[Valid Atom 1.0]

domingo, 22 de maio de 2011

Há exato um ano Lago Paranoá foi palco de outro naufrágio

Leandro Kleber

Publicação: 22/05/2011 23:27 Atualização:

Não é a primeira vez - e talvez não será a última - que o Lago Paranoá é palco de tragédias na capital federal. Exatamente há um ano, na madrugada do dia 22 de maio de 2010, uma lancha de pequeno porte naufragou entre a QL 15 e a Ponte JK e matou duas irmãs, Juliana e Liliane Queiroz de Lira. As outras nove pessoas que estavam a bordo conseguiram se salvar. Um laudo do Instituto de Criminalística da Polícia Civil concluiu que a embarcação estava superlotada.

Em janeiro de 2010, um barco com dois pescadores também afundou próximo à "Prainha", no Setor de Mansões do Lago Norte, e causou a morte de Vagner Pitambeira, de 28 anos. O amigo escapou nadando até a margem. Em maio de 2008, uma colisão envolvendo uma lancha e um pequeno barco perto do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, acabou matando o capitão do Exército Luiz Antonio de Matos, 30 anos. De acordo com a Marinha, o piloto da lancha não viu o outro barco. A bordo estavam dois homens e uma mulher, que acabou tendo traumatismo craniano. Os dois rapazes que estavam na lancha não se feriram.

A irresponsabilidade de banhistas e navegantes no Lago Paranoá também é causa de acidentes. Em novembro de 2007, o sargento reformado da Polícia Militar Ismar Lopes de Oliveira morreu ao ser atropelado por uma lancha próximo ao Clube Recreativo e Esportivo dos Subtenentes e Sargentos (Cresspom), no Setor de Clubes Norte. Ele mergulhava para retirar lixo do fundo do lago e, mesmo tendo sinalizado o local com bóias, acabou sendo atropelado por um condutor que não tinha habitação.

Uma semana depois, Edideu Lopes de Oliveira, 22 anos, morreu afogado na Barragem do Paranoá. Ele se afastou da margem mesmo sem saber nadar. O mesmo ocorreu em um domingo no fim de novembro de 2009 com a diarista Leidiana Regina Marchiori da Silva, 21 anos. Sem saber nadar, a jovem entrou na água com amigos, num colchão inflável, para pescar. O colchão acabou virando e a jovem morreu afogada. Dezenas de pessoas morrem afogadas por ano no Lago Paronoá.



Publicação: 22/05/2011 23:15 Atualização:

Vários familiares de vítimas estão indo para a frente da Associação dos Sevidores da Câmara dos Deputados (Ascade), onde o Corpo de Bombeiros montou a base da operação de resgate, em busca de informação. No entanto, não estão sendo autorizados a entrar. Apenas os chamados pelo Corpo de Bombeiros ingressaram no clube. Até o momento, quase todos que estavam no barco sobreviveram e estão sendo encaminhados para o Hospiral de Base para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Apenas um bebê de 6 meses faleceu.



NAUFRÁGIO: Pânico pode ter tirado estabilidade do barco e causado acidente

Fábio Monteiro

Publicação: 22/05/2011 23:24 Atualização:

Segundo uma vítima que se salvou, Jéssica Yzi, 20 anos, quando todos perceberam que a embarcação estava afundando foi uma correria desesperada para a proa (frente) da embarcação. "Quando todo mundo foi para um lado, a parte de trás levantou e o barco começou a afundar mesmo", relembra.

Acidente no Lago Paranoá: Bombeiros contam 88 resgatados com vida até agora

Publicação: 22/05/2011 23:06 Atualização:

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, 88 vítimas foram resgatadas com vida no naufrágio no Lago Paranoá neste domingo (22/05) até às 23h. O único óbito confirmado até o momento é um bebê de seis meses. A embarcação afunfou próximo à Ponte JK por volta das 20h e estava com 80 pessoas mais 12 tripulantes.



"Minha sorte é que eu estava de colete, senão tinha morrido", conta vítima

Isaías Monteiro

Publicação: 22/05/2011 22:54 Atualização:

A operadora de telemarketing, Jaquelina da Silva Moura, de 29 anos, também estava na embarcação que naufragou no Lago Paranoá na noite deste domingo (22/5). Ela estava na festa acompanhada pelo marido Fanilon Vasconcelos, de 35 anos.

Jaqueline relatou para a mãe como sobreviveu ao acidente. "Minha sorte é que e estava de colete, senão tinha morrido. Uma garota ficou me puxando e quase me afogou".

Segundo a operadora de telemarketing, muita gente pagou para entrar no evento. Ela mesma teria comprado o convite por R$ 65.

Maria Júlia Lledó

Isaías Monteiro

Publicação: 22/05/2011 21:30 Atualização: 22/05/2011 23:05

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma embarcação de festa afundou no Lago Paranoá na noite desde domingo (22/05), por volta das 20h. O barco teria ido a pique próximo da Ponte JK com 92 pessoas. Os motivos do acidente são desconhecidos.

A equipe de resgate está baseada no clube da Associação dos Sevidores da Câmara dos Deputados (Ascade). Cinco helicópteros sobrevoam o Lago em busca das vítimas e até o momento, 63 foram resgatadas com vida, etnre elas seis crianças e um bebê.

O evento era uma festa familiar, com crianças de colo e jovens. A suspeita é de que uma lancha tenha batido no motor do barco. As vítimas retiradas da água estão envoltas em sacos térmicos devido o intenso frio que faz no Lago Paranoá.

Segundo um garçom que trabalhava na festa, o motor parou uma vez, mas conseguiram religá-lo. Depois, houve uma segunda parada e tve início o que o homem chamou de efeito Titanic: o barco começou a afundar. Hoje fez exatamente um ano de outro acidente no lago no qual faleceram as irmãs Liliane Queiroz Lira, 18 anos, e Juliana Queiroz, 21.

Vários familiares de vítimas estão indo para a frente do Ascade em busca de informação, mas não estão sendo autorizados a entrar. Apenas os chamados pelo Corpo de Bombeiros ingressaram no clube.



Exibir mapa ampliado

Lago Paranoá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago Paranoá
Lago Paranoá
Vista do lago Paranoá
Localização Brasília
Tipo Lago artificial
Área da superfície 48 km²
Afluentes Ribeirão do Torto, Ribeirão do Gama, Ribeirão Riacho Fundo, Ribeirão Bananal
Profundidade média 12 m
Profundidade máxima 38 m
Bacia hidrográfica Bacia do Paranoá
Perímetro1 80 km
Ilhas Ilha do Paranoá
Ilha do Retiro
Ilha dos Clubes
País(es) Brasil
1 a medição do perímetro do lago é imprecisa devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizada

O Lago Paranoá é um lago artificial de Brasília, no Distrito Federal brasileiro. Foi concebido em 1894 pela Missão Cruls [1] e concretizado com a construção da cidade, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek.

O lago é formado pelas águas represadas do rio Paranoá, e tem 48 quilômetros quadrados de extensão, profundidade máxima de 38 metros e cerca de 80 quilômetros de perímetro, com algumas praias artificiais, como a "Prainha" e o "Piscinão do Lago Norte". Localizado em Brasília, foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Ao redor do lago há vários bares e restaurantes. Os bairros Lago Sul e Lago Norte derivam seus nomes do lago. Cada uma ocupa uma das duas penínsulas.

Índice

[esconder]

[editar] Barragem

Com o represamento do rio Paranoá em 12 de setembro de 1959, originou-se a usina que supria o Distrito Federal, mas que atualmente representa apenas 2,5% de seu consumo energético.

[editar] História

No resumo do relatório da comissão de estudos da Nova Capital, apresentado por Luís Cruls, em 1896, o mesmo transcreve trecho de sub-relatório feito pelo botânico Dr. Glaziou: "...Entre os dois grandes chapadões, conhecidos pelos nomes Gama e Paranoá, existe imensa planície sujeita a ser coberta pelas águas da estação chuvosa; outrora era um lago devido à junção de diferentes cursos d'água formando o rio Paranoá; o excedente desse lago, atravessando uma depressão do chapadão, acabou com o carrear dos saibros e mesmo das pedras grossas por abrir nesse ponto uma brecha funda, de paredes quase verticais, pela qual se precipitam hoje todas as águas dessas alturas. É fácil compreender que, fechando essa brecha com uma obra de arte (dique ou tapagem provida de chapeletas e cujo comprimento não exceda 500 a 600 metros, nem a elevação de 20 a 25 metros) forçosamente a água tornará ao seu lugar primitivo e formará um lago navegável em todos os sentidos, num comprimento de 20 a 25 quilômetros sobre uma largura de 16 a 18".[2]

[editar] Fauna em suas margens

Uma das aves mais comuns do lago é o biguá. São também encontrados garças, águias-pescadoras, matracas, marrecas-pé-vermelho e marrecas-irerê. Entre mamíferos há a presença de lontras, capivaras, cuícas-d'água, ratos-d’água, micos-estrela, gambás-de-orelha-branca e ratos-do-campo.

Há também o jacaretinga, uma espécie nativa do lago que prefere as águas mais rasas e com mais vegetação e que não costuma atacar humanos.

[editar] Pesca

Desde o ano 2000 a pesca é permitida e incentivada no lago após sua despoluição,[3] onde são extraídos em sua maioria tilápias, espécie não nativa, assim como o tucunaré e a carpa, esta última introduzida especialmente como limpeza contra as algas. As espécies nativas são cará, lambari e traíra.

[editar] Navegação e esportes náuticos

O Distrito Federal possui mais de 11 mil embarcações registradas, sendo a terceira maior frota náutica do país, entretanto, não há em toda a orla do lago qualquer píer ou marina públicos.

São praticados no lago vários esportes náuticos como canoagem, iatismo, esqui aquático e até mergulho. Ali é realizada desde 1994 a 'Regata JK', disputa com mais de 200 embarcações.[4]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Lago Paranoá

Referências

  1. Luís Cruls. Planalto Central do Brasil: Coleção Documentos Brasileiros (em português). 3 ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1957. 333 p.
  2. Planalto Central do Brasil-Coleção Documentos Brasileiros-Livraria José Olympio Editora-1957, página 331
  3. Jornal Alô Brasília, 25/10/2009
  4. [Nosso Lago, por Isabel Vilela, Correio Braziliense, 20/3/2010]
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

´´ paronoe brasilia[[




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

NAUFRÁGIO NO LAGO: Familiares lotam entrada de clube em busca de informação


Publicação: 22/05/2011 23:15 Atualização:

Vários familiares de vítimas estão indo para a frente da Associação dos Sevidores da Câmara dos Deputados (Ascade), onde o Corpo de Bombeiros montou a base da operação de resgate, em busca de informação. No entanto, não estão sendo autorizados a entrar. Apenas os chamados pelo Corpo de Bombeiros ingressaram no clube. Até o momento, quase todos que estavam no barco sobreviveram e estão sendo encaminhados para o Hospiral de Base para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Apenas um bebê de 6 meses faleceu.



NAUFRÁGIO: Pânico pode ter tirado estabilidade do barco e causado acidente

Fábio Monteiro

Publicação: 22/05/2011 23:24 Atualização:

Segundo uma vítima que se salvou, Jéssica Yzi, 20 anos, quando todos perceberam que a embarcação estava afundando foi uma correria desesperada para a proa (frente) da embarcação. "Quando todo mundo foi para um lado, a parte de trás levantou e o barco começou a afundar mesmo", relembra.

Acidente no Lago Paranoá: Bombeiros contam 88 resgatados com vida até agora

Publicação: 22/05/2011 23:06 Atualização:

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, 88 vítimas foram resgatadas com vida no naufrágio no Lago Paranoá neste domingo (22/05) até às 23h. O único óbito confirmado até o momento é um bebê de seis meses. A embarcação afunfou próximo à Ponte JK por volta das 20h e estava com 80 pessoas mais 12 tripulantes.



"Minha sorte é que eu estava de colete, senão tinha morrido", conta vítima

Isaías Monteiro

Publicação: 22/05/2011 22:54 Atualização:

A operadora de telemarketing, Jaquelina da Silva Moura, de 29 anos, também estava na embarcação que naufragou no Lago Paranoá na noite deste domingo (22/5). Ela estava na festa acompanhada pelo marido Fanilon Vasconcelos, de 35 anos.

Jaqueline relatou para a mãe como sobreviveu ao acidente. "Minha sorte é que e estava de colete, senão tinha morrido. Uma garota ficou me puxando e quase me afogou".

Segundo a operadora de telemarketing, muita gente pagou para entrar no evento. Ela mesma teria comprado o convite por R$ 65.



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Barco de festa afunda no Lago Paranoá com 92 pessoas a bordo

Maria Júlia Lledó

Isaías Monteiro

Publicação: 22/05/2011 21:30 Atualização: 22/05/2011 23:05

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma embarcação de festa afundou no Lago Paranoá na noite desde domingo (22/05), por volta das 20h. O barco teria ido a pique próximo da Ponte JK com 92 pessoas. Os motivos do acidente são desconhecidos.

A equipe de resgate está baseada no clube da Associação dos Sevidores da Câmara dos Deputados (Ascade). Cinco helicópteros sobrevoam o Lago em busca das vítimas e até o momento, 63 foram resgatadas com vida, etnre elas seis crianças e um bebê.

O evento era uma festa familiar, com crianças de colo e jovens. A suspeita é de que uma lancha tenha batido no motor do barco. As vítimas retiradas da água estão envoltas em sacos térmicos devido o intenso frio que faz no Lago Paranoá.

Segundo um garçom que trabalhava na festa, o motor parou uma vez, mas conseguiram religá-lo. Depois, houve uma segunda parada e tve início o que o homem chamou de efeito Titanic: o barco começou a afundar. Hoje fez exatamente um ano de outro acidente no lago no qual faleceram as irmãs Liliane Queiroz Lira, 18 anos, e Juliana Queiroz, 21.

Vários familiares de vítimas estão indo para a frente do Ascade em busca de informação, mas não estão sendo autorizados a entrar. Apenas os chamados pelo Corpo de Bombeiros ingressaram no clube.



Exibir mapa ampliado

Lago Paranoá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago Paranoá
Lago Paranoá
Vista do lago Paranoá
Localização Brasília
Tipo Lago artificial
Área da superfície 48 km²
Afluentes Ribeirão do Torto, Ribeirão do Gama, Ribeirão Riacho Fundo, Ribeirão Bananal
Profundidade média 12 m
Profundidade máxima 38 m
Bacia hidrográfica Bacia do Paranoá
Perímetro1 80 km
Ilhas Ilha do Paranoá
Ilha do Retiro
Ilha dos Clubes
País(es) Brasil
1 a medição do perímetro do lago é imprecisa devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizada

O Lago Paranoá é um lago artificial de Brasília, no Distrito Federal brasileiro. Foi concebido em 1894 pela Missão Cruls [1] e concretizado com a construção da cidade, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek.

O lago é formado pelas águas represadas do rio Paranoá, e tem 48 quilômetros quadrados de extensão, profundidade máxima de 38 metros e cerca de 80 quilômetros de perímetro, com algumas praias artificiais, como a "Prainha" e o "Piscinão do Lago Norte". Localizado em Brasília, foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Ao redor do lago há vários bares e restaurantes. Os bairros Lago Sul e Lago Norte derivam seus nomes do lago. Cada uma ocupa uma das duas penínsulas.

Índice

[esconder]

[editar] Barragem

Com o represamento do rio Paranoá em 12 de setembro de 1959, originou-se a usina que supria o Distrito Federal, mas que atualmente representa apenas 2,5% de seu consumo energético.

[editar] História

No resumo do relatório da comissão de estudos da Nova Capital, apresentado por Luís Cruls, em 1896, o mesmo transcreve trecho de sub-relatório feito pelo botânico Dr. Glaziou: "...Entre os dois grandes chapadões, conhecidos pelos nomes Gama e Paranoá, existe imensa planície sujeita a ser coberta pelas águas da estação chuvosa; outrora era um lago devido à junção de diferentes cursos d'água formando o rio Paranoá; o excedente desse lago, atravessando uma depressão do chapadão, acabou com o carrear dos saibros e mesmo das pedras grossas por abrir nesse ponto uma brecha funda, de paredes quase verticais, pela qual se precipitam hoje todas as águas dessas alturas. É fácil compreender que, fechando essa brecha com uma obra de arte (dique ou tapagem provida de chapeletas e cujo comprimento não exceda 500 a 600 metros, nem a elevação de 20 a 25 metros) forçosamente a água tornará ao seu lugar primitivo e formará um lago navegável em todos os sentidos, num comprimento de 20 a 25 quilômetros sobre uma largura de 16 a 18".[2]

[editar] Fauna em suas margens

Uma das aves mais comuns do lago é o biguá. São também encontrados garças, águias-pescadoras, matracas, marrecas-pé-vermelho e marrecas-irerê. Entre mamíferos há a presença de lontras, capivaras, cuícas-d'água, ratos-d’água, micos-estrela, gambás-de-orelha-branca e ratos-do-campo.

Há também o jacaretinga, uma espécie nativa do lago que prefere as águas mais rasas e com mais vegetação e que não costuma atacar humanos.

[editar] Pesca

Desde o ano 2000 a pesca é permitida e incentivada no lago após sua despoluição,[3] onde são extraídos em sua maioria tilápias, espécie não nativa, assim como o tucunaré e a carpa, esta última introduzida especialmente como limpeza contra as algas. As espécies nativas são cará, lambari e traíra.

[editar] Navegação e esportes náuticos

O Distrito Federal possui mais de 11 mil embarcações registradas, sendo a terceira maior frota náutica do país, entretanto, não há em toda a orla do lago qualquer píer ou marina públicos.

São praticados no lago vários esportes náuticos como canoagem, iatismo, esqui aquático e até mergulho. Ali é realizada desde 1994 a 'Regata JK', disputa com mais de 200 embarcações.[4]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Lago Paranoá

Referências

  1. Luís Cruls. Planalto Central do Brasil: Coleção Documentos Brasileiros (em português). 3 ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1957. 333 p.
  2. Planalto Central do Brasil-Coleção Documentos Brasileiros-Livraria José Olympio Editora-1957, página 331
  3. Jornal Alô Brasília, 25/10/2009
  4. [Nosso Lago, por Isabel Vilela, Correio Braziliense, 20/3/2010]
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

´´ paronoe brasilia[[





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Barco com 104 pessoas a bordo vira no Lago Paranoá, em Brasília


Bebê de seis meses morreu; outras três crianças estavam no barco.
Naufrágio de lancha há um ano resultou na morte de duas irmãs.

Nathália Passarinho Do G1, em Brasília


Vítima recebe primeiros socorros em clube na margem do Lago Paranoá, em Brasília (Foto: Natália Passarinho)Vítima recebe primeiros socorros em clube na
margem do Lago Paranoá, em Brasília
(Foto: Natália Passarinho)

Um barco com 104 pessoas virou por volta das 20h30 deste domingo (22) no Lago Paranoá, em Brasília, durante uma festa de aniversário a bordo.

Segundo os bombeiros, todos os ocupantes da embarcação foram resgatados com vida - eram 12 tripulantes e outras 92 pessoas, das quais quatro crianças. Uma criança de 6 meses foi atendida em estado grave, mas não resistiu e morreu.

Parte dos ocupantes do barco recebeu os primeiros socorros no clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), que fica perto do local do acidente.

A suspeita dos bombeiros é de superlotação. Nenhuma das pessoas resgatadas reclamou da falta de amigos ou familiares. Três helicópteros e cerca de cem agentes dos bombeiros trabalharam nas buscas.

Há exatamente um ano, o naufrágio de uma lancha no Lago Paranoá resultou na morte de duas irmãs, que não sabiam nadar. A perícia indicou que a superlotação provocou o naufrágio da lancha. Com capacidade para seis pessoas, a embarcação levava 11 passageiros na hora do acidente. O piloto, José da Rocha Costa Júnior, foi indiciado por homicídio culposo.


Barco com 92 pessoas afunda na terceira ponte do Lago Paranoá

Primeiras informações dão conta de que a embarcação foi atingida por uma lancha


Barco de festa afunda no Lago Paranoá com 92 pessoas a bordo

Maria Júlia Lledó

Isaías Monteiro

Publicação: 22/05/2011 21:30 Atualização: 22/05/2011 23:05

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma embarcação de festa afundou no Lago Paranoá na noite desde domingo (22/05), por volta das 20h. O barco teria ido a pique próximo da Ponte JK com 92 pessoas. Os motivos do acidente são desconhecidos.

A equipe de resgate está baseada no clube da Associação dos Sevidores da Câmara dos Deputados (Ascade). Cinco helicópteros sobrevoam o Lago em busca das vítimas e até o momento, 63 foram resgatadas com vida, etnre elas seis crianças e um bebê.

O evento era uma festa familiar, com crianças de colo e jovens. A suspeita é de que uma lancha tenha batido no motor do barco. As vítimas retiradas da água estão envoltas em sacos térmicos devido o intenso frio que faz no Lago Paranoá.

Segundo um garçom que trabalhava na festa, o motor parou uma vez, mas conseguiram religá-lo. Depois, houve uma segunda parada e tve início o que o homem chamou de efeito Titanic: o barco começou a afundar. Hoje fez exatamente um ano de outro acidente no lago no qual faleceram as irmãs Liliane Queiroz Lira, 18 anos, e Juliana Queiroz, 21.

Vários familiares de vítimas estão indo para a frente do Ascade em busca de informação, mas não estão sendo autorizados a entrar. Apenas os chamados pelo Corpo de Bombeiros ingressaram no clube.


Exibir mapa ampliado

Lago Paranoá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago Paranoá
Lago Paranoá
Vista do lago Paranoá
Localização Brasília
Tipo Lago artificial
Área da superfície 48 km²
Afluentes Ribeirão do Torto, Ribeirão do Gama, Ribeirão Riacho Fundo, Ribeirão Bananal
Profundidade média 12 m
Profundidade máxima 38 m
Bacia hidrográfica Bacia do Paranoá
Perímetro1 80 km
Ilhas Ilha do Paranoá
Ilha do Retiro
Ilha dos Clubes
País(es) Brasil
1 a medição do perímetro do lago é imprecisa devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizada

O Lago Paranoá é um lago artificial de Brasília, no Distrito Federal brasileiro. Foi concebido em 1894 pela Missão Cruls [1] e concretizado com a construção da cidade, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek.

O lago é formado pelas águas represadas do rio Paranoá, e tem 48 quilômetros quadrados de extensão, profundidade máxima de 38 metros e cerca de 80 quilômetros de perímetro, com algumas praias artificiais, como a "Prainha" e o "Piscinão do Lago Norte". Localizado em Brasília, foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Ao redor do lago há vários bares e restaurantes. Os bairros Lago Sul e Lago Norte derivam seus nomes do lago. Cada uma ocupa uma das duas penínsulas.

Índice

[esconder]

[editar] Barragem

Com o represamento do rio Paranoá em 12 de setembro de 1959, originou-se a usina que supria o Distrito Federal, mas que atualmente representa apenas 2,5% de seu consumo energético.

[editar] História

No resumo do relatório da comissão de estudos da Nova Capital, apresentado por Luís Cruls, em 1896, o mesmo transcreve trecho de sub-relatório feito pelo botânico Dr. Glaziou: "...Entre os dois grandes chapadões, conhecidos pelos nomes Gama e Paranoá, existe imensa planície sujeita a ser coberta pelas águas da estação chuvosa; outrora era um lago devido à junção de diferentes cursos d'água formando o rio Paranoá; o excedente desse lago, atravessando uma depressão do chapadão, acabou com o carrear dos saibros e mesmo das pedras grossas por abrir nesse ponto uma brecha funda, de paredes quase verticais, pela qual se precipitam hoje todas as águas dessas alturas. É fácil compreender que, fechando essa brecha com uma obra de arte (dique ou tapagem provida de chapeletas e cujo comprimento não exceda 500 a 600 metros, nem a elevação de 20 a 25 metros) forçosamente a água tornará ao seu lugar primitivo e formará um lago navegável em todos os sentidos, num comprimento de 20 a 25 quilômetros sobre uma largura de 16 a 18".[2]

[editar] Fauna em suas margens

Uma das aves mais comuns do lago é o biguá. São também encontrados garças, águias-pescadoras, matracas, marrecas-pé-vermelho e marrecas-irerê. Entre mamíferos há a presença de lontras, capivaras, cuícas-d'água, ratos-d’água, micos-estrela, gambás-de-orelha-branca e ratos-do-campo.

Há também o jacaretinga, uma espécie nativa do lago que prefere as águas mais rasas e com mais vegetação e que não costuma atacar humanos.

[editar] Pesca

Desde o ano 2000 a pesca é permitida e incentivada no lago após sua despoluição,[3] onde são extraídos em sua maioria tilápias, espécie não nativa, assim como o tucunaré e a carpa, esta última introduzida especialmente como limpeza contra as algas. As espécies nativas são cará, lambari e traíra.

[editar] Navegação e esportes náuticos

O Distrito Federal possui mais de 11 mil embarcações registradas, sendo a terceira maior frota náutica do país, entretanto, não há em toda a orla do lago qualquer píer ou marina públicos.

São praticados no lago vários esportes náuticos como canoagem, iatismo, esqui aquático e até mergulho. Ali é realizada desde 1994 a 'Regata JK', disputa com mais de 200 embarcações.[4]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Lago Paranoá

Referências

  1. Luís Cruls. Planalto Central do Brasil: Coleção Documentos Brasileiros (em português). 3 ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1957. 333 p.
  2. Planalto Central do Brasil-Coleção Documentos Brasileiros-Livraria José Olympio Editora-1957, página 331
  3. Jornal Alô Brasília, 25/10/2009
  4. [Nosso Lago, por Isabel Vilela, Correio Braziliense, 20/3/2010]
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

´´ paronoe brasilia[[












LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

DF Barco com 92 pessoas a bordo vira no Lago Paranoá


22 de maio de 2011 | 22h 50

FABIO GRANER - Agência Estado

Um barco com 92 pessoas virou e afundou hoje, por volta das 21 horas, no Lago Paranoá, em Brasília. O plantão do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal informou à reportagem do Estado que até as 22h entre 40 e 50 pessoas haviam sido resgatadas.

Equipes dos Bombeiros trabalhavam no local com a ajuda de helicópteros que iluminavam o local em que o barco afundou, perto da nova ponte de Brasília, a ponte Juscelino Kubitschek. Havia a suspeita de que o barco tivesse sido abalroado por uma lancha, informação que as autoridades não confirmavam até às 22h15.

O barco percorria o lago enquanto dava uma festa, programação comum nos finais de semana da capital. Familiares das pessoas que estavam no barco e os serviços de socorro usam as instalações de um clube - a Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) - como base de apoio para trabalhar e coletar informações sobre os parentes.



Exibir mapa ampliado






Lago Paranoá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago Paranoá
Lago Paranoá
Vista do lago Paranoá
Localização Brasília
Tipo Lago artificial
Área da superfície 48 km²
Afluentes Ribeirão do Torto, Ribeirão do Gama, Ribeirão Riacho Fundo, Ribeirão Bananal
Profundidade média 12 m
Profundidade máxima 38 m
Bacia hidrográfica Bacia do Paranoá
Perímetro1 80 km
Ilhas Ilha do Paranoá
Ilha do Retiro
Ilha dos Clubes
País(es) Brasil
1 a medição do perímetro do lago é imprecisa devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizada

O Lago Paranoá é um lago artificial de Brasília, no Distrito Federal brasileiro. Foi concebido em 1894 pela Missão Cruls [1] e concretizado com a construção da cidade, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek.

O lago é formado pelas águas represadas do rio Paranoá, e tem 48 quilômetros quadrados de extensão, profundidade máxima de 38 metros e cerca de 80 quilômetros de perímetro, com algumas praias artificiais, como a "Prainha" e o "Piscinão do Lago Norte". Localizado em Brasília, foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Ao redor do lago há vários bares e restaurantes. Os bairros Lago Sul e Lago Norte derivam seus nomes do lago. Cada uma ocupa uma das duas penínsulas.

Índice

[esconder]

[editar] Barragem

Com o represamento do rio Paranoá em 12 de setembro de 1959, originou-se a usina que supria o Distrito Federal, mas que atualmente representa apenas 2,5% de seu consumo energético.

[editar] História

No resumo do relatório da comissão de estudos da Nova Capital, apresentado por Luís Cruls, em 1896, o mesmo transcreve trecho de sub-relatório feito pelo botânico Dr. Glaziou: "...Entre os dois grandes chapadões, conhecidos pelos nomes Gama e Paranoá, existe imensa planície sujeita a ser coberta pelas águas da estação chuvosa; outrora era um lago devido à junção de diferentes cursos d'água formando o rio Paranoá; o excedente desse lago, atravessando uma depressão do chapadão, acabou com o carrear dos saibros e mesmo das pedras grossas por abrir nesse ponto uma brecha funda, de paredes quase verticais, pela qual se precipitam hoje todas as águas dessas alturas. É fácil compreender que, fechando essa brecha com uma obra de arte (dique ou tapagem provida de chapeletas e cujo comprimento não exceda 500 a 600 metros, nem a elevação de 20 a 25 metros) forçosamente a água tornará ao seu lugar primitivo e formará um lago navegável em todos os sentidos, num comprimento de 20 a 25 quilômetros sobre uma largura de 16 a 18".[2]

[editar] Fauna em suas margens

Uma das aves mais comuns do lago é o biguá. São também encontrados garças, águias-pescadoras, matracas, marrecas-pé-vermelho e marrecas-irerê. Entre mamíferos há a presença de lontras, capivaras, cuícas-d'água, ratos-d’água, micos-estrela, gambás-de-orelha-branca e ratos-do-campo.

Há também o jacaretinga, uma espécie nativa do lago que prefere as águas mais rasas e com mais vegetação e que não costuma atacar humanos.

[editar] Pesca

Desde o ano 2000 a pesca é permitida e incentivada no lago após sua despoluição,[3] onde são extraídos em sua maioria tilápias, espécie não nativa, assim como o tucunaré e a carpa, esta última introduzida especialmente como limpeza contra as algas. As espécies nativas são cará, lambari e traíra.

[editar] Navegação e esportes náuticos

O Distrito Federal possui mais de 11 mil embarcações registradas, sendo a terceira maior frota náutica do país, entretanto, não há em toda a orla do lago qualquer píer ou marina públicos.

São praticados no lago vários esportes náuticos como canoagem, iatismo, esqui aquático e até mergulho. Ali é realizada desde 1994 a 'Regata JK', disputa com mais de 200 embarcações.[4]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Lago Paranoá

Referências

  1. Luís Cruls. Planalto Central do Brasil: Coleção Documentos Brasileiros (em português). 3 ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1957. 333 p.
  2. Planalto Central do Brasil-Coleção Documentos Brasileiros-Livraria José Olympio Editora-1957, página 331
  3. Jornal Alô Brasília, 25/10/2009
  4. [Nosso Lago, por Isabel Vilela, Correio Braziliense, 20/3/2010]
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

´´ paronoe brasilia[[











LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Embarcação com cem pessoas vira no lago Paranoá, em Brasília


Publicidade

DE SÃO PAULO

Uma embarcação com pelo menos cem passageiros afundou na noite deste domingo no lago Paranoá, em Brasília.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma criança foi atendida em estado grave. Não há informações de desaparecidos, mas bombeiros da unidade de busca e salvamento ainda fazem buscas no lago.

Segundo os bombeiros, a embarcação navegava pelo lago e recolhia pessoas nas margens, para uma comemoração, quando enfrentou problemas próxima da ponte Juscelino Kubitschek. O pedido de ajuda chegou ao Corpo de Bombeiros por volta das 20h50.

Diversas ambulâncias foram deslocadas para socorrer os passageiros, e parte deles foi atendida no clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados.

Helicópteros e barcos dos bombeiros ainda trabalham nas buscas nesta noite. Os bombeiros ainda vão investigar os motivos do acidente e se a embarcação estava com número de ocupantes acima da capacidade.

Exatamente um ano atrás, o naufrágio de uma lancha com 11 pessoas no lago Paranoá resultou na morte de duas irmãs de 18 e 21 anos.

A embarcação estava superlotada e tinha capacidade para apenas seis passageiros. Após a tragédia, a Marinha informou que iria intensificar a fiscalização no lago, inclusive no período noturno.





Exibir mapa ampliado


Lago Paranoá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago Paranoá
Lago Paranoá
Vista do lago Paranoá
Localização Brasília
Tipo Lago artificial
Área da superfície 48 km²
Afluentes Ribeirão do Torto, Ribeirão do Gama, Ribeirão Riacho Fundo, Ribeirão Bananal
Profundidade média 12 m
Profundidade máxima 38 m
Bacia hidrográfica Bacia do Paranoá
Perímetro1 80 km
Ilhas Ilha do Paranoá
Ilha do Retiro
Ilha dos Clubes
País(es) Brasil
1 a medição do perímetro do lago é imprecisa devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizada

O Lago Paranoá é um lago artificial de Brasília, no Distrito Federal brasileiro. Foi concebido em 1894 pela Missão Cruls [1] e concretizado com a construção da cidade, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek.

O lago é formado pelas águas represadas do rio Paranoá, e tem 48 quilômetros quadrados de extensão, profundidade máxima de 38 metros e cerca de 80 quilômetros de perímetro, com algumas praias artificiais, como a "Prainha" e o "Piscinão do Lago Norte". Localizado em Brasília, foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Ao redor do lago há vários bares e restaurantes. Os bairros Lago Sul e Lago Norte derivam seus nomes do lago. Cada uma ocupa uma das duas penínsulas.

Índice

[esconder]

[editar] Barragem

Com o represamento do rio Paranoá em 12 de setembro de 1959, originou-se a usina que supria o Distrito Federal, mas que atualmente representa apenas 2,5% de seu consumo energético.

[editar] História

No resumo do relatório da comissão de estudos da Nova Capital, apresentado por Luís Cruls, em 1896, o mesmo transcreve trecho de sub-relatório feito pelo botânico Dr. Glaziou: "...Entre os dois grandes chapadões, conhecidos pelos nomes Gama e Paranoá, existe imensa planície sujeita a ser coberta pelas águas da estação chuvosa; outrora era um lago devido à junção de diferentes cursos d'água formando o rio Paranoá; o excedente desse lago, atravessando uma depressão do chapadão, acabou com o carrear dos saibros e mesmo das pedras grossas por abrir nesse ponto uma brecha funda, de paredes quase verticais, pela qual se precipitam hoje todas as águas dessas alturas. É fácil compreender que, fechando essa brecha com uma obra de arte (dique ou tapagem provida de chapeletas e cujo comprimento não exceda 500 a 600 metros, nem a elevação de 20 a 25 metros) forçosamente a água tornará ao seu lugar primitivo e formará um lago navegável em todos os sentidos, num comprimento de 20 a 25 quilômetros sobre uma largura de 16 a 18".[2]

[editar] Fauna em suas margens

Uma das aves mais comuns do lago é o biguá. São também encontrados garças, águias-pescadoras, matracas, marrecas-pé-vermelho e marrecas-irerê. Entre mamíferos há a presença de lontras, capivaras, cuícas-d'água, ratos-d’água, micos-estrela, gambás-de-orelha-branca e ratos-do-campo.

Há também o jacaretinga, uma espécie nativa do lago que prefere as águas mais rasas e com mais vegetação e que não costuma atacar humanos.

[editar] Pesca

Desde o ano 2000 a pesca é permitida e incentivada no lago após sua despoluição,[3] onde são extraídos em sua maioria tilápias, espécie não nativa, assim como o tucunaré e a carpa, esta última introduzida especialmente como limpeza contra as algas. As espécies nativas são cará, lambari e traíra.

[editar] Navegação e esportes náuticos

O Distrito Federal possui mais de 11 mil embarcações registradas, sendo a terceira maior frota náutica do país, entretanto, não há em toda a orla do lago qualquer píer ou marina públicos.

São praticados no lago vários esportes náuticos como canoagem, iatismo, esqui aquático e até mergulho. Ali é realizada desde 1994 a 'Regata JK', disputa com mais de 200 embarcações.[4]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Lago Paranoá

Referências

  1. Luís Cruls. Planalto Central do Brasil: Coleção Documentos Brasileiros (em português). 3 ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1957. 333 p.
  2. Planalto Central do Brasil-Coleção Documentos Brasileiros-Livraria José Olympio Editora-1957, página 331
  3. Jornal Alô Brasília, 25/10/2009
  4. [Nosso Lago, por Isabel Vilela, Correio Braziliense, 20/3/2010]
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

´´ paronoe brasilia[[










LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters