[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Micheletti se diz disposto a rever estado de sítio em Honduras


28/09/2009 - 23h39


O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, afirmou nesta segunda-feira que está disposto a rever o estado de sítio no país, decretado no domingo por um período de 45 dias.

O anúncio foi feito após um pedido feito por uma comissão do Congresso hondurenho, onde algumas bancadas expressaram o descontentamento e "incômodo" com a medida.

"Aceito o pedido, mas eu, responsavelmente, vou consultar o Supremo Tribunal de Justiça e o Tribunal Eleitoral e se houver possibilidade, com os candidatos presidenciais", afirmou.

"No momento adequado será revogado esse decreto, para que os hondurenhos possam participar das eleições", afirmou o presidente interino.

Micheletti disse também que a decisão de revogar ou modificar o decreto pode ser alcançada ainda nesta semana.

Segundo o enviado especial da BBC Mundo a Tegucigalpa Arturo Wallace, a revisão sobre o decreto de estado de sítio parece motivada pela necessidade de preservar a solução eleitoral que está sendo apoiada por diversos setores.

Além disso, Wallace afirma que a medida também parece necessária para evitar uma eventual derrota política do governo interino na mão de seus aliados, já que o Partido Nacional - que muitos indicam como o provável vencedor das eleições de 29 de novembro - parecia disposto a votar pela revogação do estado de sítio quando a medida passar pela votação do Congresso para ratificação.

Ainda nesta segunda-feira, as autoridades interinas anunciaram um novo toque de recolher, que passará a vigorar às 22 hrs, horário local (1h de terça-feira em Brasília) e será encerrado às 5 hrs (8 hrs em Brasíila).

Emissoras Há poucas garantias de que uma eventual revogação do decreto signifique o retorno rápido do funcionamento das emissoras de rádio Globo e Cholusat Sur (canal 36 de televisão).

Nesta segunda-feira, forças militares hondurenhas entraram nas instalações das e obrigaram as duas empresas a encerrarem suas transmissões. Tanto a Rádio Globo quanto o Canal 36 são identificados como favoráveis ao presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, que está abrigado há uma semana na embaixada brasileira em Tegucigalpa.

Os equipamentos usados para as transmissões das duas emissoras foram levados pelos policiais.

'Irresponsabilidade' Nesta segunda-feira, o embaixador dos Estados Unidos na Organização dos Estados Americanos (OEA), Lewis Amselem, afirmou que a volta a Honduras do presidente deposto do país, Manuel Zelaya, foi "irresponsável e insensata".

As declarações foram feitas durante uma reunião de emergência da entidade em Washington, convocada para discutir o fato de o governo interino de Honduras ter proibido a entrada de uma delegação da OEA no país no último domingo.

"O retorno do presidente Zelaya a Honduras sem nenhum acordo é irresponsável e insensata e não serve nem aos interesses do povo hondurenho nem àqueles que procuram o restabelecimento da ordem democrática em Honduras", disse Amselem.

Paz internacional Apesar das declarações contra a volta do presidente deposto, o embaixador americano também classificou as ameaças do governo interino de Honduras à embaixada brasileira em Tegucigalpa como "deploráveis" e um "insulto à comunidade internacional".

Ainda durante a reunião, o embaixador do Brasil na OEA, Ruy Casaes, afirmou que a situação na embaixada brasileira em Tegucigalpa, onde Zelaya está abrigado desde o dia 21 de setembro, é grave e pode piorar.

Casaes afirmou que o governo brasileiro teme que a crise política em Honduras ameace a estabilidade da região.

"Não há dúvidas de que existem condições para que (a crise) ameace a paz internacional", disse.

Ainda durante a reunião emergencial da OEA, o secretário-geral do órgão, José Miguel Insulza, criticou o estado de sítio decretado pelo governo interino de Honduras no último domingo e afirmou que este tipo de medida "vai em direção contrária" ao restabelecimento da normalidade no país.

Ultimato A crise política em Honduras, que se iniciou com a deposição do presidente eleito, Manuel Zelaya, em 28 de junho, se intensificou com a volta de Zelaya ao país em 21 de setembro.

Desde este dia, o presidente deposto está abrigado na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, que permanece cercada por militares hondurenhos.

No último domingo, o governo interino de Honduras afirmou que a embaixada do Brasil em Tegucigalpa poderá perder seu status diplomático caso o país não cumpra o prazo de dez dias para definir a situação do presidente deposto Manuel Zelaya.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, rejeitou o ultimato.

Em entrevista coletiva concedida em Isla Margarita, na Venezuela, onde participou da 2ª Cúpula América do Sul-África, Lula disse que não aceita ultimato de governo "golpista" e que o Brasil não negocia com quem "usurpou o poder".

Também no domingo, o governo interino decretou estado de sítio por 45 dias no país.

Em uma transmissão por cadeia nacional, o governo anunciou que concedeu às Forças Armadas e à polícia poderes para deter "toda pessoa que pôr em perigo sua própria vida e a dos demais" e para desalojar todas as instituições públicas em que estiverem sendo realizados protestos.








Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Bellini e o demônio' marca volta de Fábio Assunção ao cinema


Ator reencarna detetive criado pelo músico e escritor Tony Bellotto.
Segundo o diretor, filme é inspirado em David Lynch e David Cronenberg.

Henrique Porto Do G1, no Rio


O diretor Marcelo Galvão (o segundo, da dir. para a esq.), e parte do elenco durante entrevista coletiva (Foto: Henrique Porto/G1)

O detetive Remo Bellini, criado pelo músico e escritor Tony Bellotto, em 1995, está de volta à telona. Dirigido por Marcelo Galvão, “Bellini e o demônio” marca o retorno de Fábio Assunção ao papel principal da trama, que será exibida nesta segunda (28), às 21h45, no Cine Odeon, dentro da mostra competitiva da Première Brasil, do Festival do Rio.

“Acredito que esta seja a melhor performance do Fábio nos últimos tempos. Ele deixou a barba crescer, não pôde pegar sol por um tempo... Fez um trabalho bastante profundo de desconstrução do personagem e, por tabela, de sua imagem de galã de TV”, disse o diretor sobre o ator, que não compareceu à coletiva de imprensa realizada nesta tarde, em um hotel da Zona Sul do Rio. Além de Assunção, o elenco conta ainda com Marilia Gabriela, Rosanne Mulholland, Nill Marcondes e Luiza Curvo, entre outros.






Lynch, Cronenberg e Crowley

Na nova aventura, o detetive — que foi adaptado para o cinema pela primeira vez, em 2001, em “Bellini e a esfinge” — enfrenta rituais, seitas satânicas e assassinatos brutais para desvendar o sumiço de um livro. Para criar essa atmosfera macabra, o diretor se inspirou em referências “perturbadoras”, o que pode, segundo ele, tornar o filme de “difícil digestão”.


“Busquei referências cinematográficas principalmente nas obras de David Lynch e David Cronenberg. As influências religiosas, como os rituais de quimbanda, de magia negra, também estão bem presentes no filme”, contou Galvão, que também destacou o mago e ocultista inglês Aleister Crowley como referência para a história.

“Suas ligações com magia negra e misticismo fizeram de Crowley, que viveu no século 19, uma figura controversa. Ele era admirado por gente como Raul Seixas e a banda de rock ‘n’ roll Black Sabbath”, disse o diretor.



Acontecimentos estranhos

O clima de mistério da história também fez parte dos bastidores da produção, como conta o ator Nill Marcondes.

"Estávamos gravando uma cena de ritual, e a produção fez um círculo de fogo no chão. De repente, uma labareda subiu e todo mundo se assutou. Como não ouvi ninguém gritar 'corta', continuamos a cena, mas nem sei como saiu. Ainda vou conferir no filme", relatou o ator.

O produtor Theodoro Fontes contou outro caso ainda mais bizarro. "A palavra 'demônio' simplesmente desapareceu de algumas cópias do roteiro. A Malu [Mader, atriz e esposa de Tony Bellotto] recebeu uma dessas. Ninguém, até agora, soube explicar como isso aconteceu".






Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Líder do movimento favorável ao presidente deposto Manuel Zelaya, Rafael Alegria, diz que organizações brasileiras prometeram ajuda financeira


Apoiadores de Zelaya cobram ajuda de MST e Via Campesina

Murilo Ramos, de Tegucigalpa, Honduras

O líder do movimento que apoia o presidente deposto Manuel Zelaya, em Honduras, Rafael Alegria, disse a ÉPOCA que conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Via Campesina no Brasil, que teriam até prometido ajuda financeira à "resistência" (como é chamado o grupo favorável a Zelaya). Porém, segundo Alegria, o dinheiro das organizações brasileiras não chegou. “Disseram que mandariam. Para mim não chegou nada. A não ser que vocês tenham recebido alguma coisa”, afirmou, enquanto olhava e sorria para manifestantes que acompanhavam a entrevista. “Não temos (dinheiro) nem para a água”, disse.

Alegria comandou, nesta segunda-feira (28), manifestação em Tegucigalpa, desafiando o decreto do governo interino de Roberto Micheletti, que estabelece o “estado de sítio” em Honduras. Um das medidas do decreto proíbe a realização de protestos. Centenas de pessoas se reuniram em frente à Universidade Pedagógica Francisco Morazan desde as oito da manhã. Os manifestantes foram cercados por aproximadamente 250 policiais do batalhão de operações especiais.

Apesar do clima tenso, não houve embate entre a polícia e os manifestantes. No local, formou-se um grande comércio informal. Havia lenços para serem utilizados caso a polícia lançasse gás contra os manifestantes, chapéus parecidos ao de Manuel Zelaya, CDs e imagens de Che Guevara, milho assado, água e refrigerantes. Alegria disse que organizará protestos todos os dias.

Como os principais canais de comunicação da oposição foram fechados, desde o decreto de ontem, simpatizantes de Zelaya usavam o carro de som para propagar que uma rádio (Cadena Mi Gente) de El Salvador, país vizinho, está transmitindo informações de interesse dos apoiadores de Zelaya

MST nega promessa de ajuda financeira
A assessoria de imprensa do MST nega que o grupo tenha prometido qualquer apoio financeiro direto aos simpatizantes de Manuel Zelaya. “Nosso apoio é político”, diz nota enviada a ÉPOCA.

No entanto, a assessoria afirma que o MST participa, juntamente com outras entidades brasileiras e latino-americanas, de uma campanha de arrecadação de fundos para os camponeses organizados na Via Campesina que participam da resistência democrática em Honduras.








Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Governo de Honduras convida missão da OEA para visita


Gustavo Palencia, REUTERS

TEGUCIGALPA - O governo de facto de Honduras convidou uma missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) para visitar o país em 7 de outubro para tentar destravar um diálogo com o presidente deposto Manuel Zelaya, informou a chancelaria hondurenha nesta segunda-feira. O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, disse nesta segunda-feira que a visita será realizada somente quando houver "resultados a serem obtidos".

A chancelaria do governo de facto "convida a Comissão de Chanceleres do Continente Americano e os funcionários da OEA que desejam acompanhá-los para que visitem Honduras na quarta-feira, 7 de outubro", disse o comunicado.

O governo de facto indicou que autorizaria a entrada, em 2 de outubro, de uma missão para preparar a visita, cujo ingresso foi proibido no domingo para evitar "interferências estrangeiras" nas negociações em curso.

A OEA exige a restituição de Zelaya, o que o presidente de facto, Roberto Micheletti, considera impossível.

21:15 - 28/09/2009










Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Zelaya fala à Assembleia Geral da ONU por celular


Plantão | Publicada em 28/09/2009 às 22h23m

Reuters/Brasil Online

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O presidente hondurenho deposto, Manuel Zelaya, não pôde participar pessoalmente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) neste ano, já que permanece cercado por soldados na embaixada brasileira em Tegucigalpa.

Porém, Zelaya conseguiu falar à assembleia nesta segunda-feira por telefone celular, com a ajuda de sua ministra das Relações Exteriores, Patricia Rodas, que estava no pódio da ONU, e apelou por ajuda.

"Honduras está sendo submetido ao domínio fascista, o que suprime o direito do povo", disse o presidente esquerdista, deposto há três meses pelos militares.

"Eu peço às Nações Unidas para ajudar a reverter este golpe de Estado", disse.

Zelaya afirmou que o fechamento de meios de comunicação nesta segunda-feira pelo governo de facto era a evidência da "ditadura" que assumiu o país.

Rodas disse que a vida de Zelaya estava em perigo.

Desde sua deposição, em 28 de junho, o governo de facto tem resistido à pressão internacional para a sua restituição. O governo liderado por Roberto Micheletti promete prendê-lo e levá-lo a julgamento.

Zelaya voltou na semana passada ao país e procurou abrigo na embaixada brasileira na capital hondurenha.

(Reportagem de Anthony Boadle)









Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Anti-aborto : Enquadrado, petista vai ao STF tentar enquadrar PT




O deputado Federal Luiz Bassuma (PT-BA) perdeu no último dia 17, pelo período de um ano, todos os seus direitos partidários.

Não pode mais exercer seu mandato de forma plena, não pode participar de comissões da Câmara ou se pronunciar em nome do PT. Não pode sequer votar ou ser votado nas instâncias partidárias, o que inviabiliza sua participação nas eleições de 2010.

A decisão foi tomada pelo Diretório Nacional do PT, que não aceitou o engajamento de Bassuma na luta contra o aborto.

Desde 2007 o PT apoia a interrupção da gravidez. Bassuma fez da luta contra o aborto sua bandeira e disse que não se renderia ao partido.

Punido, garantiu que não vai deixar o PT para disputar a reeleição em outra sigla. Vai ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal para tentar reverter a decisão e evitar que o PT “perca sua alma”.

“Vou ganhar no STF e manter minhas convicções pessoais. Acho que o julgamento vai ser bom não só para mim, mas para todos que não abrem mão de questões de foro íntimo, nem mesmo pelo seu partido”, disse.

Por que e como o PT suspendeu seus direitos partidários por um ano?

Estou há 15 anos no PT e sempre lutei contra o aborto. Essa é uma de minhas principais bandeiras. Só que em 2007 o PT mudou. Passou a defender o aborto. Eu, naquela hora, disse que não poderia defender isso. Em 2008 colhi assinaturas e apresentei a CPI do aborto, que só não é instalada porque o PT se recusa a nomear seus representantes. Então uma grupo de mulheres do PT me denunciou no Conselho de Ética e acabei punido.

Não tentaram expulsar o senhor?

Sim, mas são precisos 38 votos no Diretório para expulsar. Faltaram três. Por isso sugeriram a suspensão de um ano - e com 54 votos favoráveis ela foi aceita. Soube que o presidente do partido, Ricardo Berzoini, achou melhor assim. Não queriam me transformar no mártir da luta pela vida.

Sem poder ser candidato, não vai mudar de partido para a reeleição?

Quando me puniram acharam que eu iria sair correndo para outro partido. Pediriam então meu mandato na Justiça. Mas não vou fazer isso. Vou ficar no PT e vou no Supremo Tribunal Federal (STF) tentar reverter a decisão do Diretório que considero autoritária. A Constituição diz que ninguém será privado de direitos por defender questões filosóficas, religiosas ou políticas. Vou ganhar no STF e manter minhas convicções pessoais. Acho que o julgamento vai ser bom não só para mim, mas para todos que não abrem mão de questões de foro íntimo, nem mesmo pelo seu partido.

E como vai ser sua atuação de deputado daqui para frente?

Me tiraram de todas as comissões, não sei se vou poder sequer falar na tribuna. Mas estou andando com uma bandana escrito “censurado”, que se nem falar eu puder vai ser o meu protesto.









Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Revista The New Yorker publica matéria sobre violência no Rio a quatro dias da escolha da sede das Olimpíadas de 2016

É guerra!


Publicada em 28/09/2009 às 19h40m

O Globo

RIO - A quatro dias da escolha da cidade-sede das Olimpíadas 2016, a revista The New Yorker publicou matéria de 12 páginas que destaca a violência do Rio. Com o título "Terra de gangues - Quem controla as ruas do Rio de Janeiro?", o repórter Jon Lee Anderson conta como funciona o domínio dos traficantes nas favelas cariocas. Sob a impactante foto principal, que mostra dois suspeitos de integrar uma facção criminosa detidos pela polícia na Favela de Acari, deitados no chão e sob a mira de um fuzil, está a legenda que dá o tom da matéria: "No Rio: residentes das favelas frequentemente vivem sob a autoridade de fato de gângsteres e de seu exército privado".

NYT: 'Rio 2016 será afirmação global'

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) já tinha se queixado à revista de por que a reportagem, feita há quatro meses, ainda não tinha saído. O COB temia que a matéria virasse cabo eleitoral de Chicago. Saiba mais no Blog do Ventura .

" Às vezes, balas passam por cima das cabeças quando gangues rivais da cada lado da via atiram uma contra a outra "

Para escrever a reportagem, Anderson esteve em várias favelas cariocas, com destaque para a Parque Royal e o Dendê, onde entrevistou o traficante Fernandinho, que estava protegido por seguranças armados de fuzis. "O estado está completamente ausente das favelas. As gangues de drogas impõem seus próprios sistemas de justiça, lei e ordem, e de impostos - tudo pela força das armas", descreve o jornalista. Ele também informa que o Rio é o primeiro no ranking das cidades do mundo em mortes por violência intencional: "Dizem que balas perdidas matam ou ferem pelo menos uma pessoa todo dia. Por qualquer cálculo comum, segurança pública no Rio é um desastre", conclui.

Anderson também escreve sobre como, no Rio, "as favelas se aproximam da via expressa que vai para o aeroporto e se espalham ao redor dela": "Às vezes, balas passam por cima das cabeças quando gangues rivais da cada lado da via atiram uma contra a outra".

"Não há maneira de escapar completamente da miséria no Rio", escreve o repórter. A matéria mostra números sobre a violência na cidade e traz entrevistas com um jornalista, um pastor, um policial civil e um político, além de traficantes

O repórter conta ainda a história do Comando Vermelho, desde a mistura de presos políticos a comuns, no presídio da Ilha Grande, e cita que alguns dos presos daquele tempo hoje participam o governo Lula.

Na segunda-feira, o autor explicou, em Nova York, que normalmente demora cerca de três meses para apurar e escrever uma reportagem e que esse foi também o prazo que levou para fazer o perfil das gangues do Rio. Anderson faz questão de esclarecer que ama o Rio e que acredita que a cidade tem plenas condições de hospedar atletas e manter a segurança dos Jogos Olímpicos, mas que nem por isso a disputa entre traficantes e policiais deixa de ser grave:

- Não gostaria que esse debate sobre a cidade a ser escolhida para os Jogos Olímpicos perturbasse um debate que é bem mais profundo, que tem a ver com o problema da desigualdade social.

Ele contou ainda que já visitou o Rio várias vezes, sendo que na primeira vez, em 1997, quando pegou um táxi no Aeroporto Internacional Tom Jobim, atravessou a Linha Vermelha no meio de um tiroteio.









Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Guatemala denuncia à OEA agressão e desaparecimento de jornalistas em Honduras





Publicado em: 28/09/2009 15:49


Redação Portal IMPRENSA

Nesta segunda-feira (28), o governo da Guatemala denunciou à Organização dos Estados Americanos (OEA) a agressão a dois jornalistas do país por militares em Honduras.

Alberto Cardona e Rony Sánchez, da emissora Guatevisión, foram agredidos e submetidos a "vexames", e estão desaparecidos, informou o embaixador da Guatemala na OEA, Jorge Skinner.

"Ao não saber de seu paradeiro e de sua condição física, o governo da Guatemala responsabiliza as autoridades do governo de facto pela segurança e pelo bem-estar dos jornalistas", disse o embaixador em sessão extraordinária do Conselho Permanente da entidade.

Segundo a Agência Estado, o governo guatemalteco pediu a intervenção da Comissão Interamericana de Direitos Humanos no caso.



Ver imagem em tamanho grande

Ver imagem em tamanho grande

4018 x 2679 - 1137k - jpg -









Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Diretor afirma: “Fábio Assunção é um exemplo de ator”

| 28/09/2009 17:00 | Atualizado em: 28/09/2009 17:03

Marcelo Galvão elogiou trabalho do ator na coletiva de “Bellini e o Demônio”

Por Valmir Moratelli

Phillipe Lima/Agnews
Beto Coville, Christiano Cochrane, Nil Marcondes, Luiza Curvo e Marcelo Galvão em coletiva

Fábio Assunção não pode comparecer na coletiva de imprensa do filme Bellini e o Demônio, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (28), no Othon Hotel Leblon, Rio de Janeiro. O ator ficou no Projca gravando cenas para a nova minissérie da Globo.

O diretor do filme, Marcelo Galvão, conversou com os jornalistas presentes a respeito da caracterização de Fábio para viver o personagem título da película. O longa foi filmado em 2007/2008 período no qual Fábio estava envolvido com drogas. “Naquela época eu não percebi e nem soube do problema de dependência química que ele estava tendo. Por conta de seu profissionalismo e empenho que ele demonstrava em atuar, eu não percebia nada disso. Fábio é um exemplo de ator”, disse Marcelo.

O preparador físico, Sérgio Pena, foi responsável pela transformação do ator. Fábio teve de ficar meses sem pegar sol, deixar de comer carne vermelha e andar pelas ruas de São Paulo altas horas da madrugada: “A gente não podia deixar ele bonitinho. Tínhamos que faze-lo ficar angustiado e com tormentos. Sem saber o que era realidade ou sonho”, disse o diretor do filme que está selecionado para a Mostra Competitiva do Festival do Rio. No elenco ainda estão: Marília Gabriela, Christiano Cochrane, Luiza Curvo, Nil Marcondes.







Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Em Florianópolis, moradores usam corda para segurar paredes de casa. Ventos chegaram a 142 quilômetros por hora no estado.

Tempestade destrói fachada de vidro de prédio em SC


Do G1, com informações do Jornal Hoje


O mau tempo assustou moradores de várias regiões de Santa Catarina, desde o fim de semana. Vinte e nove municípios registraram problemas, segundo a Defesa Civil. Mais de 39 mil pessoas foram atingidas.

Veja o site do Jornal Hoje

Em Araranguá, a fúria do vento foi tanta que arrancou telhas, na madrugada desta segunda-feira (28). Os moradores contam que viveram uma noite de terror. A fachada de vidro de um prédio foi destruída durante a tempestade. "Parecia uma bomba", disse o síndico, Arlindo Pereira.

A cobertura de um posto de gasolina foi levada pelo vento. As rajadas fortes retorceram estruturas de metal e arrancaram árvores.

A região da Grande Florianópolis também foi atingida. Nos últimos dois dias, choveu o esperado para o mês inteiro. A preocupação da Defesa Civil, agora, é com o risco de deslizamentos de terra.

O granizo que caiu no fim de semana já tinha provocado muitos estrados. Em um morro da capital do estado, a terra começou a ceder e vizinhos e parentes dos moradores de uma casa usaram cordas para segurar as paredes e evitar uma tragédia.

O trânsito foi interrompido em pelo menos cinco rodovias.

Rio Grande do Sul

E chove muito também no Rio Grande do Sul. Uma pessoa morreu e duas estão desaparecidas. Já são 12 cidades atingidas no estado.

Em Porto Alegre, uma senhora de 84 anos morreu depois de passar mal por causa da chuva. Ela foi removida de uma clínica geriátrica, junto com outros pacientes, por causa de risco de desabamento do prédio.

Em outras cidades da região metropolitana, a água chegou ao telhado de algumas casas. E, na serra, dois caminhoneiros estão desaparecidos. O veículo em que eles estavam foi levado pela correnteza.

Mais de 3 mil casas foram atingidas por vento, chuva e granizo em todo o estado.









Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lázaro Ramos é escolhido para viver Roque Santeiro


Lázaro Ramos viverá Roque Santeiro no cinema

A novela “Roque Santeiro”, sucesso de 1985, vai virar filme ano que vem. E as surpresas já começam com a escolha de Daniel Filho, diretor do longa, para o protagonista. O eleito é Lázaro Ramos, que em nada lembra o falso santo da TV, eternizado por José Wilker.

— É um Roque Santeiro, independentemente de ser negro. Tenho tantos atributos, além desse. Sou negro, jovem, baiano... — diz Lázaro, que também se chama Roque no seriado “Ó paí, ó”, que deve estrear a segunda temporada em novembro.

Aos 8 anos, o ator não perdia um capítulo da novela, que é a sua preferia. Aos 30, se diz emocionado com a convocação e com a oportunidade de contracenar com Antonio Fagundes, o Sinhozinho Malta, e Fernanda Torres, a Viúva Porcina.

— Além de ser meu personagem favorito, Roque Santeiro é um símbolo da cultura brasileira. Foi a primeira vez que tive acesso a algo que discutia a fé, por causa da quebra do conceito da ideia de santo — diz.

No filme, Lázaro repete a dobradinha de “Duas caras” com Antônio Fagundes (no papel que já foi de Lima Duarte). Mas, se na novela de 2007, padrinho e afilhado brigavam pelo controle da favela Portelinha, agora o embate será pelo amor de Porcina, personagem que marcou a vida de Regina Duarte.

Co-autor da trama de 1985, ao lado de Dias Gomes, Aguinaldo roteirizou a história para as telonas a convite de Daniel Filho.

— “Roque Santeiro” me traz ótimas recordações. Foi minha segunda novela e se tornou recordista absoluta de audiência — lembra o autor, que prefere não falar sobre a escolha do elenco do filme: — Não cabe ao roteirista opinar sobre isso.










Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Defesa Civil gaúcha contabiliza 6,5 mil desalojados ou desabrigados após chuva


Plantão | Publicada em 28/09/2009 às 16h25m

ClicRBS

PORTO ALEGRE - A chuva constante, queda de granizo e os ventos que atingiram o estado nos últimos dias deixaram pelo menos 6,5 mil gaúchos fora de suas casas. Segundo o último levantamento da Defesa Civil, são 4 mil desalojados e 2,5 mil desabrigados. Mais de 4 mil residência foram danificadas.

Seis prefeituras já decretaram situação de emergência por causa dos danos. O último município a decretar foi Montenegro. Já haviam se utilizado do recurso as prefeituras de Tabaí, Venâncio Aires, Vera Cruz, São Sebastião do Caí e Mato Leitão.

Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil o desabrigado é a pessoa que perdeu a sua habitação e está em algum abrigo público. Já o desalojado saiu de casa - não necessariamente a perdeu - e está em casas de parentes ou amigos







Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Acionistas pressionam Carrefour a deixar mercados emergentes, como Brasil e China

Publicada em 28/09/2009 às 16h19m

Reuters

PARIS - O grupo francês Carrefour está sendo pressionado por grandes acionistas a deixar mercados emergentes, como a China e o Brasil, publicou o jornal francês "Le Monde" em uma prévia da edição de terça-feira. O fundo Colony Capital e o dono do grupo de produtos de luxo LVMH, Bernard Arnault, têm tentado por várias semanas persuadir a diretoria e o Conselho de Administração do Carrefour a tomar a medida até o fim do ano, segundo a publicação.

A pressão surge após uma queda de quase 30% no valor da ação do Carrefour desde que os acionistas entraram no capital do grupo, em 2007, afirma o "Le Monde". Eles detêm cerca de 13,5% da empresa.

Contudo, o jornal também citou o diretor europeu da Colony, Sebastien Bazin, dizendo que as relações com o presidente-executivo do Carrefour, Lars Olofsson, estavam "excelentes" e que ele tem até 2012 para implementar um plano de reestruturação do grupo.

"Estamos em um plano de quatro anos, temos até 2012, temos tempo", afirmou Olofsson à publicação.

O executivo, que assumiu em janeiro o controle da segunda maior rede de varejo do mundo - só fica atrás da americana Wal-Mart -, revelou um plano em junho para economizar 4,5 bilhões de euros (US$ 6,6 bilhões) até 2012, com o corte de custos operacionais, melhores condições de compra e redução dos tempos de estoque para impulsionar os lucros.

Segundo uma fonte ouvida pelo jornal francês, a estratégia dos acionistas é uma tentativa de encontrar uma saída para seu "infortúnio".

Mercados emergentes são os de maior crescimento

A venda das operações do Carrefour em países emergentes já tinha sido considerada antes, durante o mandato do presidente Luc Vandevelde, entre 2005 e 2007. Mas pode ser questionável agora, já que é nesses mercados que o grupo atinge os maiores índices de crescimento.

O Carrefour informou ainda neste mês que países como Brasil, Índia, China e Rússia figuram entre as prioridades para expansão no longo prazo.

Na América Latina, as vendas crescem mais de 20% ao ano, enquanto na Ásia a expansão ultrapassa os 10%. Enquanto isso, as vendas e o lucro estão estagnadas na França e nos demais países europeus.

Segundo o "Le Monde", as atividades do Carrefour na América Latina valeriam entre 3 a 5 bilhões de euros (R$ 7,782 bilhões a R$ 13,120 bilhões), enquanto na Ásia o valor seria entre 4 a 6 bilhões de euros (R$ 10,494 bilhões a R$ 15,742 bilhões).

"Em termos de estratégia, é contestável, mas do ponto de vista financeiro, é uma operação suculenta", disse uma fonte citada pelo jornal francês.

O grupo não comentou imediatamente a notícia publicada no "Le Monde" nesta segunda-feira. Porta-vozes da Colony e de Arnault não estavam disponíveis para comentar o assunto.

Segundo o site do Carrefour, os acionistas detém 10,7% da empresa por meio da Blue Capital, 2,15% por meio da Colony Blue Investor e 0,7% pelo Groupe Arnault.

No Brasil, grupo confirma manutenção de investimentos

O Grupo Carrefour Brasil divulgou nota nesta segunda-feira confirmando a manutenção do plano de investimentos no país de R$ 1 bilhão em 2009 e o mesmo valor em 2010.

No documento, o Grupo Carrefour Brasil destacou que o posicionamento internacional do grupo é fornecido pela França, mas que estão mantidos os investimentos este ano e no próximo no país. A política de expansão prevê a abertura de 90 lojas no Brasil em 2009.

Leia a íntegra da nota com o posicionamento do Carrefour sobre a matéria do "Le Monde":

"O posicionamento internacional do Grupo é fornecido pela França. Em relação ao Brasil, estão mantidos nosso plano de investimento de R$ 1 bilhão este ano, o mesmo valor em 2010, e a nossa política de expansão que prevê a abertura de um total de 70 lojas em 2009" - Grupo Carrefour Brasil










Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters