[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Bodefone leva a telefonia VoIP aos orelhões de cidade cearense

VICENTE GIOIELLI | Para o UOL Tecnologia

Os estereótipos atribuídos ao sertão nordestino são dezenas e muito conhecidos. Os mais difundidos remetem à imagem de rostos e corpos magros, maltratados pela dura vida na seca que racha em milhares de pedaços o chão e os sonhos sertanejos. No entanto, uma pequena cidade encravada no Sertão dos Inhamuns, no Ceará, mostra uma realidade diferente daquela que estamos acostumados a ver e ouvir.

Tauá, município localizado a 340 km de Fortaleza, é pacata como tantos outros recantos do interior cearense. Ficou bastante conhecida pela produção de cabras, ovelhas e bodes, e há poucos meses foi surpreendida por uma novidade cujo nome foi inspirado pelos pastos locais: o Bodefone.

NAVEGUE PELO TEMA
Vicente Gioielli
Em Tauá (CE), inclusão digital chegou
à telefonia pública com os Bodefones
CE: SERTÃO COM BANDA LARGA
OÁSIS DE INCLUSÃO DIGITAL
TECNOLOGIA QUE UNE FAMÍLIAS
FOTOS DO BODEFONE
À primeira vista, trata-se de uma cabine telefônica de acrílico, que leva a imagem do caprino. Mas a tecnologia da telefonia deste "orelhão" exige grande conectividade em Internet banda larga - o que o município, surpreendentemente, possui. O sistema utilizado pelos Bodefones é o VoIP (Voice over Internet Protocol), que barateia muito os custos das ligações telefônicas.

VoIP barato para todos

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo do município, João Álcimo Viana Lima, as tarifas para as ligações na cidade poderão ficar até 70% mais baratas com o sistema. "Baratear as ligações significa incluir pessoas e desenvolver ainda mais o comércio e a produção da região", disse, acrescentando que quando as duas partes de uma ligação partirem de telefones VoIP as ligações poderão ser até gratuitas.

Hoje, são apenas dois Bodefones instalados na cidade: um na Cidade Digital (espaço dedicado a cursos de informática e tecnologia) e outro na Prefeitura da cidade. Todos os cidadãos podem usar gratuitamente os aparelhos, inclusive para fazer ligações de três minutos para fora do Estado ou do país.

Existe até fila para utilizar o equipamento. "As pessoas estão conseguindo conversar com parentes que saíram daqui há muitos anos, com quem elas não tinham contato por a ligação ser muito cara", afirma Viana Lima.

A idéia é estender a tecnologia para além dos dois bodefones, possibilitando a implantação do sistema VoIP em todo território de Tauá e para dentro das casas da população. A administração municipal já começou a substituir os telefones da operadora convencional de sua sede e demais órgãos da prefeitura pela telefonia via Internet. O município é pioneiro no Nordeste na instalação da tecnologia VoIP.

Outro fator que pesa a favor do projeto é a possibilidade de maior integração entre as áreas urbana e rural de Tauá.

A funcionária pública Auricélia Fernandes é uma usuária assídua do Bodefone. "Sempre que preciso e posso, utilizo o Bodefone. É de graça e sei que mais para frente poderá ser instalado em todo o município barateando nossas ligações para qualquer parte do mundo", diz.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

INDIGNAÇÃO COLETIVA

Os blogs possibilitam uma interação fantástica entre as pessoas, e isto faz deles um recurso de comunicação bastante útil e dinâmico. No caso do acidente há 10 anos ocorrido com Flavia, venho tentando a mídia convencional, sem sucesso. A mídia serviria para jogar luz em cima da história de Flavia, para alertar sobre o perigo dos ralos de piscinas e para relembrar este caso de negligência e impunidade que os responsáveis, CONDOMÍNIO JARDIM DA JURITI e a empresa de sistemas de sucção de piscinas JACUZZI DO BRASIL, têm todo o interesse que seja esquecido. Mas a mídia convencional está longe de cumprir o seu papel social. Não está interessada em fazer follow up do que já foi um dia notícia, a mídia convencional está interessada isto sim, em mostrar à exaustão o que aconteceu recentemente, porque é isto que lhe dá audiência, e vende jornais e revistas. Isto não é apenas um desabafo de minha parte, mas é também uma constatação.

Tenho feito contato com jornais, revistas, TVs e sei que algumas amigas jornalistas também têm me ajudado, no sentido de buscar mídia para o caso de Flavia, na tentativa de lhe dar visibilidade e assim quem sabe, possamos chamar a atenção das autoridades jurídicas de nosso país, para esta situação de absurda lentidão da justiça brasileira em condenar - de forma exemplar e não simbólica como já o fez - os culpados pelo acidente ocorrido com Flavia, e que há 10 anos a mantém imóvel, inconsciente e à margem da vida.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Serviço que permite passeio virtual por ruas chega à Europa



Reportagem da agência mostra novo produto do Google, o Google Street View, que depois dos Estados Unidos chega à Europa

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Reportagem da agência EFE sobre novo método apresentado por uma empresa espanhola que afirma ser possível construir três imóveis de 80 metros quadrado

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gastronomia, Prisão de segurança máxima vira restaurante sofisticado e concorrido na região da Toscana

Prisão de segurança máxima abriga restaurante na Itália

Prisão de segurança máxima vira restaurante sofisticado e concorrido na região da Toscana

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mulher sobrevive à queda do 13º andar de prédio no RS

Uma mulher sobreviveu hoje à queda do 13º andar de um prédio situado na Avenida João Pessoa, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Silva Feijó Soares, 48, teve a queda amortecida ao atingir os fios da rede elétrica, que se romperam, e seu corpo atingiu o pára-brisa de um veículo Corsa. O caso foi registrado no posto da Polícia Civil do Hospital de Pronto-Socorro (HPS) da cidade como tentativa de suicídio.

Segundo a polícia, uma vizinha que conhece a família de Silva contou que ela se atirou do edifício. Silva deu entrada no HPS, às 13h50, em estado grave. No fim da tarde, ela era submetida a uma cirurgia.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Morales e Chávez se reúnem em Caracas antes da Cúpula da Unasul

Da Efe, em Caracas

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales, se reuniram hoje em Caracas antes de embarcarem a Brasília para a Cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul), em que será assinado um acordo do organismo.

O governante boliviano chegou a Caracas vindo de Havana. A viagem à Cuba foi cercada de mistério, já que a cobertura da imprensa foi limitada.

Morales deu a Chávez "saudações" enviadas pelo líder cubano Fidel Castro, com quem o presidente boliviano disse ter se encontrado.

"Ele estava magro, mas muito lúcido, como sempre", disse Morales.

Em breves declarações, o presidente da Bolívia destacou a importância de "todos" os seus colegas sul-americanos estarem presentes na sexta-feira na cúpula de Brasília.

O líder boliviano chegou a Caracas em visita oficial de poucas horas e foi recebido com honras militares por Chávez às 18h40 locais (20h10 de Brasília) na sede do governo, em um ato transmitido pela imprensa local.

Para Chávez, o encontro servirá para que ambos avaliem o avanço das relações bilaterais e dos processos de integração regional.

Morales aproveitou para agradecer publicamente a Fidel pelo que chamou de "grande ensino", em referência ao encontro que teve com o líder cubano durante visita iniciada ontem à ilha.

Leia mais

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Tibete pede suspensão de protestos em solidariedade às vítimas na China

da Folha Online

O governo tibetano no exílio pediu nesta quarta-feira a interrupção dos protestos contra o poder chinês como sinal de respeito às vítimas do terremoto na Província chinesa de Sichuan, semanas antes da retomada em junho do diálogo entre chineses e tibetanos.

A China iniciou na segunda-feira (19) um luto nacional de três dias, uma semana depois do violento terremoto de 7,9 graus na escala Richter, que deixou mais de 41 mil mortos.

Segundo o último registro provisório anunciado pelo governo chinês, o terremoto de 12 de maio deixou 41.353 mortos confirmados, 32.666 desaparecidos e 274.683 feridos em todo o país. Mais de 5 milhões de pessoas estão desabrigadas.

"Para expressar solidariedade à população chinesa, devido ao grande desastre natural que assolou a China, os tibetanos de todo o mundo deverão interromper as manifestações diante das embaixadas chinesas nos respectivos países onde vivem", disse o porta-voz Thubten Samphel à France Presse, citando um comunicado divulgado pelo governo exilado na Índia.

O texto do governo tibetano no exílio pede aos manifestantes que interrompam suas atividades "pelo menos até o final do mês de maio" e que "escrevam uma carta ou enviem mensagens explicando que atuam dessa forma em solidariedade às vítimas do terremoto".

"Também é importante que os tibetanos no exílio" organizem "ações de solidariedade com orações e doações" e "aproveitem as chances de estabelecer relações de amizade entre chineses e tibetanos", acrescenta o comunicado.

De acordo com o governo tibetano, ao menos 203 pessoas morreram em conseqüência da repressão chinesa às revoltas de março no Tibete. Cerca de mil pessoas ficaram feridas e 5.175 foram detidas desde 10 de março, quando teve início o movimento anti-chinês no Tibete.

Pequim acusa os tibetanos de terem matado 18 civis e dois policiais e afirma que o líder espiritual tibetano, o dalai-lama, e seus seguidores estimularam os protestos para sabotar os Jogos Olímpicos de Pequim. O líder espiritual tibetano negou várias vezes essas acusações.

Viagem

O dalai-lama, que realiza uma viagem pela Europa, pediu na segunda-feira (19) em Berlim que as pessoas rezem pelas vítimas do terremoto que atingiu o sudoeste da China.

"Sua Santidade expressou seu profundo pesar pelos que morreram e reza pelos que vivem essa tragédia para que encontrem força para se recuperar", afirmou Samphel.

O comunicado foi divulgado um dia antes da data prevista pelos exilados radicais tibetanos para o início de "Jogos Olímpicos" paralelos no norte da Índia, a menos de três meses dos Jogos Olímpicos de Pequim. Os Jogos alternativos deixam a Índia em uma posição delicada frente à China ao mesmo tempo em que irritam o governo tibetano no exílio, mais moderado.

O apelo foi feito também pouco antes de um novo encontro previsto para junho entre emissários do dalai-lama e representantes de Pequim. No início de maio um encontro "informal" foi realizado, o primeiro entre as duas partes em cerca de um ano.

Durante os dois meses de crise, o dalai-lama se manteve fiel a sua política, que consiste em utilizar métodos não-violentos para pedir maior autonomia para o Tibete, em lugar de sua independência da China.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Presidente da Gâmbia ameaça "cortar cabeça" de gays, relatam jornalistas

O presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, cujas recentes declarações de que encontrou a cura da Aids foram recebidas com incredulidade pela comunidade internacional, voltou-se agora contra os homossexuais, assegurando que "os matará" se não deixarem o país.

"Gâmbia é um país de crentes, as práticas pecaminosas e imorais como a homossexualidade não serão toleradas neste país", disse em um comício em 15 de maio, relataram jornalistas locais à France Presse, nesta quinta-feira.

Jammeh afirmou que vai "cortar a cabeça" de qualquer homossexual apanhado em Gâmbia. A campanha contra o homossexualismo continuou nos veículos de comunicação próximos ao governo, inclusive com um virulento editorial do jornal "Daily Observer".

"Dissemos antes e vamos dizer outra vez. Esse é um país muçulmano e cristão. Tanto o Corão como a Bíblia condenam a homossexualidade, pura e simplesmente", dizia o artigo publicado em 19 de maio.

Hoje, um representante do grupo britânico de defesa dos homossexuais Outrage disse que as declarações do líder gambiano não o surpreendem.

"Jammeh tem um longo histórico homofóbico", comentou o porta-voz Peter Tatchell.

"Se levar essas ameaças adiante, os doadores internacionais retirariam seu apoio, e os turistas deixariam de ir ao país, prejudicando a economia gambiana."

O turismo é essencial para a economia desse país do oeste da África, que carece de recursos naturais.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Público sai da sala ao ver incesto em filme de Mateus Nachtergaele

SILVANA ARANTES
da Folha de S.Paulo, em Cannes


Ao apresentar seu primeiro filme como diretor, ontem, na mostra Um Certo Olhar, do 61º Festival de Cannes, falando em francês, Matheus Nachtergaele disse que "A Festa da Menina Morta" pertence a "uma grande parte do cinema brasileiro, porém não muito conhecida, que se arrisca a falar desse país enorme, maravilhoso e terrível que é o nosso".

Alexandre Campbell/Folha Imagem
Ator Matheus Nachtergaele ataca de diretor com o filme "A Festa da Menina Morta"
Filme dirigido por Matheus Nachtergaele (foto) provocou aplauso comedido em Cannes

A produtora Vania Catani (Bananeira Filmes), uma das 15 pessoas da equipe que acompanhava Nachtergaele no palco da sala Debussy, fez uma breve e emocionada declaração: "Há cinco anos, entrei pela primeira vez nesta sala. Desde então, sonhei sozinha que esse seria um bom lugar para começar a mostrar nosso filme".
A pedido do diretor, toda a equipe se deu as mãos e ficou em silêncio durante um minuto, repetindo o gesto que antecedeu cada dia das filmagens.

No fim da projeção, que teve a presença do júri da mostra, os aplausos foram comedidos; alguns críticos franceses trocaram impressões favoráveis ao filme.

Comparado a Glauber Rocha por uma jornalista do festival, Nachtergaele disse: "Admiro muito o Glauber. Ele é um mestre para todos os que, de fato, amam o cinema. Mas será que fui tão louco para fazer um filme como os dele?".

Santidade

Em "A Festa da Menina Morta", a família de uma criança desaparecida no interior do Amazonas passa a viver em torno de seu fantasma. O filme acompanha a preparação da festa dos 20 anos do desaparecimento da menina. Nesse tempo, os moradores da região passam a atribuir poder milagroso aos trapos do vestido que a garota usava e a acreditar na santidade de quem os encontrou -um irmão dela, vivido por Daniel Oliveira.

O comportamento religioso da comunidade e a dinâmica interna da família são observados pelo filme. Na casa de Santinho, é tacitamente proibido falar da mãe, que se matou.
O pai dedica-se à bebida e às mulheres, mas é também amante do próprio filho, que julga santo. O irmão descrê do milagre e do caráter religioso da festa -"Qual o milagre aqui? Isso é só um bando de homem bebendo cerveja"-, mas se sente compelido a participar.

A exploração econômica e política da fé religiosa é outro aspecto do filme, insinuado na festa, ápice do filme e da interpretação de Oliveira.

Incesto

Enquanto o público consome churrasco e música regional do lado de fora, dentro da casa de Santinho há um reencontro com sua mãe (Cássia Kiss) e as razões do ato desesperado.

Durante a sessão do filme, alguns espectadores abandonaram a sala, a partir do momento em que se concretiza a primeira cena de incesto, filmada na discrição de uma penumbra. Outros aplaudiram um monólogo do ator Paulo José, que interpreta um padre.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

La Fiscalía de Colombia pide investigar a tres congresistas por nexos con las FARC

  • Periodistas, una directora de una ONG y un ex candidato presidencial, también implicados
  • Los nombres de los afectados fueron hallados en los computadores de 'Raúl Reyes'
Piedad Córdoba, una de las afectadas, durante un encuentro con Cristina Kirchner. (Foto: EFE)
Ampliar foto

Piedad Córdoba, una de las afectadas, durante un encuentro con Cristina Kirchner. (Foto: EFE)

Actualizado viernes 23/05/2008 00:38 (CET)

EFE

BOGOTÁ.- El fiscal general de Colombia, Mario Iguarán, ha pedido a la Corte Suprema de Justicia investigar a tres congresistas, y a la Unidad Nacional contra el Terrorismo a nueve personas más, entre ellas a cuatro extranjeros, por presuntos vínculos con las FARC.

Entre los afectados figuran la senadora colombiana Piedad Córdoba, ex mediadora junto al presidente venezolano Hugo Chávez en las liberaciones de rehenes de las FARC.

También el miembro del Parlamento Latinoamericano, el venezolano Amílcar Figueroa y la integrante ecuatoriana de la Asamblea Nacional Constituyente, María Augusta Calle.

También son citados en el ordenador de 'Raúl Reyes' y serán llamados por la Unidad contra el Terrorismo de la Fiscalía, el ecuatoriano Iván Larrea y el profesor estadounidense James Jones.

Además de los citados, estarían comprometidos con esa guerrilla dos periodistas, una directora de una ONG, un ex candidato presidencial, y un ex asesor de Paz.

Los nombres de los afectados fueron hallados en los computadores del abatido jefe de las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC), 'Raúl Reyes', muerto en un campamento en territorio ecuatoriano por un bombardeo de tropas colombianas el pasado 1 de marzo.

Iguarán igualmente citó a los también a los senadores colombianos Wilson Borja y Gloria Inés Ramírez, del opositor Polo Democrático Alternativo (PDA).

Los legisladores, dado su fuero, deben ser investigados por la Corte Suprema de Justicia.

Asimismo, están incluidos los periodistas colombianos Carlos Lozano, director del semanario comunista 'Voz' y el ex redactor corresponsal de la agencia Reuters y del canal Telesur, William Parra, así como la portavoz de la ONG Frunce Agro, Liliana Patricia Obando.

Iguarán también dijo que su despacho pide las indagaciones pertinentes para el ex candidato presidencial Alvaro Leyva, del partido Conservador, y del ex asesor Presidencial de Paz, Lázaro Vivero.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Los coches fotógrafos de Google, 'cazados' por los lectores de elmundo.es

ELMUNDO.ES

MADRID.- Los lectores de elmundo.es han localizado en Madrid, Barcelona, Valencia y Sevilla los vehículos que Google utiliza para fotografiar las calles de estas ciudades y realizar una versión en panorámica en 3-D con Street View. Coches que hemos localizado sobre un mapa de Google que esperamos seguir actualizando con sus aportaciones.

Ya que desde la compañía no proporcionan pistas sobre los recorridos de los vehículos, hemos optado por pedir ayuda a nuestros lectores, que han reaccionado con más de 60 mensajes y 20 imágenes. Vea, a continuación, el mapa y recuerde fotografiar el coche de Google si lo ve por la calle, junto a su localización:

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ator explica que quis dar um tempo nas comédias e deixou o orgulho de lado para pedir favor

Sabrina Grimberg


Murilo usa salto para parecer mais alto e pinta o cabelo de grisalho para ficar mais velho. Foto: João Laet / Agência O Dia

Rio - Nos últimos cinco anos, Murilo Benício divertiu o público com a graça de Danilo de ‘Chocolate com Pimenta’, Tião de ‘América’ e Arthur Fortuna de ‘Pé na Jaca’. No cinema, fez rir com o pastelão do Casseta & Planeta em ‘Seus Problemas Acabaram’. No teatro, excursionou o Brasil com a comédia ‘Fica Comigo Esta Noite’.

Depois de tanto riso, Benício acredita que chegou a hora de falar sério de novo e conquistou o papel do vilão Dodi em ‘A Favorita’, próxima novela das 20h, com estréia dia 2.

Disposto a redirecionar sua carreira, o ator ligou para pedir o papel que seria de Fábio Assunção, que saiu do elenco alegando problemas pessoais. “Não estavam nem pensando em mim. O João (Emanuel Carneiro, autor da trama) tinha me chamado para fazer papel cômico, mas eu já queria parar com a comédia. Antes, estavam me achando muito dramático por conta de ‘O Clone’ e decidi fazer comédia.

Daí fiz Arthur Fortuna, o Casseta... E começaram a achar que eu era o Zacarias. Iam acabar me colocando com o Didi”, diverte-se ele, lembrando que também pediu para fazer o remake de ‘Irmãos Coragem’, em 1995, e faturou o inesquecível Juca Cipó.

Em ‘A Favorita’, Dodi é um malandrão que conquistou tudo o que tem com armações. É casado com Donatela, vivida por Claudia Raia. “Uso salto para contracenar com ela”, revela Murilo, que se inspirou em Al Pacino no filme ‘Scarface’. “Figurino é metade do caminho para o ator. O do Dodi é quase ‘over’, mas o Ricardo (Waddington, diretor) foi corajoso.”

Aos 36 anos, Murilo dá vida a um executivo quarentão: para isso, está de barba e pintou o cabelo de grisalho. “Não tenho nenhum fio branco, não estou tão velho assim. Mas gostei do visual, achei interessante. Acho que é porque não sou eu. Se ficasse assim para sempre, não sei se iria gostar”, analisa, que para dar um toque pessoal no personagem fará uma voz mais grossa para Dodi.

“Acho o máximo criar, porque abre o campo do erro. Depois de tanto tempo, você ainda experimentar coisas, isso é ser artista. Com o acerto a gente não aprende nada, só recebe elogio. Com erro a gente anda para frente”, ensina o ator, que nunca mais pretende conciliar novela e teatro, como fez com ‘Pé na Jaca’ e ‘Fica Comigo’.

“Gravava 30 cenas por dia, terminava e viajava. Tive que esquecer as coisas que eu mais amo, meus filhos. No último aniversário do Pietro não pude estar lá. Isso para mim foi a morte”, relembra o namorado de Guilhermina Guinle. “Estamos namorando, tudo ótimo”, garante, desmentindo notícias de separação.

‘O marketing venceu a competência’

Em ‘A Favorita’, Donatela e Flora (Patrícia Pillar) contam versões diferentes para o mesmo crime. As duas juram inocência, apenas uma está falando a verdade e o público terá que descobrir quem é. “Essa é a atmosfera, quem vai se vender melhor nessa. A vida hoje é feita de marketing. A pessoa que está no poder não necessariamente é a mais competente. É a que se vende melhor. No mundo de hoje, o marketing venceu a competência”, acredita Murilo Benício.

Dodi não está envolvido no crime e vai acompanhar o desenrolar da trama ao lado de Lara (Mariana Ximenes), de quem é padrasto. Apesar da pouca diferença de idade entre os dois — ela tem 27 anos —, Murilo não acha estranho. “Já fui pai da Debora Falabella (‘O Clone’) há seis anos, da Mariana eu poderia ser avô”, brinca.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Antorcha Olímpica

La Antorcha Olímpica

Incidentes en torno al recorrido de la Antorcha Olímpica CARLOS GÁMEZ, ELPAÍS.com - 22-05-2008

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

El cepillo dental del futuro

El cepillo dental del futuro

El nuevo cepillo dental iónico reduce la placa bacteriana sin necesidad de pasta dentífrica. Un estudio clínico de la Facultad de Odontología de la Universidad Marquette (Wisconsin, Estados Unidos) ha comprobado la efectividad del cepillo de dientes iónico para eliminar la placa dental. Según detalla el distribuidor del cepillo iónico (Ionic Toothbrush) en su página web www.ionictoothbrush.net), el cepillo se diferencia por su capacidad para quitar la placa "como un imán", en vez de hacerlo por fricción, como se hace comúnmente. GUADALUPE CRUZ - 28-11-2007

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Qué esconde un violín

Qué esconde un violín

Un violín, fabricado por Antonio Stradivari hacia 1700, podría superar los 600.000 euros en una subasta organizada por la firma Christie's GUADALUPE CRUZ, CARLOS GÁMEZ - 31-03-2008

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

LENTES DE CONTATO QUE CURAM...


Lentillas medicadas

Descripción del revolucionario invento que usa lentes para suministrar fármacos que tratan las dolencias del ojo CARLOS GÁMEZ - 25-01-2008

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

EXPO ZARAGOZA

Expo Zaragoza 2008

MATÍAS CORTINA/GUADALUPE CRUZ/CARLOS GÁMEZ - 21-05-2008

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

INFOGRAFICO DO JORNAL ELPAÍS SOBRE O ACIDENTE DO Airbus A320 EM SÃO PAULO EM 2007

Accidente aéreo en Brasil

Reconstrucción del accidente del Airbus A320 RAFA HÖHR / CARLOS GÁMEZ - 18-07-2007

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

EL PAÍS TV

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

La UE alcanza un acuerdo sobre la norma para devolver a los inmigrantes ilegales

El texto pasará ahora al Parlamento, donde le espera un debate arduo

EFE/ELPAÍS.com - Brsuelas/Madrid - 22/05/2008


Tras dos años de diferencias, los representantes de los 27 Estados miembros se han puesto de acuerdo en una nueva legislación con normas comunes mínimas sobre el retorno de los inmigrantes irregulares a sus países de origen. El último punto de discordia, sobre la garantía de asistencia jurídica para los indocumentados, se cerró con una solución salomónica por la que esa ayuda legal se ofrecerá en función de las normas de cada país comunitario, según han dicho fuentes diplomáticas.

entre los embajadores de la Unión Europea debe ser aún aprobado por el Parlamento Europeo, donde le espera un debate muy arduo, antes de su aprobación final por los ministros de Justicia e Interior a comienzos de junio.

Otro de los aspectos contemplados en la directiva acordada hoy es que los inmigrantes ilegales no podrán entrar de nuevo al bloque durante un plazo de cinco años, medida polémica criticada por los grupos de derechos que afirman que socava los derechos humanos.

"Esta directiva establecerá un conjunto común de reglas aplicables a los nacionales de terceros países que se quedan ilegalmente en el territorio de los Estados miembros", dice la UE en un comunicado.

El plazo de 18 meses es más alto que el máximo período de detención en dos tercios de los 27. Nueve países comunitarios -Reino Unido, Suecia, Grecia, Dinamarca, Finlandia, Estonia, Irlanda, Malta y Holanda- no tienen ningún período máximo de retención de los indocumentados, por lo que estos pueden estar internados de forma indefinida.

Apoyo legal no garantizado

La versión final del acuerdo no garantiza que se dé asistencia legal gratuita, sino que esa ayuda "puede" darse a los indocumentados de acuerdo a las prácticas nacionales, explicaron a la agencia Efe fuentes comunitarias. Además, se acordó incluir una declaración en la que se hace un llamamiento a los Estados miembros a que "dispongan los medios necesarios" para ayudar a los clandestinos que no tienen suficientes medios para obtener asistencia legal.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Perito contesta informações de laudo do caso Isabella

O perito da defesa de Alexandre Alves Nardoni, 29, e Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, 24, acusados de terem matado Isabella Nardoni, 5, disse que o corpo da criança não apresentou sinais de que ela tenha sido esganada ou sofrido qualquer tipo de violência antes de ser jogada do sexto andar do prédio onde o pai e a madrasta dela viviam.

Para o legista George Sanguinetti, que passou a atuar no caso a convite dos advogados dos réus, todos os ferimentos e lesões apresentadas pela criança foram causadas durante a queda ou em virtude do impacto do corpo em uma planta ou no gramado do edifício do casal.

Sanguinetti afirma ter estudado por nove dias os laudos oficiais do caso e diz que eles contêm uma "descrição fantasiosa" sobre as ações que resultaram na morte da menina. O casal nega o crime.

O legista disse ontem que analisou o exame necroscópico de Isabella e disse que "não há sinais de esganadura nas partes internas e externas do corpo".

Para ele, Isabella não foi vítima de violência no carro ou no apartamento da família antes de ser arremessada. Ele diz que o corte de 5 mm na testa da menina foi provocado após ela ter sido arremessada pela janela.

A versão da polícia de que Isabella sangrou após ter sido agredida no carro ou no apartamento também é contestada por Sanguinetti. "Como ela estava sangrando se não há nenhum material ou marca [de sangue] na blusa que estava vestindo?" No entanto, laudos obtidos pela reportagem apontam a presença de sangue na roupa. Ele também rebate a alegação de que Isabella vomitou após ter sido asfixiada.

Sanguinetti criticou o fato de a polícia não ter examinado as unhas dos réus na noite do crime. "A boa polícia técnica teria colhido material debaixo das unhas de quem estava presente na cena, para verificar se nelas havia epiderme [camada da pele] ou algum resíduo do pescoço de Isabella", disse.

Outro lado

A Polícia Técnico-Científica informou que não vai rebater as críticas do perito e que só irá se manifestar a pedido da Justiça.

No relatório final do caso Isabella, a delegada Renata Pontes afirma que a vítima apresentava sinais que indicam asfixia como cor azulada da face e das mucosas da boca, orelhas e pontas dos dedos.

O documento também relata que Isabella foi vítima de agressões antes de ter sido arremessada. "Fratura da cabeça do rádio (punho direito), impactada, a qual indica que a pessoa encontrava-se consciente quando a sofreu, depreendendo-se que não resultou da queda da vítima", diz o texto do relatório.

Um dos laudos do inquérito aponta que a amostra de sangue colhida na camiseta da vítima coincidiu com o perfil genético do sangue de Isabella.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Murilo Benício usa salto alto em cena com Cláudia Raia, diz jornal


O ator Murilo Benício contou que está usando salto alto para contracenar com Cláudia Raia na novela global A Favorita, segundo a coluna Zapping do jornal Agora.

» Cláudia Raia e Patrícia Pillar apresentam 'A Favorita'
» Malvino Salvador volta ao ar na novela 'A Favorita'

Benício interpreta Dodi, um vilão que é capaz de tudo contra seus inimigos, casado com Donatella, papel de Cláudia Raia.

A Favorita estréia no dia 2 de junho na Globo, substituindo Duas Caras.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mulher dirige nove quilômetros na contramão na Imigrantes

Sem dinheiro para pagar o pedágio no 32 km, ela decidiu dar meia volta.
Ecovias montou dois falsos bloqueios para represar o trânsito e evitar acidente.
Do G1, em São Paulo entre em contato
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA

Uma mulher dirigiu por nove quilômetros na contramão na pista da direita (para quem segue para o litoral) da Rodovia dos Imigrantes, entre os quilômetros 23 e 32, na região do ABC paulista, por volta das 21h50 desta quarta-feira (21), segundo informações da Ecovias, a concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes. Por ser véspera de feriado, a rodovia apresentava trânsito intenso no horário.


Ao chegar ao pedágio, no 32 km, a mulher percebeu que não tinha dinheiro e decidiu dar meia volta pela contramão mesmo. Funcionários da Ecovias precisaram montar dois falsos bloqueios, um no 24 km e outro no 27 km, para represar o trânsito na estrada e assim impedir qualquer acidente mais grave.

Depois de percorrer nove quilômetros, a mulher foi parada pela polícia rodoviária estadual no acostamento. Em seguida, ela foi levada para o Centro de Apoio Psicossocial, de São Bernardo do Campo, na Vila Euclides.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Che’ é o retrato de um ser humano, diz Santoro


header_blog_g1cannes-2.jpg

santoropost.jpgO ator Rodrigo Santoro ao lado de um “batalhão” de outros dez profissionais dos mais diferentes países sentou-se diante dos jornalistas na manhã desta quinta-feira (22) para falar sobre o filme “Che”, de Steven Soderbergh, exibido pela primeira vez na noite desta quarta durante o Festival de Cannes. No longa, que é dividido em duas partes e narra a trajetória do médico e guerrilheiro argentino Ernesto Guevara desde a revolução cubana até sua morte na Bolívia, o brasileiro faz o papel de Raul Castro, irmão de Fidel e atual presidente de Cuba.

“Creio que o filme é o retrato de um ser humano. Não fiz a segunda parte [focada na imersão de Che na guerrilha boliviana], mas fiquei realmente tocado quando a vi ontem”, declarou Santoro. Estrelado pelo ator porto-riquenho Benicio del Toro (foto abaixo) no papel principal, o longa-metragem de cerca de quatro horas e meia de duração e falado em espanhol, teve sua montagem recém-concluída a tempo de passar em Cannes.

Confira a cobertura completa do festival

Veja a galeria de fotos do 9º dia de Cannes

“Meu interesse por Che é menos pelo fato da revolução cubana e mais porque ele é um grande material para um filme. É uma das mentes mais fascinantes do último século”, disse o norte-americano Soderbergh (que aparece na terceira foto). “Não sou da América Latina e não tenho nenhum interesse em levantar ou baixar a bola dele. O que me interessa é mostrar a força de vontade desse homem que por duas vezes largou tudo o que tinha na vida para tentar fazer algo por outras pessoas”, justificou o diretor.

Ascensão

che.jpgA primeira das duas partes de “Che”, que serão lançadas respectivamente em outubro (”O argentino”) e novembro (”Guerrilha”) deste ano, cobre basicamente o período entre 1955 e 1959, desde quando Guevara, Fidel e Raul Castro se conheceram no México e planejaram a revolução em Cuba até a tomada de Havana. Intercalada por cenas de Guevara, já empossado como Ministro da Indústria em Cuba, falando na ONU em Nova York contra o embargo econômico à ilha, a primeira parte tem tom mais documental, com pouca ou nenhuma experimentação estética da parte de Soderbergh.

“Mesmo contra a vontade de Hollywood, tentamos evitar esses momentos mais dramáticos e ir para uma estética mais convencional. Queríamos chegar ao personagem de modo diferente”, explicou o roteirista Peter Buchman. “O primeiro filme funciona como uma revelação constante da personalidade de Che. Apesar de escritor e pensandor, é em suas ações que você acaba vendo todas as suas crenças.”

steven1.jpgNo quesito atuação, nesta primeira parte, o destaque é sem dúvida para Demián Bichir (última foto, à frente de Del Toro), ator que literalmente encarna o futuro presidente Fidel Castro. Não só na aparência mas na personalidade e nos trejeitos, a semelhança é marcante. “Foi estranho quando recebi a ligação me chamando para o papel”, lembrou o ator mexicano. “Eu não conseguia entender por que. Estava usando barba na época, me olhei no espelho e me perguntei por quê? Mas foi um processo fantástico. Tendo crescido no México, tive desde pequeno muita informação sobre Che, por estarmos tão perto daqueles eventos. Olhando hoje parece que foi um grande caminho desde que nos encontramos naquele acampamento”, contou.

O clima no set, com atores das mais diversas origens (Brasil, Colômbia, México, Porto Rico, Cuba, Alemanha…), foi destacado durante a entrevista coletiva nesta quinta. “Abraçar esse projeto, para mim, foi ótimo”, disse Santoro. “Acho que o fato de ter tantos atores latino-americanos trabalhando juntos era como o ver o próprio sonho de Che se realizando, de espalhar a sua revolução por todo lugar”, especulou o intérprete de Raul Castro. No papel do irmão de Fidel, Santoro cumpre o que lhe é pedido - sem jamais escorregar no espanhol -, mas em termos de exposição fica um pouco em segundo, ou mesmo terceiro plano em toda a história. Calibrar os diferentes sotaques de espanhol falados pelo elenco, no entanto, não foi tarefa das mais fáceis. “Eu deixei meu país aos 13 anos e ainda falo espanhol porto-riquenho. Mas Che era um intelectual que falava um ótimo espanhol. Não foi fácil, tentei o máximo não parecer tosco”, conta Benicio del Toro.

Queda

deltoro.jpgA segunda parte de “Che” é toda dedicada à ação do guerrilheiro na Bolívia. Começa em 1965, quando Che renuncia a seu cargo político em Cuba - e também a sua verdadeira identidade - e parte primeiro para a África e depois à Bolívia na tentativa de espalhar a revolução. Confrontado com um cenário bem mais adverso do que o encontrado em Cuba, especialmente quanto ao apoio dos camponeses à guerrilha, Guevara funciona ali mais como inspiração do que propriamente como o comandante que fora na revolução cubana.

“Inicialmente, a idéia era fazer um filme sobre a atuação de Che na Bolívia, que é um lado de sua vida que pouco conhecemos. Mas se não mostrasse o que houve em Cuba, não haveria contexto. Por isso fomos para a versão atual [ de quatro horas e meia]: era preciso explicar por que ele acharia que poderia vencer na Bolívia”, disse Soderbergh, que também reconhece a importância do filme “Diários de motocicleta”, dirigido por Walter Salles e com foco na juventude do guerrilheiro argentino, para a construção de sua história. “Aquilo é o ato I para nós. Agora podemos dizer efetivamente que se trata de uma trilogia”, defendeu.

Mas neste último ato do longa de Soderbergh, os rebeldes bolivianos se desentendem com freqüencia, voluntários e jornalistas ameaçam colocar a identidade do guerrilheiro em perigo e, ao mesmo tempo, o governo militar boliviano (apoiado pelos EUA) já se mostra mais preparado para enfrentar a guerrilha comunista. É nesta parte que, como aconteceu em outubro de 1967, Che será capturado e executado pelos soldados bolivianos.

cannes.jpgCom uma intensidade dramática maior do que na primeira metade do filme, o diretor consegue traduzir na tela ao longo destas últimas duas horas a derrocada gradual de Guevara, tanto fisicamente - graças às crises de asma que vão se tornando mais e mais constantes - quanto politicamente - com a recusa de diversos camponeses de colaborar com os rebeldes.

Apesar de pouco ousado no plano estético, “Che” pode estar no páreo pela Palma de Ouro neste domingo graças à sua forte mensagem política “anti-imperialista”, que deve agradar ao engajado Sean Penn, presidente do júri, e também pela ótima atuação de Benicio del Toro. Mesmo fisicamente menos parecido com Guevara do que Bichir é de Fidel, por exemplo, o ator porto-riquenho consegue incorporar a aura do personagem, duro e disciplinador, mas ao mesmo tempo doce e carismático.

“Cresci em Porto Rico e me lembro que só o que sabia de Che quando criança é que ele era um cara mau. Mais tarde, na Cidade do México, lembro de ir à uma livraria e de ver várias fotos de Che, e ele tinha um sorriso muito doce. Parecia haver algo errado naquela loja. Mais tarde é que passei a ler e saber mais dele, e descobri que muitas pessoas o amavam”, afirmou Del Toro que, além de perder peso e deixar o cabelo crescer, teve também de “sacrificar” alguns banhos em nome da fidelidade à experiência da guerrilha. “Ainda tenho um pouco de terra embaixo das unhas”, brincou.

Diego Assis, do G1, em Cannes

Fotos: AFP

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Agência seleciona 52 brasileiros para trabalhar em hotel nos Emirados Árabes

Os salários vão US$ 400,00 a US$ 2.000,00.
Diretor do hotel estará em SP no dia 7 para entrevistar candidatos.
Do G1, em São Paulo

A M/Brazil, agência de intercâmbios que possui mais de 12 franquias no Brasil, está selecionando brasileiros para trabalhar no Hotel Dhown Palace, nos Emirados Árabes. São mais de 52 vagas para os cargos de garçom, garçonete, bartender, camareiro, gerente de restaurante, recepcionista, gerente de lavanderia, gerente de recursos humanos e diretor de vendas e marketing. O salário vai de US$ 400 a US$ 2.000.

Confira lista de concursos e oportunidades

No salário não estão incluídas as gorjetas, que são à parte, exceto nos cargos de gerência. A jornada de trabalho é de seis dias na semana, com oito horas diárias.
Os candidatos devem ter inglês fluente e possuir, no mínimo, um ano de experiência na função a qual pretende concorrer. Para dois anos de contrato, o hotel oferece passagem aérea, acomodação, alimentação, visto de trabalho.

Os interessados devem entrar no site www.tripulantes.com.br para fazer o cadastramento do currículo. O responsável pela seleção entrará em contato com o candidato caso o currículo seja aprovado. O diretor de recursos humanos do Hotel Dhown Palace estará em São Paulo dia 7 de junho para entrevistar os candidatos pré-selecionados pela agência.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11-4521-4090.

Leia mais notícias de Concursos e Emprego

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters