[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Vitamina D ajuda a prevenir diabetes, câncer, hipertensão e infecções

FERNANDA BASSETTE
JULLIANE SILVEIRA
da Folha de S.Paulo

Não passa uma semana sem que surja uma nova pesquisa associando a falta de vitamina D no organismo a alguma doença. Os problemas vão além da saúde óssea prejudicada --relação já estabelecida, pois o nutriente contribui para a fixação do cálcio nos ossos. Hoje, estudos mostram que a deficiência pode levar a hipertensão, diabetes, infecções e alguns tipos de câncer.

Há até pouco tempo, os especialistas acreditavam que a discussão sobre a falta da vitamina era desnecessária no Brasil, já que um país tropical recebe luz solar suficiente --a maior parte da vitamina D é sintetizada com a ajuda dos raios solares.

No entanto, pesquisas recentes já apontam problemas entre os brasileiros. Um estudo realizado com 603 funcionários do Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo) mostrou deficiências da vitamina tanto no fim do inverno quanto no término do verão.

Leonardo Wen/Folha Imagem
A empresária Vera Folli, 53, trocou os remédios contra esclerose múltipla por vitamina D e não manifesta nenhum sintoma da doença
A empresária Vera Folli, 53, trocou os remédios contra esclerose múltipla por vitamina D e não manifesta nenhum sintoma da doença

"Ninguém esperava esses resultados para São Paulo. Ainda faltam estudos em outras partes do país, mas talvez seja possível extrapolar os resultados para toda a região que vai de Belo Horizonte ao Sul, principalmente nas grandes cidades", diz Rosa Moysés, nefrologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e autora da pesquisa.

Um outro trabalho, feito por pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), com 177 idosos que vivem em instituições e outros 243 idosos que moram em casa. Entre os primeiros, 41% tinham níveis muito baixos de vitamina D e, entre os outros, 30%.

"Os números são assustadores. Mesmo trabalhos com mulheres no Recife encontraram grande deficiência, porque elas também se escondem do sol. É um problema das grandes cidades", afirma a endocrinologista Marise Castro, chefe do Setor de Doenças Osteometabólicas da universidade.

O deficit também existe entre adolescentes. A nutricionista Bárbara Peters, pesquisadora da Unifesp, detectou o problema em uma pesquisa feita com 136 jovens de Indaiatuba (interior de São Paulo) --62% deles apresentavam índice insuficiente de vitamina D.

"Não esperava esse resultado, pois são adolescentes saudáveis que vivem em uma cidade bastante ensolarada."

Trabalhos feitos em animais mostraram que a vitamina D tem um papel inibidor da renina, hormônio que contribui para elevar a pressão arterial.

Um trabalho finlandês divulgado na semana passada no "American Journal of Epidemiology" confirma o alerta. Por 27 anos, foram monitoradas 5.000 pessoas.

Houve relação entre baixos índices da vitamina e maior risco de derrame e de outras doenças cardiovasculares.

"Pessoas com níveis adequados de vitamina D têm menos risco de calcificação das artérias, pois a vitamina possui uma ação anti-inflamatória", afirma Marcelo de Medeiros Pinheiro, reumatologista da Unifesp.

Leonardo Wen/Folha Imagem
A aposentada Suely Pedroso Riskala, 58, toma vitamina D há mais de dez anos; ela não se expunha ao sol diariamente
A aposentada Suely Pedroso Riskala, 58, toma vitamina D há mais de dez anos; ela não se expunha ao sol diariamente

O nutriente também estimula a produção de insulina, melhorando o controle da glicose, e diminui a resistência ao hormônio --o que ocorre em quem tem diabetes tipo 2. Sua falta pode favorecer o desenvolvimento da doença.

Tumores de cólon, de próstata e de mama também já foram associados à deficiência de vitamina D em pesquisas. A explicação pode estar no papel da vitamina no ciclo de proliferação celular -a substância ajuda a equilibrar a divisão das células.

Quem tem deficiência da vitamina é também mais vulnerável a infecções, pois o nutriente atua na produção de proteínas antibacterianas.

"Uma das mais estudadas é a tuberculose. Um estudo em laboratório mostrou o papel da vitamina D na doença", acrescenta Moysés.

Combate

A explicação para as baixas taxas da vitamina no sangue são a pouca exposição ao sol --já que as pessoas passam boa parte do tempo em escritórios-- e o baixo consumo de alimentos com o nutriente em quantidade razoável.

Com relação ao sol, ainda existe uma grande polêmica: o uso de filtro solar. Para alguns especialistas, o protetor dificulta a absorção dos raios UVB, responsáveis por atuar na sintetização da vitamina.

Por isso, eles sugerem uma exposição de pernas e braços descobertos por cerca de 15 minutos diários sem filtro.

"O produto certamente diminui a produção da vitamina D. Mas hábitos saudáveis [como exercícios ao ar livre] também podem ajudar a diminuir a hipovitaminose D, pois aumentam a exposição solar, mesmo naqueles que irão usar o protetor", diz Moysés.

No entanto, Marcus Maia, dermatologista e oncologista da Santa Casa de São Paulo, discorda e diz que não existe fotoproteção tão intensa capaz de impedir a síntese da vitamina.

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Vera Magalhães, 80, teve deficiência de vitamina diagnosticada devido à osteoporose
Vera Magalhães, 80, teve deficiência de vitamina diagnosticada devido à osteoporose

Ele diz que sete minutos de exposição solar, três vezes por semana, são o suficiente. Maia analisou os níveis de vitamina D no sangue de 50 pessoas: 25 com melanoma (tipo mais agressivo de câncer de pele) e que usavam protetor solar diariamente nas doses recomendadas e 25 pessoas que não tinham a doença.

Ele constatou que nenhum paciente tinha níveis insuficientes da vitamina. "Nem quem precisa usa o filtro solar corretamente. Proteção solar absoluta, capaz de bloquear a síntese da vitamina D, é impossível. Por isso, outras possíveis causas do deficit da vitamina teriam de ser estudadas", diz.

O consumo de alimentos que contêm o nutriente é indicado, mas não resolve o problema. Só de 10% a 20% do valor diário recomendado podem ser obtido por meio dos alimentos.

Segundo Marcelo Pinheiro, pesquisa feita com 2.400 pessoas constatou que o brasileiro consome cinco vezes menos vitamina D do que o recomendado internacionalmente -que é de dez a 15 microgramas.

Por esse motivos, especialistas acreditam que seja necessária uma política de fortificação de alimentos e de suplementos da vitamina. No Brasil, o nutriente só é encontrado em versão manipulada.

Roseli Sarni, presidente do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Pediatria, diz que crianças de até 18 meses devem receber suplementação, pois o que ingerem com o leite materno não é suficiente.

Sarni afirma que a suplementação de vitamina independe do fato de a criança tomar sol. Nessa faixa etária, a recomendação semanal é de meia hora se o bebê estiver só de fraldas ou de duas horas se estiver com rosto, mãos e pés expostos ao sol.

Colaborou CLÁUDIA COLLUCCI

*

Alimentos com mais vitamina D
É indicada a ingestão de 10 a 15 microgramas por dia, além da exposição ao sol

Salmão
100 g = 7 microgramas

Sardinha
100 g = 4,5 microgramas

Atum
100 g = 3,5 microgramas

Gema de ovo
1 unidade = 0,9 micrograma

Ostra
100 g = 8 microgramas

Leite integral
1 copo (250 ml) = 0,5 micrograma

Leite de soja fortificado
1 copo (250 ml) = 2,5 microgramas

Fonte: BÁRBARA SANTA ROSA EMO PETERS, nutricionista, e MARCELO PINHEIRO, reumatologista

*

Sintetizando
A maior parte da vitamina D presente no organismo é produzida coma ajuda do sol

1 - Uma substância chamada 7-dehidrocolesterol está presente na epiderme

2 - Os raios UVB do sol entram em contato com a pele e o calor converte a substância em vitamina D3

3 - A vitamina D3 cai na corrente sanguínea e chega ao fígado

4 - No órgão, se transformaem 25-hidroxivitaminas D

5 - Nos rins, se transformam em vitamina D ativa

6 - Então, participa de processos como fixação de cálcio no osso, absorção de cálcio pelo intestino e funções neuromusculares

Fonte: MARISE CASTRO, endocrinologista







Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Japão lança plano para coletar energia solar em órbita

da Folha de S.Paulo

A Jaxa, agência espacial japonesa, selecionou um grupo de empresas e pesquisadores para dar início a um projeto ambicioso: coletar energia solar em órbita da Terra e enviá-la ao planeta.

Conheça o canal Espaço

O plano, agendado para se tornar operacional em 2030, se baseia no fato de que a energia oriunda do Sol é pelo menos cinco vezes mais abundante no espaço.

Os cálculos da Jaxa indicam que seria possível obter energia solar a um sexto do preço atual dessa fonte energética, caso a ideia funcione.

A ideia é "retransmitir" a energia obtida em órbita na forma de lasers, que seriam captados por antenas parabólicas em alto-mar, por exemplo.


13.out.09/Nasa-Reuters
Agência espacial japonesa selecionou um grupo de empresas e pesquisadores para coletar energia solar
Agência espacial japonesa selecionou um grupo de empresas e pesquisadores para coletar energia solar









Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula sofre ataque de jumenta na infância; leia capítulo

No dia 1º de janeiro de 2010, estreia nos cinemas o filme "Lula, o Filho do Brasil", do diretor Fábio Barreto ("O Quatrilho"), estrelado por Glória Pires no papel da mãe de Lula.

A cinebiografia é uma adaptação do trabalho da jornalista Denise Paraná, que escreveu uma tese de doutorado sobre a trajetória do presidente, publicada em 2002, e agora lança um novo livro com base em uma série de pesquisas e entrevistas recentes em São Paulo e no sertão de Pernambuco.


No primeiro capítulo do livro "A História de Lula: O Filho do Brasil" (Editora Objetiva), a autora já apresenta o diferencial em relação a sua tese de doutorado (também disponível em outro livro): a relação do Lula com a mãe, dona Lindu. Há detalhes sobre a vida pobre em Pernambuco, a mudança para São Paulo e a adaptação à vida urbana.

A obra também cita aspectos pitorescos, como o ataque de jumenta sofrido por Lula na infância (leia no trecho em negrito abaixo), episódio que virou motivo de piada na família Silva.

*

O GRANDE SERTÃO

Lindu nasceu na fazenda de Cajarana, em Caetés, município de Garanhuns, em 1915. Filha de José Ferreira de Melo e Otília Perciliana da Silva, tinha a pele clara, cabelos loiros e olhos azuis, como seus avós italianos. Era um bebê bonito, apesar de um problema no pé direito, que o manteve levemente torto para o resto de sua vida. Ela cresceu entre seus irmãos Carmelita, Luzinete, Maria José, José Rádio, Dorico, Ananias, Estaquinho e Sérgio. Mas não conviveu por muito tempo com seu pai, morto aos 40, provavelmente de câncer.

Sua mãe Otília, ou Mãe Tili, era costureira respeitada na região. Recebendo um corte de tecido, o devolvia quatro horas depois como um terno de caimento perfeito. A viúva sustentava assim sua família. Mãe Tili ficou conhecida por sua simpatia, mas também por seu vício: era alcoólatra. Costumava trocar seus serviços de costureira, uma camisa, por exemplo, por meio litro de cachaça. O preço era baixo; o corte, benfeito; mas o resultado, quase sempre, era Otília caída no chão, inconsciente.

Lindu passou toda sua infância e adolescência na fazenda de Cajarana, onde se misturam terras do sertão e do agreste de Pernambuco. Com sua mãe e suas tias, aprendeu desde criança as tarefas consideradas femininas: os cuidados com a casa, a comida, a roupa, os animais, a roça. Pequena, embalava bonecas de sabugo de milho com cabelos vermelhos feitos de palha. Com irmãs e primas, brincava de equilibrar pedrinhas na palma das mãos ou entre os dedos. Caçava borboletas, joaninhas e outros insetos coloridos. Sua família não tinha dinheiro, mas também não era pobre para os padrões locais. Viviam como Deus mandava.


Reprodução
João Inácio da Silva, o João Grande, e Guilhermina da Silva, avós paternos de Lula
João Inácio da Silva, o João Grande, e Guilhermina da Silva, avós paternos de Lula

Lindu crescia sem sobressaltos. Esperava-se que ela se tornasse mulher, casasse, parisse muitos filhos e morresse como boa dona de casa. Por isso, Lindu não aprendeu mais do que aquilo de que precisaria na roça. O desenho das letras, dos números fazia parte de um mundo distante. Ela acreditava que seu destino mudaria apenas se Deus a levasse embora, como fez com sua irmã Maria, que morreu na adolescência, atacada por uma doença que chamavam de "mijo de rato". Sem nunca usar sapato, conhecer luz elétrica ou ter se afastado mais do que algumas léguas de onde nasceu, Lindu aprendeu a ter prazer em tudo o que a vida oferecia. Era uma alma leve. Tinha olhos para a beleza. Como suas irmãs, adorava frequentar as festas da região. E poucas pessoas eram mais festeiras do que seu vizinho João Grande, homem forte, plantador de melancia, que - ela nem imaginava - anos mais tarde se tornaria seu sogro. As festas na casa de seu João Grande eram famosas, celebradas com bacamartes e tudo a que se tinha direito. Quando os homens puxavam os gatilhos de seus mosquetões, as mulheres corriam para dentro de casa, rindo. Na mesa, carnes de todos os tipos: galinha, peru, porco, vaca e, o que nunca podia faltar, buchada de bode. Para quem quisesse havia ainda milho assado, canjica, biju, pamonha, farinha de mandioca e feijão--de-corda. De sobremesa, rapadura, marmelada, goiabada e os doces em calda, como o de jaca e até o da fruta do mandacaru.

As festas reuniam dezenas de vizinhos. Lindu adorava fazer e manter amigos. Ela também amava música e, por toda a vida, nunca deixou de cantar cantigas que aprendeu no agreste, no ritmo das colheres que batia com a mão.

Reprodução
Aristides, pai de Lula
Aristides, pai de Lula

MIRA PERFEITA

Filho de João Inácio da Silva, o João Grande, e Guilhermina da Silva, Aristides Inácio da Silva, nascido em 1913, era um moço forte que não tinha medo de trabalho. Caçador de ótima pontaria, João Inácio da Silva, o João Grande, e Guilhermina da Silva, avós paternos de Lula matava raposas e outros animais que aparecessem na sua mira. Quando o coração de caçador de Aristides mirou no de Lindu, ela caiu sorrindo, abatida de satisfação. Aristides era sedutor e, ainda assim, parecia moço de respeito. Os cabelos pretos, os olhos castanhos, penetrantes, o sorriso aberto cativaram Lindu. Ele era respeitado e admirado. Afinal, era Aristides, o caçador.

No início do século passado, nordestinos tinham poucas chances de conhecer alguém fora de seu povoado. Vivendo uma existência praticamente isolada, as famílias Broca, Ferreira e Melo, de Lindu, e Inácio e Silva, de Aristides, casavam seus filhos entre si. O amor brotava e crescia em solo próximo e bem conhecido. Casar em família era a regra. Todos se conheciam desde sempre e, na hora em que os hormônios avisavam que a vida adulta havia chegado, alguns já sabiam quem seria seu par. Quando isso acontecia, tudo mudava. Abraços, sorrisos, brincadeiras, nada mais era permitido. Conversas se transformavam em silêncio. Antes do casamento, demonstração de carinho não era bem-vista. Moça direita precisava manter-se pura. E essa castidade não era exigida apenas para o corpo. As moças também precisavam ter a mente limpa. Imaginava-se que não saber nada sobre o desejo entre os sexos seria uma forma de mantê-lo bem longe. Lindu casou sem ter recebido qualquer explicação para o milagre da procriação. Nada era mais tabu do que aquilo com que os animais se ocupavam livremente a céu aberto, na frente das crianças. Por isso, Lindu e sua irmã Luzinete acreditaram por muito tempo numa conversa sussurrada por uma prima:

- Quando uma mulher troca de roupa num quarto e um homem vê a mulher pelo buraco da fechadura... pimba! A mulher fica embuchada!

PIOLHOS

A diversão entre as mocinhas era reunir-se sob um pé de juá ou de mulungu, jogar conversa fora, revelar segredos e brincar com sementes de fava. Um dia Lindu, Luzinete e algumas primas conversavam animadas quando três rapazes apareceram em seus cavalos, querendo paquerar. Como fazia muito sol, um deles ofereceu seu chapéu para Lindu. Quando ia colocá-lo na cabeça, ela olhou para o chão e sorriu. Decidiu devolver o chapéu para o moço. Quando os rapazes foram embora, Luzinete cutucou:

- Não tinha nenhum problema você colocar o chapéu! Ele não ia achar que você não era direita só porque aceitou o chapéu!
- Tinha problema, sim. Na hora de colocar na cabeça eu vi que o chapéu estava cheio de piolhos. Um piolhento! Com esse moço eu não caso.

O vento da sorte soprou a favor de Aristides.

CASAMENTO

O casamento de Lindu e Aristides foi uma festa bonita, cheia de convidados, de comes e bebes, embalada ao som do sanfoneiro, como manda a tradição local. Os noivos, como era costume, não se casaram no civil. O que importava eram os olhos de Deus.

O casal parecia viver muito bem. Aristides era trabalhador e sabia como afagar a terra. Ela respondia ao seu carinho produzindo mandioca, milho, batata-doce, feijão. A proteína animal vinha da caça. De vez em quando, Lindu cozinhava galinha, peru, porco, bode, ou até uma vaca nos dias de festa. Aristides, montado em seu cavalo, ia comprar na feira livre de Garanhuns os itens que faltavam: querosene para o candeeiro, munição para a espingarda, açúcar, sal, sabão. Às vezes banana, biscoito e rapadura. E nunca deixava faltar água em casa. Chegava a pagar alguém para buscá-la, com o dinheirinho que ganhava na venda de farinha de mandioca, que ele mesmo fazia em um moinho próximo.

DESEJOS E SEGREDOS

Cumprindo suas obrigações de esposa, entregando seu corpo aos desejos do marido, e talvez aos seus próprios, Lindu descobriu segredos. E logo se tornou mãe. Ano a ano, os filhos chegaram. Em 1936 nasceu José Inácio da Silva, apelidado mais tarde de Zé Cuia, por usar sempre uma pequena cuia de água para molhar e pentear o cabelo.

Em 1937, veio Jaime Inácio da Silva. Em 1938, Lindu deu à luz sua primeira filha, Marinete Ferreira da Silva. Em 1939, nasceu Genival Inácio da Silva, apelidado de Vavá. O ano seguinte não foi feliz, Lindu perdeu um bebê. Foi então que fez promessa para São José, pedindo por um filho que, se fosse saudável, teria o nome do santo. Em 1942, nasceu José Ferreira da Silva, conhecido na família como Ziza e, depois de adulto, como Frei Chico. Em 1943, Maria Ferreira da Silva, a Maria Baixinha, veio ao mundo.

Em 1944 a tristeza voltou a visitar os Silva, Lindu perdeu mais um filho. No ano seguinte, conhecendo então seu corpo e os sinais de uma vida por vir, Lindu percebeu mais um filho a caminho e rezou muito por ele.

TRAIÇÃO MUDANDO DESTINOS

Aristides, o homem que Lindu tanto amava, porém, não era fiel no casamento. Mergulhado na cultura machista de sua época, orgulhoso de sua masculinidade, ele não deixava de cobiçar outros rabos de saia. Sem imaginar as aventuras do marido, Lindu cuidava dos filhos com carinho. E como suas obrigações eram muitas, acabou por aceitar a sugestão de que uma prima, com cerca de 13 anos, a ajudasse no trabalho doméstico. Apelidada de Mocinha, era uma adolescente linda, de olhos e cabelos castanhos.

Logo pegou prática no trabalho. A admiração que Mocinha tinha por Lindu, e por tudo o que pertencia a ela, inclusive seu marido, crescia a cada dia. Ninguém suspeitava que a decisão de Lindu de aceitar a ajuda da prima terminaria numa história típica de folhetim. A chegada de Mocinha, em vez de ser algo banal, provocou uma situação que mudaria sua vida e a de toda a família Silva. É impossível reconstituir a história em detalhes. Mas o fato é que Mocinha e Aristides se tornaram amantes. Não se sabe o quanto Aristides investiu nessa aventura.

Ou se foi Mocinha quem decidiu conquistá-lo. O que se sabe é que, no ano de 1945, Lindu e Mocinha estavam grávidas, ao mesmo tempo, do mesmo homem. Mas Lindu não sabia de nada. Com a esposa e a amante esperando filhos seus, Aristides decidiu partir para longe. Sua mira certeira agora não via mais raposas, mas o rumo de São Paulo. Assim, em agosto de 1945, vendeu seu cavalo e disse para Lindu que dentro de poucos dias subiria no primeiro pau de arara em direção à cidade grande. O motivo, ele dizia, era a seca. Iria ganhar a vida no Sul e, de lá, enviaria dinheiro para o sustento da família.

ADEUS

Era uma manhã cinzenta quando Aristides fechou sua mala de couro remendado. Os olhos de Lindu transbordaram. Os filhos enfileiraram-se na soleira da casa, tentando decifrar aquele evento incompreensível. Antes de partir, Aristides entregou ao filho predileto, Vavá, um antigo vidro de perfume. Com o coração aos galopes, acariciando a barriga que trazia o próximo filho, Lindu observou Aristides sumir na poeira da estrada. Agora estava só. E temia pela vida de seus pequenos e do sétimo filho por vir. Este, coitado, nasceria sem o pai.

Poucos quilômetros adiante, embaixo da sombra de uma árvore à margem da estrada, Aristides encontrou Mocinha. Caminharam juntos até a venda de onde sairia o pau de arara e partiram para São Paulo. A viagem precária anunciava ao casal que seus dias não seriam fáceis. Ao chegar ao estado de São Paulo, Aristides foi aconselhado a ir para a cidade de Santos, onde tentaria emprego como estivador. Um trabalho de acordo com suas capacidades físicas e, para seu padrão, muito bem remunerado. Além do mais, carregar peso era quase tudo o que a cidade grande poderia reservar para um analfabeto. Mas assim que Aristides chegou, sofreu um acidente. Uma lata enferrujada rasgou seu pé descalço, atingindo o osso. A infecção que surgiu no ferimento quase o derrubou para sempre. Por pouco Lindu não se tornou viúva logo naqueles dias.

NASCE LUIZ

Na tarde do dia 27 de outubro de 1945, muito longe de Aristides, Lindu se contorcia de dor. Ela esperava pela ajuda de sua parteira, uma mulher muito gorda, que logo chegaria montada em seu jegue. Experiente nas artes do nascer, a parteira que ajudou Lindu a dar à luz todos os seus filhos conhecia também os mistérios do morrer. Havia feito incontáveis partos fracassados. Conhecia muitas histórias de mães perdendo filhos, filhos perdendo mães, filhos e mães perdendo-se juntos. A mortalidade infantil levava embora um terço das crianças que nasciam no interior de Pernambuco na década de 40. A parteira sabia que, por aqueles sertões distantes da cidade grande, a roda da fortuna podia girar livremente, no sentido que bem quisesse. E tinha girado contra a vida, no parto anterior de Lindu.

Sobre o fogão a lenha, a água fervia. As crianças já tinham sido avisadas para brincar em outro lugar. Mas gemidos de sua mãe fizeram com que se aproximassem da porta. Quando ouviram um choro forte de bebê rasgando o ar, entraram. Viram a mãe ofegante, exausta. Tinha sido longo o esforço de parir uma criança tão grande. Observaram a parteira entregar o bebê enrolado nos poucos pedaços de pano que existiam na casa. Lindu sorriu ao perceber que seu filho era um menino. E parecia saudável. A parteira sorriu junto, orgulhosa do trabalho benfeito, quando Lindu disse:

- Este vai se chamar Luiz. Luiz Inácio da Silva.









Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Prefeitura de Salvador (BA) aumenta em 400% tarifa do Elevador Lacerda

A Prefeitura de Salvador decidiu reajustar em 400% a tarifa cobrada no Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos da capital baiana.

Depois de 17 anos sem aumento, a tarifa passará de R$ 0,05 para R$ 0,25. Segundo a prefeitura, é o mais longo congelamento de uma tarifa pública na história do país.

A mudança na cobrança será feita em duas etapas. A partir da próxima semana, a tarifa custará R$ 0,15. Em março do ano que vem, o valor passará para R$ 0,25.

Priscila Pastre-Rossi/Folha Imagem
Elevador Lacerda, em Salvador (BA), que terá tarifa aumentada 400% após 17 anos
Elevador Lacerda, em Salvador (BA), que terá tarifa aumentada 400% após 17 anos

A estrutura do elevador, ao lado de dois bondinhos que fazem quase o mesmo trajeto, gera um deficit de mais de R$ 195 mil por mês --o que totaliza quase R$ 2,4 milhões por ano. Com a tarifa atual, são arrecadados R$ 49 mil mensais.

A prefeitura justifica o aumento afirmando que "o dinheiro público que cobre mensalmente as despesas dos equipamentos poderia ser investido em educação, saúde e na infraestrutura da cidade".

São transportados 998 mil passageiros por mês, numa viagem de 30 segundos por quase 70 metros de altura. São quatro cabines, todas equipadas com ar-condicionado.

Inaugurado em 1863 e tombado em 1996 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o elevador liga duas regiões turísticas do centro histórico de Salvador: a Cidade Baixa, onde fica o Mercado Modelo, e a Cidade Alta, que abriga o conjunto arquitetônico do Pelourinho.








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Saiba por que a Igreja Universal do Reino de Deus comprou a TV Record; leia trecho

da Folha Online

Em 9 de novembro de 1989, o bispo Edir Macedo adquiriu a Rede Record de Rádio e Televisão. Além do televangelismo, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) investiu em produção escrita para aproximar e solidificar a importância do templo como espaço de visibilidade e irradiação do evangelismo.

Essas diferentes formas de atuação midiática da IURD e os exercícios de poder por meio deles são relatados no livro "Bispo S/A: A Igreja Universal do Reino de Deus e o Exercício do Poder". O autor, filósofo e teólogo Odêmio Antonio Ferrari aprofunda-se na investigação bibliográfica sobre o neopentecostalismo brasileiro: do pluralismo religioso ao manejo da fé e do dinheiro por meio do exercício de poder do bispo Edir Macedo.

Atualmente, a Igreja compra 6h diárias de espaço nas madrugadas da TV Record, em média, para veicular uma programação religiosa. Eles pagam R$ 200.000 por cada hora, segundo estimativas não oficiais. No trecho abaixo, extraído deste volume, Ferrari explica como se deu a aquisição da Rede Record de Rádio e Televisão e seu desenvolvimento ao longo dos últimos anos.






Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Homem atira em quatro moradores de rua em São José dos Campos (SP)

FÁBIO AMATO
da Agência Folha, em São José Dos Campos

Quatro moradores de rua ficaram feridos depois que um homem, ainda não identificado, atirou contra eles próximo a uma praça em São José dos Campos (91 km de SP), no Vale do Paraíba. Nenhuma das vítimas corre risco de morrer.

O crime aconteceu por volta das 20h deste domingo (8), no bairro Monte Castelo. Até o final da tarde desta segunda-feira ontem, a polícia ainda não tinha pistas do homem que disparou contra o grupo.

Vizinhos ouvidos pela reportagem disseram que a região é muito frequentada por moradores de rua, que costumam se reunir em duas praças, sob um viaduto e ainda em um albergue municipal, todos bem próximos um dos outros.

Os feridos contaram à polícia que um homem, que eles não souberam descrever, se aproximou a pé e atirou primeiro contra dois deles. Depois, na fuga, atingiu outros dois andarilhos. Em seguida, entrou em um carro e fugiu.

Valdeci Soares Ferreira, 62, Marcus Alexandre Claudino, 35, Juarez Santiago Machado, 44, e Jaime de Souza Pires, 30, foram feridos por tiros nos braços, perna e coxa. Eles foram levados para o pronto-socorro da Vila Industrial.

Eles disseram à polícia que não se conhecem e que não sabem o motivo que poderia levar alguém a atirar contra eles. Também não souberam informar detalhes do carro que o atirador usou para fugir.

"Eu estava tomando banho quando ouvi o barulho dos tiros. Saí do banheiro e vim ver o que havia acontecido. Logo na frente da praça, um dos moradores de rua estava caído. Ele gritava muito e pedia socorro", disse o instrutor Antônio da Graça, 62, que mora ao lado do local dos disparos.

De acordo com ele, na hora da confusão a rua estava cheia de pessoas que frequentam uma igreja evangélica que fica em frente à praça. O carro de uma dessas pessoas, disse, teve o vidro estilhaçado por um dos disparos feitos pelo atirador.

"Eu estava com alguns familiares no terraço da minha casa quando aconteceram os disparos. Nós todos corremos para dentro de casa. Era hora de culto na igreja e tinha muita gente na rua. Houve uma gritaria e, pouco depois, um dos homens que foram feridos passou aqui em frente. Ele estava coberto de sangue", disse o auxiliar administrativo João Batista Machado, 43, apontando para marcas de sangue no muro da sua casa.






Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Como serão os novos trens do Metrô de SP : Composições da Linha 4 Amarela não terão condutor

por Metrópole

Por Eduardo Reina

Este é o interior do novo trem que o Metrô de São Paulo terá a partir de 2010 na Linha 4-Amarela. Trata-se de um projeto novo feito especialmente para essa linha. Vai operar sem condutor e terá nas estações a chamada porta de plataforma, uma barreira de vidro que impede o acesso aos trilhos. Em caso de emergência, uma porta será aberta pela frente da composição. Há maior espaço entre os bancos, que serão fixados lateralmente. Abaixo, a "cara" do trem.








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Igreja Luterana Sueca ordena primeira episcopisa lésbica


segunda-feira, 9 de novembro de 2009, 17:22 |


A Igreja Sueca se tornou mais aberta para as minorias sexuais em anos recentes, mas ainda há resistências

Associated Press


Eva Brunne recebe o comando da diocese de Estocolmo do arcebispo da Suécia, Anders Wejryd

Staffan Claesson/AP

Eva Brunne recebe o comando da diocese de Estocolmo do arcebispo da Suécia, Anders Wejryd

ESTOCOLMO - A Igreja Luterana Sueca informa ter ordenado seu primeiro bispo abertamente gay, apenas duas semanas depois de ter dado a seu clero o direito de formar casais homossexuais. Eva Brunne foi ordenada episcopisa da diocese de Estocolmo em uma cerimônia realizada domingo.


Ela vive em "parceria registrada" com outra mulher. A "parceria" é um tipo de união civil entre gays suecos usada antes da legalização do casamento homossexual, o que ocorreu neste ano. O casal tem um filho.

"É muito positivo que nossa Igreja dê o exemplo aqui e me escolha para o episcopado com base em minhas qualificações, quando se sabe que pode haver resistência em alguns setores", disse ela, em entrevista.

A porta-voz da episcopisa, Annika Sjoqvist Platzer, disse desconhecer se outras lésbicas assumidas já haviam atingido o episcopado em igrejas de outros países.

No entanto, a Igreja Unida de Cristo, uma denominação baseada nos Estados Unidos, tem diversos gays e lésbicas no posto de "ministro da conferência", uma designação semelhante à de bispo, disse o porta-voz J. Bennett Guess.

Eva, que foi eleita episcopisa de Estocolmo em maio, mas só recebeu a ordenação oficial neste domingo, disse não ter encontrado muita resistência dentro da Igreja por conta de sua orientação sexual.

A Igreja Sueca se tornou mais aberta para as minorias sexuais em anos recentes, embora alguns sacerdotes ainda apresentem resistência. O ex-arcebispo Gunnar Weman protestou contra a ordenação, dizendo que ela é "incompatível com a sagrada escritura da Igreja".

A Igreja da Suécia tem cerca de 7 milhões de membros, mas poucos assistem aos cultos, em um país amplamente secularizado.








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Detento mata colega de cela que assaltou sua mãe


RICARDO RODRIGUES - Agencia Estado


MACEIÓ - O detento Claudenir dos Santos Silva, de 19 anos, foi assassinado, na madrugada de hoje, dentro do presídio Baldomero Cavalcanti, na periferia de Maceió. O acusado pelos golpes, Quitério Márcio Vieira Silva, confessou o crime. Em depoimento à polícia, na Delegacia de Plantão 2, Quitério disse que assassinou Claudemir porque o parceiro de cela assaltou a sua mãe, antes de ser preso, no final de julho.



Claudenir teve o resto desfigurado e a mão amputada, a golpes de gilete. Segundo Quitério, durante o assalto, Claudenir teria machucado a mão da sua mãe. O crime será investigado pelo 10º Distrito Policial, que abriu inquérito hoje. Após ser ouvido pela polícia, Quitério seria levado de volta ao Baldomero, onde deve continuar preso, respondendo agora por mais um crime. Ele disse que ficou sabendo no presídio, que Claudemir tinha roubado sua mãe.








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

PORTFÓLIO-O dólar vai continuar caindo


CLÁUDIO GRADILONE - REUTERS


SÃO PAULO - As cotações do dólar voltaram a cair nesta segunda-feira. No Brasil, a moeda norte-americana fechou a 1,702 real, recuo de 1 por cento, e deverá continuar caindo, tanto no Brasil quanto no exterior.

As razões para a apreciação do real em relação à moeda norte-americana são simples. Vai sobrar dólar no mundo. Depois de dois dias reunidos na Escócia, os líderes das principais economia, o G-20, decidiram que não é hora de puxar o freio na ajuda governamental aos bancos.

A convicção das lideranças globais é que a economia ainda é incapaz de andar sem a ajuda financeira dos governos. Ou seja, ainda vai demorar para os bancos centrais começarem a enxugar os borbotões de liquidez que injetaram no sistema bancário há mais de um ano, liquidez que moveu os mercados ao redor do mundo, o Brasil entre eles.

Os pacotes de ajuda foram a principal justificativa para o bom desempenho do mercado acionário brasileiro este ano e para a decisão do governo federal de lançar uma inédita tributação de 2 por cento sobre as aplicações internacionais em ações brasileiras.

Os trilhões de dólares injetados na economia para sanear os bancos procuraram portos mais seguros e rentáveis, como por exemplo o Brasil. Isso, e não a solidez das contas públicas nacionais, justificou a maciça migração de recursos para o Brasil.

Em circunstâncias normais, a deterioração das contas públicas, que viram o superávit primário cair de 4,25 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) para cerca 1 por cento, teria provocado uma debandada dos investidores internacionais.

No entanto, a falta de alternativas e a necessidade de retorno para o capital garantiu sua permanência por aqui. As declarações do fim de semana indicam que esse cenário vai demorar para mudar.

COMMODITIES

A recém-proclamada complacência das autoridades terá um impacto profundo e amplo sobre os mercados ao redor do mundo. Os primeiros movimentos foram sentidos no preço das commodities, que viram suas cotações subir ao redor do mundo.

O petróleo, por exemplo, chegou a superar 80 dólares por barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex). No fim da tarde, o petróleo era cotado a 79,8 dólares por barril, uma alta de mais de 3 por cento em relação ao fechamento da sexta-feira.

A alta do petróleo seguiu-se à valorização do ouro, que bateu um novo recorde em Londres nesta segunda-feira e fechou cotado a 1.109,35 dólares por onça-troy (31,1 gramas), uma alta de 1,1 por cento em relação à sexta-feira.

O mercado já comenta quando os preços do ouro vão romper o nível "psicológico" de 1.200 dólares por onça. Segundo os especialistas, isso poderá ocorrer antes do fim do ano, devido à fuga dos investidores para ativos reais, como uma estratégia de defesa contra a desvalorização do dólar.

COTAÇÕES

O impacto sobre o mercado brasileiro deverá ser positivo. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou uma alta superior a 2,5 por cento, o Índice Bovespa no patamar dos 66.000 pontos.

Esse movimento deverá fazer o índice Bovespa superar seu recorde recente. O principal indicador do mercado acionário paulista fechou pouco acima dos 67.200 pontos no dia 19 de outubro, o maior nível desde a irrupção da crise.

A justificativa para a alta recente foi a liquidez do mercado, que não apenas valoriza as ações brasileiras por meio de compras diretas como também pressiona as cotações das commodities, com efeitos de alta sobre a Bovespa.

A alta das commodities é um excelente estimulante para a Bolsa. O mercado acionário brasileiro permanece com um perfil do século 19. O grosso da liquidez está concentrado em empresas de commodities e matérias-primas. Excetuando-se os bancos, o peso das companhias voltadas ao mercado interno é reduzido.

Nesse cenário, um dólar fraco favorece os resultados das principais empresas como Petrobras, Vale, Gerdau, CSN e Usiminas. Todas, aliás, tiveram altas expressivas nesta segunda-feira.

Para os especialistas do mercado, se não houver nenhuma medida governamental para inibir ainda mais a entrada de dólares no mercado, o Ibovespa poderá superar seu recorde recente ainda neste mês de novembro.

* O jornalista Cláudio Gradilone assina a coluna Portfólio para a Reuters; as opiniões expressas são de sua responsabilidade.








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Há algo de sexy no reino da Dinamarca: o Hamlet de Jude Law


Spotlight On: Hamlet

Spotlight On: Hamlet Jude Law takes on the iconic role in this new revival.
Play
ABOUT THIS VIDEO

Jude Law takes on the iconic role in this new revival.















Ator inglês provoca romaria de mulheres à Broadway todo fim de semana com Shakespeare casual

Jotabê Medeiros, de O Estado de S. Paulo


Foto de Jude Law em cartaz na Broadway

Jotabê Medeiros/AE

Foto de Jude Law em cartaz na Broadway

NOVA YORK - Tinha mais mulher feliz e namorado contrariado do que em show do Chico Buarque. Uma hora antes do espetáculo, na quinta-feira, 29, elas já começaram a fazer uma ruidosa fila à frente do Broadhurst Theatre, na Rua 44, para ver a peça. Ok, tá certo que na Broadway o povo entra em fila até para injeção na testa, mas essa fila certamente será diferente das outras -mais perfumada, maquiada e repleta de saltos altos. E vai se repetir até o dia 6 de dezembro, quando o ator inglês Jude Law, de 37 anos, estrela a última de 12 apresentações lotadas de Hamlet, de Shakespeare, na versão de Michael Grandage.

"Jude é bonito, mas Shakespeare é melhor", jurou na calçada do teatro, após a sessão, Chelsea Trowbridge, estudante de Inglês que foi ao teatro acompanhada da amiga Danielle Burkee. "Não tenho tanto conhecimento de teatro para julgar as interpretações, mas me parece que ele foi muito bem, assim como todo o elenco." Me engana que eu gosto, Chelsea!

Jude não tira a camisa nem mostra as partes em cena, mas quando brinca como um acrobata nos ombros de dois companheiros de cena, exibindo a forma física de um Diego Hipólito, arranca aplausos emocionados das moças (bom, ele arranca aplausos até quando a fala não é dele...). "Jude é um ator muscular, visceral, e tem uma conexão direta com as emoções mais cruas", defendeu o diretor Michael Grandage.

Bom, ao menos bem treinado Jude Law é. Mas não faz um Hamlet exibicionista, muito ao contrário. Somente às vezes mostra seu coté hollywoodiano, como quando duela com espadas de esgrima com o oponente Laertes. Parece cena de O Gavião do Mar (quando não sugere um clima meio Juventude Transviada). É uma ousadia para o velho Broadhurst Theatre, aberto em 1917 com Misalliance, de George Bernard Shaw. Mas quem está por trás dessa montagem não dá tiro a esmo: trata-se da poderosa Donmar Warehouse, empresa que já produziou espetáculos que ganharam 14 prêmios Tony, 35 prêmios Olivier, 20 prêmios Critics’ Circle.

Descalço em cena a maior parte do tempo, parecendo que veste um pijama da Gap, que acabou de acordar e que está indo para a cozinha pegar um suco na geladeira, Jude Law faz um Hamlet casual, falsamente ordinário, que até imita macaco e caranguejo (Alô, pessoal do Pânico, o homem aprendeu!) e faz uma piadinha levemente homofóbica ao acariciar o braço de Horatio (Matt Ryan) e soltá-lo de supetão ("Isso está ficando esquisito"). As dezenas de casais gays na plateia não chiaram porque, no final, Horatio beija a testa de Hamlet enquanto este morre em seus braços (não era para contar o final? Ah, come on, é Shakespeare!).

O Hamlet de Jude Law e Michael Grandage é um Shakespeare vestido às vezes com roupas da Barneys, noutras com Oscar de La Renta e Dolce & Gabbana e gelzinho para espetar o cabelo. É Shakespeare de casaco de couro tingido com as cores do humor, ou algo parecido. Todos riem do contraponto entre tragédia e comédia que Grandage criou, mas é um tanto sem graça. Tem um momento, quando Hamlet descobre o assassinato do pai, o Rei da Dinamarca (o bom ator veterano americano Peter Eyre), e berra: "Vingança!" Jude vai ao fundo do palco e encobre o rosto, e fica todo mundo tenso, calado. Mas daí ele levanta o rosto e diz: "Que bundão que eu sou!", e todo mundo ri como se concordasse.

O elenco parece escolhido a dedo, todo o povo good looking do teatro - os rapazes são guapos, como Laertes (Gwilym Lee), Horatio (Matt Ryan), James Le Feuvre (cortesão), Alan Turkington (Francisco), Henry Pettigrew (Marcellus) ou Rosencrantz (John MacMillan). Ofélia (Gugu Mbatha-Raw), que é mulata, passeia pelo palco (e canta) com pijaminha de menina de orfanato, fazendo o gênero sexy distraída. O efeito é previsível. "With Shakespeare in love, Hamlet on Broadhurst is phenomenal!", postou logo depois da peça em seu twitter Katrine Hald, de Stamford, Connecticut, fazendo trocadilho com o blockbuster Shakespeare Apaixonado. A Rainha Gertudre (Geraldine James) é um clone da Cate Blanchett, elegantérrima e linda, só que parece mais nova que o filho Hamlet (mas isso não faz a menor diferença).

O ator Ron Cook, que faz o conselheiro Polonius, é o ponta-de-lança do elenco "engraçadinho" (trabalhou na TV nas séries The Lost Prince, The Singing Detective e Little Dorrit). O veterano Peter Eyre se destaca como o fantasma do pai de Hamlet, e mostra versatilidade em drama e comédia nos dois atos (no segundo, ele interpeta um ator que Hamlet usa para desmascarar o padrasto). "Não deixe o reino da Dinamarca sucumbir em luxúria e danação!", exorta, pedindo vingança ao filho, e o público fica sabendo ali o que é um ator convincente.

A versão em dois atos do Hamlet de Shakespeare de Jude Law e Grandage usa buzinas de carro em cena e inverte expectativas. Hamlet diz a famosa frase "To be or not to be" debaixo de uma tempestade de neve. O crânio do rei é "escavado" no meio do palco, na mesma cova em que é enterrado o corpo de Ofélia, bem defronte dos olhos da plateia. "My fate cries out" (Meu destino me chama!), berra Hamlet/Law. Ninguém parece acreditar. "Mesmo que não fosse tão bom eu teria gostado", diz a balconista Melanie Riese, de Las Vegas, saindo da sessão feliz como pinto sai do lixo. Se é bom? Muita gente parece que vai pensando que esse tal Shakespeare é um novo roteirista rico de Beverly Hills. Certamente a implacável Barbara Heliodora teria uma coisinha ou outra para dizer sobre essa versão.

Fui ver e aplaudi:

Gabriel Villela, diretor - Há uma calmaria muito bem calculada no Hamlet de Jude Law. Ausência de ventos, mesmo. Ator astuto, perspicaz, de voz timbrada para tão grande evento, vestindo roupas de andar em casa, ele sabe explorar bem o paradeiro de Elsinore. Preenche-o de pensamentos, ideias ambíguas, até que um próximo pé de vento se aproxime. Então, ele arremessa seu Hamlet no olho do furacão com uma volúpia e um prazer inacreditáveis. Jude Law conta com uma trupe de antagonistas à sua altura, pra melhores, se calhar. No paradeiro dessa montagem franciscana, o livre-arbítrio do protagonista evolui harmoniosamente até se encontrar com o troca-troca de venenos nas espadas e cálices. Atônitos e silenciosos, os sobreviventes contemplam a tragédia de Hamlet, depois olham em coro para nós, espectadores, e parecem parafrasear, com seus semblantes interrogativos, uma das primeiras frases da peça: "Alto aí, plateia! Você sabe quem vem lá?"

Thiago Lacerda, ator - Tudo na montagem é impressionante. O espetáculo é impecável. O uso dos recursos de encenação é milimétrico, assim como a técnica do elenco, que é ótimo. Destaques para o rei e para a rainha Gertrudes, como eu nunca havia visto (e olha que eu já vi algumas montagens desse espetáculo). E Jude Law desfila um talento que, de longe, supera seus trabalhos no cinema, que já indicam o grande ator que ele é. Seu Hamlet é deslumbrante... Na medida e preciso. Para quem está ou vai passar por Nova York durante esta temporada, o espetáculo é imperdível. Foi um privilégio poder assisti-lo e uma experiência indelével. Uma aula de teatro.

Confira alguns atores que já interpretaram Hamlet no teatro

2009

O ator britânico Jude Law interpreta Hamlet na Broadway.

2008

O Hamlet de Wagner Moura ('Tropa de Elite') é definido como debochado, irado, malandro, carinhoso, sagaz e cínico.

2001

O ator americano Robert Downey Jr. é o Hamlet na montagem dirigida por Mel Gibson.

2001

Diogo Vilela, o ator comemorou os 30 anos de sua carreira interpretando Hamlet.

1991

O ator Marco Ricca vive o papel de Hamlet, com direção de Ulisses Cruz.

1969

Hamlet foi interpretado por Walmor Chagas.

1948

O ator britânico, agraciado com o título de sir em 1947, Laurence Olivier, foi um dos mais carismáticos atores do século XX. Sua presença em palco fascinava o público e sua credibilidade como intérprete, no drama como na comédia, proporcionou-lhe os maiores êxitos. Destacou-se interpretando personagens de Shakespeare, quer no teatro, quer no cinema.

1948

A produção de Hamlet, no Teatro Fênix, encenada e atuada pelo renomado ator brasileiro Sérgio Cardoso, que teve grande repercussão na história do teatro brasileiro. A produção tornou-se popular e conquistou crítica e público. O impacto dessa produção foi a interpretação inovadora de Sérgio Cardoso, citada como atenciosa na construção da personagem, num tempo em que os atores brasileiros acreditavam no talento nato. Cardoso trabalharia novamente em Hamlet oito anos depois, em 1956.









Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Só quero estudar'


Geisy dá entrevista cercada por sete advogados e se emociona ao falar de humilhação

-


Antes da notícia da decisão da Uniban de revogar sua expulsão, a estudante Geisy Arruda participou no meio da tarde de uma entrevista coletiva no escritório de seus advogados. Cercada por sete advogados, no centro de São Paulo, Geisy se emocionou ao falar sobre a humilhação que sofreu. Ela afirma que quer voltar à universidade para concluir, pelo menos, o semestre e não perder o que gastou com as mensalidades. "Só quero entrar na sala, sentar, estudar e fazer as provas", afirmou, com olhos marejados."Pretendo nem descer na hora do intervalo, fico só dentro da sala se for esse o problema."

Geisy disse temer uma nova humilhação e está preocupada com o efeito do episódio sobre sua vida profissional, mas disse que não vai mudar seu jeito de se vestir. A estudante contou que tem recebido manifestações de apoio, mas também de repúdio quando sai de casa e afirmou que sua mãe, abalada, está recorrendo a calmantes.


Durante a coletiva, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) telefonou para Geisy, interrompendo a entrevista. Mas a estudante não quis comentar o que conversou com o senador.









Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sorvete combate efeitos da quimioterapia


Cientistas desenvolvem versão da guloseima que alivia os efeitos colaterais do tratamento

Sobremesa medicinal ainda está em fase de testes


Pesquisadores neozelandeses estão desenvolvendo, em parceria com uma grande multinacional de nutrição, um sorvete que tem apresentado evidências animadoras no combate aos efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com câncer. Por enquanto, a “sobremesa medicinal” está em fase de testes, com os participantes ingerindo 100g de sorvete sabor morango por dia.
Com o nome ReCharge, a sobremesa é composta por ingredientes ativos de produtos lácteos para aliviar a diarreia, a anemia e a falta de apetite que acometem pessoas submetidas à quimioterapia. “Os dois componentes bioativos do leite desenvolvidos para o ReCharge têm o potencial único de ajudar o organismo a lidar com os efeitos adversos da quimioterapia”, ressaltaram os autores.






Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cortadores de cana em regime de quase escravidão são resgatados no Rio de Janeiro

Um grupo de 38 cortadores de cana foi resgatado no município de Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro, pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel, composto por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A operação deflagrada no fim de outubro só foi divulgada hoje (9). Sem condições de higiene, usando uniformes rasgados e comendo refeições precárias, os trabalhadores estavam vivendo em regime semelhante ao de escravidão, segundo a procuradora do Trabalho Guadalupe Couto.

"Montamos equipes e nos dirigimos para os locais em que havia denúncias de que existiam trabalhadores sendo submetidos a condições análogas às de escravos nos canaviais. Lá nos deparamos com trabalhadores em condições degradantes, executando as atividades sem condições sanitárias, sem o fornecimento de água potável e sem local para fazer as refeições", disse.

Segundo apromotora, os trabalhadores não tinham registro em carteira e eram obrigados a pagar, do próprio bolso, pelos uniformes, equipamentos de proteção individual e instrumentos de trabalho. Os fiscais também encontram entre os cortadores de cana uma adolescente grávida de três meses.

Na presença dos fiscais, os trabalhadores tiveram suas contas quitadas pela empresa, recebendo todos os direitos trabalhistas, no valor total de R$ 260 mil. Só em danos morais, eles foram indenizados em até R$ 6 mil por pessoa.

A procuradora do Trabalho destacou que nenhum empregado pode trabalhar sem ter a carteira assinada, mesmo que seja temporário. Para denunciar trabalhadores nesse tipo de situação, o MPT disponibiliziu o seguinte número telefônico: 0800 0221 331.








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pará confirma surto de doença de Chagas; causa pode ser açaí


09 de novembro de 2009 19h03


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) do Pará confirmou nesta segunda-feira que há um surto da doença de Chagas no bairro do Jurunas, em Belém. Já foram detectados 13 casos referentes ao surto. Ainda não há mortes registradas.

Segundo a Organização Panamericana de Saúde (Opas), um surto ocorre quando há dois ou mais casos com os mesmos sintomas acontecendo simultaneamente.

A Sespa confirma que a transmissão dos casos se deu de forma oral. O órgão investiga que o alimento responsável tenha sido açaí contaminado. O resultado deve sair em duas semanas.

A doença de Chagas é transmitida pelo inseto conhecido como barbeiro. Os sintomas podem variar. Na fase aguda, os sintomas são geralmente ligeiros, não mais do que inchaço nos locais de infecção. À medida que a doença progride, durante até vinet anos, os sintomas tornam-se crônicos e graves e podem evoluir como doença cardíaca e de intestino.





Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Chavez to troops: Prepare for war with Colombia







CARACAS, Venezuela -President Hugo Chavez on Sunday ordered Venezuela's military to prepare for a possible armed conflict with Colombia, saying his country's soldiers should be ready if the United States attempts to provoke a war between the South American neighbors.
Chavez said Venezuela could end up going to war with Colombia as tensions between them rise, and he warned that if a conflict broke out "it could extend throughout the whole continent."
"The best way to avoid war is preparing for it," Chavez told military officers during his weekly television and radio program. Venezuela's socialist leader has also cited a recent deal between Bogota and Washington giving U.S. troops greater access to military bases as a threat to regional stability.
The government of Colombian President Alvaro rejected what it called "threats of war from Venezuela's government," saying it would protest Chavez's comments to the Organization of American States and the U.N. Security Council.
"Colombia never has, and never will, make an act of war," said government spokesman Cesar Mauricio Velasquez. He did not elaborate on Colombia's plans to bring the issue to the OAS and the United Nations.
Colombian and U.S. officials have repeatedly said Venezuela shouldn't be concerned about the base deal since it is aimed exclusively at boosting the fight against drug traffickers and insurgents in Colombia, which is a major cocaine producer struggling with a decades-old internal conflict.
Tensions along the Venezuela-Colombia border have been exacerbated in recent weeks by a series of shootings and slayings.
Four men on motorcycles shot and killed two Venezuelan National Guard troops at a checkpoint near the border in Venezuela's western Tachira state last week, prompting Chavez's government to temporarily close some border crossings.
And last month, Venezuelan authorities arrested at least 10 people in Tachira alleging involvement in paramilitary groups. The bullet-ridden bodies of 11 men, nine of them Colombians, were also found last month in Tachira after being abducted from a soccer field.
The violence prompted Venezuela to send 15,000 soldiers to the border with Colombia on Thursday. Officials said the buildup was necessary to increase security along the border.
Elsa Cardoso, a professor of international relations at the Central University of Venezuela, suggested that Chavez's heated rhetoric — coupled with the recent military deployments — are aimed at turning the public's attention away from pressing domestic problems ranging from rampant crime to electricity and water rationing.
"He's sending up a smoke screen, a distraction," she said.
Colombian rebels have often used Venezuela's border region as a haven to resupply and treat their wounded in recent years, creating friction with Colombia's U.S.-allied government.
Chavez — a former army paratrooper who during more than a decade in power has repeatedly accused Washington of seeking to topple him to seize Venezuela's oil reserves — warned President Barack Obama of using his alliance with Uribe to mount an offensive against Venezuela.
"The empire is more threatening than ever," Chavez said, referring to the U.S. government. "Don't make a mistake, Mr. Obama, by ordering an attack against Venezuela by way of Colombia."
Venezuelan opposition leader Julio Borges urged Chavez to hold talks with Colombian officials to ease the tensions.
"Working together is only way to efficiently confront this problem, to finally end the permanent threat from illegal groups such as paramilitaries and guerrillas," Borges said.






Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Louisiana Braces for Hurricane Ida

NEW ORLEANS (Nov. 8) – Hurricane Ida, the first Atlantic hurricane to target the United States this year, plodded Sunday toward the Gulf Coast with 100 mph winds, bringing the threat of flooding and storm surges.
A hurricane watch extended over more than 200 miles of coastline across southeastern Louisiana, Mississippi, Alabama and the Florida Panhandle. Louisiana's governor declared a state of emergency.
Skip over this content
Hurricane Ida
NOAA / AP

A satellite image shows Hurricane Ida churning in the Gulf of Mexico Sunday.

Authorities said Ida could make landfall as early as Tuesday morning, although it was forecast to weaken by then. Officials and residents kept a close eye on the Category 2 hurricane as it approached, though there were no immediate plans for evacuations.
According to CNN, the storm has already wreaked havoc in El Salvador, where the government reported 91 people were killed in flooding and mudslides resulting from heavy rain. Ida also drenched Nicaragua after making landfall last week.
At 1 p.m. EST, Ida was located 510 miles south-southeast of the mouth of the Mississippi River and moving northwest near 10 mph. The latest forecast from the National Hurricane Center shows Ida brushing near Louisiana and Mississippi, then making landfall near Alabama before continuing across north Florida.
Yet many residents took the forecast in stride.
"Even though we're telling everybody to be prepared, my gut tells me it probably won't be that bad," said Steve Arndt, director of Bay Point Marina Co. in Panama City, Fla.
In Louisiana, Gov. Bobby Jindal had declared a state of emergency as a precaution, and the National Guard was on high alert if assistance was needed. New Orleans wasn't included in the hurricane watch.
But officials were encouraging residents to prepare for potential gusts of 60 mph by removing any tree limbs that could damage their homes and securing or bringing in any trash cans, grills, potted plants or patio furniture.
Nearly 1,400 Louisiana residents are still living in federally issued trailers and mobile homes after hurricanes Katrina and Rita; nearly 360 units remained in Mississippi.
"FEMA stresses that those in temporary (housing) units should not take chances," Federal Emergency Management Agency spokesman Andrew Thomas said. "Leave the unit behind and evacuate to a permanent structure that will better withstand tropical weather systems and the associated winds."
Mississippi authorities warned residents to be vigilant. Authorities were monitoring conditions to see whether any evacuations of lower-lying areas or school closures would be necessary.
"It is likely we will at least be hit with strong winds and some flooding in our coastal counties," said Jeff Rent, a spokesman for the Mississippi Emergency Management Agency. Officials "do not want anybody to be caught off guard."
Mississippi Emergency Management Agency Director Mike Womack said forecasts called for tides of 4-7 feet above normal and rainfall totals of 5-7 inches within 24 hours, which could mean flooding along the coasts and along rivers.
Alabama emergency management officials did not immediately respond to phone messages.
In the Florida Panhandle, residents in Bay County and Panama City were being advised to secure boats and prepare for storm surges that could reach 2-3 feet. Heavy rain, wind and possible flooding was also expected.
"You really don't know until it gets close how you're going to be affected by it," said Brad Monroe, Bay County's deputy chief of emergency services.
Ida wasn't expected to pack the wallop seen in 2008 when hurricanes Gustav and Ike pelted the Gulf Coast back-to-back. There have been nine named storms this season, which ends Dec. 1. Ida is only the third hurricane to form, and neither of the others threatened land.
Ida wasn't expected to directly threaten New Orleans, where unflappable fans at the Saints football game seemed unaware a storm was approaching.
"We're used to tropical storms," said David Clements of Chalmette, La. "That's why we have a dome."
Earlier Sunday, Ida's wind and rain whipped palm trees in the Mexican resort city of Cancun. Fishermen tied their boats down, though tourists seemed to regard it as a minor setback.
"It's not what we expected," said Kathleen Weisser, a nurse from Fernley, Nev. "We wanted sun. Instead we have liquid sunshine."
Ron Kaczorowski, of Chicago, said his daughter was forced to move her beach wedding inside because of the storm. He said he had tried to reassure his disappointed daughter that the nasty weather would make her wedding stand out.







Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula diz que é burrice dizer que inteligência se adquire na universidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a se defender nesta sexta-feira por não ter um diploma universitário e disse que inteligência não se adquire na universidade. Em discurso de mais de uma hora durante o congresso nacional do PC do B, em São Paulo, Lula lembrou dos tempos em que era líder sindical, falou das conquistas de seu governo e, sem citar nomes, disse que o fato de receber títulos internacionais incomoda e causa ódio em alguns políticos.

"Tem gente que pensa que a inteligência está ligada à quantidade de anos de escolaridade que você tem. Não tem nada mais burro que isso. A universidade te dá conhecimento, aperfeiçoamento. Inteligência é outra coisa. A política é uma das ciências que exige mais inteligência do que conhecimento", afirmou ao ressaltar que "obviamente" não tem a sapiência dos sociólogos.

Lula disse que não tem vergonha de dizer que estudou até a quarta série do Ensino Fundamental mas que conquistou muito mais do que pôde imaginar, como o título que recebeu nesta semana por ser considerado estadista. "Eu compreendo o ódio que isso causa", afirmou.

Depois, concluiu o seu raciocínio filosofando. "A vida é assim: as pessoas falam o que querem ouvem o que não querem... A vida é assim, a vida é dura", afirmou.

Ao falar sobre a participação no congresso, o presidente disse que era muito grato ao partido por sua lealdade. Segundo Lula, se for para ter um companheiro desleal, é melhor ele virar um inimigo.

"Companheiro, que é companheiro de verdade, na dúvida, ele está do seu lado. Não vacila. Acho que o PC do B, embora tenha tido uma outra decepção, a verdade é que o PC do B foi exemplar nesses sete anos de governo e, por isso, não poderia deixar de ir para agradecer", afirmou.








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

SIP adverte sobre ingerência judicial na imprensa brasileira

da France Presse, em Buenos Aires

A SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) expressou sua preocupação neste domingo com o aumento da censura e de recentes decisões judiciais no Brasil envolvendo meios de comunicação, que podem limitar ou prejudicar a liberdade de imprensa.

As declarações foram feitas durante a revisão semestral sobre liberdade da informação nas Américas da organização, em Buenos Aires, na qual o organismo denunciou ameaças à liberdade de imprensa em todo o continente.

"A liberdade de imprensa está sendo perseguida em vários países do continente", alertou o presidente da SIP, Enrique Santos, ao dar início às discussões para formular advertências contra relatos de ataques, perseguições e ameaças contra a imprensa.

No Brasil, a organização registrou "um aumento da censura prévia em casos de ordem judicial com proibição de divulgar informações sobre temas específicos", indicou Sidnei Basile, do jornal "O Estado de S.Paulo", que apresentou um relatório à assembleia da SIP.

Ele afirmou que esta situação "é um vexame para a democracia brasileira".

Segundo Basile, causam preocupação decisões como a tomada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em junho, que declarou inconstitucional a exigência do diploma de jornalista como condição para o exercício da profissão.

Além disso, outras decisões judiciais "deixam a imprensa brasileira vulnerável diante da falta de parâmetros para o direito de resposta exigido por pessoas que se consideram prejudicadas", acrescentou.

"Os ataques verbais a jornalistas continuam, principalmente por parte do presidente (Luiz Inácio) Lula da Silva", destacou Basile.

"A situação da liberdade de expressão é motivo de preocupação porque atualmente tramitam 349 projetos, dos quais a maioria tem como objetivo restringir a publicidade nos meios de comunicação", concluiu.

Para Robert Rivard, presidente da comissão de Liberdade de Imprensa, o último semestre "foi o mais complicado em anos para a situação da liberdade de imprensa no continente americano".

"Dezesseis jornalistas foram assassinados: oito no México, três em Honduras, dois na Guatemala, dois na Colômbia e um em El Salvador", indicou.

Rivard ressaltou que esta situação acontece "em um clima geral de insegurança pública e enquanto os presidentes continuam fazendo campanhas de desprestígio contra a imprensa".

Na Argentina, a SIP destacou a recente aprovação de uma lei apresentada pelo governo que impões restrições à propriedade dos meios de comunicação.

"Há uma escalada do poder político contra os meios que representa um retrocesso e uma ameaça contra a liberdade de imprensa", disse Francisco Montes, do 'Diario de Cuyo", que elaborou um relatório sobre a situação no país.

Montes citou a greve de um sindicato ligado ao governo que nos últimos dias prejudicou a distribuição dos dois jornais de maior circulação da Argentina, o "Clarín" e o "La Nación".








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters