[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 9 de junho de 2009

FAB muda indicador de velocidade de avião utilizado por Lula


'Aerolula' é um Airbus 319, do mesmo fabricante da aeronave que caiu.
Segundo FAB, avião passa por manutenção de rotina em São Carlos (SP).

Do G1, em Brasília




A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta terça-feira (9), através de nota, que fez a mudança no indicador de velocidade - sistema pilot probes - no Airbus presidencial 319, apelidado de 'Aerolula', conforme sugerido pelo fabricante da Airbus. A aeronave está passando por uma manutenção de rotina em São Carlos (SP).

"Foi incorporado à aeronave (presidencial) o sistema 'pitot probes', conforme sugerido pelo fabricante", diz a nota da FAB.

O avião é do mesmo fabricante da aeronave da Air France, que se acidentou na semana passada.

A Air France informou no fim de semana que estava acelerando a substituição dos sensores de velocidade de seus aviões antes do acidente, após ter verificado um congelamento da peça pela primeira vez em maio de 2008 e não ter chegado a um acordo com a Airbus sobre como agir para resolver o problema. Uma das hipóteses do acidente é a leitura incorreta da velocidade do aparelho.

Segundo uma outra nota da Aeronáutica enviada na segunda-feira (8), o Airbus presidencial tem "uma série de modificações para a missão que realiza e não pode ser comparada com modelos comerciais".

Um documento teria sido enviado pela Airbus em abril, por meio da TAM - que faz a manutenção dos equipamentos -, sugerindo a incorporação de aparelho para indicação de velocidade em condições de gelo.

"A referida diretiva técnica é 'recomendada' e não 'obrigatória'. Neste momento, a FAB avalia tecnicamente a necessidade de adotar a alteração recomendada", diz a Aeronáutica em nota.

A manutenção pela qual passa o 'Aerolula' é de "rotina", destacou a assessoria de imprensa da FAB.

"Atualmente, a aeronave presidencial encontra-se em revisão programada em São Carlos, no Centro de Manutenção da TAM, empresa contratada, de acordo com o Plano de Manutenção da Aeronave (MPD). Cabe ressaltar que esta revisão programada não tem nenhum tipo de relação com o acidente ocorrido recentemente com o Airbus A330 da Air France."

Panes

O Aerolula registrou pelo menos duas panes desde o fim do ano passado. Em março, após encontro com o presidente Barack Obama, o avião teve problema na porta e Lula precisou viajar em aeronave reserva.

Em outubro do ano passado, a aeronave registrou uma pane elétrica no painel e o Airbus precisou pousar minutos após a decolagem.

"ESCLARECIMENTO - 09/0609

Em complementação às informações prestadas, nesta segunda-feira (08.06), sobre a aeronave ACJ-319 da Força Aérea Brasileira (FAB) que realiza o transporte presidencial, este Centro informa que, por ocasião da Revisão Programada em São Carlos, no centro de manutenção da TAM, foi incorporado à aeronave o sistema “pitot probes”, conforme sugerido pelo fabricante AIRBUS.

ESCLARECIMENTO – 08/06/09
AVIÃO DA FAB PARA O TRANSPORTE PRESIDENCIAL

A respeito dos questionamentos feitos sobre a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que realiza o transporte presidencial, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) presta os seguintes esclarecimentos:

1) A FAB tem uma aeronave Airbus (A319CJ), modelo que traz uma série de modificações para a missão que realiza e que não pode ser comparada com os demais modelos comerciais;

2) O Grupo de Transporte Especial (GTE), que opera a aeronave, recebeu em 16/04/09 um documento (Service Bulletin - SB) oficial do fabricante, por meio da TAM Linhas Aéreas, empresa que possui um centro de manutenção no Brasil e que foi contratada para a manutenção. Nesse boletim, o fabricante sugere a incorporação de “pitot probes” na indicação de velocidade em condições de gelo para a melhoria de eficiência do equipamento;

3) A referida diretiva técnica é “recomendada” e não “obrigatória”;

4) Neste momento, a FAB avalia tecnicamente a necessidade de adotar a alteração recomendada;

5) Atualmente, a aeronave presidencial encontra-se em Revisão Programada em São Carlos, no Centro de Manutenção da TAM, empresa contratada, de acordo com o Plano de Manutenção da Aeronave (MPD);

6) Cabe ressaltar que esta revisão programada não tem nenhum tipo de relação com o acidente ocorrido recentemente com o Airbus A-330 da Air France.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA"

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: