[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Acionistas de Belo Monte assumem o risco de escavação de canais da usina


Autor(es): Josette Goulart, de São Paulo
Valor Econômico - 02/09/2010

Os sócios da empresa Norte Energia, vencedores do leilão da hidrelétrica de Belo Monte - grupo Eletrobrás, fundos, Neoenergia, Gaia e outros - vão assumir os riscos de escavação dos canais da usina que será construída no Pará. A previsão contratual com as construtoras que vão erguer a usina é que qualquer custo extra que for auferido em função do tipo de rocha será assumido pela sociedade investidora.

Na terça-feira, a empresa assinou o contrato das obras civis com as dez construtoras que vão erguer a usina no rio Xingu, em meio à Floresta Amazônica paraense. A formação original do consórcio construtor previa a participação de 11 empreiteiras, mas a Mendes Júnior ficou de fora por problemas cadastrais que a impedem de participar da empreitada. Os 3% de participação que teria na obra foram divididos igualmente entre a OAS e Queiroz Galvão.

Desta forma, o consórcio construtor terá a seguinte formação: Andrade Gutierrez com 18%, Odebrecht com 16%, Camargo Corrêa com 16%, OAS com 11,5%, Queiroz Galvão com 11,5%, Contern com 10%, Galvão Engenharia com 10%, Cetenco com 2%, J. Malucelli com 2% e Serveng com 3%.

A empreitada foi fechada por um valor aproximado de R$ 15 bilhões, ou cerca de 60% do total a ser investido e que está estimado em R$ 25 bilhões. Toda a parte de construção das casas de força e das barragens foi feito por contrato fechado, ou seja, as construtoras é que assumem o risco de construção. Na parte dos canais, o volume a ser escavado já foi estabelecido e também a construtoras assumem esse risco. O que não é de responsabilidade das construtoras é o custo com o tipo de rocha que será encontrada no local.

As escavações, desde o início do projeto, foram apontadas como a parte mais sensível da obra pois pode encarecê-la em até três vezes. Apesar das décadas de estudo de engenharia da usina, o terreno a ser escavado não é totalmente conhecido pois os custos seriam proibitivos.

Também já foram assinados os contratos de fornecimento de turbinas com o consórcio liderado pela Alstom e outro com a Impsa.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: