[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

EUA anunciam desarticulação de plano para matar Obama


Neonazistas planejavam complô contra candidato democrata e outros 102 afro-americanos, diz governo

AP e Reuters


Obama acompanhado de agente do serviço secreto; governo denuncia plano para matá-lo

Reuters

Obama acompanhado de agente do serviço secreto; governo denuncia plano para matá-lo

WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos informou nesta segunda-feira, 27, que desarticulou uma conspiração de neonazistas, que planejavam os assassinatos do candidato democrata à Presidência americana, Barack Obama, e de mais 102 afro-americanos no Mississippi. O complô foi desmantelado por agentes do Escritório para Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF, na sigla em inglês).

Em gravações liberadas nesta segunda-feira por um corte distrital em Jackson, no Tennessee, os agentes federais dizem que desmantelaram planos para o roubo de uma loja de armas, ao qual se seguiria uma matança em uma escola secundária cuja maioria dos alunos são afro-americanos.

Os agentes afirmam que os neonazistas, dois homens já detidos sem direito a fiança, não identificaram qual escola seria o alvo. Em seguida, eles sairiam do local de automóvel para fazer chacinas em vários Estados. O crime seria finalizado com o assassinato de Obama.

Jim Cavanaugh, agente especial do ATF em Nashville, disse que os dois homens planejavam matar a tiros 88 afro-americanos e depois decapitar outros 14. Os números 88 e 14 são simbólicos na comunidade que defende a "supremacia branca" nos Estados Unidos.


Os dois homens planejavam fazer a matança na escola e em seguida partirem em uma missão que seria coroada pelo assassinato de Obama, declarou Cavanaugh. "Eles disseram que esse seria o último e final ato deles - que eles tentariam matar o senador Obama", afirmou Cavanaugh. "Eles não acreditavam que seriam capazes de fazer isso, mas disseram que morreriam tentando."

Uma porta-voz de Obama, que viaja com o candidato nesta segunda-feira pela Pensilvânia, não quis comentar a conspiração. Os dois homens, Daniel Cowart, de 20 anos, e Paul Schlesselman, de 18 anos, estão presos sem direito a fiança. Os agentes apreenderam um rifle, três pistolas automáticas e uma escopeta com os suspeitos. Segundo as autoridades, eles planejavam um assalto a uma loja de armas antes dos ataques.

O advogado Joe Byrd, que foi contratado para representar Cowart, não retornou aos pedidos de entrevista. Cavanaugh disse que as investigações continuam e mais pessoas podem ser acusadas. As gravações da corte indicam que Cowart e Schlesselman também compraram máscaras de ski e cordas de nylon que seriam usadas na matança.

Sobre a conspiração contra Obama, os documentos indicam que Cowart e Schlesselman "planejavam dirigir o carro o mais rápido que pudessem e atirar em Obama a partir do veículo". Cavanaugh disse que as autoridades levaram a sério as ameaças. "Eles pareciam determinados a executar os planos", afirmou. "Mesmo que eles apenas tentassem executar o plano, isso já deixaria um rastro de lágrimas no sul dos Estados Unidos."

Obama, que pode se tornar o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, está à frente do republicano John McCain nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial, marcada para 4 de novembro.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

O primo Basílio



Eça de Queiroz

Publicado em 1878, o romance O Primo Basílio é uma análise muito bem realizada acerca do casamento e do comportamento burguês.

Bastante influenciado por Madame Bovary , de Gustave Flaubert , Eça de Queirós tem em Emma Bovary o modelo para a construção de Luísa, personagem frágil, sonhadora, romântica.

EÇA DE QUEIRÓS

Vida


Nasceu na Póvoa de Varzim (1845) e morreu em Paris, em 1900. Filho natural, foi criado longe dos pais. Cursou Direito em Coimbra. Advogou pouco tempo em Lisboa. Fez carreira diplomática, tendo vivido em Havana, Bristol e Paris. Convivendo com Antero de Quental, acabou participando das Conferências do Cassino Lisbonense de 1871, desmembramento da “Questão Coimbrã”. Trata-se, seguramente, do mais importante escritor do Realismo-Naturalismo português e dos melhores ficcionistas de seu país, em todos os tempos. A crítica literária costuma identificar três fases distintas na obra de Eça de Queirós.

Características

A primeira fase compreende, basicamente, crônicas jornalísticas reunidas posteriormente em volume, sob o título de Prosas bárbaras . Nessa fase, Eça escreveu um romance, O mistério da estrada de Sintra , em parceria com Ramalho Ortigão. Um realismo ainda incipiente convive com heranças românticas mal disfarçadas. O próprio escritor tentou fazer com que esse início de carreira fosse esquecido. De fato, trata-se daparte menos significativa da sua produção literária.
A segunda fase tem início com a publicação do romance, O crime do padre Amaro , em 1875. Três anos depois, o autor daria continuidade a ela com O primo Basílio . Em 1880, escreve Os Maias , contando uma história incestuosa, bem ao gosto naturalista. Trata-se da fase mais caracteristicamente realista-naturalista do autor. Seus romances estão impregnados de elementos próprios do estilo, principalmente porque esboçam um panorama de crítica social e cultural da vida portuguesa, notadamente do ambiente burguês. A ironia utilizada nesses romances desmascara o comportamento hipócrita e ocioso da burguesia lisboeta. Destaque-se, contudo, a originalidade do estilo de Eça de Queirós, que dotou a língua portuguesa de um novo ritmo de frase, com uma adjetivação surpreendente.
A terceira fase mostra um escritor mais confiante em seus próprios recursos expressivos, dando livre vasão ao seu lirismo. Escapando da rigidez das normas realista-naturalistas, confere lugar de destaque à fantasia, sem abandonar o registro crítico realista. Em romances como A relíquia (1887), A ilustre casa de Ramires (1897) e A cidade e as serras (1901), o escritor se permite alguns vôos de imaginação. Acrescente-se a nota saudosista das tradições portuguesas. Eça, ainda e sempre um crítico do convencionalismo lusitano, agora, de longe (por força de suas missões diplomáticas), observa a pátria com mais complacência . Sua linguagem vai assumindo um registro cada vez mais pessoal, terminando por ser marcadamente impressionista, muito distante da objetividade exigida ao romance realista-naturalista típico.
A ilustre Casa de Ramires apresenta duas narrativas: a vida do fidalgo Gonçalo Mendes Ramires e a vida de seu antepassado Tructesindo. A obra satiriza a vida política provinciana de Portugal, mas é também uma tentativa de reelaboração do antigo nacionalismo colonizador. Portugal é representado pelo herói Gonçalo: entusiasta e inteligente, mas fraco, doce, ingênuo, isto é, sem a energia de seus ancestrais.
A Cidade e as Serras é um romance que defende a tese de que a vida no campo, na aldeia, é preferível à dos centros urbanos, caracterizados como mausoléus. A narrativa ironiza o progresso mecânico, o convencionalismo urbano e o desfibramento que vinha da ociosidade gerada pelo dinheiro.

Resumo do Enredo



Luísa casara-se com o engenheiro Jorge, apesar de não amá-lo. Tendo que viajar para o Alentejo, Jorge deixa a esposa em Lisboa, sozinha, entregue a uma vida de tédio, pois Luísa não tem nenhuma ocupação. Um dia, recebe a visita de seu primo Basílio, antigo namorado, recém-chegado do Brasil. Tornam-se amantes em pouco tempo, encontrando-se freqüentemente em um quarto alugado especialmente para esse fim amoroso.

Logo a criada Juliana descobre o relacionamento e intercepta a correspondência da patroa, escondendo as cartas comprometedoras de Luísa a Basílio. A criada passa a fazer chantagem com a patroa, e Luísa, desesperada, propõe a Basílio que fujam. Este não aceita a proposta da amante e parte sozinho para Paris.

À mercê da empregada, Luísa torna-se pouco a pouco uma verdadeira presa nas mãos de Juliana: é obrigada a fazer o serviço doméstico em lugar da criada e sua situação fica insustentável.

Jorge retorna do Alentejo e estranha bastante a situação da esposa. Luísa, desesperada, procura o amigo Sebastião e pede-lhe ajuda. Sebastião pressiona Juliana e recupera as cartas comprometedoras. A criada morre. Luísa fica doente em seguida. Um dia recebe uma carta de Basílio, que Jorge lê e toma conhecimento das relações entre a esposa e o primo. Quase convalescente, a moça tem uma recaída, delirando e entrando em estado irrecuperável. Termina por falecer.

Breves Comentários



Em O Primo Basílio , encontramos uma análise dos mecanismos do casamento e do comportamento da pequena burguesia lisboeta.

Eça deixa transparecer que escreve com o objetivo social, ao atacar a família lisboeta, que para ele é produto do namoro, reunião desagradável de egoísmos que se contradizem e, ao atacar a pequena burguesia, através de um grupo social alicerçado em falsas bases no meio da transformação moderna.

No decorrer da história o narrador nos mostra como se deu o casamento de Luísa e Jorge : – Quanto a Jorge : "Ele, nunca fora sentimental (...) Quando a sua mãe morreu, porém, começou a achar-se só (...) Decidiu casar. Conheceu Luísa, no verão (...) Apaixonou-se pelos seus cabelos louros, pela sua maneira de andar, pelos seus olhos castanhos muito grandes. No inverno seguinte foi despachado, e casou."

E assim esse casamento sem maiores raízes, naufraga no adultério com a aproximação de um vulgar sedutor, o primo Basílio; o primeiro namoro de Luísa.

O Moralismo do Realismo Português



Eça de Queiroz não é apenas um analista (como propunha o realismo) nem apenas um artista, mas também um moralista.

Possuía uma finalidade ética e social a atingir, afirmando que "uma sociedade sobre estas falsas bases (analisadas no Primo Basílio), não está na verdade : atacá-las é um dever (...) Amaro é um empecilho, mas os Acácios, os Ernestos, os Saavedras, os Basílios são formidáveis empecilhos; são uma bem bonita causa de anarquia no meio da transformação moderna : merecem partilhar com o Padre Amaro de bengala do homem de bem."

Neste trecho acima, percebemos claramente, o objetivo social, altruístico, com intuitos essencialmente morais.

Entretanto, os psicanalistas observam que "as exigências morais do Super-Ego são satisfeitas por esse tom social altruístico e tornam possível a volta do recalcado, sob essa forma modificada."

Diante dessa afirmação, será que Eça ao tratar do seu mais íntimo e profundo problema não tenha colocado o moralismo, justamente, para censurar a si mesmo ?

Em O Primo Basílio encontramos a necessidade de se trabalhar pela moralização da sociedade portuguesa, principalmente através da crítica que se faz à pequena burguesia e à família. Como Eça disse : "... uma sociedade sobre falsas bases ..."

Muitas de suas personagens estão destituídas de força moral. O Cons. Acácio, por exemplo, que representando o "formalismo oficial", mantém um relacionamento, secreto, com a sua criada Leopoldina que representa a parte má que existe na alma da mulher e, também, a Luísa que, entregue à fantasia sentimental, é totalmente destituída de consciência moral, predispondo-se ao adultério.

Luísa adoece, com uma inesperada febre nervosa. Jorge toma conhecimento das relações da esposa com o primo, através de uma carta. Quanto Jorge mostra a carta a Luísa, esta, num gesto romântico, estatela-se ao chão

Tanto é assim, que quando doente, nos momentos de lucidez, Luísa pedia a presença do marido ao seu lado: é o lado moralizador do realismo português.

E, a morte de Luísa, é também muito significativa. Diante da tese desenvolvida em O Primo Basílio , achou-se necessário, como conclusão, castigar a heroína. O Castigo foi a morte.

Eça, como crítico, muitas vezes impiedoso, da sociedade portuguesa, sentiu a necessidade de reformas sociais, por isso, a tudo moralizou.

Eça de Queirós não é apenas um analista (como propunha o Realismo) nem apenas um artista.

Um Moralista

• possuía uma finalidade ética e social a atingir : "Uma sociedade sobre estas falsas bases (analisadas no Primo Basílio), não está na verdade : atacá-las é um dever."

• portanto, escreve com um objetivo social, altruístico, com intuitos essencialmente morais.

• o consciente de Eça trabalha pela moralização da sociedade portuguesa, por isso, é um crítico impiedoso da sociedade portuguesa e sente a necessidade de reforma sociais.

PRINCIPAIS PERSONAGENS

Dona Felicidade



representa a figura materna, simpatiza-se com Basílio





Acácio



figura paterna, destituída de força moral, simpatiza-se com Basílio





Leopoldina



representa a parte má que existe na alma da mulher





Jorge



irmão que ama honestamente - uma parte do irmão que protege





Sebastião



a outra parte do irmão que protege, linguagem do sentimento, protetor inconsciente, sabe que atrás daquele namoro se aninha um impulso incestuoso.





Basílio



figura do romancista "alto, delgado, um ar de fidalgo, o pequeno bigode preto levantado...", impulso sexual ilegítimo, irmão que deseja (leviano)





Juliana



censura corrompida (usa de chantagem)





Julião



potência consciente, linguagem da lógica, linguagem natural da consciência, não vê mais que um simples adultério, pouco lhe importa o que possa suceder entre Luísa e Basílio - Basílio o irrita.





Luísa



mulher romântica, sonhadora, frágil : "É mulher, é muito mulher... Não tem coragem para nada...", comportamento romântico que a predispõe ao adultério.





Realismo em Portugal

O Realismo-Naturalismo surgiu inicialmente como uma reação aos excessos sentimentais do Romantismo, que já tinha saturado a cena artística européia desde meados do século XIX. Romances como Madame Bovary , de Gustave Flaubert (1857), e Thérèse Raquin (1867), de Émile Zola, estão nas bases originais dessa reação. Em Portugal, o marco histórico que introduziu as idéias realistas-naturalistas foi a chamada Questão Coimbrã que, em 1865, opôs realistas a românticos. No Brasil, Realismo e Naturalismo tiveram trajetórias mais ou menos distintas: o primeiro iniciou-se com Memórias póstumas de Brás Cubas , de Machado de Assis, publicado em 1881, e o segundo, no mesmo ano, com O mulato , de Aluísio Azevedo.

Contexto Histórico

A partir da segunda metade do século XIX , o ambiente sociocultural europeu apresenta significativas mudanças. A civilização burguesa, industrial e mecânica, começa a se firmar. As idéias de liberalismo e democracia ganham dimensões cada vezmaiores. As ciências naturais desenvolvem-se e os métodos de experimentação e observação da realidade passam a ser encarados como os únicos capazes de explicar racionalmente o mundo físico. O desenvolvimento científico da época galvanizou a intelectualidade que, das cátedras universitárias aos bares boêmios, adere ao cientificismo e ao materialismo, opondo-se à metafísica, à religião e a tudo que escapasse dos limites da matéria.
Algumas doutrinas científico-filosóficas da época deixaram marcas visíveis na produção literária. Hegel divulga a sua Dialética do processo racional , segundo a qual qualquer raciocínio pode ser lógico, desde que seja estruturado na trilogia seqüencial “tese antítese síntese”.
O Positivismo de Augusto Comte defendia a importância da Ciência para a sociedade humana. Ele concluía que a Teologia e a Metafísica poderiam ser abandonadas, já que a realidade é concreta, objetiva e lógica, o que permitia a análise lógica e experimental; mais ainda: tudo poderia ser explicado e entendido por todos. Calcado nessa teoria, Proudhon lançou as bases do pensamento socialista da igualdade.
A publicação de A origem das espécies de Charles Darwin eliminou a aura de espiritualidade e misticismo que o idealismo romântico conferia ao ser humano, encarando-o como parte de uma grande cadeia alimentar, nivelando-o com outros seres vivos. O livro, que contou com a forte oposição da Igreja, teve um extraordinário sucesso de público, comprovando a curiosidade geral em torno do tema e das novas idéias evolucionistas.
Mas a teoria filosófica que mais influência teve sobre as artes desse período foi o determinismo de Hipólito Taine, que explicava todas as ocorrências humanas e sociais pelo condicionamento do indivíduo ao meio, à raça ou ao fato histórico . Por essas idéias, o homem é presa do ambiente em que vive ou viveu, ao qual se soma a hereditariedade. A partir daí, dimensiona-se o pessimismo de Schopenhauer , para quem o homem estava fadado à dor e ao sofrimento, já que a felicidade era sempre ilusória.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

No Brasil não existem dados oficiais que determinem a quantidade de crianças e adolescentes desaparecidos

Selecione a UF no Mapa

No Brasil não existem dados oficiais que determinem a quantidade de crianças e adolescentes desaparecidos anualmente, contudo, dos casos registrados, um percentual de 10 a 15% permanecem sem solução por um longo período de tempo, e, às vezes, jamais são resolvidos. Visando dar visibilidade a esta problemática a Secretaria Especial de Direitos Humanos, desde 2002, constituiu uma rede nacional de identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos, com o objetivo de criar e articular serviços especializados de atendimento ao público e coordenar um esforço coletivo e de âmbito nacional para busca e localização dos desaparecidos. Hoje temos cadastrados no site da ReDesap 1.247 casos de crianças e adolescentes desaparecidos no país. Desde sua criação já foram solucionados 725 casos, sendo que se constatou que uma das causas mais comuns de desaparecimento é a fuga do lar por conflito familiar.

O cadastramento dos casos é realizado pelas agências executoras da rede, composto por 45 entidades em todo o território nacional, sendo a grande maioria delas Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente. Além do site, parcerias realizadas com a Caixa Econômica Federal, dos Transportes e Correios ampliam os canais de divulgação permitindo a diversificação de públicos que recebem as informações.Assim a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, através da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente/ SPDCA, contando com o suporte tecnológico do Ministério da Justiça, vem promovendo a divulgação de diversos casos de crianças e adolescentes desaparecidos em todo o território nacional.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mulher dá à luz a sêxtuplos em Nova York

NOVA YORK (Reuters) - Uma mulher deu à luz sêxtuplos em Nova York --quatro meninos e duas garotas-- no início deste mês, informou o Centro Médico de Monte Sinai nesta segunda-feira.

No entanto, Digna e Victor Carpio, que também têm um filho de sete anos, manteve o nascimento em segredo por três semanas à medida que seus bebês lutavam para sobreviver, disse o jornal New York Daily News.

Os bebês --identificados no momento como A, B, C, D , E e F-- nasceram de cesariana no dia 6 de outubro na 25a semana de gravidez, faltando cerca de três meses para completar a gestação. Cada bebê pesa entre 680 e 900 gramas, disse o jornal.

"Eu assisti cada um dos meu bebês lutando muito para sobreviver", disse Carpio, 31 anos, ao Daily News. "A vida é linda e nós somos muito gratos".

Segundo reportagem do Daily News, os sêxtuplos de Carpio são apenas os segundos de Nova York.

O jornal ainda informou que todos os seis bebês tem agora boas chances de sobreviverem. O casal planeja decidir os nomes depois que os bebês completarem um mês.

O hospital confirmou o nascimento dos sêxtuplos, mas não deu maiores detalhes. Nascimentos múltiplos são geralmente resultado de tentativas de fertilização, mas não se sabe se os pais estavam se submetendo a algum tipo de tratamento.

(Reportagem de Michelle Nichols)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Equador anuncia reforço de segurança na fronteira com a Colômbia

QUITO (Reuters) - O presidente do Equador, Rafael Correa, disse na segunda-feira que fortalecerá a capacidade de defesa e dissuasão dos seus militares na fronteira com a Colômbia, após uma crise no começo deste ano.

O Exército colombiano atacou em março um acampamento da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no território equatoriano, provocando uma grave crise diplomática, ainda não totalmente resolvida.

"Nunca mais nos pegarão de surpresa, e todo ato de agressão terá resposta firme e digna em qualquer terreno", disse Correa em uma cerimônia militar em que determinou que as forças do país impeçam novas "agressões".

"Para isso estamos levando adiante um plano inteligente, racional e patriótico de recuperação da plena capacidade operacional das nossas Forças Armadas, da sua força dissuasória, para a defesa da nossa soberania territorial", acrescentou.

Autoridades militares disseram que o Equador pretende investir mais de meio bilhão de dólares na compra de helicópteros, aviões, radares e armas de Brasil, Israel, Itália e Rússia.

"Não voltará a haver radares desligados, aviões sem voar, carência de transportes, pior ainda, infiltrados a serviço de poderes estrangeiros", disse o presidente.

Correa advertiu a Colômbia que o Equador poderia restringir a entrada e permanência de cidadãos colombianos se Bogotá não exercer um controle eficaz da fronteira comum de 600 quilômetros.

O governo equatoriano assegura que quadrilhas colombianas estão realizando seqüestros no país.

O Equador autorizou em meados deste ano o livre ingresso de colombianos, como parte de uma política humanitária.

As relações entre Quito e Bogotá estão rompidas desde o incidente de março, e os dois governos trocam freqüentes acusações sobre o controle da fronteira.

(Reportagem de Alexandra Valencia)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Autoridades dos EUA frustraram complô para assassinar Obama





REUTERS


WASHINGTON - Autoridades norte-americanas frustraram um complô de skinheads neo-nazistas para assassinar o candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama, e matar negros no Tennessee, disse a agência Associated Press na segunda-feira.

Segundo a AP, o complô foi desmantelado por agentes do Escritório para Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos.

A campanha de Obama não comentou a notícia.

Obama, que pode se tornar o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, está à frente do republicano John McCain nas pesquisas de intenção de voto antes da eleição presidencial, marcada para 4 de novembro.

Autoridades dos EUA frustraram complô para assassinar Obama--AP

WASHINGTON (Reuters) - Autoridades norte-americanas frustraram um complô de skinheads neo-nazistas para assassinar o candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama, e matar negros no Tennessee, disse a agência Associated Press na segunda-feira.

Segundo a AP, o complô foi desmantelado por agentes do Escritório para Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos.

A campanha de Obama não comentou a notícia.

Obama, que pode se tornar o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, está à frente do republicano John McCain nas pesquisas de intenção de voto antes da eleição presidencial, marcada para 4 de novembro.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Prevenção de doenças do rim que evoluem para o transplante renal?


Profa. Dra. Regina C. R. M. Abdulkader

Os rins, que são normalmente em número de dois, têm por funções principais filtrar o sangue de impurezas e produzir a urina. Nesse processo, substâncias que não são necessárias ao corpo, como a creatinina e a uréia, são eliminadas na urina através de um fenômeno denominado filtração glomerular.

Por outro lado, substâncias que são necessárias ao organismo, como a albumina, não são filtradas ou, se filtradas, como a água, o sódio, o potássio, o cálcio, o fósforo, o magnésio, o bicarbonato, etc, têm sua eliminação na urina modulada pelas necessidades do organismo em cada momento e sua concentração no sangue é mantida sob limites estreitos.

Além desse seu importante papel na manutenção das concentrações apropriadas de diversas substâncias no organismo, os rins também regulam a pressão arterial, a produção de hemácias (as células vermelhas do sangue) e o metabolismo ósseo, através da excreção urinária de cálcio e fósforo e da produção de vitamina D ativa.

Quando os rins ficam doentes eles podem perder suas funções de maneira rápida, o que chamamos de insuficiência renal aguda (IRA), ou de uma maneira lenta e progressiva, que é a insuficiência renal crônica (IRC). Como a IRC se instala lentamente, o paciente não sente praticamente nada até que a insuficiência renal esteja muito avançada. Isso ocorre porque o corpo vai se adaptando à perda da função renal.

Quando os rins entram em falência, a pessoa morre se não se submeter à diálise ou ao transplante renal.

Quando a IRC está muito avançada, isto é, quando a filtração glomerular é menor do que 15 mL/minuto, não existe tratamento que possa reverter ou atenuar a progressão da doença. O tratamento então se torna substitutivo renal por meio da terapia dialítica (diálise) ou do transplante renal. Se a pessoa não for tratada, por algum desses métodos, ela morre depois de algum tempo.

A diálise, embora mantenha a pessoa viva, não é capaz de substituir inteiramente todas as funções dos rins, encurtando a vida e diminuindo a sua qualidade. O transplante, por sua vez, traz o risco de infecções e do aparecimento, em longo prazo, de tumores, principalmente da pele, ou seja, dá melhor qualidade de vida, mas não prescinde um acompanhamento médico rigoroso.

A IRC em seu estágio avançado é um problema de saúde pública tanto nos países desenvolvidos como no Brasil. Dados do SUS de 2002 mostram que naquele ano existiam em diálise 40,11 pacientes por 100.000 habitantes, sendo que no Estado de São Paulo havia 46,26/100 mil habitantes. A prevalência da doença aumenta com a idade:

• 14,03/100 mil habitantes, entre indivíduos com menos de 30 anos;

• 47,63/100 mil, entre os com 30 a 59 anos; e,

• 168,28/100 mil, entre os com 60 anos ou mais.

As principais causas de IRC são a hipertensão arterial e o diabete melito.

Sinais dos rins doentes

Como a IRC se instala de maneira silenciosa , quais seriam os sinais que poderiam levantar a suspeita de que uma pessoa tem doença renal? Os sinais de alerta podem ser: mudança da cor da urina (avermelhada, cor de coca-cola) ou ela se tornar espumosa; urinar mais à noite; ardor para urinar; inchaço nos tornozelos; nos homens idosos, dificuldade em começar a urinar ou em segurar a urina e, em todas as idades, a pressão alta. A hipertensão arterial pode ser um sinal precoce de doença renal, principalmente nas pessoas mais jovens.

Como fazer o diagnóstico de doença renal? (Uma questão mais técnica...)

A suspeita vem através de uma boa história clínica e exame físico, e pode ser confirmada
por dois exames de laboratório muito simples: a creatinina plasmática e o exame de urina tipo I.

A creatinina mostra quanto os rins estão filtrando de sangue (medida da filtração glomerular) e a urina tipo I, permite averiguar se existe alguma das doenças renais que não alteram a creatinina. Cabe no entanto lembrar, principalmente aos médicos, que a creatinina plasmática só se eleva quando a filtração glomerular já está em torno de 50% e que pessoas com pouca massa muscular, como os idosos, podem já ter insuficiência renal e sua creatinina plasmática ainda ser normal.

Uma maneira mais sensível de se avaliar a filtração glomerular é utilizando fórmulas muito simples como a de Cockcroft - Gault: FG= [(140-idade) x peso]/ (Pcreat x 72) onde FG= filtração glomerular, peso em quilos, Pcreat= creatinina plasmática em mg/dL. O resultado obtido deverá ser multiplicado por 0,85 no caso de mulheres. Se o valor calculado de FG for menor do que 15 mL/min, pode-se afirmar que o indivíduo se encontra em IRC.

Quem corre maior risco de ter a IRC (Insuficiência Renal Crônica)?

São os diabéticos, os hipertensos, os idosos, os que têm cálculo renal (litíase) e aqueles que tenham na família história de doença renal. Assim, para todos esses casos deve-se fazer pelo menos uma dosagem de creatinina plasmática por ano e ter a sua filtração glomerular calculada. Para os diabéticos também se recomenda a dosagem anual de microalbuminúria, que pode estar alterada mesmo diante de filtração glomerular normal.

Como prevenir a IRC?

A prevenção pode ser realizada principalmente pelo conhecimento de que aquela pessoa pertence a um dos grupos de risco citados acima. O controle rigoroso da glicemia nos diabéticos e da pressão arterial nos hipertensos que não tenham doença renal, podem impedir o desenvolvimento da IRC.

Uma vez constatada uma doença renal, o que fazer? O objetivo primeiro é reverter a doença; se isto não for possível, retardar ao máximo a progressão da doença para a IRC e preparar o paciente para o tratamento renal substitutivo, antes que a IRC chegue ao seu estado avançado.

Existe uma recomendação americana de que todos os homens com creatinina plasmática maior que 2,0 mg/dL e as mulheres com valores maiores que 1,5 mg/dL devam ser avaliados por um nefrologista.

Como retardar a progressão da doença?

Através de um controle rigoroso da pressão arterial, do diabete e da obesidade. Outro aspecto muito importante na prevenção da progressão é sempre identificar fatores que possam estar agravando a insuficiência renal e que possam ser revertidos - como, por exemplo, as infecções urinárias, os cálculos renais que possam estar obstruindo um dos rins e, nos homens, o aumento do tamanho da próstata. Além disso, evitar o uso de drogas que sejam tóxicas para os rins (nefrotóxicas) ou, se o seu uso for absolutamente necessário, corrigir suas doses, reduzindo-as de acordo com a filtração glomerular do paciente.

É preciso ter sempre em mente que é possível prevenir o desenvolvimento da doença renal, principalmente nos diabéticos, hipertensos e litiásicos (com cálculos urinários), e que, se existe uma doença renal instalada, quanto mais cedo ela for identificada e as medidas de prevenção de progressão instituídas, maior a chance de se evitar que a insuficiência renal chegue ao estado avançado.



Profa. Dra.Regina C. R. M. Abdulkader
Médica assistente doutora, Serviço/Disciplina de Nefrologia, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo.



EVITE ALGUMAS DAS SITUAÇÕES QUE PODEM VIR A DESTRUIR OS SEUS RINS

PELA SUA SAÚDE DEFENDA OS SEUS RINS

VIGIE E TRATE:

  • hipertensões;
  • calculoses;
  • gota;
  • amigdalites;
  • hipertrofia da próstata;
  • infecções urinárias.

PELA SUA SAÚDE DEFENDA OS SEUS RINS

Na gravidez efectue análise de rotina, trate otites, infecções dentárias.


PELA SUA SAÚDE DEFENDA OS SEUS RINS

  • Não abuse de analgésicos, consulte o seu medico.
  • Peça ao seu médico para fazer análise de rotina.
  • Não se auto-medique.
  • Não fume, o tabaco mata.
  • Evite bebidas alcoólicas.
  • Não abuse do sal.

SEIS SINTOMAS QUE PODERÃO SIGNIFICAR PROBLEMAS RENAIS

Gostaríamos de salientar que os sintomas atrás indicados são indicadores de que algo está mal no seu organismo, logo como "vale mais prevenir do que remediar" aconselhamos que deverá consultar o seu médico que por sua vez mandará efectuar exames e diagnosticará devidamente.

Pela nossa parte fazemos os maiores votos que tais sintomas não signifiquem uma Insuficiência Renal.

Para mais informações consulte o seu médico.

Associação dos Doentes Renais do Norte de Portugal

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Transplante Renal

Banco de Orgãos - Clique aqui para saber como ser um doador.


O setor de transplante renal foi planejado com o intuito de se tornar, dentro do Hospital do Rim e Hipertensão, uma referência para todo o país.

Para tanto, ele dispõe de unidades de hemodiálise e diálise peritoneal, além de quatro modernas salas cirúrgicas especialmente destinadas para a realização dos transplantes.
Hoje, o grupo médico do Hospital do Rim e Hipertensão já é o que mais realiza transplantes renais no país. Tanto de doador vivo quanto de cadáver.

Graças a um eficiente sistema de captação de orgãos, combinado a um centro altamente equipado, e uma equipe médica e de enfermagem do mais alto nível, já há a possibilidade de se realizar uma operação por dia.
Para que o Hospital do Rim e Hipertensão venha a consolidar a posição de maior centro de transplantes renais do Brasil, a direção do hospital se propõe a: Executar 400 transplantes renais por ano; Disponibilizar-se para efetuar transplantes renais em pacientes de alto risco, além de efetuar estudo dos potenciais doadores de órgãos na cidade de São Paulo e fatores envolvidos na concretização do transplante. Métodos de diagnóstico precoce de rejeição. Transplante renal pediátrico e suas implicações, efeitos adversos da imunossupressão e estudo farmacocinético de drogas imonossupressoras.
Endereço Rua Borges Lagoa, 960- Vl. Clementino CEP:04038-002 São Paulo/SP Tel: (11) 5087-8000

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Um tomate com o roxo das flores


Tomate transgênico criado por cientista deve sua cor a genes da flor boca-de-leão, cujo pigmento é um antioxidante que ajuda na prevenção do câncer
Peter Moon
 Divulgação
TRANGÊNICO PARA SAÚDE
Para a cientista, o tomate geneticamente modificado é um exemplo de que a tecnologia pode ajudar a resolver os problemas mundiais de alimentação

Imagine só quantas são as possibilidades culinárias. Tomates roxos fritos? Um suco de tomate roxo para um novo drinque exótico de verão? Uma berinjela ao forno, na qual a cor do molho de tomate se confunde com a cor da berinjela? Ou, ainda, alguma surpreendente criação

gastronômica como "espuma roxa de tomate", bolada um chefe da festejada cozinha molecular? Tomates roxos já existem, e fazem bem à saúde, o que foi comprovado em um estudo com camundongos.

As cobaias com câncer que foram alimentadas com uma dieta rica em tomates transgênicos roxos tiveram uma expectativa de vida maior do que aquelas que não receberam o alimento. Os tomates transgênicos foram desenvolvidos pela geneticista inglesa Cathie Martin, do Centro John Innes Centre, em Norwich, no Reino Unido, como anunciado neste domingo (26) pela revista britânica Nature Biotechnology.

 Divulgação
BELEZA EXÓTICA
Os tomates roxos, feitos com o gene da boca-de-leão, podem ajudar a prevenir doenças como o câncer

A cor arroxeada dos tomates transgênicos foi obtida graças à adição, em seu código genético, de dois genes extraídos da boca-de-leão (Antirrhinum majus). Suas flores, roxas, devem essa coloração a um pigmento chamado antocianina. As antocianinas são encontradas em altas concentrações em frutas silvestres como a framboesa e a amora. Sabe-se que as antocianinas têm propriedades antioxidantes e que oferecem proteção contra certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e doenças degenerativas relacionadas ao envelhecimento. Há também evidência de que essas substâncias têm propriedades antiinflamatórias, promovem acuidade visual e previnem a obesidade e o diabetes.

“A maioria das pessoas não come cinco porções de frutas e vegetais por dia”, diz Cathie Martin. “Mas elas poderiam se beneficiar se passassem a consumir frutas e verduras, como o tomate roxo, desenvolvidas para ter maiores concentrações de antioxidantes”. Segundo a geneticista, esse é um dos primeiros exemplos de como a engenharia genética poderá auxiliar na prevenção de doenças crônicas. “O próximo passo será coletar dados pré-clínicos, visando a realizar estudos com voluntários humanos.”

REVISTA ÉPOCA

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Espetáculo Fuerzabruta


Camisa molhada

POR REGIANE TEIXEIRA Espetáculo Fuerzabruta terá noite especial para público GLS

 Divulgação
Elenco masculino fará performance em piscina suspensa (Foto: Divulgação)
Os belos e fortes movimentos das dançarinas que se jogam no chão de uma grande piscina suspensa sob a cabeça dos espectadores em Fuerzabruta (serão substituídos por performances exclusivas do elenco masculino no dia 31 de outubro. Em cartaz no Parque Villa Lobos, o espetáculo argentino terá uma sessão especial voltada ao público GLS. A noite intitulada “Boys In The Pool” mesclará o show com uma balada que terá DJs do clube paulistano The Week tocando antes e depois do espetáculo.

A partir das 22h, o DJ Morais recebe o público na “Tenda Balada” até a meia-noite, quando a sessão especial começa. Após apresentação da trupe argentina, o DJ Paulo Pacheco assumirá as pick-ups. Os ingressos custam R$ 150 e podem ser utilizados como entrada VIP para a festa Babylon, que a The Week realiza no dia seguinte, 1º de novembro.

Dia 31, às 22h. Parque Villa Lobos: Avenida Queiroz Filho, s/nº (Entrada do Detran), te.: (11) 2846-6000. Ingresso: de R$ 75 a R$ 150.

Teatro ao extremo

POR REGIANE TEIXEIRA
 Divulgação
Ator destrói cenário de isopor no espetáculo "Fuerzabruta" (Foto: Divulgação)
Foram as frases rebuscadas e os dramas de peças como "Hamlet" ou "Macbeth", que fizeram do inglês William Shakespeare um dos maiores dramaturgos da história. Mas as fórmulas criadas pelo escritor, que teve suas principais obras produzidas entre 1590 e 1613, são completamente ignoradas por um grupo de argentinos que apresenta um espetáculo teatral apenas com movimentos bruscos, sem qualquer explicação racional e nenhuma fala.

Em "Fuerzabruta", que chega a São Paulo nesta quinta-feira, 24, tudo começa com um homem correndo nas alturas sob uma esteira rolante sustentado por um cabo de aço, em seguida mulheres percorrem grandes cortinas prateadas que passam muito perto do público e dançarinas se jogam no chão de uma grande piscina suspensa sob a cabeça dos espectadores.

O show surgiu em 2005 como um projeto do diretor artístico, Diqui James, e do compositor e diretor musical, Gaby Kerpel, e, segundo os próprios, explora a realidade do momento. “Nossa inspiração são coisas populares que têm origem primitiva e não intelectual”, afirma Diqui.

Ao som de música eletrônica, 12 atores interagem com o público em danças e acrobacias em meio a toneladas de cabos e estruturas metálicas. “Usamos uma enorme tecnologia, mas o público não se dá conta disso. As cenas parecem muito simples, sem que apareçam os motores e os computadores”, conta o diretor artístico.

O espetáculo é apresentado em uma tenda de cerca de 50 metros quadrados montada no Parque Villa Lobos, onde 1.100 pessoas, por noite, poderão assistir ao show em pé. A produção recomenda que o público use roupas e sapatos confortáveis e que muita gente sai suja ou molhada.

A companhia tem um show fixo em proporções menores em Nova York e já se apresentou nos Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, México, Colômbia, Escócia, Espanha e Alemanha.

MUITO LINDO !







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Matou a política e foi ao cinema


Seg, 27/10/08
por gmfiuza |

A eleição mais disputada do Brasil foi decidida pela ignorância. A ignorância dos cultos e dos bem-pensantes.

O vencedor, candidato de Lula e do governador Sérgio Cabral Filho, era também o candidato das milícias, como mostraram as pesquisas de opinião. Além do braço armado, tinha o braço da pirataria ideológica. Panfletos difamatórios foram apreendidos aos milhares nos comitês de Eduardo Paes.

A parcela mais esclarecida da população, aquela que grita por uma cidade mais civilizada e ética, aderiu a Fernando Gabeira. Uma “onda verde” das pessoas de bem adotou o candidato da transparência, que divulgou nome por nome dos seus doadores de campanha. E as quantias também. Tudo isso antes do primeiro turno. Uma revolução.

Num eleitorado de quase 5 milhões, Gabeira perdeu por pouco mais de 50 mil votos. Não foi derrotado pela campanha suja do adversário. Foi derrotado pelas “pessoas de bem”.

A abstenção no Rio foi recorde. No feriadão criado pelo padrinho do vencedor, mais de 20% não votaram. E esse recorde foi puxado pela Zona Sul da cidade – onde está a maior concentração de cultos e bem-pensantes. Dessa turma, nada menos que um em cada quatro eleitores trocou a urna por um programa melhor.

Gabeira foi derrotado pelo eleitor de Gabeira.

O candidato do Partido Verde, que fez história nessa eleição com sua cruzada contra a baixaria, disse que derrotaria as máquinas estadual, federal e universal – a do bispo Crivella, amigo de Lula, que assim como as milícias aderiu a Eduardo Paes.

Gabeira derrotou-as. Só não conseguiu vencer a máquina da ignorância culta.

É a mais letal das ignorâncias. Trata-se daquela em que o sujeito tem educação e informação suficientes para discernir. Mas não assume suas responsabilidades.

Do povão manobrável, espera-se que seja manobrado. Das milícias e máquinas, espera-se que manobrem o povão. Da elite esclarecida, espera-se que dê o exemplo.

A elite esclarecida matou a política e foi ao cinema. Ou à praia. É direito dela. Só não tem mais direito de choramingar a falta de ética dos outros.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Homem faz criança refém na Zona Leste de SP, diz polícia

Polícia foi ao local após receber denúncias de maus-tratos.
Pai se recusou a entregar menina aos oficiais de Justiça.

Um homem fazia a própria filha refém em sua residência na tarde desta segunda-feira (27), no Jardim Primavera, em Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, segundo informações da Polícia Militar.

Policiais acompanharam oficiais da Justiça à Rua Francisco Vieira Bueno depois de terem recebido denúncias de que uma menina sofria maus-tratos. Ao chegarem ao local, o pai da criança recusou-se a entregá-la e subiu com ela para a laje, mantendo-a refém. Em seguida, desceu com a menina, mas, até por volta das 16h20, a polícia ainda tentava convencê-lo a entregar a criança.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Carro destrói semáforo na Avenida Santo Amaro



Segunda-feira, 27/10/2008

Uma das pistas da via, perto da Avenida Jornalista Roberto Marinho, ficou interditada por uma hora. Ninguém ficou ferido. Na Radial Leste, um carro abteu em um poste. O motorista foi hospitalizado.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Manifestação de policiais civis em greve lota Praça da Sé


Publicada em 27/10/2008 às 15h48m

Leonardo Guandeline, O Globo, Plínio Delphino, Diário de S. Paulo



SÃO PAULO - Policiais civis em greve há cerca de 40 dias fazem um protesto neste momento em frente à Catedral da Sé, no marco zero de São Paulo. A categoria, que está campanha salarial, faz um buzinaço e apitaço em frente à igreja. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), há 3 mil manifestantes. As lideranças dos grevistas afirmam que o ato reúne 5 mil pessoas. Participam do protesto investigadores, delegados, escrivães de São Paulo e cidades como Jacareí, Bauru e Limeira, entre outras.

Até agora, a Polícia Militar não acompanha a manifestação. Três motos da Rocam, da PM, pararam em frente à Catedral, mas os policiais ficaram apenas alguns instantes observando o protesto e foram embora.

O presidente do Sindicato dos Delegados, José Leal afirmou que a orientação foi de que os policiais civis não viessem para o manifesto armados.

O objetivo é evitar possíveis confrontos, com a Polícia Militar- no penúltimo ato grevista, houve o maior confronto da história das duas polícias, no Morumbi, para impedir a chegada dos grevistas aos portões do Palácio dos Bandeirantes.

Cerca de 15 mil boletins de ocorrência eletrônicos continuam parados

A Secretaria de Segurança Pública confirmou que há um esquema especial de segurança traçado para acompanhar o ato na Sé. Porém, não revelou se o monitoramento da greve será feito pela PM.

Deputados da oposição ao governador José Serra na Assembléia Legislativa também participam da manifestação.

- É um equívoco quando o governador diz que é um ato político. As eleições já passaram e muitos dos policiais presentes aqui são de cidades onde não houve segundo turno. Nossa luta é por dignidade, respeito e não partidária - disse o presidente do Sindicato dos Investigadores de São Paulo, João Rebouças Neto, que a manifestação desta segunda-feira é pacífica e não tem cunho político.

Os manifestantes carregam faixas em protesto contra o governador José Serra, que segundo a categoria, não concede aumento aos policiais há 14 anos. A categoria entrega à população um manifesto de esclarecimento e contra o governo estadual. De acordo com o texto, a polícia de São Paulo é a que recebe os menores salários do Brasil. O texto ainda compara os vencimentos de defensores públicos com os de delegados de polícia.

- Você sabia que o defensor público, o advogado que o governo José Serra paga para defender gratuitamente os criminosos, ganha (salário inicial) R$ 13.600,00, mais gratificações e vantagens. E que o delegado de polícia que defende a população contra os criminosos, ganha menos que um terço disso? - pergunta o manifesto.

A princípio, a manifestação deve ficar restrita à Praça da Sé. A feira do rolo continua mesmo com a manifestação.

Emendas ao projeto enviado à Assembléia

Na última quinta-feira, cerca de 300 policiais em greve estiveram na Assembléia Legislativa para protestar contra os projetos-de-lei enviados pelo governo à casa. O Sindicato e a Associação dos Delegados já enviaram três emendas aos projetos e, até quinta-feira, pretendem mandar outras quatro aos deputados. Os grevistas contam com apoio da bancada petista, além do deputado Major Olímpio Gomes (PV). O oficial parlamentar foi a Brasília para pedir intervenção federal em São Paulo.

- O governo paulista perdeu o controle sobre as polícias. PMs e policiais civis estão de ânimos alterados e as rixas são constantes - contou.

Os policiais querem aumento imediato de 15% nos salários, mais 12% em 2009 e outros 12% em 2010. Pediram aposentadoria especial aos 53 anos (homem) e 48 (mulher) ou 30 anos trabalhados. Querem também incorporação de gratificação ao salário dos inativos.

Os policiais pleiteiam a extinção da 5 e 4 classes e fixação de um intervalo de 20% entre as que permanecerem, para recuperar a mencionada defasagem salarial e estruturar um plano de carreira. O delegado André Dahmer, da Associação dos Delegados, disse que se o governo acabasse com a 4 classe, daria para conversar sobre a paralisação da greve

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ivo Pitanguy passará por cirurgia no coração


Publicada em 27/10/2008 às 15h59m

Extra e O Globo O cirurgião plástico Ivo Pitanguy - Divulgação

RIO - O cirurgião plástico Ivo Pitanguy, de 85 anos, passará por uma cirurgia na manhã desta terça-feira. Um boletim médico divulgado na tarde desta segunda pelo Hospital Samaritano, em Botafogo, revelou que Pitanguy terá que ser submetido a uma cirurgia de revascularização do miocárdio, com troca da válvula aórtica. O médico será operado às 7h.

Em nota divulgada na tarde desta segunda, a direção da Clínica Ivo Pitanguy informa que o cirurgião passou bem a noite de domingo para segunda-feira e seu quadro clínico é estável. Ele respira espontaneamente e aguarda com tranqüilidade a cirurgia desta terça.

Pitanguy estava em sua casa de veraneio, na Ilha dos Porcos Grande, em Angra dos Reis, quando sentiu falta de ar . Ele voltou para o Rio de helicóptero.

Pitanguy foi internado no Samaritano por volta de 13h40m de domingo. A assessoria de imprensa do hospital disse que o médico sofre de infecção respiratória. Ele foi encaminhado para a Unidade Coronariana. Pitanguy está acompanhado seu médico João Gaspar e da médica-chefe da CTI da Clínica Ivo Pitanguy, Rita Azevedo de Paiva. Pitanguy já estava tomando remédio por conta de uma falta de ar que teve na semana passada.

Segundo os médicos do posto de saúde de Angra dos Reis, Pitanguy ficou em observação por quase três horas. Ele foi transportado de lancha para o cais de turismo, onde foi atendido pelos Bombeiros, e depois foi levado de ambulância para a unidade de saúde de Angra, onde recebeu os primeiros cuidados. Em seguida, ele foi para um campo de futebol da cidade, onde um helicóptero pousou para transportá-lo para o Rio de Janeiro. Ainda não há detalhes do estado de saúde de Pitanguy.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

AGENDA POLÍTICA-Lula assina acordo de energia em Cuba


BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agenda internacional intensa nesta semana, que culmina com viagem de dois dias a Havana para assinar acordos na área de energia entre a Petrobras e a estatal cubana Cupet.

Os acordos fazem parte de um programa de investimentos, incluindo o início de prospecção de petróleo na costa da ilha. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o diretor da área internacional da estatal, Jorge Zelada, acompanharão Lula na viagem.

O presidente também viajará para El Salvador, onde participa da Cúpula Ibero-Americana. Chefes de Estado e de governo de 22 países foram convidados a participar do evento.

Antes de viajar para fora do país, Lula estará com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, em Salvador.

A crise financeira global continua em pauta, e na segunda-feira, em Brasília, haverá uma reunião extraordinária do Conselho do Mercosul, com chanceleres, ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais dos países do bloco.

Em São Paulo, o presidente Lula se reúne com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para tratar da crise e problemas pontuais de falta de crédito.

Na Câmara, os deputados devem votar a medida provisória 442, que dispõe sobre operações de redesconto pelo Banco Central.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve receber o ministro da Fazenda e o presidente do Banco Central para debater a crise financeira global.

Veja, a seguir, os principais eventos políticos da próxima semana.

SEGUNDA-FEIRA

-- Reunião extraordinária do Mercosul para tratar dos impactos da crise financeira global na região será realizada em Brasília, com ministros da Fazenda e presidentes dos Bancos Centrais dos países do bloco.

-- Os ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, se reúnem com o presidente Lula na cidade de São Paulo.

-- Executiva nacional do PT se reúne em Brasília. O partido faz balanço do segundo turno das eleições e deve tratar ainda da crise financeira internacional.

-- A cúpula do PMDB se reúne para tratar das eleições para as presidências do Senado e da Câmara.

TERÇA-FEIRA

-- O presidente Lula vai a Salvador (BA) para participar da Cúpula Brasil-Portugal onde se encontrará com o primeiro ministro português, José Sócrates.

-- O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve ir ao Congresso para debater com líderes parlamentares as medidas provisórias anticrise editadas pelo governo.

-- A executiva nacional do PSDB se reúne em Brasília para avaliar a MP dos bancos.

-- O relator da reforma tributária, deputado Sandro Mabel (PR-GO), apresenta o seu parecer final.

QUARTA-FEIRA

-- O presidente Lula participa do 25o Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo.

-- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulga o relatório mensal de desmatamento na Amazônia. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deve comentar os números.

QUINTA-FEIRA

-- O presidente Lula participa da Cúpula Ibero-Americana em El Salvador.

-- Na hora do almoço, o presidente Lula parte para Havana (Cuba) onde assina acordo entre a Petrobras e a petrolífera cubana Cupet.

-- Os ministros Guido Mantega e Henrique Meirelles, devem comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

-- A executiva nacional do DEM se reúne em Brasília.

SEXTA-FEIRA

-- Lula continua em Havana, onde poderá se encontrar com o líder Fidel Castro, que transferiu o poder ao irmão Raúl, em fevereiro de 2008.

(Reportagem de Ana Paula Paiva)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Polícia acha corpo que pode ser do sobrinho de Jennifer Hudson


CHICAGO (Reuters) - A polícia encontrou nesta segunda-feira o corpo de um menino enquanto procurava pelo sobrinho de sete anos da cantora e atriz norte-americana Jennifer Hudson. O menino está desaparecido desde o assassinato da mãe e do irmão da cantora, na semana passada.

A polícia não divulgou imediatamente a identidade do garoto, mas a mídia local informou que o veículo onde o corpo foi encontrado pertence ao irmão assassinado de Hudson, Jason, de 29 anos. Na sexta-feira, a polícia enviou um alerta de que o menino poderia ter sido sequestrado neste veículo.

O garoto Julian King está desaparecido desde quando a mãe de Hudson, Darnell Donerson, de 57 anos, e Jason Hudson foram encontrados mortos na casa da família, no sul de Chicago.

A polícia informou que o assassinato pode ser parte de um problema doméstico. Diversas reportagens informaram que a polícia deteve William Balfour, suspeito de ter cometido o crime.

Balfour, de 27 anos, teve um relacionamento com a irmã de Jennifer Hudson, Julia, mas não é o pai do garoto desaparecido. A mãe de Balfour disse que eles estão separados e ele não tem nada a ver com o assassinato.

Na página de Internet do Departamento Penitenciário de Estado de Illinois, Balfour aparece como condenado por tentativa de homicídio, roubo de carro e sequestro. Ele deixou a prisão em 2006.

Hudson ganhou fama em 2005 como uma dos competidores para o seriado norte-americano "American Idol". Ela foi um dos 12 finalistas da terceira temporada.

Sua potente voz e sua popularidade a mantiveram em cena até ela ganhar o papel de Effie White na adaptação de 2006 do musical "Dreamgirls".

O papel da cantora de soul deu a Hudson o Oscar de melhor atriz-coadjuvante. Hudson também apareceu no filme "Sex and City" e atua no novo "The Secret Life of Bees".

(Reportagem de Michael Conlon)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Governo de Lula volta atrás e nega ajuda a empresas

Mantega nega ajuda a empresas com problemas com câmbio

Ao contrário do que declarou presidente do BNDES, ministro diz que 'governo não vai salvar nenhuma empresa'

Anne Warth e Célia Froufe, da Agência Estado


Mantega durante entrevista coletiva

Helvio Romero/AE

Mantega durante entrevista coletiva

SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou nesta segunda-feira, 27, que o governo vá socorrer empresas que entraram no mercado de derivativos e que agora registram prejuízos em seus balanços e citou que essas perdas, segundo o mercado, poderiam chegar a US$ 20 bilhões. Ao contrário do que declarou o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, na semana passada, Mantega afirmou que "o governo não vai salvar nenhuma empresa". "Empresas que ousaram têm que pagar o preço de sua ousadia", acrescentou, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Ele afirmou que essas empresas representam um dos principais problemas de crédito no País. Até o momento, três grandes empresas, Aracruz, Sadia e Votorantim, vieram a público relatar as perdas. Apesar desse quadro negativo para o mercado acionário, o ministro quis passar uma avaliação positiva sobre o tema. "Há perspectiva de equacionar o problema da Aracruz nos próximos dias", afirmou. Mantega admitiu que há outras companhias com problemas, mas de magnitude menor.

Ele citou valores das perdas que estariam circulando no mercado de até US$ 20 bilhões, reforçando que não são números do Ministério da Fazenda. "Mas se for isso mesmo, é absolutamente absorvível", previu. O ministro destacou que não é possível ter conhecimento do valor total dos prejuízos das companhias com os derivativos porque há operações de balcão e também no exterior. Estas negociações apenas vêm a mercado quando a empresa faz as declarações. "Nenhum valor grande foi mencionado até agora. O maior é o da Aracruz", comparou, acrescentando mais uma vez que não há problemas de crédito podre ou subprime no Brasil, como existe nos Estados Unidos.

Apesar de negar a ajuda, Mantega ressaltou que cabe ao governo o fornecimento de crédito para que operações sejam realizadas, como por exemplo, para a cobertura de margem na BM&F Bovespa. Ele garantiu que o governo não dará subsídios a essas corporações e que qualquer auxílio a essas empresas será a valor de mercado. "São companhias exportadoras sólidas, tradicionais e, passado o problema, vão continuar operando. Não vamos dar socorro às empresas", reforçou.

Mantega disse que leu as declarações do diretor-presidente da BM&F Bovespa, Edemir Pinto, a respeito do montante dos prejuízos das empresas, mas considerou que se trata de um valor modesto. Mantega salientou que são conhecidos até o momento apenas os prejuízos da Aracruz, Sadia e Votorantim. "Estas são as três maiores empresas com problemas. As demais são menores ou fizeram hedge, e só precisam de caixa no momento", analisou.

Crédito

Mantega disse ainda que continua a haver retenção de crédito pelos bancos ao setor produtivo e que o clima de desconfiança sobre as instituições que teriam ativos podres nos EUA permanece. "Não há uma melhoria substantiva do quadro, embora os governos tenham tomado várias medidas. Elas ainda não se traduziram em irrigação de crédito para o setor produtivo, continua a haver retenção de crédito", disse após a reunião. O ministro disse que as ações anunciadas pelos governos demoram para surtir efeito. Ele afirmou, no entanto, que é normal que essas medidas levem tempo para dar resultado.

"Os bancos que têm dinheiro não querem emprestar para outros porque ainda há desconfiança sobre quem tem ativos podres nos EUA", acrescentou. Mantega ressaltou ainda que essa retenção do crédito gera uma redução no valor dos imóveis nos EUA e Europa, o que diminui o poder aquisitivo da população. "Com isso, é quase certo que haverá retração na atividade econômica ou até mesmo uma recessão. Agora, o que está causando uma certa perturbação nos mercados é a certeza de que a retração econômica será forte. Algumas economias poderão dar sinais de recessão", explicou. Ele citou como exemplo o Reino Unido, que já registra crescimento negativo e poderá ser seguido por outros países.

Mantega afirmou, porém, que contágio dos problemas financeiros internacionais do exterior para o Brasil, a partir de agora, é mais psicológico e menos relacionado à realização das operações de fato. "O contágio agora é um pouco psicológico, não de operações", disse. "Não podemos deixar que haja esse tipo de contágio."

Apesar disso, Mantega admitiu que o País ainda passa por uma redução, ainda que momentânea, de oferta de crédito, mas que esse problema está sendo sanado pelo governo. Segundo ele, os bancos operam atualmente com um intervalo de 70% a 80% do crédito que ofereciam anteriormente. "Mas com a liberação dos compulsórios estamos recompondo os setores, estamos administrando os problemas que vêm de fora", minimizou.

Dólar

O ministro disse que a causa da desvalorização do real e de moedas dos países emergentes é a desalavancagem dos fundos de hedge, que estão procurando investimentos mais seguros por meio do dólar e do iene. "Temos agora a certeza da desaceleração das economias. O impacto aqui no Brasil continua o mesmo", garantiu. O ministro citou que o Banco Central está ativando uma linha de leilões para a troca de títulos públicos por dólar, de forma a obter recursos para financiar as linhas de exportação, como por exemplo os Adiantamentos dos Contratos de Crédito (ACC). "Isso já está funcionando. Está começando a irrigar os ACC", declarou.

Mantega disse ainda que o Ministério da Fazenda e o BC estão atuando junto com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal para que o crédito possa chegar na mão dos consumidores, investidores e empresas que precisam deste recurso. "Estamos preocupados com a irrigação do setor agrícola, construção civil, automobilístico, capital de giro em geral e capital de giro para pequenas em médias empresas. Iremos irrigá-los", prometeu.

Derivativos

As empresas Sadia e Aracruz foram as primeiras a anunciar perdas com operações no mercados de câmbio. A perda da Sadia, que chega a R$ 760 milhões, provocou a demissão do diretor de Finanças e Desenvolvimento Corporativo da companhia, Adriano Lima Ferreira. Estas perdas são decorrentes da alta do dólar, motivada pela aversão ao risco que tomou conta dos mercados. Regra geral, em momentos de crise, os investidores buscam segurança em títulos da dívida norte-americana, o que provoca a valorização do dólar.

Tanto a Sadia quanto a Aracruz realizaram operações no mercado de derivativos de câmbio - a empresa se posicionava buscando ter lucro com a eventual manutenção da tendência de valorização do real ante o dólar, o que acabou não acontecendo devido ao agravamento da crise. A alta do dólar, que chegou a beirar os 18% em setembro, fez com estas operações resultassem em prejuízo.

Empresas de alimentos brasileiras com forte atuação em exportações normalmente atuam com derivativos de câmbio buscando compensar (hedge/segurança) eventuais perdas em receita nas exportações geradas pela valorização do real frente ao dólar. Mas no caso da Sadia, como reconheceu o diretor, as operações extrapolaram o hedge que seria adequado. Questionado se em momentos anteriores à crise, já que essas operações ocorriam há algum tempo, a empresa registrou lucros devido à queda do dólar, o diretor disse não possuir, no momento, detalhes sobre isso.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters