[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Bodefone leva a telefonia VoIP aos orelhões de cidade cearense

VICENTE GIOIELLI | Para o UOL Tecnologia

Os estereótipos atribuídos ao sertão nordestino são dezenas e muito conhecidos. Os mais difundidos remetem à imagem de rostos e corpos magros, maltratados pela dura vida na seca que racha em milhares de pedaços o chão e os sonhos sertanejos. No entanto, uma pequena cidade encravada no Sertão dos Inhamuns, no Ceará, mostra uma realidade diferente daquela que estamos acostumados a ver e ouvir.

Tauá, município localizado a 340 km de Fortaleza, é pacata como tantos outros recantos do interior cearense. Ficou bastante conhecida pela produção de cabras, ovelhas e bodes, e há poucos meses foi surpreendida por uma novidade cujo nome foi inspirado pelos pastos locais: o Bodefone.

NAVEGUE PELO TEMA
Vicente Gioielli
Em Tauá (CE), inclusão digital chegou
à telefonia pública com os Bodefones
CE: SERTÃO COM BANDA LARGA
OÁSIS DE INCLUSÃO DIGITAL
TECNOLOGIA QUE UNE FAMÍLIAS
FOTOS DO BODEFONE
À primeira vista, trata-se de uma cabine telefônica de acrílico, que leva a imagem do caprino. Mas a tecnologia da telefonia deste "orelhão" exige grande conectividade em Internet banda larga - o que o município, surpreendentemente, possui. O sistema utilizado pelos Bodefones é o VoIP (Voice over Internet Protocol), que barateia muito os custos das ligações telefônicas.

VoIP barato para todos

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo do município, João Álcimo Viana Lima, as tarifas para as ligações na cidade poderão ficar até 70% mais baratas com o sistema. "Baratear as ligações significa incluir pessoas e desenvolver ainda mais o comércio e a produção da região", disse, acrescentando que quando as duas partes de uma ligação partirem de telefones VoIP as ligações poderão ser até gratuitas.

Hoje, são apenas dois Bodefones instalados na cidade: um na Cidade Digital (espaço dedicado a cursos de informática e tecnologia) e outro na Prefeitura da cidade. Todos os cidadãos podem usar gratuitamente os aparelhos, inclusive para fazer ligações de três minutos para fora do Estado ou do país.

Existe até fila para utilizar o equipamento. "As pessoas estão conseguindo conversar com parentes que saíram daqui há muitos anos, com quem elas não tinham contato por a ligação ser muito cara", afirma Viana Lima.

A idéia é estender a tecnologia para além dos dois bodefones, possibilitando a implantação do sistema VoIP em todo território de Tauá e para dentro das casas da população. A administração municipal já começou a substituir os telefones da operadora convencional de sua sede e demais órgãos da prefeitura pela telefonia via Internet. O município é pioneiro no Nordeste na instalação da tecnologia VoIP.

Outro fator que pesa a favor do projeto é a possibilidade de maior integração entre as áreas urbana e rural de Tauá.

A funcionária pública Auricélia Fernandes é uma usuária assídua do Bodefone. "Sempre que preciso e posso, utilizo o Bodefone. É de graça e sei que mais para frente poderá ser instalado em todo o município barateando nossas ligações para qualquer parte do mundo", diz.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: