[Valid Atom 1.0]

sábado, 3 de maio de 2008

Por Computerworld/EUA
Publicada em 16 de abril de 2008 às 07h15

Framingham - Desde organizar sua vida até dar uma cara mais pessoal à sua diversão online, 11 sites mostram o que a nova web é capaz de fazer.

Chame-os de sites da Web 2.0 ou de mashups, novos endereços online estão borbulhando por toda a grande rede mundial. E mais do que apresentar dados, eles as estão processando as informações em novos formatos.

Alguns deles operam com informações alimentadas pelos internautas, permitindo que o usuário as manipule, rastreie ou compartilhe como em uma agenda ou lista de tarefas. Outros, chamados de mashups, coletam dados de diferentes sites e os transformam em algo novo. Todos fazem parte da evolução da internet além de alguns pontos de informação espalhados.

Desde ajudá-lo a organizar sua vida a dar uma cara mais pessoal à sua diversão online, aqui estão 11 exemplos que mostram o que a nova web é capaz de fazer:

Assistentes pessoais


GrandCentral
Você já quis ter o mesmo controle sobre chamadas telefônicas recebidas, que tem no e-mail? O GrandCentral - agora pertencente ao Google - fornece ao usuário um novo número de telefone e encaminha as chamadas para quaisquer outros números especificados pelo usuário.

Dependendo de quem faz a chamada, o usuário pode direcioná-la ao telefone do trabalho, de casa para o celular ou para todos ao mesmo tempo. O serviço também permite o direcionamento de algumas chamadas diretamente ao correio de voz - oferecendo diferentes mensagens dependendo da origem das chamadas - e que o usuário puxe os recados em qualquer browser. A vantagem mais interessante talvez seja o a possibilidade de bloquear permanentemente chamadas de qualquer pessoa ou spammer.

Highrise

O Highrise é uma ferramenta online de CRM (Customer Relationship Management). Basicamente, é um banco de dados de contatos, lembretes e notas fácil de usar. Como ele está online, é possível compartilhá-lo na empresa ou em qualquer lugar que ofereça acesso à internet.

O serviço oferece uma conta gratuita para até dois usuários, capaz de armazenar 250 contatos, e uma conta Max, para um número ilimitado de usuários e capacidade de armazenar 50 mil contatos, na qual são cobrados 149 dólares.

Jott
O Jott serve para aqueles momentos em que o usuário está longe de seu computador - e perto do telefone - e se lembra de alguma coisa que precisa fazer no dia seguinte ou de algum compromisso do qual precisa ser lembrado em uma semana. Para resolver o problema, basta telefonar para o Jott e ditar sua mensagem.

O serviço traduz a mensagem em texto e a envia por e-mail a qualquer e-mail registrado pelo usuário no sistema.

Se a informação deve ser enviada futuramente, é possível pedir que o Jott envie a mensagem como um lembrete. O usuário ainda pode usar o Jott para fazer publicar posts em seu blog ou no Twitter, ou para adicionar tarefas em sua lista de afazeres, como "Remember the Milk" (veja o serviço a seguir) e sites que fazem este serviço.

Remember the Milk

Este é um serviço de gerenciamento de tarefas online, com uma interface limpa, objetiva e que está acima de seus concorrentes.

Como qualquer programa de calendário no desktop, o Remember the Milk cria uma lista de tarefas e os prazos para que sejam realizadas. Novas tarefas podem ser adicionadas via browser ou e-mail.

Entre os diferenciais do Remember the Milk destaca-se o envio de lembretes das tarefas via e-mail, mensagem de SMS no celular ou por comunicador instantâneo. O usuário pode ainda compartilhar suas listas de tarefas com a família ou com uma equipe do trabalho para que eles também adicionem tarefas, o que é uma função quase impossível em programas que estão fora do ambiente de servidor da empresa.

Visualizando informações Pageflakes
Conhece páginas de portais que você pode customizar com diferentes fortes de informações, como a página inicial do Yahoo ou o iGoogle? Pois o Pageflakes é o portal mais personalizável que você pode imaginar.

O "flakes" em sua página pode conter quase tudo - de notícias familiares a sites de esportes, meteorologia, feeds de RSS e blogs, a podcasts ou a um alerta do Facebook - entre mais de 200 mil flakes disponíveis atualmente.

O internauta também pode carregar páginas de interesses especiais criadas por outros usuários do Pageflakes e publicá-las como Pagecasts, como uma recente página criada para acompanhar o torneio de basquete March Madness.
Liveplasma
Abrir um mapa no Liveplasma é como adentrar um sistema solar ligado a shows e filmes. Ao digitar o nome de uma banda, por exemplo, o Liveplasma gera um campo de esferas, com a banda procurada ao centro, apresentando outros grupos com sons similares ao redor.

O tamanho da esfera depende da popularidade do artista, e sua cor se relaciona ao quanto ele se aproxima da banda central.

O processo de seleção é um pouco obscuro e o banco de dados tem algumas falhas - ao buscar "Lily Allen" acessei um mapa de Woody Allen, por exemplo -, mas é uma maneira fascinante de explorar similaridades entre artistas em uma nova forma de exibir informações.

WeatherBonk
O WeatherBonk, por outro lado, está longe de ser visualmente estonteante, mas ainda satisfaz qualquer um que realmente queira saber a previsão do tempo.

O serviço coleta dados de sistemas de meteorologia nacionais como Weather Underground e National Weather Service, além de diversas estações de medição do clima em residências e escolas.

Os dados são exibidos em uma tela que mostra a previsão atual do tempo em um mapa no Google, com dados sobre temperatura e imagens de webcams da região pesquisada.

Mapas e mashups


CommunityWalk
Você conhece aqueles pequenos marcadores que vê quando faz buscas por uma pizzaria no Google Maps? O CommunityWalk permite que você crie seu próprio mapa com marcações estabelecidas adicionando um endereço ou apenas clicando sobre o mapa.

Você também pode adicionar um selo ou notas para cada localidade. Eu usei o serviço para fazer um mapa dos locais onde os membros de um fórum de internet local oferecem casas para passar o final de semana. Você pode categorizar os locais com ícones diferentes para cada categoria. O mapa pode ser classificado como privado, compartilhado com pessoas que recebem a URL do usuário, o público, passando a aparecer em uma lista no site e em sistemas de buscas.

Gmaps Pedometer

Quer saber a distância percorrida em sua caminhada matinal? Basta entrar neste site, buscar a localização no Google e começar a clicar em pontos de sua rota.

Desta forma, o Gmaps Pedometer irá calcular a distância total de suas andanças. E se você adicionar suas informações de peso, o sistema lhe dará uma estimativa de quantas calorias foram perdidas.

HousingMaps
Onde será que ficam todos aqueles apartamentos anunciados no Craigslist, afinal de contas? Vá ao housingmaps.com, escolha uma cidade listada no Craigslist pelo menu, digite uma faixa de preço, número de quartos ou outro critério de seleção e você terá um mapa mostrando onde estão localizadas todas as ofertas de imóveis.

Você também tem acesso a todas as ofertas ao lado do mapa. Clique no ícone ao lado de cada uma delas e surgirá um pop-up no mapa com título da oferta e endereço, ou clique direto na oferta para ir ao Craigslist. É uma ferramenta útil se você está planejando uma mudança, mas também é uma maneira divertida de passar o tempo, sonhando em se mudar para uma nova cidade.

Só pela diversão


Goggles
Carregue o mapa da sua cidade natal ou qualquer outro lugar que queira visitar e se divirta pilotando um aviãozinho bimotor animado em Flash sobre o local. Você pode até bombardear antigos locais de trabalho ou lugares pelos quais não tem simpatia.

Se você se perder, apenas mergulhe até colidir com o solo e comece tudo de novo. O Goggles abre com uma lista de 22 locações, incluindo Nova York, Los Angeles, Helsinki (Finlândia), Heraklion (Creta), a até Marte e a Lua (embora os testes com essas duas últimas não tenham funcionado). Também é possível definir seu próprio ponto de partida, embora o processo seja mais complicado e envolva mais passos. Mas se você encontrar o local desejado, é só voar por lá.
Jack Widman, colaborador do Computerworld, de São Francisco.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Relatório contém equívocos contra pai e madrasta de Isabella

O relatório elaborado pela Polícia Civil de São Paulo a respeito do assassinato da menina Isabella Nardoni, 5, incluiu informações equivocadas e omitiu outras a fim de deixar mais contundentes as acusações contra o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, de acordo com reportagem de Rogério Pagnan publicada na da Folha de S.Paulo neste sábado (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL).

No relatório enviado à Justiça, a delegada Renata Pontes afirma que o coordenador em segurança Waldir Rodrigues de Souza, morador do prédio vizinho ao London, afirmou ter chegado em seu apartamento às 23h30 e, "em dado momento, sua mulher foi despertada por uma discussão de homem e mulher, vinda do prédio ao lado" --seriam os Nardoni.

"Na íntegra do depoimento de Souza, porém, é possível verificar que ele disse ter chegado às 21h30 ao apartamento. Ou seja, duas horas mais cedo", observa a reportagem.

"Esse equívoco da polícia não teria muita relevância, porém, não fossem os detalhes omitidos no relatório: a briga, segundo ele, ocorreu por volta 'das 23h', 'durou cerca de 15 minutos', e que ouviu uma mulher dizendo 'jogaram a Isabella do sexto andar' tendo 'visto claramente o horário no relógio que indicava 23h23'", conclui a Folha

Segundo o próprio relatório, o carro da família Nardoni, um Ford Ka, desligou seu motor na garagem do edifício London às 23h36m11. O depoimento foi um dos 20 citados pela Polícia Civil no relatório. Foram ouvidas, ao todo, 67 testemunhas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters