[Valid Atom 1.0]

sábado, 19 de julho de 2008

Baião: Primeiro hotel do concelho é inaugurado

hoje

| 2008.07.15 09:37 | | Sandra Teixeira

Chama-se Douro Palace Hotel, tem quatro estrelas e situa-se junto ao Douro, em Carrapatelo, freguesia de Santa Cruz do Douro: o primeiro hotel de Baião é inaugurado hoje.

Representado um investimento global de 8,9 milhões de Euros, o Douro Palace Hotel dispõe de 60 quartos e beneficiou do estatuto de projecto Âncora, atribuído pelo Ministério da Economia. O investimento representa a criação de 30 postos de trabalho, 85 por cento dos quais contratados no concelho.

Para além de duplicar a oferta turística existente no concelho – limitada, até ao momento a cerca de 60 quatros, a esmagadora maioria no sector do Turismo Rural e de Habitação –, o Hotel promete dinamizar outras actividades em Baião.

Com o Centro Hípico de Baião foi firmado um protocolo para proporcionar actividades de equitação aos hóspedes; com a Fundação Eça de Queiroz o acordo visa a realização de Ceias Queirosianas na Casa de Tormes, antecedidas de visitas ao espólio museológico da fundação; finalmente, a Casa do Lavrador, que recria o ambiente da habitação de um lavrador no princípio do século XX e serve a gastronomia tradicional portuguesa, vai dar a conhecer aos hóspedes um pouco do Portugal real.

A cerimónia de inauguração terá lugar às 18h00, nas instalações do Douro Palace Hotel e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pintor cai do 10º andar em Araraquara e sobrevive


Ele trabalhava na pintura da parede externa de prédio quando caiu.
Jovem caiu no telhado de um consultório e fraturou o queixo.
Do G1, em São Paulo, com informações da EPTV


Um pintor de 21 anos sobreviveu a uma queda do 10º andar de um prédio no centro de Araraquara, a 272 km de São Paulo. Ele trabalhava na pintura da parede externa, na manhã desta sexta-feira (18), quando o nó se desprendeu e a cadeirinha se soltou.

O jovem caiu no telhado de um consultório. O impacto foi tão forte que quebrou todo madeiramento, mas o rapaz apenas fraturou o queixo. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele queria sair andando, mas a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não deixou.

O pintor passou por cirurgia no maxilar e continua internado na Santa Casa de Araraquara, mas fora de perigo. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

( CHAMEM OS PERITOS DE SÃO PAULO, URGENTE !!! ESSE FATO DEVE TER ALGUMA EXPLICAÇÃO MIRABOLANTE !)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

ANA PAULA ARÓSIO E FÁBIO ASSUNCÃO

Triângulo amoroso em Negócio da China

Regina Rito - Agência O Dia


Triângulo amoroso em Negócio da China

O ator português Ricardo Pereira volta às novelas da Globo — a última de que participou foi Pé na Jaca, em 2006. Em Negócio da China, de Miguel Falabella, com estréia marcada para 6 de outubro, às 18h, ele interpretará o português João e fará parte do triângulo amoroso que envolve Lívia (Grazi Massafera) e Heitor (Fábio Assunção). João conhece Lívia no aeroporto de Lisboa, quando ela está voltando para o Brasil e ele e a mãe Aurora (a comediante portuguesa Maria Vieira), estão vindo para trabalhar na padaria de um tio no Rio. João é um jovem imigrante, extremamente dominado pela mãe. Heitor, seu rival, também sofre com a mãe controladora, Luli (a paulista Liana Rocha), com quem trabalha na loja A Rosa Graxa. O diretor Mauro Mendonça Filho está em Macau, na China, escolhendo locações. A história também terá como cenário Portugal, Rio de Janeiro e São Paulo.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Parabéns
Ana Paula Arósio ganhou festinha de aniversário dos colegas de Ciranda de Pedra, quarta-feira, depois de oito horas de gravação. O primeiro pedaço, dos três bolos (dois de chocolate e um de chocolate com baba-de-moça), foi para o diretor Carlos Araújo, o Carlinhos, como é chamado pela equipe e elenco. “Ana, parabéns. No seu aniversário tenho que falar do presente que eu recebi, que foi ter conhecido e ter tido a oportunidade de trabalhar com você, o que tem sido tão bom. Felicidades”, desejou Daniel Dantas, o Natércio.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

O MISTÉRIO DA ESTRADA DE SINTRA

O MISTÉRIO DA ESTRADA DE SINTRA (Brasil/ Portugal, 2007)

Por Celso Sabadin

Confesso que tenho dificuldades em ver filmes falados em português de Portugal. Primeiro porque muitas palavras se perdem na pronúncia; segundo porque fico esperando a piada... E nem sempre ela existe. Em O Mistério da Estrada de Sintra não foi diferente. Dei algumas gargalhadas em momentos que não tinham a menor graça, só imaginando a piada que nunca vinha. E o filme nem é uma comédia.

Tudo acontece em 1870, quando os escritores Eça de Queirós (Ivo Canelas) e Ramalho Ortigão (António Cerdeira) escrevem um folhetim romântico-policial a quatro mãos para um jornal local, que o publica em capítulos. Cada um escreve uma parte, dando asas à imaginação e, aos poucos, transformando a obra numa rasgada "novela mexicana". Porém, um poderoso conde português começa a ameaçar Eça de Queirós, dizendo que ele está difamando a história de sua família. Eça, por sua vez, rebate dizendo que tudo não passa de mera invenção dos autores e nada tem a ver com a vida real. O conflito se estabelece e ficção e realidade começam a se confundir.

A boa idéia de misturar elementos ficcionais e documentais das vidas dos escritores, mesclando-as com a ação passada propriamente dentro do folhetim, é fortemente prejudicada por uma direção de estilo over e televisivo, que esbarra na linguagem exagerada de algumas telenovelas latinas. Tal estilo seria até justificável - e, por que não, divertido - nas cenas que são as transposições do folhetim em si, mas, quando se percebe que o erro permeia todo o filme, O Mistério da Estrada de Sintra se torna desinteressante e falso.

Co-produzido por Portugal e Brasil, alguns atores conhecidos do nosso público participam do elenco, como Giselle Itiê (na verdade, mexicana, mas atuando por aqui) e Flávio Galvão.

Direção: Jorge Paixão da Costa
Roteiro: Tiago Borralho, Mário Botequilha, Newton Cannito, Jorge Paixão da Costa,
Nuno Vaz.
Elenco: Ivo Canelas, António Cerdeira, Bruna Di Tullio, Rogério Samora, José Pedro Vasconcelos, Gisele Itié, Flávio Galvão, James Weber-Brown, Nicolau Breyner.


Horários:
19/10 (sexta-feira) - HSBC Belas Artes 2 - 17h (Sessão 71)
22/10 (segunda-feira) - Cine Bombril 2 - 20h40 (Sessão 314)
25/10 (quinta-feira) - Unibanco Arteplex 4 - 17h30 (Sessão 534)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

O Mistério da Estrada de Sintra

Festival de Gramado substitui filme estrangeiro

Portal Terra

SÃO PAULO - O Festival de Cinema de Gramado 2008 anunciou nesta sexta-feira a substituição de um dos filmes estrangeiros que competem pelo Kikito na mostra competitiva.

O chileno Muñeca, de Sebastian Arrau, não poderá participar do festival por problemas técnicos. Em seu lugar, entra o longa O Mistério da Estrada de Sintra, de Jorge Paixão da Costa, uma produção de Brasil e Portugal.

Baseado em obra de Eça de Queiroz, o longa traz no elenco António Pedro Cerdeira, Ivo Canelas, Bruna Di Tullio e Giselle Itiê.

Completam a lista de filmes estrangeiros o colombiano Perro Come Perro, de Carlos More; Por Sus Proprios Ojos, da argentina Liliana Paolinelli; o mexicano Cochochi, de Israel Cardenas e Laura Guzman; e o documentário Mindelo - Atrás do Horizonte, de Alexis Tsafas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Brasil necesita más mano de obra cualificada


Un trabajador de la central de Embraer en Brasil. La empresa aeronáutica se gasta cerca de 28.500 euros en la formación de cada estudiante en su programa de ingeniería.- LALO DE ALMEIDA



La escasez de ingenieros y comerciantes hace peligrar el crecimiento económico

ANDREW DOWNIE - Sao Paulo - 19/07/2008


Para casi cualquier nación aparte de China o India, conseguir un crecimiento superior al 5% al año es difícil. Hacerlo sin una mano de obra cualificada es aún más complicado. Pero ése es el reto al que se enfrenta Brasil.

Brasil

Brasil

A FONDO

Capital:
Brasilia.
Gobierno:
República Federal.
Población:
191,908,598 (2008)

Después de años de expansión y alza, el Gobierno del presidente Luiz Inácio Lula da Silva está proyectando un periodo de crecimiento sostenido, con un aumento del producto interior bruto del 5% al año desde ahora hasta 2010 y de entre un 3% y un 4% al año durante la década posterior.

Pero muchas empresas y muchos economistas, entre ellos algunos del propio Gobierno, afirman que la escasez de mano de obra altamente cualificada, sobre todo ingenieros y comerciantes, hará peligrar dichos objetivos, así como el crecimiento económico y político de Brasil. "La falta de disponibilidad de capacidad técnica podría ser un obstáculo para el crecimiento; no cabe duda", explica José Sergio Gabrielli, presidente de Petrobras, la empresa petrolífera estatal. "Constituye un gran reto para el país".

La falta de ingenieros de la construcción y de caminos amenaza proyectos de infraestructuras; ámbitos como la banca, la manufactura aeronáutica, los productos petroquímicos y los metales compiten entre ellos por los mismos licenciados con las mejores notas.

En las industrias en auge del petróleo y del gas, las empresas están echando mano de trabajadores extranjeros porque el número de brasileños cualificados no alcanza. "Algunos de nuestros clientes más importantes en el sector del petróleo y del gas tienen entre 40 y 50 puestos de trabajo vacantes y no consiguen ocuparlos", señala Paulo Pontes, director ejecutivo de Michael Page International, una empresa líder de contratación. "Cuando les preguntamos a las empresas cuáles son las profesiones del futuro, siete de cada diez eran en ingeniería. Esto muestra la realidad de lo que está pasando en la actualidad".

Formación

La realidad está guiando a las empresas brasileñas hacia la educación. Algunas están enseñando a los conserjes y a los trabajadores manuales a leer y escribir, así como aritmética. Las empresas más importantes están aumentando la cantidad de formación que les dan a los ingenieros y a los profesionales. "Tenemos en mente invertir 7.000 millones de euros este año y cerca de 40.000 millones de euros durante los próximos cinco años solamente en proyectos de crecimiento orgánico", asegura Maria Gurgel, directora de planificación y compensación de recursos humanos en Vale, una de las principales empresas mineras del mundo. "Las personas que impulsan estos proyectos son geólogos e ingenieros, especializados en puertos, ferrocarriles y minas. Éstos son los ámbitos en los que falta personal", explica.

Empresas como Vale, Petrobras y la compañía petroquímica Ultrapar se gastan millones de dólares en sus propios programas de formación.

Un programa típico es el de Embraer, una de las empresas más importantes en la manufactura aeronáutica. Embraer construye jets privados y comerciales con capacidad para entre 6 y 122 pasajeros. La empresa ha creado un programa que selecciona a los mejores ingenieros del país que han terminado la carrera y les da un curso de especialización de 18 meses. Ya cuentan con una base en disciplinas como electrónica, mecánica o diseño.

Júlio Franco, vicepresidente ejecutivo de desarrollo organizativo y de personal, afirma que la empresa se gasta cerca de 28.500 euros en formar a cada estudiante. "No me cabe duda de que compensa", explica. "Nos tranquiliza muchísimo".

Preocupación

El Gobierno brasileño está menos calmado. Uno de sus miembros considera que la escasez de trabajadores está limitada a ciertos sectores y que se puede superar a corto plazo contratando a jubilados y a trabajadores extranjeros. Pero el pronóstico a medio y a largo plazo es más problemático, asegura Nelson Barbosa, el secretario de Economía encargado de la supervisión en el Ministerio de Finanzas. "A medida que aumenta el crecimiento, estas soluciones irán agotándose y será crucial incrementar la educación e invertir en ella", asegura Barbosa.

En las pruebas de rendimiento académico que la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos realiza cada tres años a jóvenes de quince años en 57 naciones, los estudiantes brasileños quedaron los cuartos por la cola en ciencias y los terceros por la cola en matemáticas.

Los licenciados que terminan están muy solicitados. Las grandes empresas tienen el dinero para contratarlos o formarlos, pero las empresas medianas no tienen tanta suerte.

"Hemos tenido que reducir el tamaño de nuestra empresa", asegura Marcos Coelho, presidente del consejo administrativo de Esteio, una empresa de ingeniería. "Si tuviéramos a más gente, estaríamos creciendo a un ritmo mucho mayor"

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

BBC revela rede criminosa de imigrantes ilegais na Grã-Bretanha; assista Richard Bilton


Fornecedor mostra documentos falsos
Fornecedor de documentos falsos foi gravado com câmera escondida
Uma rede criminosa em uma das maiores comunidades de imigrantes ilegais da Grã-Bretanha foi revelada por uma investigação realizada pela BBC com a ajuda de câmeras escondidas.

Inúmeras práticas ilegais de emprego, moradia precária e um próspero comércio de documentos foram expostos.

Mais de 40 casas lotadas de imigrantes ilegais foram identificadas em 1,5 quilômetro quadrado no bairro de Southall, no oeste de Londres.



Os jovens, a maioria deles homens de Punjab, região dividida entre o Paquistão e a Índia, não estão na Grã-Bretanha legalmente e, apesar de a maioria saber dos riscos, eles têm poucos direitos legais.

Eles são rodeados de falsificadores, criminosos e empregadores sem escrúpulos.

Passaporte falso

Entre eles, a equipe de repórteres disfarçados se encontrou com um homem que era conhecido como Vicki.

Ele foi cauteloso em relação a sua segurança - estacionando o carro em que conversavam fora do alcance de câmeras de vigilância - mas falou abertamente sobre os documentos falsos que poderia adquirir e se gabou de ter clientes em outras localidades como Sheffield, Bradford e Coventry.

Vicki disse que poderia viabilizar a entrada de pessoas no país em caminhões, conhecidos como burros, organizados pelo que chamou de seu "homem em Paris", e contou como consegue providenciar um passaporte "original", que foi "checado" para passar pela segurança de um aeroporto britânico.

Após o fim das investigações da BBC, quando foi confrontado com os detalhes do que foi filmado, Vicki negou fazer algo errado e disse que era um caso de engano de identidade.

Trabalho precário

Neste mundo desconhecido, muitos "faujis" - termo usado pelos imigrantes ilegais para se descrever - tentam viver sem documentos.

Outros têm documentos baratos e falsos e outros pagam bastante dinheiro por passaportes originais, contas em bancos, um cartão de registro do Ministério do Interior ou por identidades roubadas em carteiras de habilitação.

Documentos são importantes porque fornecem certa legitimidade. O que os faujis temem é simples: ser pegos e mandados para a casa. Mas, com os documentos, eles podem ter uma conta em banco e trabalhar.

A equipe disfarçada descobriu que não existe falta de ofertas de trabalho, incluindo um em uma lanchonete de Southall, onde um fauji disse ter trabalhado 12 horas por dia, seis dias por semana, por 150 libras (cerca de R$ 477) - cerca de 2 libras (pouco mais de R$ 6) por hora.

Um repórter, Mohammed, foi até lá para trabalhar. O proprietário, Bhupinder Singh, disse que ele não deveria "se importar" com o fato de não ter documentos, que "cuidaria do assunto" e que o repórter não deveria mencionar o tema. "Senão, você pode ser pego", afirmou.

Após um dia de 14 horas de serviço sem intervalo, Mohammed afirmou que tinha outro trabalho para fazer e pediu o dinheiro por seu dia trabalhado, mas Singh se recusou a pagar: "Você não recebe por duas semanas, certo?"

Singh disse à BBC que não emprega imigrantes ilegais, que todos seus funcionários têm os documentos corretos e permissão para morar na Grã-Bretanha e que não pagou Mohammed porque era um dia de experiência.

Escala

Em outra oportunidade, Mohammed* foi a uma região bem conhecida pelos faujis de Southall, onde eles esperam na calçada até ser apanhados para eventuais empregos. Um homem se aproximou e fez uma "entrevista" de emprego.

"Você quer emprego?"

"Sim."

"Então venha."

Mohammed foi levado a uma construção e, sem ser perguntado se tinha alguma experiência, foi colocado para trabalhar em um parapeito de um telhado sem treinamento, dicas de segurança ou equipamento. Ele recebeu 35 libras (cerca de R$ 111) por 12 horas de trabalho.

Às vezes, a importância de ter a documentação certa era clara. Para mostrar como era fácil providenciá-la, a equipe da BBC filmou outro fornecedor de documentos falsos, Anil Kumar.

Quando foi depois confrontado, Kumar também disse que não fez nada de errado e que era um caso de engano de identidade.

Esta comunidade escondida é um segredo aberto - proprietários de imóveis aceitam inquilinos, empregadores querem trabalhadores baratos e que não reclamam, enquanto criminosos comercializam a vida das pessoas.

Quando os repórteres disfarçados conseguiram se infiltrar na comunidade fechada, ficou claro o quão fácil é permanecer invisível.

Um outro fato fica claro: a escala. Em apenas 1,5 quilômetro quadrado, centenas de imigrantes ilegais, inúmeras casas lotadas e pessoas lidando com identidades falsas, emprego e fraude. Uma rede criminosa que está longe dos olhos da maioria dos britânicos.

* O nome do repórter disfarçado nesta matéria foi alterado para proteger sua identidade.


Executando Agora: Imigrantes ilegais

Seu navegador parece ser incapaz de executar vídeo ou áudio.<br /><a href="+url.clipurl+">>Usar o Windows Media Player </a>
PLAYER


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Farc seqüestram dez pessoas na Colômbia

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters



PODCAST
Diogo Mainardi

15 de julho de 2008

O relatório da PF

O site Consultor Jurídico publicou o relatório da PF contra Daniel Dantas. Como um bom egomaníaco, ignorei todas as referências a Gilberto Carvalho, a Dilma Rousseff, a Luiz Eduardo Greenhalgh e fui imediatamente procurar meu nome. Onde eu estou? Onde? Onde?

Foi muito frustrante. A certa altura, na página 152, uns desconhecidos - Cristina Caetano, Camila Arruda, Eric Brenner - citam de passagem uma de minhas colunas sobre a Telecom Italia. A coluna trata especificamente de um documento da magistratura italiana, que eu disponibilizei na internet. Os empregados de Daniel Dantas decidiram descarregá-lo e traduzi-lo.

Por meses e meses, uns bananas repetiram sem parar uma mentira descabida: eu teria recebido esse documento de Daniel Dantas. Eu estava quase acreditando neles. Eu estava quase me entregando ao heróico delegado Protógenes Queirós. Eu estava quase me esquecendo de que, quando o documento chegou a mim, por meio de uma fonte judiciária, o Ministério Público paulista já o encaminhara oficialmente ao Procurador-Geral da República. Eu estava quase me esquecendo de que chequei a autenticidade do documento, por escrito, com a principal testemunha do inquérito, o diretor da Telecom Italia, Giuliano Tavaroli. O que se descobre agora, através dos grampos da PF, é que só o tonto do Daniel Dantas ainda não possuía uma cópia do documento. E teve de buscá-la na internet, como qualquer outro leitor.

Mais adiante, na página 157, Daniel Dantas menciona meu nome num telefonema, referindo-se àquela mesma coluna. Ele demonstra estar incomodado com o conteúdo do artigo. Ele teme o assunto Telecom Italia. É o que eu sempre digo: Daniel Dantas é de uma poltronice sem igual. O fato de querer manter distância do inquérito sobre a Telecom Italia, que envolve seu cupincha Naji Nahas, é revelador de seus métodos. Daniel Dantas pensa como os mascates do jornalismo: ele só se interessa por notícias que possam alavancar seus negócios.

Depois disso, nada mais. Meu único crime foi ser citado num clipping. A partir de agora, posso usar esses grampos nos processos contra os caluniadores que me associaram a Daniel Dantas. Continuo a mandar documentos sobre a Telecom Italia ao Ministério Público. Continuo a conferir sua autenticidade, antes de publicá-los. Continuo a torcer para que Daniel Dantas e Naji Nahas confessem quem eles corromperam na última década, e passem um bom tempo na cadeia. Mas basta ler o relatório da PF para saber que isso nunca vai acontecer.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Grevistas dos Correios esperam chegar a acordo amanhã


| 18.07.2008 | 17h23


Por Isabel Sobral

Agência Estado O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos (Fentect), Manoel Cantoara, afirmou hoje que a categoria, em greve há 18 dias, espera selar amanhã, em reunião com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, na sede da ECT, em Brasília, acordo que permita o encerramento do movimento.

"Temos muita expectativa em relação a essa reunião, pois o desejo da categoria é sair do impasse", assinalou Cantoara. Ele alinhou três pontos como os principais obstáculos na negociação com a diretoria da ECT: renegociação do Plano de Cargos e Salários, o pagamento permanente do abono de 30% e o desconto dos dias parados.

A ECT propôs ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) discutir o Plano de Cargos com a mediação do TST, pagar o abono de 30% por três meses a título de bônus emergencial e nesse período de três meses negociar sua incorporação ao salário-base; e desconto de 50% dos dias parados, com os restantes 50% compensados por horas de trabalho adicional, com a garantia de não demissão pela greve (os trabalhadores concordam com a compensação, mas sem nenhum desconto dos dias parados).

O presidente da Fentect informou que a entidade protocolou, pela manhã, no TST, sua contraproposta, enfatizando os três pontos. Segundo ele, se for fechado o acordo amanhã com o ministro das Comunicações, serão convocadas assembléias estaduais na segunda-feira para votar a suspensão da greve.

Cantoara disse que as entregas de correspondências e encomendas estão paralisadas em 23 Estados e no Distrito Federal, divergindo dos dados da ECT, pelos quais até ontem mais de 67% das correspondências e mais de 96% das encomendas haviam sido entregues desde o início da paralisação, no último dia 1º. O presidente da Fentect declarou estar sendo cumprida a determinação do TST de no mínimo 50% dos 110 mil funcionários dos Correios trabalhando.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Grupo ligado à CUT pede impeachment de Gilmar Mendes


Pedido de saída do ministro do Supremo Tribunal Federal, que concedeu dois habeas corpus a Daniel Dantas, foi protocolado no Senado

Da Redação, com informações da Agência Brasil - 18/07/2008, 16:07 (atualizado em 18/07/2008 16:08)

Um grupo de sindicalistas ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Distrito Federal protocolou nesta sexta-feira (18) no Senado um pedido de impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

De acordo com Cícero Rôla, secretário de imprensa da CUT e autor do documento, o ministro "cometeu crime de irresponsabilidade porque o julgamento do segundo habeas corpus a Daniel Dantas deveria ter passado pelo colegiado do Supremo".

Para o grupo, o STF também privilegiou Daniel Dantas por sua posição social. "Existe milhares de outros presos esperando esse mesmo tipo de decisão. O Supremo precisa ter isenção", afirmou Rôla.

Depois de protocolado no Senado, o pedido de impeachment vai para a Mesa Diretora. Se for aceita, a denúncia será lida em Plenário e, em seguida, uma comissão de 21 senadores elabora uma peça acusatória. Depois dessa fase, o presidente do Senado encaminha o pedido para que o STF autorize o julgamento. A data do julgamento é marcada e participam dele os 81 senadores. Para haver cassação, o processo deve ser aprovado por dois terços dos senadores da Casa.

Na semana passada, um grupo de procuradores de São Paulo chegou a cogitar a possibilidade de fazer pedido semelhante, mas a idéia não foi formalizada. Na ocasião, líderes partidários no Senado declararam ser muito difícil a concretização do impeachment do presidente do STF.

A assessoria de imprensa do STF informou que o ministro não pretende se pronunciar sobre a iniciativa da CUT.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Delegado da PF diz à Procuradoria que foi afastado da Satiagraha


Reuters - 18/07/2008, 20:16

BRASÍLIA (Reuters) - Em queixa formal apresentada na quinta-feira à Procuradoria da República em São Paulo, o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz afirmou ter sido afastado do comando da operação Satiagraha.

O delegado reclamou ainda de supostas obstruções às investigações, como a falta de recursos humanos e materiais para o trabalho. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério Público em seu site.

Com base na queixa, os procuradores Anamara Osório Silva e Rodrigo de Grandis pediram a abertura, pela Procuradoria da República em São Paulo, de procedimento administrativo. A representação foi distribuída ao procurador Roberto Antonio Dassié Diana, que irá apura a denúncia.

Desde o início da semana o governo tem tentado rebater os rumores de que o delegado teria sido afastado por motivos políticos. A operação Satiagraha levou à prisão o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o investidor Naji Nahas. Citou também o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, e o ex-deputado petista Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado de Dantas.

A Polícia Federal chegou a divulgar trechos editados de uma gravação feita durante a reunião em que ficou decidida a saída de Queiroz do comando das investigações para tentar comprovar que o delegado não fora pressionado.

No áudio divulgado, o delegado fala textualmente que pretende deixar a operação. Segundo a Procuradoria da República no Estado de São Paulo, um dos elementos que poderão ser usados no procedimento administrativo será justamente a íntegra dessa gravação. (Reportagem de Fernando Exman)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Alerta de tsunami é emitido no Japão após tremor de 7,0 de magnitude


O epicentro do tremor foi registrado na costa de Fukushima.
Até o momento, não há notícias sobre vítimas ou destruição.
Do G1, com agências

A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami no nordeste do Japão, neste sábado, após um terremoto de 7,0 de magnitude atingir a costa leste de Honshu.

Até o momento, não há notícias sobre vítimas ou destruição.

O epicentro do tremor foi registrado na costa de Fukushima, a mesma região onde em 14 de junho um terremoto matou, pelo menos, 10 pessoas e deixou diversos desaparecidos.

(*) Com informações da Reuters

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Novo "Batman" quebra recorde na pré-estréia à meia-noite nos EUA


LOS ANGELES (Reuters) - O novo filme de Batman, "O Cavaleiro das Trevas", arrecadou o valor recorde de 18,5 milhões de dólares nas sessões de pré-estréia à meia-noite, antes de sua abertura oficial na sexta-feira, revelou a Media By Numbers, que faz a contagem de bilheterias.

Divulgação
Heath Legder como Coringa entrega uma interpretação impressionante

Essa cifra abrange apenas os valores arrecadados nas sessões que começaram às 0h01 da sexta-feira em 3.040 cinemas da América do Norte -- as sessões de 3h00 e 6h00 não foram contabilizadas.

A cifra quebra o recorde anterior de 16,9 milhões de dólares, marcado em 2005 por "Star Wars: Episódio III -- A Vingança dos Sith".

A performance forte do filme nas sessões de pré-estréia reforçou as projeções de que "Cavaleiro das Trevas" pode ter um fim de semana de abertura de 100 milhões de dólares ou mais nos EUA e Canadá.

As perspectivas do filme foram favorecidas pelas críticas em sua maioria positivas e pelo lançamento recorde feito na sexta-feira pela Warner Bros., pertencente à Time Warner Inc., em 4.366 cinemas americanos e canadenses.

"Batman -- O Cavaleiro das Trevas" custou cerca de 180 milhões de dólares para ser feito.

Sequência de "Batman Begins", de 2005, que rendeu cerca de 372 milhões de dólares em todo o mundo, "Cavaleiro das Trevas" reúne novamente o diretor Chris Nolan e Christian Bale no papel de Batman.

E traz o falecido ator australiano Heath Ledger como o Coringa, o arquiinimigo de Batman, no papel que acabou sendo o último que Ledger concluiu na tela.

Apenas dez outros filmes até hoje conseguiram superar a marca dos 100 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana em cartaz na América do Norte, liderados por "Homem Aranha 3", em 2007 (151 milhões) e "Piratas do Caribe -- O Baú da Morte", no ano anterior (135,6 milhões).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Novo 'Batman' quebra recorde na pré-estréia


Filme arrecadou US$ 18,5 milhões nas sessões de pré-estréia à meia-noite.
Cifra superou de US$ 6,9 milhões, marcado em 2005 por "Star wars".
Da Reuters

Foto: Divulgação
Divulgação
Heath Ledger como o Coringa, em ''O cavaleiro das trevas''. (Foto: Divulgação)

O novo filme do Batman, "O cavaleiro das trevas", arrecadou o valor recorde de US$ 18,5 milhões nas sessões de pré-estréia à meia-noite, antes de sua abertura oficial nesta sexta-feira (18), revelou a Media By Numbers, que faz a contagem de bilheterias.


Essa cifra abrange apenas os valores arrecadados nas sessões que começaram às 0h01 da sexta-feira em 3.040 cinemas da América do Norte - as sessões de 3h e 6h não foram contabilizadas.


A cifra quebra o recorde anterior de US$ 6,9 milhões, marcado em 2005 por "Star wars: Episódio III - a vingança dos Sith".


A performance forte do filme nas sessões de pré-estréia reforçou as projeções de que "O cavaleiro das trevas" pode ter um fim de semana de abertura de US$ 100 milhões ou mais nos Estados Unidos e no Canadá.


As perspectivas do filme foram favorecidas pelas críticas em sua maioria positivas e pelo lançamento recorde feito nesta sexta (18) pela Warner Bros., pertencente à Time Warner Inc., em 4.366 cinemas americanos e canadenses.


"Batman - o cavaleiro das trevas" custou cerca de US$ 180 milhões para ser feito. Sequência de "Batman begins", de 1995, que rendeu cerca de US$ 372 milhões em todo o mundo, "O cavaleiro das trevas" reúne novamente o diretor Chris Nolan e Christian Bale no papel de Batman.


E traz o falecido ator australiano Heath Ledger como o Coringa, o arquiinimigo de Batman, no papel que acabou sendo o último que Ledger concluiu na tela.


Apenas dez outros filmes até hoje conseguiram superar a marca dos US$ 100 milhões em seu primeiro fim de semana em cartaz na América do Norte, liderados por "Homem Aranha 3", em 2007 (US$ 151 milhões) e "Piratas do Caribe - o baú da morte", no ano anterior (US$ 135,6 milhões).





Trailer "The Dark Knight"



Batman - O Cavaleiro das Trevas - entrevista com o elenco



Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight)



Batman: O Cavaleiro das Trevas - mais novo trailer



Trailer de Batman - O Cavaleiro das Trevas



Metrópolis - Elenco avalia Coringa do novo filme do Batman



Trecho de Batman - O Cavaleiro das Trevas



Michael Caine elogia atuação de Heath Ledger

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Bat-sinal brilha no céu de São Paulo



Distribuidora projeta logotipo do Batman em diversos locais de SP.
'O cavaleiro das trevas', sexto longa do herói, estréia nesta sexta (18).
Do G1, em São Paulo

Foto: Rubens Cavallari/Folha Imagem
Símbolo do Batman é projetado em esquina da Av. Santo Amaro com a R. Bueno Brandão, na Zona Sul de SP, em ação promocional para divulgar o 'Batman: o cavaleiro das trevas'. Dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Christian Bale e Heath Ledger, sexto longa do herói nos cinemas estréia nesta sexta-feira (18) (Foto: Rubens Cavallari/Folha Imagem)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Tempestade "Kalmaegi" obriga 360 mil a saírem da China e de Taiwan

Portal Terra

XANGAI - Cerca de 360 mil pessoas foram evacuadas nesta sexta nas províncias chinesas de Fujian e Zhejiang, e 61 mil embarcações pesqueiras foram chamadas ao porto diante da iminente chegada da tempestade "Kalmaegi", que deixou sete mortos em sua passagem pela ilha de Taiwan.

Em Zhejiang, situada ao sul de Xangai, foram evacuadas cerca de 180 mil pessoas e ordenado o retorno à costa de 26 mil barcos pesqueiros. Em Fujian, também foram 180 mil as pessoas evacuadas (150 mil delas marinheiros e outros 30 mil trabalhadores do litoral), com o retorno de 35 mil embarcações.

Às 16h (5h de Brasília), a tempestade se encontrava no mar, 80 km ao sudeste da cidade de Xiapu, em Fujian, com ventos de até 90 km/h, segundo as autoridades meteorológicas da província.

A tempestade está se movimentando para o noroeste e deve atingir terra entre as zonas litorâneas das cidades de Xiapu e Fuding no final do dia.

Em Taiwan, o "Kalmaegi" produziu 157 inundações, e em uma delas uma aldeia inteira ficou submergida, além de ter causado cortes no fornecimento de água a 680 mil famílias e vários deslizamentos de terra, segundo esta última fonte.

As perdas econômicas em Taiwan sobem para 1,8 milhão de euro (US$ 2,9 milhões) em colheitas e cerca de 630.000 euros (quase US$ 1 milhão) em pecuária, segundo dados do Conselho de Agricultura taiuanês.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

PM informa que já são 10 os mortos em operação, na Zona Oeste

JB Online

RIO - De acordo com policiais no local, já subiu para 10 o número de mortos na operação do 14º BPM (Bangu) na Favela Minha Deusa, em Realengo, na Zona Oeste da cidade. Ainda segundo a PM, todos são envolvidos com o tráfico de drogas. A indentificação dos mortos ainda não foi revelada.

Na operação foram apreendidas três granadas de uso exclusivo das Forças Armadas, três fuzis, uma escopeta calibre 12, três pistolas, dois coletes da PM, nove cartuchos de calibre 12, 45 carregadores , 103 munições de fuzil e um rádio transmissor e quantidade de maconha e cocaína. Além de cinco carros roubados que foram recuperados na favela.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Assessor de McCain renuncia após dizer que EUA estão em "recessão mental"

da Efe, em Washington
colaboração para a Folha Online

O ex-senador Phil Gramm renunciou nesta sexta-feira ao cargo de assessor da campanha presidencial do republicano John McCain após se ver envolvido em uma polêmica por comentários nos quais qualificou os americanos de "resmungões" e afirmou que os EUA passam por "recessão mental".

Em comunicado divulgado pela campanha do candidato republicano, Gramm destacou que as críticas democratas contra si tinham se transformado em uma distração para McCain.

"Para colocar fim a esta distração e continuar com o verdadeiro debate, renuncio pela presente (mensagem) ao cargo de co-presidente da campanha de McCain e me uno aos partidários de base", destacou.

Em entrevista, Gramm, que assessorava McCain principalmente em assuntos econômicos, disse no início deste mês que os EUA não estão em recessão econômica, mas em "recessão mental" e que o país havia se transformado em uma "nação de reclamões".

Rapidamente, McCain se distanciou dessas declarações e disse que os comentários de Gramm não representavam suas opiniões.

O ex-senador pelo Texas tentou se retratar e disse depois que seus comentários se referiam aos políticos, e não à população em geral.

O comunicado também ressalta que os partidários do rival de McCain nas eleições de novembro, o senador democrata Barack Obama, não tinham perdido a oportunidade de atacá-lo, "em vez de discutir com McCain sobre os problemas econômicos importantes que o país enfrenta".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula chega à Colômbia para visita oficial

BOGOTÁ, 18 Jul 2008 (AFP) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite desta sexta-feira a Bogotá, para uma visita oficial de dois dias, na qual firmará vários acordos com seu homólogo colombiano, Alvaro Uribe, constatou a AFP.

Lula chegou às 19H45 local (21H45 Brasília) ao aeroporto militar de Catam, onde foi recebido pelo chanceler colombiano, Jaime Bermúdez.

No sábado, após abrirem um encontro de empresários brasileiros e colombianos, Lula e Uribe se reunirão na fazenda presidencial de Hatogrande, no subúrbio de Bogotá, para firmar vários acordos bilaterais.

Um dos temas evocados durante o encontro será a questão da segurança ao longo dos 1.500 km de fronteira comum, em plena selva amazônica.

Neste âmbito, os governos brasileiro e colombiano mantêm uma estreita cooperação, principalmente para evitar que guerrilheiros das Farc entrem no território brasileiro.

Segundo o embaixador colombiano no Brasil, Tony Jozame, Brasília e Bogotá estudam a possibilidade de construir uma base militar conjunta na fronteira entre os dois países, ou instalar postos de controle na região.

Um dos temas mais sensíveis é a constituição do Conselho de Defesa Sul-Americano, sugerido pelo Brasil mas reprovado pela Colômbia.

Lula viajará no domingo à cidade de Leticia, na fronteira com Brasil e Peru, para assistir, ao lado de Uribe e do presidente Alan Garcia (Peru), ao desfile militar organizado para comemorar a festa nacional da Colômbia.

Os três dirigentes assistirão em seguida a um show dedicado às vítimas de seqüestro, que contará com a presença, entre outros artistas, dos cantores colombianos Shakira e Carlos Vives.

Horas antes da chegada de Lula, a polícia colombiana informou a apreensão de ao menos 30 quilos de explosivos, que seriam usados pelas Farc em atos terroristas durante as manifestações pelos reféns dessa guerrilha, programadas para o domingo, quando se comemora o 198º aniversário da Independência Nacional.

A visita de Lula acontece num momento em que Uribe goza de grande prestígio internacional, depois da operação militar que permitiu o resgate de 15 reféns das Farc, entre os quais a franco-colombiana Ingrid Betancourt.

Em declarações à imprensa brasileira, Ingrid sugeriu que Lula exerça em Bogotá um papel de mediador para convencer Uribe a deixar o presidente venezuelano, Hugo Chávez, buscar a libertação de pelo menos 24 reféns ainda em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Lula leva à Colômbia uma importante delegação de empresários, que pretendem investir em diferentes setores produtivos do país.

Ambos os dirigentes apostam na produção de biocombustíveis. Brasil e Colômbia são os dois maiores produtores de biocombustíveis da América Latina, e o Brasil é o segundo maior produtor mundial, depois dos Estados Unidos.

O governo colombiano quer aumentar as exportações para o Brasil para compensar o importante desequilíbrio comercial existente entre os dois países.

As exportações brasileiras à Colômbia alcançaram 683 milhões de dólares entre janeiro e abril de 2008. Já as exportações colombianas para o Brasil totalizaram apenas 262 milhões de dólares durante o mesmo período.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Avião é evacuado após alerta de bomba em Los Angeles

LOS ANGELES, 19 Jul 2008 (AFP) - Uma ameaça de bomba levou à evacuação de mais de 350 passageiros de um vôo da companhia aérea australiana Qantas que decolaria de Los Angeles para Sidney, informaram as autoridades nesta sexta-feira.

O vôo 12 da Qantas deveria ter decolado às 10H00 local (14H00 Brasília), do Aeroporto Internacional de Los Angeles, mas os 347 passageiros e 20 tripulantes foram obrigados a descer do aparelho após o alerta.

Não há detalhes sobre a ameaça de bomba, disse um porta-voz do aeroporto.

O vôo foi reprogramado para às 23H00 local (03H00 de sábado).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Assessor de McCain renuncia após polêmica

FONTE : JOVEM PAN




Assessor de McCain renuncia após polêmica
O ex-senador Phil Gramm renunciou ao cargo de assessor da campanha presidencial do republicano John McCain após ser envolvido em uma polêmica por comentários nos quais qualificou os americanos de “resmungões” e afirmou que os Estados Unidos passam por uma “recessão mental”. Em comunicado divulgado pela campanha do candidato republicano, Gramm destacou que as críticas democratas contra si tinham se transformado em uma distração para McCain. "Para colocar fim a esta distração e continuar com o verdadeiro debate, renuncio pela presente (mensagem) ao cargo de co-presidente da campanha de McCain e me uno aos partidários de base", destacou.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Avião mexicano com 145 passageiros sai da pista em aeroporto de Chicago


Washington, 18 jul (EFE).- Um avião da linha aérea Mexicana, com 145 pessoas a bordo, saiu hoje da pista após aterrissar no Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago (Estados Unidos).

Fontes oficiais disseram que ninguém ficou ferido, e que o incidente aparentemente foi causado pelos fortes ventos cruzados que atingiam o terminal aéreo pouco antes do anoitecer.

O avião, um Airbus A320 que tinha partido da Cidade do México, foi contido pelas barreiras de segurança instaladas no extremo da pista para impedir esse tipo de acidente.

A pista do aeroporto foi fechada ao tráfego aéreo imediatamente, mas as fontes disseram que suas operações devem ser retomadas nas próximas horas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sony Ericsson anuncia el despido de 2.000 trabajadores tras un drástico recorte de beneficios


La compañía redujo su ganancia neta casi el 100% en el segundo trimestre

AGENCIAS - Estocolmo - 18/07/2008


La crisis golpea con fuerza al consorcio de telefonía sueco-japonés Sony Ericsson. Según los datos aportados hoy en Estocolmo la empresa redujo su beneficio neto un 97% en el segundo trimestre del año, comparado con el mismo periodo de 2007. De 220 millones de euros, la compañía ha pasado a ganar sólo seis.

SONY (Sony Co.)


A FONDO

Sector:
Internet y Nuevas Tecnologías
Presidente:
Nobuyuki Idei

El beneficio bruto se redujo el 98% y se situó en los ocho millones de euros y el beneficio de explotación (EBIT) arrojó un resultado negativo de dos millones frente a las ganancias de 315 millones de hace un año.

El número de teléfonos vendidos en el segundo trimestre fue de 24,4 millones, medio millón menos que en 2007, mientras que el precio medio de venta por unidad bajó de los 125 a los 116 euros.

Con este panorama, el grupo ha decidido recortar su plantilla. Según ha anunciado hoy Susanne Andersson, portavoz de la compañía, Sony Ericsson se dispone a suprimir 2.000 empleos en todo el mundo. La empresa tiene en la actualidad unos 12.000 trabajadores.

Con la vista en los países emergentes

El presidente de la firma, Dick Komiyama, señaló en un comunicado que Sony Ericsson pretende ahorrarse anualmente 300 millones de euros (475 millones de dólares) en concepto de gastos operativos para hacer frente a la competitividad en el sector mundial.

El grupo, que históricamente había fundado su crecimiento en los productos de alta gama se ha reorientado hacia productos más básicos para conquistar el mercado de los países emergentes, en fuerte crecimiento.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Los 'kikos' eclipsan al Papa


Kiko Argüello recluta vocaciones en Sidney y organiza actos paralelos

MIGUEL MORA - Sidney - 19/07/2008


Los kikos son inmensa mayoría entre los 4.200 peregrinos españoles que según la Conferencia Episcopal Española (CEE) han acudido a la XXIII Jornada Mundial de la Juventud que se celebra en Sidney. El líder del Camino Neocatecumenal, el pintor y cantautor Kiko Argüello, busca en estos viajes masivos vocaciones tiernas para nutrir los 52 seminarios de su comunidad. El lunes, el líder reunirá a sus jóvenes huestes y pedirá que levante la mano aquel que haya sido visitado por el Espíritu Santo. La cantera de seminaristas del Camino cuenta en este momento con más de 1.500 alumnos.

Joseph Ratzinger

Benedicto XVI

A FONDO

Nacimiento:
16-04-1927
Lugar:
(Marktl)

Los kikos son el más numeroso entre los nuevos movimientos católicos, con más de un millón de fieles en 105 países, 20.000 comunidades y algunas universidades privadas. Oficialistas, originales y de línea ideológica muy conservadora, están formados por seglares que muchas veces renuncian a carreras y vidas para dedicarse a evangelizar.

Tienen todas las bendiciones del Papa de Roma, que acaba de aprobar los estatutos del Camino Neocatecumenal, fundado en 1964 por Argüello y por la religiosa, química y teóloga soriana Carmen Hernández. Su método de trabajo consiste en enviar familias enteras a lugares donde faltan curas o donde la religión católica está en recesión. Kiko ha sido el brazo callejero de Juan Pablo II y de Antonio Rouco Varela, y en Sidney ha demostrado que sigue siendo el que más público aporta a los actos del Papa.

Su independencia y su capacidad para hacer lobby en las grandes alturas molesta a algunos obispos españoles, que han visto cómo determinadas catequesis programadas en Sidney se quedaban vacías porque los kikos preferían reunirse por libre.

El Camino lleva años trabajando en paralelo y en aparente sintonía con el Opus Dei. Mientras la Obra busca talentos entre universitarios y las élites económicas, Argüello busca y encuentra entre las familias humildes. Su entusiasmo no conoce fronteras, ni barreras. Se dice que ha sido el único extranjero capaz de convencer al Gobierno israelí para que le cediera unos terrenos gratis en Galilea. Allí construyó un edificio imponente y allí celebra sus reuniones corporativas. En Italia, importantes personajes cercanos al Vaticano son kikos declarados. Uno de ellos es Roberto Piermarini, consultor de telecomunicaciones y uno de los directores de Radio Vaticana.

Más difícil es el acceso que otros fieles tienen al Papa. Después de un viaje de 33 horas desde Escocia, Anthony y Christina Foster han llegado a Sidney con una misión: ser recibidos en audiencia, y oír a Benedicto XVI pedir perdón en nombre de la Iglesia y comprometerse a proteger y cuidar a las víctimas de abusos sexuales. Las dos hijas mayores de los Foster, Emma y Katie, alumnas de un colegio católico de Oakleigh, Melbourne, fueron violadas repetidamente cuando tenían entre 5 y 8 años por el sacerdote Kevin O'Donnell.

O'Donnell murió en 1997, tras ser condenado a 39 meses de cárcel por abusar de 12 menores. Ahora, la dolorosa historia de la familia Foster amenaza con ensombrecer el primer viaje del Papa a Australia. Los Foster quieren explicarle en persona a Benedicto XVI que los efectos de los abusos se padecen en ocasiones durante toda la vida, y no son compensables con dinero, sino con justicia. Esperan del Papa una "respuesta moral y no legal" para las víctimas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Al menos ocho muertos en un choque entre policía y narcos en Río de Janeiro


Las autoridades buscan a los responsables de un tiroteo registrado el miércoles

ELPAÍS.com/AGENCIAS - Madrid/Río de Janeiro - 19/07/2008



Ocho supuestos delincuentes han sido abatidos este jueves a tiros por la policía de Río de Janeiro durante una operación en una favela al oeste de la ciudad, han informado autoridades brasileñas. La versión digital del periódico brasileño O Globo señala que la cifra de muertos asciende a 10. En otro tiroteo, esta vez en el en el barrio de Méier, al norte de la ciudad, ha sido abatido un hombre.

Brasil

Brasil

A FONDO

Capital:
Brasilia.
Gobierno:
República Federal.
Población:
191,908,598 (2008)

En las últimas horas, la Policía de Río de Janeiro ha llevado a cabo varios operativos para encontrar a los responsables de un tiroteo ocurrido el pasado miércoles, en donde un cabo y un sargento de la Policía fueron asesinados para robarles sus armas.

Portavoces de la Policía Militar y de la Policía Civil han señalado que los muertos corresponden a narcotraficantes de la favela Minha Deusa, en el barrio de Realengo. Los cadáveres han sido transportados con un helicóptero a instalaciones policiales. En las zonas del enfrentamiento han sido decomisadas grandes cantidades de cocaína y marihuana, tres fusiles, una escopeta, tres pistolas y tres granadas, según las autoridades.

Otras operaciones en las favelas

Unos 300 agentes han ocupado las favelas de de Carobinha, Barbante y Vilar Carioca, al oeste de la ciudad, para capturar a 40 delincuentes que integran las milicias, -las bandas de policías y ex policías que rivalizan con los narcos por el control de la zona-. La Policía Militar indicó que en el inicio de la operación de hoy fueron incautados en un bar matrículas de automóviles de la Secretaría de Seguridad del estado de Río, uniformes y equipos de policías y algunas armas.

La fuerza utilizada por las autoridades en las últimas semanas ha despertado molestias en la sociedad brasileña. Esta misma semana un vendedor callejero y un motorista fueron asesinados en operativos policiales.

La opinión pública se ha escandalizado a principios de este mes al saber que dos policías mataron a un niño de tres años al disparar contra el auto que su madre conducía, y que los oficiales confundieron con unos traficantes.

Se calcula que el número de sospechosos asesinados en 2007 por las autoridades asciende a 1.330.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Al menos cuatro muertos al desplomarse una grúa en una refinería de Texas


La máquina, una de las más grandes de Estados Unidos para realizar operaciones, ha sufrido una rotura en su base

EFE - Washington - 19/07/2008


Al menos cuatro personas han muerto y seis han resultado heridas cuando una grúa se ha desplomado este viernes en una refinería petrolera de la empresa LyondellBassell, en Houston, Texas, según han informado fuentes oficiales.

Siniestro en Texas
Ampliar

Imagen de la grúa desplomada en la refinería LyondellBasell de Houston Refinery.- AP


Jim Roecker, portavoz de la empresa, ha comparecido en rueda de prensa para explicar el alcance del accidente. "Es un día muy triste para nosotros en la refinería", ha afirmado Roecker. El portavoz no ha querido difundir la identidad de las víctimas del accidente, ya que pretendía informar primero a sus familiares. De momento, se desconoce la gravedad de los heridos, pero algunos testigos han aseguro que habían visto varios helicópteros que los llevaban a centros de atención médica.

Fuentes de la empresa han explicado que la grúa móvil, una de las más grandes para operaciones en Estados Unidos, se ha desplomado cuando la estaban preparando para trasladar unidades de destilación poco después del mediodía. Al parecer, el accidente ha ocurrido cuando la maquinaria pesada ha sufrido una fractura en su base, según han señalado los testigos.

La refinería tiene una capacidad de producción de 270.000 barriles diarios y LyondellBassell es una empresa con oficinas centrales en los Países Bajos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

El Papa reconoce "vergüenza" por abuso menores por sacerdotes y pide Justicia


Sídney (Australia), 19 jul (EFE).- El Papa Benedicto XVI ha
reconocido hoy "la vergüenza" que siente la Iglesia Católica por los
abusos de menores cometidos por algunos sacerdotes y religiosos en
Australia, y aseguró que "los responsables deben ser llevados ante
la Justicia".
Benedicto XVI hizo ese reconocimiento y condena durante la
homilía de la misa que hoy celebró en la catedral de Santa María de
la ciudad australiana de Sídney, donde participa en la Jornada
Mundial de la Juventud.
"Me gustaría detenerme para reconocer la vergüenza que todos
nosotros tenemos que sentir como resultado de los abusos sexuales de
menores cometidos por algunos sacerdotes y religiosos en este país",
afirmó.
El Papa dijo que "las víctimas deben recibir compasión y cuidado
y los responsables de tales males deben ser llevados ante la
Justicia".
Y agregó: "Realmente, estoy muy apenado por este dolor y este
sufrimiento que las víctimas han padecido".
Después, destacó que estas fechorías, "que constituyen una grave
traición a la confianza, merecen una condena inequívoca", y afirmó
que "han causado un gran dolor y un gran daño al testimonio de la
Iglesia".
Para Benedicto XVI, que pronunció esa homilía ante los obispos
australianos y un grupo de seminaristas y novicios, "es una
prioridad urgente promover un ambiente seguro y sano, especialmente
para los jóvenes".
El Pontífice pidió a los religiosos presentes en la catedral
"apoyar y ayudar a sus obispos y trabajar juntos para combatir ese
mal".
"En estos días, marcados por la celebración de la Jornada Mundial
de la Juventud, debemos recordar cuán precioso tesoro nos ha sido
encomendado en nuestros jóvenes y cuán grande ha sido la misión de
la Iglesia en este país dedicada a la educación y al cuidado",
agregó. EFE


El Papa reconoce "vergüenza" por los abusos de sacerdotes a menores

Benedicto XVI condena "inequívocamente" estos actos en Australia durante la Jornada Mundial de la Juventud

EFE - Sidney - 19/07/2008


El Papa ha reconocido este sábado "la vergüenza" que siente la Iglesia Católica por los abusos de menores cometidos por algunos sacerdotes y religiosos en Australia, que asegura condenar "inequívocamente".

Joseph Ratzinger

Benedicto XVI

A FONDO

Nacimiento:
16-04-1927
Lugar:
(Marktl)
Australia

Australia

A FONDO

Capital:
Canberra.
Gobierno:
Monarquía Constitucional.
Población:
20,713,315 (2006)

Benedicto XVI hizo tal reconocimiento y condena durante la homilía de la misa que celebró en la catedral de Santa María de la ciudad australiana de Sidney, donde participa en la Jornada Mundial de la Juventud. "Me gustaría detenerme para reconocer la vergüenza que todos nosotros tenemos que sentir como resultado de los abusos sexuales de menores cometidos por algunos sacerdotes y religiosos en este país", afirmó.

El Papa dijo que "las víctimas deben recibir compasión y cuidado y los responsables de tales males deben ser llevados ante la Justica". Y agregó: "Realmente, estoy muy apenado por este dolor y este sufrimiento que las víctimas han padecido".

Después, destacó que estas fechorías, "que constituyen una grave traición a la confianza, merecen una condena inequívoca", y afirmó que "han causado un gran dolor y un gran daño al testimonio de la Iglesia".

Prioridad

Para Benedicto XVI, que pronunció esa homilía ante los obispos australianos y un grupo de seminaristas y novicios, "es una prioridad urgente promover un ambiente seguro y sano, especialmente para los jóvenes".

El Pontífice pidió a los religiosos presentes en la catedral "apoyar y ayudar a sus obispos y trabajar juntos para combatir ese mal". "En estos días, marcados por la celebración de la Jornada Mundial de la Juventud, debemos recordar cuán precioso tesoro nos ha sido encomendado en nuestros jóvenes y cuán grande ha sido la misión de la Iglesia en este país dedicada a la educación y al cuidado", agregó.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Bolivia y Brasil completan el corredor de la Amazonia


Una carretera de 580 kilómetros unirá el océano Atlántico con el Pacífico

MABEL AZCUI - Cochabamba - 19/07/2008


Una carretera de 580 kilómetros sobre territorio boliviano completará el denominado "corredor amazónico" que servirá para unir el océano Atlántico con el Pacífico e integrar decenas de poblaciones fronterizas de Bolivia, Brasil y Perú. Así se desprende de la firma de la Declaración de Riberalta por los presidentes de Bolivia, Evo Morales, y Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, en presencia de su colega venezolano Hugo Chávez.

Hugo rafael Chávez Frías

Hugo Chávez

A FONDO

Nacimiento:
28-07-1954
Lugar:
(Sabaneta)
Luiz inácio Lula Da silva

Lula da Silva

A FONDO

Nacimiento:
27-10-1945
Lugar:
(Garanhuns)
Evo Morales Ayma

Evo Morales Ayma

A FONDO

Nacimiento:
26-10-1959
Lugar:
(Orinoca)
Bolivia

Bolivia

A FONDO

Capital:
Sucre.
Gobierno:
República.
Población:
8,586,443 (2003)
Brasil

Brasil

A FONDO

Capital:
Brasilia.
Gobierno:
República Federal.
Población:
191,908,598 (2008)
Venezuela

Venezuela

A FONDO

Capital:
Caracas.
Gobierno:
República.
Población:
26,414,815 (2008)

La firma de tales acuerdos, negociados con antelación, se produjo durante un acto político en el estadio de Riberalta, bajo un tórrido sol de mediodía y ante grupos de seguidores del presidente Morales, muchos de ellos llegados también de la región altiplánica y notoriamente afectados por las altas temperaturas en esa región del Beni.

Por primera vez en la región, "gobiernos con apoyo mayoritario de la sociedad están realizando grandes esfuerzos para redibujar" el mapa de la "integración social, económica y política" de la región, dijo Lula en su discurso. La carretera, que permitirá unir 39 municipios de los departamentos (provincias) de Beni y Pando, será financiada por Brasil con una inversión de 230 millones de dólares (unos 145 millones de euros). Este tramo completará las vías existentes y otras por construir tanto en Brasil como en Perú para hacer realidad el corredor amazónico de exportaciones en ambos sentidos, hacia el Pacífico y el de Atlántico.

Venezuela, que se sumó a última hora a la reunión de Brasil y Bolivia, suscribió acuerdos de integración ferroviaria y concretó la puesta en marcha de tres centrales lecheras, dos plantas de maíz y otras dos de polímeros, que se administrarán desde un consorcio boliviano-venezolano en el marco del ALBA (Alternativa Bolivariana para América Latina y el Caribe).

La visita de Chávez estuvo rodeada de grandes medidas de seguridad ante el temor a posibles actos de protesta después de que el Comité Cívico boliviano lo declarara persona non grata por su abierta injerencia en asuntos locales, pero los representantes sociales reunidos en el estadio intentaron desagraviarlo con expresiones de afecto y saludos con banderas de su país.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters