[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

#POLITICA Dona de casa morre após passar 18 horas em maca de pronto-socorro em Franca (SP)



(ISSO PARA VOCE É SÓ MAIS UMA NOTICIA, ATÉ ACONTECER COM ALGUEM DA SUA FAMILIA!)

Publicidade

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

A dona de casa Maria das Graças Vieira Souza, 47, morreu no pronto-socorro Dr. Janjão, em Franca (400 km de São Paulo), após ficar 18 horas esperando em uma maca.

Familiares acusam a unidade de só ter pedido uma vaga na Santa Casa 13 horas depois de a paciente chegar ao pronto-socorro.

Segundo o marido da vítima, o motorista José Natalício Souza, 57, Maria das Graças tinha um histórico de problemas de pressão. Há sete meses, ficou internada por quatro dias no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Santa Casa da cidade.

Com os mesmos sintomas, a paciente chegou às 9h da última terça-feira ao pronto-socorro. Duas horas depois, recebeu medicamento para tentar controlar a pressão.

Ao longo do dia, dois médicos plantonistas mantiveram a paciente na unidade, mas sem pedir vaga em hospital. À noite, um médico percebeu que o quadro se agravou e pediu vaga na Santa Casa às 23h.

Uma hora depois, a resposta do hospital foi de que os leitos estavam cheios e não havia vaga. Maria das Graças morreu às 3h de ontem.

"Eu fiquei sozinho, praticamente fui o médico e o enfermeiro dela o dia todo. Ela ficou sem almoço, jantar. Só não ficou sem água porque fui buscar", disse o marido.
A prefeitura ainda não comentou o caso.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#POLITICA Sede do #PT em Mauá é assalto por seis homens armados


Publicidade

DE SÃO PAULO

A sede do PT de Mauá (SP) foi assaltado na manhã de quarta-feira por seis homens armados, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

A delegacia da Polícia Civil da cidade investiga o caso e até o momento não há suspeitos.

Segundo o boletim de ocorrência, a sede do partido foi invadida por seis homens encapuzados, que usavam coletes da Polícia Federal.

Foram roubados um celular, um rádio transmissor e duas pistolas de três pessoas que estavam no local.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#POLITICA #DINHEIRO #NOTICIAS Veja Essa


Veja Essa
Veja - 30/08/2010

"Se o presidente acha que os pedágios paulistas são um roubo, então os pedágios federais são um latrocínio: é assalto seguido de morte.

Do governador paulista ALBERTO GOLDMAN, criticando a situação das rodovias federais

Todos nós vamos ficar emocionados quando o presidente Lula estiver descendo a rampa (...). Nesse dia, a única coisa que vai me consolar é que pela primeira vez uma mulher estará subindo a rampa.

DILMA ROUSSEFF, falando como presidente, antes do primeiro turno da eleição

Todos aqui sabem quem é o Serra, quem é a Marina e quem sou eu, mas ninguém sabe quem é esta senhora que foi inventada pelo Lula.

PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO, candidato do PSOL à Presidência, reclamando da ausência de Dilma no debate na TV Canção Nova

Eu tenho a coragem de fazer o que nem as lideranças do PSDB são capazes de fazer: dar o crédito da política econômica ao Fernando Henrique, mesmo ele não sendo assim tão popular.

MARINA SILVA, candidata verde à Presidência

Quando eu deixar a Presidência, o que eu sei fazer a não ser cobrar de quem está governando?

Do presidente LULA, um bom cobrador, que não gosta de ser cobrado

Isso é uma revolução e incomoda muita gente que ficava no Olimpo. Mas é irreversível, e está apenas começando.

FRANKLIN MARTINS, o comissário Beria do governo Lula, investindo mais uma vez contra a imprensa, na inauguração da TVT, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, mais um promissor canal "traço" de audiência



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A caixa-preta do caixa dois


Autor(es): Vinícius Segalla
Veja - 30/08/2010

A caixa-preta do caixa dois - A Justiça Eleitoral vai julgar se a candidatura do peemedebista Hélio Costa em Minas usou recursos ilegais para pagar viagens aéreas


A cada eleição, a Justiça Eleitoral aprimora as leis e os mecanismos de controle ao financiamento ilegal das campanhas. Mas a prática resiste, como pôde ser verificado agora em Minas Gerais. O peemedebista Hélio Costa, candidato a governador, cruzou o estado em aviões e helicópteros da Helimarte Táxi Aéreo. Até agora, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais não sabe quem pagou esses deslocamentos nem quanto eles custaram. Por isso, a corte decidiu averiguar se a campanha de Hélio Costa recebeu recursos de caixa dois. O peemedebista diz que a despesa não consta em sua prestação de contas porque foi paga pelo PMDB. É uma boa explicação. O problema é que o gasto também não foi relacionado na documentação fornecida pelo partido ao TRE. Os advogados de Costa dizem que a omissão se deve ao fato de o pagamento ter sido feito sete dias depois da entrega dos papéis. Esse argumento não é válido. VEJA teve acesso à nota fiscal das viagens aéreas. Ela foi emitida pela Helimarte oito dias antes de o PMDB protocolar seus documentos no TRE e sete dias depois de o candidato do PSDB, o governador Antonio Anastásia, questionar na Justiça a origem dos recursos pagos à empresa aérea.

O imbróglio talvez acabe por ser esclarecido, mas ele pode ser interpretado como um mau presságio. A campanha de Hélio Costa ressuscitou políticos sobre os quais pesam suspeitas - e certezas - de uso de caixa dois e outras malfeitorias. Seu coordenador de campanha é Anderson Adauto atual prefeito de Uberaba. Adauto foi ministro dos Transportes do governo Lula e é personagem do mensalão. O operador carequinha Marcos Valério disse que lhe repassou 1 milhão de reais. Adauto responde a processo por corrupção e lavagem de dinheiro. Há mais um integrante da campanha de Costa relacionado ao mensalão: Ivan Guimarães, braço direito do ex-tesoureiro petista Delúbio Soares. Foi Guimarães quem articulou a aliança entre o PMDB e o PT mineiros. O ex-ministro da Saúde Saraiva Felipe, por seu turno, é suspeito de envolvimento na máfia dos sanguessugas, que desviava dinheiro de ambulâncias. Já outro expoente do partido de Costa. Newton Cardoso. afirmou, com a cara limpa, ter amealhado uma fortuna de 2.5 bilhões de reais enquanto exercia cargos públicos.

Em 2003, esses políticos foram parar no ostracismo, graças à gestão exemplar do tucano Aécio Neves. que assumiu um estado falido. Na ocasião, o governo de Minas tinha dívidas de 5 bilhões de reais com fornecedores e um buraco orçamentário de 2.3 bilhões. Dois anos depois. as dívidas estavam renegociadas e as contas estaduais, sanadas. O estado seguiu uma rígida disciplina fiscal, recuperou a capacidade de investimento e instaurou a meritocracia na administração pública, premiando os servidores mais eficientes. Receitas semelhantes foram aplicadas com sucesso, em outras unidades da federação. por gestores dos mais diversos matizes ideológicos e partidos. E os eleitores os reconhecem. O petista Marcelo Déda obteve bons resultados em Sergipe. Correligionário de Hélio Costa, o capixaba Paulo Hartung moralizou e desenvolveu seu estado. Déda e o candidato de Hartung devem ser eleitos. O socialista Eduardo Campos. que atraiu investimentos para Pernambuco, provavelmente ganhará um segundo mandato em primeiro turno. A exceção é a tucana Yeda Crusius, governadora do Rio Grande do Sul, cuja boa gestão foi obscurecida pela crise política. Qualquer que seja o resultado da eleição estadual em Minas, é fundamental assegurar que os ganhos de moralidade e gestão não sejam corroídos pelos vícios da velha política. Se for o vencedor. Hélio Costa fará um bem a Minas Gerais e a si mesmo livrando-se das companhias suspeitas.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Passione': Totó e Felícia se beijam pela primeira vez


02 de setembro de 2010


Totó (Tony Ramos) vai se apaixonar por Felícia (Larissa Maciel). Foto: TV Globo/Divulgação

Totó (Tony Ramos) vai se apaixonar por Felícia (Larissa Maciel)
Foto: TV Globo/Divulgação


Em Passione, Felícia (Larissa Maciel) vai dar uma reviravolta em sua vida. Ela vai aproveitar a oportunidade de que Clara (Mariana Ximenes) está quase no fundo do poço e vai tentar conquistar Totó (Tony Ramos). E vai conseguir.

Segundo a coluna Telinha, do jornal Extra, os dois darão o primeiro beijo no capítulo que vai ao ar no dia 21. A cena será flagrada por Clara, que não disfarça o descontentamento. Felícia e Totó ainda passam a tarde juntos, passeando por São Paulo. Gemma (Aracy Balabanian) será uma das que vai incentivar a relação do irmão com Felícia.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cheia de conflitos, 'Passione' deixa a desejar nas tramas românticas


02 de setembro de 2010


Clara ganha destaque numa novela em que o forte são os conflitos. Foto: Divulgação

Numa trama sem romances de peso, trapaças da vilã Clara (Mariana Ximenes) ganham espaço
Foto: Divulgação


Arcângela Mota

Passione é uma novela de reviravoltas. Nestes pouco mais de três meses no ar, o autor Silvio de Abreu não economizou nas armadilhas, roubos e traições que batem ponto em quase todos os núcleos e dão à novela um ritmo que há muito não se via no horário nobre da Globo. Mas, em meio a tantos personagens com desvios de caráter - alguns até bem carismáticos, como a vilã Clara, de Mariana Ximenes -, a novela deixa a desejar justamente naquilo que, a julgar pelo nome, deveria ser o forte: os romances.

Os triângulos amorosos estão sempre presentes na trama de Silvio de Abreu. Seja no caso da dupla de vilões que articula um golpe no herdeiro rico, na mãe e filha apaixonadas pelo mesmo homem, no italiano malandro que tem duas mulheres ou na mocinha bondosa que se divide entre dois amigos. Mas nenhum deles carrega a dose de carisma necessária para despertar uma grande torcida por um casal específico. E, se em todo bom folhetim existe um par de mocinhos que gera comoção em sua luta para ficar junto, em Passione essa função ainda não foi preenchida. Culpa, principalmente, dos desinteressantes dilemas amorosos entre Diana, Gerson e Mauro, personagens de Carolina Dieckmann, Marcello Antony e Rodrigo Lombardi, que eram a principal aposta romântica no início da novela, mas que - como tem sido rotina nos folhetins do horário - não decolou.

O romance monótono entre os personagens do núcleo Gouveia pode ter vários motivos. Talvez o principal deles seja a atuação inexpressiva de Carolina Dieckmann, que parece perdida em um elenco repleto de veteranos e faz de Diana uma das personagens mais sem graça da trama. Ou então do perfil certinho demais de Mauro, papel bem conduzido por Rodrigo Lombardi, mas que, sem muitas nuances, parece saído de alguma história romântica do século retrasado. Para piorar, ainda existe o vício misterioso de Gerson, de Marcello Antony, que, quando fica sozinho em frente ao computador, faz um suspense tão caricato que chega a parecer um espião da extinta União Soviética em época de Guerra Fria.

Para compensar os fracos romances, os dramas familiares ganham cada vez mais destaque. E rendem os melhores momentos da trama, seja nas disputas por poder na tumultuada família Gouveia, no Ceagesp ou no núcleo italiano. Ao lado dos sempre comoventes Aracy Balabanian, Tony Ramos, Vera Holtz e Fernanda Montenegro, alguns novatos vem conquistando seu espaço na história, como é o caso da estreante Mayana Moura, sempre segura como a geniosa Melina, e da jovem Bianca Bin, intérprete da ingênua Fátima. E se sobressaem em uma trama repleta de personagens muito lineares, como os maquiavélicos Saulo, de Werner Schunemann, e Fred, de Reynaldo Gianecchini, que ostentam em todas as cenas as mesmas caras e bocas vilanescas.

Mas os tons exagerados também estão presentes na parte cômica da novela. E, apesar de garantir alguma diversão, as cenas do bígamo Berillo, de Bruno Gagliasso, tentando manter em segredo seu casamento com Jéssica e Agostina, de Gabriela Duarte e Leandra Leal, são, em sua maior parte, bobas. Em interpretações exageradas e cheias de caretas, a novela aposta em um humor quase pastelão. Mas que talvez seja necessário para contrabalançar a densidade da trama, que, entre tantos dramas e reviravoltas, marca, no máximo, básicos 37 pontos de audiência.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Passione': Humilhada, Clara vai limpar chão de cantina italiana


02 de setembro de 2010


Clara ganha destaque numa novela em que o forte são os conflitos. Foto: Divulgação

A vida boa da vilã vai acabar nos próximos capítulos
Foto: Divulgação


A vida boa de Clara (Mariana Ximeses) parece ter mesmo acabado, em Passione. Segundo a coluna Telinha, do jornal Extra, a vilã passará por uma mudança radical nos próximos capítulos. Ela vai sair em busca de emprego e sofrerá humilhação.

Clara vai trabalhar numa cantina italiana, onde é obrigada a lavar a cozinha todas as noites. Para piorar, uma cena vai mostrar ela servindo Totó (Tony Ramos) e Felícia (Larissa Maciel), que aparecem no restaurante.

Redação Terra

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Acionistas de Belo Monte assumem o risco de escavação de canais da usina


Autor(es): Josette Goulart, de São Paulo
Valor Econômico - 02/09/2010

Os sócios da empresa Norte Energia, vencedores do leilão da hidrelétrica de Belo Monte - grupo Eletrobrás, fundos, Neoenergia, Gaia e outros - vão assumir os riscos de escavação dos canais da usina que será construída no Pará. A previsão contratual com as construtoras que vão erguer a usina é que qualquer custo extra que for auferido em função do tipo de rocha será assumido pela sociedade investidora.

Na terça-feira, a empresa assinou o contrato das obras civis com as dez construtoras que vão erguer a usina no rio Xingu, em meio à Floresta Amazônica paraense. A formação original do consórcio construtor previa a participação de 11 empreiteiras, mas a Mendes Júnior ficou de fora por problemas cadastrais que a impedem de participar da empreitada. Os 3% de participação que teria na obra foram divididos igualmente entre a OAS e Queiroz Galvão.

Desta forma, o consórcio construtor terá a seguinte formação: Andrade Gutierrez com 18%, Odebrecht com 16%, Camargo Corrêa com 16%, OAS com 11,5%, Queiroz Galvão com 11,5%, Contern com 10%, Galvão Engenharia com 10%, Cetenco com 2%, J. Malucelli com 2% e Serveng com 3%.

A empreitada foi fechada por um valor aproximado de R$ 15 bilhões, ou cerca de 60% do total a ser investido e que está estimado em R$ 25 bilhões. Toda a parte de construção das casas de força e das barragens foi feito por contrato fechado, ou seja, as construtoras é que assumem o risco de construção. Na parte dos canais, o volume a ser escavado já foi estabelecido e também a construtoras assumem esse risco. O que não é de responsabilidade das construtoras é o custo com o tipo de rocha que será encontrada no local.

As escavações, desde o início do projeto, foram apontadas como a parte mais sensível da obra pois pode encarecê-la em até três vezes. Apesar das décadas de estudo de engenharia da usina, o terreno a ser escavado não é totalmente conhecido pois os custos seriam proibitivos.

Também já foram assinados os contratos de fornecimento de turbinas com o consórcio liderado pela Alstom e outro com a Impsa.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#POLITICA Oposição a Lula virou amizade, quase amor


Política - Maria Inês Nassif
Valor Econômico - 02/09/2010

Sem bater em Lula, o marketing de Serra tenta transformá-lo em vítima de Dilma

Em 1989, Fernando Collor de Mello, ex-governador do Estado mais pobre da Federação, Alagoas, assumiu um discurso ofensivo - no sentido também de ofender -, selecionou uma série de desaforos destinados a abalar um governo caindo de impopularidade e partidos em crise, e definiu bordões para causar pânico em torno do candidato de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal concorrente. Collor venceu atirando para todos os lados. Levou junto um partido que inventou antes das eleições, o PRN, que morreu junto com o seu curto reinado.

A eleição de Collor foi a consagração do marketing político como arma eleitoral. Os alvos do candidato eram escolhidos em pesquisas qualitativas, que definiam os inimigos a combater para alcançar popularidade e as fragilidades do principal concorrente. Pegou um país saído do massacre ideológico do discurso anticomunista da ditadura e que vivia uma hiperinflação. Atacou o governo José Sarney pela incompetência administrativa e Lula pelo temor da classe média. Além do horário eleitoral gratuito, tinha o apoio de uma mídia que estava sem candidatos, sofria com a hiperinflação e preferia que o PT ficasse longe do poder.

Foi o início e o auge da influência do marketing político. E o marketing foi tão eficiente porque não brigou com os fatos: o governo era impopular mesmo e seu candidato não subia nas pesquisas; a classe média e as elites tinham medo real de Lula, eram maleáveis a um discurso moralista e de direita e faziam a cabeça dos de baixo. O PMDB, o grande partido do momento, vivia a crise do governo José Sarney e a compartimentação dos interesses de seus líderes regionais e abandonou aos lobos o seu candidato a presidente, Ulysses Guimarães.

Os marqueteiros de Collor trabalharam em terreno fértil - e sua agressividade foi guindada à condição de ira divina. Um impeachment e quatro eleições depois, todavia, a eficiência desse modelo é questionável. Simplesmente porque vai contra a realidade.

Em 2006, nas eleições pós-mensalão, a oposição tentou reeditar o discurso de Collor. Os alvos eram um governo que os partidos adversários consideravam acabado e um partido, o PT, que tinha por decadente. Na cabeça dos partidos oposicionistas, Lula era um Collor pré-impeachment ou um José Sarney em final de mandato: estava condenado a deixar o poder. O modelo do discurso agressivo, beirando as bravatas machistas do Collor presidente, foi o escolhido para derrubar Lula - ou pelo impeachment, em 2005, ou pelo voto, em 2006. Um senador, no plenário, chegou a ameaçar bater em Lula.

O erro de avaliação foi fatal para a oposição. A popularidade de Lula nas pesquisas subiu rapidamente após a ofensiva dos partidos oposicionistas no Congresso. Em 2006, o candidato tucano, Geraldo Alckmin, chegou a ter mais votos no primeiro do que no segundo turno. A avaliação da oposição, sobre a qual o discurso político foi construído, não levou em conta mudanças que estavam se produzindo no país. Os programas de transferência de renda, em especial o Bolsa Família, despiram as classes média e alta do papel de mediadores de voto das classes menos favorecidas. Lula tinha um patrimônio eleitoral próprio. A agressividade do discurso da oposição, em vez de desgastar o presidente que disputava a reeleição, vitimizou-o. Produziu solidariedade, em vez de provocar aversão.

Da vitória de Lula em 2006 para cá, o modelo Collor de marketing político teria que ter passado por grandes mudanças. Elas foram apenas cosméticas. O marketing de Serra, nos primeiros dias de propaganda eleitoral gratuita, optou por não comprar briga com Lula e não negar a sua popularidade. O problema é que o discurso soou falso. Desde 2005, a oposição aparece na mídia em confronto radical com o presidente que agora é tratado com condescendência, quase amor. No último round eleitoral, Serra tem se apegado às quebras de sigilo fiscal de pessoas próximas a ele. As acusações recaem sobre a candidata do PT, Dilma Rousseff, e sobre o seu partido, e não sobre o chefe de um governo cuja Receita Federal deixou vazar sigilos.

Enquanto o marketing de Dilma a une a Lula, o de Serra tenta separá-los. Os índices de pesquisa acabam mostrando que a eficiência do marketing é tão maior quanto mais próxima da realidade. As estratégias de campanha de Dilma deslizam numa realidade em que o eleitor tende à continuidade, gosta do presidente e incorporou naturalmente o trabalho de identificação feito entre a candidata e o seu padrinho. As estratégias eleitorais de Serra nadam contra a corrente de um eleitorado majoritariamente governista e da identificação da ex-ministra com o governo que é amplamente aprovado pela população.

A saída de Serra é tentar ser, ele próprio, a vítima. A algoz tem que ser Dilma, porque Lula não tem colado nesse papel. Como a prancha de Serra está contra a onda, no entanto, o marketing teria que conseguir uma sintonia muito fina. É tênue a separação entre uma acusação - a de que Dilma é a responsável pela quebra de sigilo - e a infâmia, no ouvido do eleitor. Quando a onda está contra o candidato que faz a acusação, um erro é fatal. Essa sintonia não parece que está sendo conseguida. O aumento da rejeição do candidato tucano, desde o início da propaganda eleitoral, é alarmante.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Another oil rig explodes in Gulf of Mexico



2010-09-03 00:25:03

HOUSTON, Sept. 2 (Xinhua) -- Another oil rig exploded and caught fire in the Gulf of Mexico on Thursday, and there is no indication of oil sheen, officials said.

The blast, which occurred 80 miles south of Vermilion Bay along the central Louisiana coast, was reported by a commercial helicopter company at about 9:30 a.m. CDT Thursday, said Coast Guard Petty Officer Casey Ranel.

The fire was put out and there were no injuries among the 13 workers on board the rig, despite earlier reports of a worker wounded in the incident, officials said.

Multiple helicopters, two Coast Guard airplanes and four Coast Guard cutters were dispatched to the scene, west of the site of the April rig blast that unleashed the worst spill in U.S. history.

Earlier reports also said oil sheen was found near the site of the explosion. But U.S. Coast Guard Capt. Peter Troedsson said there is no evidence of an oil sheen and no visible leaks were spotted.

"We continue to investigate and to monitor the situation," he said in a news conference.

Mariner Energy, a Houston-based independent oil and gas exploration and production company that owns the Vermilion Oil Rig 380, confirmed the fire on the rig, but said the fire was not sparked by an explosion.

It started at one of platform's seven active wells, the company said. All the wells were shut after the explosion.

The company also confirmed that the 13 workers on the rig "have been evacuated and safely accounted for," and "now injuries have been reported."

"In an initial flyover, no hydrocarbon spill was reported," it added.

"Mariner has notified and is working with regulatory authorities in response to the incident," the company said, adding that the cause of the fire is not known and "an investigation will be undertaken."

During the last week of August, production from this facility averaged approximately 9.2 million cubic feet of natural gas and 1,400 barrels of oil and condensate, according to Mariner Energy.

The platform is reportedly in about 340 feet of water, a location considered shallow water, much less than the approximately 5,000 feet where BP-leased Deepwater Horizon rig had been gushing oil into the ocean for three months after the April 20 explosion.

U.S. President Barack Obama was in a national security meeting when the explosion was reported, said White House press secretary Robert Gibbs.

"We obviously have response assets ready for deployment should we receive reports of pollution in the water," Gibbs said.

Mariner Energy said it has principal operations in the Permian Basin, South Texas and the Gulf of Mexico. The company said it had interests in about 350 federal offshore leases last year, with more than 110 of them in development.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Contador que acessou dados de filha de Serra indica suposto contratante


Publicidade

DE SÃO PAULO

O contador Antonio Carlos Atella Ferreira, que assina a falsa procuração em nome de Veronica Serra que serviu de base para a quebra de sigilo fiscal da filha do presidenciável José Serra, disse nesta quinta-feira em entrevista ao "Jornal Nacional" que uma das pessoas que encomendavam seus serviços se chama Ademir Estevam Cabral.

A reportagem do "JN" procurou a pessoa mencionada por Atella em um escritório de contabilidade no centro de São Paulo, mas não conseguiu localizá-lo. Uma funcionária do escritório disse em entrevista ao telejornal tratar-se de uma pessoa simples, um "office boy'' do escritório.


Contatado várias vezes desde a última quarta-feira pela Folha, Atella tem dito que não dará novas informações sobre a procuração que apresentou ao escritório da Receita Federal em Santo André a não ser que o jornal se disponha a lhe pagar R$ 10 mil. Diante da recusa do repórter, ele passou a evitar dar mais informações sobre os responsáveis por contratar seus serviços.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mônica Bergamo: Conselho de Odontologia defende comercial sobre falso dentista


Publicidade

DE SÃO PAULO

As críticas ao comercial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que comparava um falso dentista a políticos "ficha-suja", tirado do ar após reclamação do CRO (Conselho Regional de Odontologia) de São Paulo, não são unanimidade entre os profissionais da área, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada nesta quinta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo a coluna, o Conselho Federal de Odontologia vê a peça como "extremamente positiva", segundo seu presidente, Ailton Rodrigues.


"A campanha presta um serviço para a odontologia ao alertar para os falsos profissionais. Alguns deles, inclusive, já se candidataram a prefeito e a vereador no meu Mato Grosso."

O CRO de São Paulo considerou a propaganda ofensiva para a categoria, dizendo-se "indignado frente ao conteúdo veiculado".

"O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo informa a todos os cirurgiões-dentistas que, indignado frente ao conteúdo veiculado em propaganda do TSE, a qual faz uma analogia infeliz que desvirtua a nobre missão do cirurgião-dentista,está tomando as medidas necessárias para a defesa da classe odontológica", diz nota.

Leia a coluna na Folha desta quinta-feira, que já está nas bancas.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#POLITICA #Lula diz que Brasil tem obrigação de ajudar países vizinhos


Publicidade

JEAN-PHILIP STRUCK
ENVIADO A FOZ DO IGUAÇU (PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje em Foz do Iguaçu (PR) que o Brasil "não pode ser um país rico cercado por países pobres".

"Como país de maior população e de maior PIB, é obrigatório [haver] a solidariedade com nossos vizinhos de fronteira. Não adianta o Brasil ser rico cercado por países pobres. O Brasil tem que se tornar um país rico, mas também tem que ter vizinhos ricos."
O presidente também falou das relações comerciais com os países vizinhos. "A elite brasileira queria a Alca [Área de Livre Comércio das América], mas nós queríamos o Mercosul fortalecido. Hoje não se fala mais em Alca", disse Lula.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

"Antigamente os presidentes do Brasil e da Argentina ficavam brigando para ver quem era mais amigo do Bill Clinton [ex-presidente dos EUA], da Margaret Thatcher [ex-primeira-ministra da Inglaterra]. Agora conquistamos a autoestima, nós temos orgulho."

No mesmo discurso, Lula também disse que quase pensou em desistir da política após a eleição de 1982, quando foi derrotado na disputa pelo governo de São Paulo, mas que, em 1985, o ditador cubano Fidel Castro o reanimou e o fez notar que o resultado tinha um lado bom.

"Levei 1,25 milhão de votos, e me senti o mais derrotado dos seres humanos. Nunca pensei tanto em desistir da política como em 82. Em 1985, o Fidel então me alertou para uma coisa que me reanimou. 'Caro companheiro Lula, não existe na história da humanidade nenhum operário que tivesse recebido até então 1,25 milhão de votos'. Isso me deu ânimo."

As declarações foram feitas na aula inaugural da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), instituição de ensino superior bilíngue que reúne estudantes brasileiros e da América Latina. A universidade ainda funciona num prédio provisório, cedido pela usina de Itaipu. Está prevista a construção de um campus projetado pelo escritório do arquiteto Oscar Niemeyer. O investimento é de R$ 306 milhões.

Mais cedo, em outro evento em Foz do Iguaçu, Lula disse que o Brasil "está virando exemplo na erradicação da pobreza".

Na visita de dois dias que realiza em Foz do Iguaçu, o presidente Lula não falou com os jornalistas até o momento e evitou coletivas de imprensa. Nos eventos em que compareceu, sempre ao lado de nove ministros de Estado, Lula se limitou na maior parte a ler discursos preparados de antemão.

Mesmo nos momentos de improviso não falou da sucessão presidencial ou dos casos de quebra de sigilo na Receita Federal.

Agora à noite, está previsto que o presidente participe de um comício eleitoral na cidade ao lado da candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT). Também deve comparecer o candidato ao governo do Paraná Osmar Dias (PDT).



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#POLITICA Gastos com viagens de Lula em campanha chegam a 344 mil


Um balanço parcial feito pela Casa Civil mostra que, nas três primeiras viagens em que Luiz Inácio Lula da Silva dividiu a agenda de presidente com a de cabo eleitoral de Dilma Rousseff, foram gastos mais de 344 mil reais que devem ser ressarcidos pelo comitê de campanha.

O cálculo leva em conta as visitas a Garanhuns (PE), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). São considerados os gastos com transporte, segurança, hospedagem e alimentação do presidente nos eventos de campanha de Dilma Rousseff. De acordo com a Casa Civil, o PT já pagou pouco mais de 58 mil reais.

O restante deverá ser ressarcido nos próximos dias. O Partido já recebeu as Guias de Recolhimento da União para realizar o pagamento. Para evitar questionamentos, a coligação de Dilma Rousseff se dispôs a pagar integralmente as despesas com transporte das viagens “casadas” do presidente – e não só a dos deslocamentos até eventos de campanha.

(Gabriel Castro, de Brasília)



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

JN entrevista contador que obteve dados da filha de Serra


Antônio Carlos Atella diz que obteve informações a mando de terceiros.
Veja a reportagem completa no Jornal Nacional desta quinta-feira, 2.

Do G1, em São Paulo


O contador Antônio Carlos Atella Ferreira, apontado como o homem que teve acesso aos dados fiscais de Veronica Serra, filha do candidato à Presidência da República pelo PSDB, concedeu uma entrevista exclusiva ao repórter César Tralli nesta quinta-feira (2).

Atella afirma que pediu e retirou as informações de Veronica a mando de terceiros. E diz que o pedido em nome de Veronica fazia parte de um lote. E que ele não se deu conta de quem ela é filha.

Veja daqui a pouco a reportagem completa no Jornal Nacional.
๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

29 cadáveres en la Puerta del Sol



Familiares de víctimas del franquismo colocan en el kilómetro 0 una fotografía tamaño natural de una fosa con 23 cuerpos

NATALIA JUNQUERA - Madrid - 03/09/2010


La Plataforma contra la Impunidad del Franquismo ha colocado esta tarde en el kilómetro cero, en la Puerta del Sol de Madrid, una foto tamaño real de una fosa común exhumada en 2007 en el monte de La Andaya (Burgos) con 29 cuerpos, con la que pretenden hacer visible el problema de 114.000 familias que siguen buscando a sus desaparecidos.


En La Andaya fueron enterrados en total 85 fusilados durante el verano de 1936. Esta tarde un centenar de familiares ha explicado a las decenas de turistas y a los viandantes que se paraban a ver la imagen, la historia de los 29 esqueletos colocados sobre el suelo, alcaldes, concejales, maestros y campesinos de pueblos de la zona que fueron a parar a la fosa por militar en partidos o sindicatos.

"¿Qué es esto?, preguntaba Ilsa, holandesa. "Es una fosa común de la Guerra Civil. España está llena", le respondieron. "¿Todavía? ¡Es horrible!", dijo. Alrededor de la misma fotografía, Pedro, de 28 años, dijo: "Acabo de salir de trabajar y me he encontrado con esto. Me parece que esta gente quiere ganar la guerra 74 años después y que mientras hablamos de esto no se habla del paro, que ha subido".

Los familiares de las víctimas del franquismo que desde hace 17 semanas reclaman cada jueves en la Puerta del Sol ayuda para buscar a sus desaparecidos, quieren llevar esta fotografía por otras ciudades. Hasta ahora había estado en Vitoria, como parte de una exposición de 100 imágenes de exhumaciones realizadas por la sociedad de ciencias Aranzadi subvencionada por el Gobierno Vasco. "Nos sirve para explicar mejor a la gente lo que pasó y lo que queremos", comentó Emilio Silva, presidente de la Asociación para la Recuperación de la Memoria Histórica, mientras un centenar de personas reclamaba la investigación de los crímenes del franquismo.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

India to build the world largest solar telescope

NEW DELHI, Sept. 2 (Xinhua) -- India is to build the world's largest solar telescope in the India-controlled Kashmir's cold desert region of Ladakh at an estimated cost of 31 million U.S. dollars, the Indian Institute of Astrophysics said Thursday.

"The solar telescope will help study the microscopic structure of the sun and derive specific observations that are speculative in nature," IIA Director Siraj Hasan told the Indo-Asian News Service.

Apart from IIA, the National Large Solar Telescope project involves the state-run Indian Space Research Organization and Tata Institute of Fundamental Research.

"The pre-technical discussion meeting will be held in October," Hasan said.

The proposed telescope, which will be used to observe the sun during the day, will need a location with long hours of clear sunshine and clean visible conditions.

The 10-meter optical telescope at Mauna Kea in Hawaii is currently the largest solar telescope in the world.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Shakira - Loca




LOCA - NEW SINGLE / NUEVO SENCILLO
We're very pleased to report that Shakira will release her brand new album, Sale el Sol/The Sun Comes Out, on October 19th.

The album will feature Shakira's record-breaking global hit "Waka Waka (This Time For Africa)", as well as a new single "Loca". Recorded in the Dominican Republic, "Loca" is Shakira's interpretation of Dominican artist El Cata's song "Loca Con Su Tiguere". You can hear the Spanish version of the track, above. There will also be an English version, featuring a guest appearance from Dizzee Rascal, the UK's number one rapper.

/////

Nos complace mucho poder anunciar que Shakira va a lanzar un nuevo álbum, titulado Sale El Sol / The Sun Comes Out, el próximo 19 de Octubre.

El álbum, que también incluirá su hit "Waka Waka (Esto Es África)", va a lanzarse con el sencillo "Loca". shakira viajo a la República Dominicana para la grabación de "Loca", que trae la fusión de identidades musicales que la caracterizan, mezclando elementos del merengue y techno-percusión, dándole puro ritmo a esta canción. "Loca" es la reinterpretación en la voz de Shakira del éxito El Cata, "Loca Con Su Tíguere." Pueden escuchar la versión en español arriba. También existe una versión en inglés de la canción que contará con la participación del rapero del Reino Unido, Dizzee Rascal.


Este aqui é a capa do single Loca:

CONFIRA O WIKI DA CANTORA NO LIMÃO


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Rede D´Or fecha compra do Hospital São Luiz e Plano de Saúde Advance


Faturamento estimado do Hospital São Luiz, de São Paulo, é de cerca de R$ 700 milhões

Melina Costa, de O Estado de S. Paulo


SÃO PAULO - A rede D'Or, do Rio de Janeiro, fechou nesta quinta-feira, 2, a compra do controle acionário do Hospital São Luiz de São Paulo e do Plano de Saúde Advance. O valor do negócio não foi divulgado. O faturamento estimado do hospital é de cerca de R$ 700 milhões, com EBIDA de cerca de R$ 150 milhões.

O mercado de saúde no Brasil está passando por intenso processo de consolidação. No início da semana, a Dasa, maior empresa laboratorial do Brasil, anunciou um memorando de entendimentos para a incorporação da MD1, holding dona de 100% dos laboratórios Sérgio Franco, cujo principal aiconista é Edson Bueno, controlador do grupo Amil. No final de julho, o fundo Calyle adquiriu o controle do grupo de saúde coletiva Qualicorp.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

TSE arquiva ação do PSDB que pedia cassação da candidatura de #Dilma

AH ! QUE SURPRESA !!!!

Carol Pires, do estadão.com.br

BRASÍLIA - Em decisão monocrática, o corregedor eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Aldir Passarinho, determinou o arquivamento da representação movida ontem pela coligação "O Brasil Pode Mais", que apoia a candidatura de José Serra (PSDB), contra a presidenciável Dilma Rousseff (PT) por abuso de poder político e uso da máquina pública no caso da quebra de sigilo fiscal de cinco pessoas ligadas ao alto-escalão tucano. Os advogados da coligação pediam a investigação do caso e a punição de Dilma com a cassação da candidatura dela.

Passarinho avaliou que as provas apresentadas pela coligação - que anexou à representação cópias de diversas reportagens publicadas sobre o caso - não são suficientes para confirmar se a campanha de Dilma teve envolvimento no caso, nem se foi beneficiada pela situação. As investigações, portanto, cabem ao Ministério Público Federal e não à Justiça Eleitoral, aponta o ministro.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Falta de tratamento dentário pode causar doenças graves

<span class=Photobucket Pictures, Images and Photos" border="0">







SE VOCE FOI ABANDONADO COM O CANAL ESCANCARADO , HÁ MESES, PELA GREVE NA ODONTO DA USP , PODE LIGAR NA OUVIDORIA ATÉ MORRER NINGUEM ATENDE TELEFONE POR LÁ, MANDE SUA QUEIXA PREENCHENDO FORMULARIO , QUE NUNCA VAI TER RESPOSTA ! A FALTA DE ETICA , A IRRESPONSABILIDADE O PESSIMO EXEMPLO PARA OS ALUNOS DA ODONTO , VEM DOS MESTRES , DO OUVIDOR QUE É SURDO E MUDO.
ALGUEM SABE O QUE ACONTECE COM UMA PESSOA QUE TEM O CANAL ABERTO E SEM TRATAMENTO ? EU RESPONDO : ELA VAI TENDO VARIAS INFECÇÕES PELO CORPO E PODE VIR A ÓBITO !!!!!
O QUE OS ALUNOS DA USP ESTÃO APRENDENDO AFINAL ?!
O H.U. VIROU UM LIXO DE ATENDIMENTO, SE VC PRECISAR DO H.U. , JÁ PODE IR ENCOMENDANDO A MISSA DE SÉTIMO DIA. MAS VOLTANDO A GREVE , O FOCO NÃO DEVE SER A GREVE , MAS QUEM SE PREJUDICA ( A POPULAÇÃO) COM ELA, A GREVE EM SI SÓ É UM INSTRUMENTO POLITICO PRA BAGUNÇAR A VIDA DA POPULAÇÃO
QUEM VAI SER RESPONSABILIZADO PELOS PACIENTES ABANDONADOS PELA ODONTOLOGIA DA USP ?

PELO JEITO A OUVIDORIA AINDA ESTÁ EM GREVE :

Sobre a Ouvidoria FOUSP

A Ouvidoria é um serviço de atendimento a questões envolvendo informações, reclamações, críticas e sugestões a respeito da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.


Na FOUSP fica designado como ouvidor o Prof. Dr. Francisco Emilio Pustiglioni, conforme portaria Nº 12/FO datada de 17 de maio de 2010.

Ouvidoria na Universidade de São Paulo

Clique aqui para ver a Resolução USP-4.827 que instituiu a Ouvidoria de Serviços Públicos da Universidade de São Paulo.

Contato

Telefone: 3091-7716

e-mail: ouvidorfo@usp.br





A grande maioria das pessoas não sabe como o cuidado com os dentes é essencial. Além do sorriso bonito e da auto-estima elevada, dentes saudáveis são sinônimos de corpo saudável, na opinião do Dr. Valter Moura Ferreira, especialista em cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Ele esclarece que os dentes, por serem focos de infecção, quando não são tratados podem causar infecções em outras regiões do organismo. Rins, pulmões, estômago e até mesmo o coração, podem ser afetados por doenças muito sérias. Entre elas está a Angina de Ludwig, que é a infecção nas camadas musculares do pescoço e que atinge o coração.

Para ele, a melhor forma de evitar esse tipo de problema, é ter consciência da importância da prevenção. “O ideal seria que todos consultassem o dentista regularmente, ao menos uma vez ao ano. Mas devido ao medo, falta de condições financeiras ou de tempo, as pessoas deixam de lado a consulta preventiva. Quando as lesões aparecem então, na maioria das vezes, são graves”, explica.

Dr. Valter afirma ainda que quando fala-se em dentes saudáveis, fala-se também de uma boa digestão. Para explicar que uma coisa está ligada à outra, o especialista esclarece que o processo gástrico inicia-se na boca. Bons dentes favorecem a boa mastigação, que melhora a digestão e, portanto, a assimilação mais perfeita e completa dos alimentos. “A ausência de dentes, por exemplo, pode comprometer todo esse processo digestivo e causar ao paciente, problemas estomacais como a gastrite” esclarece.

Outro fator a ser considerado de extrema importância, segundo Dr. Valter, é a saúde da gengiva. De acordo com pesquisas recentes, a Gengivite (inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana) está bastante ligada à Diabete. O especialista explica que a gengivite pode fazer com que as bactérias entrem na corrente sangüínea e ativem as células que produzem os sinais biológicos da inflamação, gerando um efeito destrutivo no organismo. No pâncreas, as células responsáveis pela insulina são danificadas ou destruídas. Com isso, a Diabete Tipo 2 pode ser diagnosticada mesmo em pessoas que não têm outros fatores de risco.

"As infecções, que podem ocorrer em qualquer idade, são mais comuns em adultos e se forem detectadas logo no início pelo dentista, há como serem revertidas. Para a prevenção são necessários: escovação adequada e uso do fio dental. Outra dica importante é substituir os doces por alimentos integrais como queijo, verduras e frutas frescas. A correta higiene bucal e a preocupação em consultar um dentista regularmente, podem favorecer, e muito, a melhoria geral da saúde do corpo. Com dentes bem tratados, o paciente economiza tempo e dinheiro, além de não precisar fazer grandes tratamentos odontológicos, nem marcar consultas tão freqüentes."

ratamento Odontológico aos Pacientes com Doenças Hematológicas

Atendimento gratuito
CAPE - FOUSP (Faculdade de Odontologia da USP)
Av. Prof. Lineu Prestes, 2227 - Butantã, São Paulo - Cidade Universitária.
Às terças, às 9h, e às quartas, às 14h.
É preciso marcar consulta pelo telefone: (11) 3091-7859


Ortodontia

1. Quais são as doenças hematológicas mais comuns na infância e como elas alteram a cavidade bucal?


Mais de 50% das doenças hematológicas na infância são as leucemias ou os linfomas. Nessas condições, ocorrem algumas mudanças na cavidade oral: hipertrofia gengival com hematomas, dor e infiltrações, úlceras e palidez da mucosa e linfadenopatia (aumento anormal das glândulas linfáticas).

2) É possível realizar o tratamento ortodôntico em crianças com doenças hematológicas?

As pesquisas clínicas demonstram que é mais prudente não instalar o aparelho ortodôntico (aparelho fixo), devido às limitações causadas pelas drogas e pelos procedimentos terapêuticos. Aparelhos ortopédicos (móveis) e/ou contenção com forças leves podem ser utilizados desde que a criança esteja estabilizada hemodinamicamente e o profissional tenha conhecimento da terapia utilizada e das modificações bucais nesses pacientes, além da avaliação de exames laboratoriais.

3) Como devem ser atendidos os pacientes já submetidos ao tratamento ortodôntico e com diagnóstico de doença hematológica?

Alguns autores acham prudente a remoção do aparelho ortodôntico (fixo) e a instalação de uma contenção apropriada. Após completar a terapêutica adequada para a doença e apresentar dois anos de estabilidade no caso, o tratamento ortodôntico pode ser feito. É importante estar atento às características do aparelho de contenção para evitar trauma e irritação da mucosa, monitorando a saúde periodontal a fim de prevenir infecções. O cirurgião dentista deve ter conhecimento das drogas que fazem parte da terapia e de suas modificações na cavidade bucal.

Implantes odontológicos

1) Os implantes são contra-indicados para pacientes hematológicos?

Não, as contra-indicações para implante são as convencionais: doenças com deficiência de formação de colágeno e falta de suporte ósseo para a colocação dos implantes. Nos pacientes hematológicos, o importante é o momento clínico: se o paciente estiver na remissão completa da doença, não há contra-indicação. Se a doença estiver em atividade e houver a necessidade de realização de radioterapia ou quimioterapia, existe a possibilidade de processos infecciosos no local do implante que podem prejudicar a condição clínica do doente.

2) Como saber se o paciente está pronto para receber o implante?

A comunicação com o médico para conhecimento da condição clínica do paciente é fundamental. A avaliação laboratorial (hemograma e coagulograma) é uma ferramenta importante no momento da escolha desse tipo de tratamento. Se essas condições são favoráveis e todos os cuidados convencionais para a colocação dos implantes estiverem adequados, o paciente pode receber os implantes.

3) Qual a principal complicação?

É a mesma de qualquer cirurgia de implantes: a infecção, à qual os pacientes estão mais suscetíveis por estarem imunossuprimidos. É por isso que a presença da doença e seu tratamento são limitantes para esse tipo de tratamento para reabilitação oral.

Próteses móveis

1) É necessário algum cuidado especial ao paciente com linfoma ou leucemia?

Em períodos pós-quimioterapia, o paciente hematológico apresenta uma condição de pancitopenia (na qual há a redução da produção de células sangüíneas) e, por isso, a predisposição a infecções e sangramentos. Portanto, qualquer situação de trauma bucal pode levar o paciente á hemorragia, além de deixá-lo suscetível a quadros de infecção disseminada por via hematogênica.

2) Como prevenir as infecções em próteses removíveis?

As principais infecções em portadores de próteses removíveis são as infecções fúngicas, que são infecções oportunistas que ocorrem em situações de imunodepressão e higienização inadequada. A orientação é reduzir o tempo de uso da prótese nessas condições (ex.: dormir sem prótese). A higienização da prótese deve ser rigorosa, além da limpeza de todas as mucosas onde a prótese se assenta. O uso de pastilhas efervescentes para a limpeza das próteses tem sido um recurso auxiliar bastante eficaz.

3) Há algum cuidado especial quando o paciente tem mucosite oral?

Sim, a mucosite oral decorrente da quimio e/ou radioterapia leva o paciente a um quadro de ulcerações bucais que dificulta o uso da prótese e da mastigação, além de predispor a quadros infecciosos. Deve-se orientar o paciente a: utilizar a prótese somente nas refeições, intensificar os cuidados de higiene bucal e da prótese e utilizar solução bactericida e bacteriostática não agressiva à mucosa oral, como a solução de clorexidina aquosa.

4) É possível evitar o traumatismo bucal?

Sabe-se que os traumatismos em portadores de próteses móveis são freqüentes, mas um bom planejamento na elaboração da prótese e a orientação quanto ao tipo de alimento a ser ingerido pode ajudar a reduzi-los.

5) A freqüência de avaliação odontológica é diferente nesses pacientes?

Sim, se orientamos os pacientes convencionalmente a virem ao consultório a cada seis meses, precisamos acompanhar esse grupo de pacientes com maior freqüência, a cada três meses. Se houver complicações bucais como a mucosite, pode ser necessária uma avaliação semanal.

Fontes: Paulo Sérgio da Silva Santos (TMO - Santa Casa de São Paulo) e Rosana Claudia Scramin Wakim (odontologia hospitalar - Hospital Santa Isabel), integrantes do Comitê de Odontologia da ABRALE.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


<span class=LAST" style="">

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters