[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 21 de março de 2008

Paixão de Cristo

Espetáculo no interior de Pernambuco tenta reviver data cristã

DAYANNE MIKEVIS
Enviada especial da Folha Online a Brejo da Madre de Deus (PE)

Em meio a montanhas e a vegetação do agreste pernambucano, há 40 anos em uma cidade-teatro chamada Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, um espetáculo sobre a Paixão de Cristo quebra a paisagem rural, chegando a trazer até 72 mil pessoas durante seus dias de encenação em 2007.

Na edição deste ano, que se estende até o próximo sábado (22), o papel de Cristo fica com o ator Thiago Lacerda, que se disse emocionado em interpretar pela segunda vez o protagonista da história.

Divulgação
Cena da Última Ceia durante montagem da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém; espetáculo é encenado no agreste pernambucano
Cena da Última Ceia durante montagem da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém; espetáculo é encenado no agreste pernambucano

No elenco, a atriz Surama de Castro e os atores Floriano Peixoto e Werner Schunemann.

O espetáculo se divide em nove partes e o público se desloca em meio à paisagem semi-árida. Na apresentação para convidados, figuras como o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), estavam presentes.

A apresentação se desenvolve com um grandeza de figurinos e espaços que lembram uma grande ópera nos diversos palcos de madeira espalhados. Para que sejam ouvidos, os atores gravam antes suas falas e apenas as dublam no palco. O resultado não é plenamente satisfatório, mas compreensível devido às distâncias percorridas e elementos interessantes como a entrada de cavalos no palco e outros itens que ajudam no realismo.

Atualmente o espetáculo tem apoio da Globo Nordeste e está no roteiro turístico e em vários pacotes na região, mas nem sempre o espetáculo hoje encabeçado por Robinson Pacheco teve globais no elenco.

A mudança ocorreu no final dos anos 90, quando Fábio Assunção foi chamado para interpretar o primeiro "Jesus famoso" no interior de Pernambuco. Pacheco, presidente Sociedade Teatral de Fazenda Nova, disse que percebeu que o espetáculo precisava se adaptar aos novos tempos e que naquele momento passaria a perder público se continuasse com seu formato tradicional.

A iniciativa de Pacheco deu certo e ele até montou uma pousada temática para os turistas que pernoitam em Nova Jerusalém, cidade-cenário construída por seu pai, Plínio Pacheco.

Plínio Pacheco chegou à fazenda Nova em 1956 e lá já se fazia uma encenação da Paixão de Cristo inspirada em uma apresentação que acontecia na cidade alemã de Oberammergau. A iniciativa era de Epaminondas Mendonça e contava com familiares e amigos.

O pai de Pacheco então resolveu investir na cidade-teatro e em 1968 realizou a primeira apresentação em Nova Jerusalém.

A repórter Dayanne Mikevis viajou a convite do Recife Convention & Visitors Bureau

Paixão de Cristo em Nova Jerusalém

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters