[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Chávez desvaloriza bolívar e cria dupla taxa de câmbio


É a primeira desvalorização da moeda venezuelana desde 2005.


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira a primeira desvalorização da moeda venezuelana, o bolívar, desde 2005.

Além disso, o presidente anunciou ainda uma taxa cambial dupla - um nível será destinado aos setores básicos, no qual um dólar será correspondente a 2,60 bolívares e outro para o restante da economia, no qual o dólar será cotado a 4,30 bolívares.

A taxa oficial de câmbio vem se mantendo estável pelo governo a 2,15 bolívares por dólar desde 2005, quando o presidente desvalorizou a moeda em 11%.

"No marco do controle de câmbio esse primeiro nível do dólar a 2,60 será utilizado para um primeiro conjunto de setores da economia, como alimentos, saúde, maquinário e equipamentos para o desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia, bibliotecas, materiais escolares", disse Chávez.

Segundo o presidente, os demais setores - automobilístico, telecomunicações, construção, etc - corresponderão ao âmbito do dólar "petroleiro", ou seja, 4,30 bolívares.

Além do anúncio sobre a desvalorização da moeda, Chávez disse ainda que o governo vai intervir no mercado paralelo, onde recentemente o bolívar vem fechando a cerca de 30% da taxa oficial.

O anúncio ocorre no momento em que o país, quinto maior exportador de petróleo do mundo, sofre com a recessão e com uma inflação de 25% - a maior da América Latina.

Até agora, o governo havia mantido a decisão de não desvalorizar a moeda. O câmbio estável é chave para uma economia que importa boa parte do que consome - cerca de 90% dos alimentos consumidos no país são exportados, segundo disse recentemente à BBC Mundo o presidente da Comissão de Finanças do Congresso, Simón Escalona.

A crise econômica do ano passado - e crucialmente para Venezuela, a queda nos preços do petróleo - obrigou o governo venezuelano a adotar algumas medidas de ajuste.

Retração

Depois de registrar cinco anos de crescimento contínuo, a economia venezuelana encolheu 2,4% no segundo trimestre de 2009, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Este resultado, somado ao crescimento de 0,5% registrado no primeiro trimestre, totaliza uma contração de 1% no primeiro semestre de 2009.

De acordo com o Banco Central da Venezuela, o crescimento negativo se deveu à baixa dos preços do petróleo e, fundamentalmente, à queda na produção industrial, que se retraiu 8,3% devido à escassez de matérias-primas e de recursos para importar estes insumos.


Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Hebe Camargo é internada e passará por cirurgia em SP


Hospital não divulga o motivo da internação da apresentadora nem por quanto tempo ela ficará internada

Aline Nunes, aline.nunes@grupoestado.com.br, do Jornal da Tarde


Hélvio Romero/AE

Gravação do Programa Hebe Camargo no SBT, na semana dos 80 anos da apresentadora

SÃO PAULO - A apresentadora Hebe Camargo, de 80 anos, foi internada nesta sexta-feira, 8, às 20h30, no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, zona sul. A contratada do SBT sentiu dores fortes no abdômen e a cirurgia foi agendada para a manhã deste sábado. O cirurgião-geral e do aparelho digestivo Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo é quem está à frente do procedimento cirúrgico.

O hospital não divulga o motivo da internação da apresentadora nem por quanto tempo ela ficará internada. Segundo a secretária do médico responsável, a família de Hebe pediu para que o profissional não se pronunciasse sobre o caso.

Antonio Macedo já operou outras celebridades. Entre elas, o publicitário e empresário Nizan Guanaes. Em 2006, Guanaes foi submetido a uma cirurgia de redução de estômago. No hospital Albert Einstein, em julho de 2009, o médico implantou uma nova técnica de retirada de tumores do pâncreas com uma união de robótica com tecnologia 3D.

Para receber Hebe Camargo, o hospital fez uma operação para despistar a imprensa. Por volta das 16h desta sexta, os jornalistas já estavam na porta do hospital.

Lolita Rodrigues, amiga de Hebe há cinco décadas, está preocupada com a internação. “Estou pensando em visitá-la, mas não sei como estão as coisas por lá.” Para ajudar a colega de TV, Lolita tem feito orações para Nossa Senhora da Aparecida. “Ela acredita muito nela mesma, e eu sei que isso vai ajudá-la.” A última vez em que Lolita conversou com a amiga foi no Dia do Amigo, em 20 de julho de 2009. “Deixei uma mensagem para ela no telefone e nos falamos. Ela disse rindo: ‘como sou avoada, eu nem lembrei de ligar para você. Mas somos amigas.’”

Lucília Diniz e Betty Szafir, também próximas de Hebe, mantiveram a discrição. “Estou fora do Brasil. O que eu sei é que a Hebe estava bem”, diz Betty Szafir.

Na televisão


Recentemente, Hebe Camargo teve o contrato renovado com o SBT por mais um ano. A apresentadora gostaria de continuar nas noites das segundas-feiras, mas a casa estuda a possibilidade dela dividir uma atração com a novata Ellen Jabour todas as manhãs.

O programa estudado teria o formato parecido com o fracassado Olha Você, atração extinta da grade da emissora de Silvio Santos em 2009. Nessa ocasião, Hebe Camargo disputaria o Ibope das manhãs com Ana Maria Braga, apresentadora do Mais Você, na Globo. As férias de Hebe estão previstas para terminar em fevereiro.


Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Chávez desvaloriza moeda deu seu país em 100%


Presidente cria dois tipos de câmbio para setores considerados prioritários e não prioritários

Agências internacionais


Chávez durante reunião com seus ministros

Efe

Chávez durante reunião com seus ministros

CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira, 8, uma importante reforma financeira que desvalorizou o bolívar forte, a moeda do país, e estabeleceu tipos de câmbio distintos para setores considerados prioritários, como habitação, saúde e educação, e não prioritários.


O bolívar forte estava em 2,15 por dólar no câmbio oficial. Para negócios que envolvam o setor prioritário, a cotação passou para 2,60 por dólar. Para o setor não essencial a desvalorização foi de 100%, com o bolívar cotado a 4,30.

O câmbio na Venezuela é controlado pelo governo. O país adotou o sistema de câmbio fixo em 2003. Em janeiro de 2008, foram cortados três zeros da antiga moeda, o bolívar.

Apesar de proibido e punido com pena de prisão e perda dos valores envolvidos, o câmbio paralelo chegou a pagar 7 bolívares fortes por dólar.

Interceptação

Chávez disse nesta sexta ter ordenado que caças interceptassem um avião de guerra dos EUA que teria violado o espaço aéreo da Venezuela na quarta-feira.

Ele afirmou, durante uma reunião com seus ministros, que a aeronave P-3, procedente de Curaçau, possessão holandesa no Caribe, entrou no espaço aéreo venezuelano em duas ocasiões. "Estão fazendo uma provocação. São aviões de guerra", declarou Chávez.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Hebe Camargo é hospitalizada em São Paulo


Apresentadora irá se submeter a uma cirurgia no sábado

QUEM Online

Deco Rodrigues

Hebe Camargo deu entrada na noite desta sexta-feira (8), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O hospital não informou o motivo da internação, mas afirma que Hebe irá se submeter a uma cirurgia na manhã de sábado (9).

Um boletim médico deverá ser divulgado amanhã.

Fontes próximas a Hebe afirmam que ela está com um problema de saúde no estômago. A assessoria de imprensa do SBT informa que a apresentadora está de férias até o fim de janeiro e não tem maiores detalhes sobre o problema de saúde dela.


Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Adriana Esteves: “Quando se toca no nome da Dalva, as pessoas sorriem”


sex, 08/01/10
por Editor |

Adriana Esteves teve que aprender a dublar DalvaCoube a Adriana Esteves dar vida a uma das mais importantes cantoras do país: Dalva de Oliveira. A atriz interpretou Dalva dos 19 aos 55 anos e, para isso, teve que usar diferentes perucas, apliques, maquiagens de rejuvenecimento e envelhecimento e experimentou inúmeros figurinos. Além disso, fez uma profunda pesquisa sobre a época e ainda teve que aprender a dublar a voz da cantora de maneira que parecesse que ela mesma é que estava cantando. Parece difícil? Pois Adriana provou que isso tudo era possível e já recebeu elogios até do filho de Dalva, Bily Martins. Abaixo, você confere uma entrevista exclusiva com a protagonista da minissérie.

Como foi receber o convite para viver Dalva de Oliveira?
“Foi sensacional. Estava fazendo um programa de humor de sucesso na TV (Toma Lá Dá Cá), então, não imaginava que seria convidada tão rapidamente para fazer um outro papel na TV. Fiquei lisonjeada em ser chamada para fazer uma minissérie de tanta qualidade. Gosto muito do texto da Maria Adelaide Amaral. Ela escrevia muitos textos da minha personagem em Meu Bem, Meu Mal, a primeira novela que fiz na televisão.”

Adriana caracterizada como Dalva mais velhaComo se preparou para viver a Dalva?
“Estudei muito e continuo estudando. Tenho muito material de pesquisa e converso muito com os filhos da Dalva e com o Nacib, que era amigo dela e é presidente do fã-clube da Dalva.
Tive uma preparação com a Mirna Rubim, professora de canto, que me preparou para cantar as músicas. Também tive uma preparação para cantar com o sink (cantar em sincronia com a voz original) para as dublagens. Contei ainda com a ajuda do Alfredo Del Penho, que é o professor de violão e canto do Fábio Assunção.”

Adriana com os longos cabelos de Dalva aos 19 anosComo foi esse processo de transformação física para ficar parecida com a cantora?
“O trabalho de caracterização é da Ana Van Steen e o figurino é da Marília Carneiro. Pra gente chegar nesse resultado e mostrar o visual da Dalva dos 19 aos 55 anos, tivemos um trabalho de equipe muito intenso. Fico muito satisfeita pela maneira artesanal com que fizemos a minissérie. Foram incansáveis dias e horas de trabalho para achar o tom de cada coisa: figurino, maquiagem, cabelo, rejuvenecimento, envelhecimento…”

O que você achou de trabalhar com o Dennis Carvalho outra vez?
“O Dennis é muito bacana. Ele está apaixonado por esse trabalho, que usa câmeras novas em alta definição e que tem uma luz linda feita pelo Roberto Amadeu. Fiz ‘O Cravo e a Rosa’ com o Dennis, então, somos amigos. Foi muito bacana trabalhar com ele nessa minissérie. Ele é um grande profissional, divertido. No momento, a minissérie é a menina dos olhos dele. E foi muito bom fazer parte desse trabalho.”

O que você acha de a TV Globo produzir uma minissérie que mostra a história de uma diva da música e de um grande compositor?
“Acho importantíssimo. O público tem saudade deles. Quantas pessoas me encontram na rua e já me contam histórias sobre a Dalva, mostrando que têm respeito e admiração por ela. Quando se toca no nome dela as pessoas sorriem, lembram deles (Dalva e Herivelto) com carinh

Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Filho de Dalva e Herivelto se emociona com a minissérie


sex, 08/01/10
por Editor |

Bily posa ao lado de Adriana Esteves, caracterizada como DalvaSe quem foi fã de Dalva já se arrepia ao assistir a interpretação de Adriana Esteves e Fábio Assunção na minissérie “Dalva e Herivelto, uma canção de amor”, imagine quem fez parte dessa história, como Ubiratan Martins, segundo filho do casal.

“A minissérie foi um grande presente que recebemos da Maria Adelaide Amaral. É maravilhoso reviver essa história em um dos maiores veículos de comunicação do país”, comenta Bily, apelido que Ubiratan adotou desde criança.

Ele revela que chegou a se emocionar quando chegou na locação que reproduzia a casa de Dalva em Jacarepaguá. “Quando vi o carro estacionado na frente da casa, o mesmo modelo que ela tinha, me emocionei muito. Parecia o carro da minha mãe…”, lembra o filho da cantora.

Nacib, Adriana Esteves e Bily conversam no intervalo das gravaçõesAdriana Esteves recebe elogios
Bily também ficou contente com a escolha de Adriana Esteves para o papel: “Ela é muito meiga, como a minha mãe era. A escolha dos atores foi muito feliz”.

Nacib, presidente do fã-clube de Dalva de Oliveira e amigo da cantora, reitera a opinião de Bily. “A Dalva era uma mulher maravilhosa e humilde. Estou achando a Adriana bem parecida com ela. E a minissérie está muito bonita, bem dirigida”, comenta Nacib, que chegou a ganhar um personagem na minissérie.

Apesar de mostrar as brigas entre Dalva e Herivelto, a minissérie é importante por mostrar também a carreira dos dois ícones da música, segundo Bily. “O importante é respeitar esses dois ídolos maravilhosos. Meu pai teve centenas de músicas compostas e a maioria foi sucesso cantado em vários países. E minha mãe foi uma das maiores cantoras do país, antes mesmo de existir a televisão”, elogia.

Não perca hoje o último capítulo de “Dalva e Herivelto, uma canção de amor”, logo após “Viver a vida”.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

CAP 5 DALVA E HERIVELTO


Nacib e Alice se preocupam com o estado de saúde de Dalva. O médico avisa a Pery e Bily que Dalva não pode receber visitas. Os dois se lembram da época em que estudaram em um colégio interno. Dalva comprou uma casa em Jacarepaguá. Pery e Bily foram passar o natal com Lurdes e Herivelto. Dalva foi até lá e ficou observando de longe os filhos. Herivelto se zangou quando Pery cantou na noite de natal. Margot e Alice discutem no hospital. Ricky Valdez e Dalva foram fotografados juntos. Herculano dá conselhos a Herivelto e diz que ele não pode virar as costas para Dalva. Lurdes e Dalva ficaram amigas e conversaram sobre o fim do romance da cantora com Ricky Valdez. Yaçanã avisa a Pery que Herivelto está se preparando para visitar Dalva. Pery e Dalva cantaram juntos em um programa de TV. No hospital, Dorival pergunta a Alice se ele pode visitar Dalva. Anos antes, em uma boate, Dalva conheceu Dorival e ele resolveu levá-la até em casa. Depois de algum tempo juntos, Dalva e Dorival começam a brigar. Eles discutem enquanto Dorival dirige e ele acaba perdendo o controle do carro, causando um grave acidente. Em 1972, Dalva sai do CTI. Ela pede para Pery cantar uma música e adormece. Antes de morrer, Dalva sonha que Herivelto enfim veio visitá-para pedir perdão a ela.





Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Dalva (Adriana Esteves) não se recupera de separação no último capítulo


Minissérie mostra trajetória da cantora durante carreira solo


Apesar do sucesso que fez com sua carreira solo e do apoio de seus fãs durante a batalha musical com o ex-marido Herivelto Martins (Fabio Assunção), Dalva de Oliveira (Adriana Esteves) jamais conseguiu se reerguer plenamente após a separação. Ela tentou reestabelecer sua vida amorosa e casou-se mais duas vezes, porém seu coração continuou destroçado. Você confere estas cenas no último capítulo da minissérie Dalva e Herivelto, uma canção de amor, que a Rede Globo exibe nesta sexta, às 22h10, dia 8, logo depois de Viver a Vida.

Divulgação  /TV Globo

Lurdes (Maria Fernanda Cândido) encontra Dalva (Adriana Esteves) nos últimos momentos

O brilho de Dalva foi se apagando aos poucos, e a cantora começou a trocar os palcos pelo álcool. A situação ficou ainda pior com a chegada da bossa-nova. Os cantores que não se renderam ao gênero, entraram em declínio, com o samba-canção perdendo seu espaço. Em 1965, Dalva sofreu um acidente de carro e, entre outros traumas, ficou com uma cicatriz no rosto. Dalva passou a cantar em circos e churrascarias. O trabalho se tornou cada vez mais escasso e o dinheiro também. Em 1972, ela morreu, vítima de um câncer.

(Reveja o casamento de Dalva e Herivelto retratado na minissérie)

Herivelto Martins, por sua vez, refez sua vida ao lado de Lurdes (Maria Fernanda Cândido). O casal teve mais três filhos e o compositor passou a trabalhar em um emprego público. Quando perguntado por jornalistas sobre a morte de Dalva de Oliveira, ele declarou:

- O Brasil perdeu sua maior cantora. Jamais teremos uma intérprete como ela. Dalva era amiga e mãe dos meus meninos, lamento mais do que qualquer pessoa a morte dela.

A minissérie Dalva e Herivelto, uma canção de amor tem autoria de Maria Adelaide Amaral e direção de núcleo de Dennis Carvalho.


Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Dalva e Herivelto' conquista audiência e vai deixar saudade




Eles eram músicos Foto: TV Press

'Dalva e Herivelto' é uma obra-prima
26 de dezembro de 2009
Foto: TV Press


Odair Del Pozzo
De São Paulo

Dalva e Herivelto se despede nesta sexta (8) e já vai deixando no público aquele gostinho de "quero mais". Tudo o que deixa essa sensação faz sucesso, pois não peca pelo excesso de enrolação.

Deu 29 pontos nessa quinta-feira (7), um a menos que na noite de quarta (as outras mantiveram-se nos mesmos patamares, Record, 12, SBT, 7, Band e RedeTV!, 3), média excelente para uma minissérie.

Claro que a Globo aprendeu com os erros do passado. O primeiro acerto foi passar a minissérie logo depois da novela, às 22h. Nada de fazê-la entrar quase meia-noite, como fez com as outras séries. A resposta veio no ibope. Ou seja, o povão gosta de coisa boa. Fica a dica.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Thiago Fragoso sai de férias após minissérie




  Foto: Marcos Porto/AgNews

Thiago Fragoso foi ao Fashion Rio conferir o desfile da Ausländer
08 de janeiro de 2010
Foto: Marcos Porto/AgNews


Natália Chaves
O ator Thiago Fragoso esteve na tarde desta sexta-feira prestigiando o desfile da marca Ausländer, na edição outono-inverno 2010 do Fashion Rio. Após interpretar o filho dos cantores Dalva e Herivelto, na minissérie da Globo que leva o mesmo nome, o ator parte para 20 dias de férias. "Estou indo viajar. Quando voltar vou começar a ensaiar uma peça que estou comprando os direitos", contou.

Thiago disse que foi incrível representar uma pessoa ainda viva, além de ter adorado cantar, além de atuar. "Pude cantar na minissérie, que é uma coisa que eu adoro".

Sobre o desfile, ele disse que aprovou a coleção com inpiração punk rock e disse ser adepto do estilo. "Tinham umas calças skinny, mas isso sei que não posso usar porque tenho o ombro largo", explicou.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Minissérie destaca o brilho e a voz que marcaram o Brasil nos anos 1930 ao lado de outro mito: Herivelto Martins



Ana Clara Brant

Publicação: 08/01/2010 07:00 Atualização: 08/01/2010 08:54

Villa-Lobos dizia que ela era a maior cantora popular do país. Maria Bethânia a considera um mito e Cauby Peixoto a elegeu como a voz mais emocionante do Brasil e a intérprete mais brasileira de todas. Todos esses grandes nomes da Música Popular Brasileira se referem à Vicentina de Paula Oliveira, ou simplesmente, Dalva de Oliveira. E quando for ao ar hoje à noite, o último capítulo da minissérie da TV Globo Dalva e Herivelto - Uma canção de amor, certamente a cantora, conhecida como a Rainha da Voz, terá conquistado mais fãs ardorosos, além de Villa-Lobos, Bethânia e Cauby.

Dalva de Oliveira começou a cantar ainda menina, mas sua carreira deslanchou mesmo quando integrou o chamado Trio de Ouro, com Herivelto Martins, que viria a ser seu marido e pai de seus dois filhos, e Nilo Chagas, nos anos 1930.

"Dalva é sem dúvida uma das maiores intérpretes de todos os tempos, de uma passionalidade muito grande, uma estilista incomparável, e com uma qualidade vocal única. Villa-Lobos era seu admirador - e também do Herivelto. A sua voz, com a capacidade de atingir agudos, era apenas um dos seus diferenciais. A afinação, por exemplo, deslumbrava João Gilberto. E sua carreira é pontuada por músicas de extremo bom gosto", comenta o produtor musical, compositor e poeta Hermínio Bello de Carvalho, que foi amigo de Dalva e Herivelto Martins.

Para ele, é extremamente importante e louvável a exibição, em horário nobre, de uma minissérie abordando a história de dois grandes nomes da MPB, mas só lamenta a pouca utilização de gravações originais. "Acho que existe, digamos, um pouco de preconceito com essas 'vozes antigas'. A tecnologia avançou muito, as vozes de Dalva, Chico Alves, Linda Batista e Orlando Silva eram inigualáveis. Mas louve-se a produção primorosa, a reconstituição da época, a direção – que têm sido intocáveis", destaca.

É de se esperar que com esse resgate da história de Dalva e Herivelto comecem a pipocar lançamentos ou relançamentos de coletâneas, livros e afins dos dois artistas, assim como ocorreu no ano passado, quando a Globo exibiu a minissérie sobre a cantora Maysa. De pronto, a Editora Globo já colocou nas lojas uma nova edição do livro Minhas duas estrelas, de Ana Duarte e Pery Ribeiro, filho de Dalva e Herivelto. Essta publicação serviu de inspiração para a autora do seriado, Maria Adelaide Amaral. A assessoria da emissora carioca também divulgou que vai lançar ainda neste semestre o DVD da minissérie e provavelmente também o CD com a trilha da atração.

Quem vivenciou aqueles áureos tempos está matando um pouco a saudade. Esse é o caso da pianista e compositora Neuza França, 89 anos, que chegou a assistir ao vivo às apresentações do Trio do Ouro no auditório da Rádio Nacional, no Rio de Janeiro. "Gostava tanto deles, especialmente da Dalva, que insisti para que meus pais me levassem para ver o show. Era impressionante a performance, principalmente a da Dalva de Oliveira. Além de cantar lindamente, ela mexia as cadeiras, gesticulava", lembra. Neuza, que mora na Asa Sul, conta que eles eram os artistas mais comentados e queridos naqueles anos e que fazia questão de comprar todos os discos. "Eram realmente os maiores cantores da época. Mas a Dalva era o destaque."

O casal
É claro que não se pode falar de Dalva de Oliveira sem citar seu companheiro de vida e carreira, Herivelto Martins. Aliás, amanhã, a TV Cultura reapresentará uma entrevista com Herivelto Martins, na qual ele fala, inclusive, sobre a cantora Dalva de Oliveira. O programa Ensaio, dirigido por Fernando Faro e gravado em 1990, vai ao ar sábado, a partir das 20h.

"É óbvio que o Herivelto tem um papel importante na vida e na carreira dela, mas Dalva foi muito maior. Os fãs da cantora têm até um pouco de birra dele sim, é o que eu percebo, mas a gente não julga ninguém. Teve muito amor entre os dois, então cada um teve a sua parcela de culpa", comenta o estudante Paulo Henrique Lima, 20 anos, um dos principais fãs da cantora e que criou um blog dedicado à Dalva.

O compositor carioca radicado em Brasília Lacyr Vianna, 73 anos, conviveu, quando criança, com o casal, já que seu pai, o também compositor Elpídio Vianna, era amigo de Dalva e Herivelto. Para ele, não é à toa que até hoje ainda são lembrados grandes sucessos de suas carreiras, como Ave Maria no morro e Praça Onze, e que ninguém discute o talento de Herivelto Martins, mas, que individualmente, considera Dalva mais estelar. "Em um determinado período, um complementava o outro. Enquanto Dalva cantava extraordinariamente, Herivelto compunha muito bem. Porém, para mim, ela o superou", acredita Lacyr que, com apenas 8 anos, chegou a viajar certa vez com o casal e se lembra de ter sentado no colo da estrela.

Já o crítico Hermínio Bello de Carvalho, questionado sobre o que pensa dos críticos que afirmam que Herivelto fez sua carreira à custa de Dalva, respondeu: "Essa é uma visão míope que, de tão absurda, me nego a comentá-la. Herivelto foi um compositor em tempo integral, ele fez muitos sucessos fora do Trio de Ouro", salientou.

Blogueiro
Ele mal completou 20 anos e portanto nem era nascido nos idos de 1940, 1950 e 1960, auge de Dalva. Mesmo assim, nutre pela artista uma grande devoção que chegou até a emocionar o filho da cantora, Pery Ribeiro. O estudante mineiro Paulo Henrique Lima, um ex-seminarista que se apaixonou pela voz da estrela, é o criador do único blog dedicado à cantora. "Há uns dois anos, um amigo me enviou duas músicas dela. E eu nunca tinha ouvido falar em Dalva de Oliveira. Quando escutei, de cara já fiquei impressionado com aquela voz. Como ela cantava com sentimento, com amor mesmo. Uma coisa única", descreve Paulo. No fim do ano passado, ele foi convidado pelo próprio Pery para visitar a exposição Dalva e Herivelto, em cartaz em São Paulo.

» DALVA E HERIVELTO - CRÍTICA
Precisa e envolvente

Fosse somente pelo aspecto documental, Dalva e Herivelto - Uma canção de amor já teria seus méritos. Mas com minuciosa reconstituição de época, interpretações convincentes e roteiro enxuto - favorecido pelo número reduzido de capítulos - a minissérie deixa pouco espaço para críticas. Alguns senões - nas cenas do hospital, por exemplo, a voz de Adriana Esteves soa muito segura para uma moribunda - se dissolvem em meio às qualidades da produção. Maria Adelaide Amaral é precisa ao narrar os conflitos do casal, apesar das muitas histórias que poderia explorar numa época tão rica em situações e personagens, como foi a era do rádio. A passionalidade da relação e a transformação disso em música ficam em primeiro plano. Evita assim o didatismo de explicar quem foi Francisco Alves, Orlando Silva, Linda Batista e outras figuras de importância na história da música brasileira, mas que aqui entram adequadamente como meros coadjuvantes. O resultado é uma história envolvente, que dá oportunidades de sobra para Adriana Esteves brilhar e surpreender quem ainda guardava a imagem da atriz insegura do início de carreira. (Rosualdo Rodrigues)
Ouça trechos das músicas:
Ave Maria no morro

Errei, Sim

» Principais sucessos na voz de Dalva:
  • Bandeira Branca
  • Ave Maria no Morro
  • Que será?
  • Kalú
  • Errei, sim
  • Segredo
  • Estrela do mar

» Principais músicas de Herivelto Martins
  • Ave Maria no Morro
  • Praça Onze
  • Da cor do meu violão
  • Que Rei Sou eu?
  • Acorda Escola de Samba
  • Dois corações

» Curiosidades sobre Dalva e Herivelto

O nome de Dalva era na verdade Vicentina Paula de Oliveira. Mas sua mãe, dona Alice, achava que esse não era um nome de uma estrela e a rebatizou de Dalva.

Na primeira versão do filme Branca de Neve e os Sete Anões produzida pelos estúdios Disney, em 1938, Dalva de Oliveira dublou os diálogos da personagem Branca de Neve. O seu filho Pery Ribeiro dava a voz ao anão Dengoso.

Em 1987, Dalva foi homenageada pela escola de samba Imperatriz Leopoldinense com o enredo Estrela Dalva. Um ano antes, a União da Ponte teve como enredo Herivelto Martins. O amigo Hermínio Bello de Carvalho afirma que, o cantor, mangueirense fanático, guardou uma certa mágoa por nunca ter sido homenageado por sua escola do coração e foi então que prestou uma homenagem a ele: quando Herivelto fez 80 anos, Hermínio juntou uma parte da bateria da Mangueira, e foi para a porta da casa dele, na Urca. E ele foi lá dentro e pegou seu célebre apito, como quem comandava sua mini escola de samba.

Aliás, Herivelto, foi um dos compositores que mais escreveu sambas para a Estação Primeira de Mangueira. Alguns afirmam que ele foi até o que mais compôs para a verde-e-rosa até hoje.

Dalva de Oliveira excursionou pela Europa e chegou a cantar até para a Rainha Elizabeth II, na Inglaterra.

Herivelto Martins foi assistente de Orson Welles, quando o astro e diretor de Hollywood – então no auge da fama – aportou ao Rio para filmar o inacabado "It’s all True". Herivelto, que estava na boca do povo com "Praça Onze" (campeã do carnaval de 1942), andava de cima para baixo com Welles a tiracolo, levando-o a todas as biroscas de samba. Algumas dessas noites de boêmia acabaram no apartamento de Herivelto, atrás do Cassino da Urca , quando Welles só acordava depois das duas da tarde.

O primeiro disco do Trio de Ouro trouze a marchinha da carnaval Ceci e Peri, de autoria de Príncipe Pretinho. Na época em que gravaram o disco, Dalva estava esperando seu primeiro filho, e o público escrevia pedindo que, se fosse um menino, eles o batizassem de Pery, e, se fosse menina, Ceci. Foi o que aconteceu quando deu à luz ao futuro cantor Pery Ribeiro.



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Dos rebeldes mueren tras tiroteo contra ejército en Cachemira

SRINAGAR, India (AP) - Dos atacantes murieron en un enfrentamiento a balazos que duró 20 horas contra las fuerzas del gobierno en Cachemira, informaron el jueves las autoridades.

El ataque fue la primera batalla prolongada en Srinagar desde el 2006 y generó temor sobre un posible aumento de la violencia en la tensa región tras años de cada vez menos enfrentamientos.

El territorio, con una amplia presencia militar, está reivindicado por India y por la vecina Pakistán, ambos países con armamento nuclear, y la disputa ha generado dos guerras entre las dos naciones rivales.

Los atacantes accedieron a una zona de compras abarrotada en Srinagar el miércoles por la tarde, lanzaron granadas de mano y abrieron fuego contra un grupo de soldados, matando a un agente de policía y a un ciudadano, según el agente de policía Faruk Ahmed.

Los asaltantes se refugiaron después en un hotel, donde se mantuvieron a cobijo de los soldados a lo largo de la noche. El jueves por la mañana, los soldados entraron al hotel y mataron a ambos hombres, dijo Ahmed.

Los soldados del gobierno rastreaban la zona en busca de explosivos y otros objetos sospechosos, explicó.

El enfrentamiento terminó con 10 heridos, incluidos cuatro soldados, dijo.

Una porción del hotel, ubicado en la zona de Lal Chowk, en el corazón de la ciudad, se incendió durante el prolongado tiroteo. Camiones de bomberos intentaban apagar las llamas.

Entre los civiles heridos, quienes fueron hospitalizados con heridas de balas y metralla, se incluía un camarógrafo de un canal de televisión, dijo el agente de policía Sajad Ahmed.

Jamiat-ul-Mujahedeen, uno de los grupos rebeldes activos en la región, asumió la responsabilidad del ataque en un fax enviado a la agencia noticiosa india Press Trust.

"El ataque es en respuesta a la propaganda india que dice que la lucha armada se ha debilitado en Cachemira", decía el fax.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters