[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Família entrega S. ao pai no Rio de Janeiro

24/12 - 07:58 , atualizada às 10:55 24/12 - Rodrigo de Almeida, iG Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO - O menino S.G. foi entregue pela família brasileira ao pai americano David Goldman nesta quinta-feira. S. e o pai chegaram, por volta das 10h, ao aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, na zona Norte do Rio de Janeiro, onde devem embarcar para os Estados Unidos.

AP
Sean chega agarrado ao padrasto

Os dois chegaram em um carro oficial do consulado americano. Outras duas viaturas da Polícia Militar fizeram escolta durante o trajeto.

O padrastro e a avó do garoto não foram para o aeroporto.

Ainda não há informações sobre o horário de partida do voo. Porém, o avião fretado pelo governo norte-americano já se encontra posicionado na pista de decolagem.

Na quarta-feira, o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), o desembargador federal Paulo Espirito Santo, determinou a entrega de S. ao pai até as 9h de hoje.

O advogado da família Sérgio Tostes disse que a avó materna foi impedida de acompanhar o menino na viagem. "O governo americano negou a ida dela e o governo brasileiro aceitou", criticou.

Já a porta-voz da Embaixada, Orla Blum, diz que o governo americano e o consulado não tiveram nenhum envolvimento nas negociações sobre como será o retorno do S. aos Estados Unidos. Blum afirma que todos os acertos foram feitos apenas pelos advogados das duas famílias.

Chegada

S.G, de 9 anos, chegou bastante assustado ao consulado americano no Rio de Janeiro nesta manhã. Ele estava acompanhado do padrasto, o advogado João Paulo Lins e Silva, a avó materna, Silvana Bianchi, e o advogado da família, Sérgio Tostes.

Houve enorme tumulto porque o carro da família parou em uma avenida próxima e todos vieram a pé por 200 metros até o prédio do consulado, cercados de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, que trocavam empurrões. O menino e Silvana estão vestidos com camisas da seleção brasileira.

A Embaixada afirma que ofereceu entrada pela garagem do consulado, mas a família não aceitou.

O pai do garoto, David Goldmand, que estava hospedado em um hotel em Copacabana, na zona sul do Rio, chegou ao consulado pouco antes das 8h em um carro oficial com escolta policial.

Decisão

Na última terça-feira, o ministro Gilmar Mendes restabeleceu a decisão do TRF, que determinou que o garoto fosse levado aos Estados Unidos, cassando liminar do colega Marco Aurélio Mello, que ordenava a permanência do menino no Brasil.

O TRF havia determinado que o garoto voltasse com o pai para os EUA em 48 horas, contadas a partir da última terça-feira (16/12). Após o parecer de Mendes, o TRF levou em consideração o período entre o anúncio de sua decisão e a divulgação da liminar de Marco Aurélio Mello, marcando o prazo final para a manhã desta quinta-feira.

O caso

S.G. veio para o Brasil em 2004 com a mãe, a estilista Bruna Bianchi. No Brasil, Bruna separou-se de David Goldman, não retornou aos EUA e, posteriormente, casou-se com o advogado João Paulo Lins e Silva. Em agosto de 2008, Bruna morreu durante o parto da segunda filha. De lá para cá, Goldman e Lins e Silva disputam a guarda do menino.

Na quinta-feira, a família materna de S.G. anunciou que não iria recorrer à decisão do STF. "A guerra acabou", disse o advogado Sérgio Tostes.

*Com informações de Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro









LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters