[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Moradores de rua ganham acesso ao Bolsa Família e à Previdência




Priscilla Mazenotti
Da Agência Brasil
Em Brasília
Entra em vigor hoje (24), com a publicação no Diário Oficial da União, a Política Nacional para População em Situação de Rua, que pretende assegurar aos moradores de rua o acesso às políticas públicas de saúde, de educação, de previdência social, de assistência social, de trabalho, de renda, de moradia, de cultura, de esporte e de lazer.

medidas para defender direitos de moradores de rua

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou várias medidas para "tornar visível" o enorme contingente de moradores de rua do país e defender seus direitos. "Vamos fazer um estudo de suas necessidades, para colocá-las no papel e para ver se, no espaço mais curto de tempo possível, poderemos atender suas reivindicações", disse Lula em um ato que reuniu catadores de lixo ontem, em São Paulo.


O decreto, assinado ontem (23) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia em São Paulo, determina a formação e a capacitação permanente de profissionais e gestores para o desenvolvimento de políticas públicas. Cria ainda canais de comunicação para o recebimento de denúncias de violência contra essas pessoas.

O decreto estabelece a produção, a sistematização e a disseminação de dados e indicadores sociais, econômicos e culturais e o incentivo à pesquisa, produção e divulgação de conhecimentos sobre a população de rua.

A Política Nacional para População em Situação de Rua pretende ainda proporcionar acesso aos benefícios previdenciários e assistenciais e aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Foi criado o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua, com nove representantes, entre titulares e suplentes, sendo cinco de organizações nacionais da população de rua e quatro de entidades que tenham como finalidade o trabalho com moradores de rua.

São responsáveis pela política a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Justiça, da Saúde, da Educação, das Cidades, do Trabalho e Emprego, do Esporte e da Cultura.




LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Justiça proíbe plano de saúde de limitar tempo de internações hospitalares




Da Redação - 24/12/2009 - 08h14

<">

O juiz Giovanni Conti, da 15ª Vara Cível de Porto Alegre, concedeu liminar para suspender a cláusula de contratos da Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico (Unimed) de Porto Alegre que limita o tempo de internação hospitalar coberto pelo plano de saúde.

A cooperativa está proibida também de invocar ou impor aos consumidores limites da internação e de suspender ou interromper a cobertura das despesas médico-hospitalares enquanto necessário e adequado ao tratamento indicado pelo médico responsável. Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$ 100 mil.

A decisão, que atinge todos os clientes da Unimed Porto Alegre, atende a pedido formulado pelo Ministério Público em ação coletiva de consumo.

Para conceder a antecipação de tutela, o juiz citou decisões do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) que consideram a cláusula abusiva, a partir da aplicação do Código de Defesa do Consumidor e do direito à saúde, garantido pela Constituição Federal.

O magistrado afirmou que o perigo de dano, que justifica a adoção da medida antecipatória, está caracterizado na própria violação jurídica coletiva e, ainda, nos diversos procedimentos adotados pela Unimed para limitar o tempo de internação hospitalar, independentemente do prazo para o efetivo tratamento médico.

Ele disse ainda que o objetivo não é apenas cessar o dano, mas também evitar sua proliferação.

“Situações como as debatidas no presente processo, como tantas outras demandas judiciais que tramitam no país, deveriam ser solucionadas administrativamente, sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário, bastasse as Agências Reguladoras criadas pelo estado agissem norteadas pelos preceitos para que foram criadas”, complementou.






LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sean é educado e fala pouco inglês, diz TV americana



Publicidade

da Folha Online

Um repórter da rede de TV americana NBC falou do avião em que viajam David Goldman e seu filho, Sean, após quatro horas de voo. O jato fretado partiu do Rio por volta das 11h40 de hoje, após a criança ser entregue pela família materna no consulado americano. O destino deve ser a cidade de Orlando, no Estado americano da Flórida.

O repórter disse que o garoto fala pouco inglês, mas é "muito educado". Ele contou que Sean cumprimentou o pai com uma batida de mão --gesto conhecido nos EUA como "high-five".

Ele não confirmou o destino do voo, mas informou que a NBC vai exibir uma entrevista exclusiva com o pai às 18h30 (21h30 no horário de Brasília).

Bruno Domingos/Reuters
O americano David Goldman e o filho Sean embarcam em voo fretado para os EUA no aeroporto Tom Jobim (Galeão), no Rio
O americano David Goldman e o filho Sean embarcam em voo fretado para os EUA no aeroporto Tom Jobim (Galeão), no Rio

O repórter confirmou que o avião em que viajam foi pago pela emissora, que "ofereceu carona" aos dois, e que, "com o tempo", o pai vai deixar a família brasileira visitar o menino. "Nunca vou fazer com eles o que fizeram comigo", disse Goldman, segundo o repórter.

Segundo uma afiliada da NBC em Orlando, o jato foi pago pelo programa "Dateline". A aeronave deve estacionar no hangar da Galaxy Aviation, em um terminal privado dentro do aeroporto internacional da cidade americana.

Carta

David Goldman afirmou, por meio de carta divulgada nesta quinta-feira, que a retomada da guarda de seu filho representa um renascimento para sua família. Ele ressaltou que seu amor não tem fronteiras, e que "irá até o fim do mundo para protegê-lo".

"Agora é a hora do nosso recomeço, o renascimento da nossa família em uma época tão especial do ano", destacou. "Estou verdadeiramente grato pelas pessoas maravilhosas que fizeram esforços extraordinários para reunir nossa família com o belo Sean", completou.

Crítica

Após acompanhar a entrega de Sean, o advogado de sua família materna, Sérgio Tostes, criticou a postura do governo brasileiro, que não teria dado o apoio necessário ao caso. Ele criticou duramente o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, por não ter apoiado a família.

"Espero igualdade de tratamento, especialmente do secretário de Defesa dos Direitos Humanos, doutor Paulo Vannuchi, que atuou intensamente, de todas as maneiras, para que o menino fosse devolvido aos Estados Unidos", afirmou.

A assessoria da secretaria foi procurada e informou que não iria se manifestar. A decisão de entregar Sean ao pai americano foi tomada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, que cassou liminar concedida pelo ministro do STF Marco Aurélio de Mello.

Nascido nos EUA, Sean veio ao Brasil em 2004 com a mãe, Bruna Bianchi. Desde então David Goldman tenta levar o filho de volta com base na Convenção de Haia sobre sequestro internacional de crianças. Com a morte de Bruna, em 2008, a batalha judicial passou a ser travada entre o americano e o segundo marido da mãe, o advogado João Paulo Lins e Silva







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Médico Roger Abdelmassih deixa delegacia onde estava preso em SP


STF concedeu habeas corpus na noite desta quarta-feira (23).
Ele é acusado de 56 crimes sexuais contra pacientes de sua clínica.

Carolina Iskandarian Do G1, em São Paulo


O médico Roger Abdelmassih deixou às 11h55 desta quinta-feira (24) o 40º Distrito Policial, na Vila Santa Maria, na Zona Norte de São Paulo, onde estava preso. Abdelmassih foi solto após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, ter concedido nesta quarta-feira (23) habeas corpus revogando a prisão preventiva do médico, que é acusado de 56 crimes sexuais. Preso desde agosto, ele deixou a delegacia sem falar com a imprensa.

Pouco antes de sair do local, o advogado de Abdelmassih contou que seu cliente dormiu pouco à noite e estava ansioso para deixar a delegacia, onde dividiu a cela “com outros três ou quatro presos”.

“Os planos agora são voltar para a família e cuidar da defesa”, disse José Luis Oliveira Lima, afirmando categoricamente que Abdelmassih não falaria com a imprensa. De acordo com ele, o médico, especialista em reprodução humana, pretende passar o Natal e o fim do ano com seus familiares.

Questionado se Abdelmassih pensa neste momento em retomar o registro profissional, cassado pelo Conselho Regional de Medicina, Lima respondeu: “A conversa hoje é emocional. Ele é um homem desgastado, fragilizado”.

Liberdade

Abdelmassih deixa delegacia após quatro meses preso. (Foto: Carolina Iskandarian/ G1)

Os advogados de Abdelmassih alegaram à Justiça que não há indícios concretos de que a liberdade dele seja uma ameaça à ordem pública. Segundo a defesa, o médico é réu primário, tem bons antecedentes e residência fixa, além de ser um profissional renomado e de reputação ilibada.

O advogado do médico disse que o objetivo é que ele responda ao processo em liberdade. Ele diz que o cliente se emocionou ao saber da decisão, por volta das 21h. Abdelmassih irá passar o Natal e o Ano Novo em casa com a família.

Apesar de responder a 56 acusações de crimes sexuais, a delegada titular da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, Celi Paulino Carlota, disse que 65 mulheres procuraram a Polícia Civil afirmando terem sido vítimas de Roger Abdelmassih. Segundo a delegada, após a prisão de Abdelmassih, mais quatro mulheres procuraram a polícia afirmando terem sido vítimas do médico. O advogado José Luís de Oliveira Lima nega todas as acusações contra o médico.


O médico também é investigado por suposta manipulação genética. Ele foi indiciado em junho pela Polícia Civil, sob suspeita de estupro e atentado violento ao pudor. O Cremesp abriu 51 processos ético-profissionais contra o profissional.

Roger Abdelmassih teve o registro da profissão suspenso por tempo indeterminado em setembro. A medida foi tomada pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) após reunião com os integrantes do órgão. O Cremesp abriu 51 processos ético-profissionais contra o profissional.






LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sean vai passar Natal na Disney com pai biológico, diz advogado


Menino foi devolvido ao americano David Goldman e retornou aos EUA.
Advogado diz que menino conversou com o pai e lanchou no aeroporto.

Carolina Lauriano e Rodrigo Vianna Do G1, no Rio


O menino Sean Goldman, de 9 anos, vai passar o Natal nos parques da Disney, em Orlando, nos Estados Unidos, ao lado do pai biológico, o americano David Goldman. A afirmação é de um dos advogados de David, Ricardo Zamariola. Sean foi entregue ao pai biológico na manhã desta quarta-feira (24), cumprindo ordem judicial.

O advogado afirmou que David pretende passar alguns dias na cidade de Orlando e, depois, deverá seguir para sua casa, em Nova Jersey. De acordo com ele, Sean e o pai estavam entrosados e conversavam bastante antes do embarque.

Sean embarcou com o pai biológico para os Estados Unidos por volta de 11h45 desta quinta-feira, no Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, subúrbio do Rio. Eles viajaram em voo fretado. A avó brasileira, Silvana Bianchi, pediu para ir junto na aeronave, mas, segundo o advogado da família Bianchi, Sérgio Tostes, a solicitação foi negada pelo governo americano.

De acordo com Marcos Ortiz, outro advogado de David Goldman, após o tumulto, mais cedo, no consulado americano, Sean ficou mais calmo ao lado do pai biológico. No aeroporto, ele ficou em uma sala reservada com David e uma psicóloga do consulado. O advogado afirmou ainda que Sean se alimentou bem e conversou em inglês com o pai.

"Quando a 'poeira baixou' e ele ficou sozinho com o pai, a angústia nitidamente diminuiu. Ele tem uma afinidade grande com o pai, é perceptível, apesar desses anos de distância", disse Ortiz.

O advogado disse ainda que a entrega de Sean ao pai americano não foi da forma com eles haviam planejado e reafirmou que o consulado ofereceu que o carro da família Bianchi entrasse na garagem do consulado, para evitar a exposição do menino.

Sean passou a tarde de quarta-feira (23), seu último dia no Brasil, brincando com seis amigos no apartamento da família brasileira, de acordo com Silvana.

Avó desabafa

“Meu coração está vazio e partido porque está faltando o nosso amor”, disse Silvana Bianchi, a avó materna do menino Sean, após o embarque do neto com o pai biológico.



O pai, por sua vez, divulgou carta em que destacou o "renascimento da família em uma época tão especial do ano".


Silvana disse que este vai ser o pior Natal que a família vai passar e que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi uma "covardia".

“Levar a criança no dia de Natal é um crime hediondo. Ele foi separado da irmã (Chiara, de 1 ano e 3 meses), isso é uma covardia”, criticou a avó de Sean.

Segundo ela, o menino ficou apavorado com o assédio da imprensa ao chegar esta manhã ao Consulado Americano, no Centro do Rio. A avó disse que temeu que Sean fosse pisoteado.

O governo americano, por outro lado, criticou a superexposição do garoto pela família brasileira na chegada ao consulado no Rio. “A avó, o advogado, a família, o padrasto e outros parentes de Sean tiveram total acesso ao consulado pela garagem, mas recusaram. O doutor [Sérgio] Tostes [advogado da família], quando falamos que não precisava aquilo, disse que eles eram livres para fazer o que quisessem”, afirmou Orna Blum, porta-voz da Embaixada dos EUA.

“O maior objetivo do consulado era que Sean tivesse privacidade e segurança. O governo americano não está feliz com o que aconteceu”, disse ela, referindo-se ao tumulto com a chegada ao consulado.

Antes do embarque, David divulgou agradecimento a "brasileiros e americanos que ajudaram no reencontro. "Por favor saiba que meu amor e do resto da família de Sean por ele não tem fronteiras e que iremos até o fim da Terra para protegê-lo e banhá-lo em cada grama do amor que temos", declarou ele, em carta.

Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo

David Goldman e o filho Sean embarcam para os Estados Unidos (Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo)











LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Equipo de Obama para América Latina toma cuerpo con nuevos embajadores

WASHINGTON (AFP) - El equipo de Barack Obama para América Latina tomó cuerpo este jueves con la ratificación de varios embajadores, entre ellos el de Thomas Shannon para Brasil, demorado por varios meses por irritación de republicanos frente a la política de Washington hacia la región.

La confirmación en el Senado de cargos clave para América Latina, que al unísono recibió con agrado hace un año al primer presidente negro de Estados Unidos y su promesa de cambio para cortar con las políticas de su antecesor George W. Bush, se ha dado a cuentagotas.

El encargado de la diplomacia para América Latina, el secretario de Estado adjunto Arturo Valenzuela, asumió recién hace un mes, medio año después de haber sido designado por Obama.

Shannon fue confirmado este jueves en el Senado, antes de que los legisladores salieran de receso navideño, junto a los embajadores para Costa Rica, Anne Andrew, y para Uruguay, David Nelson.

El propio Valenzuela al asumir lamentó la demora para la renovación de los cargos, lo que a su juicio retrasó la puesta en práctica de la nueva política de diálogo de igual a igual y respeto de Washington hacia la región, esbozada por Obama en la Cumbre de las Américas de Trinidad y Tobago en abril.

"La tónica de este gobierno es que estamos interesados en poder articular una relación de respeto mutuo, un diálogo donde podemos ver cómo trabajar en forma conjunta", dijo Valenzuela, antes de emprender una primera gira por Sudamérica a mediados de diciembre.

El periplo de Shannon es ilustrativo de la ardua marcha para las nominaciones: fue designado por Obama para la embajada en Brasil el 27 de mayo, pero en julio el senador republicano Jim DeMint le impuso un primer veto, que también incluyó al secretario de Estado adjunto Valenzuela.

DeMint criticó que Obama repudiara el golpe de Estado de Honduras y pidiera la restitución del presidente derrocado Manuel Zelaya, quien a juicio de los republicanos se había acercado peligrosamente a gobiernos como el del venezolano Hugo Chávez.

El 5 de noviembre DeMint levantó su veto, luego de que la administración Obama le asegurara que Washington reconocería las elecciones en Honduras, a contracorriente de gran parte de los países de América Latina.

Valenzuela fue confirmado pero el senador republicano George LeMieux le impuso un veto a Shannon, molesto por otras actitudes de Obama hacia la región, como la incipiente apertura hacia Cuba.

Lemieux levantó su "hold" legislativo el 17 de diciembre tras recibir garantías del Departamento de Estado de que Estados Unidos volvería a otorgar visas a los hondureños y continuaría apoyando a la oposición cubana.

Mientras las luchas partidistas complicaban las cosas a Obama en lo interno, en lo externo disminuían las esperanzas de cambio que logró proyectar en la Cumbre de Trinidad.

El venezolano Hugo Chávez, quien tras la cumbre anunció que su país retornaba el embajador en Washington retirado ocho meses antes, dijo recientemente que bajo la presidencia de Obama, Estados Unidos "sigue oliendo a azufre", como en la época de Bush.

También el boliviano Evo Morales arremetió contra Obama y dijo "lamentar" que "se esté desgastando en tan corto tiempo".

Y el gobierno brasileño de Luis Inacio Lula da Silva, quien en marzo se convirtió en el primer mandatario de la región recibido en la Casa Blanca por Obama, se dijo "decepcionado" por la falta de "continuidad" de la política positiva de Washington, señaló el asesor presidencial Marco Aurelio Garcia.









LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Irak: 27 muertos en víspera de Navidad y de festividad chiita de Achura

HILLA, Irak (AFP) - Al menos 27 personas murieron y unas 120 resultaron heridas el jueves en atentados perpetrados en varias localidades de Irak en la víspera de la Navidad y del duelo chiita de Achura.

Quince personas, entre ellos un consejero provincial, murieron y 70 resultaron heridas en una doble explosión ocurrida en Hilla, 95 km al sur de Bagdad, según un balance de los servicios de seguridad.

"Quince personas, entre ellas un miembro del Consejo de la provincia de Babilonia, Neemat Al Bakri, murieron y 70 resultaron heridas al explotar un coche bomba y otro artefacto explosivo", indicó una fuente del ministerio del Interior.

Según un testigo, el coche bomba, un automóvil de turismo, estalló cerca de la estación de autobuses Bab El Hussein de la ciudad, y el segundo artefacto explosivo no muy lejos del lugar del primer atentado.

Neemat Al Bakri era un responsable de la coalición multiconfesional que el primer ministro Nuri Al Maliki formó con vistas a las legislativas de marzo de 2010.

Entre los heridos, figura el coronel Taleb Al Chamri, un comandante policial encargado de la lucha contra los explosivos.

En la ciudad santa de Kerbala, 110 km al sur de Bagdad, la explosión de una bomba mató a una persona e hirió a otras 20, según un balance de la policía.

El atentado se produjo a pesar del despliegue de 20.000 policías para proteger a la multitud que debe participar este fin de semana en el peregrinaje de la Achura, el duelo chiita.

En Bagdad, ocho personas murieron y 30 fueron heridas por la explosión de dos bombas, indicó un portavoz militar iraquí.

En la primera explosión, ocurrida en Sadr City, el barrio pobre chiita de Bagdad, murieron cinco personas y 25 resultaron heridas.

En la segunda explosión, en el sur de la capital, murieron tres personas que estaban preparando la Achura, la fecha que conmemora la muerte de Hussein, nieto del profeta Mahoma e hijo de Alí, asesinado en el año 680.

En Mosul, a 350 km de Bagdad, un cristiano de 23 años, Bassel Icho Yuhanna, fue asesinado por desconocidos, indicó la policía de la ciudad.

En la ciudad petrolera de Kirkuk, a 240 km de Bagdad, un capitán del ejército murió en la explosión de una bomba al paso de su vehículo.

Por último, en Ach Chraqat, 250 km al norte de Bagdad, desconocidos asesinaron a un ex insurgente e hirieron a tres camaradas suyos, indicó la policía.









LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Colombia aumentará vigilancia frontera con Ecuador con civiles

BOGOTA (Reuters) - Colombia aumentará la vigilancia de su frontera con Ecuador para evitar ataques de la guerrilla izquierdista y de otros grupos armados ilegales con la conformación de redes de civiles que recibirán una bonificación económica, dijo el jueves el presidente Alvaro Uribe.


El anuncio podría contribuir a acelerar el proceso de normalización de las relaciones diplomáticas entre los dos países, suspendidas por Quito en marzo del 2008 después de un ataque de militares de Colombia en la selva de Ecuador en el que murió el líder de las FARC Raúl Reyes y 24 personas más.

El Gobierno del presidente de Ecuador, Rafael Correa, frecuentemente critica la escasa presencia militar de Colombia en la frontera, lo que en concepto del mandatario izquierdista permite el desborde del conflicto de su vecino hacia su país.

"Yo quiero invitarlos a que instalemos en toda esta línea del río, y en todos los sitios de la patria donde se requiera, las redes de cooperantes con bonificación económica. Se les da una plática cada mes, les ayuda a llevar sus obligaciones y los comprometemos más con la patria para informarle a la Fuerza Pública", dijo Uribe.

"Nosotros no somos capaces de poner un soldado cada metro, es imposible. Y los terroristas utilizan cualquier espacio. Nosotros tenemos que demostrarles a los colombianos, al Gobierno del Ecuador y al pueblo ecuatoriano toda nuestra voluntad y eficacia para cuidar la frontera", agregó durante una visita a una base militar en Puerto Ospina, en el departamento del Putumayo, fronterizo con Ecuador.

La frontera de Colombia con Ecuador, de 586 kilómetros, es una de las más afectadas por el narcotráfico y el conflicto colombiano.

Uribe impulsa desde que asumió el poder, en agosto del 2002, una ofensiva militar contra las rebeldes Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC), a las que obligó a un repliegue en apartadas zonas montañosas y selváticas.

La ofensiva, en medio de la que han muerto importantes comandantes guerrilleros mientras que miles de combatientes han desertado, redujo la capacidad militar de los rebeldes que pasaron de más de 17.000 a unos 9.000 hombres en armas, de acuerdo con fuentes de seguridad.

La conformación de redes de informantes que reciben el pago de recompensas ha sido fundamental en la estrategia de seguridad.

Sin embargo, los rebeldes aún mantienen una importante presencia en áreas claves para la producción y el tráfico de cocaína como la frontera con Ecuador.

Después de la crisis diplomática que afectó el comercio binacional, los gobiernos de Bogotá y de Quito han dado pasos en la recomposición de sus relaciones.

Colombia y Ecuador nombraron en noviembre encargados de negocios y en diciembre designaron agregados militares y de policía.

(Reporte de Luis Jaime Acosta; editado por Javier Leira)







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Asesinan en Colombia hermano de extraditado ex jefe paramilitar

BOGOTA (Reuters) - Un hermano de un ex jefe paramilitar de Colombia fue asesinado a balazos el jueves como parte de un supuesto plan para silenciar a los antiguos comandantes de esos escuadrones con ataques a sus familias, informó la policía.

El crimen de Sergio Tovar Pupo, de 39 años, hermano de Rodrigo Tovar Pupo, alias "Jorge 40", actualmente confinado en una cárcel de Estados Unidos después de que Colombia lo extraditó, se registró en Valledupar, la capital del departamento del Cesar.

Un oficial de la Policía Nacional reveló que el asesinato fue cometido por dos hombres que se desplazaban en una motocicleta.

"Uno descendió y le disparó en la cabeza mientras la víctima esperaba la reparación de un vehículo en un taller", precisó la fuente.

"Jorge 40" fue uno de los más influyentes jefes que tuvieron los escuadrones paramilitares de ultraderecha en el norte de Colombia.

La muerte de Sergio Tovar, quien se dedicaba a actividades de ganadería, parece confirmar la existencia de un plan criminal contra las familias de los antiguos líderes paramilitares como parte de un intento para silenciarlos y evitar que desde Estados Unidos revelen los nombres de quienes los apoyaron en su lucha contra la guerrilla izquierdista.

La senadora del Partido Liberal Piedad Córdoba, quien recientemente se reunió con algunos de los antiguos comandantes paramilitares en prisiones estadounidenses, denunció la existencia de ese plan tras los testimonios de los detenidos.

La Fiscalía General de Colombia investiga a militares, empresarios, políticos y ganaderos por los supuestos nexos que tuvieron con los paramilitares.

Los ex jefes paramilitares han anunciado la intención de confesar sus crímenes, revelar los nombres de quienes los apoyaron e incluso organigramas y rutas del narcotráfico.

El Gobierno del presidente Alvaro Uribe y los escuadrones de ultraderecha, acusados de masacrar a miles de civiles en medio de su guerra contra la guerrilla, iniciaron en el 2003 una cuestionada negociación de paz que permitió que más de 31.000 combatientes entregaran las armas.

Los jefes paramilitares fueron confinados en una cárcel y el Gobierno, con base en una ley aprobada por el Congreso, les ofreció entre 5 y 8 años de prisión con el compromiso de que no volvieran a delinquir, confesaran sus crímenes y participaran en un proceso de reparación a las víctimas.

Pero en mayo del 2008 el Gobierno extraditó a Estados Unidos a Tovar Pupo y a otros 13 antiguos comandantes de los paramilitares, escuadrones que surgieron en la década de la década de 1980 con el apoyo de ganaderos, terratenientes y comerciantes para defenderse de los ataques de la guerrilla.

El Gobierno argumentó que los ex jefes de los escuadrones de ultraderecha continuaban delinquiendo desde prisión, principalmente con actividades de narcotráfico.

(Reporte de Luis Jaime Acosta; editado por Javier Leira)









LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Accidente carretero deja 40 muertos en sur peruano

LIMA (AP) - Al menos 40 muertos y un número indeterminado de heridos dejó la caída de un autobús a un barranco en una remota carretera del sudeste andino, informó la policía.




El hecho ocurrió en la madrugada cuando el bus de la empresa "Guapo lindo" se salió de la ruta por causas que se investigan en el sector Chilloroya-Huayllapacheta, en la región de Cusco, a 610 kilómetros al sureste de Lima.

"El accidente ocurrió en la madrugada del jueves, murieron 40 personas y hay un número no determinado de heridos que han sido llevados a varios centros de salud", dijo a la AP el suboficial Alberto Palomino, de la Policía de Carreteras de Cusco.

Desde Velille, un poblado cercano al lugar del siniestro, el profesor de escuela Edison Olivares dijo que "han llegado al menos 9 heridos que no han podido ser atendidos porque aquí no hay médico, entonces han sido trasladados en un volquete al lejano hospital de Espinar".

"Aquí el estado de la carretera es pésimo, con un montón de huecos porque no tiene mantenimiento desde hace tiempo y también los choferes tienen demasiados descuidos al manejar", añadió.

La doctora Gabriela Cárdenas, directora del puesto médico de Espinar, dijo a la radio RPP que "a su centro de salud llegaron 8 pacientes vivos y que un niñito murió antes de llegar al centro de salud".

Cárdenas pidió que el gobierno le dé gasolina a la única ambulancia que poseen para trasladar "al menos a dos pacientes críticos que necesitan ser derivados a un hospital más grande".

Una vocera de la empresa propietaria del autobús siniestrado que no se identificó declinó hacer declaraciones sobre lo sucedido.

La mayoría de pobladores eran campesinos y comerciantes quechuas que retornaban a sus viviendas por las fiestas de Navidad.

Los accidentes de carretera ocurren frecuentemente en Perú por la imprudencia de los choferes, el mal estado de las carreteras y la informalidad que impera en el sector transportes.

Según cifras oficiales, 3.500 muertos y 50.000 heridos dejan anualmente los accidentes vehiculares en Perú.






LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Meu coração está vazio', diz avó após a partida de Sean


Ela informou que pretende visitar o neto o mais rapidamente possível.
Segundo ela, o menino teve febre durante a noite de quarta.

Alba Valéria Mendonça Do G1, no Rio


“Meu coração está vazio e partido porque está faltando o nosso amor”, disse Silvana Bianchi, a avó materna do menino Sean Goldman, de 9 anos, após o embarque do neto com o pai biológico, o americano David Goldman, para os Estados Unidos nesta quinta-feira (24).

Silvana disse que este vai ser o pior Natal que a família vai passar e que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi uma "covardia".

“Levar a criança no dia de Natal é um crime hediondo. Ele foi separado da irmã (Chiara, de 1 ano e 3 meses), isso é uma covardia”, criticou a avó de Sean.

Segundo ela, o menino ficou apavorado com o assédio da imprensa ao chegar esta manhã ao Consulado Americano, no Centro do Rio. A vó disse que temeu que Sean fosse pisoteado.

Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo

David Goldman e o filho Sean embarcam para os Estados Unidos (Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo)

Último dia no Brasil

Sean passou a tarde de quarta-feira (23), seu último dia no Brasil, brincando com seis amigos no apartamento da família brasileira, de acordo com Silvana.

“Ele está muito triste de ir embora e ficou muito assustado com toda aquela confusão. Ele estava muito nervoso. Teve febre de 38,5 graus à noite e vomitou quando chegamos ao Consulado. Ele está realmente muito abalado”, relatou a avó.

Dizendo-se "descrente" e "com vergonha" da Justiça do país, ela disse mais uma vez que, a seu ver, os direitos de Sean foram trocados por interesses econômicos e comerciais do Brasil. Ela diz que já está ansiosa para voltar ver o neto.



“Estamos providenciando tudo para visitá-lo o mais rapidamente possível. Não tenho condições de morar nos Estados Unidos. Não posso largar família e tudo para trás, mas sempre que possível irei lá ver meu neto.” Depois, voltou a criticar a decisão que determinou a partida de Sean. “Que Deus tenha piedade da alma d Gilmar Mendes”.

O presidente do STF, Gilmar Mendes, decidiu na terça-feira (22), que o Supremo não tinha competência para julgar o caso e suspendeu a liminar que garantia permanência do garoto Sean no Brasil.

Em suas reclamações, a avó de Sean se refere a uma reportagem publicada pela BBC Brasil, que disse que o “Senado americano aprovou por unanimidade a extensão do programa de isenção tarifária que beneficia as exportações brasileiras e de mais 131 países, depois que o STF determinou a entrega do menino Sean ao seu pai”.

'Lutamos o quanto pudemos', disse advogado da família materna

Durante coletiva concedida na manhã desta quinta, o advogado da família materna do menino Sean, Sérgio Tostes, informou que foi feito de tudo para que a transição para o pai americano dele, David Goldman, fosse a mais suave possível. No entanto, ainda segundo advogado, Sean estava nervoso e teve febre durante a madrugada.

“Lutamos o quanto pudemos, mas não conseguimos mantê-lo com a família. Tentamos que a avó acompanhasse Sean aos Estados Unidos, mas as autoridades americanas negaram esse direito”, contou ele, se referindo a Silvana Bianchi.

Ainda segundo Tostes, a avó entregou a David Goldman um documento com características e peculiaridades sobre o menino. De acordo com o advogado, o único contato que Silvana e David tiveram foram poucos momentos antes de entregar o garoto.

“Silvana pediu que David tomasse conta do neto dela. O pai foi extremamente atencioso com Sean”, afirmou.

De acordo com o advogado, as autoridades americanas não quiseram discutir a possibilidade de visitas da família materna a Sean nos Estados Unidos. Por isso, a avó deve permanecer no Brasil e aguardar “que a situação fique mais clara”, para embarcar para os EUA.

Segundo Tostes, a família vai contratar um advogado americano para que o caso continue sendo acompanhado. “Vamos contratar alguém que acompanhe o caso de perto. Espero reciprocidade do governo americano, assim como a Justiça brasileira fez”, disse.

Ao fim da entrevista, Tostes afirmou que fez vários contatos com o governo brasileiro, mas que não recebeu nenhuma resposta objetiva. Ele fez um apelo para que o presidente Lula se manifeste sobre o caso.



Abaixo Assinado a favor do Impeachement de Gilmar Mendes

Participe do Impecheament do Ministro Gilmar Mendes. Participe assinando o abaixo assinado online. Clique no link abaixo e, na página que se abrirá, role a barra até o final da página e click em "Click here to sign petition".





LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Avó materna de Sean Goldman lamenta não poder acompanhar voo

Disputa encerrada

  • Silvia Izquierdo/AP

    Sean chega ao consulado dos EUA no Rio abraçado ao padrasto, João Paulo Lins e Silva







Plantão | Publicada em 24/12/2009 às 09h10m

Cláudio Motta

RIO - A avó materna de Sean Goldman, Silvana Bianchi, lamentou o fato de o governo americano ter vetado a ida dela ao lado do neto num voo fretado para os Estados Unidos, onde o menino passará a viver com o pai biológico David Goldman.

- O governo vetou, o governo vetou - disse Silvana na chegada ao Consulado dos Estados Unidos, visivelmente abalada.









LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Avó de Sean diz que menino está abalado e vai tentar direito de visita antes de ir para os EUA







Photobucket








Silvana Bianchi afirmou que deve viajar na próxima semana quando puder ver o garoto

Caroline de Carvalho,
AP/Eduardo NaddarFoto por AP/Eduardo Naddar
Sean chega ao Consulado dos EUA ao lado do padrasto e do advogado

A avó do menino Sean Goldman, que foi entregue nesta quinta-feira (24) ao pai biológico, David Goldman, disse que não vai embarcar atrás do neto para os Estados Unidos porque antes entrará com um pedido de direito de visita na Embaixada do Brasil naquele país. Silvana Bianchi quer garantir que vai ter o direito de ver o garoto quando for para lá, o que ela pretende fazer na próxima semana.

- Não adiantaria eu pegar um avião e ir para Nova Jersey, eu não tenho autorização para visitá-lo.

Na última terça-feira, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, determinou que Sean volte para os Estados Unidos com o pai biológico.

O menino foi trazido pela mãe Bruna Bianchi dos Estados Unidos para o Brasil há cinco anos, sob o pretexto de passar as férias. Bruna se divorciou de David Goldman, casou-se com o advogado João Paulo Lins e Silva e posteriormente morreu de complicações do parto da segunda filha. A partir de então começou a disputa entre o padrasto e o pai biológico pela guarda definitiva do menino Sean.

Segundo a avó, o menino passou a noite toda com febre. Hoje, quando passou pela multidão na porta do consulado, vomitou de nervoso dentro do local. Muito abalada, ela também disse que o menino chorou muito na despedida.

- Estou envergonhada. O ministro Gilmar Mendes, do STF, tirou um menino de 9 anos do convívio da irmã, de 1ano e meio e do núcleo da família. Extraditou um cidadão brasileiro nativo. Como é que meu país faz isso?... Você imagina que Natal vamos ter.



Sean e o pai embarcaram em um voo fretado no aeroporto do Galeão e o avião decolou às 11h50 direto para Nova Jerséi, onde David mora. As informações sobre o embaque foram desencontradas. Antes, havia a informação de que a dupla poderia voltar ao país em um voo comercial da companhia aérea United Airlines, que faz a rota Rio de Janeiro-Washington e partiria às 12h40. Entretanto, essa hipótese foi descartada.

De acordo com um funcionário do consulado americano que pediu para não ser identificado, Sean estava assustado e chorou muito no aeroporto. Segundo a fonte, o pai biológico pediu para ficar a sós com o garoto, com quem conversou por quase 30 minutos.

Ele chegou ao consulado americano por volta das 8h40, onde o pai já o aguardava desde às 7h36. Com uma camiseta amarela olímpica do Brasil, o garoto chegou caminhando ao lado dos avós, do padrasto, do advogado da família e de um tio - irmão da mãe do garoto - que abria caminho entre a multidão. No consulado, Sean não chorava, mas parecia assustado e teve o rosto preservado pelo advogado e pelo padrasto.









LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Menino Sean embarca para os EUA com seu pai biológico


Consulado Americano, no Rio, providenciou avião fretado para a viagem do garoto após decisão judicial

Roberta Pennafort, Débora Thomé e Luciana Nunes Leal - O Estado de S.Paulo


RIO - O menino Sean Goldman, de 9 anos, acaba de embarcar para os Estados Unidos em voo fretado, juntamente com o pai David Goldman e uma mulher não identificada. Antes de embarcar, o pai do garoto acenou para a imprensa. O avião ainda não decolou e não foram dadas informações sobre o destino do voo.

O menino deixou o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro por volta das 10 horas desta quinta, 24, com o pai e se dirigiu para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, onde o aguardava um avião fretado para o país do Hemisfério Norte. O menino havia sido levado ao consulado nesta manhã por sua família brasileira.


Menino Sean chega ao Consulado agarrado ao padrasto brasileiro

O garoto vinha sendo motivo de uma disputa judicial entre Goldman e a família brasileira do garoto - a mãe, Bruna Bianchi, que se separara de Goldman e trouxera a criança para o Brasil, morreu durante o parto de seu segundo filho, deixando Sean sob os cuidados do padrasto e dos avós.

David, que se encontra no Rio de Janeiro há uma semana, já que um tribunal já tinha ditado uma sentença a seu favor, chegou ao consulado às 7h30 para esperar por seu filho.

Sérgio Tostes, o advogado da empresária Silvana Bianchi, avó da criança, disse que o garoto será levado para os Estados Unidos em um avião fretado pelo governo norte-americano. "Tentamos de todas as maneiras que a avó acompanhasse o menino no voo, mas o governo americano negou. E o governo brasileiro aceitou", criticou o advogado, ao deixar a casa de Silvana, no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro.

O menino chegou em um carro acompanhado da avó e do padrasto, João Paulo Lins e Silva, em meio a grande tumulto, visto que o veívulo foi estacionado a cerca de 200 metros do consulado e seus ocupantes percorreram o caminho a pé, trocando empurrões com repórteres, fotógrafos e cinegrafistas. Sean e a avó estão vestidos com camisas da Seleção Brasileira.

Na manhã desta quarta, Sérgio Tostes anunciou que a família não recorreria mais à Justiça e reconheceu a vitória judicial de David Goldman. O advogado disse não ter informações sobre o horário do voo para Nova York.









LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters