São calmas as ruas da Vila Nova Conceição, bairro nobre de São Paulo. E Fábio Assunção, 39 anos, que se mudou para o local há aproximadamente dois meses, gosta de percorrê-las a pé.

Em outubro, fará 20 anos que seu rosto se tornou um dos mais famosos do país, quando estreou em horário nobre da Rede Globo, na novela Meu Bem Meu Mal. Mesmo assim, ele vai à farmácia, à rotisserie e ao Parque do Ibirapuera, onde costuma correr três vezes por semana pelas manhãs, sempre tranquilamente, na condição de mais um morador do bairro, praticamente um anônimo.

Foi assim na terça-feira (10), por volta das 19h. Fábio completou 39 anos naquele dia e caminhava com o filho, João, 7, e a publicitária Karina Tavares, 30, com quem namora há cinco anos. Foram até o bistrô Le Bouchon - restaurante que descobriu na vizinhança e do qual se tornou frequentador assíduo - acertar a encomenda para o jantar daquela noite.

O lugar onde saboreia o filé de poisson ''schuré-sallé'' à l'orange, gratin de courgettes e minitarteletes de sobremesa forneceu o menu da celebração do aniversário do ator. Foi um jantar bem intimista, apenas com os familiares. ''Fábio está muito bem, muito feliz e a comemoração foi ótima'', disse a mãe dele, Sueli Assunção, 63. Sobre a maturidade e os 20 anos de carreira, ela comentou: ''Tenho orgulho dele, como toda mãe. Mas, nesse tempo, aprendemos a nos preservar''.

A comemoração low profile ilustra um homem renovado.

Quando sai à noite, ' pede água ou suco de laranja. Um dos points que frequenta é o Rádio Café, nos Jardins. Lá, entre março e agosto, foi visto em três sábados. ''Ele adora esta cidade. Nasceu aqui, acha que há inúmeros atrativos culturais e consegue levar uma vida normal, sem glamour ou flashes'', diz um amigo.

Naquelas três noites na casa noturna, ele estava apenascom amigos, sem Karina ao lado. ''Eles se amam, há uma admiração e um companheirismo mútuo, mas não fazem o tipo 'casal grude'. As individualidades são respeitadas'', observa o amigo.

Além dos pais, Karina foi um pilar durante o processo de reabilitação no ano passado. ''Não arredou o pé um minuto'', ele declarou em entrevista ao Fantástico em setembro passado.

Na prática, está casado

Karina e Fábio ainda não se casaram no papel, mas, na prática, vivem como marido e mulher. No fim do ano passado, ele vendeu à apresentadora Márcia Goldschmidt, 47, o loft nos Jardins onde morou por aproximadamente dez anos. Desde junho, Karina e Fábio vivem juntos em um apartamento na Vila Nova Conceição. Uma curiosidade: eles têm o cantor Roberto Carlos, 69, entre os vizinhos de rua.

O apartamento tem um pé-direito alto e mede aproximadamente 150 metros quadrados. O condomínio oferece tudo: televisão a cabo, internet banda larga, faxineira, salão de café da manhã, academia de ginástica e personal trainer.

Karina usa a estrutura, apesar de ter matrícula na rede de academias Reebok até maio do ano que vem, como Fábio. Para ela, a mudança foi bem-vinda. A publicitária livrou-se do trânsito para ir ao escritório que montou no bairro vizinho, o Itaim.

Desde o ano passado, ela se dedica à fotografia. Fez alguns catálogos comerciais e é elogiada por seus retratos. Volta e meia, tem à disposição de suas lentes o belo marido. ''Minha fotógrafa predileta. Foto com direito a muito flerte'', ele costuma brincar.

Vida nova, casa nova


Esse não é o endereço definitivo do casal. Depois de vender o loft à apresentadora, Fábio comprou uma casa de quatro quartos nos Jardins, que pertencia ao empresário Armandinho Lara, 37.

Como é uma área tombada, ele entrou com um pedido no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) para fazer a reforma. O processo foi autorizado em abril e Fábio começou a planejar sua casa nova.

O arquiteto e decorador Marcelo Faisal, 48, foi encarregado de cuidar do paisagismo. E, como serão muitas transformações, o casal ainda levará pelo menos oito meses para se mudar.

Apaixonado por cultura

Na casa nova nos Jardins, em uma caminhada, Fábio terá acesso aos melhores teatros, cinemas, restaurantes e livrarias da cidade. O ator é figurinha fácil no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Lá, passa horas na Livraria Cultura.

Em uma visita no início de agosto, o ator comprou dez CDs, todos de rhythm and blues. Entre as melhores aquisições, a coletânea Top 50 Motown Tracks, com clássicos como I Want You Back, de Michael Jackson. Dias antes, esteve no Teatro Eva Herz, que fica na Livraria Cultura, para assistir a In On It, peça com Fernando Eiras, 53, e Enrique Diaz, 41.

Teatro é um dos programas prediletos do casal. Na sexta-feira (6), assistiram ao monólogo Adorável Desgraçada, estrelado por Débora Duarte, 60, em cartaz no Teatro Cultura Artística do Itaim.

Profissional dedicado

Apesar de cuidar da forma, Fábio gosta de comer bem. Volta e meia, ele e Karina degustam uma parrilla argentina no Pobre Juan, no bairro onde moram atualmente. O ator também é assíduo no circuito gastronômico da Rua Joaquim Antunes. Na tarde da quinta-feira, 22 de julho, ele almoçou no Restaurante O Pote do Rei com a amiga Maria Padilha, 51. Passaram duas horas conversando e, novamente, Fábio regou com água sua refeição. O almoço marcou um reencontro.

Os dois passaram cinco semanas entre abril e junho em Recife, nas filmagens de O País do Desejo, de Paulo Caldas, 46. Na trama, Maria Padilha é uma pianista com uma doença grave e Fábio, um padre que se apaixona por ela. Nos bastidores, ele demonstrou o talento e a dedicação que o tornaram um dos atores mais requisitados do país.

Segundo pessoas da produção, Fábio nunca se atrasou. E tocava clássicos no piano nos momentos de folga. Acordava cedo, às 5h30, para o início das filmagens. No hotel, os funcionários lembram dele com simpatia. O ator elogiava a tapioca de queijo com coco que comia pelas manhãs. Tomava suco de laranja, água e refrigerante normal.

Depois de terminar as filmagens, Fábio entrou em férias e prepara-se para voltar às novelas no início do ano que vem, na trama Lado a Lado, de Gilberto Braga, 64. Outro projeto é a construção de um site, com sua carreira e biografia.

Disputado por autores

Na Rede Globo, empresa em que trabalha há 20 anos, Fábio é muito disputado. ''Ele faria o Jacques Leclair em Ti-Ti-Ti, mas o Gilberto já o tinha requisitado'', disse a autora Maria Adelaide Amaral, 68. Ela escreveu a minissérie Dalva e Herivelto, exibida em janeiro, que marcou a volta do ator aos trabalhos depois da luta contra as drogas. ''Em nenhum momento, tivemos qualquer dúvida na escalação dele. A gente sabia que faria um Herivelto magistral. E ele fez. Acredito que esse calvário que ele passou o amadureceu e enriqueceu como ser humano'', afirma a autora.

Em férias, numa rotina discreta, o ator não badala os dois aniversários. Nem com os amigos ele se vangloria da proeza de se manter no ''olimpo'' da Rede Globo desde o primeiro papel. ''Na verdade, ele se cobra bastante e se preocupa com a passagem do tempo'', diz uma pessoa próxima. O novo Fábio agora se foca em cada dia, em cada instante. Como na declaração que deu em junho a um jornal: ''Estou tão apreensivo com os 39 anos que completo este ano que nem consegui pensar nos 40 ainda''.

No topo

''Ele é bonito, tem carisma, mas não dormiu sobre os louros da aparência'', define a autora Maria Adelaide Amaral, com quem trabalhou em três obras. Mesmo nos dois anos turbulentos, Fábio sempre foi disputado pelos autores da casa. Contratado da Rede Globo há 20 anos, o sucesso o acompanha desde o primeiro trabalho.

Presente e passado

Amigos definem Fábio Assunção como um superpai. Em entrevista à Rede Globo, o ator disse que o filho e a família o motivaram na reabilitação. Até quem conviveu com Fábio no início da carreira também torce pelo ator. ''Ele é querido aqui'', diz Lídia Zózima, 53, professora dele da Fundação de Artes de São Caetano. ''Fábio era carismático e criativo. Numa aula, fiz um exercício sobre o impacto dos sentidos. Ele estourou um explosivo. O caso parou na diretoria, mas foi compreendido. Quando trancou a matrícula, ninguém entendeu, porque era excelente aluno. Ele me disse: 'Logo você vai me ver'. E estreou na Globo'', lembra'.

Novos trabalhos, antigas parcerias

No 20º ano de carreira, Fábio Assunção prepara sua volta às novelas depois de dois anos afastado do gênero. Ele será o vilão de Lado a Lado, a próxima novela do horário nobre da Rede Globo que tem estreia prevista para o início do ano que vem. As gravações devem começar em outubro.