[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Presidente abre reunião que cria a União Sul-americana de Nações, em Brasília.





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula vê América do Sul como solução para crise de alimentos

Ele afirmou que região ganha destaque por ser uma tradicional fronteira agrícola.
Presidente destacou ainda a democracia nos países sul-americanos.
EDUARDO BRESCIANI Do G1, em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a abertura da reunião de oficialização da União Sul-americana de Nações (Unasul), nesta sexta-feira (23), em Brasília, para criticar o protecionismo dos países ricos. Ele afirmou que a América do Sul pode ser a solução para a crise de alimentos.

Saiba o que é a Unasul

“Não nos deixemos iludir tampouco pelos pelos argumentos daqueles que por interesses protecionistas ou motivações geopolíticas, se sentem incomodados com o crescimento da nossa indústria e de nossa agricultura e com a realização do nosso potencial energético”, disse Lula.

Ele afirmou que no meio da crise de alimentos a região ganha um papel de destaque por ser uma tradicional fronteira agrícola.

“Quando a escassez de alimentos ameaça a paz social em muitas partes do mundo, é na nossa região que muitos vem buscar respostas.”

O presidente brasileiro destacou o crescimento econômico dos países da América do Sul. “Mais de 300 milhões de homens e mulheres se beneficiam hoje de uma excepcional fase de crescimento econômico e de programas de inclusão social. Constitui enorme base produtiva e grande mercado de bens de consumo”, afirmou.

Lula destacou ainda a democracia nos países sul-americanos: “A América do Sul é uma região de paz, onde floresce a democracia”. E afirmou que “a instabilidade que alguns pretendem ver em nosso continente é sinal de vida, especialmente vida política. Não há democracia sem povo nas ruas”, concluiu.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

América do Sul unida mexe com tabuleiro do poder mundial, diz Lula sobre Unasul

Eliane Oliveira e Luiza Damé - O GloboReuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre os presidentes Evo Morales, da Bolívia, e Michele Bachelet, do Chile, cumprimenta Alvaro Uribe, da Colômbia,na foto oficial da cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) - Roberto Stuckert Filho/O Glob

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o protecionismo praticado pelos países desenvolvidos, em seu discurso durante a assinatura do tratando criando a União Sul-Americana de Nações (Unasul). Segundo ele, o crescimento da indústria e da agricultura e o grande potencial energético na região incomodam. Para o líder brasileiro, a América do Sul ganha estatura de ator global com a criação da Unasul e um novo papel geopolítico.

- Não nos deixemos iludir pelos argumentos daqueles que, por interesses protecionistas ou motivações geopolíticas, sentem-se incomodados com nosso crescimento. Uma América do Sul unida mexerá com o tabuleiro do poder no mundo - afirmou Lula.

Entenda o que é a Unasul

Lula defendeu que a Unasul seja construída como parte dos projetos de desenvolvimento de cada país, mas em benefício de todos. O líder brasileiro comentou, ainda, que todas as decisões a serem tomadas pela nova entidade terão de ter consenso.

Vote: Você é a favor da criação do Conselho Sul-Americano de Defesa?

A Colômbia é o único país sul-americano que pediu mais tempo para estudar a criação da Unasul. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta sexta-feira esperar que a Colômbia reveja sua posição de não participar do conselho, mas destacou que a instituição poderá entrar em funcionamento sem a presença de Bogotá. ( Leia mais )

- Nossa América do Sul não será mais um mero conceito geográfico. A partir de hoje é uma realidade política, econômica e social, com funcionalidade própria - afirmou.

Responsável pela abertura da cúpula, pelo papel de anfitrião, Lula disse que os olhos do mundo se voltarão para a América do Sul pela falta de alimentos e que o continente saberá responder sem abrir mão de sua soberania.

Lula disse que quando a escassez de alimentos ameaça a paz social em várias partes do mundo, muitos vêm buscar propostas "em nossa região".

- Temos consciência de nossas responsabilidade globais, mas não abrimos mão de exercê-las de forma totalmente soberana - disse Lula. - Não nos deixaremos iludir pelos argumentos daqueles que por interesses protecionistas, por motivação geopolítica, se sentem incomodados com o crescimento da nossa indústria, da nossa agricultura, com a realização de nosso potencial energético - acrescentou.

O presidente brasileiro defendeu a criação do Conselho Sul-Americano de Defesa, e propôs reunião no Brasil no segundo semestre, para discutir o funcionamento dessa nova instância. Para o presidente, o bloco pode ser ampliado

- Nossos vizinhos latinos e caribenhos estão convidados a participar dessa união, que nasce também sob o signo da diversidade e do pluralismo - declarou.

Lula destacou que a região passa por uma "excepcional" fase de crescimento econômico e, não por acaso, tornou-se um dos principais pontos de investimentos do mundo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nadal admite que gostaria de enfrentar Guga em Roland Garros

da France Presse

O tenista espanhol Rafael Nadal, que buscará seu quarto título em Roland Garros, declarou nesta sexta-feira que teria adorado jogar contra Gustavo Kuerten, tricampeão como ele do Grand Slam francês e que este ano faz sua despedida das quadras no saibro parisiense.

"Gostaria de jogar contra Guga e teria adorado jogar contra ele em seu melhor momento porque é um tenista especial, e no saibro sempre é um desafio jogar contra o melhor", afirmou espanhol, número dois do mundo, sobre o brasileiro.

Guga enfrentará na primeira rodada o francês Paul-Henri Mathieu, 19º colocado no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), de acordo com o sorteio realizado nesta sexta-feira. "A gente nunca se enfrentou e acho que seria bem interessante: um duelo de tricampeões e de gerações", disse Guga antes do sorteio.

Nadal ainda não tem seu adversário definido, já que pelo sorteio, encara um tenista que sair do qualificatório.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Exposição de fontes de radiação nuclear por tremor preocupam China

Quinze fontes de radiação nuclear permanecem inacessíveis e podem ter sido expostas pelo terremoto na Província chinesa de Sichuan. O país enfrenta agora, além do risco do aparecimento de epidemias, um "desafio temerário" de prevenir uma contaminação radioativa do ambiente nas proximidades de Sichuan --epicentro do tremor-- afirmou nesta sexta-feira um representante do governo.

Ao tratar do assunto, o vice-ministro para a proteção ambiental da China, Wu Xiaoqing, não especificou que tipo de radiação contém as fontes.

Especialistas estrangeiros disseram que as fontes de radiação geralmente se referem a materiais usados em hospitais, fábricas ou em pesquisas, mas não em armas.

Arte Folha Online

Wu assegurou a repórteres que não houve por enquanto vazamento de substâncias radioativas ao meio ambiente.

O vice-ministro afirmou que 50 fontes de radiação foram soterradas por detritos na região do terremoto, mas que 35 delas já foram localizadas e estão sem risco de vazaram. As 15 restantes, porém, permanecem soterradas abaixo de prédios que desabaram.

Em Sichuan há mais de uma centena de empresas químicas e petroquímicas. Segundo Wu, a maioria delas foi obrigada a parar de produzir até que se tenha certeza de que não há risco de contaminação ambiental.

"Temos que supervisionar as empresas para ter certeza de que há controle na poluição das águas o mais rápido possível".

Até agora, nenhum dano ambiental foi relatado.

"Enfrentamos agora o desafio temerário de cavar e remover os 'problemas' soterrados e fazer a inspeção ambiental", disse Wu.

ONU

Já a porta-voz do Escritório de Cooperação de Assistência Humanitária das Nações Unidas (Ocha, em inglês), Elisabeth Byrs, disse nesta sexta-feira que "as instalações nucleares e fontes radioativas com fins civis são seguras e estão sob controle".

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, visitará no sábado Yingxiu, epicentro do terremoto de Sichuan (sudoeste de China), anunciou nesta sexta-feira o ministério chinês da Relações Exteriores.

"Amanhã (sábado) pela manhã Ban Ki-moon irá a Yingxiu", afirmou uma fonte do ministério à agência France Presse.

Vítimas

Os mortos no terremoto de 7,9 graus na escala Richter que atingiu a China há 11 dias já passam de 55 mil. Segundo o governo chinês, a reconstrução de edifícios e estradas deve levar cerca de três anos.

O número oficial de mortos é de 55.740, além dos 24.960 desaparecidos, de acordo com informações do governo. Cerca de 300 mil pessoas também ficaram feridas devido ao tremor.

As regiões mais devastadas pelo terremoto são ameaçadas ainda pela formação de 34 lagos por causa dos deslizamentos de terra, oito deles a ponto de transbordar com o início da temporada de chuvas.

Há também o risco de uma invasão de ratos, que podem transmitir doenças contagiosas entre os sobreviventes.

Além disso, a ONU informou que a represa de Bikou, em Sichuan, "se movimentou 30 centímetros" por causa do terremoto e tornou-se "uma ameaça potencial para os moradores da região".

Jogos olímpicos

Os chineses aguardavam ansiosamente o ano de 2008 por causa da realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, que representariam sua apresentação ao mundo como uma sociedade aberta e moderna.

Mas o ano começou "triste" para os chineses: foram registradas as piores nevascas em 50 anos em janeiro, ocorreram os protestos no Tibete em março e agora em maio o país enfrenta o pior terremoto registrado nas últimas décadas.

Com Agências Internacionais

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Polônia acha 3 partituras atribuídas a Mozart


da Ansa, em Varsóvia

Três partituras manuscritas até hoje desconhecidas, atribuídas a Wolfgang Amadeus Mozart, foram encontradas no arquivo do santuário polonês de Jasna Gora.

Segundo informou nesta sexta-feira o jornal "Polska", o professor Remigiusz Pospiech, que conduziu as pesquisas em Jasna Gora, está convencido de que Mozart é o autor das obras, no entanto, isso ainda deve ser confirmado por especialistas internacionais.

De acordo com o jornal, trata-se de três composições não incluídas no catálogo geral de todas as obras de Mozart, elaborado por Ludwig von Köchel. Entre elas aparece também uma ária para soprano acompanhada de clarinete e orquestra.

No arquivo musical do santuário, encontram-se 2.000 manuscritos musicais que séculos atrás eram usados pela capela dos frades paulinos.

Entre as obras, figuram também as cópias de 18 partituras manuscritas que levam o nome de Mozart colocado por copistas.

Apenas 15 destas obras são conhecidas enquanto as três remanescentes não aparecem no catálogo das obras atribuídas ao compositor.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Portugal 2000 Eca De Queiroz 500 Escudos Gold & Silver Bimetalic Proof





Struck to commemorate the 100th Anniversary of the death of Eca De Queiroz. (1843-1900), Portuguese writer, was born at the northern fishing town of Povoa de Varzim, his father being a retired judge. He went through the university of Coimbra, and on taking his degree in law was appointed Administrador de Conceiho at Leiria, but soon tired of the narrow mental atmosphere of the old cathedral town and left it. He accompanied the Conde de Rezende to Egypt, where he assisted at the opening of the Suez Canal, and to Palestine, and on his return settled down to journalism in Lisbon and began to evolve a style, at once magical and unique, which was to renovate, his countrys prose. This is a unique bi-metalic coin with a 1/10 oz. gold center and silver reverse


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Objetivo é a assinatura do tratado que cria a União Sul-Americana de Nações.
Ministro disse que Conselho de Defesa pode ser criado sem a presença da Colômbia.
EDUARDO BRESCIANI Do G1, em Brasília

Chefes de Estado de doze países da América do Sul se reúnem na manhã desta sexta-feira (23) em Brasília para a assinatura do tratado que cria a União Sul-Americana de Nações (Unasul). Para o assessor de assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, a questão do Conselho de Defesa da América do Sul não deve ser objeto direto da reunião, sendo discutido de forma definitiva apenas no segundo semestre.

“Não estamos preocupados com a formação do Conselho de Defesa nessa reunião porque isso será discutido no segundo semestre. De uma forma atenciosa e resumida já foi feita uma exposição a todos os presidentes e teve uma boa acolhida, menos do governo colombiano. Nesse caso, a pressa é inimiga da perfeição”, afirmou o assessor ao chegar o evento.

Para Garcia, a renúncia do ex-presidente Rodrigo Borja à presidência da Unasul não enfraquecerá a entidade. “Não houve saída porque não houve entrada. O presidente Borja tinha uma visão muito ambiciosa e se é ambiciosa é difícil que fosse compreendida por todos os integrantes”.

Borja renunciou ao cargo nesta quinta-feira (22) com a justificativa de que a Unasul não conseguirá alcançar o objetivo de fundir o Mercosul com a Comunidade Andina de Nações. Na visão de Garcia, esse não deve mesmo ser o objetivo da Unasul. “No Mercosul, por exemplo, temos a união aduaneira, o que não é alvo da Unasul”.

O assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera que a nova entidade seja capaz de mediar a diplomacia entre os países da América do Sul e evitar novas tensões como a ocorrida no incidente entre Equador, Colômbia e Venezuela.

Ele deseja ainda que as confirmações feitas pela Interpol de trocas de correspondências entre o presidente venezuelano Hugo Chavez e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia não contaminem a reunião desta sexta-feira.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que o Conselho de Defesa pode ser criado mesmo sem a presença da Colômbia. "Participa quem quiser. Dos países que visitei, só a Colômbia tinha restrições".

Bachelet diz que América do Sul não pode de minimizar Unasul

Para a presidente do Chile, é um luxo inadmissível

EFE


BRASÍLIA - A presidente do Chile, Michelle Bachelet, disse nesta quinta-feira em Brasília que a América do Sul não pode se dar ao luxo de minimizar a oportunidade que a região tem de integração com a constituição da União de Nações sul-americanas (Unasul).

Pouco depois de chegar a Brasília para assinar o tratado de constituição da Unasul, a governante chilena afirmou que as tarefas de integração "são essenciais no momento de resolver os problemas que são comuns".

Bachelet lamentou o fato de o ex-presidente equatoriano Rodrigo Borja ter se recusado a assumir a Secretaria Executiva da Unasul, decisão anunciada horas antes da cúpula e justificada pelas divergências com a maioria dos presidentes dos 12 países-membros.

"O ex-presidente Borja teve suas razões para recusar e tenho certeza de que os presidentes vão saber como encontrar um novo secretário e estabelecer regras claras que nos permitam avançar", afirmou.

Segundo Bachelet, "os países não podem se dar ao luxo de minimizar esta grande oportunidade" oferecida pela Unasul. Perguntada sobre a possibilidade de assumir a Presidência rotativa da Unasul, à qual a Colômbia renunciou devido a seu conflito com Equador e Venezuela, Bachelet respondeu que será um assunto que deve ser resolvido nesta sexta-feira pelos presidentes.

Fontes da Presidência chilena disseram que Bachelet decidiu que só aceitará esta missão se houver um consenso entre os 12 países.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Tornado descarrila trem nos Estados Unidos

Ainda não há notícias de feridos devido aos tornados que atingem o estado de Colorado

AP e Reuters


WINDSOR - Nos Estados Unidos um trem descarrilou nesta sexta-feira, 23, na cidade de Windsor, Colorado, devido aos tornados que atingiram a área. Ainda não há relatórios de feridos. Toda a área nordeste do Colorado está sob alerta de tornado desde a tarde de quinta-feira, 22, disse o National Weather Service.

Foto: Rick Wilking/Reuters

Foto: Rick Wilking/Reuters

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Veja como ganhar convites VIPs para o show de Herbie Hancock e Macy Gray


O jazzista Herbie Hancock

20.maio - No dia primeiro de junho, a partir das 15h, no Parque Villa Lobos, duas grandes atrações da música pop sobem ao palco do "Telefônica Open Jazz": Herbie Hancock e Macy Gray.

O show é gratuito e a Eldorado vai colocar dez ouvintes na área VIP, com acompanhante, para assistir ao show de um lugar privilegiado!!!

Para participar da promoção, basta enviar um email para fm@radioeldorado.com.br e responder: “Qual música Herbie Hancock e Macy Gray poderiam cantar juntos no show?”.

Não se esqueça de colocar no corpo do email o seu nome completo, número do telefone e do RG.

O resultado será divulgado no dia 30.05, aqui no site da rádio dos melhores ouvintes!

Participe e boa sorte!!!

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A dívida pública federal interna caiu 2,5% em abril, de R$ 1,25 trilhão para R$ 1,21 trilhão, pois o Tesouro evitou vender títulos prefixados num momento de alta da taxa de juros. O efeito sobre a economia é um aumento de recursos no setor privado, em contrapartida à redução do colchão de liquidez mantido pelo Tesouro, como admitiu o coordenador de Operações da Dívida, Guilherme Pedras. A alteração brusca dos números da dívida é um indicador de que as pressões inflacionárias, combatidas pela elevação dos juros, e não pelo corte de gastos, tornam mais complexa a gestão das contas públicas.


Oswald e o Manifesto Antropófago


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

O ''engano'' expõe a armação

Depois que o presidente da República recorreu à palavra "aloprados" para explicar que seus "companheiros", flagrados na prática de atos que a opinião pública denunciava como criminosos, estavam apenas cometendo "erros", pensou-se que a imaginação dos que cuidam de preservar a imagem do governo estivesse esgotada. Mas fomos surpreendidos, no início da novela dos cartões, com a "distração" da ex-ministra Matilde Ribeiro, que usou seu cartão corporativo quando deveria ter usado o seu cartão pessoal.

Agora, ficamos sabendo pelo depoimento do ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil José Aparecido Nunes Pires, à Polícia Federal, que foi ele o "vazador" da planilha eletrônica confeccionada naquele órgão de cúpula do Planalto, e que fez isso não apenas "por engano", mas também por interferência de forças sobrenaturais, uma vez que a planilha estava no seu computador, cuja senha só ele conhece, mas não foi ele que a anexou à mensagem enviada a André Fernandes.

Felizmente, foi suspensa ontem a deplorável pantomima dos depoimentos à CPI dos Cartões Corporativos do remetente e do destinatário de cópia do dossiê contendo uma seleta, escolhida a dedo, de gastos palacianos no governo Fernando Henrique. Só na próxima semana o desrespeitado público correrá o risco de ser submetido a uma nova sessão do festival de mentiras de segunda classe protagonizado anteontem pelo ex-secretário José Aparecido Nunes Pires.

A interrupção do teatro conduz aos seus bastidores. Ontem pela manhã a CPI deveria votar o pedido de acareação entre Aparecido e o assessor parlamentar André Fernandes, que trabalha para o senador Álvaro Dias, do PSDB. Embora ninguém apostasse que a maioria governista da comissão deixaria a acareação acontecer, esperava-se pelo menos a votação do requerimento, em homenagem às aparências. Mas nem sequer houve quórum para qualquer decisão. De todo modo, qual a serventia de um face a face entre os dois? "É inútil", comentou Fernandes. "Ele (Aparecido) tem um habeas-corpus" (concedido pelo STF, para que pudesse mentir ou calar no seu depoimento à CPI, sem o risco de receber voz de prisão). "Vai dizer pepino e eu vou dizer chuchu e vai ficar por isso."

Segundo o assessor parlamentar, num almoço entre eles depois do envio do dossiê, presentes dois outros comensais, Aparecido disse que partiu de Erenice Guerra, a secretária-executiva da Casa Civil e braço direito da ministra Dilma Rousseff, a ordem para o fabrico do dossiê. Disse ainda, conforme Fernandes, que Erenice determinou que dois funcionários de cada secretaria da Pasta participassem do que seria, eufemisticamente, a preparação de um "banco de dados" para uso da CPI (que àquela altura nem existia). Aparecido, como era de esperar, negou. Mas, no seu depoimento, distraído, ele deixou escapar que recebeu a planilha de um subordinado, "sem querer" a enviou a Fernandes - e sem mudar uma vírgula do seu conteúdo.

Com isso, o fato de Aparecido ter tido o cuidado de poupar de qualquer malfeito tanto Erenice quanto Dilma se tornou uma gritante irrelevância. "Vê-se claramente que se pinçaram dados", concluiu o deputado Carlos Sampaio, do PSDB, integrante da CPI. "Banco de dados pressupõe informações genéricas. Dossiê pressupõe informações pinçadas." Referem-se, nas suas palavras, a "gastos esdrúxulos". Complementou Fernandes: "Um banco de dados teria compras normais de arroz, feijão." Isso é o que conta - e não a enredada história das relações entre quem disparou e quem recebeu o e-mail com o arquivo da intimidação. E é isso que vai engrossar o patrimônio de felonias deste governo cujos condutores em priscas eras desfilavam perante o eleitorado como portadores de uma nova ética política e administrativa - para se revelarem, afinal, mensaleiros, aloprados, distraídos, "dossiêistas".

Daí não se segue necessariamente que os mandantes de mais essa armação terão de prestar contas de suas decisões. Nem por milagre essa manietada CPI irá ao fundo das coisas. Ela será encerrada em 8 de junho, e não passa pela cabeça de ninguém que os "governistas radicais" que a dominam acederão em lhe dar sobrevida. A única esperança da oposição - e, mais do que isso, da opinião pública desejosa de ver a verdade em pratos limpos - é o inquérito em curso na Polícia Federal.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A jogada da CPMF/Cide

Enquanto o presidente da República se faz de inocente, a base aliada se dispõe a recriar, com novo nome e nova aparência, o imposto sobre o cheque - a velha CPMF - com o pretexto de financiar os gastos com a política de saúde. O objetivo é sacar uns R$ 10 bilhões anuais do bolso do contribuinte, embora o governo federal não possa alegar falta de dinheiro nem tenha uma justificativa razoável para um novo aumento da carga tributária. A idéia dos parlamentares governistas, agora, é instituir uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). A primeira Cide, cobrada sobre os combustíveis desde 2001, destina-se a custear projetos ambientais vinculados à indústria do petróleo e do gás, financiar a infra-estrutura viária e subsidiar o consumo e o transporte de álcool, petróleo, gás e derivados.

Para recriar a CPMF, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, os parlamentares precisariam de uma nova emenda à Constituição. Para isso seria necessária a aprovação do projeto por três quintos dos parlamentares, em dois turnos de votação. A alternativa encontrada pelos governistas é mais fácil, porque a União foi autorizada a instituir contribuições dessa espécie pela Emenda Constitucional nº 33, de dezembro de 2001. Bastará, portanto, um projeto de lei ordinária, passível de aprovação por maioria simples. Mas esse tributo não é de fato necessário, nem financeira nem legalmente. Há uma enorme confusão em torno desse tema. Se não for eliminada, o contribuinte será mais uma vez prejudicado.

A história começa com a Emenda Constitucional nº 29, de setembro de 2000. Essa emenda obrigou a União a destinar anualmente um certo montante de verbas orçamentárias aos gastos com saúde. A partir de 2005, esse montante deveria equivaler ao total destinado no ano anterior mais uma porcentagem correspondente ao crescimento nominal do PIB.

A partir de 2005, a União deveria ter regulado o assunto pelo menos a cada cinco anos por meio de lei complementar. Um projeto de lei para essa finalidade, com nova fórmula de cálculo, foi aprovado na Câmara dos Deputados e ainda tramita no Senado. Segundo o Executivo, a regulamentação da Emenda nº 29 só será sancionada pelo presidente da República se os congressistas indicarem uma fonte de financiamento para os gastos obrigatórios com saúde. Esse ponto de vista foi defendido pelos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. Eles argumentam, nesse caso, como se os congressistas estivessem criando uma despesa.

Mas não é o que ocorre. O projeto de regulamentação da Emenda nº 29 não cria, de fato, uma despesa obrigatória para o governo. A obrigatoriedade já existe e a emenda não discrimina uma fonte de financiamento. No regime em vigor, menciona-se apenas a fórmula de cálculo. Se uma lei complementar não for sancionada, continuará a valer o reajuste da verba com base na variação nominal do PIB, isto é, sem desconto da inflação do período. Em qualquer caso, a base da obrigatoriedade, a Emenda nº 29, será mantida.

O Executivo, no entanto, discute o assunto como se a emenda não estivesse em vigor e a vinculação não afetasse o Orçamento da União. Isso distorce o debate e confunde a opinião pública.

Os fatos são muito mais simples. Como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se cansa de lembrar, ele não se conformou com o fim da CPMF e, ao contrário do que diz, não encerrou a questão. Projeções do próprio governo indicam para este ano uma arrecadação bem superior à projetada inicialmente. O ministro da Fazenda fala em sobra de recursos para justificar a criação de um fundo soberano destinado a investimentos no exterior. O governo se dispõe até a financiar obras de infra-estrutura em outros países. Além do mais, já se comprometeu com aumentos substanciais de salários para o funcionalismo.

Em palavras simples: o presidente e seus ministros ficarão muito gratos se os parlamentares ampliarem as fontes de financiamento, liberando o Executivo de limitar a gastança, cortar despesas dispensáveis e aplicar o dinheiro disponível segundo prioridades dignas desse nome. Para que administrar seriamente, se é mais fácil enfiar a mão no bolso do cidadão?

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Caixa Econômica Federal reabre inscrições para isenção de taxa

Candidatos de baixa renda ou desempregados podem se inscrever até 2 de junho.
Resultado da análise dos pedidos de isenção será divulgado no dia 18 de junho.
Do G1, em São

A Caixa Econômica Federal alterou os critérios para concessão de isenção de taxa de inscrição no concurso para formação de cadastro de reserva para técnico bancário, em âmbito nacional, exceto para os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. A remuneração inicial é de R$ 1.244,00.

Confira lista de concursos e oportunidades

Tire suas dúvidas sobre concursos públicos

Atendendo a decisão da 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Amapá, haverá isenção para o candidato que comprovar condição de desempregado e não estar recebendo seguro-desemprego, consumo mensal de energia elétrica domiciliar que não ultrapasse 100 kWh, e renda familiar não superior a dois salários mínimos federais, condição a ser comprovada por meio da apresentação de cópia autenticada do contracheque de um dos últimos três meses ou de outro documento de comprovação de renda, referente ao mesmo período, de todos os membros da família, incluindo a renda do candidato e o respectivo comprovante.

Os candidatos deverão preencher a Declaração de Hipossuficiência Financeira, cujo modelo está disponível no endereço eletrônico http://www.cesgranrio.org.br, e nas agências da Caixa, com exceção das localizadas nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Os candidatos devem encaminhar a ficha e a documentação via Sedex ou carta registrada, ao Departamento de Concursos da Fundação Cesgranrio, na Rua Santa Alexandrina, 1011 – Rio Comprido – Rio de Janeiro – RJ, CEP 20261-235, com menção a “Isenção de Taxa de Concurso CAIXA Técnico Bancário – Nacional”, até 2 de junho.

O resultado da análise dos pedidos de isenção de taxa de inscrição será divulgado no dia 18 de junho, no site http://www.cesgranrio.org.br, ou pela Central de Atendimento da Fundação Cesgranrio, pelo telefone 0800 701 2028, em 18 e 19 de junho, das 9h às 17h, horário de Brasília.


Os candidatos cujas solicitações tiverem sido indeferidas poderão efetuar a inscrição no período de 18 a 20 de junho, no site www.cesgranrio.org.br, e efetuar o pagamento da taxa no mesmo período, que é de R$ 23.

Inscrições pagas

As inscrições para os candidatos que pagarão a taxa vão até o dia 29 de maio.


Ao se inscrever, o candidato deverá optar por um dos pólos de classificação relacionados no edital e estará automaticamente vinculado à respectiva cidade de realização de prova prevista para esse pólo.

As vagas que surgirem durante o prazo de validade do concurso estarão vinculadas aos pólos de classificação de acordo com as localizações nos municípios/unidades de abrangência, e serão preenchidas exlusivamente pelos candidatos aprovados e classificados para o pólo de classificação respectivo.

Os aprovados terão direito a participação nos lucros e nos resultados, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição/alimentação, auxílio cesta-alimentação, possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional. A jornada de trabalho é de 6 horas diárias, ou 30 horas semanais.

As provas objetivas terão a duração de quatro horas e serão aplicadas no dia 29 de junho, no turno da tarde. Os locais e o horário de realização das provas objetivas serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados na data provável de 25 de junho, no endereço eletrônico http://www.cesgranrio.org.br, de onde o candidato, inscrito via Internet ou via agência, poderá imprimir seu Cartão de Confirmação de Inscrição.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico http://www.cesgranrio.org.br, a partir de 9h, horário de Brasília/DF, no dia 30 de junho.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Morre o senador Jefferson Péres

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cristina viajó a Brasilia para participar de la cumbre de mandatarios

La presidenta asistirá esta mañana al encuentro en el que se firmará el acta constitutiva de la Unión de Naciones Sudamericanas. También se definirán estrategias comunes en materia de energía, infraestructura, políticas sociales y educación.

La presidenta Cristina Fernández de Kirchner participará hoy en Brasilia de la cumbre de mandatarios, en la cual se firmará el acta constitutiva del Tratado de la Unión de Naciones Sudamericanas (UNASUR).

La presidenta, quien llegó a Brasil poco después de la medianoche, participará por segunda vez en una semana de un encuentro regional, ya que el viernes y sábado pasados estuvo en Lima en la V Cumbre de países de América Latina, el Caribe y la Unión Europea, y de la minicumbre Mercosur-UE.

La reunión entre los mandatarios y representantes sudamericanos se iniciará a las 10. En el encuentro se definirán estrategias comunes en materia de energía, infraestructura, políticas sociales y educación.

Las deliberaciones concluirán a las 13 y posteriormente brindarán una conferencia de prensa los presidentes de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; de Bolivia, Evo Morales y de Chile Michelle Bachelet, quien podría asumir la secretaría de la organización.

La Unión Sudamericana está conformada por tres Consejos (Jefes de Estado, cancilleres y delegados) y por una Secretaría General que tendrá sede permanente en Quito e incluye la propuesta de un Parlamento Sudamericano, que se encamina a funcionar en Cochabamba (Bolivia).

El canciller brasileño Celso Amorín señaló que "desde la fundación del Mercosur (1991), el que dará origen a la UNASUR será el primer tratado que crea una organización de varios países en la región".

El objetivo de largo plazo del UNASUR es la unificación de las dos uniones comerciales que existen en la región, el Mercosur y la Comunidad Andina, para encaminar a Sudamérica hacia un esquema integrador como el de la Unión Europea.

Por el momento, los mandatarios deberán ingeniárselas para que la nueva comunidad no se superponga con el funcionamiento de esos órganos preexistentes y a afrontar los distintos conflictos latentes en la región, sobre todo el que enfrente a Colombia con Venezuela y Ecuador.

(Fuente: Télam)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Brasil, Rusia, India y China forman una nueva alianza

VIE 23/05/08 17:08 | El año pasado, el PBI combinado de los cuatro países representó el 12% del producto mundial.
Por Isabel Stratta | istratta@clarin.com
Suman el 40% de la población del planeta y el 12% del PBI. Su lugar en el mundo viene siendo reforzado por el dinamismo de sus economías –Brasil, el de índices de crecimiento más modestos, espera un 5% de suba del PBI para este año– y por el favor de los inversores. Ahora, Brasil, Rusia, India y China, últimamente nombradas con el acrónimo BRIC, han decidido transformar su proximidad informal en un nuevo club internacional, el de las grandes economías emergentes.

Los cancilleres de los cuatro países debutaron con una cumbre propia el viernes en Ekaterinburgo, Rusia. No es la primera vez que el cuarteto se reúne, pero sí la primera vez que lo hace en forma independiente, fuera del marco de otros foros internacionales. "Es una iniciativa de Brasil que hemos apoyado todos", dijo el ministro ruso, Serguéi Lavrov, después de la reunión con Celso Amorim, Yang Kiechi y Pranab Mukherjee.

Los BRIC desearían traducir su nuevo papel de baluartes del crecimiento económico en una mayor influencia en las arquitecturas internacionales. "Construir un sistema internacional más democrático basado en el estado de derecho y la diplomacia multilateral es un imperativo de nuestro tiempo", dijo la declaración conjunta. En la agenda de Ekaterinburgo hubo temas económicos y no económicos.

Los ministros de Rusia y la India no dejaron de subrayar que, en el reciente cuadro de enfriamiento económico mundial, sus países funcionaron como una locomotora de reemplazo que aportó la mayor parte del crecimiento mientras las potencias tradicionales se desaceleraban.

"El formato BRIC no es algo inventado, sino fruto de la vida misma; son las altas tasas de crecimiento de los países del grupo las que están garantizando, en gran medida, la estabilidad de la economía mundial", dijo Lavrov.

Un informe económico de la ONU conocido el viernes, prevé una "severa declinación" de la economía mundial, que sólo crecerá el 1,8% este año. Los países en desarrollo aparecen menos afectados, pero no inmunes: después de un espectacular 7,3% en el 2007, crecerán 5% este año.

Bautizado en Goldman Sachs El término BRIC fue acuñado por Jim O'Neill, economista jefe de temas mundiales de Goldman Sachs, en el 2001. El PBI combinado de los cuatro países saltó del 8% del producto bruto mundial en el 2000 al actual 12%, según el Fondo Monetario Internacional. En los últimos dos años las bolsas de los BRIC han subido un 70%, comparado con el 42% registrado en los mercados emergentes en general, según datos de la agencia Bloomberg.

"Realmente es un grupo que primero existió como un concepto en la mente de los analistas y posteriormente se convirtió en una práctica entre los países", dijo el canciller brasileño, Celso Amorim, el 8 de mayo a Bloomberg Television, en una entrevista en Brasilia. "La reunión constituye un reconocimiento del hecho de que somos cuatro economías grandes con una gran influencia en el mundo".

El presidente francés Nicolas Sarkozy ha recomendado incluir por lo menos a China, India y Brasil en el Grupo de los Ocho países más industrializados en vez de sólo invitarlos a participar en las reuniones. Rusia ya es actualmente miembro del G-8.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Guga estréia em Roland Garros contra tenista francês

O Globo Online e EFE

PARIS - O tenista brasileiro Gustavo Kuerten, que se despedirá da carreira em Roland Garros, vai começar o torneio no saibro parisiense enfrentando um jogador local. O adversário de Guga na estréia será o francês Paul-Henri Mathieu. O dia e o horário do jogo ainda será divulgado. Guga, tricampeão em Roland Garros (1997/2000/2001), se aposenta depois de 20 títulos de simples no saibro e de ter ficado por 43 semanas no topo do ranking da ATP.

O atual tricampeão de 'Rolanga', e espanhol Rafael Nadal, vai começar a busca pelo quarto título no Grand Slam da França contra um jogador que sairá do qualifying. O suíço Roger Federer, número um do mundo e finalista do ano passado, vai estrear contra o americano Sam Querry, 41º do ranking. Já o sérvio Novak Djokovic, terceiro da ATP, enfrentará o alemão Denis Gremelmayr.

O outro brasileiro no torneio, Marcos Daniel, pegará o espanhol Juan Carlos Ferrero na estréia. O Brasil tem ainda dois tenistas no qualifying, com chances de chegar à chave principal nesta sexta-feira: Thomaz Bellucci e Thiago Alves.

Confira os confrontos da primeira rodada de Roland Garros no torneio masculino:

Roger Federer (SUI) - Sam Querrey (USA)

Albert Montañes (ESP) - Kristof Vliegen (BEL)

Mario Ancic (CRO) - Andreas Seppi (ITA)

Ivo Karlovic (CRO) - Alejandro Falla (COL)

Julien Benneteau (FRA) - Vincent Spadea (USA)

Mischa Zverev (ALE) - Jogador do qualifying

Robin Soderling (SUE) - Juan Monaco (ARG)

Stanislas Wawrinka (SUI) - Philipp Kohlschreiber (ALE)

Marin Cilic (CRO) - Robin Haase (HOL)

Filippo Volandri (ITA) - Jogador do qualifying

Pablo Cuevas (URU) - Fernando González (CHI)

Igor Andreev (RUS) - Potito Starace (ITA)

Donald Young (USA) - Robby Ginepri (USA)

Dudi Sela (ISR) - Victor Hanescu (ROU)

Florent Serra ((FRA) - Richard Gasquet (FRA)

Nikolay Davydenko (RUS) - Thomas Johansson (SUE)

Marat Safin (RUS) - Jogador do qualifying

Adrian Mannarino (FRA) - Jogador do qualifying

Eric Prodon (FRA) - Ivan Ljubicic (CRO)

Juan Carlos Ferrero (ESP) - Marcos Daniel (BRA)

Jurgen Melzer (AUT) - Peter Luczak (AUS)

Gael Monfils (FRA) - Arnaud Clement (FRA)

Jo-Wilfried Tsonga (FRA) - Jogador do qualifying

Tommy Robredo (ESP) - Guillermo Coria (ARG)

Viktor Troicki (SRB) - Marc Gicquel (FRA)

Jiri Vanek (CZE) - Jogador do qualifying

Gilles Simon (FRA) - Radek Stepanek (CZE)

Lleyton Hewitt (AUS) - Nicolas Mahut (FRA)

Agustin Calleri (ARG) - Mardy Fish (USA)

Fabrice Santoro (FRA) - Florian Mayer (ALE)

Steve Darcis (BEL) - David Ferrer (ESP)

James Blake (USA) - Rainer Schuettler (ALE)

Ernests Gulbis (LIT) - Jogador do qualifying

Nicolas Lapentti (ECU) - Janko Tipsarevic (SRB)

Marcos Baghdatis (CYR) - Simone Bolelli (ITA)

Fabio Fognini (ITA) - Juan Martin Del Potro (ARG)

Michael Llodra (FRA) - Olivier Patience (FRA)

Robert Smeets (AUS) - Tomas Berdych (CZE)

Carlos Moya (ESP) - Jogador do qualifying

Marcel Granollers (ESP) - Michael Berrer (ALE)

Oscar Hernandez (ESP) - Ivo Minar (CZE)

Gustavo Kuerten (BRA) - Paul-Henri Mathieu (FRA)

Guillermo Cañas (ARG) - Wayne Odesnik (USA)

Jonas Bjorkman (SUE) - Hyung-Taik Lee (KOR)

Frank Dancevic (CAN) - Jogador do qualifying

Denis Gremelmayr (ALE) - Novak Djokovic (SRB)

David Nalbandian (ARG) - Carlos Berlocq (ARG)

Jeremy Chardy ((FRA) - Jogador do qualifying

Guillermo Garcia-López (ESP) - Sergio Roitman (ARG)

Dmitry Tursunov (RUS) - Jogador do qualifying

Nicolás Almagro (ESP) - Boris Pashanski (SRB)

Olivier Rochus (BEL) - Jogador do qualifying

Dominik Hrbaty (SVK) - Jose Acasuso (ARG)

Jonathan Eysseric (FRA) - Andy Murray (GBR)

Mikhail Youzhny (RUS) - Benjamin Becker (ALE)

John Isner (USA) - Juan Ignacio Chela (ARG)

Santiago Ventura (ESP) - Fernando Verdasco (ESP)

Jarkko Nieminen (FIN) - Nicolas Kiefer (ALE)

Martin Vassallo Arguello (ARG) - Feliciano Lopez (ESP)

Chris Guccione (AUS) - Jogador do qualifying

Rafael Nadal (ESP) - Jogador do qualifying

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Príncipe japonês visita Brasil para comemorar centenário da imigração

Tóquio, 23 mai (EFE).
- O príncipe Naruhito, herdeiro da coroa japonesa, visitará o Brasil entre os dias 16 e 27 de junho para comemorar o centenário da imigração japonesa, confirmou hoje à Agência Efe o Governo do Japão.

O Governo japonês aprovou hoje a viagem de Naruhito ao Brasil e estabeleceu os primeiros detalhes do itinerário do príncipe herdeiro.

Naruhito viajará sem a princesa Masako, que está há quatro anos praticamente afastada das atividades oficiais por causa de uma depressão, segundo a agência local de notícias "Kyodo".

O príncipe vai decolar do aeroporto de Haneda (nas proximidades de Tóquio) em 16 de junho e chegará a Brasília no dia seguinte, após uma escala em Nova York.

No dia 18 de junho Naruhito participará de uma cerimônia de comemoração organizada pelo Congresso, e à noite se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um jantar oficial.

Naruhito visitará outras cidades como São Paulo, Santos e Rio de Janeiro, e se encontrará com imigrantes japoneses e seus descendentes em vários atos comemorativos do centenário da imigração.

O príncipe herdeiro voltará ao Japão no dia 27 de junho, após uma escala em Los Angeles.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

GRÉMIO LITERÁRIO



A Biblioteca reúne cerca de 13.000 volumes, essencialmente centrados no núcleo inicial do século XIX e vem sendo actualizada com títulos mais recentes. Aqui, o sócio Eça de Queiroz e os seus amigos do Cenáculo costumavam consultar os jornais e revistas francesas, onde leram “Les Fleurs du Mal” de Baudelaire. Assinale-se a importante doação do sócio fundador, Marquês de Valdemar, então Encarregado de Negócios de Espanha, em Portugal.

Nesta sala iniciou-se, em 1985, em torno de personalidades destacadas das letras de então, o Movimento Contra o Acordo Ortográfico, para defesa da Língua Portuguesa, centralizado por Geraldo Salles Lane, Presidente do Grémio Literário.


O GRÉMIO LITERÁRIO foi criado por carta régia de D. Maria II em 18 de Abril de 1846 – “considerando Eu que o fim dessa associação é a cultura das letras e que pela ilustração intelectual pode ela concorrer para o aperfeiçoamento moral”.

O Grémio teve entre os seus fundadores as duas principais figuras do Romantismo nacional, o historiador Alexandre Herculano (Sócio nº 1) e o poeta e dramaturgo Almeida Garrett, e ainda o romancista Rebelo da Silva, o dramaturgo Mendes Leal, e grandes personalidades da vida politica do liberalismo, como Rodrigo da Fonseca (que redigiu os estatutos), Fontes Pereira de Melo, Rodrigues Sampaio, Sá da Bandeira, Anselmo Braancamp, o futuro Duque de Loulé, e da ciência, da economia e da velha e da nova aristocracia. Com sedes sucessivas sempre na zona do Chiado, “capital de Lisboa”, e passando pelo célebre palácio Farrobo, o Grémio Literário instalou-se finalmente, em 1875, no palacete do visconde de Loures, na rua então de S. Francisco. É um edifício exemplar da arquitectura romântica de Lisboa, preservado ao longo dos tempos, com o seu jardim de 1844, único nesta área histórica da cidade, tendo recebido em 1899 grandes obras de decoração de José de Queiroz, nas salas e na varanda aberta sobre o Tejo e o Castelo de S. Jorge.

Uma actividade intelectual, de conferências, cursos sobre literatura, arte, arquitectura, economia politica, direito, ministrados por especialistas de renome, correu a par com uma vida mundana própria da sociedade do século. As suas salas, a biblioteca, o famoso gabinete de leitura de jornais foram frequentados por gerações sucessivas de sócios e menção do Grémio Literário encontra-se em muitas obras de autores célebres, como Teixeira de Queiroz, Abel Botelho, Ramalho Ortigão, Júlio de Castilho, G. Mattos Sequeira, e sobretudo Eça de Queiroz, que nele localizou várias cenas de Os Maias – sabendo-se que no prédio do lado habitava Maria Eduarda, a maior criação romanesca feminina do século XIX português…

As equipas de esgrima e de xadrez do Grémio Literário tiveram lugar honroso na vida lisboeta ainda em princípios do século XX – e foi nas suas salas que se realizou, em 1912, a primeira exposição “modernista” registada pela História de Arte Portuguesa, nela tendo exposto pela primeira vez Almada Negreiros – que mais tarde seria sócio honorário do Grémio. Se a evolução dos costumes da cidade fez abrandar a frequência significativa do Grémio Literário até meados de Novecentos, nos anos 60 o seu papel cultural e mundano foi recuperado e, graças à direcção de G. Salles Lane (que há pouco se retirou), com grandes obras de decoração de Duarte Pinto Coelho e instalação de um bar e de um restaurante de qualidade, o Grémio Literário adquiriu um novo lustre, que a famosa conferência de V.Giscard d’Estaing em 1969 ou colaboração na vinda, em 1974, da “Comédie Française” ao Teatro S. Luís completaram.

Um centro de estudos do século XIX teve a sua hora então, sob a direcção de Vitorino Nemésio, J. Serrão, J-A. França, J. Tengarrinha, realizando-se conferências, publicações, cursos e colóquios internacionais e enriquecendo-se a biblioteca de especialidade. Mais recentemente, um Conselho Literário reactivado passou a promover a apresentação de escritores (como Lídia Jorge, J. Saramago, D. Mourão Ferreira, A. Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Urbano T. Rodrigues) de livros recém-editados, de filmes em antestreia, de concertos, comemorações (de Garrett, Herculano, Eça, Balzac, Victor Hugo), realizando anualmente em, 25 de Novembro, um jantar dedicado à memória de Eça de Queiroz, na data do seu nascimento.

Uma larga correspondência com outros “clubs” e “cercles”, na Europa, nas Américas e em outros continentes, assegura um convívio internacional a professores, escritores, juristas, médicos, economistas, empresários, diplomatas, personalidades da política, como chefes de Estado e chefes de governo – sócios deste Grémio que tem mais de um século e meio de existência e, nomeado membro honorário da Ordem de Santiago da Espada (1996) e já titular da Medalha de Honra da Cidade de Lisboa (1987), é considerado de “Utilidade Pública” «pela notável actividade de uma das associações mais antigas da Europa e pela importância das acções desenvolvidas na defesa da língua portuguesa». (1996).

Situado ao nível da cave, encontra-se o jardim a que Eça de Queiroz chamava " a minha Quinta do Chiado ".

Sala Luis XVA versão actual do Jardim do Grémio Literário é da autoria do nosso Consócio Prof. Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles.

Em 1969, teve aqui lugar a conferência seguida de recepção ao Presidente Valéry Giscard D'Estaing

Boiserie

Boiserie

Este bonito espaço contíguo à sala Luís XV, ostentando elegante lareira, constitui um gabinete de gosto vitoriano, por onde terão passado nas últimas décadas do Século XIX, personalidades do grupo conhecido como os “Vencidos da Vida”. Esta sala, toda em madeira é decorada por dois belos vitrais da autoria de Jacques Gruber e por um valioso quadro a óleo de George Clairin, representando o único nu existente de Sarah Bernhardt.

Sala Luis XV

A Sala Luís XV em estilo neo-barroco, utilizada para reuniões sociais e banquetes, beneficia de sacadas com vistas para o Castelo de S. Jorge e Rio Tejo. A pintura do tecto é atribuída a José de Queiroz.

A Varanda debruçada sobre o magnífico jardim privativo do Grémio Literário e gozando de uma bela vista panorâmica sobre o Rio Tejo, é um dos espaços mais românticos da Casa. Com a sua decoração em estilo “arte nova”, o local é particularmente procurado pelos sócios que aqui vêm almoçar ou jantar.

restaurante da varanda

espelhoNa noite de 30 de Junho de 1972, no Jardim e Varanda, teve lugar o que a imprensa, de então, viria a classificar como “O Banquete do Século”, que reuniu grandes cozinheiros franceses.


Bar

O Bar é constituído por uma ampla e confortável sala tendo na parede do fundo um quadro da autoria do pintor Luís Pinto Coelho, representando uma reunião de sócios fundadores. Noutras paredes expõem-se retratos de alguns dos fundadores (Alexandre Herculano, Almeida Garrett e Rodrigo da Fonseca).


Hall de entrada

O busto de Alexandre Herculano (Sócio nº 1) tendo como pano de fundo um vistoso painel de azulejo representando uma cena de caça. Sobre a mesa, o Livro de Convidados


Bar

Elegante sala decorada por Duarte Pinto Coelho.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Terremoto no sudeste da China deixou mais de 74 mil mortos e desaparecidos



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Entenda como se formam os ciclones

Entenda como se formam os ciclones


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula se encontra com Chávez, Morales e Correa antes da Cúpula da Unasul

da Efe, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de um café da manhã com seus colegas da Bolívia (Evo Morales), Equador (Rafael Correa) e Venezuela (Hugo Chávez), antes da abertura da Cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul), a ser realizada amanhã em Brasília.

Segundo informações de porta-vozes oficiais da Presidência à Agência Efe, o evento será no Palácio da Alvorada, residência oficial de Lula.

Após a cúpula, Lula terá um encontro com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, que chegou hoje à capital brasileira.

Chávez e Morales, que viriam juntos de Caracas, são esperados para a madrugada desta sexta, enquanto Correa tinha chegada prevista por volta da meia-noite.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Em “Sur-viv-all’’, Andre Lemos combina GPS, fotos e vídeos para “escrever” uma cidade canadense e questionar as mídias locativas

Se você ainda tinha dúvidas sobre a possibilidade de falar e pensar em narrativas nômades, “Sur-viv-all’’, de Andre Lemos, vai acabar com elas. Combinando recursos de mapeamento on line, GPS, fotos e vídeos, Andre, que é professor da UFBA e pós-doutorando da Universidade de Alberta (Canadá), produziu um interessante discurso crítico sobre a cidade contemporânea como espaço de fluxo e historicidade transitória.

O nome do projeto “Sur-viv-all’’ é um trocadilho “nomádico”, locativo e narrativo. A palavra "survival’’ foi transformada em "Sur-viv-all," tentando criar sentidos diferentes em inglês e em francês, as línguas oficiais do Canadá, e em português, a língua-mãe de Andre.

Em francês, podemos inferir na palavra a idéia de “Sur viv( r)e/vie’’ algo como “um excesso e uma falta da vida, algo que ocorreu apenas quando a sobrevivência é o mínimo e o último recurso da existência”, diz Andre.

Em português, para o autor, o que fica é o "Viva", reivindicando viver, um imperativo. Já em "survival”, em inglês, ainda segundo Andre, aparece o sentido original da palavra -sobrevivência-, porém maximizado pelo “all’’ (tudo).

A idéia, conta ele em seu site, veio do cruzamento de sua leitura do livro “Survival”, de Margaret Atwood, com a pesquisa que desenvolve sobre mídias locativas, cidade, mobilidade e novas tecnologias.

Nesse livro, segundo Andre, a autora defende a tese que o enfrentamento com a questão da sobrevivência é um padrão na imaginação da literatura canadense, que lida, em geral, com a luta com as forças da natureza, dos nativos e dos animais.

Contemporizando e contextualizando essa reflexão sobre a sobrevivência com sua pesquisa sobre mídias locativas, Andre “planeja-escreve” a cidade de Edmonton, onde está fazendo seu pós-doutorado, com um rastreador baseado em GPS. O GPS é utilizado para marcar em mapas on-line (como iStumbler, Google Earth e Google maps) e hotspots (pontos com wi-fi, redes sem-fio).

“O que eu procurava aqui era uma maneira de estar mais perto da cidade, compreender e sentir seus espaços, sua dinâmica. Uma maneira de ver minha ‘sobrevivência’ aqui. O que está na base de tudo é a imaginação sobre a cidade, o relacionamento com temperaturas extremas, o uso dos carros como forma de deslocamento padrão, os espaços vazios, a invisibilidade dos processos eletrônicos nas estruturas reais do espaço público”, diz ele no website do projeto.

São inegáveis os desdobramentos da explosão dos novos formatos de mapeamento e localização que se abrem com a popularização dos GPSs e a acessibilidade dos mapas on-line. Tudo isso, no entanto, aponta para novas dinâmicas geopolíticas e para certa redundância estética, em que se patina na utopia de um mapa na escala 1:1, como um dia sonhou o triste personagem borgeano de “Do Rigor na Ciência”.

Nesse minúsculo conto, Borges escreveu:

“Naquele Império, a arte da Cartografia atingiu uma tal perfeição que o mapa duma só província ocupava toda uma cidade, e o mapa do Império, toda uma província. Com o tempo, esses mapas desmedidos não satisfizeram, e os colégios de cartógrafos levantaram um mapa do Império que tinha o tamanho do Império e coincidia ponto por ponto com ele. Menos apegadas ao estudo da Cartografia, as gerações seguintes entenderam que esse extenso mapa era inútil e não sem impiedade o entregaram às inclemências do Sol e dos invernos. Nos desertos do Oeste subsistem despedaçadas ruínas do mapa, habitadas por animais e por mendigos. Em todo país não resta outra relíquia das disciplinas geográficas (Suárez Miranda, “Viagens de Varões Prudentes’’, livro quarto, cap. XIV, 1658)’’.

Leia a seguir a entrevista de André Lemos à Trópico, feita por e-mail, acesse a documentação do projeto no “link-se’’, no final deste artigo, e boa viagem.

*

A variedade de saberes envolvidos no seu projeto faz pensar que é conceitualmente inoperante insistir na definição do que é objeto do campo da comunicação, da arte, da tecnologia etc. Você situaria seu projeto em algum campo específico do conhecimento ou está na hora de abolirmos essas categorias estanques?

Andre Lemos: Acho que meu projeto tem um viés artístico, já que é metafórico, cruza com a literatura, não tem pretensões de provar nada e foi feito como uma catarse da minha experiência nas "praries", no Oeste do Canadá. É, por assim dizer, estético.

Não tenho pretensões artísticas e fiz para me divertir e "marcar" a cidade, deixar o meu "traço" por lá. O que está em seu fundo, no entanto, é a minha preocupação teórica com a temática da cidade, das tecnologias de comunicação, da mobilidade e das novas funções dos lugares e dos territórios, hoje, em meio a fluxos internacionais de informação digital.

Não acredito em fronteiras do conhecimento que não sejam membranas, permeáveis, que sejam, no fundo, mídias. Parto das ciências sociais, bebo na literatura, experimento uma práxis artística, volto as ciências sociais... Não sei bem onde começa um e termina o outro.

Só consigo pensar fazendo várias coisas ao mesmo tempo: minhas fotos, meu blog, meus projetos, como o "Wi-Fi Salvador", o "Ciberflânerie", o "https" (todos estão no meu blog), me ajudam a produzir teoricamente, me fazem produzir outras coisas e assim por diante.

Não há e não deve haver fronteiras que nos prendam na aventura do conhecimento. Fronteiras devem ser “hubs’’ e não prisões. Sou engenheiro de formação, tenho mestrado em política de ciência e tecnologia com ênfase em filosofia da técnica e meu doutorado foi em sociologia. Agora sou professor da comunicação. Como poderia defender fronteiras estanques do pensamento?


“Sur-viv-all’’ nasceu no Canadá e traz embutido no nome a complexidade territorial da cultura da mobilidade. Mas é difícil abstrair o fato de que você é um soteropolitano temporariamente no freezer. O título me remete, assim, à idéia de uma palavra-chave numa determinada locação. Que romance ou que palavra seria a chave do mapeamento de Salvador?

Lemos: Na realidade nasci no Rio, mas estou há muitos anos em Salvador e tenho uma linda filha baiana. Aceito o rótulo com prazer e orgulho. Me sinto desterritorializado, já que não me vejo pertencendo nem a um lugar nem a outro.

Bom, o que me levou a fazer o “Sur-viv-all’’ foi a minha paixão pela literatura e o meu interesse intelectual pelas novas tecnologias. “Sur-viv-all’’ só foi possível por causa do meu olhar estrangeiro (não é à toa que é o primeiro do gênero em Alberta, e talvez no Brasil com GPS writing, mas não saberia afirmar com certeza).

Salvador é mais interna, digerida e não seria fácil para mim fazer o mesmo. Mas tenho conflitos e amores pela cidade e já tinha pensado em fazer um com o meu grupo questionando a idéia da "cidade da alegria". Fizemos o “Wi-Fi Salvador’’ (mapeamento de hotspots wi-fi), mas minha idéia era mapear a alegria (e seu oposto) nas ruas da cidade. Talvez ainda faça isso.

Qual romance seria a chave para o mapeamento de Salvador? Não sei bem, mas o que me vem a cabeça, pela origem, pela malemolência, a astúcia, a força e a criatividade da cidade, talvez seja "Viva o Povo Brasileiro", de João Ubaldo Ribeiro.

Acho que a palavra que escreveria com um GPS seria "povo", que remete à dimensão cotidiana e impregnante da cidade e, ao mesmo tempo, ao folclore dessa socialização, ao que falta na cidade (e talvez no país como um todo). Acho que em Salvador o que mais tem, e o que mais falta, é "povo".


“Locative media’’ é um dos temas mais quentes do momento. Como tudo que é inflacionado por modismos, implica riscos. Nesse sentido, não me impressiona a quantidade de projetos redundantes que são mais exercícios de “desabstração” do que de mapeamento. No limite, parecem correr atrás daquele fantasma borgeano de criar mapas na escala 1:1, explicitando a obviedade do local, em detrimento da representação (que é sempre multiplicadora de sentidos). Como você vê essa questão e o boom dos “locative media”?

Lemos: Há vários projetos sobre o título de “locative media”. Considero três grandes campos: “anotações urbanas”, “mapeamento e geotags” e “location-based mobile games”. O interessante é que o tema vem de artistas que buscam diferenciar suas ações daquelas de grandes empresas.

Hoje as coisas estão meio misturadas, mas o fenômeno revela formas de apropriação de dispositivos móveis (como celulares, GPS, palms) e de sistemas de publicação disponíveis na Web para projetos "bottom-up". Eles visam repensar o espaço público, a cidade, a produção de conteúdo sobre lugares, o uso da cidade.

No meu entender, o mais interessante é ver como projetos com mídias locativas (informação anexada a lugares e objetos) impedem que caiamos em teses hegemônicas de autores consagrados que afirmam o "fim dos lugares", “o fim do urbano”, a “desmaterialização” e a “desterritorialização” completa do real pelo "virtual", a perda do "sentido de lugar" etc. Acho que o que estamos vendo hoje nesses projetos são usos efetivos dos lugares, criação do que chamo de "territórios informacionais" que redefinem os lugares contemporâneos.

Lugares se modificam com o fluxo informacional. Mas eles não desaparecem. Projetos com mídias locativas não estão em um ciberespaço independente do espaço físico, mas sim na intersecção, tencionando os lugares, criando novos sentidos, novas territorializações, novas formas de controle, novos conteúdos pessoais e comunitários e novos usos do espaço urbano. São, por assim dizer, tendências rapidamente seguidas pelo mercado (companhias de celulares oferecem hoje mapeamento, GPS, micro-blogging, acesso à software sociais etc...).

Sobre Borges, você tem razão, e escrevi recentemente em um artigo que os processos de territorialização com mapas e GPS são exatamente a concretização do microconto de Borges: mapear é, como sempre, controle, criação de territórios. Hoje, com GPS e sensores, a potência informacional faz com que o deslocamento pelo espaço coincida exatamente com percursos por mapas eletrônicos. Assim, andar com um GPS é como andar em um mapa de escala 1:1.


Já se disse que quem não estiver no Google, em alguns anos, não existirá. E o que está fora do Google Map? Estará também condenado a uma espécie de “limbo” da história e da geografia?

Lemos: Sim, como sempre. O que não estava nos mapas dos grandes impérios (Roma, Portugal, Espanha, Grã Bretanha...) não existia e estava condenado ao limbo da história.

O Google Maps e o Google Earth criaram oportunidades gigantescas de aprendizagem, de produção de conteúdo e de mapeamento (com fotos, vídeo, textos...) para qualquer um. Devemos lembra que a produção de mapa e representações sobre um território era exclusiva de técnicos, cartógrafos, engenheiros e burocratas que servem ao poder constituído.

Como falamos anteriormente, esses sistemas de mapas digitais tornou disponível, para todos com acesso à rede, uma possibilidade de produzir conteúdos e mapas sem precedentes na história da humanidade. Com finalidades as mais diversas, esses mapas hoje permitem a pessoas e comunidades criarem histórias e significações autóctones sobre suas realidades, sobre seus “lugares”. Ou seja, é possível produzir histórias sobre os lugares que não são as oficiais, criar sentido além da reprodução oficial. Isso é muito bom.

No entanto, precisamos estar atentos às limpezas e maquiagens do Google. Sabemos que pontos chaves do território americano foram recentemente apagados, que zonas de Bagdá e do Afeganistão foram esteticamente melhoradas, que há lugares que não existem nesses mapas, ou são apenas “pontos”, que há diferenças de definições das imagens dos mapas e que essas diferenças não são neutras etc.

Mais ainda, embora seja gratuito, o sistema não é "open source", e os API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos) que usamos hoje podem nos ser retirados ou cobrados no futuro.

Nada muito novo. Precisamos lembrar que toda construção de mapas é ideológica, que ela esconde poderes e não é de forma nenhuma a "realidade". Como sempre, e não apenas hoje, criar mapas é produzir uma realidade, é criar uma história que se pretende “a” história. No Google Maps ou no Google Earth, ela é tão performática que temos a impressão de ser toda a “realidade”. Não é. Devemos pensar também que a realidade é o que não está no Google.


link-se
SUR-VIV-ALL - http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/survivall/

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters