.

Este grupo de substâncias é também chamado de psicoanalépticos, nooanalépticos, timolépticos.

As substâncias que compõem o grupo de Estimulantes do SNC são:

Cafeína
Nicotina
Anfetamina
Cocaína

Perturbadores do SNC

Os Perturbadores da Atividade do Sistema Nervoso Central referem-se ao grupo de substâncias que modificam qualitativamente a atividade do cérebro. Ou seja, perturbam, distorcem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa passe a perceber as coisas deformadas, parecidas com as imagens dos sonhos.

Este grupo de substâncias é tambem chamado de alucinógenos, psicodélicos, psicoticomiméticos, psicodislépticos, psicometamórficos, alucinantes.

As substâncias que compõem o grupo de Perturbadores do SNC são:

Anticolinérgicos - medicamentos
Anticolinérgicos - planta
Maconha
Cacto
Cogumelo
LSD-25

A ação de cada psicotrópico depende: do tipo da droga (estimulante, depressora ou perturbadora), da via de administração, da quantidade da droga, do tempo e da freqüência de uso, da qualidade da droga, da absorção e da eliminação da droga pelo organismo, da associação com outras drogas, do contexto social bem como das condições psicológicas e físicas do indivíduo.



Toxicomania

Do grego toxicon: veneno no qual as flechas eram embebidas; mania: loucura. Comportamento de dependência em relação a uma ou mais substâncias psicoativas. (Dicionário Larousse)

Conforme o Dictionnaire des Drogues, a observação dos comportamentos da adicção em relação a drogas tais como o álcool e o ópio data do começo do século XIX. A partir de 1840, o uso de produtos psicotrópicos se diversifica e se generaliza entre a população. O conceito de alcoolismo foi estabelecido em 1849 pelos cientistas. Em 1875, fala-se de cocainomania e morfinomania. O termo genérico de toxicomania, utilizado desde 1880, designava as condutas de adição em relação a diversas drogas. Agrupou-se, em seguida, o termo toxicomania às práticas mais diferentes de consumo, enquanto que a origem dos critérios eram o comportamento aditivo, compulsivo e provocador de uma situação de desmame quando da suspensão do produto. O termo designa igualmente o fenômeno do consumo de drogas com uma conotação patológica, médica.

Tradicionalmente: forma de comportamento que, recorrendo a meios artificiais - "os tóxicos" ou "as drogas" - visa tanto a negação dos sofrimentos como a busca de prazeres. Trata-se, pois, de uma situação psicoafetiva estruturando-se para encontrar um estado almejado que deve funcionar como euforizante das satisfações que o indivíduo não encontra na vida cotidiana. (Claude Olievenstein - "A droga")

Ver também dependência , farmacodependência, adicção e comportamento aditivo.


Dependente

Uma pessoa só deve ser considerada dependente se o seu nível de consumo incorrer em pelo menos três dos seguintes sintomas ou sinais, ao longo dos últimos doze meses antecedentes ao diagnóstico:

forte desejo ou compulsão de consumir drogas;

consciência subjetiva de dificuldades na capacidade de controlar a ingestão de drogas, em termos de início, término ou nível de consumo;

uso de substâncias psicoativas para atenuar sintomas de abstinência, com plena consciência da efetividade de tal estratégia;

estado fisiológico de abstinência;

evidência de tolerância, necessitando doses crescentes da substância requerida para alcançar os efeitos originalmente produzidos;

estreitamento do repertório pessoal de consumo, quando o indivíduo passa, por exemplo, a consumir droga em locais não propícios, a qualquer hora, sem nenhum motivo especial etc.;

negligência progressiva de prazeres e interesses outros em favor do uso de drogas;

persistência no uso de drogas, a despeito de apresentar clara evidência de manifestações danosas;

evidência de que o retorno ao uso da substância, após um período de abstinência, leva a uma reinstalação rápida do quadro anterior.

Ver também usuário dependente e toxicômano.

Das várias classificações existentes dos psicotrópicos, adota-se a do pesquisador francês Chaloult, por ser simples e prática. Chaloult dividiu o que ele denominava de "drogas toxicomanógenas" (indutoras de toxicomanias) em 3 grandes grupos:




Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters