[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 14 de abril de 2009

Caminho das Índias : Próximos capítulos: 20/04/2009 a 25/04/2009


  1. Segunda-feira, 20/04/2009
    Kochi descobre mentira sobre gravidez de Maya

    Manu fica feliz ao sentir o bebê de Maya se mexer. Tarso tem visões e Ramiro se assusta. Silvia encontra Melissa e se mostra solidária em relação ao estado de saúde de Tarso, mas a cunhada desconversa. Ramiro diz a Melissa que o médico deles aconselhou um psiquiatra para o caso de Tarso. Raul e Yvone passeiam pelo shopping em Dubai, mas ele decide voltar ao hotel e deixa Yvone com Gopal. Manu conta a Kochi que sentiu o bebê de Maya se mexer. Kochi manda Rani chamar Maya para dar explicações. Maya pede ajuda a sua médica para mentir mais uma vez sobre a sua gravidez, mas ela aconselha a paciente a contar a verdade para Raj. Rani procura Maya, a pedido de Kochi, fingindo que a sogra está doente e Maya percebe que a mãe já sabe sobre a gravidez. Maya e Raj visitam Kochi. Bahuan conta a Shankar que aceitou o convite para trabalhar na Indiamed no Brasil. Ramiro chama um psiquiatra para avaliar Tarso e ele indica uma internação, sob protestos de Melissa, que resolve cuidar do filho em casa. Silvia explica a Júlia que elas terão que deixar a casa. Júlia liga para Yvone pedindo ajuda. Berê tenta dar aula, mas não aguenta as atitudes de Zeca e de seus amigos e resolve abandonar a sala. Ademir diz à mãe que vai viajar com a banda e Cema fica apreensiva. Kochi exige que Maya conte a verdade sobre a gravidez e ela se rende às insinuações da mãe, implorando por ajuda.

  2. Terça-feira, 21/04/2009
    Maya escreve carta para Bahuan

    Kochi repreende Maya, a acusa de destruir a família e deixa claro que não quer mais vê-la. Manu conta a Raj que o bebê se mexeu e Kochi disfarça, dizendo que o marido se enganou. Surya provoca Maya, dizendo a Raj que ligaram do Brasil para ele. Bahuan parte para o Brasil. Komal tenta seduzir Sonya, que demonstra gostar da investida do rapaz. Maya escreve uma carta para Bahuan e Raj chega, perguntando à mulher o que ela esconde dele. Maya disfarça e acusa Raj de incentivar Duda a procurá-lo. Raj se diz leal a Maya e como prova dá o seu celular para ela. César avisa às filhas que vai lhes dar a viagem à Índia, mas manterá o desconto na pensão. Ilana leva Opash à pastelaria e Ana comenta sobre os tecidos da família Ananda. Ilana oferece César para ser o representante desses tecidos no Brasil. Chiara comenta com Duda sobre o charme de Opash. Silvia procura Ramiro e troca insultos com o cunhado. Cadore repreende Júlia por ter pedido ajuda a Yvone. Yvone avisa a Raul que vai ao Brasil. Opash dança com Chiara na gafieira. Opash encontra Bahuan no aeroporto do Brasil e o rapaz pensa que Chiara tem um caso com o negociante. Raj passeia com Maya e Puja a reconhece, mas ela disfarça. Amithab avisa a Karan e Indira que sumiu dinheiro da loja. Maya conta a Deva que escreveu para Bahuan, pedindo ajuda para fugir, como única saída para sua situação. Melissa acusa Tônia de perturbar Tarso. Yvone chega à casa de Silvia.


  3. Quarta-feira, 22/04/2009
    Yvone e Silvia se reencontram

    Yvone chega ao Brasil e surpreende Silvia. Castanho liga para Tarso e constata que o rapaz não está tendo os cuidados médicos necessários. Ademir conta a Castanho que Cema não quer deixá-lo viajar com a banda. Dario apresenta Bahuan a Ramiro, como o profissional da Indiamed que irá cuidar da área de informática da associação. Gaby sugere que a reunião seja feita na casa de Ramiro, mas o empresário inventa uma desculpa, com receio que alguém perceba o estado de Tarso. O Juiz conclui que César deve complementar a pensão mensal das filhas. Pandit estranha o fato de Kochi ir para a vila tratar de sua saúde e recomenda que Manu confira o cofre. Manu fica tranquilo quando constata que o dinheiro do cofre está intacto. Kochi diz a Harima e Aisha que vai ajudar uma família que um dia fez o mesmo por ela. Ana percebe a forma com que Indra olha para Norminha e repreende o rapaz. César recebe voz de prisão. Surya incentiva Maya a acreditar que Raj ainda fala com Duda. Maya não se convence, argumentando que Raj lhe deu seu celular, como prova. Camila conta para Ravi que ela e Leinha vão marcar a data das passagens para a Índia. Silvia conta a Yvone que sente saudades de Raul. Yvone fala ao telefone com Raul e diz a Silvia que é seu namorado chamado Humberto. A família de Opash comemora sua volta dos Emirados Árabes Unidos. Amithab comenta com o pai sobre a retirada de uma grande quantia da conta da loja e Opash desconversa. Maya atende à chamada de Duda no celular de Raj.


  4. Quinta-feira, 23/04/2009
    Ramiro fecha acordo com Bahuan

    Duda desliga o telefone ao ouvir a voz de Maya. Amithab comenta com Karan que acha estranho Opash não contar sobre o negócio que fechou nos Emirados. Zeca diz para Ilana que César foi preso. Opash deixa Indira ciente das negociações feitas com Duda. Ilana procura Aída na clínica e as duas trocam insultos por causa da prisão de César. Kochi e Harima chegam de viagem e Rani desconfia da ida da sogra à vila. Amithab demonstra a Opash preocupação com a sua perda de controle sobre o dinheiro da loja. Maya comenta com Sonya sobre a culpa que sente por mentir para Raj e o medo de ser abandonada pelo marido. Pedro percebe que Bahuan aceitou o convite da Indiamed para enfrentar Raj. Deva diz a Maya que o Correio devolveu a carta de Bahuan. Melissa insiste em não aceitar a doença de Tarso. Camila culpa a mãe ao saber que César foi preso. Ramiro aprova o projeto apresentado por Bahuan e informa que disponibilizará uma casa para o indiano se hospedar. Silvia diz a Cadore que Ramiro quer despejá-los da casa para abrigar Bahuan. Yvone fala para Raul que está no Brasil, mas esconde que se hospeda em sua casa. Raul pede a Yvone que pegue um relógio que deixou no cofre do escritório de sua casa. Ramu avisa a Puja que ela está sendo cotada para representar os intocáveis na política. Opash encontra com Shankar e o acusa de prejudicar sua família.

  5. Sexta-feira, 24/04/2009
    Surge clima entre Ramiro e Gaby

    Shankar manda Opash perguntar a sua família o que fizeram com ele no passado. Karan e Laksmi desconversam quando Opash os interroga sobre a insinuação de Shankar. Shankar conta a Guru sobre a paixão que teve por Laksmi e como perdeu sua família e foi expulso da casta por causa do amor que sentiu pela mãe de Opash. Yvone abre o cofre de Raul e encontra, além do relógio, dinheiro e joias. Ilana avisa a Chiara que César saiu da prisão. Inês conta a Cadore que os pais não aceitam a doença de Tarso e evitam a entrada de Tônia na casa. Silvia diz a Cadore que desconhece o segredo do cofre e ele resolve pedir a Wal uma pessoa de confiança para abri-lo. Tarso demonstra sinais de confusão mental e Cadore o leva ao encontro de Castanho. Indra observa Norminha com um binóculo e Suellen percebe. Tônia e Murilo discutem por causa de Tarso. Silvia avisa a Murilo que chamará a imprensa se Ramiro despejá-la de casa. Melissa fica furiosa ao saber que Cadore levou Tarso de sua casa. Ramiro desabafa com Gaby sobre a situação de Tarso e Wal percebe um clima entre os dois. Bahuan combina com Dario sobre o projeto de informática e solicita a presença de Raj na implantação. Melissa vai à casa de Silvia à procura de Tarso e Ondina diz que ele pode ter sido levado para a clínica de Castanho. Melissa entra na clínica e tira Tarso à força das mãos de Castanho. Cadore manda abrir o cofre e não encontra as jóias nem o dinheiro de Silvia.

  6. Sábado, 25/04/2009
    Silvia desconfia que Ondina abriu o cofre

    Yvone instiga Silvia a acreditar que Ondina arrombou o cofre. Ramiro discute com Melissa, sai furioso de casa e resolve ligar para Gaby. Opash pede para Amithab vigiar Chanti. Ravi pergunta a Opash se Camila e Leinha podem ficar hospedadas na casa deles. Amithab segue Chanti e vê a irmã entrar em uma lan house. Inês encontra Ramiro e Gaby no bar e desconfia que o pai esteja tendo um caso com a advogada. Bahuan liga para Shankar, dando notícias sobre o emprego no Brasil. Opash leva Pandit para abençoar a casa, em comemoração ao dobro do faturamento da loja por causa da implantação do m-commerce. Karan se ressente por Opash não tê-lo reconhecido como responsável pela implantação do sistema. Amithab conta para Opash que Chanti estava na lan house com um menino, e Pandit aconselha o casamento para Chanti não se desvirtuar. Opash resolve providenciar o casamento de Ravi, como filho mais velho, para depois tratar do casamento de Chanti. Pandit comenta com Opash que já tem alguns pretendentes para Chanti e mostra a foto de Indra. Surya comenta sobre o tamanho da barriga de Maya, que fica tensa com a observação da cunhada. Ravi se preocupa com a decisão de Opash sobre o seu casamento e Anusha comenta que ele ama Camila. Kochi se mostra desinteressada com os presentes que Manu compra para o neto. Inês repreende Ramiro e pede ao pai que preste atenção em Melissa. Yvone chega a Dubai e esconde de Raul que tirou todo o dinheiro do cofre. Silvia desconfia que Ondina abriu o cofre. A empregada se sente ofendida e resolve deixar a casa. Cadore considera absurda a acusação de Silvia e acompanha Ondina.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Anatel quer tornar pública qualidade de conexões banda larga


Por Taís Fuoco

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) trabalha com o Comitê Gestor de Internet e a Rede Nacional de Pesquisas (RNP) para tornar pública uma medição onde o usuário saiba qual a verdadeira velocidade de conexão à Web de cada operadora e sua constância.

Essa será uma das estratégias da agência para tentar coibir os problemas de qualidade que os assinantes de banda larga do país têm enfrentado, já que ela só tem ingerência sobre o acesso, e não sobre os serviços de Internet em si, que não estão sujeitos à regulamentação.

"Não será uma percepção, e sim uma medição efetiva da velocidade a cada momento", explicou Plínio de Aguiar Júnior, conselheiro da Anatel. Ainda não há prazo, entretanto, para que a medição comece a ser feita.

Para o conselheiro, parte dos problemas que as empresas estão enfrentando pode estar ligada à terceirização dos serviços de operação e manutenção da rede.

"Eu vejo que grande parte das operadoras está terceirizando completamente a infraestrutura. Isso é um risco", afirmou, em seminário sobre banda larga nesta terça-feira. Segundo ele, "quanto mais longe do investidor, maior o risco."

Em relação ao caso específico da Telefônica, que na semana passada admitiu problemas com o serviço Speedy no Estado de São Paulo, Aguiar afirmou: "na minha avaliação, ela (Telefônica) não tem o domínio técnico-operacional suficiente para controlar o sistema", disse ele a jornalistas.

Segundo Aguiar, "a qualidade da rede é definida no investimento. Ao investir pouco, a qualidade cai", afirmou.

A agência já informou na sexta-feira ter iniciado um processo de apuração para avaliar a queda dos serviços da Telefônica, que pode resultar em multas para a companhia. A própria operadora informou na semana passada ter sido vítima de ataques externos (crackers) e já ter alertado as autoridades.

(Edição de Alberto Alerigi Jr.)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Globo estreia grade em alta; "Caminho das Índias" bate recorde

da Folha Online

A Globo estreou nesta segunda-feira (13) a sua programação para este ano com bom resultado no Ibope.

João Miguel Júnior/TV Globo
"Caminho das Índias" bateu recorde de audiência na segunda-feira com 42 pontos
"Caminho das Índias" bateu recorde de audiência na segunda-feira com 42 pontos

A novela "Caminho das Índias", de Gloria Perez, conseguiu 42 pontos de audiência segundo dados consolidados, estabelecendo novo recorde da trama desde sua estreia.

"Caminho das Índias" já havia chegado aos 39 pontos, inclusive durante sua estreia, no dia 19 de janeiro, que foi a pior para uma novela de Perez. Ontem, a novela foi exibida de 20h56 a 22h14.

O recorde de audiência da novela, que também registrou uma alta participação de 61% dos televisores ligados sintonizados no canal, se beneficiou de uma noite especialmente boa para a Globo.

Exibida na "Tela Quente", a comédia "Se Eu Fosse Você", com Glória Pires e Tony Ramos, marcou 32 pontos de média e 55% de participação durante sua exibição, que foi de 22h14 a 0h10.


João Miguel Júnior/TV Globo
Juliana Paes interpreta a personagem Maya, protagonista da trama de Glória Perez
Juliana Paes interpreta a personagem Maya, protagonista da trama de Glória Perez

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Justiça de GO condena homem a indenizar ex-mulher por casamento frustrado

da Folha Online

A Justiça de Goiás condenou um homem a indenizar a ex-mulher por tê-la abandonado dois dias após o casamento, em Mozarlândia. Ele terá de pagar R$ 10 mil por danos morais, pela situação vexatória, e R$ 2.082,87, por danos materiais, pelas despesas da autora da ação com a realização da cerimônia.

Para o juiz Liciomar Fernandes, o dano moral não pode ser mensurado através de valores materiais, mas tem como objetivo trazer uma compensação, "a fim de amenizar mágoas de quem sofreu a ofensa e ao mesmo tempo servir de feito pedagógico não só a quem deu causa ao dano, como a outros que tomarem conhecimento dele".

De acordo com a Justiça, a autora da ação afirma que iniciou o namoro com o réu quando tinha 15 anos. Após alguns meses de relacionamento ela manteve relações sexuais com o rapaz e ambos relataram o fato para o pastor da igreja que frequentavam e também aos seus pais. Ela alega na ação que ambos marcaram o casamento com o consentimento do réu, que afirmou amá-la.

Eles se casaram no dia 8 de janeiro de 2005, conforme os costumes da religião que praticavam, gerando gastos à família da noiva. No entanto, dois dias após o casamento, ela afirma que foi abandonada pelo marido, que ligou somente depois de duas semanas para dizer que não a amava e que tinha outra mulher. Segundo a Justiça, a autora alegou que o abandono lhe causou sofrimento e vergonha, pois foi exposta a toda a cidade.

"No referido caso tem-se uma jovem moça, criada com disciplinas religiosas rígidas e diante das várias juras de amor, acreditando ter encontrado a pessoa certa, com quem iria se casar e formar uma família, foi contra a sua crença e teve relações sexuais antes do casamento. Então viu-se enganada, desiludida com seus sonhos, já que seu casamento durou somente na noite de núpcias", disse o juiz.

Com relação aos danos materiais, o juiz entendeu que há a obrigação de o réu indenizar a ex-mulher pelos gastos com o casamento. O rapaz alegou que foi obrigado a casar.

"Ora, se é verdade que se casou obrigado e tinha em mente abandonar a autora, por que deixou que a família dela arcasse com todos os gastos? Dessa forma, seu pedido encontra arrimo, pois teve grandes prejuízos ao investir em um casamento infrutífero", afirmou Fernandes.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Petrobras anuncia nova descoberta no pré-sal da bacia de Santos

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

A Petrobras anunciou nesta terça-feira nova descoberta no bloco BM-S-9, na camada pré-sal da bacia de Santos. A estatal encontrou óleo leve na área denominada Iguaçu, a aproximadamente 340 quilômetros da costa do Estado de São Paulo.

O BM-S-9 é o mesmo bloco onde havia sido achado petróleo nos prospectos de Carioca e Guará. Os reservatórios estão situados a cerca de 4.900 metros de profundidade. Ainda não há estimativas acerca das reservas totais do bloco ou da região descoberta.

A Petrobras é a operadora do bloco, com 45% de participação, e tem como sócios o grupo britânico BG (30%) e a espanhola Repsol (25%).

"O consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas descobertas nesta área conforme o plano de avaliação aprovado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). O início da perfuração de um novo poço nesta área de avaliação está previsto para os próximos dias", informou a Petrobras, em comunicado.

No BM-S-9 está situado a área de Carioca, que foi alvo de polêmica, no ano passado, depois que o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, declarou que as reservas no local poderiam chegar a 33 bilhões de barris de petróleo e gás. Depois de as ações da estatal dispararem, Lima afirmou que sua declaração foi baseada em estudos publicados em uma revista especializada.

Até o momento, a Petrobras fez estimativas para apenas duas descobertas no pré-sal. Ambas estão situadas no bloco BM-S-11, na bacia de Santos. Segundo a estatal, a área de Tupi tem entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo e gás.
O prospecto de Iara, ao norte de Tupi, tem entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris de petróleo e gás, ainda de acordo com a Petrobras.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nasce bebê concebido de sêmen congelado há 21 anos


Espermatozóides (arquivo)

Chris Biblis congelou sêmen aos 16 anos, antes de tratamento de radioterapia

Médicos nos Estados Unidos anunciaram o nascimento de uma menina concebida por meio de fertilização in vitro (FIV) usando sêmen que ficou congelado durante 21 anos.

O pai do bebê, Chris Biblis, hoje com 38 anos de idade, recebeu tratamento para leucemia entre os 13 e os 18 anos. Aos 16, antes de ser submetido a sessões de radioterapia, Biblis foi aconselhado a congelar seu sêmen, uma prática pouco comum na época.

Os especialistas responsáveis, de uma clínica em Charlotte, na Carolina do Norte, acreditam que o intervalo de 22 anos entre o congelamento do sêmen, em 1986, e a concepção, em 2008, seja o mais longo já registrado.

Apenas 35% dos espermatozoides do pai eram saudáveis, o que significa que o método de FIV convencional - em que o esperma e os óvulos são misturados no laboratório para que a fertilização ocorra espontaneamente - oferecia menos chances de sucesso.

A técnica usada para fertilizar o óvulo extraído da esposa de Biblis, a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (intracytoplasmic sperm injection, ou ICSI, na sigla em inglês), foi usada pela pela primeira vez em 1992.

Nela, os especialistas selecionam um espermatozoide saudável e o injetam no óvulo, aumentando a probabilidade de concepção. Após a fecundação, o ovo é colocado no útero da mãe.

Chris Biblis, clinicamente livre da leucemia há 20 anos, e sua mulher Melodie, de 33, decidiram fazer o tratamento em maio de 2008.

O médico responsável, Richard L.Wing, do grupo Reproductive Endocrinology Associates of Charlotte (REACH), disse:

"Eles alcançaram a gravidez no primeiro ciclo de injeção intracitoplasmática de espermatozóides, usada em conjunção com a FIV".

"Hoje, esse é um procedimento de rotina para (o tratamento da) infertilidade masculina, usando os óvulos dela e o sêmen congelado".

Stella Biblis nasceu com ótima saúde no dia 4 de março.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pasteleros adaptan nuevas técnicas elaboración monas de Pascua

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Chocolateiros espanhóis lançam ovos de Páscoa fashion; veja











Enric Rovira, também de Barcelona, inventou este ano ovos de Páscoa inspirados no espaço, como os 'Atômicos'

Se depender dos espanhóis, a Páscoa de 2009 será vanguardista. Os maiores "chefs" do país criaram ovos de chocolate que revolucionam não apenas no sabor, mas também na aparência.

As propostas nasceram nas cozinhas de luxo de Barcelona, onde a tradição dos ovos de Páscoa existe desde 1877.

Entre as criações mais badaladas estão a do chef Oriol Balaguer, eleito em 2001 o melhor doceiro do mundo e também chamado de "arquiteto do chocolate".

"É uma honra! Sou formado em Belas Artes e leio muito sobre arquitetura. Isso, evidentemente, se reflete em meu trabalho na cozinha. É uma questão de conceito e filosofia", disse o chef à BBC Brasil.

Dono da maior escola de doceiros da Espanha com representações em 12 países, Balaguer trabalha apenas com doces que têm o chocolate como base. Para ele, os ovos de Páscoa são "jóias gastronômicas".

"Acho que é um presente simbólico e emotivo, que pode perfeitamente unir imaginação, originalidade e arte", afirmou.

Wasabi e açafrão

Balaguer, que durante sete anos trabalhou com o chef catalão Ferrán Adria, tido como o melhor do mundo, lança a cada temporada uma coleção de 12 novos tipos de ovos de Páscoa.

Na série de 2009, a variedade na aparência combina com a revolução dos sabores. O chocolate tradicional se mistura com azeite de oliva, soja ou wasabi (raiz forte).

"Para quem está habituado a combinações tradicionais pode parecer esquisito. Mas eu convido a testar novas experiências. Até porque estamos aqui para provar todos os dias que nem tudo está inventado no mundo dos chocolates", completou.

Já o chef Enric Rovira aposta na fusão entre a cozinha de vanguarda e os sabores conhecidos. Sua linha de produtos pascalinos une os tradicionais licores e frutas secas com pitadas exóticas de gergelim, soja ou açafrão.

"O ponto forte é a qualidade e o desenho", definiu a assessoria de Rovira.

Os ovos de Páscoa da linha fashion de especialistas como Balaguer ou Rovira custam entre 82 e 97 euros (aproximadamente R$ 240,00 e R$ 290,00).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Caixinha, obrigado!


Ivan Lessa em ilustração de Baptistão

Governar é deixar o alto cargo e sair por aí discursando. Sobre tudo. Vale o coringa. Dá uma fortuna. Principalmente, se o ex-líder tiver sido um vexame em matéria de governo.

Ninguém deixou as rédeas do poder com índice de popularidade mais baixo do que George W. Bush. Só que o danado, depois de 8 anos fazendo amizades nos círculos que se dizem acadêmicos, está faturando alto e gostoso.

Menos de três meses de praticamente ser varrido da Casa Branca e o danado está espalhando discursos a uma média de US$ 150 mil por meia-hora, mais ou menos, de ponderações sobre o poder ponderadas e postas no papel por uma boa equipe de redatores de, calculo, segundo time.

Digamos que ele pague à turma alfabetizada uns 20% do total. O restante dá e sobra para alimentar durante uma ou duas semanas a coleção de cavalinhos do ex-presidente, agora mero - mero? - fazendeiro no Texas.

Uma perguntinha: quem paga para ouvir Bush falar? Nem mesmo chega a ser puxação de saco. É pura e simples burrice mesmo. Falta do que fazer. Sobre "Armas de Destruição em Massa" (WMD) juro que Bush não fala. Minto. Tudo isso se passa nos Estados Unidos. Volto atrás. Pode sim ser sobre as WMD.

Por falar em Armas de Destruição em Massa (AMD). Sem aspas e acronomizando em português, para desarmar mais ainda sua comprovada inexistência.

Quem está com a bola branca e a nota preta nesse setor é o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair. Trata-se do discursante mais bem pago do mundo. Enfim, o Reino Unido pega um primeiro lugar. Na boca riquíssima do circuito internacional de palestras, Blair outro dia mesmo, neste começo de abril, faturou perto de US$ 900 mil por duas palestras de 30 minutos. Dá uns bons, uns excelentes US$ 9 mil por minuto. A dinheirama foi faturada numa visita de 36 horas às Filipinas, onde nem hotel o excelentíssimo "ex" teve que pagar. Ficou hospedado na embaixada britânica.

Blair não deve ter mencionado nem as ADM nem os célebres 45 minutos com que Saddam Hussein conseguiria armar e empregar as armas. Nucleares, claro. Foi desmentido quase que na hora por inspetores oficiais encarregados de manter um olho no Iraque e o que nele se - perdão - armava.

Não, não. Blair em sua oratória ficou distribuindo jóias como "a política é importante, mas muito do que com ela se passa não é grande coisa". Mais: "A religião pode ser uma fonte de inspiração ou uma desculpa para o mal".

Pensar que esse mesmo discurso ou palestra já deve ter sido pronunciado algumas dezenas de vezes em dezenas de países dá vontade de voltar contra a própria cabeça uma pequena arma de destruição pessoal.

Calcula-se que Tony (em política, nunca confie em um "Tony"; numa banda de rock, tudo bem) Blair já embolsou mais de 20 milhões de libras desde que lhe arrancaram as rédeas do poder das mãos há mais de dois anos. É dinheiro. Tudo para palestras com títulos feito "O Líder Como Gerador de Nações numa Época de Globalização."

Bill Clinton, mentor e articulador das manobras palradoras de Blair, ao menos parou de levantar seus habituais US$ 150 mil por monólogo desde que sua senhora foi contemplada com um alto cargo no governo de Barack Obama. Os americanos têm seus limites. Limites vastos, mas limites.

Agora, é sentar e esperar 4 ou 8 anos para pagar os US$ 350 - esse o preço normal de ingresso - que lhe darão o direito de ver e ouvir Barack Obama, ou senhora, falando sobre... sobre o que bem entenderem, ora bolas!

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Bolivia: universidades sólo para indígenas


Indígenas en Bolivia

Los alumnos estudiarán la lengua nativa, el español y un idioma extranjero.

El gobierno de Evo Morales abrió tres universidades exclusivamente indígenas en Bolivia, para profesionalizar a los quechuas, aymaras y guaranís, los tres pueblos originarios más grandes del país.

Las universidades fueron inauguradas este fin de semana en la población de Chimoré, en el centro del país, donde funcionará la universidad quechua.

Estas academias enseñarán en idioma nativo, pero también impartirán conocimientos en español y un idioma extranjero, que podría ser el inglés, explicó el ministro de Educación, Roberto Aguilar.

El viceministro de Educación Superior, Diego Pari, dijo a BBC Mundo que en cada universidad habrá 10 profesores, de los cuales, siete saldrán de las universidades convencionales y otros tres serán los denominados sabios indígenas sin formación académica.

¿Por qué exclusivamente indígenas?

(Esta iniciativa obedece) a la necesidad de crear otras opciones y oportunidades de estudio para sectores que históricamente fueron discriminados

Diego Pari, viceministro de Educación Superior

Pero, la pregunta es por qué se crean universidades indígenas cuando existen universidades públicas y privadas a las que pueden asistir todos los bolivianos.

El viceministro Pari dice que esta iniciativa obedece "a la necesidad de crear otras opciones y oportunidades de estudio para sectores que históricamente fueron discriminados".

El ex vicepresidente indígena, Víctor Hugo Cárdenas, pedagogo de profesión y opositor al Gobierno, opina que estas universidades son "la expresión de un discurso etnicista e ideologizado".

La ex autoridad dijo a BBC Mundo que lo ideal sería abrir plenamente las universidades convencionales y no así crear nuevas casas de estudio.

Estas universidades, según Pari, "recuperan los saberes de los pueblos indígenas y complementan la enseñanza con los saberes de otros pueblos".

Carreras productivas

El año académico se iniciará en julio, pero antes se impartirá un curso introductorio a los estudiantes que previamente hayan sido seleccionados por las comunidades y no así por examen de ingreso, como sucede en otras casas de estudio.

(Las universidades son) la expresión de un discurso etnicista e ideologizado

Víctor Hugo Cárdenas, ex vicepresidente indígena

Para comenzar, se prevé que habrá 40 estudiantes en cada universidad, los que se distribuirán en cuatro carreras "vinculadas al ámbito productivo", según el ministro Aguilar.

Esas carreras, dependiendo de la zona, pueden ser veterinaria, recursos forestales, hidrocarburos y alimentos.

Una vez que los estudiantes concluyan sus estudios, están obligados a regresar a sus comunidades.

El gobierno prevé, en principio, una inversión de 15 millones de dólares para el funcionamiento de las universidades.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Crimen de una niña, causa nacional


Katya Miranda

Katya Miranda fue asesinada el 4 de abril de 1999.

El caso de la violación y el asesinato de una niña de nueve años en El Salvador ha generado un movimiento ciudadano que reclama el esclarecimiento del crimen.

Además, la víctima se ha convertido en un símbolo contra los abusos de menores en un país donde se estima que un infante es violado cada día.

Todo empezó la madrugada del 4 de abril de 1999, durante las fiestas de Semana Santa, con el hallazgo del cadáver de una niña en la playa, a unos metros del rancho donde descansaban sus familiares, entre ellos jefes militares y policiales.

Katya, de nueve años, durmió aquella noche junto a su hermana, Marcela, de siete, bajo la tutela de su padre, Edwin Miranda, un capitán del ejército que se encargaba de la seguridad del entonces presidente de El Salvador, Armando Calderón Sol.

En principio, el caso fue registrado como un accidente más en las vacaciones de verano.

La madre de Katya, Hilda Jiménez, sepultó a su hija pensando que murió ahogada. Pero meses más tarde supo con detalles que Katya había sido violada y asfixiada en la arena, y que su cuerpo había sido echado al mar.

El juicio

En enero de 2000, el padre y el abuelo de la niña, Edwin y Carlos Miranda, respectivamente, fueron detenidos y posteriormente juzgados por la violación y el homicidio de la menor.

Campaña nacional para exigir el esclarecimiento del crimen de Katya

La campaña nacional por el esclarecimiento del crimen fue llevada a numerosas escuelas.

Pero la jueza a cargo de la causa los absolvió por falta de pruebas.

El juicio motivó una campaña para encontrar a los culpables del asesinato Katya. El Instituto de Derechos Humanos de la Universidad Centroamericana (IDHUCA) inició una investigación independiente del sistema judicial salvadoreño.

"Como institución, señalamos una serie de fallas procesales y vicios en la investigación", dijo a BBC Mundo Benjamín Cuéllar, director del IDHUCA.

Reapertura

Hace varias semanas, la Fiscalía General de la República (FGR) pidió perdón a la madre por la gestión anterior y ordenó recapturar al abuelo de Katya y a otras seis personas acusadas del secuestro de la menor.

Según el fiscal general Félix Garrid Safie, Carlos Miranda planificó el rapto de su nieta para imputarlo a un viejo enemigo con quien mantenía un litigio.

La teoría de la FGR es que Miranda habría sedado a la niña mientras dormía para entregarla a una banda de delincuentes y así incriminar a su rival.

Pero la banda presuntamente creyó que la pequeña estaba muerta y rechazó el trato, por lo que Carlos habría cambiado de planes y creado otro escenario, abusando y asfixiando a su nieta cuando ésta recobró el sentido.

"Doble persecución"

Debido a que el abuelo, el padre de la víctima y dos empleados fueron juzgados y absueltos en 2000 de los delitos de violación y homicidio, la defensa de Carlos Miranda sostiene que hay una campaña en su contra.

"Nosotros hemos alegado que es una doble persecución, ya que lo único que han hecho es cambiar el delito. Como argumento de fondo, creemos que el secuestro no se configuró", afirmó Luis Peña a favor de su cliente.

Pero la FGR objetó la posición del abogado, porque la acusación es diferente.

"Éste es un nuevo hecho que no se puede obviar. Estamos persiguiendo el delito de secuestro y no de homicidio", respondió Rodolfo Delgado, el jefe fiscal de la unidad contra el crimen organizado.

Amparo

Hilda Jiménez

La madre de Katya vive bajo asilo político en Estados Unidos.

Pero el ministerio público fue mucho más allá y presentó un recurso de amparo a la Corte Suprema de Justicia (CSJ) para que revoque la resolución emitida por el tribunal que llevó el caso hace diez años.

El hecho es inédito en el órgano judicial y abre la posibilidad de que el caso por violación y homicidio sea reabierto.

La madre de la víctima, Hilda Jiménez, dijo que el nuevo giro "es una sorpresa que la esperaba con ansias" y que albergaba la esperanza de "que la investigación de la muerte de mi Katy sirva en la lucha contra la violencia sexual de los niños".

Jiménez vive asilada con su otra hija en Estados Unidos, porque fue amenazada de muerte tras el primer juicio.

Y hace dos semanas, Carlos Miranda enfrentó una nueva denuncia por la violación de otra nieta que declaró ante un juzgado civil.

Debido a que la causa penal ya ha vencido, el tribunal evalúa que Miranda debe indemnizar por reparación moral.

Una violación diaria

Según el balance del Instituto Salvadoreño para el Desarrollo Integral de la Niñez y la Adolescencia (ISNA), la violación de menores es cotidiana: se produce una por día.

Solamente en 2007, el mayor número de violaciones a niñas se produjo en el grupo entre diez y 14 años, la mitad de las cuales fueron causadas por familiares o conocidos.

El ISNA registró entre enero y noviembre de 2007 un total de 340 denuncias por violencia sexual y 465 por maltrato infantil.

Ima Guirola, del Instituto de Estudios de la Mujer (CEMUJER), dijo que estos hechos "denotan una tolerancia de la violencia por parte de la sociedad y la fragilidad del Estado, que no logra garantizar el cumplimiento de los derechos".

"Estamos viendo que la casa es el lugar más inseguro para las mujeres, niñas y adolescentes", aseguró Guirola.

Para Benjamín Cuéllar, la posible reapertura por la violación y homicidio de Katya Miranda es paradigmática: "Podría sentar jurisprudencia en casos similares en los que la impunidad ha sido la norma".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

El "caso Lugo" y la hipocresía


El niño fue concebido cuando Lugo aún era sacerdote.

Mientras Paraguay sigue conmocionado por la confesión del presidente Fernando Lugo de que tuvo un hijo cuando aún era obispo, el mandatario comenzó este martes los trámites para formalizar su paternidad del niño.

El abogado de Lugo presentó una solicitud ante el Registro Civil de Asunción para que Guillermo Armindo, de dos años, sea anotado como hijo del jefe de Estado.

El letrado, Marcos Fariña, también anunció que el presidente pedirá la restitución de parte de su sueldo -al que había renunciado cuando asumió en agosto de 2008- para pagar una pensión alimentaria a su hijo.

En tanto, este martes también se anunció que la madre del niño, Viviana Carrillo, dejó sin efecto la denuncia de filiación que había presentado contra Lugo la semana pasada, y que dio comienzo a las especulaciones que concluyeron con la confirmación del presidente el lunes.

En su declaración, el mandatario, de 58 años, admitió su relación con la mujer, de 26, a la que habría conocido al hospedarse en casa de la madrina de ésta, cuando realizaba labores pastorales en un pueblo vecino.


Reacción de la iglesia

La Conferencia Episcopal Paraguaya dio a conocer un comunicado respecto al llamado "Caso Lugo", en el que pidió perdón "por los pecados de los miembros de la Iglesia".

El riesgo que vemos es que, en alguna forma, el hecho le reste cierta autoridad moral a la iglesia

Monseñor Ignacio Gogorza, obispo de Encarnación

El obispo Ignacio Gogorza, miembro de la Conferencia, señaló que la conducta del presidente fue "una bofetada" para la iglesia católica.

"El riesgo que vemos es que, en alguna forma, el hecho le reste cierta autoridad moral a la iglesia", afirmó el prelado, considerado un referente del sector conservador de la organización eclesiástica.

Sin embargo otros religiosos aplaudieron la actitud del ex religioso de reconocer sus errores.

El obispo Mario Medina, un amigo de Lugo, llamó su confesión "un acto de valentía y sinceridad".

¿Hipocresía?

Para algunos analistas, la rápida reacción de la iglesia al anuncio de Lugo resulta hipócrita, cuando se lo compara con la tímida respuesta que el organismo ha dado a otros escándalos en su seno, como los casos de pedofilia.

Esto no es solamente una cuestión moralista

Pedro Kriskovich, vocero de la Iglesia Católica en Paraguay

No obstante, Pedro Kriskovich, vocero de la iglesia paraguaya, dijo a BBC Mundo que el comunicado de la Conferencia Episcopal era necesario, por la importancia de quien cometió el hecho.

"Hay que pedir perdón por todos los pecados, pero hay que entender esto en el contexto del pueblo paraguayo, que siente una gran decepción", afirmó Kriskovich.

"Esto no es solamente una cuestión moralista. A Lugo se lo eligió con gran expectativa y se confió en él como un hombre que decía la verdad. Por eso la iglesia tenía que pronunciarse", señaló el vocero.

De obispo a presidente

Lugo renunció al ministerio sacerdotal en diciembre de 2006 para dedicarse a la política, y cinco meses después -el 4 de mayo de 2007- nació su hijo.

En ese momento el obispo había sido puesto en suspenso por el Vaticano, que lo suspendió a divinis en enero de 2007.

El 20 de julio de 2008, dos semanas antes de asumir la presidencia, el Papa Benedicto XVI le concedió la reducción al estado laico, por lo que quedó liberado de las obligaciones que impone el estado clerical.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Novo advogado dos Nardoni analisará caso no feriado


14 de abril de 2009 • 19h44 • atualizado às 20h23

Roberto Podval substitui Marco Polo Levorin
Roberto Podval substitui Marco Polo Levorin
14 de abril de 2009
Cristovão Bernardo/Futura Press


O advogado criminalista Roberto Podval assumiu a defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de matar a menina Isabella Nardoni em março do ano passado. Podval irá compor a equipe formada por Rogério Neres e Ricardo Martins no lugar de Marco Polo Levorin, que deixou o caso na segunda-feira.

Podval disse que ainda não se reuniu com os outros dois advogados para discutir o caso. Segundo ele, apenas nesta terça-feira o processo chegou às suas mãos. "Ainda não conversei com eles, mas vou passar o feriado inteiro estudando o processo para fazer isso na próxima semana", disse Podval.

O advogado atuou em operações da Polícia Federal e na CPI dos Bingos. Podval defendeu, também, o iraniano Kia Joorabchian, representante do fundo de investimentos MSI, que manteve uma parceria com o Corinthians. Além dele, o cirurgião Farah Jorge Farah, acusado de assassinato e esquartejamento de sua paciente e ex-namorada Maria do Carmo Alves, também foi cliente do criminalista. Atualmente, Podval defende Denise Abreu, ex-diretora da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac).

Relembre o caso
Isabella Nardoni, 5 anos, foi encontrada ferida no dia 29 de março de 2008 no jardim do prédio onde moravam o pai Alexandre Nardoni e a madrasta Anna Carolina Jatobá, na zona norte de São Paulo. Segundo os Bombeiros, a menina chegou a ser socorrida e levada ao Pronto-Socorro da Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta da 0h.

O inquérito policial apontou que ela foi agredida, asfixiada e jogada do sexto andar do edifício. No dia 18 de abril, Alexandre e Anna Carolina foram indiciados por homicídio doloso, triplamente qualificado. No dia 6 de maio, o promotor Francisco Cembranelli denunciou e pediu a prisão preventiva do casal, aceita pela Justiça.

Alexandre está preso na Penitenciária Dr. José Augusto Salgado (P-2), em Tremembé (SP), e Anna Carolina, na Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier, também em Tremembé. No último dia 24, a Justiça de São Paulo negou recurso do casal e determinou que os dois devem ir a júri popular. A defesa afirmou que vai recorrer da decisão.

Redação Terra

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Liberado na web maior acervo musical do mundo


O maior catálogo de arquivos musicais do mundo passou a ser de domínio público nesta terça-feira. O Arquivo de Música Contemporânea de Tribeca, em Nova York, nos Estados Unidos, foi liberado pela Universidade de Colúmbia, com quem o acordo para liberação do material fonográfico foi firmado na última semana.


Um dos primeiros acervos que podem ser acessados, segundo o site Arcmusic, é a coleção de blues do guitarrista da banda Rolling Stones, Keith Richards, com canções originais em 78rpm do músico Robert Johnson, datadas de 1937.

Ao todo, o arquivo fonográfico de Tribeca contém mais de 2 milhões de gravações, 3 milhões de fotografias, livros e vídeos, incluindo trilhas sonoras de filmes do cinema. O catálogo disponibiliza ainda gravações de música pop e traz dados sobre os músicos e bandas.

De acordo com o site ArtsBeat, hospedado no jornal americanoNew York Times, o compartilhamento do material não visa a fins lucrativos. A intenção da universidade em viabilizar o acesso ao acervo é uma maneira de estimular o desenvolvimento de novos projetos na área musical.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pacientes com diabetes tipo 2 têm maior risco de demência


14 de abril de 2009 • 17h34 • atualizado às 18h19


Ligia Hougland

Direto de Washington

O Journal of the American Medical Association (JAMA) divulgou nesta terça-feira um estudo sobre o alarmante risco de demência e Alzheimer em pacientes diabéticos do tipo 2 acima de 52 anos. A pesquisa foi realizada pela Kaiser Permanente, uma organização dos EUA especializada em serviços e estudos médicos, e acompanhou pacientes com diabete do tipo 2 por 22 anos, de 1980 a 2002, e, novamente, por quatro anos, de 2003 a 2007. Os estudo contou com 16. 667 participantes com idade média de 65 anos.

Rachel Whitmer, uma das pesquisadoras principais do estudo, afirmou que indivíduos que sofrem mais de três crises hipoglicêmicas graves, exigindo hospitalização ou atendimento de emergência, correm um risco de 110% de desenvolver demência ou Alzheimer.

Os pesquisadores observaram que 1.822 de pacientes (11%) foram diagnosticados com demência, e 1.465 pacientes (8,8%) apresentaram pelo menos um episódo de hipoglicemia. No estudo, 250 participantes apresentaram demência e pelo menos um episódio de hipoglicemia (16,95%).

Episódios de hipoglicemia podem incluir tontura, desorientação, desmaio ou convulsão. Apesar de alguns estudos terem relatado uma associação entre uma história de hipoglicemia e função cognitiva debilitada em crianças e jovens com diabete do tipo 1, ainda não havia sido conduzido um estudo sobre o impacto da hipoglicemia como fator de risco para o desenvolvimento de demência e Alzheimer em populações de idade mais avançada, que estão mais predispostas a apresentar diabete do tipo 2 do que diabete do tipo 1.

"Com o aumento da prevalência da diabete do tipo 2 no mundo inteiro, a relação entre hipoglicemia e demência deve ser avaliada", afirma Whitmer.

As principais causas de episódios de hipoglicemia grave incluem o uso excessivo de medicamentos para controle de diabete, corte de refeições, consumo de álcool e infecção grave. Evitar estes hábitos pode impedir que os pacientes com diabete do tipo 2 apresentem episódios de hipoglicemia grave que resultem na piora da capacidade de memória, dano cerebral, demência e Alzheimer.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

KYRGYZSTAN: CONTROVERSY SURROUNDS STAGE PRODUCTION OF THE VAGINA MONOLOGUES IN BISHKEK





Text by Joanna Lillis;
4/13/09

A stage production in Kyrgyzstan hopes to serve as a watershed moment in a nascent Central Asian women’s rights movement.

The production in question is The Vagina Monologues by Eve Ensler, an episodic play based on interviews with over 200 women relating how they view their bodies, sexual experiences, sexual abuse and sexual violence. An English-language version of the show made its debut in late March in Bishkek. On April 11, the show opened its Russian-language version.

Central Asia is not known as a region where women have tried to assert their rights. Accordingly, the staging of The Vagina Monologues has already generated a fair amount of controversy.

Of the 22 cast members, the overwhelming majority are young women born and raised in Central Asia. The performance was part of global events to mark V-Day, an annual campaign that seeks to end violence against women. The performance in Kyrgyzstan’s capital raised funds for Bishkek’s Sezim crisis center for women and family, the Labrys lesbian, gay, bisexual and transgender (LGBT) shelter, the Tais Plus safe house, and also for survivors of sexual violence in the Democratic Republic of Congo, this year’s global V-Day cause.

"Kyrgyzstan, like many other Central Asian countries, is a very masculine and patriarchal society where women, youth, children and LGBT people are often repressed and invisible when it comes to their voices, rights and lives," Selbi Djumayeva, the driving force behind the Bishkek production, told EurasiaNet. "Gender norms are binary and rigid and mostly assign a secondary and devalued role to women and those who are perceived as less masculine or non-heterosexual."

Djumayeva acknowledged that the production company had to overcome several obstacles in order to stage the show, with criticism coming from some unexpected corners. "We have already received so much negative feedback and criticism -- not only from the public, but also from civil society [groups]," she said.

Some of the reaction has been of a threatening nature. Writing on the V-Day Bishkek Facebook group three days before the English-language performance on March 28, a commentator identified as Rustam Muhamedov attacked the performance as "porn" that "is not for Kyrgyzstan." He recommended the performers erect bulletproof glass in front of the stage "if you want to get home safe."

Some cultural observers believed the Russian-language version of the play could exacerbate the controversy due to its ability to reach a wider audience in Central Asia. It could lead to the stigmatization of the performers, said Gulnara Ibrayeva, a gender expert from the Institute of Social Technologies and sociology professor at the American University of Central Asia. "It could actually be dangerous, in my opinion," she added.

"Performing in Russian is . . . more culturally and emotionally challenging," Djumayeva agreed, but she indicated that she was ready to take on the challenge. "We need to have a good strategy for our response."

As cast member Aizhan Mamatbekova pointed out, the performance confronts taboos normally unspoken in the mainly Muslim societies of Central Asia. "It’s important to talk about issues of violence, issues of abuse, especially in the context of Kyrgyzstan, and in the context of Central Asia," Mamatbekova told EurasiaNet.

The idea of gender-based rights is not new to Kyrgyzstan. During the Soviet era, the Communist leadership in the Kremlin enhanced educational opportunities for women, who also became well-represented in the work place -- albeit rarely in positions of authority. However, Soviet ideology was superimposed on a patriarchal system, and rights activists say that the Soviet era did not manage to fundamentally alter discriminatory attitudes.

Ibrayeva pointed out that general patterns of discrimination against women are compounded in Kyrgyzstan by local cultural traditions, in particular the controversial practice of bride kidnapping. [For background see the Eurasia Insight archive].

Kyrgyzstan’s Forum of Women’s NGOs said in a 2008 report that there is a "distinction between consensual and non-consensual kidnapping." The report went on to cite statistics on non-consensual bride kidnapping, showing that from 2002-2005 around 40 cases were brought to court every year, with about half to two-thirds resulting in convictions. The report goes on to say that cumulative data from three different studies suggests that approximately "35 percent to 45 percent of married ethnic Kyrgyz women are married against their will as a result of bride kidnapping."

The government is tackling gender-based discrimination and violence against women. It passed a law on gender equality in 2003 to fight discrimination and protect women against physical and psychological abuse, including within the family. Kyrgyzstan is also party to the UN Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination against Women.

The Forum of Women’s NGOs has welcomed the government’s commitment, but is calling on officials to do more to ensure that anti-discrimination legislation does not just remain on paper. It says laws governing domestic violence are not enforced.

Some members of The Vagina Monologues cast in Bishkek expressed hope that the production could spur wider debate on women’s rights in Central Asia. Chinar Meredova, a cast member from Turkmenistan, holds out hope of taking the show to her native country. "Kyrgyzstan is kind of the beginning of this. I’d like to do it in my country," Meredova said. "We thought it wasn’t possible in Kyrgyzstan, but we did it."

Editor's Note: Joanna Lillis is a freelance writer who specializes in Central Asia. David Trilling is the Central Asia Coordinator for EurasiaNet.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mel Gibson's Other Woman?

Mel Gibson Not Tied to Oksana Kolesnikova, Says Pianist's Rep


Denials From Russian Singer's Camp As Gibson Faces Pricey Divorce

PopEater
posted: 1 HOUR 1 MINUTE AGO

(April 14) - Don't blame the Russian singer for the Mel Gibson split.
That's the word coming out of the camp of singer Oksana Kolesnikova. A representative for the singer told TMZ:
"Sorry to hear about Mel Gibson's divorce. Somehow Oksana is being linked to Mr. Gibson, but there are no emotional ties between the two that I am aware of. Oksana has in the past entertained Mr. Gibson with her piano music as he dined at the Polo Lounge at the Beverly Hills Hotel. Yes, I definitely welcome the opportunity to set the record straight, our Oksana is not romantically involved with Mr. Gibson."
Skip over this content
YouTube.com
3 photos
Previous
Next
Russian pianist Oksana Kolesnikova, who goes by Oksana on her Web site, has denied any emotional relationship with Mel Gibson through her representative. On her Web site, Oksana greets fans before launching into Elton John's 'Sorry Seems To Be the Hardest Word.'

Oksana Denies Relationship With Mel

    Russian pianist Oksana Kolesnikova, who goes by Oksana on her Web site, has denied any emotional relationship with Mel Gibson through her representative. On her Web site, Oksana greets fans before launching into Elton John's 'Sorry Seems To Be the Hardest Word.'

    YouTube.com

    Oksana's Web site features dozens of photos of the Russian talent and beauty.

    www.oksana-k.com

    According to the pianist's rep (via TMZ) ''Oksana has in the past entertained Mr. Gibson with her piano music as he dined at the Polo Lounge at the Beverly Hills Hotel. Yes, I definitely welcome the opportunity to set the record straight, our Oksana is not romantically involved with Mr. Gibson.''

    www.oksana-k.com

Kolesnikova's biography on her Web site mentions the pianist's multiple accomplishments as well as the Polo Lounge gig, where she performs up to five nights a week. No mention is made of the photo scandal reported by RadarOnline.com last month, which placed Gibson and Kolesnikova on a beach in Costa Rica. Radar also reported that the singer was spotted close to the set of the upcoming Gibson thriller 'Edge of Darkness.'
Now the singer's denial comes quickly as word swirls that Mel Gibson's divorce from his wife of 28 years, Robyn, could be one of Hollywood's most costliest splits ever. Without any sign of a prenuptial agreement, Ms. Gibson could go after half of the actor's earnings from 1980 onward which is estimated to reach the $1 billion mark.
"This could easily be one of the biggest divorce settlements in Hollywood history," says Los Angeles family lawyer Lynn Soodik to PEOPLE. "Any attorney would advise her to take half." Soodik, PEOPLE notes, is not a representative of either of the Gibsons.
The Gibsons cited "irreconcilable differences" as the reason for their split.
In a statement released by the couple, they say the following: "Throughout our marriage and separation we have always strived to maintain the privacy and integrity of our family and will continue to do so."
A PEOPLE source claims that the two have actually been separated for three years, having gone their separate ways following Gibson's 2006 DUI arrest. The infamous bust was accompanied by an anti-Semitic rant by Gibson.
Skip over this content
Ron Galella, WireImage
15 photos
Previous
Next
Without a prenup and nearly $1 billion in play, Mel and Robyn Gibson could be headed for one of the most expensive splits in Hollywood history. See Which Star Splits Cost a Fortune >>>






Russian Singer on Mel -- 'Nyet' to Affair Rumors

There have been reports that Mel Gibson was having an affair with a Russian singer and that it played a part in the break up of his marriage -- Mel has denied it, and now the singer is sounding off too.

TMZ spoke with a rep for Oksana Kolesnikova, who gave us the following statement: "Sorry to hear about Mel Gibson's divorce. Somehow Oksana is being linked to Mr. Gibson, but there are no emotional ties between the two that I am aware of.

Oksana has in the past entertained Mr. Gibson with her piano music as he dined at the Polo Lounge at the Beverly Hills Hotel.

Yes, I definitely welcome the opportunity to set the record straight, our Oksana is not romantically involved with Mr. Gibson
."

There it is -- you buyin' it?

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Talibã executa casal de namorados que fugiu para se casar

HERAT, Afeganistão (AFP) - Os islamitas talibãs executaram nesta segunda-feira publicamente, no sudoeste do Afeganistão, um homem e uma mulher que tentaram fugir de suas famílias para poderem se casar, anunciou nesta terça-feira o governador da província de Nimroz.

O casal foi morto a balas diante de uma mesquita no povoado de Khash Rod, provínvia de Nimroz, afimou à AFP Ghulam Dastageer Azar, que classificou a execução de "insulto ao Islã".

"Um jovem rapaz e uma moça, ambos adultos e solteiros e que queriam se casar, fugiram de suas famílias que não aprovavam seus planos de união", explicou Azar.

"Três mulás talibãs os arrastaram até a mesquita do povoado de Khash Rod, emitiram uma fatwa (decreto religioso) que ordenava sua execução e os mataram diante do prédio religioso", contou o governador.

Não foi possível localizar os porta-vozes talibãs para comentar o ocorrido.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Arábia Saudita regulamenta casamento de meninas

RIAD (Reuters) - A Ministério da Justiça da Arábia Saudita anunciou a intenção de regulamentar o casamento de meninas muito jovens, depois que um tribunal recusou-se a anular o matrimônio de uma garota de 8 anos com um homem 50 anos mais velho, segundo um jornal local.

O ministro Mohammed Al Issa declarou ao jornal Al Watan que é preciso "acabar com a arbitrariedade de pais e responsáveis ao casarem meninas menores".

A Arábia Saudita é uma sociedade patriarcal que aplica uma forma severa do Islã Sunita, o qual proíbe o convívio de homens e mulheres que não sejam parentes e dá ao pai o direito de casar filhos e filhas com quem julgar conveniente.

As declarações do ministro sugerem que o casamento arranjado das meninas não será abolido. De acordo com ele, o objetivo será "preservar os direitos, evitar dramas para acabar com os aspectos negativos do casamento das meninas menores de idade".

Na semana passada, um tribunal da cidade de Unaiza confirmou pela segunda vez o casamento da menina de 8 anos com um homem de quase 60, com a condição de que o casal não faça sexo até que ela atinja a puberdade.

Questões financeiras podem levar algumas famílias sauditas a casarem suas meninas com homens muito mais velhos. Muitos clérigos, inclusive o principal religioso do país, o grão-múfti xeque Abdelaziz Al Al Sheikh, aprovam a prática.

"Para eles, isso está autorizado pela sharia, a lei islâmica", disse o advogado Abdul-Rahman Al Lahem. "Alguns serão contra, mas o ministro da Justiça é também um clérigo e um membro do principal órgão clerical do reino."

Muitas jovens de países árabes que seguem as tradições tribais se casam com homens bem mais velhos, mas só depois da puberdade. Tais casamentos também são determinados pela pobreza em países como o Iêmen, um dos lugares mais pobres do mundo fora da África.

O Unicef (órgão da ONU para a infância) manifestou na segunda-feira "profunda preocupação" com a sentença do tribunal de Onaiza.

"A despeito das circunstâncias ou do marco legal, o casamento de uma criança é uma violação dos direitos da infância", disse a diretora-geral da agência, Ann Veneman, em nota.

(Reportagem de Souhail Karam e Patrick Worsnip, em Nova York)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Campos do Jordão


Dicas de Lazer:


Museu Felícia Leirner. Programa imperdível para quem aprecia esculturas. São cerca de 90 peças confeccionadas em cimento, bronze e granito. A maior parte das esculturas fica ao ar livre, nos jardins que cercam o Auditório Cláudio Santoro.

As esculturas representam figuras zoomórficas e humanas mescladas a estruturas que lembram cidades e catedrais.

Situado num dos pontos mais altos da Estância, dele se descortina uma bonita vista toda a região da Serra da Mantiqueira e do Sul do Estado de Minas Gerais. Ao visitar o Museu Felícia Leirner, dê uma esticadinha ao Auditório Cláudio Santoro, o tradicional palco dos Festivais.

Clique na imagem para vê-la ampliada.

Obras de Felícia Leirner


Clique na imagem para vê-la ampliada.

Centro de eventos de Vila Abernéssia.

O Gazebo. Batizado como "Centro de Eventos Ministro Sérgio Motta", o Gazebo de Vila Abernéssia, como é conhecido popularmente, é palco de concertos, apresentações artístico-culturais e eventos cívicos.

Palácio do Governo. A sede de inverno do Governo Paulista, está situado num dos pontos mais altos e bonitos de Campos. Alí está exposto um bonito acervo, com obras de renomados artistas plásticos. Mobiliário de época em diversos estilos, tapeçarias, louças, pratarias e adornos também devem ser vistos.

O Palácio Boa Vista fica aberto à visitação às 4ªs, 5ªs, sábados, domingos e feriados, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Os ingressos custam R$ 5,00.

Clique na imagem para vê-la ampliada.

Palácio Boa Vista

Clique na imagem para vê-la ampliada.

Estrada de Ferro. A bucólica Estrada de Ferro Campos do Jordão, inaugurada em 1914, mantém dois circuitos para passeios: local, com o Bondinho, e até Pinda, com uma Automotriz. Nesse passeio, o trem vai até até Pinda (47 km), passando por Sto. Antonio do Pinhal e o Reino das Águas Claras.

Horto Florestal. Um programa imperdível para quem visita Campos do Jordão e Região é o Parque do Estado.

Situado numa área de preservação permanente com 8.341 hectares, nele estão contidas, além da vegetação exuberante, um orquidário, viveiro de mudas de árvores e plantas, trilhas, riachos, cachoeiras, hospedaria, restaurante, local para piqueniques, pesque-pague, lanchonete e até uma mini hospedaria.

Para quem curte a natureza, nada como um prolongado passeio pelas diversas trilhas, todas muito bem demarcadas, que levam a lugares belíssimos, ricos na fauna e na flora exótica, bem preservada.

Também pode-se visitar o laboratório de truticultura, onde são desenvolvidos alevinos de truta arcoíres, bastante difundida no Brasil e que povoa os principais lagos e rios da região.

Artes Plásticas Sempre Presentes:

Clique na imagem para vê-la ampliada.

Campos do Jordão, conhecida internacionalmente pelo Festival de Música, também marca seu nome por outros caminhos das artes. Muito antes mesmo da introdução do Turismo na cidade, renomados artistas plásticos viveram e conviveram harmoniosamente na Estância. Escultores e pintores, como Expedito Camargo Freire (foto de um obra), que hoje empresta seu nome à Pinacoteca Municipal.


A Casa do Artesão é um exemplo vivo disso. Ela situa-se em frente ao Quartel do Corpo de Bombeiros, em Vila Capivari. Alí, artistas habilidosos e geniais transformam madeira, couro, metal, raízes e telas em manifestações artísticas belíssimas que agradam a todos gostos e bolsos. Um passeio obrigatório para quem visita a Estância. Clique na imagem para vê-la ampliada.

MAIS DICAS IMPERDÍVEIS:

• Mosteiro das Irmãs Beneditinas: além de artesanato e geléias caseiras, tem um brechó de roupas européias.

• Canto Gregoriano: todas as tardes, às 17,45 na capela do Mosteiro. Av. Adhemar de Barros, 330. Abernéssia. Tel: 3662.4277.

• Museu da Sinhazinha: transporte usado na época do Brasil colônia. Fica no caminho do Horto, Km 14, dentro do Rancho Sto. Antônio.

• Divina Providência: onde se encontra horta caseira e um viveiro com plantas e flores da região (perto do Hospital São Paulo), em Vila Abernéssia. Tele-fone: 3662.2700.

•Irmãs Mercedárias: artesanato feito em papel machê, tapetes arraiolos, colchas tudo feito pelos velhinhos do asilo. Rua N. Sra. Das Mercês, 581, em Vila Albertina. Tel: 3662.1444.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters