[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

'Meu coração está vazio', diz avó após a partida de Sean


Ela informou que pretende visitar o neto o mais rapidamente possível.
Segundo ela, o menino teve febre durante a noite de quarta.

Alba Valéria Mendonça Do G1, no Rio


“Meu coração está vazio e partido porque está faltando o nosso amor”, disse Silvana Bianchi, a avó materna do menino Sean Goldman, de 9 anos, após o embarque do neto com o pai biológico, o americano David Goldman, para os Estados Unidos nesta quinta-feira (24).

Silvana disse que este vai ser o pior Natal que a família vai passar e que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi uma "covardia".

“Levar a criança no dia de Natal é um crime hediondo. Ele foi separado da irmã (Chiara, de 1 ano e 3 meses), isso é uma covardia”, criticou a avó de Sean.

Segundo ela, o menino ficou apavorado com o assédio da imprensa ao chegar esta manhã ao Consulado Americano, no Centro do Rio. A vó disse que temeu que Sean fosse pisoteado.

Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo

David Goldman e o filho Sean embarcam para os Estados Unidos (Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo)

Último dia no Brasil

Sean passou a tarde de quarta-feira (23), seu último dia no Brasil, brincando com seis amigos no apartamento da família brasileira, de acordo com Silvana.

“Ele está muito triste de ir embora e ficou muito assustado com toda aquela confusão. Ele estava muito nervoso. Teve febre de 38,5 graus à noite e vomitou quando chegamos ao Consulado. Ele está realmente muito abalado”, relatou a avó.

Dizendo-se "descrente" e "com vergonha" da Justiça do país, ela disse mais uma vez que, a seu ver, os direitos de Sean foram trocados por interesses econômicos e comerciais do Brasil. Ela diz que já está ansiosa para voltar ver o neto.



“Estamos providenciando tudo para visitá-lo o mais rapidamente possível. Não tenho condições de morar nos Estados Unidos. Não posso largar família e tudo para trás, mas sempre que possível irei lá ver meu neto.” Depois, voltou a criticar a decisão que determinou a partida de Sean. “Que Deus tenha piedade da alma d Gilmar Mendes”.

O presidente do STF, Gilmar Mendes, decidiu na terça-feira (22), que o Supremo não tinha competência para julgar o caso e suspendeu a liminar que garantia permanência do garoto Sean no Brasil.

Em suas reclamações, a avó de Sean se refere a uma reportagem publicada pela BBC Brasil, que disse que o “Senado americano aprovou por unanimidade a extensão do programa de isenção tarifária que beneficia as exportações brasileiras e de mais 131 países, depois que o STF determinou a entrega do menino Sean ao seu pai”.

'Lutamos o quanto pudemos', disse advogado da família materna

Durante coletiva concedida na manhã desta quinta, o advogado da família materna do menino Sean, Sérgio Tostes, informou que foi feito de tudo para que a transição para o pai americano dele, David Goldman, fosse a mais suave possível. No entanto, ainda segundo advogado, Sean estava nervoso e teve febre durante a madrugada.

“Lutamos o quanto pudemos, mas não conseguimos mantê-lo com a família. Tentamos que a avó acompanhasse Sean aos Estados Unidos, mas as autoridades americanas negaram esse direito”, contou ele, se referindo a Silvana Bianchi.

Ainda segundo Tostes, a avó entregou a David Goldman um documento com características e peculiaridades sobre o menino. De acordo com o advogado, o único contato que Silvana e David tiveram foram poucos momentos antes de entregar o garoto.

“Silvana pediu que David tomasse conta do neto dela. O pai foi extremamente atencioso com Sean”, afirmou.

De acordo com o advogado, as autoridades americanas não quiseram discutir a possibilidade de visitas da família materna a Sean nos Estados Unidos. Por isso, a avó deve permanecer no Brasil e aguardar “que a situação fique mais clara”, para embarcar para os EUA.

Segundo Tostes, a família vai contratar um advogado americano para que o caso continue sendo acompanhado. “Vamos contratar alguém que acompanhe o caso de perto. Espero reciprocidade do governo americano, assim como a Justiça brasileira fez”, disse.

Ao fim da entrevista, Tostes afirmou que fez vários contatos com o governo brasileiro, mas que não recebeu nenhuma resposta objetiva. Ele fez um apelo para que o presidente Lula se manifeste sobre o caso.



Abaixo Assinado a favor do Impeachement de Gilmar Mendes

Participe do Impecheament do Ministro Gilmar Mendes. Participe assinando o abaixo assinado online. Clique no link abaixo e, na página que se abrirá, role a barra até o final da página e click em "Click here to sign petition".





LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters