[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 9 de junho de 2009

Globo muda tudo e vence "Fazenda";

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Globo tenta 'desencalhar' Bahuan pela quarta vez


Ricardo Feltrin
Colunista do UOL
A Globo tenta hoje, pela quarta vez, salvar a pele do personagem de Marcio Garcia na novela mais importante da casa. Pesquisas de opinião da Globo, feitas com seletos grupos de telespectadores, apontam desde o início da trama que o personagem Bahuan é um dos pontos mais fracos da novela "Caminho das Índias", de Gloria Perez.

Agora o público conhecerá a quarta candidata a "par" de Marcio Garcia na história. Primeiro a química fracassou com Juliana Paes (Maya).Depois, um possível romance também não decolou nem com Ciça (Aninha Lima) e nem com Duda (Tania Kalil). Agora é a vez de a mimada e rica Shivani (interpretada por Thayla Ayala, ex-"Malhação") tentar criar alguma empatia ou paixão junto ao público.

Por causa da incompatibilidade de Garcia com os pares, nos bastidores da novela seu personagem até ganhou um epíteto jocoso: "Bagulhan, o mocinho infeliz de 'Camico' das Índias".

Além das quatro pretês*, a Globo também tentou alavancar Bahuan com um amigão/sócio, Rodrigo Veronese. Também não deu certo e a participação foi fugaz.

Segundo Ooops! apurou, parte do problema se deve ao fato de que Marcio Garcia está insatisfeito e desgostoso com a rotina de trabalho na novela. Ainda mais porque foi alçado a protagonista, logo após voltar da Record. Coisa que ele, escaldado, resistiu o quanto pode.

Rico, empresário bem-sucedido e empreendedor (ao lado do pai), está enfadado do cotidiano das gravações e, a alguns amigos no Rio, disse que, no fundo, só aceitou voltar para a Globo para ser apresentador, e não "mocinho" de novela.

A novela "Caminho das Índias" tem registrado boas audiências, frequentemente ultrapassando a casa dos 40 pontos de média --índice excelente para a novela das 21h.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Globo tira do vídeo logotipo do Baú



Record nega que saída de Britto Jr. de "A Fazenda"

Tem campanha na internet, reclamação de telespectador, maledicência em cadernos de TV, mas a Record nega veementemente que vá tirar Britto Jr. do cargo de "Pedro Bial"* do reality show "A Fazenda" (* licença da coluna).

O apresentador e âncora do reality tem sido alvo de muitas críticas desde a estreia do programa, na semana passada.

O ibope de "A Fazenda" continua causando certa tensão na emissora. Ontem, domingo, a média do reality ficou por volta dos 12 pontos (média ainda não consolidada), contra 16 na estreia. Uma queda razoável. Apesar de ter ficado em segundo, não ameaçou em nenhum momento a programação da Globo. Por outro lado, também não foi muito acossado pelo SBT, que ficou em terceiro.

Também no sábado à noite, quando a quantidade de TV's ligadas é sensivelmente menor, o reality marcou 11 pontos de média, o que foi considerado um bom resultado.

Nota: Além da ovelha, que já deu à luz, a vaca de "A Fazenda" está prenha. Deve ter o "bebê" no final do mês. A Record garante que há uma equipe de especialistas destacados para cuidar dos animais, e declara que o animal terá toda assistência na hora do parto.
Quem é Legal


"Globonews Painel", com William Waack

Muitíssimo bom o programa que focou um pouco de psicologia e antropologia humanas, após a tragédia do voo 447 da Air France. Graças ao nível dos convidados, e o nível de conhecimento de aviação do próprio âncora, acabou como um programa informativo, interessante e, tão importante quanto, respeitoso com os familiares das vítimas. Não é fácil especular, ainda que filosoficamente, sobre a desgraça que atingiu ao próximo, e não deixar que isso se transforme em algo mórbido.


Quem Irrita

A indústria de CD's

A melhor notícia do século 21, até o momento, no mundo da música, é a morte (agonizante) da indústria fonográfica como a conhecemos. As chamadas "majors" --grandes gravadoras multinacionais- estão morrendo uma a uma, definhando graças à incompetência, burrice e, pior, prepotência com que seus executivos trataram a digitalização do som e a internet em sua origem. Em vez de lutarem ao lado dos grandes e então novos sites de compartilhamento de música, optaram em confrontar a essas iniciativas com ações em tribunais mundo afora. Como o fazem até agora.

O resultado é esse: uma indústria medíocre morrendo afogada num mar de troca de arquivos, sem capacidade de impor mais nada, sem força para decidir qual é a banda da moda da última semana. Isso acabou. Qualquer um pode hoje colocar uma música na internet e, por seus próprios meios, e com um pouco de sorte, se tornar artista conhecido.

Mas, na opinião desta coluna, o mais saboroso nessa derrocada da imbecilizante indústria fonográfica, é a morte lenta das caixinhas de CD's. Difícil imaginar na história da civilização um design mais idiota, burro e longevo do que a maldita caixinha de CD. Um objeto tão frágil que jamais resiste a uma queda, a um esbarrão, e nem sequer ao uso mais comportado. Ela sempre quebra. Em algum lugar ela sempre quebra. Como um produto com embalagem tão ridícula e desfuncional pôde sobreviver tanto tempo? É um mistério que só os executivos das "majors" poderão um dia contar em suas biografias (ou epitáfios! rá!).


Convidado dos patos de hoje: Robert Schumann

Hoje faz 190 anos que nasceu Robert Alexander Schumann, alemão que trocou a carreira de advogado pelas teclas de piano, e se tornou um dos pais do romantismo. Schumann nasceu na Saxônia, mas foi em Leipzig, lendário território de Bach, que se tornou um mestre da composição, do contraponto e da harmonia.

Também foi ali que conheceu Clara, o grande amor de sua vida, paixão que também se tornou um dos tormentos até sua morte.

Morreu louco, em um asilo, apenas aos 46 anos de idade.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Russia source says North Korea readying launches: report

MOSCOW (Reuters) -

A Russian Foreign Ministry source on Tuesday said there were signs that North Korea was preparing new missile launches, Interfax news agency reported.

After a nuclear test in May, Pyongyang conducted missile launches. South Korea said the North was preparing to test a long-range missile capable of reaching U.S. territory and mid-range missiles that could strike South Korea or Japan.

"Information is coming to us that there are signs of preparations for the launch of missiles," the unnamed Russian source was quoted as saying.

The diplomat said North Korea's temporary ban on navigation in certain areas of the Yellow and Japan Seas was an indication it was preparing to conduct a missile test, Interfax reported.

The source did not clarify what type of launch was anticipated.

"We have not received any formal information about this from the North Korean side," the source was quoted as saying.

Russian authorities regularly release information to local news agencies via unnamed foreign ministry officials.

(Reporting by Conor Sweeney)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Air France tragedy





10:10am EDT
Family and friends mourn as searchers find more bodies and a large amount of debris from the crashed Air France flight.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Man will face 3 ex-wives in murder trial

Man will face 3 ex-wives in murder trial

Zich


A Swanton man accused of killing his wife nearly 18 years ago will face three other ex-wives during his murder trial. A Lucas County Common Pleas Court judge ruled Monday that their testimony could be admitted.
Thomas Zich, 52, is charged with murder in the 1991 strangulation death of Mary Jane Zich. His anticipated two-week trial is set to begin with jury selection this afternoon.
Monday, Judge Gene Zmuda denied a defense motion to exclude the testimony of the three women. He added that some of the testimony still could be limited if it is determined during the trial that it is inappropriate.
Assistant County Prosecutor J. Christopher Anderson said during a hearing that the testimony of the three women would help in identification, a key issue in the trial. He added that like Mary Jane Zich, the women who would testify were married to the defendant and that their experiences would show "how he used force to obtain control." "When he gets angry, he attacks the neck or throat area," Mr. Anderson argued.
Defense attorney Alan Konop countered that the testimony would potentially sway the jury and that the acts that would be described would "not rise to the same level of offense." He said the women's testimony was about being choked, not strangled.
Specifically, he said that although one of the women would testify that Mr. Zich allegedly held her against her will and had "contact to the throat," he said that the action is different from the facts of the case.

Mary Jane Zich, whose body was found in the trunk of her car on Dec. 18, 1991, died as a result of ligature strangulation.

Judge Zmuda said after his ruling on the motion, which was filed under seal, that the issue could be revisited if the testimony of the women differed from what was anticipated. Late last week, he also ruled that the victim's daughter, who was 3 years old at the time, could testify to any memories she had of the incident.
Twenty-seven witnesses are expected to testify for the state during the trial. Mr. Zich faces life in prison if convicted.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Report: Obamas To Meet Harry Potter

While President Barack Obama headed back to the U.S. Sunday, First Lady Michelle Obama and daughters Sasha and Malia are staying in Paris for brief holiday.Report: Obamas To Meet
Harry Potter

Michelle Obama, girls on tour of
London

Updated: Tuesday, 09 Jun 2009, 9:44 AM EDT
Published : Tuesday, 09 Jun 2009, 9:12 AM EDT

(MYFOX NATIONAL) - Following their Sunday spent shopping and sightseeing in Paris, Michelle Obama and her two daughters Sasha and Malia made a surprise visit to London including a stop at a traditional English pub for fish and chips.

The First Lady and girls had a whirlwind visit of London although details of the trip have been scarce. Katie McCormick-Lelyveld, spokeswoman for the First Lady, refused go into the presidential family's itinerary . "The First Lady is in London with the girls but they are on private schedule," she said. "No details will be provided."

But many English media sources are reporting that the trio had dinner at a restaurant named The Audley. The Daily Mail reports that the girls ordered fish and chips while their mother opted for sirloin steak. ( See photos of the Obamas London trip )

And The Mail reports that Tuesday the Obamas will visits the set of the latest Harry Potter movie. The girls, both avid Potter fans, are expected to meet Daniel Radcliffe, Emma Watson and the other stars of the movie.

The BBC reported that they also visit Big Ben on Monday

The Associated Press reported that British Prime Minister Gordon Brown's office said Michelle Obama had a private meeting with Sarah Brown, the prime minister's wife, at 10 Downing Street. She did not meet with the prime minister.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pilots Admired View Before Hitting Birds



Updated: Tuesday, 09 Jun 2009, 11:31 AM EDT
Published : Tuesday, 09 Jun 2009, 10:56 AM EDT

WASHINGTON - A passenger seated in the rear of US Airways Flight 1549 after the plane ditched into the Hudson River said Tuesday the water was rising so rapidly around him that he feared the plane was going to sink with passengers trapped inside.

Billy Campbell, who was seated in the second-to-last row of the Airbus A320, said he struggled over seats to get to the front of the plane — his only shot at survival.

"My concern was that the plane was going to sink and we were going to be stuck in the back," Campbell, of Woodlawn Hills, Calif., told the National Transportation Safety Board Tuesday.

The board is holding three days of hearing into the Jan. 15 accident. Among the concerns are the ability of aircraft engines to withstand collisions with large birds.

Campbell said the Airbus A320 engine he saw out his window was a "bonfire" after the plane struck a flock of Canada geese shortly after takeoff from LaGuardia Airport.

National Transportation Safety Board member Robert Sumwalt, chairing the hearing, said the accident has made safety officials, the aviation industry and the public more aware of the growing likelihood of bird-plane collisions.

Another area of investigative focus at the hearing will be the state of training for pilots on handling double-engine failure.

Flight 1549 had climbed to about 3,000 feet when it struck the geese and lost thrust in both engines. Capt. Chesley Sullenberger ditched the plane into the Hudson rather than risk crashing in the densely populated area. All 155 people aboard survived.

Sullenberger told the board that he didn't attempt to return to LaGuardia because he thought, "I cannot afford to be wrong."

"I had to make sure I could make it before I chose that option," Sullenberger said.

In recent decades, many bird populations — including Canada geese — have rebounded thanks partly to environmental regulations. Air travel has also soared since deregulation in the late 1970s encouraged greater competition and lower fares.

With more planes and more birds in the sky, "we have a situation here — almost a numbers game — where eventually something is going to happen," said Michael Begier, national coordinator of the Agriculture Department's airport wildlife hazards program. "We're very fortunate that Flight 1549 was not a catastrophe. It is a warning shot."

The Federal Aviation Administration is testing bird-detecting radar that may help airports manage nearby bird populations. Some experts have also suggested aircraft engines should be designed to withstand bigger birds. Newer engines on commercial airliners have to withstand an 8-pound bird, but Canada geese can weigh twice that.

"You could probably build an aircraft engine that could withstand a 20-pound bird with today's technology, but that engine will never fly" because it will be too heavy, Sumwalt said. "We can't do a whole lot more to beef up the aircraft to withstand birds."

Disrupting bird habitats close to airports would probably not have helped Flight 1549. An analysis of remains of Canada geese in the plane's engines showed that they were migratory — perhaps from Labrador, Canada — not part of the Canada geese population that lives year-round in the New York area, according to the National Zoo's Migratory Bird Center. Moreover, the plane-geese collision occurred several miles from the airport.

Another concern is whether the FAA and airlines need to revise emergency procedures for a double engine failure. Those procedures for pilots usually involve a checklist of many steps, and there are different checklists depending upon the problem. If the plane is flying at a high altitude — airliners typically cruise above 20,000 feet — pilots may have time to identify and correct the problem.

At a low altitude that's more difficult. Flight 1549's first officer, Jeffrey Skiles, has said he only made it part of the way through a checklist for restarting the engines before the forced landing.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Rodrigo Santoro pode voltar ao seriado Lost

Rodrigo Santoro na pele dopersonagem Paulo, do seriao Lost

Rodrigo Santoro na pele dopersonagem Paulo, do seriao Lost


Rodrigo Santoro pode voltar à nova temporada da série Lost, com seu personagem Paulo.

Há duas temporadas, Paulo e sua namorada foram sepultados vivos na misteriosa ilha, depois de serem picados por uma aranha que paralisava o corpo. Agora eles poderiam voltar em um momento chave dessa última temporada do seriado, que estreia em 2010 nos Estados Unidos.

Mas, ao que parece Santoro não é o único que ressuscitará no famoso e intrigrante programa. Esta semana nos novos promos comerciais da emissora ABC, o ator Dominic Monaghan, que interpreta Charlie Pace em Lost, aparece falando com o personagem de Patrick Dempsey, de Grey's Anatomy, ao lado de Courteney Cox e Ed O'Neal, para anunciar as novas temporadas de suas séries.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Santa Catarina recebe ciclo de chefs franceses até agosto


Publicidade

da Folha Online

Divulgação

Emmanuel Bassoleil é um dos convidados para o ciclo de chefs franceses em SC

No período de 31 de julho a 30 de agosto, o resort Ponta dos Ganchos, na cidade de Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, recebe chefs franceses como Eric Berland, Emmanuel Bassoleil, Erick Jacquin e Claude Troisgros.

A proposta do festival é promover um intercâmbio culinário, cujo tema principal são as comemorações do Ano da França no Brasil. O primeiro chef a participar será Eric Berland, entre 31 de julho e 2 de agosto. Berland é responsável pelas panelas do restaurante Parigi, em São Paulo.

O segundo chef, Emmanuel Bassoleil, que comanda o restaurante Skye do Hotel Unique, também na capital paulista, participa em 7, 8 e 9 de agosto.

Na terceira semana, o convidado será Erick Jacquin, chef e proprietário do restaurante La Brasserie, também em São Paulo, que estará no evento de 21 a 23 de agosto.

Por fim, quem encerra o ciclo, de 28 a 30 de agosto, é o chef de cozinha e apresentador de televisão Claude Troisgros.

Mais informações sobre o festival podem ser obtidas por meio do telefone: 0/xx/11/3953-7000.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Uma estupidez na USP


Publicidade

Um ponto me chamou a atenção na greve dos professores, funcionários e alunos da USP --e quase tem a ver com as reivindicações salariais. Uma das razões da paralisação é a oferta de vagas de cursos a distância, acusados de baixa qualidade. É uma maluquice elitista e retrógrada.

Com os avanços dos meios de comunicação, natural que se expandam os recursos não presenciais para oferecer ensino. Há evidências, em várias partes do mundo, de que os cursos a distância, se bem preparados, combinados com tutoria virtual e encontros presenciais, produz bons resultados. Aliás, alunos desse tipo de curso, no Brasil, têm demonstrado, nas avaliações, até melhor desempenho em relação aos alunos do sistema regular.

Estão investindo, em primeiro lugar, contra o avanço tecnológico --que já seria uma estupidez sem tamanho especialmente num ambiente universitário, que deveria sempre estar aberto à inovação.

Ataca-se um sistema que, além de aumentar o número de vagas, facilita a entrada na universidade dos mais pobres --outra estupidez de quem se diz preocupado com a inclusão social.

Gilberto Dimenstein, 52, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

E-mail: palavradoleitor@uol.com.br


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mais quatro corpos de vítimas do voo 447 são resgatados


Do G1, em São Paulo


Mais quatro corpos de vítimas do acidente do voo 447 foram resgatados nesta terça-feira (9), segundo a Marinha. Com isso, sobe para 28 o total de corpos retirados da água desde o fim de semana.

A Fragata Bosísio está na região das buscas e armazena os quatro corpos encontrados nesta manhã. Segundo o capitão de fragatas Giucemar Tabosa, assessor de comunicação da Marinha, a embarcação tem capacidade para 20 corpos.

A Fragata Constituição, que foi até as proximidades de Fernando de Noronha, para entregar os primeiros 16 corpos recolhidos, deve voltar à área de busca, ainda de acordo Tabosa.

Dois helicópteros buscaram os corpos, na manhã desta terça-feira. A primeira aeronave, denominada Black Hawk, já pousou em Noronha, onde devem ser realizados os primeiros trabalhos para identificação dos corpos. Depois diso, eles serão encaminhados ao Instituto Médico Legal do Recife. Uma aeronave C-130 deve transportar as vítimas, em uma viagem de tempo estimado em uma hora, de acordo com os militares.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

FAB muda indicador de velocidade de avião utilizado por Lula


'Aerolula' é um Airbus 319, do mesmo fabricante da aeronave que caiu.
Segundo FAB, avião passa por manutenção de rotina em São Carlos (SP).

Do G1, em Brasília




A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta terça-feira (9), através de nota, que fez a mudança no indicador de velocidade - sistema pilot probes - no Airbus presidencial 319, apelidado de 'Aerolula', conforme sugerido pelo fabricante da Airbus. A aeronave está passando por uma manutenção de rotina em São Carlos (SP).

"Foi incorporado à aeronave (presidencial) o sistema 'pitot probes', conforme sugerido pelo fabricante", diz a nota da FAB.

O avião é do mesmo fabricante da aeronave da Air France, que se acidentou na semana passada.

A Air France informou no fim de semana que estava acelerando a substituição dos sensores de velocidade de seus aviões antes do acidente, após ter verificado um congelamento da peça pela primeira vez em maio de 2008 e não ter chegado a um acordo com a Airbus sobre como agir para resolver o problema. Uma das hipóteses do acidente é a leitura incorreta da velocidade do aparelho.

Segundo uma outra nota da Aeronáutica enviada na segunda-feira (8), o Airbus presidencial tem "uma série de modificações para a missão que realiza e não pode ser comparada com modelos comerciais".

Um documento teria sido enviado pela Airbus em abril, por meio da TAM - que faz a manutenção dos equipamentos -, sugerindo a incorporação de aparelho para indicação de velocidade em condições de gelo.

"A referida diretiva técnica é 'recomendada' e não 'obrigatória'. Neste momento, a FAB avalia tecnicamente a necessidade de adotar a alteração recomendada", diz a Aeronáutica em nota.

A manutenção pela qual passa o 'Aerolula' é de "rotina", destacou a assessoria de imprensa da FAB.

"Atualmente, a aeronave presidencial encontra-se em revisão programada em São Carlos, no Centro de Manutenção da TAM, empresa contratada, de acordo com o Plano de Manutenção da Aeronave (MPD). Cabe ressaltar que esta revisão programada não tem nenhum tipo de relação com o acidente ocorrido recentemente com o Airbus A330 da Air France."

Panes

O Aerolula registrou pelo menos duas panes desde o fim do ano passado. Em março, após encontro com o presidente Barack Obama, o avião teve problema na porta e Lula precisou viajar em aeronave reserva.

Em outubro do ano passado, a aeronave registrou uma pane elétrica no painel e o Airbus precisou pousar minutos após a decolagem.

"ESCLARECIMENTO - 09/0609

Em complementação às informações prestadas, nesta segunda-feira (08.06), sobre a aeronave ACJ-319 da Força Aérea Brasileira (FAB) que realiza o transporte presidencial, este Centro informa que, por ocasião da Revisão Programada em São Carlos, no centro de manutenção da TAM, foi incorporado à aeronave o sistema “pitot probes”, conforme sugerido pelo fabricante AIRBUS.

ESCLARECIMENTO – 08/06/09
AVIÃO DA FAB PARA O TRANSPORTE PRESIDENCIAL

A respeito dos questionamentos feitos sobre a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que realiza o transporte presidencial, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) presta os seguintes esclarecimentos:

1) A FAB tem uma aeronave Airbus (A319CJ), modelo que traz uma série de modificações para a missão que realiza e que não pode ser comparada com os demais modelos comerciais;

2) O Grupo de Transporte Especial (GTE), que opera a aeronave, recebeu em 16/04/09 um documento (Service Bulletin - SB) oficial do fabricante, por meio da TAM Linhas Aéreas, empresa que possui um centro de manutenção no Brasil e que foi contratada para a manutenção. Nesse boletim, o fabricante sugere a incorporação de “pitot probes” na indicação de velocidade em condições de gelo para a melhoria de eficiência do equipamento;

3) A referida diretiva técnica é “recomendada” e não “obrigatória”;

4) Neste momento, a FAB avalia tecnicamente a necessidade de adotar a alteração recomendada;

5) Atualmente, a aeronave presidencial encontra-se em Revisão Programada em São Carlos, no Centro de Manutenção da TAM, empresa contratada, de acordo com o Plano de Manutenção da Aeronave (MPD);

6) Cabe ressaltar que esta revisão programada não tem nenhum tipo de relação com o acidente ocorrido recentemente com o Airbus A-330 da Air France.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA"

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Brasil sofre primeira recessão desde 2003

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Corpos de vítimas do acidente do voo 447 chegam a Noronha



Helicóptero da FAB foi até fragata para buscar oito corpos.
Trabalho de pré-identificação começa no arquipélago.

Do G1, em São Paulo, com informações da Globo News


Pelo menos oito corpos de vítimas do acidente do voo 447, da Air France, chegaram a Fernando de Noronha na manhã desta terça-feira (9). Eles foram transportados pelo helicóptero Blackhawk, que foi até a Fragata Constituição, que estava na região de buscas. A viagem durou duas horas.



O Airbus da Air France desapareceu depois de decolar do Rio de Janeiro, na noite de domingo, 31, em direção a Paris. A bordo, estavam 228 pessoas, incluindo passageiros e tripulantes.

Outro helicóptero, um Super Puma, também seguiu até a Fragata Constituição e deve pousar em Noronha ainda nesta terça com outros oito corpos. A chuva atrasou a saída dos helicópteros, no início da manhã.



No arquipélago, foi montada uma estrutura para a pré-identificação dos corpos. Depois, eles devem ser encaminhados ao Instituto Médico Legal do Recife, onde foi montada uma força-tarefa para agilizar os trabalhos. Na capital pernambucana, as salas onde são feitos os exames e também identificação de corpos estão sendo adequadas para receber uma quantidade maior de corpos e em um estado avançado de decomposição.

Até a noite de segunda-feira (8), segundo a Marinha e a Aeronáutica, 24 corpos foram localizados. A Fragata Bosísio armazena outros oito corpos, retirados do mar na segunda, e segue a caminho do arquipélago.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

OS MAIAS,CARLOS EDUARDO, FABIO ASSUNÇÃO

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

"Caminho das Índias": Tarso surta e acusa Murilo de querer afastá-lo das pessoas


Maya repreende Bahuan e disfarça quando Raj se aproxima. Lucas pergunta a Duda se ela está arrependida de ter iniciado uma relação com ele. Tarso surta e acusa Murilo de querer afastá-lo das pessoas. Raul conta a Gopal que o banco mandará uma correspondência com o registro da operação de transferência do dinheiro de sua conta. Rani diz a Kochi que chegou uma carta do banco para Maya e ela manda Harima guardar para a filha ler quando chegar de viagem. Raj avisa a Cadore que a carta do banco sobre a conta de Raul chegou.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gastos com "cartão corporativo" são detalhados na internet

08 de junho de 2009 • 20h21 • atualizado às 21h31




Os gastos realizados por servidores públicos com o cartão de pagamento do governo federal, anteriormente conhecido como cartão corporativo, devem ser detalhados em um sistema informatizado desenvolvido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento. O Sistema de Cartão de Pagamento (SCP) está em operação desde o dia 1º deste mês.

A informação foi divulgada hoje pelo Ministério do Planejamento. Segundo o ministério, o SCP visa a tornar mais eficiente o gerenciamento das despesas com o cartão, agilizar a prestação de contas e dar mais transparência aos gastos. As informações do sistema serão disponibilizadas no Portal da Transparência.

Os servidores portadores do cartão terão que informar no SCP o número da nota fiscal, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da loja em que o produto foi adquirido, a data da compra e o valor, bem como a descrição do produto ou serviço.

O SCP deverá ser utilizado por todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, e é obrigatório para todas as modalidades de movimentação financeira para suprimento de fundos viabilizada pelo cartão de pagamentos. O sistema será operacionalizado pelo Portal Comprasnet.

Para capacitar os usuários do sistema, a SLTI implantou ações como cursos presenciais, videoconferências, manuais e simuladores interativos. Em abril e maio, foram treinados presencialmente 548 servidores federais.

Amanhã, será realizada videoconferência, das 8h30 às 12h, com transmissão para 31 regionais do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em 28 cidades do País, para detalhar as novas regras.

No ano passado, o uso indevido do cartão por autoridades do primeiro escalão do governo, como a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro (que usou o cartão para pagar despesas de viagens e compras num free shop), e os ministros da Secretaria da Pesca, Altemir Gregolin, e do Esporte, Orlando Silva, levou à criação da CPI dos Cartões Corporativos.

Por recomendação da comissão, a CGU chegou a editar uma cartilha para orientar os servidores públicos sobre o uso dos cartões corporativos e do suprimento de fundos.

O governo federal ainda restringiu os saques em dinheiro a situações especiais e limitou o valor dos saques a 30% do total da despesa anual do órgão ou entidade com suprimento de fundos. Com as medidas, os gastos com cartões corporativos totalizaram R$ 55,2 milhões em 2008, contra R$ 76,2 milhões de 2007.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

OS MAIAS ,Castro Gomes rumo ao Brasil

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters