Espetáculo no interior de Pernambuco tenta reviver data cristã
DAYANNE MIKEVIS
Enviada especial da Folha Online a Brejo da Madre de Deus (PE)
Em meio a montanhas e a vegetação do agreste pernambucano, há 40 anos em uma cidade-teatro chamada Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, um espetáculo sobre a Paixão de Cristo quebra a paisagem rural, chegando a trazer até 72 mil pessoas durante seus dias de encenação em 2007.
Na edição deste ano, que se estende até o próximo sábado (22), o papel de Cristo fica com o ator Thiago Lacerda, que se disse emocionado em interpretar pela segunda vez o protagonista da história.
Divulgação |
Cena da Última Ceia durante montagem da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém; espetáculo é encenado no agreste pernambucano |
No elenco, a atriz Surama de Castro e os atores Floriano Peixoto e Werner Schunemann.
O espetáculo se divide em nove partes e o público se desloca em meio à paisagem semi-árida. Na apresentação para convidados, figuras como o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), estavam presentes.
A apresentação se desenvolve com um grandeza de figurinos e espaços que lembram uma grande ópera nos diversos palcos de madeira espalhados. Para que sejam ouvidos, os atores gravam antes suas falas e apenas as dublam no palco. O resultado não é plenamente satisfatório, mas compreensível devido às distâncias percorridas e elementos interessantes como a entrada de cavalos no palco e outros itens que ajudam no realismo.
Atualmente o espetáculo tem apoio da Globo Nordeste e está no roteiro turístico e em vários pacotes na região, mas nem sempre o espetáculo hoje encabeçado por Robinson Pacheco teve globais no elenco.
A mudança ocorreu no final dos anos 90, quando Fábio Assunção foi chamado para interpretar o primeiro "Jesus famoso" no interior de Pernambuco. Pacheco, presidente Sociedade Teatral de Fazenda Nova, disse que percebeu que o espetáculo precisava se adaptar aos novos tempos e que naquele momento passaria a perder público se continuasse com seu formato tradicional.
A iniciativa de Pacheco deu certo e ele até montou uma pousada temática para os turistas que pernoitam em Nova Jerusalém, cidade-cenário construída por seu pai, Plínio Pacheco.
Plínio Pacheco chegou à fazenda Nova em 1956 e lá já se fazia uma encenação da Paixão de Cristo inspirada em uma apresentação que acontecia na cidade alemã de Oberammergau. A iniciativa era de Epaminondas Mendonça e contava com familiares e amigos.
O pai de Pacheco então resolveu investir na cidade-teatro e em 1968 realizou a primeira apresentação em Nova Jerusalém.
A repórter Dayanne Mikevis viajou a convite do Recife Convention & Visitors Bureau
Paixão de Cristo em Nova Jerusalém Sphere: Related Content