[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 9 de março de 2010

Sequência de "Fantasma da Ópera" estreia sob inquietação dos fãs



Plantão | Publicada em 09/03/2010

Reuters/Brasil Online

Por Mike Collett-White

LONDRES (Reuters) - A sequência de "O Fantasma da Ópera", um dos maiores musicais de todos os tempos, estreia em Londres nesta terça-feira em meio a inquietação entre fãs inveterados do musical, que vêm postando opiniões online desde que as pré-estreias começaram, duas semanas atrás.

O compositor Andrew Lloyd Webber se preocupou com a repercussão na Internet - boa parte dela negativa - tanto que a criticou em entrevista recente a um jornal, apesar de continuar confiante em que "Love Never Dies" terá final feliz.

A discussão vem acontecendo sobretudo no site da publicação teatral What's On Stage.

Mais de 850 mensagens foram deixadas no site desde 22 de fevereiro, quando "Steve 10086" descreveu o musical como "um tédio". Mas nem todos os comentários têm sido negativos, e muitas pessoas que os fizeram não tinham assistido ao musical.

Lloyd Webber, que recentemente passou por tratamento contra câncer da próstata, descreveu as pessoas que já estão atacando a nova produção como "uma cultura patética" de pessoas "que se pautam exclusivamente pelo velho Fantasma da Ópera".

No site do próprio musical, um blogueiro resumiu o sentimento de muitos fãs de "Fantasma". "Uma coisa é certa: nunca haverá nada tão bom quanto o Fantasma. Fui assistir à sequência com a cabeça aberta, mas me senti como se estivesse assistindo a um rascunho da coisa real."

Criador de muitos musicais de sucesso, incluindo "Evita", "Starlight Express", "Cats" e "Jesus Christ Superstar", Lloyd Webber acha que muitos de seus maiores sucessos poderiam ter tido dificuldade em sobreviver se tivessem sido criados na era da Internet, marcada pelas reações instantâneas.

"Se alguém (com acesso à Internet) tivesse assistido à primeira pré-estreia de 'Cats', acho que o musical teria sido encerrado ali mesmo", disse ele.

Sob alguns aspectos, "Fantasma da Ópera" é o musical mais difícil para se igualar, tendo quebrado recordes com mais de 9.000 apresentações apenas em Londres, a maior temporada na história da Broadway e apresentações diante de mais de 100 milhões de pessoas desde que estreou, em 1986.

Mas "Fantasma" também recebeu algumas críticas negativas iniciais, e Lloyd Webber disse recentemente ao jornal The Independent: "A história do teatro musical é repleta de resenhas negativas dadas a peças que depois viraram clássicos."

"Love Never Dies" estreia hoje no teatro Adelphi, no West End, em Londres, e chegará à Broadway em novembro e à Austrália em 2011.

O novo musical leva adiante a história do Fantasma, que deixou seu esconderijo no Teatro de Ópera de Paris e, dez anos mais tarde, assombra os parques de diversões de Coney Island, em Nova York.



LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Petrobras corrige Dilma e reduz investimento de 2010 em R5 bi


Plantão | Publicada em 09/03/2010 às 11h57m

Reuters/Brasil Online

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras informou ao mercado nesta terça-feira que os investimentos programados para 2010 são de 79,45 bilhões de reais, e não de 85 bilhões de reais como afirmou a ministra da Casa Civil e candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, em evento da estatal na véspera.

Segundo esclarecimento enviado à Comissão de Valores Mobiliários a Petrobras detalhou que a área de Exploração e Produção receberá 35,7 bilhões de reais; a de Abastecimento e Petroquímica 30,7 bilhões de reais; Gás e Energia 4,82 bilhões; Internacional 5 bilhões; Distribuição 666 milhões de reais; Biocombustíveis 750 milhões de reais; e Corporativo, 1,76 bilhão de reais.

No ano passado, até setembro, os investimentos somavam 50,6 bilhões de reais, o que já representava 49 por cento a mais do que o investido em 2008.

A ministra, também presidente do Conselho de Administração da Petrobras, havia afirmado em discurso para cerca de três mil trabalhadores do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, na segunda-feira, que os investimentos da estatal este ano seriam "algo em torno dos 85 bilhões de reais".

A ministra, que estava acompanhada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento, saiu sem falar com a imprensa.

BALANÇO ADIADO

Mais tarde, o diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa informou que o balanço da empresa seria analisado em uma reunião do conselho de administração da companhia, no dia 19 de março.

De acordo com nota da Petrobras nesta terça-feira, a data realmente está no calendário anual da companhia, mas informou em comunicado que a reunião ainda precisa de confirmação.

"Em se confirmando esta data, o conselho poderá apreciar os resultados do quarto trimestre e do exercício de 2009. Assim que a reunião e agenda forem confirmadas, a Petrobras irá informar o mercado", explicou a empresa em nota.

A previsão da Petrobras era divulgar o balanço no último dia 25 de fevereiro, mas foi adiado por problemas na agenda dos integrantes do conselho, do qual fazem parte, além da ministra Dilma, o ex-ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau; o ministro da Fazenda, Guido Mantega e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

Integram ainda o conselho o presidente do Santander, Fabio Barbosa, representando os acionistas ordinários; o presidente da Gerdau, Jorge Gerdau, como representante dos preferencialistas; o presidente do BNDES, Luciano Coutinho; e o vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas, Sérgio Quintella.

A Petrobras disse ainda que o Plano de Negócios 2010 a 2014, "encontra-se em discussão, e tão logo seja aprovado será divulgado amplamente ao mercado".

O atraso na divulgação do plano se deve à demora de aprovação da capitalização da Petrobras, atualmente em trâmite no Congresso, e que vai determinar o volume de recursos que estarão disponíveis. No plano anterior, de 2009 a 2013, estavam previstos 174,4 bilhões de dólares de gastos.

(Por Denise Luna)







LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Dilma diz que receberá salário do PT durante campanha porque não pode 'viver de brisa'

Photobucket


Plantão | Publicada em 09/03/2010 às 11h51m

O Globo; Agência Brasil

BRASÍLIA - Antes de participar de um evento em homenagem às mulheres no Senado, nesta terça-feira, a ministra Dilma Rousseff confirmou que receberá um salário do PT enquanto estiver em campanha para a Presidência da República. Dilma, que tem até o dia 3 de abril para deixar a Casa Civil para concorrer na eleição de outubro, afirmou que a lei não permite que ela receba o salário da Fundação de Economia e Estatística, órgão ao qual é vinculada, uma vez que estará licenciada. Por este motivo, ela informou que vai aceitar a remuneração do partido.

- Posto que eu não posso viver de brisa e não sou rica, vou ter que ter uma salário do PT - disse a ministra.

Ainda sobre campanha, Dilma negou que pretenda colocar um executivo na sua equipe, conforme notícias divulgadas pela imprensa:

- Não comentei isso. Nem sequer cogitei.

A ministra disse ainda não estar "nem um pingo irritada" com acusações de que esteja utilizando a máquina pública para campanha. Neste sentido, ela saiu em defesa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que não foi fácil "tirar um país de uma situação de não investimento, que não tinha projeto, não tinha licença, não tinha obra".

Sobre a iniciativa do PSDB de apresentar um projeto de lei, aprovado na semana passada, que cria um incentivo financeiro para beneficiários do Bolsa Família que tenham crianças e adolescentes com bom desempenho escolar, a ministra perguntou de onde virão os recursos para bancar esse adicional. Ela disse que, caso isso não seja bem definido, há o risco de se "começar a sair por aí fazendo toda espécie de benefício num momento eleitoral para a população e não dizendo de onde a gente tira o dinheiro para cumprir".






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula ataca O GLOBO e defende participação de Dilma em inauguração de hospital no Rio


Publicada em 08/03/2010

O Globo

RIO - Em entrevista à Rádio Melodia nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a participação da ministra-chefe da Casa civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, na inauguração do Hospital da Mulher Heloneida Studart, construído em São João de Meriti (RJ) . Dilma participou do evento ao lado do governador Sérgio Cabral (PMDB), pré-candidato à reeleição. Lula atacou a manchete do GLOBO, que destacava o fato de Dilma participar da inauguração de um hospital que não recebeu verbas federais. ( Leia também: Governo admite que não bancou construção de hospital no Rio, mas diz que ajudará com custeio )

- Eu vi que a grande notícia de um jornal do Rio de Janeiro não é para o que serve o Hospital da Mulher, que foi inaugurado ontem, mas é por que a dona Dilma vem numa obra que não é do governo federal. Imagina a distorção da informação ao nosso leitor. Ora, porque qualquer pessoa de consciência imaginaria o seguinte: por que o governo do Rio de Janeiro teve dinheiro para fazer um hospital dessa magnitude? É porque a parceria com o governo federal permitiu que colocássemos dinheiro em outra área e desafogássemos o governo estadual para fazer esse investimento. Qualquer pessoa menos medíocre saberia analisar assim - justificou.

Para o presidente, a preocupação do jornal era "politizar" a presença de Dilma no evento.

- Quando a pessoa, ao invés de dar a informação, se preocupa em politizar de forma desinformada e eu diria até de certo baixo nível, realmente o povo fica sem saber o que está acontecendo.

Mais tarde, em visita à favela da Rocinha, Dilma, por sua vez, voltou a afirmar que houve parceria federal com o governo do estado na construção do Hospital da Mulher em São João de Meriti, na Baixada. A ministra, porém, não deu detalhes:


- Tem sim (participação do governo federal). Até porque nós sabemos que o que é muito caro de fazer é manter o hospital funcionado. É pagar aos médicos, garantir todo o atendimento, o que a gente chama de custeio.

Em Meriti, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, justificou a participação da ministra na inauguração, que teve militantes do PT e do PDT, carros de som da prefeitura de Mesquita pedindo votos para Dilma e distribuição de lanches. Segundo ele, o governo Sérgio Cabral pôde fazer o hospital porque o governo Lula investiu em outras áreas da saúde no Rio.

NOTA DA REDAÇÃO: "Mais uma inauguração serviu de precário biombo para um mal dissimulado comício da candidata Dilma Rousseff, fora de todos os prazos estabelecidos pela legislação eleitoral." A advertência já constava de editorial do GLOBO em 22 de janeiro último - e de lá para cá a situação só se intensificou, mas parece que o que incomoda mesmo o presidente Lula é o fato de a imprensa estar vigilante ao uso da máquina pública em favor de sua candidata. Pelo raciocínio presidencial exposto nos palanques da vez, ontem no Rio, para justificar a presença da ministra Dilma na inauguração de um hospital sem qualquer verba federal, conclui-se que todas as obras do país só são possíveis graças ao governo Lula. Não é de se admirar, portanto, se em breve a candidata Dilma vier ao Rio para inaugurar algumas "obras federais", como a barreira acústica da Linha Vermelha , o asfaltamento de ruas, a despoluição da Lagoa, a limpeza de bueiros ou um novo choque de ordem.




LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sequestradores atropelam motoqueiro, batem em 15 carros e jogam vítima fora do carro no Rodoanel, em SP


Publicada em 09/03/2010

Bom Dia S.Paulo

Reprodução TV Globo

SÃO PAULO - Sequestradores em fuga atropelaram um motoqueiro, derrubaram a cancela de um pedágio, jogaram a vítima para fora do veículo em movimento e bateram em 15 carros no Rodoanel em São Paulo. O dono do carro, uma picape, foi vítima de sequestro relâmpago e policiais desconfiaram que algo estava errado ao ver o veículo com três ocupantes, circulando em baixa velocidade no Rodoanel. Ao perceberem a aproximação da polícia, os sequestradores iniciaram a fuga. A perseguição durou cerca de 20 quilômetros. Houve troca de tiros.

Os criminosos só pararam ao bater num carro, que ficou completamente destruído. O veículo levava um casal e seu bebê de apenas um dia de vida.

- Minha mulher, de resguardo, ficou assustada, entrou em pânico. Não é para menos - diz Laércio Madeira, pai do bebê.

Por sorte, ninguém da família se feriu gravemente.

A vítima do sequestro relâmpago não sabe se pulou do carro ou se foi jogado pelos bandidos. Ele sofreu várias escoriações pelo corpo e um corte na cabeça, que exigiu oito pontos. Os dois sequestradores foram presos em flagrante e indiciados por roubo e tentativa de homicídio.


LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Vaticano: Abuso de menores no es sólo problema de la Iglesia

CIUDAD DEL VATICANO (AP) - El Vaticano dijo el martes que los escándalos por abuso sexual de menores en Alemania y otros países con causa de dolor, pero que la Iglesia ha respondido de manera inmediata y transparente.

El vocero de la Santa Sede, reverendo Federico Lombardi, dijo que los abusos cometidos en el seno de la Iglesia son "especialmente deplorables" dadas sus responsabilidades docentes y morales, pero que el problema del abuso de menores va más allá de la Iglesia.

La Iglesia Católica Romana está dispuesta a emplear estrategias para prevenir los abusos, añadió.

Los abusos de menores por sacerdotes católicos y su encubrimiento por la jerarquía eclesiástica provocaron escándalos recientemente en Irlanda, Alemania y Holanda, en tanto en Estados Unidos la Iglesia aún responde a las consecuencias financieras y emocionales del problema.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cuba se lava las manos ante posible muerte de Fariñas y culpa a EEUU

9 de marzo de 2010, 03:20 AM

LA HABANA (AFP) - Cuba rechazó el lunes "las presiones y chantajes" por la huelga de hambre del periodista disidente Guillermo Fariñas, a quien describió como un agente de Estados Unidos, y lo responsabilizó junto a sus "manipuladores" de su posible muerte.


"Las consecuencias (de la huelga) serán de su única y entera responsabilidad", dijo el diario oficial Granma, agregando que no es la medicina la que debe resolver el problema creado, "sino el propio paciente, y los apátridas (disidentes), diplomáticos extranjeros y medios de prensa que lo manipulan".

Fariñas, un sicólogo de 48 años, comenzó la huelga hace 13 días en Santa Clara, 280 km al este La Habana, para pedir la excarcelación de 26 presos políticos en mal estado de salud, poco después de la muerte del preso político Orlando Zapata, tras una huelga similar de 85 días.

A diferencia del caso de Zapata -donde estuvieron a la defensiva-, las autoridades cubanas tomaron la iniciativa frente a una eventual muerte.

El gobierno comunista denunció una "campaña mediática" y negó tener responsabilidad, afirmando que, tras varias huelgas, Fariñas está "en un proceso de deterioro (físico) notable", según Granma.

De formación militar que lo llevó a las tropas de élite y a cumplir 11 meses de misión de guerra en Angola en los años 80, Fariñas "transita de una posición afín a la Revolución a una conducta antisocial", señala Granma, que le atribuye agresiones violentas a una mujer y a un anciano.

El diario oficial lo acusa además de recibir "instrucciones, dinero y abastecimiento" de sedes diplomáticas estadounidense y europeas "que dirigen la subversión en Cuba", donde las autoridades no reconocen la existencia de presos políticos (200 según la oposición) ni disidentes, pues los considera "mercenarios".

Fariñas negó las acusaciones del gobierno, afirmando que lo que se busca es desacreditarlo previo a su muerte.

"El objetivo de ese artículo es preparar a la opinión pública nacional e internacional de que el que se va a morir es un delincuente. Están tratando de desacreditar mi imagen", dijo Fariñas telefónicamente a la AFP desde su casa.

El gobierno cubano es responsable de "cualquier desenlace que pueda tener mi huelga", dijo. La protesta no es un "chantaje", sino "un gesto de buena voluntad", agregó.

Fariñas dijo haber rechazado este lunes una propuesta de asilo de España, que le hizo un diplomático español a pedido del gobierno de Raúl Castro. "Me negué" y "le expliqué que nunca había estado en mis planes exiliarme", apuntó.

En una declaración escrita, divulgada a propósito del séptimo aniversario de su arresto, 52 de los 75 disidentes condenados en 2003, dijeron que "si el régimen lo dejara morir, estaría demostrando nuevamente su desprecio total por la justicia y el respeto de los derechos humanos".

El disidente socialdemócrata Manuel Cuesta Morúa, que visitó a Fariñas, dijo que lo expresado en Granma "es el intento de eludir la responsabilidad que le corresponde al gobierno cubano".

El portavoz de la ilegal Comisión Cubana de Derechos Humanos y Reconciliación Nacional, Elizardo Sánchez, expresó que tiene "la fuerte impresión de que el gobierno está pensando dejar morir a Fariñas al igual que hizo con Zapata".

"Lo que se impone es que se le ofrezca desde ahora cuidados médicos (...) hospitalarios, al igual que debió haberse hecho y no se hizo con Zapata, a quien llevaron a una sala de cuidados intensivos 12 horas antes" de su muerte, agregó.

Fariñas entró este lunes su décimo tercer día de huelga, "un poco más débil", según dijo a la AFP, pues tras su desmayo el miércoles, se recuperó debido a la hidratación y alimentación que le suministraron por vía intravenosa en el hospit

LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pede pra ficar!

O Lula precisa entender de uma vez por todas que nenhum brasileiro quer que, a esta altura do fim do mundo, ele diga ao Ahmadinejad, na lata, que pensou melhor e acha imprudente encontrá-lo. “Me esquece, tá?!” Não precisa comentar nem em casa com dona Marisa que percebeu, enfim, que o companheiro iraniano é doido de pedra. Nada disso! Basta alegar às vésperas da viagem a Teerã um daqueles piques de pressão que, aliás, já o tirou de uma roubada em Davos e, pronto, todo mundo em Teerã vai compreender a ausência do cara.

Se, no entanto, insistir em manter o Irã na volta olímpica de seu governo, Lula precisa dar um jeito de avisar ao anfitrião para, desde já, dar um tempo nos absurdos que diz. Essa agora de chamar de “grande montagem” os atentados terroristas de 11 de setembro em Nova York e Washington, francamente, só perde para outra pérola demencial de Ahmadinejad: “a grande farsa do Holocausto”. A não ser que planeje convencê-lo a procurar tratamento, o melhor que Lula pode fazer agora pelo mundo é ficar longe desse tipo de maluco.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Colômbia reforça a segurança para Ronaldo e Lulinha


MARCEL RIZZO - Agencia Estado


BOGOTÁ - Um ou dois guardas parados na porta do quarto de Ronaldo. Esta foi a sugestão do governo colombiano para proteger o Fenômeno, que será tratado na país com ares de chefe de estado. A diretoria do Corinthians rejeitou, alegando que ele faz parte da delegação que chega nesta terça-feira a Bogotá e que a proteção tem que ser uniforme. Os militares também estão preocupados com a presença de Luís Cláudio Lula da Silva, preparador físico da equipe e filho do presidente Lula.



Eles têm o perfil de pessoas visadas para sequestro pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc - grupo que luta pela implantação do socialismo utilizando táticas de guerrilha. Ronaldo e Lulinha, que normalmente têm seguranças privados no Brasil, viajam à Colômbia escoltados apenas pelos homens contratados pelo clube.



Por isso, o cuidado nos três dias que a delegação permanecerá na cidade será triplicado, nas palavras de dois militares que fazem a revista do Hotel Sheraton, que hospeda os corintianos para o jogo contra o Independiente Medellín, nesta quarta, pela segunda rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores da América.



Normalmente, quatro guardas armados se revezam na segurança do local. A partir desta terça serão 12 - entre estes os privados contratados pelo hotel. Eles não ficarão nos corredores do andar que os corintianos usarão, a pedido do clube, que quer privacidade.



A preocupação excessiva, focada principalmente em Ronaldo e Lulinha, tem explicação em investigações recentes do exército sobre a atuação das Farc. Foi divulgado em 2009 documentos que mostram uma guinada na estratégia do grupo, enfraquecido desde que Álvaro Uribe assumiu a presidência, há sete anos.



Em vez de focar em sequestros de políticos, ou atentados a civis em áreas comerciais, os rebeldes querem chamar a atenção, e obter dinheiro, sequestrando estrelas. Ronaldo se encaixa nesse perfil, assim como os integrantes da banda Coldplay, que visitou Bogotá na semana passada e teve segurança de militares treinados para evitar atentados.



A delegação desembarca nesta terça, por volta das 16 horas (horário local), no aeroporto El Dorado. Vai seguir direto para o Sheraton, onde os jogadores lancharão antes de irem ao estádio El Campín para fazer o reconhecimento do gramado.



Todo esse trajeto será feito com uma escolta de motos e carros, com militares armados e com o caminho definido na última hora - e que não será divulgado para a imprensa.



A orientação é que para jogadores, e até membros da comissão técnica, evitem deixar o hotel. Se o fizerem, que sejam acompanhados. Ronaldo e Lulinha terão sugestão ainda mais clara para ficar toda a sua estada em Bogotá no hotel, só saindo rumo ao estádio e ao aeroporto para voltar ao Brasil.

LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Grupo proíbe fiéis de fumar porque Corão condena o suicídio


Decisão da segunda maior organização islâmica da Indonésia afeta 30 milhões de seguidores religiosos

Efe


Indonésia é o  terceiro país do mundo em consumo de cigarros, atrás de China e Índia

Arquivo/AE

Indonésia é o terceiro país do mundo em consumo de cigarros, atrás de China e Índia

JACARTA - A segunda maior organização islâmica da Indonésia, a Myhammadiyah, proibiu nesta terça-feira, 9, que seus cerca de 30 milhões de seguidores parem de fumar, já que o hábito mata lentamente e o Corão condena explicitamente o suicídio.

A decisão, publicada na forma de uma "fatwa" (ordem religiosa), foi aplaudida por organizações como a Comissão de Defesa dos Menores, apesar de a Indonésia ser o terceiro país do mundo em consumo de cigarros (atrás de China e Índia).

A Myhammadiyah disse ainda que o tabagismo prejudica tanto o fumante como os que estão à sua volta.

Até o momento, iniciativas similares, como uma recente "fatwa" contra o tabaco lançada pelo poderoso Conselho de Ulemás da Indonésia, só diziam respeito ao consumo de cigarros entre menores e mulheres grávidas.

A Indonésia, a quarta nação mais povoada do mundo e a que tem a maior comunidade muçulmana do planeta, produziu 240 bilhões de cigarros em 2008.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters